Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Analise as seguintes asserções quanto à veracidade das proposições: O mercado de hoje requer mais do que o simples domínio da parte técnica, há a demanda por competências comportamentais. PORQUE As competências comportamentais exigidas no mercado de trabalho atual ocorrem a fim de garantir o bom clima de trabalho de suas equipes.
a. as duas proposições são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
b. a primeira proposição é falsa e a segunda proposição é verdadeira.
c. as duas proposições são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
d. a primeira proposição é verdadeira e a segunda proposição é falsa.
e. as duas proposições são falsas.

Leia o trecho a seguir e complete as lacunas de acordo com os conceitos: É muito comum ouvirmos os termos ____________________________, como também ____________________________. É importante que vejamos o significado da palavra vocação e sua diferença do termo profissional. Quando mencionamos vocação, entendemos que é um ato de chamar, caminho, tendência; vocação é um talento específico e generalizado. A ideia de profissional é formada por um conjunto de aptidões, conhecimentos e habilidades que direcionam o indivíduo na escolha de uma profissão. Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas:
a. Orientação Educacional (OE); Orientação Vocacional (OV)
b. Orientação Profissional (OP); Orientação Individual (OI)
c. Orientação Educacional (OE); Orientação Profissional (OP)
d. Orientação Psicológica (OP); Orientação Vocacional (OV)
e. Orientação Profissional (OP); Orientação Vocacional (OV)

Analise as afirmativas a seguir quanto à sua veracidade – V para Verdadeiro ou F para Falso. Diante de diversas mudanças nos aspectos de trabalho, temos mudanças que afetam o sujeito no novo contexto de trabalho. São elas: I. identidade, valores e projetos; II. determinação de trocas de lugar apontando as possibilidades de movimentação dos indivíduos; III. pessoas que mudam de emprego ao discriminarem funções que não estão explícitas na organização e sim ações em aberto, necessárias à harmonização do trabalho de determinados setores. As assertivas I, II e III são RESPECTIVAMENTE:
a. F, F, F.
b. V, V, V.
c. V, V, F.
d. F, F, V.
e. V, F, V.

Na imagem acima, podemos ter uma representação de que a orientação profissional é importante para auxiliar os jovens na escolha de sua profissão.
Assinale a alternativa INCORRETA:
a. O auxílio no papel de orientador se direciona a detectar quais são as habilidades desse sujeito para que ele localize o trabalho que se adéqua ao seu perfil.
b. O Orientador Profissional deve ter um plano com o embasamento teórico focado e determinado apenas na Teoria do Traço e Fator, que utiliza nos testes para avaliar aptidões, habilidades e interesses, visando à adaptação do sujeito ao trabalho.
c. É esperado que esse profissional não seja um mero informante sobre as profissões existentes no mercado, mas alguém que faça um papel mediador auxiliando o sujeito que procura esse trabalho a identificar suas habilidades, interesses, desejos junto com a reflexão do momento que o mercado de trabalho atravessa.
d. O processo de intervenção do orientador profissional, além de proporcionar um maior conhecimento das diferentes profissões, tem como objetivo estimular o autoconhecimento do jovem.
e. É necessário que no papel de orientador profissional, este leve em conta o caráter político e ideológico do seu trabalho, pois nesse sentido as habilidades para tal são imprescindíveis.

Os alunos têm a necessidade de um trabalho de OP que os ajude a identificar não um curso, mas uma área de trabalho, na qual eles terão um melhor desempenho. Para isso se faz necessário seguir os mesmos passos que adotamos para encontrar o curso adequado.
Relacione a Coluna A e B e assinale a alternativa CORRETA:
COLUNA A COLUNA B
Etapas Definições
I. 1ª. Etapa a. Explorar o mundo ocupacional.
II. 2ª. Etapa b. Fortalecer a escolha profissional - elaborando um projeto de vida.
III. 3ª. Etapa c. Construir critérios de escolha, identificando competências e valores pessoais.
IV. 4ª. Etapa d. Conhecer as expectativas de futuro.
V. 5ª. Etapa e. Compreender os motivos da busca por um trabalho.
VI. 6ª. Etapa f. Aprofundar a pesquisa das profissões.
a. I-E; II-A; III-C; IV-F; V-D; VI-B.
b. I-B; II-D; III-A; IV-C; V-F; VI-E.
c. I-D; II-E; III-A; IV-C; V-F; VI-B.
d. I-E; II-D; III-A; IV-C; V-F; VI-B.
e. I-A; II-D; III-B; IV-C; V-E; VI-D.

Leia com atenção o trecho a seguir: Tomar uma decisão é algo extremamente complexo; em geral o jovem manifesta o desejo de que sua escolha seja definitiva, entretanto isso nem sempre ocorre. Este período é acompanhado pelo sentimento de angústia e incerteza quando há a indecisão. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA:
a. Há uma necessidade cada vez mais latente de discutir o tema com os alunos em fase de conclusão do ensino médio.
b. A adolescência é vista como uma etapa do desenvolvimento humano em que apenas o jovem poderá tomar a decisão, sem a intervenção do OP.
c. O período de escolha ocorre em um momento de grande transformação na vida desses jovens.
d. Dá-se o início da fase adulta e perda da infância. O jovem não pode fazer tudo o que faz um adulto, mas é criticado quando toma atitudes consideradas infantis.
e. Para a maioria dos adolescentes, o momento de escolher ou decidir qual carreira seguir é muito difícil.

Na sociedade contemporânea, o mercado de trabalho convive em seu contexto com representantes de três gerações e às vezes de quatro, no qual os sociológicos estabeleceram conceitos de:
Coluna A
I. Geração baby boomers
II. Geração X
III. Geração Y
Coluna B
4. É formada por pessoas nascidas entre os anos 1946 e 1964.
5. É formada por pessoas nascidas de 1980 a 1995.
6. É dos nascidos entre 1965 e 1979.
a. I – 3; II – 2; III - 1
b. I – 3; II – 1; III – 2
c. I – 2; II – 3; III – 1
d. I – 1; II – 3; III – 2
e. I – 1; II – 2; III – 3

Analise as afirmativas a seguir quanto à sua veracidade – V para VERDADEIRO e F para FALSO: Diante dessa realidade, devemos entender que não apenas a escola particular, mas a escola pública também deverá ser alvo do trabalho de OP. Ribeiro (2001) defende a OP como I. uma prática social que deve transcender a ideia de escolha de um curso superior; II. voltar-se para as relações homem/trabalho e sua inserção no mundo do trabalho; III. ser realizada nas escolas como parte do processo educativo. As assertivas I, II e III são RESPECTIVAMENTE:
a. V, F, F.
b. F, V, F.
c. V, V, V.
d. F, V, V.
e. F, F, F.

Leia o trecho a seguir e complete as lacunas de acordo com os conceitos: Em um trabalho de OP, o papel do orientador é criar condições para que o sujeito possa desenvolver as _______________ necessárias para o processo de busca de informações e posterior ____________________________. Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE e RESPECTIVAMENTE as lacunas:
a. competências; dúvidas.
b. questões; inserção no mercado.
c. competências; tomada de decisão.
d. fundamentações teóricas; prática.
e. reproduções; decisão.

Analise as seguintes asserções quanto à veracidade das proposições: A articulação entre identidade e trabalho se faz presente na adolescência, por ser um período em que emergem ansiedades e preocupações em relação ao futuro e questionamentos a respeito da escolha profissional e do projeto de vida. PORQUE A inserção no mercado de trabalho traz diversas mudanças na identidade e nas relações sociais dos adolescentes.
a. A primeira proposição é falsa e a segunda proposição é verdadeira.
b. As duas proposições são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
c. A primeira proposição é verdadeira e a segunda proposição é falsa.
d. As duas proposições são falsas.
e. As duas proposições são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.

Zabala (2010) defende que as competências devem se desenvolver em dimensões.
Relacione a Coluna A e B e assinale a alternativa CORRETA:
COLUNA A COLUNA B
DIMENSÕES Conceito
I. Dimensão social a. Ele deverá ser competente para exercer, de forma responsável e crítica, a autonomia, a cooperação, por meio da compreensão de si mesmo.
II. Dimensão interpessoal b. O sujeito deve ser competente para se relacionar, se comunicar e viver positivamente com as outras pessoas.
III. Dimensão pessoal c. A pessoa deve ser competente para participar ativamente na transformação da sociedade.
IV. Dimensão pessoal d. Ele deverá ser competente para exercer uma tarefa profissional adequada às suas capacidades, a partir das habilidades específicas da profissão.
a. I-A; II-C; III-D; IV-B.
b. I-D; II-C; III-A; IV-B.
c. I-C; II-B; III-A; IV-D.
d. I-B; II-C; III-A; IV-D.
e. I-B; II-D; III-C; IV-A

e prestígio foram menos valorizados. Magalhães esclarece que o exame dos valores durante o processo de OP pode atender a uma série de aspectos:
Podemos afirmar que o OP é um profissional requisitado para mediar esse processo de escolha. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA:
I. promoção do autoconhecimento do sujeito;
II. clarificação dos determinantes de interesses ocupacionais;
III. melhor entendimento e superação de impasses relacionados a conflitos de valores;
IV. esclarecimento da vivência de falta de motivação para a identificação;
V. busca do resgate da autoconfiança e das aspirações do sujeito;
VI. oferecimento de uma base de critérios de comparação entre alternativas ocupacionais.
a. O trabalho de OP vem, ao encontro dessas preocupações, auxiliando os adolescentes em suas decisões.
b. O trabalho de OP vem, portanto, ao encontro dessas preocupações, auxiliando somente e apenas as pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho.
c. O papel do orientador é criar condições para que o sujeito possa desenvolver as competências necessárias para o processo de busca de informações e posterior tomada de decisão.
d. O trabalho de OP vem, portanto, ao encontro dessas preocupações auxiliando os adolescentes em suas decisões como um projeto que informa, organiza por meio do diálogo e de dinâmicas o seu vir a ser.
e. O OP possibilita o autoconhecimento do orientando em relação a seus interesses, valores, além de estimular a obtenção de informações sobre profissões, cursos, instituições acadêmicas.

Segundo Zabala (2010), o profissional precisa saber agir ao mesmo tempo em que saiba pensar, ter uma atitude de formação __________, com habilidades de aprender a aprender, de __________________ atuando como fio condutor.
Assinale a alternativa que completa CORRETA e RESPECTIVAMENTE as lacunas:
a. permanente; trabalho individual.
b. temporária; trabalho solitário.
c. permanente; trabalho em equipe.
d. variável; trabalho individual.
e. inicial; trabalho em equipe.

Cabe ao profissional que conduz o processo estar atento, para poder intervir de maneira mais contextualizada, ou seja, levando em conta o histórico de cada sujeito, bem como suas demandas mais subjetivas e usar a teoria mais adequada.
Relacione a Coluna A e B e assinale a alternativa CORRETA:
I. As teorias não psicológicas
II. As teorias psicológicas
III. As teorias gerais
a. I-A; II-C; III-B.
b. I-B; II-C; III-A.
c. I-A; II-B; III-C.
d. I-C; II-A; III-B.
e. I-B; II-A; III-C.

Leia com atenção as citações a seguir: O desafio de quem trabalha hoje com adolescentes é o de auxiliá-los a manterem-se psicologicamente sãos e integrados, a fim de que amadureçam nesse mundo cada vez mais incerto, sem fronteiras exatas entre o espaço real e o virtual (LEVENFUS, p. 52, 2010). A escolha da profissão é um imperativo pelo qual todas as pessoas passam em geral no período em que a adolescência vai se aproximando do seu final e iniciando-se a fase adulta. Obviamente não há uma idade certa para essa passagem de uma fase para outra, pois vemos atualmente que a adolescência vem se prolongando cada vez mais e viver a maturidade esperada da fase adulta é consequentemente protelado.
Nesse sentido, é necessário obter esclarecimentos sobre as diferentes profissões a fim de que comece a reconhecer suas afinidades. Para isso, segundo Torres (2010), é preciso que pontos a ser observados estejam relacionados
a. às relações que mantém com a família, amigos, professores (enquanto autoridades) e inclusive com o orientador; ao modo como utiliza o tempo livre.
b. à maneira como o sujeito lida com situações adversas; aos medos e conflitos que o perturbam; às relações que mantém com a família, amigos.
c. à maneira como o sujeito lida com situações adversas; aos medos e conflitos que o perturbam.
d. à maneira como o sujeito lida com situações adversas; aos medos e conflitos que o perturbam e inclusive com o orientador.
e. à maneira como o sujeito lida com situações adversas; aos medos e conflitos que o perturbam; às fantasias que possui em relação à profissão inicialmente pensada; às relações que mantém com a família, amigos, professores (enquanto autoridades) e inclusive com o orientador; ao modo como utiliza o tempo livre.

Leia com atenção o trecho a seguir: Se pensarmos bem, o tempo todo estamos envolvidos com escolhas; todos os dias fazemos várias escolhas, algumas mais simples, como decidir a roupa que vamos vestir, e outras mais complexas. Mas chega um momento em que parecemos paralisados, bloqueados, que é diante da escolha de que carreira seguir. A dúvida nos consome, assume proporções desastrosas que podem provocar muita angústia, ansiedade, insônia, irritação, mau humor, entre outros sintomas. A pergunta que faço é: “se estamos acostumados a fazer escolhas diariamente, por que temos tanta dificuldade quando se trata de escolher a profissão?”.
Neste sentido, a Orientação Profissional pode ajudar na hora de escolher a profissão. Como nos explica Bock, as Teorias denominadas Críticas
I. afirmam o cuidado que devemos ter segue no sentido de olharmos a relação apenas com a família, sem a dialética e fazendo uma dicotomia entre estas duas instâncias.
II. propõem-se a analisar, de forma radical, as teorias então existentes, desvelando as concepções, quase nunca explícitas, de ser humano e sociedade nelas contidas. É necessário lembrar que estas teorias foram construídas num momento particular da história do país e da educação.
III. afirmam que a aproximação do sujeito com a profissão se dá por “modelo de perfis”, isto é, a boa escolha é aquela que articula um perfil profissional e o perfil pessoal.
a. As asserções I e II são verdadeiras.
b. Somente a asserção III é falsa.
c. A asserção I é verdadeira e a III é falsa.
d. As asserções II e III são verdadeiras.
e. Somente as asserções I e III são verdadeiras.

Leia as afirmativas a seguir e analise-as quanto à sua veracidade – V para VERDADEIRO ou F para FALSO: A importância de um trabalho de Orientação Profissional (OP), que além de possibilitar o contato com a informação sobre as diferentes profissões, viabilizar a identificação de habilidades e interesses, pode também mediar o diálogo do jovem com seus pais. Essa intervenção tem por objetivo transmitir conhecimento e segurança, pois tem metas, como:
As assertivas I, II, III, IV e V são RESPECTIVAMENTE:
I. viabilizar as informações sobre profissões, cursos, instituições acadêmicas;
II. organizar os dados obtidos;
III. determinar as habilidades e valores;
IV. interromper a interação com a família para garantir a compreensão do processo;
V. definir qual a tomada de decisão deve ser realizada.
a. F, F, V, F, V.
b. V, V, V, V, V.
c. V, V, F, V, V.
d. V, F, V, F, V.
e. V, V, F, F, F.

Crites, psicólogo americano, classificou algumas das teorias utilizadas na Orientação Profissional (OP) em três grandes grupos, que são:
a. as não psicológicas, as cognitivas e as “gerais”.
b. as não psicológicas, as psicológicas e as “específicas”.
c. as intelectuais, as psicológicas e as “gerais”.
d. as não psicológicas, as psicológicas e as “gerais”.
e. as emocionais, as cognitivas e as “gerais”.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Analise as seguintes asserções quanto à veracidade das proposições: O mercado de hoje requer mais do que o simples domínio da parte técnica, há a demanda por competências comportamentais. PORQUE As competências comportamentais exigidas no mercado de trabalho atual ocorrem a fim de garantir o bom clima de trabalho de suas equipes.
a. as duas proposições são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
b. a primeira proposição é falsa e a segunda proposição é verdadeira.
c. as duas proposições são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
d. a primeira proposição é verdadeira e a segunda proposição é falsa.
e. as duas proposições são falsas.

Leia o trecho a seguir e complete as lacunas de acordo com os conceitos: É muito comum ouvirmos os termos ____________________________, como também ____________________________. É importante que vejamos o significado da palavra vocação e sua diferença do termo profissional. Quando mencionamos vocação, entendemos que é um ato de chamar, caminho, tendência; vocação é um talento específico e generalizado. A ideia de profissional é formada por um conjunto de aptidões, conhecimentos e habilidades que direcionam o indivíduo na escolha de uma profissão. Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas:
a. Orientação Educacional (OE); Orientação Vocacional (OV)
b. Orientação Profissional (OP); Orientação Individual (OI)
c. Orientação Educacional (OE); Orientação Profissional (OP)
d. Orientação Psicológica (OP); Orientação Vocacional (OV)
e. Orientação Profissional (OP); Orientação Vocacional (OV)

Analise as afirmativas a seguir quanto à sua veracidade – V para Verdadeiro ou F para Falso. Diante de diversas mudanças nos aspectos de trabalho, temos mudanças que afetam o sujeito no novo contexto de trabalho. São elas: I. identidade, valores e projetos; II. determinação de trocas de lugar apontando as possibilidades de movimentação dos indivíduos; III. pessoas que mudam de emprego ao discriminarem funções que não estão explícitas na organização e sim ações em aberto, necessárias à harmonização do trabalho de determinados setores. As assertivas I, II e III são RESPECTIVAMENTE:
a. F, F, F.
b. V, V, V.
c. V, V, F.
d. F, F, V.
e. V, F, V.

Na imagem acima, podemos ter uma representação de que a orientação profissional é importante para auxiliar os jovens na escolha de sua profissão.
Assinale a alternativa INCORRETA:
a. O auxílio no papel de orientador se direciona a detectar quais são as habilidades desse sujeito para que ele localize o trabalho que se adéqua ao seu perfil.
b. O Orientador Profissional deve ter um plano com o embasamento teórico focado e determinado apenas na Teoria do Traço e Fator, que utiliza nos testes para avaliar aptidões, habilidades e interesses, visando à adaptação do sujeito ao trabalho.
c. É esperado que esse profissional não seja um mero informante sobre as profissões existentes no mercado, mas alguém que faça um papel mediador auxiliando o sujeito que procura esse trabalho a identificar suas habilidades, interesses, desejos junto com a reflexão do momento que o mercado de trabalho atravessa.
d. O processo de intervenção do orientador profissional, além de proporcionar um maior conhecimento das diferentes profissões, tem como objetivo estimular o autoconhecimento do jovem.
e. É necessário que no papel de orientador profissional, este leve em conta o caráter político e ideológico do seu trabalho, pois nesse sentido as habilidades para tal são imprescindíveis.

Os alunos têm a necessidade de um trabalho de OP que os ajude a identificar não um curso, mas uma área de trabalho, na qual eles terão um melhor desempenho. Para isso se faz necessário seguir os mesmos passos que adotamos para encontrar o curso adequado.
Relacione a Coluna A e B e assinale a alternativa CORRETA:
COLUNA A COLUNA B
Etapas Definições
I. 1ª. Etapa a. Explorar o mundo ocupacional.
II. 2ª. Etapa b. Fortalecer a escolha profissional - elaborando um projeto de vida.
III. 3ª. Etapa c. Construir critérios de escolha, identificando competências e valores pessoais.
IV. 4ª. Etapa d. Conhecer as expectativas de futuro.
V. 5ª. Etapa e. Compreender os motivos da busca por um trabalho.
VI. 6ª. Etapa f. Aprofundar a pesquisa das profissões.
a. I-E; II-A; III-C; IV-F; V-D; VI-B.
b. I-B; II-D; III-A; IV-C; V-F; VI-E.
c. I-D; II-E; III-A; IV-C; V-F; VI-B.
d. I-E; II-D; III-A; IV-C; V-F; VI-B.
e. I-A; II-D; III-B; IV-C; V-E; VI-D.

Leia com atenção o trecho a seguir: Tomar uma decisão é algo extremamente complexo; em geral o jovem manifesta o desejo de que sua escolha seja definitiva, entretanto isso nem sempre ocorre. Este período é acompanhado pelo sentimento de angústia e incerteza quando há a indecisão. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA:
a. Há uma necessidade cada vez mais latente de discutir o tema com os alunos em fase de conclusão do ensino médio.
b. A adolescência é vista como uma etapa do desenvolvimento humano em que apenas o jovem poderá tomar a decisão, sem a intervenção do OP.
c. O período de escolha ocorre em um momento de grande transformação na vida desses jovens.
d. Dá-se o início da fase adulta e perda da infância. O jovem não pode fazer tudo o que faz um adulto, mas é criticado quando toma atitudes consideradas infantis.
e. Para a maioria dos adolescentes, o momento de escolher ou decidir qual carreira seguir é muito difícil.

Na sociedade contemporânea, o mercado de trabalho convive em seu contexto com representantes de três gerações e às vezes de quatro, no qual os sociológicos estabeleceram conceitos de:
Coluna A
I. Geração baby boomers
II. Geração X
III. Geração Y
Coluna B
4. É formada por pessoas nascidas entre os anos 1946 e 1964.
5. É formada por pessoas nascidas de 1980 a 1995.
6. É dos nascidos entre 1965 e 1979.
a. I – 3; II – 2; III - 1
b. I – 3; II – 1; III – 2
c. I – 2; II – 3; III – 1
d. I – 1; II – 3; III – 2
e. I – 1; II – 2; III – 3

Analise as afirmativas a seguir quanto à sua veracidade – V para VERDADEIRO e F para FALSO: Diante dessa realidade, devemos entender que não apenas a escola particular, mas a escola pública também deverá ser alvo do trabalho de OP. Ribeiro (2001) defende a OP como I. uma prática social que deve transcender a ideia de escolha de um curso superior; II. voltar-se para as relações homem/trabalho e sua inserção no mundo do trabalho; III. ser realizada nas escolas como parte do processo educativo. As assertivas I, II e III são RESPECTIVAMENTE:
a. V, F, F.
b. F, V, F.
c. V, V, V.
d. F, V, V.
e. F, F, F.

Leia o trecho a seguir e complete as lacunas de acordo com os conceitos: Em um trabalho de OP, o papel do orientador é criar condições para que o sujeito possa desenvolver as _______________ necessárias para o processo de busca de informações e posterior ____________________________. Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE e RESPECTIVAMENTE as lacunas:
a. competências; dúvidas.
b. questões; inserção no mercado.
c. competências; tomada de decisão.
d. fundamentações teóricas; prática.
e. reproduções; decisão.

Analise as seguintes asserções quanto à veracidade das proposições: A articulação entre identidade e trabalho se faz presente na adolescência, por ser um período em que emergem ansiedades e preocupações em relação ao futuro e questionamentos a respeito da escolha profissional e do projeto de vida. PORQUE A inserção no mercado de trabalho traz diversas mudanças na identidade e nas relações sociais dos adolescentes.
a. A primeira proposição é falsa e a segunda proposição é verdadeira.
b. As duas proposições são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
c. A primeira proposição é verdadeira e a segunda proposição é falsa.
d. As duas proposições são falsas.
e. As duas proposições são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.

Zabala (2010) defende que as competências devem se desenvolver em dimensões.
Relacione a Coluna A e B e assinale a alternativa CORRETA:
COLUNA A COLUNA B
DIMENSÕES Conceito
I. Dimensão social a. Ele deverá ser competente para exercer, de forma responsável e crítica, a autonomia, a cooperação, por meio da compreensão de si mesmo.
II. Dimensão interpessoal b. O sujeito deve ser competente para se relacionar, se comunicar e viver positivamente com as outras pessoas.
III. Dimensão pessoal c. A pessoa deve ser competente para participar ativamente na transformação da sociedade.
IV. Dimensão pessoal d. Ele deverá ser competente para exercer uma tarefa profissional adequada às suas capacidades, a partir das habilidades específicas da profissão.
a. I-A; II-C; III-D; IV-B.
b. I-D; II-C; III-A; IV-B.
c. I-C; II-B; III-A; IV-D.
d. I-B; II-C; III-A; IV-D.
e. I-B; II-D; III-C; IV-A

e prestígio foram menos valorizados. Magalhães esclarece que o exame dos valores durante o processo de OP pode atender a uma série de aspectos:
Podemos afirmar que o OP é um profissional requisitado para mediar esse processo de escolha. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA:
I. promoção do autoconhecimento do sujeito;
II. clarificação dos determinantes de interesses ocupacionais;
III. melhor entendimento e superação de impasses relacionados a conflitos de valores;
IV. esclarecimento da vivência de falta de motivação para a identificação;
V. busca do resgate da autoconfiança e das aspirações do sujeito;
VI. oferecimento de uma base de critérios de comparação entre alternativas ocupacionais.
a. O trabalho de OP vem, ao encontro dessas preocupações, auxiliando os adolescentes em suas decisões.
b. O trabalho de OP vem, portanto, ao encontro dessas preocupações, auxiliando somente e apenas as pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho.
c. O papel do orientador é criar condições para que o sujeito possa desenvolver as competências necessárias para o processo de busca de informações e posterior tomada de decisão.
d. O trabalho de OP vem, portanto, ao encontro dessas preocupações auxiliando os adolescentes em suas decisões como um projeto que informa, organiza por meio do diálogo e de dinâmicas o seu vir a ser.
e. O OP possibilita o autoconhecimento do orientando em relação a seus interesses, valores, além de estimular a obtenção de informações sobre profissões, cursos, instituições acadêmicas.

Segundo Zabala (2010), o profissional precisa saber agir ao mesmo tempo em que saiba pensar, ter uma atitude de formação __________, com habilidades de aprender a aprender, de __________________ atuando como fio condutor.
Assinale a alternativa que completa CORRETA e RESPECTIVAMENTE as lacunas:
a. permanente; trabalho individual.
b. temporária; trabalho solitário.
c. permanente; trabalho em equipe.
d. variável; trabalho individual.
e. inicial; trabalho em equipe.

Cabe ao profissional que conduz o processo estar atento, para poder intervir de maneira mais contextualizada, ou seja, levando em conta o histórico de cada sujeito, bem como suas demandas mais subjetivas e usar a teoria mais adequada.
Relacione a Coluna A e B e assinale a alternativa CORRETA:
I. As teorias não psicológicas
II. As teorias psicológicas
III. As teorias gerais
a. I-A; II-C; III-B.
b. I-B; II-C; III-A.
c. I-A; II-B; III-C.
d. I-C; II-A; III-B.
e. I-B; II-A; III-C.

Leia com atenção as citações a seguir: O desafio de quem trabalha hoje com adolescentes é o de auxiliá-los a manterem-se psicologicamente sãos e integrados, a fim de que amadureçam nesse mundo cada vez mais incerto, sem fronteiras exatas entre o espaço real e o virtual (LEVENFUS, p. 52, 2010). A escolha da profissão é um imperativo pelo qual todas as pessoas passam em geral no período em que a adolescência vai se aproximando do seu final e iniciando-se a fase adulta. Obviamente não há uma idade certa para essa passagem de uma fase para outra, pois vemos atualmente que a adolescência vem se prolongando cada vez mais e viver a maturidade esperada da fase adulta é consequentemente protelado.
Nesse sentido, é necessário obter esclarecimentos sobre as diferentes profissões a fim de que comece a reconhecer suas afinidades. Para isso, segundo Torres (2010), é preciso que pontos a ser observados estejam relacionados
a. às relações que mantém com a família, amigos, professores (enquanto autoridades) e inclusive com o orientador; ao modo como utiliza o tempo livre.
b. à maneira como o sujeito lida com situações adversas; aos medos e conflitos que o perturbam; às relações que mantém com a família, amigos.
c. à maneira como o sujeito lida com situações adversas; aos medos e conflitos que o perturbam.
d. à maneira como o sujeito lida com situações adversas; aos medos e conflitos que o perturbam e inclusive com o orientador.
e. à maneira como o sujeito lida com situações adversas; aos medos e conflitos que o perturbam; às fantasias que possui em relação à profissão inicialmente pensada; às relações que mantém com a família, amigos, professores (enquanto autoridades) e inclusive com o orientador; ao modo como utiliza o tempo livre.

Leia com atenção o trecho a seguir: Se pensarmos bem, o tempo todo estamos envolvidos com escolhas; todos os dias fazemos várias escolhas, algumas mais simples, como decidir a roupa que vamos vestir, e outras mais complexas. Mas chega um momento em que parecemos paralisados, bloqueados, que é diante da escolha de que carreira seguir. A dúvida nos consome, assume proporções desastrosas que podem provocar muita angústia, ansiedade, insônia, irritação, mau humor, entre outros sintomas. A pergunta que faço é: “se estamos acostumados a fazer escolhas diariamente, por que temos tanta dificuldade quando se trata de escolher a profissão?”.
Neste sentido, a Orientação Profissional pode ajudar na hora de escolher a profissão. Como nos explica Bock, as Teorias denominadas Críticas
I. afirmam o cuidado que devemos ter segue no sentido de olharmos a relação apenas com a família, sem a dialética e fazendo uma dicotomia entre estas duas instâncias.
II. propõem-se a analisar, de forma radical, as teorias então existentes, desvelando as concepções, quase nunca explícitas, de ser humano e sociedade nelas contidas. É necessário lembrar que estas teorias foram construídas num momento particular da história do país e da educação.
III. afirmam que a aproximação do sujeito com a profissão se dá por “modelo de perfis”, isto é, a boa escolha é aquela que articula um perfil profissional e o perfil pessoal.
a. As asserções I e II são verdadeiras.
b. Somente a asserção III é falsa.
c. A asserção I é verdadeira e a III é falsa.
d. As asserções II e III são verdadeiras.
e. Somente as asserções I e III são verdadeiras.

Leia as afirmativas a seguir e analise-as quanto à sua veracidade – V para VERDADEIRO ou F para FALSO: A importância de um trabalho de Orientação Profissional (OP), que além de possibilitar o contato com a informação sobre as diferentes profissões, viabilizar a identificação de habilidades e interesses, pode também mediar o diálogo do jovem com seus pais. Essa intervenção tem por objetivo transmitir conhecimento e segurança, pois tem metas, como:
As assertivas I, II, III, IV e V são RESPECTIVAMENTE:
I. viabilizar as informações sobre profissões, cursos, instituições acadêmicas;
II. organizar os dados obtidos;
III. determinar as habilidades e valores;
IV. interromper a interação com a família para garantir a compreensão do processo;
V. definir qual a tomada de decisão deve ser realizada.
a. F, F, V, F, V.
b. V, V, V, V, V.
c. V, V, F, V, V.
d. V, F, V, F, V.
e. V, V, F, F, F.

Crites, psicólogo americano, classificou algumas das teorias utilizadas na Orientação Profissional (OP) em três grandes grupos, que são:
a. as não psicológicas, as cognitivas e as “gerais”.
b. as não psicológicas, as psicológicas e as “específicas”.
c. as intelectuais, as psicológicas e as “gerais”.
d. as não psicológicas, as psicológicas e as “gerais”.
e. as emocionais, as cognitivas e as “gerais”.

Prévia do material em texto

curso: orientação profissional
nota: 9 de 10
PERGUNTA 1
1. Analise as seguintes asserções quanto à veracidade das proposições:
O mercado de hoje requer mais do que o simples domínio da parte técnica, há a demanda por competências comportamentais.
                                                                             PORQUE
As competências comportamentais exigidas no mercado de trabalho atual ocorrem a fim de garantir o bom clima de trabalho de suas equipes.
	
	a.
	as duas proposições são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
	
	b.
	a primeira proposição é falsa e a segunda proposição é verdadeira.
	
	c.
	as duas proposições são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	d.
	a primeira proposição é verdadeira e a segunda proposição é falsa.
	
	e.
	as duas proposições são falsas.
PERGUNTA 2
1. Para compreender o que é a Orientação Profissional, é preciso conhecer a sua historicidade e suas mudanças durante as décadas, até chegar aos dias atuais.
 
Leia atentamente as informações contidas nas colunas “A” e “B” para, em seguida, assinalar a alternativa que reúne as correspondências CORRETAS entre as informações nelas contidas.
 
Coluna A
I. Década de 20
II. Década de 30
III. Década de 40
IV. Década de 60
V. Década de 80
 
Coluna B
1. Disciplina responsável pela orientação profissional nas escolas.
1. Relata que a orientação profissional era para selecionar alunos para o curso de mecânica do Liceu de Artes e Ofícios, em São Paulo.
1. Foi promulgada a Lei Orgânica do Ensino em São Paulo. Essa lei colocou a orientação profissional como função da orientação educacional dentro das escolas.
1. Foi criado o Serviço de Orientação Educacional e Profissional da Universidade de São Paulo, coordenado por Lourenço Filho.
1. A regulamentação da profissão de psicólogo colocou os testes para uso exclusivo desses profissionais, o que inviabilizava o uso desses instrumentos por orientadores educacionais não psicólogos.
 
Assinale a alternativa que apresenta a CORRETA associação:
	
	a.
	I – 1; II – 4; III – 3; IV – 5; V – 2.
	
	b.
	I – 4; II – 2; III – 3; IV – 5; V – 1.
	
	c.
	I – 2; II – 4; III – 3; IV – 5; V – 1.
	
	d.
	I – 1; II – 2; III – 3; IV – 5; V – 4.
	
	e.
	I – 2; II – 4; III – 5; IV – 1; V – 3.
PERGUNTA 3
1. Leia o trecho a seguir e complete as lacunas de acordo com os conceitos:
É muito comum ouvirmos os termos ____________________________, como também ____________________________. É importante que vejamos o significado da palavra vocação e sua diferença do termo profissional. Quando mencionamos vocação, entendemos que é um ato de chamar, caminho, tendência; vocação é um talento específico e generalizado. A ideia de profissional é formada por um conjunto de aptidões, conhecimentos e habilidades que direcionam o indivíduo na escolha de uma profissão.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas:
	
	a.
	Orientação Educacional (OE); Orientação Vocacional (OV)
	
	b.
	Orientação Profissional (OP); Orientação Individual (OI)
	
	c.
	Orientação Educacional (OE); Orientação Profissional (OP)
	
	d.
	Orientação Psicológica (OP); Orientação Vocacional (OV)
	
	e.
	Orientação Profissional (OP); Orientação Vocacional (OV)
PERGUNTA 4
1. Analise as afirmativas a seguir quanto à sua veracidade – V para Verdadeiro ou F para Falso.
 
Diante de diversas mudanças nos aspectos de trabalho, temos mudanças que afetam o sujeito no novo contexto de trabalho. São elas:
 
            I.        identidade, valores e projetos;
            II.        determinação de trocas de lugar apontando as possibilidades de movimentação dos indivíduos;
     III.  pessoas que mudam de emprego ao discriminarem funções que não estão explícitas na organização e sim ações em aberto, necessárias à harmonização do trabalho de determinados setores.
 
As assertivas I, II e III são RESPECTIVAMENTE:
	
	a.
	F, F, F.
	
	b.
	V, V, V.
	
	c.
	V, V, F.
	
	d.
	F, F, V.
	
	e.
	V, F, V.
PERGUNTA 5
1. Observe a imagem a seguir:
Na imagem acima, podemos ter uma representação de que a orientação profissional é importante para auxiliar os jovens na escolha de sua profissão.
Assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a.
	O auxílio no papel de orientador se direciona a detectar quais são as habilidades desse sujeito para que ele localize o trabalho que se adéqua ao seu perfil.
	
	b.
	O Orientador Profissional deve ter um plano com o embasamento teórico focado e determinado apenas na Teoria do Traço e Fator, que utiliza nos testes para avaliar aptidões, habilidades e interesses, visando à adaptação do sujeito ao trabalho.
	
	c.
	É esperado que esse profissional não seja um mero informante sobre as profissões existentes no mercado, mas alguém que faça um papel mediador auxiliando o sujeito que procura esse trabalho a identificar suas habilidades, interesses, desejos junto com a reflexão do momento que o mercado de trabalho atravessa.
	
	d.
	O processo de intervenção do orientador profissional, além de proporcionar um maior conhecimento das diferentes profissões, tem como objetivo estimular o autoconhecimento do jovem.
	
	e.
	É necessário que no papel de orientador profissional, este leve em conta o caráter político e ideológico do seu trabalho, pois nesse sentido as habilidades para tal são imprescindíveis.
PERGUNTA 6
1. Os alunos têm a necessidade de um trabalho de OP que os ajude a identificar não um curso, mas uma área de trabalho, na qual eles terão um melhor desempenho. Para isso se faz necessário seguir os mesmos passos que adotamos para encontrar o curso adequado.
 
Relacione a Coluna A e B e assinale a alternativa CORRETA:
 
	COLUNA A
	 
	COLUNA B
	Etapas
	 
	Definições
	I. 1ª. Etapa
	 
	a. Explorar o mundo ocupacional.
	II. 2ª. Etapa
	 
	b. Fortalecer a escolha profissional - elaborando um projeto de vida.
	III. 3ª. Etapa
	 
	c. Construir critérios de escolha, identificando competências e valores pessoais.
	IV. 4ª. Etapa
	 
	d. Conhecer as expectativas de futuro.
	V. 5ª. Etapa
	 
	e. Compreender os motivos da busca por um trabalho.
	VI. 6ª. Etapa
	 
	f. Aprofundar a pesquisa das profissões.
	
	a.
	I-E; II-A; III-C; IV-F; V-D; VI-B.
	
	b.
	I-B; II-D; III-A; IV-C; V-F; VI-E.
	
	c.
	I-D; II-E; III-A; IV-C; V-F; VI-B.
	
	d.
	I-E; II-D; III-A; IV-C; V-F; VI-B.
	
	e.
	I-A; II-D; III-B; IV-C; V-E; VI-D.
PERGUNTA 7
1. Leia com atenção o trecho a seguir:
Tomar uma decisão é algo extremamente complexo; em geral o jovem manifesta o desejo de que sua escolha seja definitiva, entretanto isso nem sempre ocorre. Este período é acompanhado pelo sentimento de angústia e incerteza quando há a indecisão.
Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a.
	Há uma necessidade cada vez mais latente de discutir o tema com os alunos em fase de conclusão do ensino médio.
	
	b.
	A adolescência é vista como uma etapa do desenvolvimento humano em que apenas o jovem poderá tomar a decisão, sem a intervenção do OP.
	
	c.
	O período de escolha ocorre em um momento de grande transformação na vida desses jovens.
	
	d.
	Dá-se o início da fase adulta e perda da infância. O jovem não pode fazer tudo o que faz um adulto, mas é criticado quando toma atitudes consideradas infantis.
	
	e.
	Para a maioria dos adolescentes, o momento de escolher ou decidir qual carreira seguir é muito difícil.
PERGUNTA 8
1. Observe a imagem a seguir:
Fonte: CONTA CERTA. Tomada de decisão. Disponível em: <contacerta.wordpress.com>. Acesso em: 07 ago. 2016.
A partir da imagem acima, podemos afirmar que o momento de escolha por uma profissão é a fase mais importante do jovem para sua carreira profissional.
Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a.
	Uma decisão é algo extremamente fácil, independentemente da idade ou do que se precisa escolher.
	
	b.
	O período de escolha ocorre em um momento de grande transformação na vida desses jovens.
	
	c.
	No processo de tomada de decisão, é preciso e essencial que o sujeito tenha motivação pessoal.
	
	d.
	A tomada de decisão é precedida pela fase da escolha, que requer um conhecimentode si mesmo, um histórico acadêmico que lhe transmita segurança, discriminação das competências e valores.
	
	e.
	A importância da tomada de decisão, suas implicações pela fase de vida em que ocorre (geralmente na adolescência), com perdas e possibilidades de ganhos.
PERGUNTA 9
1. Na sociedade contemporânea, o mercado de trabalho convive em seu contexto com representantes de três gerações e às vezes de quatro, no qual os sociológicos estabeleceram conceitos de:
 
Coluna A
I. Geração baby boomers
II. Geração X
III. Geração Y 
Coluna B
1. É formada por pessoas nascidas entre os anos 1946 e 1964.
1. É formada por pessoas nascidas de 1980 a 1995.
1. É dos nascidos entre 1965 e 1979. 
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA:
	
	a.
	I – 3; II – 2; III - 1
	
	b.
	I – 3; II – 1; III – 2
	
	c.
	I – 2; II – 3; III – 1
	
	d.
	I – 1; II – 3; III – 2
	
	e.
	I – 1; II – 2; III – 3
PERGUNTA 10
1. Analise as afirmativas a seguir quanto à sua veracidade – V para VERDADEIRO e F para FALSO:
Diante dessa realidade, devemos entender que não apenas a escola particular, mas a escola pública também deverá ser alvo do trabalho de OP. Ribeiro (2001) defende a OP como
I. uma prática social que deve transcender a ideia de escolha de um curso superior;
II. voltar-se para as relações homem/trabalho e sua inserção no mundo do trabalho;
III. ser realizada nas escolas como parte do processo educativo.
As assertivas I, II e III são RESPECTIVAMENTE:
	
	a.
	V, F, F.
	
	b.
	F, V, F.
	
	c.
	V, V, V.
	
	d.
	F, V, V.
	
	e.
	F, F, F.
PERGUNTA 11
1. Leia o trecho a seguir e complete as lacunas de acordo com os conceitos:
Em um trabalho de OP, o papel do orientador é criar condições para que o sujeito possa desenvolver as _______________ necessárias para o processo de busca de informações e posterior ____________________________.
Assinale a alternativa que completa CORRETA e RESPECTIVAMENTE as lacunas:
	
	a.
	competências; dúvidas.
	
	b.
	questões; inserção no mercado.
	
	c.
	competências; tomada de decisão.
	
	d.
	fundamentações teóricas; prática.
	
	e.
	reproduções; decisão.
PERGUNTA 12
1. Analise as seguintes asserções quanto à veracidade das proposições:
 
A articulação entre identidade e trabalho se faz presente na adolescência, por ser um período em que emergem ansiedades e preocupações em relação ao futuro e questionamentos a respeito da escolha profissional e do projeto de vida.
 
PORQUE
 
A inserção no mercado de trabalho traz diversas mudanças na identidade e nas relações sociais dos adolescentes.
	
	a.
	A primeira proposição é falsa e a segunda proposição é verdadeira.
	
	b.
	As duas proposições são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	c.
	A primeira proposição é verdadeira e a segunda proposição é falsa.
	
	d.
	As duas proposições são falsas.
	
	e.
	As duas proposições são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
PERGUNTA 13
1. Zabala (2010) defende que as competências devem se desenvolver em dimensões.
 
Relacione a Coluna A e B e assinale a alternativa CORRETA:
 
	COLUNA A
	 
	COLUNA B
	DIMENSÕES
	 
	Conceito
	I. Dimensão social
	 
	a. Ele deverá ser competente para exercer, de forma responsável e crítica, a autonomia, a cooperação, por meio da compreensão de si mesmo.
	II. Dimensão interpessoal
	 
	b. O sujeito deve ser competente para se relacionar, se comunicar e viver positivamente com as outras pessoas.
	III. Dimensão pessoal
	 
	c. A pessoa deve ser competente para participar ativamente na transformação da sociedade.
	IV. Dimensão pessoal
	 
	d. Ele deverá ser competente para exercer uma tarefa profissional adequada às suas capacidades, a partir das habilidades específicas da profissão.
	
	a.
	I-A; II-C; III-D; IV-B.
	
	b.
	I-D; II-C; III-A; IV-B.
	
	c.
	I-C; II-B; III-A; IV-D.
	
	d.
	I-B; II-C; III-A; IV-D.
	
	e.
	I-B; II-D; III-C; IV-A
PERGUNTA 14
1. Leia com atenção as citações a seguir:
O desafio de quem trabalha hoje com adolescentes é o de auxiliá-los a manterem-se psicologicamente sãos e integrados, a fim de que amadureçam nesse mundo cada vez mais incerto, sem fronteiras exatas entre o espaço real e o virtual. (LEVENFUS, p. 52, 2010)
Os valores de desenvolvimento pessoal, utilização de habilidades e realização predominam nas preferências coletadas e por outro lado o desejo de enfrentar riscos, autoridade e prestígio foram menos valorizados.
Magalhães esclarece que o exame dos valores durante o processo de OP pode atender a uma série de aspectos:
I. promoção do autoconhecimento do sujeito;
II. clarificação dos determinantes de interesses ocupacionais;
III. melhor entendimento e superação de impasses relacionados a conflitos de valores;
IV. esclarecimento da vivência de falta de motivação para a identificação;
V. busca do resgate da autoconfiança e das aspirações do sujeito;
VI. oferecimento de uma base de critérios de comparação entre alternativas ocupacionais.
Podemos afirmar que o OP é um profissional requisitado para mediar esse processo de escolha.
Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a.
	O trabalho de OP vem, ao encontro dessas preocupações, auxiliando os adolescentes em suas decisões.
	
	b.
	O trabalho de OP vem, portanto, ao encontro dessas preocupações, auxiliando somente e apenas as pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho.
	
	c.
	O papel do orientador é criar condições para que o sujeito possa desenvolver as competências necessárias para o processo de busca de informações e posterior tomada de decisão.
	
	d.
	O trabalho de OP vem, portanto, ao encontro dessas preocupações auxiliando os adolescentes em suas decisões como um projeto que informa, organiza por meio do diálogo e de dinâmicas o seu vir a ser.
	
	e.
	O OP possibilita o autoconhecimento do orientando em relação a seus interesses, valores, além de estimular a obtenção de informações sobre profissões, cursos, instituições acadêmicas.
PERGUNTA 15
1. Segundo Zabala (2010), o profissional precisa saber agir ao mesmo tempo em que saiba pensar, ter uma atitude de formação __________, com habilidades de aprender a aprender, de __________________ atuando como fio condutor.
Assinale a alternativa que completa CORRETA e RESPECTIVAMENTE as lacunas:
	
	a.
	permanente; trabalho individual.
	
	b.
	temporária; trabalho solitário.
	
	c.
	permanente; trabalho em equipe.
	
	d.
	variável; trabalho individual.
	
	e.
	inicial; trabalho em equipe.
PERGUNTA 16
1. Cabe ao profissional que conduz o processo estar atento, para poder intervir de maneira mais contextualizada, ou seja, levando em conta o histórico de cada sujeito, bem como suas demandas mais subjetivas e usar a teoria mais adequada.
 
Relacione a Coluna A e B e assinale a alternativa CORRETA:
 
	COLUNA A
	 
	COLUNA B
	Grupos Crites
	 
	Conceito
	I. As teorias não psicológicas
	 
	a. Aquelas que entendem a escolha profissional determinada por aspectos socioeconômicos ou por aspectos psicológicos. Com isto sugere que o jovem pode tomar uma determinada decisão neste momento de sua vida, porém há outros momentos em que novas decisões deverão ser assumidas, provavelmente provocadas por questões socioeconômicas.
	II. As teorias psicológicas
	 
	b. Defendem a ideia de que a escolha profissional é causada por elementos externos ao sujeito. Essas teorias não vislumbram qualquer papel ativo deste, mas o movimento das leis do mercado (oferta e procura) ou nível cultural familiar é que definirão a colocação do indivíduo no âmbito profissional.
	III. As teorias gerais
	 
	c. Analisam os determinantes internos do sujeito que explicariam suas escolhas. Desta forma ele tem uma atuação mais efetiva, e as condições socioeconômicas culturais possuem um papel secundário no processo.
	
	a.
	I-A; II-C; III-B.
	
	b.
	I-B; II-C; III-A.
	
	c.
	I-A; II-B; III-C.
	
	d.
	I-C; II-A; III-B.
	
	e.
	I-B; II-A; III-C.
PERGUNTA 17
1. Leia com atenção as citações a seguir:
O desafio de quem trabalha hoje com adolescentes é o de auxiliá-los a manterem-se psicologicamente sãos e integrados, a fim de que amadureçamnesse mundo cada vez mais incerto, sem fronteiras exatas entre o espaço real e o virtual (LEVENFUS, p. 52, 2010).
A escolha da profissão é um imperativo pelo qual todas as pessoas passam em geral no período em que a adolescência vai se aproximando do seu final e iniciando-se a fase adulta. Obviamente não há uma idade certa para essa passagem de uma fase para outra, pois vemos atualmente que a adolescência vem se prolongando cada vez mais e viver a maturidade esperada da fase adulta é consequentemente protelado.
Nesse sentido, é necessário obter esclarecimentos sobre as diferentes profissões a fim de que comece a reconhecer suas afinidades. Para isso, segundo Torres (2010), é preciso que pontos a ser observados estejam relacionados
	
	a.
	às relações que mantém com a família, amigos, professores (enquanto autoridades) e inclusive com o orientador; ao modo como utiliza o tempo livre.
	
	b.
	à maneira como o sujeito lida com situações adversas; aos medos e conflitos que o perturbam; às relações que mantém com a família, amigos.
	
	c.
	à maneira como o sujeito lida com situações adversas; aos medos e conflitos que o perturbam.
	
	d.
	à maneira como o sujeito lida com situações adversas; aos medos e conflitos que o perturbam e inclusive com o orientador.
	
	e.
	à maneira como o sujeito lida com situações adversas; aos medos e conflitos que o perturbam; às fantasias que possui em relação à profissão inicialmente pensada; às relações que mantém com a família, amigos, professores (enquanto autoridades) e inclusive com o orientador; ao modo como utiliza o tempo livre.
PERGUNTA 18
1. Leia com atenção o trecho a seguir:
Se pensarmos bem, o tempo todo estamos envolvidos com escolhas; todos os dias fazemos várias escolhas, algumas mais simples, como decidir a roupa que vamos vestir, e outras mais complexas. Mas chega um momento em que parecemos paralisados, bloqueados, que é diante da escolha de que carreira seguir. A dúvida nos consome, assume proporções desastrosas que podem provocar muita angústia, ansiedade, insônia, irritação, mau humor, entre outros sintomas. A pergunta que faço é: “se estamos acostumados a fazer escolhas diariamente, por que temos tanta dificuldade quando se trata de escolher a profissão?”.
(Fonte: PORTAL VOCACIONAL. Como a orientação profissional pode ajudar na hora de escolher a profissão? Disponível em: <http://www.portalvocacional.com.br/noticias.php?id=7>. Acesso em: 06 ago. 2016.)
Neste sentido, a Orientação Profissional pode ajudar na hora de escolher a profissão. Como nos explica Bock, as Teorias denominadas Críticas
I. afirmam o cuidado que devemos ter segue no sentido de olharmos a relação apenas com a família, sem a dialética e fazendo uma dicotomia entre estas duas instâncias.
II. propõem-se a analisar, de forma radical, as teorias então existentes, desvelando as concepções, quase nunca explícitas, de ser humano e sociedade nelas contidas. É necessário lembrar que estas teorias foram construídas num momento particular da história do país e da educação.
III. afirmam que a aproximação do sujeito com a profissão se dá por “modelo de perfis”, isto é, a boa escolha é aquela que articula um perfil profissional e o perfil pessoal.
Diante das asserções, é CORRETO afirmar que:
	
	a.
	As asserções I e II são verdadeiras.
	
	b.
	Somente a asserção III é falsa.
	
	c.
	A asserção I é verdadeira e a III é falsa.
	
	d.
	As asserções II e III são verdadeiras.
	
	e.
	Somente as asserções I e III são verdadeiras.
PERGUNTA 19
1. Leia as afirmativas a seguir e analise-as quanto à sua veracidade – V para VERDADEIRO ou F para FALSO:
A importância de um trabalho de Orientação Profissional (OP), que além de possibilitar o contato com a informação sobre as diferentes profissões, viabilizar a identificação de habilidades e interesses, pode também mediar o diálogo do jovem com seus pais. Essa intervenção tem por objetivo transmitir conhecimento e segurança, pois tem metas, como:
    I. viabilizar as informações sobre profissões, cursos, instituições acadêmicas;
    II. organizar os dados obtidos;
    III. determinar as habilidades e valores;
    IV. interromper a interação com a família para garantir a compreensão do processo;
    V. definir qual a tomada de decisão deve ser realizada.
As assertivas I, II, III, IV e V são RESPECTIVAMENTE:
	
	a.
	F, F, V, F, V.
	
	b.
	V, V, V, V, V.
	
	c.
	V, V, F, V, V.
	
	d.
	V, F, V, F, V.
	
	e.
	V, V, F, F, F.
PERGUNTA 20
1. Crites, psicólogo americano, classificou algumas das teorias utilizadas na Orientação Profissional (OP) em três grandes grupos, que são:
	
	a.
	as não psicológicas, as cognitivas e as “gerais”.
	
	b.
	as não psicológicas, as psicológicas e as “específicas”.
	
	c.
	as intelectuais, as psicológicas e as “gerais”.
	
	d.
	as não psicológicas, as psicológicas e as “gerais”.
	
	e.
	as emocionais, as cognitivas e as “gerais”.

Mais conteúdos dessa disciplina