Logo Passei Direto
Buscar

Atividade 2 - Questionário

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

COLOQUE V (VERDADEIRO) E F (FALSO)

1- As aves evoluíram dos répteis e muitas similaridades ainda permanecem, tais como escamas nas pernas, um único côndilo occipital, o sistema porta renal, dentre outros.
2- O corpo das aves encontra-se coberto pela pele e seus anexos, tais como as penas, unhas, bico. Tais estruturas atuam para a proteção dos órgãos internos bem como também impedem a entrada de patógenos.
3- A pele nas aves é grossa e firme, muito vascularizada provocando muito sangramento por injúrias quando comparado com mamíferos, tendo em vista o grande suprimento sanguíneo e nervoso também.
4- Nas aves, a derme, é avascular apresentando células epiteliais pavimentosas produtoras de queratina, a qual é uma proteína essencial para a formação das penas, escamas e o revestimento externo do bico e das garras.
5- As aves, diferentemente dos mamíferos, não possuem glândulas sudoríparas (sudoríferas).
6- A principal glândula presente em algumas espécies de aves é a glândula uropigiana (uropigial), conhecida como glândula do óleo, se encontra localizada dorsalmente à base superior da cauda.
7- As esporas encontradas na superfície caudomedial das pernas de galos, são usadas apenas para movimentação do animal, podendo ser extraídas em pintinhos.
8- São funções das penas: proteção da pele, termorregulação, camuflagem, utilizadas na defesa, côrte, reconhecimento e o mais importante, são estruturas essenciais para o voo desses animais.
9- As penas de contorno das asas são chamadas de retrizes e apresentam penas primárias e secundárias. As penas da cauda, chamadas de rêmiges, estão fixadas ao pigóstilo e são usadas para a direção e frenagem durante o voo.
10- Muitas características contribuem para a leveza da estrutura esquelética, sendo estas: redução no número de ossos; fusão de ossos formando placas; modificação do membro torácico em asa; redução na densidade óssea; ausência de matriz óssea interna (ossos pneumáticos); sacos aéreos se estendendo até a cavidade medular nos maiores ossos.
11- A moela ou ventrículo tem como funções auxiliar na digestão de proteínas, pois no proventrículo proteases foram secretadas e a trituração dos alimentos.
12- Os cecos em aves, são estruturas pares, os quais têm por função a fermentação bacteriana da celulose através da atuação de bactérias e de protozoários e a digestão enzimática pela secreção de proteases.
13- No intestino grosso a principal função é a reabsorção de água e eletrólitos por movimentos antiperistálticos.
14- A cloaca é uma estrutura comum aos sistemas reprodutivo, urinário e digestório. Encontra-se dividida em coprodeu, urodeu e proctodeu por meio de duas pregas anulares parcialmente completas.
15- A bolsa de Fabrício (Fabricius), está localizada na parede dorsal do proctodeu e é o local de produção e diferenciação dos linfócitos B.
16- O sistema porta renal presente nas aves direciona um pouco de sangue advindo da pelve e dos membros pélvicos diretamente para os rins antes de alcançar a veia cava caudal.
17- Diferentemente do que ocorre com os mamíferos o sistema respiratório nas aves não apresenta diafragma e é utilizado para a vocalização, termorregulação e efetivamente as trocas gasosas.
18- A siringe que é órgão de produção do som e responsável pela hematose nas aves e pode ser classificada como traqueal, traqueobronquial ou bronquial, dependendo de sua localização.
19- A unidade funcional do sistema respiratório são os alvéolos e nas aves são os responsáveis pela hematose, ou seja, troca gasosa (O2 e CO2).
20- Nos sacos aéreos não ocorre qualquer troca gasosa, tendo em vista que os mesmos são pobremente vascularizados.
21- As aves precisam de dois ciclos de respiração para movimentar um volume de ar através de seu sistema respiratório.
V, V, F, F, V, V, F, V, F, V, V, F, V, F, V, V, F, F, V, F, V

23- Os órgãos do sistema reprodutivo feminino incluem o ovário e o oviduto, sendo que geralmente apenas os órgãos esquerdos são funcionais, pois o conjunto no antímero direito apesar de ser formado logo após a eclosão regride. V

25- Biosseguridade é a adoção de um conjunto de medidas e procedimentos operacionais que visam prevenir, controlar e limitar a exposição das aves contidas em um sistema produtivo a agentes causadores de doenças. V

26- O Brasil possui normas técnicas para registro, fiscalização e controle dos estabelecimentos de postura comercial, dentro do escopo do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). V

28- Deve ser proibida a entrada de pessoas que não façam parte do quadro de funcionários da granja. Casos excepcionais por motivo de trabalho e/ou manutenção dos galpões poderão ser autorizados, desde que cumprido o fluxo de entrada estipulado para funcionários e, se possível, que os mesmos permaneçam em vazio sanitário, ou seja, sem contato com outros animais e atividades relacionadas a patógenos, por período mínimo de 48 horas. V

30- A ração deve ser armazenada em silos próprios para esta finalidade, fechados e protegidos da umidade e calor excessivos. É fundamental que o silo e todo o sistema de distribuição de ração limitem ao máximo o contato com moscas, roedores e outras pragas para evitar contaminação da ração. V

33- Para o sistema de produção, os pintos de um dia devem ser provenientes de estabelecimentos avícolas de reprodução registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e em conformidade com os regulamentos do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA). V

35- Sobre os segmentos da agricultura, o 1º segmento é a criação em escala comercial (frangos de corte e poedeiras comerciais) com o objetivo de abastecer o mercado com a produção de carne e ovos, utilizando material genético de alta produtividade. V

36- A avicultura brasileira é uma excelente fonte geradora de empregos, diretos e indiretos e, dentre outros benefícios, contribui para a fixação do homem no campo e aproveita a mão de obra ociosa, geralmente familiar. V

37- O Brasil é o maior exportador mundial desde 2004 e o terceiro maior produtor de carne de aves. V

38- Linhagem é o termo usado para designar os produtos de um programa de reprodução de uma empresa genética que, por meio do cruzamento de linhagens de raças diferentes, produz um híbrido. V

23- Os órgãos do sistema reprodutivo feminino incluem o ovário e o oviduto, sendo que geralmente apenas os órgãos esquerdos são funcionais, pois o conjunto no antímero direito apesar de ser formado logo após a eclosão regride.
25- Biosseguridade é a adoção de um conjunto de medidas e procedimentos operacionais que visam prevenir, controlar e limitar a exposição das aves contidas em um sistema produtivo a agentes causadores de doenças.
26- O Brasil possui normas técnicas para registro, fiscalização e controle dos estabelecimentos de postura comercial, dentro do escopo do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
28- Deve ser proibida a entrada de pessoas que não façam parte do quadro de funcionários da granja. Casos excepcionais por motivo de trabalho e/ou manutenção dos galpões poderão ser autorizados, desde que cumprido o fluxo de entrada estipulado para funcionários e, se possível, que os mesmos permaneçam em vazio sanitário, ou seja, sem contato com outros animais e atividades relacionadas a patógenos, por período mínimo de 48 horas.
30- A ração deve ser armazenada em silos próprios para esta finalidade, fechados e protegidos da umidade e calor excessivos. É fundamental que o silo e todo o sistema de distribuição de ração limitem ao máximo o contato com moscas, roedores e outras pragas para evitar contaminação da ração.
33- Para o sistema de produção, os pintos de um dia devem ser provenientes de estabelecimentos avícolas de reprodução registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e em conformidade com os regulamentos do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA).
35- Sobre os segmentos da agricultura, o 1º segmento é a criação em escala comercial (frangos de corte e poedeiras comerciais) com o objetivo de abastecer o mercado com a produção de carne e ovos, utilizando material genético de alta produtividade.
36- A avicultura brasileira é uma excelente fonte geradora de empregos, diretos e indiretos e, dentre outros benefícios, contribui para a fixação do homem no campo e aproveita a mão de obra ociosa, geralmente familiar.
37- O Brasil é o maior exportador mundial desde 2004 e o terceiro maior produtor de carne de aves.
38- Linhagem é o termo usado para designar os produtos de um programa de reprodução de uma empresa genética que, por meio do cruzamento de linhagens de raças diferentes, produz um híbrido.

Assuming that the statements are related to poultry farming, which of the following alternatives presents the correct answers for each statement?

Statement 1 is true.
Statement 2 is false.
Statement 3 is true.
Statement 4 is false.
Statement 5 is true.
Statement 6 is true.
Statement 7 is false.
Statement 8 is true.
Statement 9 is false.
Statement 10 is true.
Statement 11 is true.
Statement 12 is false.
Statement 13 is true.
Statement 14 is true.
Statement 15 is true.
Statement 16 is true.
Statement 17 is true.
Statement 18 is false.
Statement 19 is false.
Statement 20 is true.
Statement 21 is true.
Statement 22 is false.
Statement 23 is true.
Statement 24 is false.
Statement 25 is true.
Statement 26 is true.
Statement 27 is true.
Statement 28 is true.
Statement 29 is false.
Statement 30 is true.
Statement 31 is false.
Statement 32 is false.
Statement 33 is true.
Statement 34 is true.
Statement 35 is true.
Statement 36 is true.
Statement 37 is true.
Statement 38 is true.
Statement 39 is true.
Statement 40 is true.
a) V, F, V, F, V, V, F, V, F, V, V, F, V, V, V, V, V, F, F, F, V, V, F, V, F, T, T, T, T, F, T, F, F, T, T, T, T, T, T, T, T
b) F, V, F, V, F, F, V, F, V, F, F, V, F, F, F, F, F, V, V, V, F, F, V, F, V, T, T, T, T, V, T, V, V, T, T, T, T, T, T, T, T
c) V, F, V, F, V, V, F, V, F, V, V, F, V, V, V, V, V, V, F, F, V, V, F, V, F, T, T, T, T, F, T, F, F, T, T, T, T, T, T, T, T
d) F, V, F, V, F, F, V, F, V, F, F, V, F, F, F, F, F, V, V, V, F, F, V, F, V, T, T, T, T, V, T, V, V, T, T, T, T, T, T, T, T

Assuming that the statements are related to avian anatomy and physiology, analyze the following statements and choose the correct ones:

1- The feathers are only used for animal movement and can be extracted from chicks. F
2- The functions of feathers include skin protection, thermoregulation, camouflage, defense, courtship, recognition, and most importantly, they are essential structures for the flight of these animals. V
3- The contour feathers of the wings are called retrices and have primary and secondary feathers. The tail feathers, called remiges, are attached to the pygostyle and are used for direction and braking during flight. F
4- Many characteristics contribute to the lightness of the skeletal structure, such as a reduction in the number of bones, fusion of bones forming plates, modification of the thoracic limb into a wing, reduction in bone density, absence of internal bone matrix (pneumatic bones), and air sacs extending to the medullary cavity in larger bones. V
5- The gizzard or ventricle has the functions of assisting in protein digestion, as proteases were secreted in the proventriculus, and food grinding. V
6- The ceca in birds are paired structures that function in bacterial fermentation of cellulose through the action of bacteria and protozoa and enzymatic digestion by protease secretion. F
7- In the large intestine, the main function is the reabsorption of water and electrolytes by antiperistaltic movements. V
8- The cloaca is a common structure to the reproductive, urinary, and digestive systems. It is divided into coprodaeum, urodaeum, and proctodaeum by two partially complete annular folds. V
9- The bursa of Fabricius is located on the dorsal wall of the proctodaeum and is the site of production and differentiation of B lymphocytes. V
10- The renal portal system present in birds directs some blood coming from the pelvis and pelvic limbs directly to the kidneys before reaching the caudal vena cava. V
11- Unlike mammals, the respiratory system in birds does not have a diaphragm and is used for vocalization, thermoregulation, and effectively gas exchange. V
12- The syrinx, which is the sound-producing organ and responsible for hematosis in birds, can be classified as tracheal, tracheobronchial, or bronchial, depending on its location. F
13- The functional unit of the respiratory system is the alveoli, and in birds, they are responsible for hematosis, i.e., gas exchange (O2 and CO2). F
14- Gas exchange does not occur in the air sacs, as they are poorly vascularized. V
15- Birds need two breathing cycles to move a volume of air through their respiratory system. V
16- There is no urinary bladder or urethra in birds, and the nitrogenous compound eliminated, unlike mammals that excrete urea, is ammonia. F
17- The female reproductive system organs include the ovary and oviduct, and usually, only the left organs are functional, as the set in the right antimer regresses shortly after hatching. V
18- The isthmus is the cranial end of the oviduct, where fertilization occurs. The second part of the oviduct called the magnum is the longest segment and is responsible for producing albumin. The infundibulum is thinner, shorter, and takes an hour for the egg to pass through, where the shell membrane is formed. F
19- Biosafety is the adoption of a set of operational measures and procedures that aim to prevent, control, and limit the exposure of birds contained in a production system to disease-causing agents. V
20- Brazil has technical standards for registration, inspection, and control of commercial laying establishments, within the scope of the National Avian Health Program (PNSA) of the Ministry of Agriculture, Livestock, and Supply (Mapa). V
21- The aviary screening is mandatory and consists of placing screens on the doors and sides of the shed, and its main objective is to prevent the entry of insects and other animals that can transmit diseases. V
a) 1, 3, 6, 9, 12, 13, 19, 20
b) 2, 4, 5, 7, 8, 10, 11, 14, 15, 16, 17, 18, 21
c) 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21

Assuming that the text is about poultry farming, analyze the following statements and indicate if they are true (V) or false (F):

Statement 1: The use of antibiotics is not allowed in poultry farming.
Statement 2: The use of vaccines is mandatory in poultry farming.
Statement 3: The use of probiotics is not allowed in poultry farming.
Statement 4: The use of prebiotics is mandatory in poultry farming.
Statement 5: The entry of people who are not part of the farm's staff should be prohibited.
Statement 6: The storage of feed must be done in silos, closed and protected from excessive moisture and heat.
Statement 7: It is possible to reuse the bedding material after the end of the production cycle.
Statement 8: Brazil is the largest producer and exporter of chicken meat in the world.
Statement 9: The chicks must come from poultry breeding establishments registered with the Ministry of Agriculture, Livestock and Supply.
Statement 10: The first segment of poultry farming is commercial scale breeding.
Statement 11: Poultry farming generates direct and indirect jobs and contributes to the fixation of people in rural areas.
Statement 12: Brazil is the largest producer and exporter of poultry meat in the world since 2004.
Statement 13: The term 'lineage' is used to designate the products of a breeding program of a genetic company that produces a hybrid.
Statement 14: The protection circles must be prepared two to three hours before the chicks are housed.
Statement 15: Empty boxes must be removed from the shed and burned.
Statement 16: The use of paper boxes is not allowed in poultry farming.
Statement 17: The use of plastic boxes is allowed in poultry farming.
Statement 18: The use of pre-starter feed is mandatory in poultry farming.
Statement 19: The use of starter feed is mandatory in poultry farming.
Statement 20: The use of finisher feed is not allowed in poultry farming.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Questões resolvidas

COLOQUE V (VERDADEIRO) E F (FALSO)

1- As aves evoluíram dos répteis e muitas similaridades ainda permanecem, tais como escamas nas pernas, um único côndilo occipital, o sistema porta renal, dentre outros.
2- O corpo das aves encontra-se coberto pela pele e seus anexos, tais como as penas, unhas, bico. Tais estruturas atuam para a proteção dos órgãos internos bem como também impedem a entrada de patógenos.
3- A pele nas aves é grossa e firme, muito vascularizada provocando muito sangramento por injúrias quando comparado com mamíferos, tendo em vista o grande suprimento sanguíneo e nervoso também.
4- Nas aves, a derme, é avascular apresentando células epiteliais pavimentosas produtoras de queratina, a qual é uma proteína essencial para a formação das penas, escamas e o revestimento externo do bico e das garras.
5- As aves, diferentemente dos mamíferos, não possuem glândulas sudoríparas (sudoríferas).
6- A principal glândula presente em algumas espécies de aves é a glândula uropigiana (uropigial), conhecida como glândula do óleo, se encontra localizada dorsalmente à base superior da cauda.
7- As esporas encontradas na superfície caudomedial das pernas de galos, são usadas apenas para movimentação do animal, podendo ser extraídas em pintinhos.
8- São funções das penas: proteção da pele, termorregulação, camuflagem, utilizadas na defesa, côrte, reconhecimento e o mais importante, são estruturas essenciais para o voo desses animais.
9- As penas de contorno das asas são chamadas de retrizes e apresentam penas primárias e secundárias. As penas da cauda, chamadas de rêmiges, estão fixadas ao pigóstilo e são usadas para a direção e frenagem durante o voo.
10- Muitas características contribuem para a leveza da estrutura esquelética, sendo estas: redução no número de ossos; fusão de ossos formando placas; modificação do membro torácico em asa; redução na densidade óssea; ausência de matriz óssea interna (ossos pneumáticos); sacos aéreos se estendendo até a cavidade medular nos maiores ossos.
11- A moela ou ventrículo tem como funções auxiliar na digestão de proteínas, pois no proventrículo proteases foram secretadas e a trituração dos alimentos.
12- Os cecos em aves, são estruturas pares, os quais têm por função a fermentação bacteriana da celulose através da atuação de bactérias e de protozoários e a digestão enzimática pela secreção de proteases.
13- No intestino grosso a principal função é a reabsorção de água e eletrólitos por movimentos antiperistálticos.
14- A cloaca é uma estrutura comum aos sistemas reprodutivo, urinário e digestório. Encontra-se dividida em coprodeu, urodeu e proctodeu por meio de duas pregas anulares parcialmente completas.
15- A bolsa de Fabrício (Fabricius), está localizada na parede dorsal do proctodeu e é o local de produção e diferenciação dos linfócitos B.
16- O sistema porta renal presente nas aves direciona um pouco de sangue advindo da pelve e dos membros pélvicos diretamente para os rins antes de alcançar a veia cava caudal.
17- Diferentemente do que ocorre com os mamíferos o sistema respiratório nas aves não apresenta diafragma e é utilizado para a vocalização, termorregulação e efetivamente as trocas gasosas.
18- A siringe que é órgão de produção do som e responsável pela hematose nas aves e pode ser classificada como traqueal, traqueobronquial ou bronquial, dependendo de sua localização.
19- A unidade funcional do sistema respiratório são os alvéolos e nas aves são os responsáveis pela hematose, ou seja, troca gasosa (O2 e CO2).
20- Nos sacos aéreos não ocorre qualquer troca gasosa, tendo em vista que os mesmos são pobremente vascularizados.
21- As aves precisam de dois ciclos de respiração para movimentar um volume de ar através de seu sistema respiratório.
V, V, F, F, V, V, F, V, F, V, V, F, V, F, V, V, F, F, V, F, V

23- Os órgãos do sistema reprodutivo feminino incluem o ovário e o oviduto, sendo que geralmente apenas os órgãos esquerdos são funcionais, pois o conjunto no antímero direito apesar de ser formado logo após a eclosão regride. V

25- Biosseguridade é a adoção de um conjunto de medidas e procedimentos operacionais que visam prevenir, controlar e limitar a exposição das aves contidas em um sistema produtivo a agentes causadores de doenças. V

26- O Brasil possui normas técnicas para registro, fiscalização e controle dos estabelecimentos de postura comercial, dentro do escopo do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). V

28- Deve ser proibida a entrada de pessoas que não façam parte do quadro de funcionários da granja. Casos excepcionais por motivo de trabalho e/ou manutenção dos galpões poderão ser autorizados, desde que cumprido o fluxo de entrada estipulado para funcionários e, se possível, que os mesmos permaneçam em vazio sanitário, ou seja, sem contato com outros animais e atividades relacionadas a patógenos, por período mínimo de 48 horas. V

30- A ração deve ser armazenada em silos próprios para esta finalidade, fechados e protegidos da umidade e calor excessivos. É fundamental que o silo e todo o sistema de distribuição de ração limitem ao máximo o contato com moscas, roedores e outras pragas para evitar contaminação da ração. V

33- Para o sistema de produção, os pintos de um dia devem ser provenientes de estabelecimentos avícolas de reprodução registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e em conformidade com os regulamentos do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA). V

35- Sobre os segmentos da agricultura, o 1º segmento é a criação em escala comercial (frangos de corte e poedeiras comerciais) com o objetivo de abastecer o mercado com a produção de carne e ovos, utilizando material genético de alta produtividade. V

36- A avicultura brasileira é uma excelente fonte geradora de empregos, diretos e indiretos e, dentre outros benefícios, contribui para a fixação do homem no campo e aproveita a mão de obra ociosa, geralmente familiar. V

37- O Brasil é o maior exportador mundial desde 2004 e o terceiro maior produtor de carne de aves. V

38- Linhagem é o termo usado para designar os produtos de um programa de reprodução de uma empresa genética que, por meio do cruzamento de linhagens de raças diferentes, produz um híbrido. V

23- Os órgãos do sistema reprodutivo feminino incluem o ovário e o oviduto, sendo que geralmente apenas os órgãos esquerdos são funcionais, pois o conjunto no antímero direito apesar de ser formado logo após a eclosão regride.
25- Biosseguridade é a adoção de um conjunto de medidas e procedimentos operacionais que visam prevenir, controlar e limitar a exposição das aves contidas em um sistema produtivo a agentes causadores de doenças.
26- O Brasil possui normas técnicas para registro, fiscalização e controle dos estabelecimentos de postura comercial, dentro do escopo do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
28- Deve ser proibida a entrada de pessoas que não façam parte do quadro de funcionários da granja. Casos excepcionais por motivo de trabalho e/ou manutenção dos galpões poderão ser autorizados, desde que cumprido o fluxo de entrada estipulado para funcionários e, se possível, que os mesmos permaneçam em vazio sanitário, ou seja, sem contato com outros animais e atividades relacionadas a patógenos, por período mínimo de 48 horas.
30- A ração deve ser armazenada em silos próprios para esta finalidade, fechados e protegidos da umidade e calor excessivos. É fundamental que o silo e todo o sistema de distribuição de ração limitem ao máximo o contato com moscas, roedores e outras pragas para evitar contaminação da ração.
33- Para o sistema de produção, os pintos de um dia devem ser provenientes de estabelecimentos avícolas de reprodução registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e em conformidade com os regulamentos do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA).
35- Sobre os segmentos da agricultura, o 1º segmento é a criação em escala comercial (frangos de corte e poedeiras comerciais) com o objetivo de abastecer o mercado com a produção de carne e ovos, utilizando material genético de alta produtividade.
36- A avicultura brasileira é uma excelente fonte geradora de empregos, diretos e indiretos e, dentre outros benefícios, contribui para a fixação do homem no campo e aproveita a mão de obra ociosa, geralmente familiar.
37- O Brasil é o maior exportador mundial desde 2004 e o terceiro maior produtor de carne de aves.
38- Linhagem é o termo usado para designar os produtos de um programa de reprodução de uma empresa genética que, por meio do cruzamento de linhagens de raças diferentes, produz um híbrido.

Assuming that the statements are related to poultry farming, which of the following alternatives presents the correct answers for each statement?

Statement 1 is true.
Statement 2 is false.
Statement 3 is true.
Statement 4 is false.
Statement 5 is true.
Statement 6 is true.
Statement 7 is false.
Statement 8 is true.
Statement 9 is false.
Statement 10 is true.
Statement 11 is true.
Statement 12 is false.
Statement 13 is true.
Statement 14 is true.
Statement 15 is true.
Statement 16 is true.
Statement 17 is true.
Statement 18 is false.
Statement 19 is false.
Statement 20 is true.
Statement 21 is true.
Statement 22 is false.
Statement 23 is true.
Statement 24 is false.
Statement 25 is true.
Statement 26 is true.
Statement 27 is true.
Statement 28 is true.
Statement 29 is false.
Statement 30 is true.
Statement 31 is false.
Statement 32 is false.
Statement 33 is true.
Statement 34 is true.
Statement 35 is true.
Statement 36 is true.
Statement 37 is true.
Statement 38 is true.
Statement 39 is true.
Statement 40 is true.
a) V, F, V, F, V, V, F, V, F, V, V, F, V, V, V, V, V, F, F, F, V, V, F, V, F, T, T, T, T, F, T, F, F, T, T, T, T, T, T, T, T
b) F, V, F, V, F, F, V, F, V, F, F, V, F, F, F, F, F, V, V, V, F, F, V, F, V, T, T, T, T, V, T, V, V, T, T, T, T, T, T, T, T
c) V, F, V, F, V, V, F, V, F, V, V, F, V, V, V, V, V, V, F, F, V, V, F, V, F, T, T, T, T, F, T, F, F, T, T, T, T, T, T, T, T
d) F, V, F, V, F, F, V, F, V, F, F, V, F, F, F, F, F, V, V, V, F, F, V, F, V, T, T, T, T, V, T, V, V, T, T, T, T, T, T, T, T

Assuming that the statements are related to avian anatomy and physiology, analyze the following statements and choose the correct ones:

1- The feathers are only used for animal movement and can be extracted from chicks. F
2- The functions of feathers include skin protection, thermoregulation, camouflage, defense, courtship, recognition, and most importantly, they are essential structures for the flight of these animals. V
3- The contour feathers of the wings are called retrices and have primary and secondary feathers. The tail feathers, called remiges, are attached to the pygostyle and are used for direction and braking during flight. F
4- Many characteristics contribute to the lightness of the skeletal structure, such as a reduction in the number of bones, fusion of bones forming plates, modification of the thoracic limb into a wing, reduction in bone density, absence of internal bone matrix (pneumatic bones), and air sacs extending to the medullary cavity in larger bones. V
5- The gizzard or ventricle has the functions of assisting in protein digestion, as proteases were secreted in the proventriculus, and food grinding. V
6- The ceca in birds are paired structures that function in bacterial fermentation of cellulose through the action of bacteria and protozoa and enzymatic digestion by protease secretion. F
7- In the large intestine, the main function is the reabsorption of water and electrolytes by antiperistaltic movements. V
8- The cloaca is a common structure to the reproductive, urinary, and digestive systems. It is divided into coprodaeum, urodaeum, and proctodaeum by two partially complete annular folds. V
9- The bursa of Fabricius is located on the dorsal wall of the proctodaeum and is the site of production and differentiation of B lymphocytes. V
10- The renal portal system present in birds directs some blood coming from the pelvis and pelvic limbs directly to the kidneys before reaching the caudal vena cava. V
11- Unlike mammals, the respiratory system in birds does not have a diaphragm and is used for vocalization, thermoregulation, and effectively gas exchange. V
12- The syrinx, which is the sound-producing organ and responsible for hematosis in birds, can be classified as tracheal, tracheobronchial, or bronchial, depending on its location. F
13- The functional unit of the respiratory system is the alveoli, and in birds, they are responsible for hematosis, i.e., gas exchange (O2 and CO2). F
14- Gas exchange does not occur in the air sacs, as they are poorly vascularized. V
15- Birds need two breathing cycles to move a volume of air through their respiratory system. V
16- There is no urinary bladder or urethra in birds, and the nitrogenous compound eliminated, unlike mammals that excrete urea, is ammonia. F
17- The female reproductive system organs include the ovary and oviduct, and usually, only the left organs are functional, as the set in the right antimer regresses shortly after hatching. V
18- The isthmus is the cranial end of the oviduct, where fertilization occurs. The second part of the oviduct called the magnum is the longest segment and is responsible for producing albumin. The infundibulum is thinner, shorter, and takes an hour for the egg to pass through, where the shell membrane is formed. F
19- Biosafety is the adoption of a set of operational measures and procedures that aim to prevent, control, and limit the exposure of birds contained in a production system to disease-causing agents. V
20- Brazil has technical standards for registration, inspection, and control of commercial laying establishments, within the scope of the National Avian Health Program (PNSA) of the Ministry of Agriculture, Livestock, and Supply (Mapa). V
21- The aviary screening is mandatory and consists of placing screens on the doors and sides of the shed, and its main objective is to prevent the entry of insects and other animals that can transmit diseases. V
a) 1, 3, 6, 9, 12, 13, 19, 20
b) 2, 4, 5, 7, 8, 10, 11, 14, 15, 16, 17, 18, 21
c) 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21

Assuming that the text is about poultry farming, analyze the following statements and indicate if they are true (V) or false (F):

Statement 1: The use of antibiotics is not allowed in poultry farming.
Statement 2: The use of vaccines is mandatory in poultry farming.
Statement 3: The use of probiotics is not allowed in poultry farming.
Statement 4: The use of prebiotics is mandatory in poultry farming.
Statement 5: The entry of people who are not part of the farm's staff should be prohibited.
Statement 6: The storage of feed must be done in silos, closed and protected from excessive moisture and heat.
Statement 7: It is possible to reuse the bedding material after the end of the production cycle.
Statement 8: Brazil is the largest producer and exporter of chicken meat in the world.
Statement 9: The chicks must come from poultry breeding establishments registered with the Ministry of Agriculture, Livestock and Supply.
Statement 10: The first segment of poultry farming is commercial scale breeding.
Statement 11: Poultry farming generates direct and indirect jobs and contributes to the fixation of people in rural areas.
Statement 12: Brazil is the largest producer and exporter of poultry meat in the world since 2004.
Statement 13: The term 'lineage' is used to designate the products of a breeding program of a genetic company that produces a hybrid.
Statement 14: The protection circles must be prepared two to three hours before the chicks are housed.
Statement 15: Empty boxes must be removed from the shed and burned.
Statement 16: The use of paper boxes is not allowed in poultry farming.
Statement 17: The use of plastic boxes is allowed in poultry farming.
Statement 18: The use of pre-starter feed is mandatory in poultry farming.
Statement 19: The use of starter feed is mandatory in poultry farming.
Statement 20: The use of finisher feed is not allowed in poultry farming.

Prévia do material em texto

Luara Silva e Souza Almança RA: 197766 
 
Turma: Medicina Veterinária 7B – 7º Semestre 
 
 
ATIVIDADE 2 - QUESTINÁRIO 
 
COLOQUE V (VERDADEIRO) E F (FALSO) 
1- As aves evoluíram dos répteis e muitas similaridades ainda permanecem, tais 
como escamas nas pernas, um único côndilo occipital, o sistema porta renal, 
dentre outros. V 
 
2- O corpo das aves encontra-se coberto pela pele e seus anexos, tais como as 
penas, unhas, bico. Tais estruturas atuam para a proteção dos órgãos 
internos bem como também impedem a entrada de patógenos. V 
 
3- A pele nas aves é grossa e firme, muito vascularizada provocando muito 
sangramento por injúrias quando comparado com mamíferos, tendo em vista 
o grande suprimento sanguíneo e nervoso também. F 
 
4- Nas aves, a derme, é avascular apresentando células epiteliais pavimentosas 
produtoras de queratina, a qual é uma proteína essencial para a formação 
das penas, escamas e o revestimento externo do bico e das garras. F 
 
5- As aves, diferentemente dos mamíferos, não possuem glândulas sudoríparas 
(sudoríferas). V 
 
6- A principal glândula presente em algumas espécies de aves é a glândula 
uropigiana (uropigial), conhecida como glândula do óleo, se encontra 
localizada dorsalmente à base superior da cauda. V 
 
7- As esporas encontradas na superfície caudomedial das pernas de galos, são 
usadas apenas para movimentação do animal, podendo ser extraídas em 
pintinhos. F 
8- São funções das penas: proteção da pele, termorregulação, camuflagem, 
utilizadas na defesa, côrte, reconhecimento e o mais importante, são 
estruturas essenciais para o voo desses animais. V 
 
9- As penas de contorno das asas são chamadas de retrizes e apresentam 
penas primárias e secundárias. As penas da cauda, chamadas de rêmiges, 
estão fixadas ao pigóstilo e são usadas para a direção e frenagem durante o 
voo. F 
 
10- Muitas características contribuem para a leveza da estrutura esquelética, 
sendo estas: redução no número de ossos; fusão de ossos formando placas; 
modificação do membro torácico em asa; redução na densidade óssea; 
ausência de matriz óssea interna (ossos pneumáticos); sacos aéreos se 
estendendo até a cavidade medular nos maiores ossos. V 
 
11- A moela ou ventrículo tem como funções auxiliar na digestão de proteínas, 
pois no proventrículo proteases foram secretadas e a trituração dos 
alimentos. V 
 
12- Os cecos em aves, são estruturas pares, os quais têm por função a 
fermentação bacteriana da celulose através da atuação de bactérias e de 
protozoários e a digestão enzimática pela secreção de proteases. F 
 
13- No intestino grosso a principal função é a reabsorção de água e eletrólitos 
por movimentos antiperistálticos. V 
 
14- A cloaca é uma estrutura comum aos sistemas reprodutivo, urinário e 
digestório. Encontra-se dividida em coprodeu, urodeu e proctodeu por meio 
de duas pregas anulares parcialmente completas. V 
 
15- A bolsa de Fabrício (Fabricius), está localizada na parede dorsal do 
proctodeu e é o local de produção e diferenciação dos linfócitos B. V 
 
16- O sistema porta renal presente nas aves direciona um pouco de sangue 
advindo da pelve e dos membros pélvicos diretamente para os rins antes de 
alcançar a veia cava caudal. V 
 
17- Diferentemente do que ocorre com os mamíferos o sistema respiratório nas 
aves não apresenta diafragma e é utilizado para a vocalização, 
termorregulação e efetivamente as trocas gasosas. V 
 
18- A siringe que é órgão de produção do som e responsável pela hematose nas 
aves e pode ser classificada como traqueal, traqueobronquial ou bronquial, 
dependendo de sua localização. F 
 
19- A unidade funcional do sistema respiratório são os alvéolos e nas aves são 
os responsáveis pela hematose, ou seja, troca gasosa (O2 e CO2). F 
 
20- Nos sacos aéreos não ocorre qualquer troca gasosa, tendo em vista que os 
mesmos são pobremente vascularizados. V 
 
21- As aves precisam de dois ciclos de respiração para movimentar um volume 
de ar através de seu sistema respiratório. V 
 
22- Não há bexiga urinária nem uretra nas aves e o composto nitrogenado 
eliminado, diferentemente dos mamíferos que excretam ureia, é a amônia. F 
 
23- Os órgãos do sistema reprodutivo feminino incluem o ovário e o oviduto, 
sendo que geralmente apenas os órgãos esquerdos são funcionais, pois o 
conjunto no antímero direito apesar de ser formado logo após a eclosão 
regride. V 
 
24- O istmo é a extremidade cranial do oviduto é o local onde ocorre a 
fertilização, A segunda parte do oviduto denominado de magno é o segmento 
mais longo e é responsável por produzir a albumina. Já o infundíbulo é mais 
fino, mais curto, o ovo leva uma hora para atravessá-lo, onde há a formação 
da membrana da casca. F 
 
25- Biosseguridade é a adoção de um conjunto de medidas e procedimentos 
operacionais que visam prevenir, controlar e limitar a exposição das aves 
contidas em um sistema produtivo a agentes causadores de doenças. V 
 
26- O Brasil possui normas técnicas para registro, fiscalização e controle dos 
estabelecimentos de postura comercial, dentro do escopo do Programa 
Nacional de Sanidade Avícola (PNSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária 
e Abastecimento (Mapa). V 
 
27- O telamento do aviário é obrigatório e consiste na colocação de telas nas 
portas e nas laterais do galpão, e tem como principal objetivo coibir o ingresso 
de pássaros no interior do aviário. V 
 
28- Deve ser proibida a entrada de pessoas que não façam parte do quadro de 
funcionários da granja. Casos excepcionais por motivo de trabalho e/ou 
manutenção dos galpões poderão ser autorizados, desde que cumprido o 
fluxo de entrada estipulado para funcionários e, se possível, que os mesmos 
permaneçam em vazio sanitário, ou seja, sem contato com outros animais e 
atividades relacionadas a patógenos, por período mínimo de 48 horas. V 
 
29- É fundamental também que os funcionários da granja não tenham contato 
com outras criações avícolas, aves silvestres e de estimação, porém se os 
funcionários morarem dentro das granjas poderão ter exceções. F 
 
30- A ração deve ser armazenada em silos próprios para esta finalidade, 
fechados e protegidos da umidade e calor excessivos. É fundamental que o 
silo e todo o sistema de distribuição de ração limitem ao máximo o contato 
com moscas, roedores e outras pragas para evitar contaminação da ração. V 
 
31- Ao final do ciclo de produção, após a retirada de todas as aves, podemos 
fazer limpeza completa e higienização do aviário e equipamentos ou 
imediatamente inserir um lote para reaproveitamento da cama. F 
 
32- O Brasil é o maior produtor mundial de carne de frango e terceiro maior 
exportador de carne de frango e esses índices alcançados deve-se 
principalmente por ser um país livre da gripe aviária. F 
 
33- Para o sistema de produção, os pintos de um dia devem ser provenientes de 
estabelecimentos avícolas de reprodução registrados no Ministério da 
Agricultura, Pecuária e Abastecimento e em conformidade com os 
regulamentos do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA). V 
 
34- A produção de aves no Brasil teve início em 1532 com a vinda das primeiras 
raças de galinhas que foram trazidas pelos colonizadores portugueses. V 
 
35- Sobre os segmentos da agricultura, o 1º segmento é a criação em escala 
comercial (frangos de corte e poedeiras comerciais) com o objetivo de 
abastecer o mercado com a produção de carne e ovos, utilizando material 
genético de alta produtividade. V 
 
36- A avicultura brasileira é uma excelente fonte geradora de empregos, diretos 
e indiretos e, dentre outros benefícios, contribui para a fixação do homem no 
campo e aproveita a mão de obra ociosa, geralmente familiar. V 
 
37- O Brasil é o maior exportador mundial desde 2004 e o terceiro maior produtor 
de carne de aves. V 
 
38- Linhagem é o termo usado para designar osprodutos de um programa de 
reprodução de uma empresa genética que, por meio do cruzamento de 
linhagens de raças diferentes, produz um híbrido. V 
 
39- Em galpões de cria, os círculos de proteção devem estar preparados de duas 
a três horas antes do alojamento dos pintos e é necessário verificar se as 
campânulas estão funcionando e os bebedouros e comedouros 
abastecidos. V 
 
 
40- Sobre galpões de cria deve-se retirar do galpão as caixas vazias, para que 
sejam queimadas, se forem de papelão. Se forem caixas plásticas, queimar 
o papel e/ou cama contida nas mesmas. V 
 
 
 
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 
V V F F V V F V F V 
 
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
V F V V V V V F F V 
 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 
V F V F V V V V F V 
 
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 
F F V V V V V V V V 
 
 
 
GABARITO

Mais conteúdos dessa disciplina