Logo Passei Direto
Buscar

AOL 3 HISTORIA

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Os movimentos de Vanguarda europeia do final do século XIX e início do XX, apesar de se diferenciarem em aspectos importantes de sua expressão artística, compartilhavam de um mesmo fator-comum: reagir e criticar a arte realista e tida por alguns como mimética.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Vanguarda nas Artes, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O Expressionismo é o estilo de Munch, com suas cores exageradas e a pincelada forte, a fim de intensificar o sentimento retratado.
II. ( ) O Cubismo de Pablo Picasso subverteu a lógica real de volume e tridimensionalidade, ao justapor planos e simplificar formas da natureza à formas geométricas puras.
III. ( ) Kandinsky foi o maior precursor do Fauvismo. Suas obras representam o uso de cores frias combinadas com cores quentes em formas geometrizadas.
IV. ( ) O Abstracionismo foi uma das vanguardas iniciadas na Espanha, tendo Monet e Cézanne como pioneiros e foi uma das vertentes do Cubismo.
F, F, V, V.
F, V, V, F.
V, F, F, V.
V, F, V, F.
V, V, F, F.

Leia o trecho a seguir: “Se a doutrina estivesse certa, ou seja, que o que importava em arte não era a imitação da natureza, mas a expressão de sentimentos através da escolha de cores e linhas, então seria legítimo indagar se a arte não poderia ser ainda mais pura, eliminando por completo a temática e baseando-se exclusivamente nos efeitos de tons e formas.” Fonte: GOMBRICH, E. História da Arte. Rio de Janeiro: LTC Livros, 1995. p. 408.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Nova Arte, analise as afirmativas a seguir.
I. O trecho se refere ao Expressionismo, quando fala sobre a expressão de sentimentos através de cores e linhas.
II. O trecho é uma crítica a arte mimética de Van Gogh no expressionismo, quando fala sobre a arte que se baseia exclusivamente nos efeitos de tons e formas.
III. O movimento de vanguarda descrito no texto tem Van Gogh e Munch como principais artistas.
IV. O trecho está se referindo à obra “Guernica”, de Van Gogh.
II e IV.
I e IV.
III e IV.
II e III.

As dimensões morfológicas do projeto urbano utilizam o índice de urbanidade e o índice de formalidade para medir as possibilidades de encontros nos espaços públicos e, assim, entender seu desempenho sociológico, relacionado à vitalidade urbana propriamente dita. Um fator que influencia e aumenta a formalidade é o superdimensionamento dos espaços públicos livres, com relação à sua densidade e uso pedonal de fato. Quanto mais formalidade, menos encontros e menos vitalidade urbana.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a crítica ao modernismo, podemos afirmar que o desempenho sociológico de espaços como a Esplanada dos Ministérios tende:
à urbanidade, já que a Esplanada permite a realização de eventos de lazer privados e pagos.
à urbanidade, já que a Esplanada possui uma dimensão muito além do seu real uso cotidiano.
à formalidade, pois a Esplanada foi subdimensionada em relação ao seu uso. Seu gramado tende a ser muito ocupado durante os finais de semana.
à urbanidade, pois o plano piloto é um núcleo urbano de elevada densidade e compacidade, tendo a esplanada como área livre pública de lazer.

Leia o trecho a seguir: “Mais pedagogo do que arquiteto, Gropius é autor de diversos bairros experimentais, como o Siemensstadt, em Berlim, onde demonstra seu domínio do problema da habitação mínima, cujas conclusões e propostas tipológicas exporia nos CIAM de Frankfurt e Bruxelas.” Fonte: PEREIRA, J. Introdução à história da arquitetura. Porto Alegre: Bookman, 2010. p. 267.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Modernismo na Arquitetura e no Urbanismo, é correto afirmar que o CIAM, citado no trecho:
correspondeu aos congressos elaborados pela ANPARQ para publicizar trabalhos de conclusão de curso que se remetem à arquitetura moderna.
correspondeu a diretorias de higiene que fiscalizavam os cortiços, vistos como propagadores de doenças, e determinavam sua demolição, no final do século XIX.
recebeu, posteriormente, a denominação de DOCOMOMO. Os CIAM são congressos brasileiros criados para discutir os preceitos mais atuais do modernismo.
correspondeu aos Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna, nos quais arquitetos modernistas se reuniram para discutir os preceitos desse novo movimento.
é uma nomenclatura dada ao concurso de urbanismo para a concepção do plano e projeto urbanístico para a construção da nova capital Brasília.

Leia o trecho a seguir: “As experiências do expressionismo são, talvez, as mais fáceis de explicar em palavras. O próprio termo pode não ter sido uma escolha feliz, pois sabemos que nos estamos todos expressando em tudo o que fazemos ou deixamos de fazer, mas a palavra tornou-se um rótulo conveniente por causa de seu contraste facilmente recordado com impressionismo.” Fonte: GOMBRICH, E. História da Arte. Rio de Janeiro: LTC Livros, 1995. p. 405.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Vanguarda nas artes, analise as afirmativas a seguir.
I. Uma das características principais do Expressionismo era a caricatura, com o uso de cores exageradas e a distorção de expressões.
II. A superposição de planos e subversão de formas reais à simplificação geométrica é a mais importante característica do Expressionismo.
III. O artista mais reconhecidamente expressionista da Europa foi Pablo Picasso, com sua obra “Guernica”.
IV. O Expressionismo foi uma oposição ao Impressionismo, ao exagerar em cores e expressões, para abordar sentimentos e mazelas sociais da época.
III e IV.
I e IV.
I e III.
II e IV.
II e III.

Leia o trecho a seguir: “Será mera coincidência que a construção da nova capital (centro político) tenha ocorrido justamente em um momento de transformações da estrutura socioeconômica brasileira, caracterizada sobretudo pela intensificação do processo de urbanização e industrialização? Vista deste ângulo, não será a construção de Brasília apenas a ponta do iceberg ou o indício mais aparente de um país que buscava equacionar os novos problemas relativos à organização sócio-política daquele período?” Fonte: MOREIRA, V. Brasília: a construção da nacionalidade. Vitória: Edufes, 1998.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Modernismo no Brasil, pode-se afirmar que, além do fator econômico e político, a construção de Brasília era um meio para:
Juscelino Kubitschek tentar convencer Le Corbusier a elaborar o projeto urbanístico para a nova capital.
afirmar o nacionalismo e o desenvolvimentismo econômico e consolidar a influência estrangeira no projeto do Plano Piloto para a capital.
afirmar a identidade nacional frente ao cenário internacional e consolidar a capacidade dos arquitetos e urbanistas brasileiros perante o Modernismo como movimento no mundo ocidental.
recuperar o neoliberalismo no país e atender aos pedidos de Le Corbusier para projetar o congresso nacional.
segregar as regiões do país e promover um impulso de separatismo no Nordeste e no Centro-oeste.

O empreendimento é visto de cima e, dessa perspectiva, os diversos elementos – os edifícios, os quarteirões e as vias de tráfego – podem ser modificados, até que a composição esteja no lugar e tudo pareça bem – desde que do alto e de fora. Planejar cidades e empreendimentos do alto e de fora significa, basicamente, que apenas as duas escalas maiores – escala urbana e escala do empreendimento – foram adequadamente contempladas. Fonte: GEHL, J. Cidade para pessoas. São Paulo: Perspectiva, 2013. p. 196.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Modernismo no Brasil, pode-se afirmar que o trecho apresentado está descrevendo o projeto de Brasília, por sua característica de:
ter um desenho que superdimensionou as áreas públicas e a malha viária, tornando-a incompatível com as necessidades da escala humana.
consolidação de edifícios de habitação coletiva, com extensa área livre nos assentamentos previstos para os trabalhadores pioneiros.
ter limitado a escala monumental apenas à praça dos três poderes. O restante do projeto do plano piloto segue uma escala vernacular.
compactar-se em áreas livres subdimensionadas e na previsão de casas geminadas e em fita, na w3 sul.
prever o espaço livre do térreo dos edifícios nas superquadras, ao utilizar os Pilotis. Assim, é possível ter uma escala humana e de vizinhança.

Em sua obra conhecida como “Dream Caused by the Flight of a Bee Around a Pomegranate a Second Before Awakening”, de 1944, Salvador Dalí representou uma mulher nua, deitada sobre uma pedra, com uma arma apontada para seu braço e dois tigres pairando no ar, prestes a pular para atacá-la. Ao fundo, havia um elefante caminhando sob uma estrutura que remete a pernas de pau. Essa é uma das obras mais características do Surrealismo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Vanguarda nas Artes, pode-se afirmar que as características que diferenciam o Surrealismo dos outros movimentos de Vanguarda correspondem à(ao):
fuga da realidade por meio da representação de cenários imagéticos de sonhos, do inconsciente ou das questões da subjetividade.
uso de cores primárias e simplificação geométrica da realidade, bem como a justaposição de planos.
representação de figuras da realidade com maior ênfase em expressões de êxtase e sacralidade, exacerbando o poder divino em seus extremos.
antropofagismo, ao resgatar figuras tradicionais do folclore brasileiro em uma representação distorcida de suas dimensões e proporções.
aceleração trazida pela dinâmica industrial moderna – estar sempre em movimento e em mudança.

Leia o trecho a seguir: “O mais famoso do grupo, Henri Matisse (1869-1954), era dois anos mais velho do que Beardsley e possuía um talento análogo para a simplificação decorativa. Estudara os esquemas de cores de tapetes orientais e dos cenários norte-africanos, e desenvolveu um estilo que exerceu grande influência sobre o moderno design.” Fonte: GOMBRICH, E. História da Arte. Rio de Janeiro: LTC Livros, 1995. p. 407.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Vanguarda nas artes, analise as afirmativas a seguir.
I. O trecho apresentado se refere ao Fauvismo, estilo que utilizou desenhos infantilizados e padrões decorativos aos quais todos os elementos da obra se submetiam.
II. O grupo ao qual o trecho se refere surgiu em 1905, em uma exposição em Paris, e foi chamado de Les Fauves, pelo uso de cores violentas.
III. O trecho se refere ao Cubismo, do qual Auguste Rodin foi o maior precursor, com a escultura de “o pensador”.
IV. Van Gogh fez parte do mesmo estilo de Vanguarda que Matisse, entendido também como a Belle Époque da Paris do Séc. XX.
I e II.
III e IV.
II e IV.
I e III.
I e IV.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Os movimentos de Vanguarda europeia do final do século XIX e início do XX, apesar de se diferenciarem em aspectos importantes de sua expressão artística, compartilhavam de um mesmo fator-comum: reagir e criticar a arte realista e tida por alguns como mimética.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Vanguarda nas Artes, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O Expressionismo é o estilo de Munch, com suas cores exageradas e a pincelada forte, a fim de intensificar o sentimento retratado.
II. ( ) O Cubismo de Pablo Picasso subverteu a lógica real de volume e tridimensionalidade, ao justapor planos e simplificar formas da natureza à formas geométricas puras.
III. ( ) Kandinsky foi o maior precursor do Fauvismo. Suas obras representam o uso de cores frias combinadas com cores quentes em formas geometrizadas.
IV. ( ) O Abstracionismo foi uma das vanguardas iniciadas na Espanha, tendo Monet e Cézanne como pioneiros e foi uma das vertentes do Cubismo.
F, F, V, V.
F, V, V, F.
V, F, F, V.
V, F, V, F.
V, V, F, F.

Leia o trecho a seguir: “Se a doutrina estivesse certa, ou seja, que o que importava em arte não era a imitação da natureza, mas a expressão de sentimentos através da escolha de cores e linhas, então seria legítimo indagar se a arte não poderia ser ainda mais pura, eliminando por completo a temática e baseando-se exclusivamente nos efeitos de tons e formas.” Fonte: GOMBRICH, E. História da Arte. Rio de Janeiro: LTC Livros, 1995. p. 408.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Nova Arte, analise as afirmativas a seguir.
I. O trecho se refere ao Expressionismo, quando fala sobre a expressão de sentimentos através de cores e linhas.
II. O trecho é uma crítica a arte mimética de Van Gogh no expressionismo, quando fala sobre a arte que se baseia exclusivamente nos efeitos de tons e formas.
III. O movimento de vanguarda descrito no texto tem Van Gogh e Munch como principais artistas.
IV. O trecho está se referindo à obra “Guernica”, de Van Gogh.
II e IV.
I e IV.
III e IV.
II e III.

As dimensões morfológicas do projeto urbano utilizam o índice de urbanidade e o índice de formalidade para medir as possibilidades de encontros nos espaços públicos e, assim, entender seu desempenho sociológico, relacionado à vitalidade urbana propriamente dita. Um fator que influencia e aumenta a formalidade é o superdimensionamento dos espaços públicos livres, com relação à sua densidade e uso pedonal de fato. Quanto mais formalidade, menos encontros e menos vitalidade urbana.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a crítica ao modernismo, podemos afirmar que o desempenho sociológico de espaços como a Esplanada dos Ministérios tende:
à urbanidade, já que a Esplanada permite a realização de eventos de lazer privados e pagos.
à urbanidade, já que a Esplanada possui uma dimensão muito além do seu real uso cotidiano.
à formalidade, pois a Esplanada foi subdimensionada em relação ao seu uso. Seu gramado tende a ser muito ocupado durante os finais de semana.
à urbanidade, pois o plano piloto é um núcleo urbano de elevada densidade e compacidade, tendo a esplanada como área livre pública de lazer.

Leia o trecho a seguir: “Mais pedagogo do que arquiteto, Gropius é autor de diversos bairros experimentais, como o Siemensstadt, em Berlim, onde demonstra seu domínio do problema da habitação mínima, cujas conclusões e propostas tipológicas exporia nos CIAM de Frankfurt e Bruxelas.” Fonte: PEREIRA, J. Introdução à história da arquitetura. Porto Alegre: Bookman, 2010. p. 267.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Modernismo na Arquitetura e no Urbanismo, é correto afirmar que o CIAM, citado no trecho:
correspondeu aos congressos elaborados pela ANPARQ para publicizar trabalhos de conclusão de curso que se remetem à arquitetura moderna.
correspondeu a diretorias de higiene que fiscalizavam os cortiços, vistos como propagadores de doenças, e determinavam sua demolição, no final do século XIX.
recebeu, posteriormente, a denominação de DOCOMOMO. Os CIAM são congressos brasileiros criados para discutir os preceitos mais atuais do modernismo.
correspondeu aos Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna, nos quais arquitetos modernistas se reuniram para discutir os preceitos desse novo movimento.
é uma nomenclatura dada ao concurso de urbanismo para a concepção do plano e projeto urbanístico para a construção da nova capital Brasília.

Leia o trecho a seguir: “As experiências do expressionismo são, talvez, as mais fáceis de explicar em palavras. O próprio termo pode não ter sido uma escolha feliz, pois sabemos que nos estamos todos expressando em tudo o que fazemos ou deixamos de fazer, mas a palavra tornou-se um rótulo conveniente por causa de seu contraste facilmente recordado com impressionismo.” Fonte: GOMBRICH, E. História da Arte. Rio de Janeiro: LTC Livros, 1995. p. 405.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Vanguarda nas artes, analise as afirmativas a seguir.
I. Uma das características principais do Expressionismo era a caricatura, com o uso de cores exageradas e a distorção de expressões.
II. A superposição de planos e subversão de formas reais à simplificação geométrica é a mais importante característica do Expressionismo.
III. O artista mais reconhecidamente expressionista da Europa foi Pablo Picasso, com sua obra “Guernica”.
IV. O Expressionismo foi uma oposição ao Impressionismo, ao exagerar em cores e expressões, para abordar sentimentos e mazelas sociais da época.
III e IV.
I e IV.
I e III.
II e IV.
II e III.

Leia o trecho a seguir: “Será mera coincidência que a construção da nova capital (centro político) tenha ocorrido justamente em um momento de transformações da estrutura socioeconômica brasileira, caracterizada sobretudo pela intensificação do processo de urbanização e industrialização? Vista deste ângulo, não será a construção de Brasília apenas a ponta do iceberg ou o indício mais aparente de um país que buscava equacionar os novos problemas relativos à organização sócio-política daquele período?” Fonte: MOREIRA, V. Brasília: a construção da nacionalidade. Vitória: Edufes, 1998.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Modernismo no Brasil, pode-se afirmar que, além do fator econômico e político, a construção de Brasília era um meio para:
Juscelino Kubitschek tentar convencer Le Corbusier a elaborar o projeto urbanístico para a nova capital.
afirmar o nacionalismo e o desenvolvimentismo econômico e consolidar a influência estrangeira no projeto do Plano Piloto para a capital.
afirmar a identidade nacional frente ao cenário internacional e consolidar a capacidade dos arquitetos e urbanistas brasileiros perante o Modernismo como movimento no mundo ocidental.
recuperar o neoliberalismo no país e atender aos pedidos de Le Corbusier para projetar o congresso nacional.
segregar as regiões do país e promover um impulso de separatismo no Nordeste e no Centro-oeste.

O empreendimento é visto de cima e, dessa perspectiva, os diversos elementos – os edifícios, os quarteirões e as vias de tráfego – podem ser modificados, até que a composição esteja no lugar e tudo pareça bem – desde que do alto e de fora. Planejar cidades e empreendimentos do alto e de fora significa, basicamente, que apenas as duas escalas maiores – escala urbana e escala do empreendimento – foram adequadamente contempladas. Fonte: GEHL, J. Cidade para pessoas. São Paulo: Perspectiva, 2013. p. 196.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Modernismo no Brasil, pode-se afirmar que o trecho apresentado está descrevendo o projeto de Brasília, por sua característica de:
ter um desenho que superdimensionou as áreas públicas e a malha viária, tornando-a incompatível com as necessidades da escala humana.
consolidação de edifícios de habitação coletiva, com extensa área livre nos assentamentos previstos para os trabalhadores pioneiros.
ter limitado a escala monumental apenas à praça dos três poderes. O restante do projeto do plano piloto segue uma escala vernacular.
compactar-se em áreas livres subdimensionadas e na previsão de casas geminadas e em fita, na w3 sul.
prever o espaço livre do térreo dos edifícios nas superquadras, ao utilizar os Pilotis. Assim, é possível ter uma escala humana e de vizinhança.

Em sua obra conhecida como “Dream Caused by the Flight of a Bee Around a Pomegranate a Second Before Awakening”, de 1944, Salvador Dalí representou uma mulher nua, deitada sobre uma pedra, com uma arma apontada para seu braço e dois tigres pairando no ar, prestes a pular para atacá-la. Ao fundo, havia um elefante caminhando sob uma estrutura que remete a pernas de pau. Essa é uma das obras mais características do Surrealismo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Vanguarda nas Artes, pode-se afirmar que as características que diferenciam o Surrealismo dos outros movimentos de Vanguarda correspondem à(ao):
fuga da realidade por meio da representação de cenários imagéticos de sonhos, do inconsciente ou das questões da subjetividade.
uso de cores primárias e simplificação geométrica da realidade, bem como a justaposição de planos.
representação de figuras da realidade com maior ênfase em expressões de êxtase e sacralidade, exacerbando o poder divino em seus extremos.
antropofagismo, ao resgatar figuras tradicionais do folclore brasileiro em uma representação distorcida de suas dimensões e proporções.
aceleração trazida pela dinâmica industrial moderna – estar sempre em movimento e em mudança.

Leia o trecho a seguir: “O mais famoso do grupo, Henri Matisse (1869-1954), era dois anos mais velho do que Beardsley e possuía um talento análogo para a simplificação decorativa. Estudara os esquemas de cores de tapetes orientais e dos cenários norte-africanos, e desenvolveu um estilo que exerceu grande influência sobre o moderno design.” Fonte: GOMBRICH, E. História da Arte. Rio de Janeiro: LTC Livros, 1995. p. 407.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Vanguarda nas artes, analise as afirmativas a seguir.
I. O trecho apresentado se refere ao Fauvismo, estilo que utilizou desenhos infantilizados e padrões decorativos aos quais todos os elementos da obra se submetiam.
II. O grupo ao qual o trecho se refere surgiu em 1905, em uma exposição em Paris, e foi chamado de Les Fauves, pelo uso de cores violentas.
III. O trecho se refere ao Cubismo, do qual Auguste Rodin foi o maior precursor, com a escultura de “o pensador”.
IV. Van Gogh fez parte do mesmo estilo de Vanguarda que Matisse, entendido também como a Belle Époque da Paris do Séc. XX.
I e II.
III e IV.
II e IV.
I e III.
I e IV.

Prévia do material em texto

09/05/2023, 20:06 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_163466_1/grades/assessment/_7888949_1/overview/attempt/_26671276_1/review/inline-feedback… 1/7
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 1 1 / 1
Os movimentos de Vanguarda europeia do final do século XIX e início do XX, apesar de se diferenciarem em aspectos 
importantes de sua expressão artística, compartilhavam de um mesmo fator-comum: reagir e criticar a arte realista e 
tida por alguns como mimética.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Vanguarda nas Artes, analise as afirmativas a seguir e 
assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O Expressionismo é o estilo de Munch, com suas cores exageradas e a pincelada forte, a fim de intensificar o 
sentimento retratado.
II. ( ) O Cubismo de Pablo Picasso subverteu a lógica real de volume e tridimensionalidade, ao justapor planos e 
simplificar formas da natureza à formas geométricas puras.
III. ( ) Kandinsky foi o maior precursor do Fauvismo. Suas obras representam o uso de cores frias combinadas com 
cores quentes em formas geometrizadas.
IV. ( ) O Abstracionismo foi uma das vanguardas iniciadas na Espanha, tendo Monet e Cézanne como pioneiros e foi 
uma das vertentes do Cubismo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F, F, V, V.
F, V, V, F.
V, F, F, V.
V, F, V, F.
Resposta corretaV, V, F, F.
Pergunta 2 1 / 1
Leia o trecho a seguir: 
“Se a doutrina estivesse certa, ou seja, que o que importava em arte não era a imitação da natureza, mas a expressão 
de sentimentos através da escolha de cores e linhas, então seria legítimo indagar se a arte não poderia ser ainda mais 
pura, eliminando por completo a temática e baseando-se exclusivamente nos efeitos de tons e formas.” 
Fonte: GOMBRICH, E. História da Arte. Rio de Janeiro: LTC Livros, 1995. p. 408.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Nova Arte, analise as afirmativas a seguir.
I. O trecho se refere ao Expressionismo, quando fala sobre a expressão de sentimentos através de cores e linhas.
II. O trecho é uma crítica a arte mimética de Van Gogh no expressionismo, quando fala sobre a arte que se baseia 
exclusivamente nos efeitos de tons e formas.
III. O movimento de vanguarda descrito no texto tem Van Gogh e Munch como principais artistas.
09/05/2023, 20:06 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_163466_1/grades/assessment/_7888949_1/overview/attempt/_26671276_1/review/inline-feedback… 2/7
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
IV. O trecho está se referindo à obra “Guernica”, de Van Gogh.
Está correto apenas o que se afirma em: 
II e IV.
I e IV.
III e IV.
II e III.
Resposta corretaI e III.
Pergunta 3 1 / 1
As dimensões morfológicas do projeto urbano utilizam o índice de urbanidade e o índice de formalidade para medir as 
possibilidades de encontros nos espaços públicos e, assim, entender seu desempenho sociológico, relacionado à 
vitalidade urbana propriamente dita. Um fator que influencia e aumenta a formalidade é o superdimensionamento dos 
espaços públicos livres, com relação à sua densidade e uso pedonal de fato. Quanto mais formalidade, menos 
encontros e menos vitalidade urbana.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a crítica ao modernismo, podemos afirmar que o 
desempenho sociológico de espaços como a Esplanada dos Ministérios tende:
a urbanidade, já que a Esplanada permite a realização de eventos de lazer privados e pagos.
à urbanidade, já que a Esplanada possui uma dimensão muito além do seu real uso cotidiano.
à formalidade, pois a Esplanada foi subdimensionada em relação ao seu uso. Seu gramado tende a ser 
muito ocupado durante os finais de semana. 
à urbanidade, pois o plano piloto é um núcleo urbano de elevada densidade e compacidade, tendo a 
esplanada como área livre pública de lazer.
Resposta correta
à formalidade, em virtude do superdimensionamento do gramado em relação aos usos 
institucionais que a circundam.
09/05/2023, 20:06 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_163466_1/grades/assessment/_7888949_1/overview/attempt/_26671276_1/review/inline-feedback… 3/7
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 4 1 / 1
Leia o trecho a seguir:
“Mais pedagogo do que arquiteto, Gropius é autor de diversos bairros experimentais, como o Siemensstadt, em Berlim, 
onde demonstra seu domínio do problema da habitação mínima, cujas conclusões e propostas tipológicas exporia nos 
CIAM de Frankfurt e Bruxelas.” 
Fonte: PEREIRA, J. Introdução à história da arquitetura. Porto Alegre: Bookman, 2010. p. 267.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Modernismo na Arquitetura e no Urbanismo, é 
correto afirmar que o CIAM, citado no trecho:
correspondeu aos congressos elaborados pela ANPARQ para publicizar trabalhos de conclusão de curso 
que se remetem à arquitetura moderna. 
correspondeu a diretorias de higiene que fiscalizavam os cortiços, vistos como propagadores de doenças, 
e determinavam sua demolição, no final do século XIX.
recebeu, posteriormente, a denominação de DOCOMOMO. Os CIAM são congressos brasileiros criados 
para discutir os preceitos mais atuais do modernismo.
Resposta correta
correspondeu aos Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna, nos quais 
arquitetos modernistas se reuniram para discutir os preceitos desse novo movimento.
é uma nomenclatura dada ao concurso de urbanismo para a concepção do plano e projeto urbanístico para 
a construção da nova capital Brasília.
Pergunta 5 1 / 1
Leia o trecho a seguir:
“As experiências do expressionismo são, talvez, as mais fáceis de explicar em palavras. O próprio termo pode não ter 
sido uma escolha feliz, pois sabemos que nos estamos todos expressando em tudo o que fazemos ou deixamos de 
fazer, mas a palavra tornou-se um rótulo conveniente por causa de seu contraste facilmente recordado com 
impressionismo.” 
Fonte: GOMBRICH, E. História da Arte. Rio de Janeiro: LTC Livros, 1995. p. 405.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Vanguarda nas artes, analise as afirmativas a seguir.
09/05/2023, 20:06 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_163466_1/grades/assessment/_7888949_1/overview/attempt/_26671276_1/review/inline-feedback… 4/7
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
I. Uma das características principais do Expressionismo era a caricatura, com o uso de cores exageradas e a distorção 
de expressões.
II. A superposição de planos e subversão de formas reais à simplificação geométrica é a mais importante característica 
do Expressionismo.
III. O artista mais reconhecidamente expressionista da Europa foi Pablo Picasso, com sua obra “Guernica”.
IV. O Expressionismo foi uma oposição ao Impressionismo, ao exagerar em cores e expressões, para abordar 
sentimentos e mazelas sociais da época.
Está correto apenas o que se afirma em:
III e IV.
Resposta corretaI e IV.
I e III.
II e IV.
II e III.
Pergunta 6 1 / 1
Leia o trecho a seguir:
“Será mera coincidência que a construção da nova capital (centro político) tenha ocorrido justamente em um momento 
de transformações da estrutura socioeconômica brasileira, caracterizada sobretudo pela intensificação do processo de 
urbanização e industrialização? Vista deste ângulo, não será a construção de Brasília apenas a ponta do iceberg ou o 
indício mais aparente de um país que buscava equacionar os novos problemas relativos à organização sócio-política 
daquele período?” 
Fonte: MOREIRA, V. Brasília: a construção da nacionalidade. Vitória: Edufes, 1998.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Modernismo no Brasil, pode-se afirmar que, além do 
fator econômico e político, a construção de Brasília era um meio para: 
Juscelino Kubitschek tentar convencer Le Corbusier a elaborar o projeto urbanístico para a nova capital. 
afirmar o nacionalismo e o desenvolvimentismo econômico e consolidar a influência estrangeira no projeto 
do PlanoPiloto para a capital. 
09/05/2023, 20:06 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_163466_1/grades/assessment/_7888949_1/overview/attempt/_26671276_1/review/inline-feedback… 5/7
Ocultar opções de resposta 
Resposta correta
afirmar a identidade nacional frente ao cenário internacional e consolidar a capacidade 
dos arquitetos e urbanistas brasileiros perante o Modernismo como movimento no 
mundo ocidental.
recuperar o neoliberalismo no país e atender aos pedidos de Le Corbusier para projetar o congresso 
nacional.
segregar as regiões do país e promover um impulso de separatismo no Nordeste e no Centro-oeste.
Pergunta 7 1 / 1
O empreendimento é visto de cima e, dessa perspectiva, os diversos elementos – os edifícios, os quarteirões e as vias 
de tráfego – podem ser modificados, até que a composição esteja no lugar e tudo pareça bem – desde que do alto e 
de fora. Planejar cidades e empreendimentos do alto e de fora significa, basicamente, que apenas as duas escalas 
maiores – escala urbana e escala do empreendimento – foram adequadamente contempladas. 
Fonte: GEHL, J. Cidade para pessoas. São Paulo: Perspectiva, 2013. p. 196.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Modernismo no Brasil, pode-se afirmar que o trecho 
apresentado está descrevendo o projeto de Brasília, por sua característica de: 
Resposta correta
ter um desenho que superdimensionou as áreas públicas e a malha viária, tornando-a 
incompatível com as necessidades da escala humana.
consolidação de edifícios de habitação coletiva, com extensa área livre nos assentamentos previstos para 
os trabalhadores pioneiros.
ter limitado a escala monumental apenas à praça dos três poderes. O restante do projeto do plano piloto 
segue uma escala vernacular.
compactar-se em áreas livres subdimensionadas e na previsão de casas geminadas e em fita, na w3 sul.
prever o espaço livre do térreo dos edifícios nas superquadras, ao utilizar os Pilotis. Assim, é possível ter 
uma escala humana e de vizinhança.
Pergunta 8 1 / 1
09/05/2023, 20:06 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_163466_1/grades/assessment/_7888949_1/overview/attempt/_26671276_1/review/inline-feedback… 6/7
Ocultar opções de resposta 
Em sua obra conhecida como “Dream Caused by the Flight of a Bee Around a Pomegranate a Second Before 
Awakening”, de 1944, Salvador Dalí representou uma mulher nua, deitada sobre uma pedra, com uma arma apontada 
para seu braço e dois tigres pairando no ar, prestes a pular para atacá-la. Ao fundo, havia um elefante caminhando sob 
uma estrutura que remete a pernas de pau. Essa é uma das obras mais características do Surrealismo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Vanguarda nas Artes, pode-se afirmar que as 
características que diferenciam o Surrealismo dos outros movimentos de Vanguarda correspondem à(ao):
Resposta correta
fuga da realidade por meio da representação de cenários imagéticos de sonhos, do 
inconsciente ou das questões da subjetividade.
uso de cores primárias e simplificação geométrica da realidade, bem como a justaposição de planos.
representação de figuras da realidade com maior ênfase em expressões de êxtase e sacralidade, 
exacerbando o poder divino em seus extremos.
antropofagismo, ao resgatar figuras tradicionais do folclore brasileiro em uma representação distorcida de 
suas dimensões e proporções.
aceleração trazida pela dinâmica industrial moderna – estar sempre em movimento e em mudança.
Pergunta 9 1 / 1
Leia o trecho a seguir:
“O mais famoso do grupo, Henri Matisse (1869-1954), era dois anos mais velho do que Beardsley e possuía um talento 
análogo para a simplificação decorativa. Estudara os esquemas de cores de tapetes orientais e dos cenários norte-
africanos, e desenvolveu um estilo que exerceu grande influência sobre o moderno design.”
Fonte: GOMBRICH, E. História da Arte. Rio de Janeiro: LTC Livros, 1995. p. 407.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Vanguarda nas artes, analise as afirmativas a seguir.
I. O trecho apresentado se refere ao Fauvismo, estilo que utilizou desenhos infantilizados e padrões decorativos aos 
quais todos os elementos da obra se submetiam.
II. O grupo ao qual o trecho se refere surgiu em 1905, em uma exposição em Paris, e foi chamado de Les Fauves, pelo 
uso de cores violentas.
09/05/2023, 20:06 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_163466_1/grades/assessment/_7888949_1/overview/attempt/_26671276_1/review/inline-feedback… 7/7
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
III. O trecho se refere ao Cubismo, do qual Auguste Rodin foi o maior precursor, com a escultura de “o pensador”.
IV. Van Gogh fez parte do mesmo estilo de Vanguarda que Matisse, entendido também como a Belle Époque da Paris 
do Séc. XX.
Está correto apenas o que se afirma em:
Resposta corretaI e II.
III e IV.
II e IV.
I e III.
I e IV.
Pergunta 10 1 / 1
Leia o trecho a seguir:
“Após ganhar ímpeto com a convergência de forças de vanguarda em uma ação unitária tomada a partir de 
aproximadamente 1927, o Movimento Moderno, em sua dinâmica histórica, recebe um grande número de 
contribuições tanto individuais como coletivas.”
Fonte: PEREIRA, J. Introdução à história da arquitetura. Porto Alegre: Bookman, 2010. p. 265.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Modernismo na Arquitetura e no Urbanismo, pode-se 
afirmar que as características presentes em edificações que seguem tal movimento são:
a arquitetura de terra, aliada a construções vernaculares em pau-a-pique.
o uso de ornamentações lineares e curvilíneas, com padrões florais.
a alta tecnologia para sustentar ângulos oblíquos: arquitetura-escultura.
formas orgânicas com fachadas ornamentadas em motivos florais.
o purismo geométrico, a planta livre, o uso de pilotis e módulos estruturais.