Logo Passei Direto
Buscar

historia aol3 (2)

User badge image
j souza

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

As dimensões morfológicas do projeto urbano utilizam o índice de urbanidade e o índice de formalidade para medir as possibilidades de encontros nos espaços públicos e, assim, entender seu desempenho sociológico, relacionado à vitalidade urbana propriamente dita. Um fator que influencia e aumenta a formalidade é o superdimensionamento dos espaços públicos livres, com relação à sua densidade e uso pedonal de fato. Quanto mais formalidade, menos encontros e menos vitalidade urbana.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a crítica ao modernismo, podemos afirmar que o desempenho sociológico de espaços como a Esplanada dos Ministérios tende:
à urbanidade, pois o plano piloto é um núcleo urbano de elevada densidade e compacidade, tendo a esplanada como área livre pública de lazer.
à formalidade, pois a Esplanada foi subdimensionada em relação ao seu uso. Seu gramado tende a ser muito ocupado durante os finais de semana.
a urbanidade, já que a Esplanada permite a realização de eventos de lazer privados e pagos.
à formalidade, em virtude do superdimensionamento do gramado em relação aos usos institucionais que a circundam.
à urbanidade, já que a Esplanada possui uma dimensão muito além do seu real uso cotidiano.

Leia o trecho a seguir: “Van Gogh vivia em tal frenesi de criação que sentia o impulso não só de desenhar o próprio sol radiante, mas também de pintar as coisas humildes, repousantes e caseiras que ninguém imaginara sequer serem dignas da atenção de um artista.” Fonte: GOMBRICH, E. História da Arte. Rio de Janeiro: LTC Livros, 1995. p. 405.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Vanguardas nas artes, analise as afirmativas a seguir.
I. Van Gogh foi um dos maiores representantes do expressionismo, estilo que modificava as cenas reais para exacerbar as expressões sentimentais.
II. O quadro “O Grito”, de Van Gogh, foi sua obra mais reconhecida em vida, por retratar a angústia de uma pessoa em pinceladas agressivas.
III. O expressionismo de Van Gogh segue a mesma linha que as obras de Picasso, sobretudo seu quadro Guernica.
IV. Em “Noite Estrelada”, Van Gogh elabora formas disformes, exacerbando no uso do azul e amarelo, trazendo a ideia de melancolia.
II e III.
I e IV.
II e IV.
I e II.
I e III.

Leia o trecho a seguir: “Mais pedagogo do que arquiteto, Gropius é autor de diversos bairros experimentais, como o Siemensstadt, em Berlim, onde demonstra seu domínio do problema da habitação mínima, cujas conclusões e propostas tipológicas exporia nos CIAM de Frankfurt e Bruxelas.” Fonte: PEREIRA, J. Introdução à história da arquitetura. Porto Alegre: Bookman, 2010. p. 267.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Modernismo na Arquitetura e no Urbanismo, é correto afirmar que o CIAM, citado no trecho:
correspondeu aos congressos elaborados pela ANPARQ para publicizar trabalhos de conclusão de curso que se remetem à arquitetura moderna.
correspondeu a diretorias de higiene que fiscalizavam os cortiços, vistos como propagadores de doenças, e determinavam sua demolição, no final do século XIX.
recebeu, posteriormente, a denominação de DOCOMOMO. Os CIAM são congressos brasileiros criados para discutir os preceitos mais atuais do modernismo.
correspondeu aos Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna, nos quais arquitetos modernistas se reuniram para discutir os preceitos desse novo movimento.
é uma nomenclatura dada ao concurso de urbanismo para a concepção do plano e projeto urbanístico para a construção da nova capital Brasília.

A configuração do acesso às superquadras se dá de duas em duas, por uma via de caráter comercial, com a diversidade de serviços necessária aos moradores locais. Os edifícios residenciais, por sua vez, apresentam uma repetição de elementos de fachada e seu térreo não é propriamente edificado, salvo o acesso à portaria e à circulação vertical.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Modernismo na arquitetura e urbanismo, as características descritas no texto-base correspondem, respectivamente:
ao quarteirão tradicional, ao individualismo formal e à permeabilidade do solo.
à unidade de vizinhança, ao fachadismo e à compacidade.
à unidade de vizinhança, à modulação e ao térreo livre/permeável.
à urbanidade, formalidade e monumentalidade.
à sociabilidade, ao térreo permeável e à verticalização.

Em sua obra conhecida como “Dream Caused by the Flight of a Bee Around a Pomegranate a Second Before Awakening”, de 1944, Salvador Dalí representou uma mulher nua, deitada sobre uma pedra, com uma arma apontada para seu braço e dois tigres pairando no ar, prestes a pular para atacá-la. Ao fundo, havia um elefante caminhando sob uma estrutura que remete a pernas de pau. Essa é uma das obras mais características do Surrealismo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Vanguarda nas Artes, pode-se afirmar que as características que diferenciam o Surrealismo dos outros movimentos de Vanguarda correspondem à(ao):
fuga da realidade por meio da representação de cenários imagéticos de sonhos, do inconsciente ou das questões da subjetividade.
uso de cores primárias e simplificação geométrica da realidade, bem como a justaposição de planos.
representação de figuras da realidade com maior ênfase em expressões de êxtase e sacralidade, exacerbando o poder divino em seus extremos.
antropofagismo, ao resgatar figuras tradicionais do folclore brasileiro em uma representação distorcida de suas dimensões e proporções.
aceleração trazida pela dinâmica industrial moderna – estar sempre em movimento e em mudança.

Leia o trecho a seguir: “Em 1908, dando o passo decisivo, Picasso (1881-1973) renuncia definitivamente ao pretexto figurativo como base sobre a qual desenvolver a investigação pictórica. Se a pintura é forma, é luz, é cor, o é por si só, em abstrato, sem necessidade de um pretexto figurativo no qual se desenvolver.” Fonte: GOMBRICH, E. História da Arte. Rio de Janeiro: LTC Livros, 1995. p. 405.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Vanguarda nas artes, pode-se afirmar que o movimento ao qual Picasso pertenceu corresponde ao:
Modernismo, visto que Picasso partilhava de preceitos antropofágicos tais quais os que foram utilizados por Tarsila do Amaral.
Cubismo, pela característica de combinar de figuras geométricas em representação das formas visíveis.
Dadaísmo, visto que transformava objetos do cotidiano em peças de instalações artísticas.
Fauvismo, visto que utilizava de cores primárias em demasia na representação do real.
Impressionismo, visto que abusava do uso das cores e intentava reproduzir com exatidão as imagens reais capturadas para a arte.

Leia o trecho a seguir: “É a Bauhaus de Dessau, uma escola de arquitetura fundada pelo alemão Walter Gropius (1883-1969), a qual foi fechada e abolida pelos nazistas. Tinha sido construída para provar que arte e engenharia não têm por que ficar estranhas uma à outra, como ocorrera no século XIX; que, pelo contrário, podiam colher mútuos benefícios.” Fonte: GOMBRICH, E. História da Arte. Rio de Janeiro: LTC Livros, 1995. p. 402.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Bauhaus, pode-se afirmar que a atuação da Bauhaus foi considerada inovadora por causa:
da relação entre os elementos construtivos e o edifício como um todo, além da exploração de planos e de cores puras como essência do design.
da negação do design industrial e o uso do artesanato aplicado aos preceitos modernistas.
dos ensinamentos em torno da tradição clássica e dos ofícios de artesanato, junto ao movimento Arts & Crafts.
da inovação em utilizar um design que ressaltava a função do edifício, bem como a predominância da arquitetura de terra.
da junção do moderno com o eclético para a formação de uma nova estética.

O empreendimento é visto de cima e, dessa perspectiva, os diversos elementos – os edifícios, os quarteirões e as vias de tráfego – podem ser modificados, até que a composição esteja no lugar e tudo pareça bem – desde que do alto e de fora. Planejar cidades e empreendimentos do alto e de fora significa, basicamente, que apenas as duas escalas maiores – escala urbana e escala do empreendimento – foram adequadamente contempladas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Modernismo no Brasil, pode-se afirmar que o trecho apresentado está descrevendo o projeto de Brasília, por sua característica de:
ter limitado a escala monumental apenas à praça dos três poderes. O restante do projeto do plano piloto segue uma escala vernacular.
ter um desenho que superdimensionou as áreas públicas e a malha viária, tornando-a incompatível com as necessidades da escala humana.
compactar-se em áreas livres subdimensionadas e na previsão de casas geminadas e em fita, na w3 sul.
consolidação de edifícios de habitação coletiva, com extensa área livre nos assentamentos previstos para os trabalhadores pioneiros.
prever o espaço livre do térreo dos edifícios nas superquadras, ao utilizar os Pilotis. Assim, é possível ter uma escala humana e de vizinhança.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

As dimensões morfológicas do projeto urbano utilizam o índice de urbanidade e o índice de formalidade para medir as possibilidades de encontros nos espaços públicos e, assim, entender seu desempenho sociológico, relacionado à vitalidade urbana propriamente dita. Um fator que influencia e aumenta a formalidade é o superdimensionamento dos espaços públicos livres, com relação à sua densidade e uso pedonal de fato. Quanto mais formalidade, menos encontros e menos vitalidade urbana.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a crítica ao modernismo, podemos afirmar que o desempenho sociológico de espaços como a Esplanada dos Ministérios tende:
à urbanidade, pois o plano piloto é um núcleo urbano de elevada densidade e compacidade, tendo a esplanada como área livre pública de lazer.
à formalidade, pois a Esplanada foi subdimensionada em relação ao seu uso. Seu gramado tende a ser muito ocupado durante os finais de semana.
a urbanidade, já que a Esplanada permite a realização de eventos de lazer privados e pagos.
à formalidade, em virtude do superdimensionamento do gramado em relação aos usos institucionais que a circundam.
à urbanidade, já que a Esplanada possui uma dimensão muito além do seu real uso cotidiano.

Leia o trecho a seguir: “Van Gogh vivia em tal frenesi de criação que sentia o impulso não só de desenhar o próprio sol radiante, mas também de pintar as coisas humildes, repousantes e caseiras que ninguém imaginara sequer serem dignas da atenção de um artista.” Fonte: GOMBRICH, E. História da Arte. Rio de Janeiro: LTC Livros, 1995. p. 405.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Vanguardas nas artes, analise as afirmativas a seguir.
I. Van Gogh foi um dos maiores representantes do expressionismo, estilo que modificava as cenas reais para exacerbar as expressões sentimentais.
II. O quadro “O Grito”, de Van Gogh, foi sua obra mais reconhecida em vida, por retratar a angústia de uma pessoa em pinceladas agressivas.
III. O expressionismo de Van Gogh segue a mesma linha que as obras de Picasso, sobretudo seu quadro Guernica.
IV. Em “Noite Estrelada”, Van Gogh elabora formas disformes, exacerbando no uso do azul e amarelo, trazendo a ideia de melancolia.
II e III.
I e IV.
II e IV.
I e II.
I e III.

Leia o trecho a seguir: “Mais pedagogo do que arquiteto, Gropius é autor de diversos bairros experimentais, como o Siemensstadt, em Berlim, onde demonstra seu domínio do problema da habitação mínima, cujas conclusões e propostas tipológicas exporia nos CIAM de Frankfurt e Bruxelas.” Fonte: PEREIRA, J. Introdução à história da arquitetura. Porto Alegre: Bookman, 2010. p. 267.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Modernismo na Arquitetura e no Urbanismo, é correto afirmar que o CIAM, citado no trecho:
correspondeu aos congressos elaborados pela ANPARQ para publicizar trabalhos de conclusão de curso que se remetem à arquitetura moderna.
correspondeu a diretorias de higiene que fiscalizavam os cortiços, vistos como propagadores de doenças, e determinavam sua demolição, no final do século XIX.
recebeu, posteriormente, a denominação de DOCOMOMO. Os CIAM são congressos brasileiros criados para discutir os preceitos mais atuais do modernismo.
correspondeu aos Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna, nos quais arquitetos modernistas se reuniram para discutir os preceitos desse novo movimento.
é uma nomenclatura dada ao concurso de urbanismo para a concepção do plano e projeto urbanístico para a construção da nova capital Brasília.

A configuração do acesso às superquadras se dá de duas em duas, por uma via de caráter comercial, com a diversidade de serviços necessária aos moradores locais. Os edifícios residenciais, por sua vez, apresentam uma repetição de elementos de fachada e seu térreo não é propriamente edificado, salvo o acesso à portaria e à circulação vertical.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Modernismo na arquitetura e urbanismo, as características descritas no texto-base correspondem, respectivamente:
ao quarteirão tradicional, ao individualismo formal e à permeabilidade do solo.
à unidade de vizinhança, ao fachadismo e à compacidade.
à unidade de vizinhança, à modulação e ao térreo livre/permeável.
à urbanidade, formalidade e monumentalidade.
à sociabilidade, ao térreo permeável e à verticalização.

Em sua obra conhecida como “Dream Caused by the Flight of a Bee Around a Pomegranate a Second Before Awakening”, de 1944, Salvador Dalí representou uma mulher nua, deitada sobre uma pedra, com uma arma apontada para seu braço e dois tigres pairando no ar, prestes a pular para atacá-la. Ao fundo, havia um elefante caminhando sob uma estrutura que remete a pernas de pau. Essa é uma das obras mais características do Surrealismo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Vanguarda nas Artes, pode-se afirmar que as características que diferenciam o Surrealismo dos outros movimentos de Vanguarda correspondem à(ao):
fuga da realidade por meio da representação de cenários imagéticos de sonhos, do inconsciente ou das questões da subjetividade.
uso de cores primárias e simplificação geométrica da realidade, bem como a justaposição de planos.
representação de figuras da realidade com maior ênfase em expressões de êxtase e sacralidade, exacerbando o poder divino em seus extremos.
antropofagismo, ao resgatar figuras tradicionais do folclore brasileiro em uma representação distorcida de suas dimensões e proporções.
aceleração trazida pela dinâmica industrial moderna – estar sempre em movimento e em mudança.

Leia o trecho a seguir: “Em 1908, dando o passo decisivo, Picasso (1881-1973) renuncia definitivamente ao pretexto figurativo como base sobre a qual desenvolver a investigação pictórica. Se a pintura é forma, é luz, é cor, o é por si só, em abstrato, sem necessidade de um pretexto figurativo no qual se desenvolver.” Fonte: GOMBRICH, E. História da Arte. Rio de Janeiro: LTC Livros, 1995. p. 405.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Vanguarda nas artes, pode-se afirmar que o movimento ao qual Picasso pertenceu corresponde ao:
Modernismo, visto que Picasso partilhava de preceitos antropofágicos tais quais os que foram utilizados por Tarsila do Amaral.
Cubismo, pela característica de combinar de figuras geométricas em representação das formas visíveis.
Dadaísmo, visto que transformava objetos do cotidiano em peças de instalações artísticas.
Fauvismo, visto que utilizava de cores primárias em demasia na representação do real.
Impressionismo, visto que abusava do uso das cores e intentava reproduzir com exatidão as imagens reais capturadas para a arte.

Leia o trecho a seguir: “É a Bauhaus de Dessau, uma escola de arquitetura fundada pelo alemão Walter Gropius (1883-1969), a qual foi fechada e abolida pelos nazistas. Tinha sido construída para provar que arte e engenharia não têm por que ficar estranhas uma à outra, como ocorrera no século XIX; que, pelo contrário, podiam colher mútuos benefícios.” Fonte: GOMBRICH, E. História da Arte. Rio de Janeiro: LTC Livros, 1995. p. 402.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Bauhaus, pode-se afirmar que a atuação da Bauhaus foi considerada inovadora por causa:
da relação entre os elementos construtivos e o edifício como um todo, além da exploração de planos e de cores puras como essência do design.
da negação do design industrial e o uso do artesanato aplicado aos preceitos modernistas.
dos ensinamentos em torno da tradição clássica e dos ofícios de artesanato, junto ao movimento Arts & Crafts.
da inovação em utilizar um design que ressaltava a função do edifício, bem como a predominância da arquitetura de terra.
da junção do moderno com o eclético para a formação de uma nova estética.

O empreendimento é visto de cima e, dessa perspectiva, os diversos elementos – os edifícios, os quarteirões e as vias de tráfego – podem ser modificados, até que a composição esteja no lugar e tudo pareça bem – desde que do alto e de fora. Planejar cidades e empreendimentos do alto e de fora significa, basicamente, que apenas as duas escalas maiores – escala urbana e escala do empreendimento – foram adequadamente contempladas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Modernismo no Brasil, pode-se afirmar que o trecho apresentado está descrevendo o projeto de Brasília, por sua característica de:
ter limitado a escala monumental apenas à praça dos três poderes. O restante do projeto do plano piloto segue uma escala vernacular.
ter um desenho que superdimensionou as áreas públicas e a malha viária, tornando-a incompatível com as necessidades da escala humana.
compactar-se em áreas livres subdimensionadas e na previsão de casas geminadas e em fita, na w3 sul.
consolidação de edifícios de habitação coletiva, com extensa área livre nos assentamentos previstos para os trabalhadores pioneiros.
prever o espaço livre do térreo dos edifícios nas superquadras, ao utilizar os Pilotis. Assim, é possível ter uma escala humana e de vizinhança.

Prévia do material em texto

14/04/2023, 00:29 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_163466_1/grades/assessment/_7888949_1/overview/attempt/_25944507_1/review/inline-feedback… 1/7
Conteúdo do exercício
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 1 1 / 1
As dimensões morfológicas do projeto urbano utilizam o índice de urbanidade e o índice de formalidade para medir as 
possibilidades de encontros nos espaços públicos e, assim, entender seu desempenho sociológico, relacionado à 
vitalidade urbana propriamente dita. Um fator que influencia e aumenta a formalidade é o superdimensionamento dos 
espaços públicos livres, com relação à sua densidade e uso pedonal de fato. Quanto mais formalidade, menos 
encontros e menos vitalidade urbana.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a crítica ao modernismo, podemos afirmar que o 
desempenho sociológico de espaços como a Esplanada dos Ministérios tende:
à urbanidade, pois o plano piloto é um núcleo urbano de elevada densidade e compacidade, tendo a 
esplanada como área livre pública de lazer.
à formalidade, pois a Esplanada foi subdimensionada em relação ao seu uso. Seu gramado tende a ser 
muito ocupado durante os finais de semana. 
a urbanidade, já que a Esplanada permite a realização de eventos de lazer privados e pagos.
Resposta correta
à formalidade, em virtude do superdimensionamento do gramado em relação aos usos 
institucionais que a circundam.
à urbanidade, já que a Esplanada possui uma dimensão muito além do seu real uso cotidiano.
Pergunta 2 1 / 1
14/04/2023, 00:29 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_163466_1/grades/assessment/_7888949_1/overview/attempt/_25944507_1/review/inline-feedback… 2/7
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
A justaposição de planos, aliada à distorção das formas reais, utilizando um padrão geométrico oposto ao realismo na 
arte e o uso de cores puras, bem como a representação de cenas reais e natureza morta são algumas das 
características desse estilo.
De acordo com essas informações e o conteúdo estudado sobre crítica às Vanguardas, pode-se afirmar que o estilo 
descrito no texto foi denominado:
Resposta corretaCubismo, tendo Picasso e Cezànne como seus maiores precursores.
Le Corbusier, com sua obra Ville Savoye, pela justaposição de planos
Expressionismo, tendo Van Gogh como seu maior representante.
Ecletismo, pelos excessos de cores, significações conceituais e ornamentos.
Munch, com seu quadro Guernica, representando um bombardeio.
Pergunta 3 1 / 1
Leia o trecho a seguir:
“Van Gogh vivia em tal frenesi de criação que sentia o impulso não só de desenhar o próprio sol radiante, mas também 
de pintar as coisas humildes, repousantes e caseiras que ninguém imaginara sequer serem dignas da atenção de um 
artista.” 
Fonte: GOMBRICH, E. História da Arte. Rio de Janeiro: LTC Livros, 1995. p. 405.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Vanguardas nas artes, analise as afirmativas a seguir.
I. Van Gogh foi um dos maiores representantes do expressionismo, estilo que modificava as cenas reais para 
exacerbar as expressões sentimentais.
II. O quadro “O Grito”, de Van Gogh, foi sua obra mais reconhecida em vida, por retratar a angústia de uma pessoa em 
pinceladas agressivas.
III. O expressionismo de Van Gogh segue a mesma linha que as obras de Picasso, sobretudo seu quadro Guernica.
IV. Em “Noite Estrelada”, Van Gogh elabora formas disformes, exacerbando no uso do azul e amarelo, trazendo a ideia 
de melancolia.
Está correto apenas o que se afirma em:
II e III.
Resposta corretaI e IV.
14/04/2023, 00:29 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_163466_1/grades/assessment/_7888949_1/overview/attempt/_25944507_1/review/inline-feedback… 3/7
Ocultar opções de resposta 
II e IV.
I e II.
I e III.
Pergunta 4 1 / 1
Leia o trecho a seguir:
“Mais pedagogo do que arquiteto, Gropius é autor de diversos bairros experimentais, como o Siemensstadt, em Berlim, 
onde demonstra seu domínio do problema da habitação mínima, cujas conclusões e propostas tipológicas exporia nos 
CIAM de Frankfurt e Bruxelas.” 
Fonte: PEREIRA, J. Introdução à história da arquitetura. Porto Alegre: Bookman, 2010. p. 267.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Modernismo na Arquitetura e no Urbanismo, é 
correto afirmar que o CIAM, citado no trecho:
correspondeu a diretorias de higiene que fiscalizavam os cortiços, vistos como propagadores de doenças, 
e determinavam sua demolição, no final do século XIX.
Resposta correta
correspondeu aos Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna, nos quais 
arquitetos modernistas se reuniram para discutir os preceitos desse novo movimento.
correspondeu aos congressos elaborados pela ANPARQ para publicizar trabalhos de conclusão de curso 
que se remetem à arquitetura moderna. 
recebeu, posteriormente, a denominação de DOCOMOMO. Os CIAM são congressos brasileiros criados 
para discutir os preceitos mais atuais do modernismo.
é uma nomenclatura dada ao concurso de urbanismo para a concepção do plano e projeto urbanístico para 
a construção da nova capital Brasília.
Pergunta 5 1 / 1
14/04/2023, 00:29 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_163466_1/grades/assessment/_7888949_1/overview/attempt/_25944507_1/review/inline-feedback… 4/7
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
A configuração do acesso às superquadras se dá de duas em duas, por uma via de caráter comercial, com a 
diversidade de serviços necessária aos moradores locais. Os edifícios residenciais, por sua vez, apresentam uma 
repetição de elementos de fachada e seu térreo não é propriamente edificado, salvo o acesso à portaria e à circulação 
vertical.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Modernismo na arquitetura e urbanismo, as 
características descritas no texto-base correspondem, respectivamente:
ao quarteirão tradicional, ao individualismo formal e à permeabilidade do solo.
à unidade de vizinhança, ao fachadismo e à compacidade.
Resposta corretaà unidade de vizinhança, à modulação e ao térreo livre/permeável.
a urbanidade, formalidade e monumentalidade.
à sociabilidade, ao térreo permeável e à verticalização.
Pergunta 6 1 / 1
Leia o trecho a seguir:
“Há uma grande intensidade de expressão no gesto simples das mãos velhas e descarnadas da pedinte, e não se 
permite que alguma coisa desvie a nossa atenção desse tema dominante. A mulher puxou a capa de modo a cobrir o 
rosto, e a forma simplificada de sua cabeça coberta aumenta o apelo a nossos sentimentos.” 
Fonte: GOMBRICH, E. História da Arte. Rio de Janeiro: LTC Livros, 1995. p. 407.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as Vanguardas nas artes, pode-se afirmar que o trecho 
apresentado descreve:
o Abstracionismo, já que as formas distorcidas dão alusão à figura de uma mulher com o rosto encoberto.
o Fauvismo, pois faz alusão à forma simplificada da cabeça da senhora retratada, mostrando a intenção de 
infantilizar os traços.
o Impressionismo, por usar a caricatura para representar as mazelas sociais da sociedade moderna.
Resposta correta
o Expressionismo, por descrever a importância de sentimentos e questões sociais na 
interpretação da obra.
o Cubismo, em virtude da distorção das imagens reais da senhora descrita e representada na obra.
14/04/2023, 00:29 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_163466_1/grades/assessment/_7888949_1/overview/attempt/_25944507_1/review/inline-feedback… 5/7
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 7 1 / 1
Em sua obra conhecida como “Dream Caused by the Flight of a Bee Around a Pomegranate a Second Before 
Awakening”, de 1944, Salvador Dalí representou uma mulher nua, deitada sobre uma pedra, com uma arma apontada 
para seu braço e dois tigres pairando no ar, prestes a pular para atacá-la. Ao fundo, havia um elefante caminhando sob 
uma estrutura que remete a pernas de pau. Essa é uma das obras mais características do Surrealismo.Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Vanguarda nas Artes, pode-se afirmar que as 
características que diferenciam o Surrealismo dos outros movimentos de Vanguarda correspondem à(ao):
uso de cores primárias e simplificação geométrica da realidade, bem como a justaposição de planos.
representação de figuras da realidade com maior ênfase em expressões de êxtase e sacralidade, 
exacerbando o poder divino em seus extremos.
aceleração trazida pela dinâmica industrial moderna – estar sempre em movimento e em mudança.
antropofagismo, ao resgatar figuras tradicionais do folclore brasileiro em uma representação distorcida de 
suas dimensões e proporções.
Resposta correta
fuga da realidade por meio da representação de cenários imagéticos de sonhos, do 
inconsciente ou das questões da subjetividade.
Pergunta 8 1 / 1
Leia o trecho a seguir:
“Em 1908, dando o passo decisivo, Picasso (1881-1973) renuncia definitivamente ao pretexto figurativo como base 
sobre a qual desenvolver a investigação pictórica. Se a pintura é forma, é luz, é cor, o é por si só, em abstrato, sem 
necessidade de um pretexto figurativo no qual se desenvolver.” Fonte: GOMBRICH, E. História da Arte. Rio de Janeiro: 
LTC Livros, 1995. p. 405.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Vanguarda nas artes, pode-se afirmar que o 
movimento ao qual Picasso pertenceu corresponde ao:
14/04/2023, 00:29 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_163466_1/grades/assessment/_7888949_1/overview/attempt/_25944507_1/review/inline-feedback… 6/7
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Impressionismo, visto que abusava do uso das cores e intentava reproduzir com exatidão as imagens reais 
capturadas para a arte.
Fauvismo, visto que utilizava de cores primárias em demasia na representação do real.
Modernismo, visto que Picasso partilhava de preceitos antropofágicos tais quais os que foram utilizados 
por Tarsila do Amaral.
Resposta correta
Cubismo, pela característica de combinar de figuras geométricas em representação das 
formas visíveis.
Dadaísmo, visto que transformava objetos do cotidiano em peças de instalações artísticas.
Pergunta 9 1 / 1
Leia o trecho a seguir:
“É a Bauhaus de Dessau, uma escola de arquitetura fundada pelo alemão Walter Gropius (1883-1969), a qual foi 
fechada e abolida pelos nazistas. Tinha sido construída para provar que arte e engenharia não têm por que ficar 
estranhas uma à outra, como ocorrera no século XIX; que, pelo contrário, podiam colher mútuos benefícios.” 
Fonte: GOMBRICH, E. História da Arte. Rio de Janeiro: LTC Livros, 1995. p. 402.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Bauhaus, pode-se afirmar que a atuação da Bauhaus 
foi considerada inovadora por causa:
Resposta correta
da relação entre os elementos construtivos e o edifício como um todo, além da 
exploração de planos e de cores puras como essência do design.
da negação do design industrial e o uso do artesanato aplicado aos preceitos modernistas.
dos ensinamentos em torno da tradição clássica e dos ofícios de artesanato, junto ao movimento Arts & 
Crafts.
da inovação em utilizar um design que ressaltava a função do edifício, bem como a predominância da 
arquitetura de terra.
da junção do moderno com o eclético para a formação de uma nova estética.
14/04/2023, 00:29 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_163466_1/grades/assessment/_7888949_1/overview/attempt/_25944507_1/review/inline-feedback… 7/7
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 10 1 / 1
O empreendimento é visto de cima e, dessa perspectiva, os diversos elementos – os edifícios, os quarteirões e as vias 
de tráfego – podem ser modificados, até que a composição esteja no lugar e tudo pareça bem – desde que do alto e 
de fora. Planejar cidades e empreendimentos do alto e de fora significa, basicamente, que apenas as duas escalas 
maiores – escala urbana e escala do empreendimento – foram adequadamente contempladas. 
Fonte: GEHL, J. Cidade para pessoas. São Paulo: Perspectiva, 2013. p. 196.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Modernismo no Brasil, pode-se afirmar que o trecho 
apresentado está descrevendo o projeto de Brasília, por sua característica de: 
ter limitado a escala monumental apenas à praça dos três poderes. O restante do projeto do plano piloto 
segue uma escala vernacular.
Resposta correta
ter um desenho que superdimensionou as áreas públicas e a malha viária, tornando-a 
incompatível com as necessidades da escala humana.
compactar-se em áreas livres subdimensionadas e na previsão de casas geminadas e em fita, na w3 sul.
consolidação de edifícios de habitação coletiva, com extensa área livre nos assentamentos previstos para 
os trabalhadores pioneiros.
prever o espaço livre do térreo dos edifícios nas superquadras, ao utilizar os Pilotis. Assim, é possível ter 
uma escala humana e de vizinhança.