Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Ministério da Educação
 Universidade Federal de Ouro Preto 
Departamento de química
Laboratório de Química Geral
 
 Relatório 
 Prática: Reações químicas
Disciplina: Química geral experimental 
Professora: Virgínia Ribeiro da Silva
Data da experiência: 03/05/2022
Data de entrega do relatório: 10/05/2022
Alunos: Ionaira Louzeiro Rocha 21.2.7020
 Isabela Resende Campos 21.2.2039
 Guilherme de Azevedo Camtamos 21.2.2087
 
 Ouro Preto, maio de 2022
RESUMO
No presente relatório está descrito o processo de reações químicas dadas pela combinação de elementos e representadas por uma equação química balanceada.
INTRODUÇÃO
As reações químicas são o resultado da transformação que ocorre nas substâncias, onde os átomos rearranjam-se modificando seu estado inicial. Assim, os compostos químicos sofrem alterações gerando novas moléculas. Por sua vez, os átomos dos elementos permanecem inalterados. 
As reações são essencialmente combinações dos elementos e seus compostos sendo representada por equações químicas balanceadas mostrando a quantidade relativa de reagentes e produtos, e seus estados físicos. As reações químicas podem ser divididas em dois grupos principais: reações em que há transferência de elétrons e reações químicas em que não há transferência de elétrons.
OBJETIVO
	Observar como se dão as reações químicas de diferentes tipos e, a partir das evidências de reação, escrever suas equações químicas balanceadas. 
1. REAÇÃO DE DECOMPOSIÇÃO
Materiais e reagentes:
· Tubo de ensaio
· Clorato de potássio KClO3
· Bióxido de manganês MnO2
· Pinça de madeira
· Bico de bunsen
· Palito 
Procedimento:
	Um tubo de ensaio contendo uma pequena quantidade de uma mistura de KClO3 (clorato de potássio) e MnO2 (bióxido de manganês), que é um pó preto foi colocado em um tubo de ensaio que com auxílio de uma pinça de madeira aqueceu-se utilizando o bico de Bunsen. Um palito em brasa foi colocado em contato com o gás liberado pelo tubo e seus resultados foram observados.
2. REAÇÃO DE SÍNTESE
Materiais e reagentes:
· Fita de magnésio
· Pinça metálica
· Bico de Bunsen
· Cadinho
Procedimento:
Um pedaço de fita de magnésio com cerca de 2,0 cm de comprimento, foi colocada com auxílio da pinça de metal sobre o bico de Bunsen observando sua reação e resíduo do experimento foi recolhido no cadinho.
3. REAÇÃO DE DESLOCAMENTO SIMPLES OU TROCA SIMPLES (demonstrativo)
Materiais e reagentes:
· Água
· Béquer de 1L
· Fenolftaleína 
· suporte 
· tubo de vidro resistente
· sódio sólido
· fósforo
Procedimento:
Foi adicionado em um béquer de vidro com capacidade de 1 litro aproximadamente 2/3 do seu volume com água, após isso adicionou-se algumas gotas de fenolftaleína na água. Um tubo de vidro fixo por um suporte foi colocado em contato com a água até cobrir cerca de 4,0 cm do seu comprimento, um fragmento de sódio puro foi colocado em contato com a água através do tubo e quando teve início a reação colocou-se também um palito de fósforo aceso pelo tubo que entrou em contato com o gás resultante.
4. REAÇÃO DE DESLOCAMENTO DUPLO OU TROCA DUPLA
Materiais e reagentes:
· Tubo de ensaio;
· BaO2
· Solução de H2SO4 1,0 mol/L
Procedimento:
Um tubo de ensaio continha uma pequena quantidade de BaO2 (um pó branco). Adicionou-se ao tubo 40 gotas de H2SO4 1,0 mol/L e levemente agitou-se o tubo. Após isso, a solução foi deixada em repouso para analisar as reações. Passado um determinado período de tempo foram adicionadas lentamente gotas de uma solução de KMnO4 0,01 mol/L.
5. CARBONIZAÇÃO DO AÇÚCAR (demonstrativo)
Materiais e reagentes:
· Açúcar de laboratório;
· ácido sulfúrico concentrado;
· Béqueres
Procedimento: 
Na capela, foi adicionado uma quantidade média de açúcar (até cobrir o fundo). Em seguida, adicionou-se ácido sulfúrico concentrado até cobrir completamente o açúcar. Os resultados foram observados depois de algum tempo.
RESULTADO E DISCUSSÕES
Experimento 1: 
Foi observado que, ao aproximar o palito em brasa do gás liberado pelo aquecimento da mistura contida no tubo de ensaio, o fogo acende no palito. Esse resultado condiz com a equação balanceada: 
2KClO3 + 3MnO2 → 2KMnO4 + MnCl2 + O2
Experimento 2: 
Foi observado que ao aproximar a fita de magnésio da chama, é liberada uma energia grande em forma de luz branca, e após a reação se completar a fita fica branca.
A equação abaixo ocorre:
2Mg+O2 → 2MgO
Experimento 3:
Foi observado que ao colocar o cristal de sódio no tubo de vidro inserido, observa-se duas coisas, a primeira foi que a água ficou rosa, indicando então pela fenolftaleína a formação de uma base. A segunda observação foi a liberação de um gás inflamável, que provocou uma explosão ao acrescentar fogo.
Observa-se a equação abaixo:
Na + H2O → NaOH + H2 
Experimento 4:
Ao adicionar ao tubo H2SO4 e agitar, forma-se uma solução leitosa. Ao adicionar gotas de KMnO4 a solução ficou rosa claro com um precipitado branco no fundo. Observa-se a seguinte equação balanceada:
4BaO2 + 2H2SO4 + 4KMnO4 → 4BaMnO4 + 2K2SO4 + H2O+ 3O2
Experimento 5: 
Depois de algum tempo que foi acrescentado o ácido sulfúrico, observou-se que o líquido ficou escuro e os cristais de açúcar ficaram com pontos escuros também. 
A reação é representada pela seguinte equação:
C12 (H2O)11 + H2SO4 → 12 C + H2SO4 + 11 H2O 
 
CONCLUSÃO
Experimento 1: 
No procedimento após a mistura ser aquecida é possível notar a produção de um gás que também faz uma reação exotérmica que é a liberação de calor, fazendo com que a brasa do palito continue acesa, e possibilitando que se origine dessa reação a produção do gás oxigênio (O2).
Experimento 2: 
O procedimento possui uma reação exotérmica, que é possível perceber com a produção de um forte brilho/luz que sai quando a fita de magnésio é exposta a brasa.
Experimento 3:
No procedimento é possível perceber que a mistura adquire uma cor rosa ao adicionar a fenolftaleína, que é um indicador de substâncias que estão em meio básico, que no caso é o hidróxido de sódio(NaOH) que é um dos produtos formados na reação. A segunda coisa que foi percebida, foi a explosão formada dentro do vidro, isso acontece graças a formação de hidrogênio(H), que é o segundo produto formado pelo experimento, e esse fato ocorre, porque o hidrogênio(H) é um gás inflamável, que com o contato com o calor, produziu a explosão.
Experimento 4:
Experimento 5: 
Ácido sulfúrico(H2SO4) quebra a molécula de açúcar, fazendo com que ela fique desidratada, mostrando na reação uma liberação significativa de carbono que é o responsável por deixar o líquido escuro, junto disso também é possível ver que o volume da solução teve um leve aumento por junto dela ter a liberação de água, que se misturam homogeneamente com o ácido sulfúrico.
 
BIBLIOGRAFIA
https://www.todamateria.com.br/reacoes-quimicas/
KOTZ, J. C.; TREICHEL, P.; WEAVER, G. C. Química geral e reações químicas. Cengage Learning, 2010. ISBN 9788522107544
VOGEL, A. I. Análise Química Quantitativa
BARBOSA, G. P. Química Analitica: uma abordagem qualitativa e quantitativa- 1ªED.(2014)
REVISTA SCIENTIA PLENA JOVEM – EDIÇÃO ESPECIAL – JULHO/2019I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PIBID: MÚLTIPLOS CAMINHOS NA FORMAÇÃO DOCENTE: CARBONIZAÇÃO DO AÇÚCAR COM ÁCIDO SULFÚRICO
http://legacy.spjovem.com.br/index.php/SPJ/article/viewFile/176/95
Combustão e Energia:
http://www.usp.br/qambiental/combustao_energia.html
https://chemequations.com/en/