Logo Passei Direto
Buscar

Química

Outros
Em um laboratório de Química, foi realizada uma experiência, adotando-se o seguinte procedimento: 1. Em um tubo de ensaio, colocou-se 3 mL de ácido clorídrico, 6,0 mol/L, e, em outro, colocou-se 3 mL do hidróxido de sódio, 6,0 mol/L, observando-se o fato de que ambos são incolores. 2. Em cada tubo, adicionou-se uma gota de azul de bromotimol, 0,1g/L. 3. No meio ácido, a solução ficou amarela/lilás e no meio básico ficou azul. 4. Foram lixados dois pedaços de alumínio e, em seguida, colocou-se um pedaço em cada tubo. 5. Observou-se que, tanto no meio ácido quanto no meio básico, o alumínio reagiu, liberando um gás. 6. No final da experiência, constatou-se que as soluções contidas nos tubos perderam as colorações.
Com relação a essa experiência, assinale a afirmação verdadeira.
a) A equação química da reação do tubo de ensaio que contém o hidróxido de sódio é
b) A equação química da reação do tubo de ensaio que contém o ácido clorídrico é:
c) O gás liberado nos dois tubos de ensaio após a adição de alumínio é o O2.
d) Por essa experiência, pode-se afirmar acertadamente que o emprego do ácido muriático (ácido clorídrico comercial) deve ser indicado para a limpeza de uma escada de alumínio.
User badge image
Desvendando com Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma: a) A equação química da reação do tubo de ensaio que contém o hidróxido de sódio é: - Não temos a equação específica, mas sabemos que o alumínio reage com a base, formando um complexo e liberando gás hidrogênio (H₂). b) A equação química da reação do tubo de ensaio que contém o ácido clorídrico é: - Novamente, a reação do alumínio com o ácido clorídrico também resulta na liberação de gás hidrogênio (H₂), mas não temos a equação específica aqui. c) O gás liberado nos dois tubos de ensaio após a adição de alumínio é o O2. - Esta afirmação está incorreta, pois o gás liberado nas reações do alumínio com o ácido clorídrico e o hidróxido de sódio é o gás hidrogênio (H₂), não oxigênio (O₂). d) Por essa experiência, pode-se afirmar acertadamente que o emprego do ácido muriático (ácido clorídrico comercial) deve ser indicado para a limpeza de uma escada de alumínio. - Esta afirmação é verdadeira, pois o ácido clorídrico pode ser utilizado para remover oxidações e sujeiras em superfícies de alumínio, embora deva ser usado com cuidado. Portanto, a alternativa correta é: d) Por essa experiência, pode-se afirmar acertadamente que o emprego do ácido muriático (ácido clorídrico comercial) deve ser indicado para a limpeza de uma escada de alumínio.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo Chang e Goldsby, no livro Química, 11ª edição, nitrato de amônio é o fertilizante mais importante do mundo. Além de fertilizante, é um poderoso explosivo que foi responsável pela destruição de um navio no Texas em 1947, por um atentado no WTC em Nova York em 1993 e pela destruição do Edifício Alfred P. Murrah em Oklahoma City em 1995.
A uma temperatura de 300 C,° o nitrato de amônio se decompõe em gás nitrogênio, água no estado gasoso e oxigênio, liberando calor. A massa de nitrogênio produzida nestas condições a partir de 48 kg de nitrato de amônio será
a) 8,4 kg.
b) 4,2 kg.
c) 12,6 kg.
d) 16,8 kg.

A sociedade contemporânea convive com os riscos produzidos por ela mesma e com a frustração de, muitas vezes, não saber distinguir entre catástrofes que possuem causas essencialmente naturais e aquelas ocasionadas a partir da relação que o homem trava com a natureza. Os custos ambientais e humanos do desenvolvimento da técnica, da ciência e da indústria passam a ser questionados a partir de desastres contemporâneos como AIDS, Chernobyl, aquecimento global, contaminação da água e de alimentos pelos agrotóxicos, entre outros.
A sociedade contemporânea tem experimentado avanços significativos na área de nanotecnologia com benefícios na saúde, na agricultura, na indústria, nos esportes. Entre os materiais nanoestruturados amplamente utilizados, encontram-se os nanotubos de carbono, uma forma alotrópica do carbono. Por outro lado, há evidências de que o descarte inadequado desses materiais em corpos d’água causa problemas de contaminação ambiental e de saúde pública. Estudos apontam que os nanotubos de carbono potencializam a toxicidade de metais pesados. Em um experimento, um peixe com massa de 2,0 kg foi tratado, em um tanque com capacidade de 500 L, com ração contaminada com nanotubos de carbono e 10,0 mg de chumbo. Sabe-se que, na ausência de nanotubos de carbono, a absorção de chumbo pelo peixe é de 1,0 mg. Supondo que, na presença de nanotubos de carbono, a absorção de chumbo represente 60% de sua massa total adicionada à ração, assinale a alternativa que representa, correta e aproximadamente, o número de átomos de chumbo absorvidos por grama de peixe.
a) 5,0.103
b) 2,0.1010
c) 9,0.1015
d) 60.1020
e) 1,0.1023

Amônia e gás carbônico podem reagir formando ureia e água. O gráfico abaixo mostra as massas de ureia e de água que são produzidas em função da massa de amônia, considerando as reações completas.
A partir dos dados do gráfico e dispondo-se de 270 g de amônia, a massa aproximada, em gramas, de gás carbônico minimamente necessária para reação completa com essa quantidade de amônia é
a) 120
b) 270
c) 350
d) 630
e) 700

Mais conteúdos dessa disciplina