Logo Passei Direto
Buscar

Prejuízos do alcoolismo na gestação e Síndrome Alcoólica Fetal

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Para Ramalho e Santos (2015), o alcoolismo é um problema altamente preocupante, que gera malefícios à mulher grávida e ao bebê que está gerando. Trata-se da Síndrome Alcoólica Fetal. A ingestão de álcool durante a gestação pode acarretar danos irreversíveis ao feto, em termos cognitivos, comportamentais e de aprendizagem. A Síndrome Alcoólica Fetal é uma das principais causadoras de atraso mental. Desse modo, é imprescindível que o diagnóstico seja feito o quanto antes, para reduzir as chances de morbimortalidade das crianças atingidas, e possibilitar sua melhor integração na sociedade. Mesmo sabendo que a Síndrome Alcoólica Fetal não tem cura, devem proporcionar a estas crianças todos os recursos necessários para suprir as dificuldades, quer sejam acadêmicas, familiares, sociais e ambientais, garantindo-lhes uma vida menos sofrida no futuro (RAMALHO; SANTOS, 2015).
No que tange ao desempenho escolar da criança que foi afetada pelo consumo exagerado do álcool durante a gravidez, quais são os prejuízos que se destacam?
A Dificuldades em compreender conceitos relativos aos números ou cálculos. Déficit nas funções básicas necessárias para o êxito em matemática.
B Incapacidade de leitura, baixo desempenho escolar, dificuldade de controlar impulsos, raciocínio abstrato precário, dificuldades de memória e juízo.
C Agressividade, rebeldia e ira. O rendimento escolar fica prejudicado, pois o foco da criança está em descarregar sua raiva em vez de aprender.
D Preguiça, desatenção, desconcentração, desânimo, sonolência. Assim, a criança deixa de realizar boa parte das atividades escolares propostas.

"As manifestações clínicas da DM variam, com alguns casos de doença leve, mas a manifestação mais comum é a síndrome séptica e/ou meningite" (BRANCO; AMORETTI; TASKER, 2007, p. S47).
Acerca da meningite, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Sintoma. II- Sequela.
( ) Febre alta que começa abruptamente, repentinamente.
( ) Surdez, perda da visão, perda de memória.
( ) Manchas avermelhadas ou arroxeadas na pele ou mesmo hematomas.
( ) Perda involuntária da urina pela uretra, problemas nos rins.
( ) Dor de cabeça intensa e contínua, rigidez de nuca.
A II - II - I - I - II.
B I - I - II - II - I.
C II - I - II - I - II.
D I - II - I - II - I.

"Os pais precisam ser cuidados, para cuidarem dos filhos, no momento do diagnóstico e em todo o percurso de assistência às pessoas com TEA [transtorno do espectro autista]" (AGUIAR; PONDE, 2020, p. 1).
Tendo em mente a sintomatologia do TEA, analise as sentenças que seguem:
I- Demonstrar insistência em se aproximar das pessoas, inclusive em tocar nelas.
II- Apresentar comportamentos semelhantes aos das pessoas com surdez.
III- Rodopiar determinadas coisas materiais de forma incomum, esquisita.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I e II estão corretas.

O instituto NeuroSaber tem por missão: "Capacitar pais, professores e profissionais para que sejam instrumentos de potencialização do desenvolvimento das crianças e adolescentes".
De acordo com o neurologista Clay Brites da NeuroSaber, existem dois tipos de TDAH. Com base nesses tipos, assinale a alternativa CORRETA:
A Impulsivo e agitado.
B Leve e gravíssimo.
C Genético e hereditário.
D Desatento e combinado.

Comparada às deficiências motoras, sensoriais e de comunicação, a deficiência intelectual encontra-se em situação peculiar, tanto devido à invisibilidade inerente ao indivíduo não sindrômico, como pelas representações sociais dominantes que, ao passo que atribuem à pessoa com deficiência intelectual uma cognição infantil, contribuem para lhes excluir do direito a uma vida adulta autônoma e cidadã (DIAS; OLIVEIRA, 2013). É por esses motivos que os pais de crianças com deficiência intelectual precisam receber orientação específica.
Sobre a orientação a esses pais, analise as sentenças a seguir:
I- Procure saber mais sobre deficiência intelectual: outros pais, professores e técnicos poderão ajudar. Fale com outros pais que tenham filhos com deficiência intelectual: os pais podem partilhar conselhos práticos e apoio emocional.
II- Elogie o seu filho sempre que ele conseguir resolver um problema. Lembre de elogiar também quando ele se limita a observar a forma como se pode resolver a tarefa: ele também realizou algo importante, esteve consigo para que as coisas corram melhor no futuro.
III- Procure oportunidades na sua comunidade para que ele possa participar em atividades sociais, por exemplo: escoteiros, os clubes, atividades de desporto. Isso o ajudará a desenvolver competências sociais e a divertir-se.
A Somente a sentença I está correta.
B Somente a sentença II está correta.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I, II e III estão corretas.

"A obesidade é uma comorbidade altamente prevalente em casos graves de COVID-19 em crianças e adolescentes e o isolamento social pode levar ao aumento do acúmulo de gordura. Tecido adiposo excessivo, déficit de massa magra, resistência à insulina, dislipidemia, hipertensão, altos níveis de citocinas pró-inflamatórias e baixa ingestão de nutrientes essenciais são fatores que comprometem o funcionamento dos órgãos e sistemas no indivíduo obeso" (NOGUEIRA-DE-ALMEIDA et al., 2020, p. 547).
Com base nas comorbidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Comorbidades são condições que se associam a outras condições relativas ao estado de saúde do paciente.
( ) São condições que coexistem, por isso é ideal que o médico esteja atento a elas.
( ) A comorbidade nunca é mais séria do que o primeiro transtorno diagnosticado.
( ) São condições que costumam aparecer unidas, uma com a outra, e os médicos costumam saber quais são as mais frequentes.
A F - V - F - F.
B F - F - V - V.
C V - V - F - V.
D V - F - V - F.

Daniel Radcliffe afirmou ter enfrentado o TOC, vejamos um trecho do depoimento dele: "Eu tinha que repetir cada frase que eu dizia baixinho [...]. Isso não significa que você está louco ou fraco. Sinto que estou perdendo este costume", afirmou o eterno Harry Potter.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Já que o TOC acomete pessoas a partir da adolescência, as crianças estão livres de experimentá-lo pelo menos até a chegada da puberdade.
II- Em boa parte dos casos, as pessoas com TOC fazem rituais de contagens, ou, evitam pisar na fuga entre os pisos do chão.
III- O tratamento costuma ser feito associado com a psicoterapia, e o paciente aprende a não criar novas manias, a não começar novos rituais.
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

Goncalves e Crenitte (2014) fizeram um estudo com o intuito de investigar as concepções de professoras de ensino fundamental sobre as Dificuldades Escolares, o Distúrbio de Aprendizagem e a Dislexia. Com base nesse estudo, puderam observar que as professoras possuem carência em seu repertório conceitual no que se refere às Dificuldades Escolares, os Transtornos de Aprendizagem e a Dislexia, e, portanto, precisam de orientação com relação ao trabalho efetivo com esses alunos.
Sobre a dislexia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A dislexia é um distúrbio da aprendizagem que tem como principal sintoma a dificuldade de realizar leitura, escrita e compreensão.
( ) Crianças disléxicas demonstram falta de maturidade, reduzida capacidade de interação social, linha de pensamento muito específica e dificuldade de adaptação.
( ) Perversidade, credulidade excessiva, comprometimento da capacidade de julgamento e capacidade de cometer crimes impulsivos são os principais sintomas da dislexia.
( ) Muitas vezes é possível observar que a escrita e os desenhos realizados pelas crianças com dislexia são invertidos (ao invés de desenharem da esquerda para a direita, desenham da direita para a esquerda).
A V - V - V - F.
B F - V - V - F.
C V - F - F - V.
D F - F - F - F.

De vez em quando é provável que no começo do processo diagnóstico, o profissional de saúde fique em dúvida se a criança que está no consultório dele está apresentando transtorno misto das habilidades escolares, ou alguma síndrome genética ou, ainda, o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
Com base no transtorno misto de habilidades escolares, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O transtorno misto de habilidades escolares é uma comorbidade frequente da deficiência intelectual.
( ) Está relacionado com várias dificuldades e diferentes características que o estudante apresenta no processo de aprendizagem.
( ) O aluno revela simultaneamente dificuldades acentuadas tanto com cálculos, quanto com leitura e escrita (ortografia).
( ) Crianças que precisam faltar nas aulas diversas vezes por semana por motivo de trabalho infantil, são mais propensas a ter esse transtorno.
A V - F - V - F.
B F - V - V - F.
C F - V - F - V.
D V - F - F - V.

"O tratamento do TDAH deve ser realizado por meio de intervenções multidisciplinares. Essas intervenções devem envolver abordagens psicossociais e psicofarmacológicas (dependendo do grau de apresentação dos sintomas)" (MISSAWA; ROSSETTI, 2014, p. 84).
Acerca do TDAH, analise as afirmativas a seguir:
I- Para que uma pessoa seja diagnosticada com TDAH, ela deve apresentar necessariamente a hiperatividade.
II- Uma pessoa pode ter TDAH e não demonstrar hiperatividade, e sim, dificuldade de atenção.
III- Em alguns casos, a pessoa com TDAH não revela hiperatividade, mas dá indícios de impulsividade.
IV- O diagnóstico de TDAH requer obrigatoriamente que ela mostre sintomas desses três aspectos: dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade.
A Somente a afirmativa I está correta.
B As afirmativas I e IV estão corretas.
C Somente a afirmativa II está correta.
D As afirmativas II e III estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Para Ramalho e Santos (2015), o alcoolismo é um problema altamente preocupante, que gera malefícios à mulher grávida e ao bebê que está gerando. Trata-se da Síndrome Alcoólica Fetal. A ingestão de álcool durante a gestação pode acarretar danos irreversíveis ao feto, em termos cognitivos, comportamentais e de aprendizagem. A Síndrome Alcoólica Fetal é uma das principais causadoras de atraso mental. Desse modo, é imprescindível que o diagnóstico seja feito o quanto antes, para reduzir as chances de morbimortalidade das crianças atingidas, e possibilitar sua melhor integração na sociedade. Mesmo sabendo que a Síndrome Alcoólica Fetal não tem cura, devem proporcionar a estas crianças todos os recursos necessários para suprir as dificuldades, quer sejam acadêmicas, familiares, sociais e ambientais, garantindo-lhes uma vida menos sofrida no futuro (RAMALHO; SANTOS, 2015).
No que tange ao desempenho escolar da criança que foi afetada pelo consumo exagerado do álcool durante a gravidez, quais são os prejuízos que se destacam?
A Dificuldades em compreender conceitos relativos aos números ou cálculos. Déficit nas funções básicas necessárias para o êxito em matemática.
B Incapacidade de leitura, baixo desempenho escolar, dificuldade de controlar impulsos, raciocínio abstrato precário, dificuldades de memória e juízo.
C Agressividade, rebeldia e ira. O rendimento escolar fica prejudicado, pois o foco da criança está em descarregar sua raiva em vez de aprender.
D Preguiça, desatenção, desconcentração, desânimo, sonolência. Assim, a criança deixa de realizar boa parte das atividades escolares propostas.

"As manifestações clínicas da DM variam, com alguns casos de doença leve, mas a manifestação mais comum é a síndrome séptica e/ou meningite" (BRANCO; AMORETTI; TASKER, 2007, p. S47).
Acerca da meningite, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Sintoma. II- Sequela.
( ) Febre alta que começa abruptamente, repentinamente.
( ) Surdez, perda da visão, perda de memória.
( ) Manchas avermelhadas ou arroxeadas na pele ou mesmo hematomas.
( ) Perda involuntária da urina pela uretra, problemas nos rins.
( ) Dor de cabeça intensa e contínua, rigidez de nuca.
A II - II - I - I - II.
B I - I - II - II - I.
C II - I - II - I - II.
D I - II - I - II - I.

"Os pais precisam ser cuidados, para cuidarem dos filhos, no momento do diagnóstico e em todo o percurso de assistência às pessoas com TEA [transtorno do espectro autista]" (AGUIAR; PONDE, 2020, p. 1).
Tendo em mente a sintomatologia do TEA, analise as sentenças que seguem:
I- Demonstrar insistência em se aproximar das pessoas, inclusive em tocar nelas.
II- Apresentar comportamentos semelhantes aos das pessoas com surdez.
III- Rodopiar determinadas coisas materiais de forma incomum, esquisita.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I e II estão corretas.

O instituto NeuroSaber tem por missão: "Capacitar pais, professores e profissionais para que sejam instrumentos de potencialização do desenvolvimento das crianças e adolescentes".
De acordo com o neurologista Clay Brites da NeuroSaber, existem dois tipos de TDAH. Com base nesses tipos, assinale a alternativa CORRETA:
A Impulsivo e agitado.
B Leve e gravíssimo.
C Genético e hereditário.
D Desatento e combinado.

Comparada às deficiências motoras, sensoriais e de comunicação, a deficiência intelectual encontra-se em situação peculiar, tanto devido à invisibilidade inerente ao indivíduo não sindrômico, como pelas representações sociais dominantes que, ao passo que atribuem à pessoa com deficiência intelectual uma cognição infantil, contribuem para lhes excluir do direito a uma vida adulta autônoma e cidadã (DIAS; OLIVEIRA, 2013). É por esses motivos que os pais de crianças com deficiência intelectual precisam receber orientação específica.
Sobre a orientação a esses pais, analise as sentenças a seguir:
I- Procure saber mais sobre deficiência intelectual: outros pais, professores e técnicos poderão ajudar. Fale com outros pais que tenham filhos com deficiência intelectual: os pais podem partilhar conselhos práticos e apoio emocional.
II- Elogie o seu filho sempre que ele conseguir resolver um problema. Lembre de elogiar também quando ele se limita a observar a forma como se pode resolver a tarefa: ele também realizou algo importante, esteve consigo para que as coisas corram melhor no futuro.
III- Procure oportunidades na sua comunidade para que ele possa participar em atividades sociais, por exemplo: escoteiros, os clubes, atividades de desporto. Isso o ajudará a desenvolver competências sociais e a divertir-se.
A Somente a sentença I está correta.
B Somente a sentença II está correta.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I, II e III estão corretas.

"A obesidade é uma comorbidade altamente prevalente em casos graves de COVID-19 em crianças e adolescentes e o isolamento social pode levar ao aumento do acúmulo de gordura. Tecido adiposo excessivo, déficit de massa magra, resistência à insulina, dislipidemia, hipertensão, altos níveis de citocinas pró-inflamatórias e baixa ingestão de nutrientes essenciais são fatores que comprometem o funcionamento dos órgãos e sistemas no indivíduo obeso" (NOGUEIRA-DE-ALMEIDA et al., 2020, p. 547).
Com base nas comorbidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Comorbidades são condições que se associam a outras condições relativas ao estado de saúde do paciente.
( ) São condições que coexistem, por isso é ideal que o médico esteja atento a elas.
( ) A comorbidade nunca é mais séria do que o primeiro transtorno diagnosticado.
( ) São condições que costumam aparecer unidas, uma com a outra, e os médicos costumam saber quais são as mais frequentes.
A F - V - F - F.
B F - F - V - V.
C V - V - F - V.
D V - F - V - F.

Daniel Radcliffe afirmou ter enfrentado o TOC, vejamos um trecho do depoimento dele: "Eu tinha que repetir cada frase que eu dizia baixinho [...]. Isso não significa que você está louco ou fraco. Sinto que estou perdendo este costume", afirmou o eterno Harry Potter.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Já que o TOC acomete pessoas a partir da adolescência, as crianças estão livres de experimentá-lo pelo menos até a chegada da puberdade.
II- Em boa parte dos casos, as pessoas com TOC fazem rituais de contagens, ou, evitam pisar na fuga entre os pisos do chão.
III- O tratamento costuma ser feito associado com a psicoterapia, e o paciente aprende a não criar novas manias, a não começar novos rituais.
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

Goncalves e Crenitte (2014) fizeram um estudo com o intuito de investigar as concepções de professoras de ensino fundamental sobre as Dificuldades Escolares, o Distúrbio de Aprendizagem e a Dislexia. Com base nesse estudo, puderam observar que as professoras possuem carência em seu repertório conceitual no que se refere às Dificuldades Escolares, os Transtornos de Aprendizagem e a Dislexia, e, portanto, precisam de orientação com relação ao trabalho efetivo com esses alunos.
Sobre a dislexia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A dislexia é um distúrbio da aprendizagem que tem como principal sintoma a dificuldade de realizar leitura, escrita e compreensão.
( ) Crianças disléxicas demonstram falta de maturidade, reduzida capacidade de interação social, linha de pensamento muito específica e dificuldade de adaptação.
( ) Perversidade, credulidade excessiva, comprometimento da capacidade de julgamento e capacidade de cometer crimes impulsivos são os principais sintomas da dislexia.
( ) Muitas vezes é possível observar que a escrita e os desenhos realizados pelas crianças com dislexia são invertidos (ao invés de desenharem da esquerda para a direita, desenham da direita para a esquerda).
A V - V - V - F.
B F - V - V - F.
C V - F - F - V.
D F - F - F - F.

De vez em quando é provável que no começo do processo diagnóstico, o profissional de saúde fique em dúvida se a criança que está no consultório dele está apresentando transtorno misto das habilidades escolares, ou alguma síndrome genética ou, ainda, o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
Com base no transtorno misto de habilidades escolares, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O transtorno misto de habilidades escolares é uma comorbidade frequente da deficiência intelectual.
( ) Está relacionado com várias dificuldades e diferentes características que o estudante apresenta no processo de aprendizagem.
( ) O aluno revela simultaneamente dificuldades acentuadas tanto com cálculos, quanto com leitura e escrita (ortografia).
( ) Crianças que precisam faltar nas aulas diversas vezes por semana por motivo de trabalho infantil, são mais propensas a ter esse transtorno.
A V - F - V - F.
B F - V - V - F.
C F - V - F - V.
D V - F - F - V.

"O tratamento do TDAH deve ser realizado por meio de intervenções multidisciplinares. Essas intervenções devem envolver abordagens psicossociais e psicofarmacológicas (dependendo do grau de apresentação dos sintomas)" (MISSAWA; ROSSETTI, 2014, p. 84).
Acerca do TDAH, analise as afirmativas a seguir:
I- Para que uma pessoa seja diagnosticada com TDAH, ela deve apresentar necessariamente a hiperatividade.
II- Uma pessoa pode ter TDAH e não demonstrar hiperatividade, e sim, dificuldade de atenção.
III- Em alguns casos, a pessoa com TDAH não revela hiperatividade, mas dá indícios de impulsividade.
IV- O diagnóstico de TDAH requer obrigatoriamente que ela mostre sintomas desses três aspectos: dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade.
A Somente a afirmativa I está correta.
B As afirmativas I e IV estão corretas.
C Somente a afirmativa II está correta.
D As afirmativas II e III estão corretas.

Prévia do material em texto

24/04/2023, 22:37 Avaliação I - Individual
about:blank 1/6
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação I - Individual (Cod.:823935)
Peso da Avaliação 1,50
Prova 61855581
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 10/0
Nota 10,00
Para Ramalho e Santos (2015), o alcoolismo é um problema altamente preocupante, que gera 
malefícios à mulher grávida e ao bebê que está gerando. Trata-se da Síndrome Alcoólica Fetal. A 
ingestão de álcool durante a gestação pode acarretar danos irreversíveis ao feto, em termos 
cognitivos, comportamentais e de aprendizagem. A Síndrome Alcoólica Fetal é uma das principais 
causadoras de atraso mental. Desse modo, é imprescindível que o diagnóstico seja feito o quanto 
antes, para reduzir as chances de morbimortalidade das crianças atingidas, e possibilizar sua melhor 
integração na sociedade. Mesmo sabendo que a Síndrome Alcoólica Fetal não tem cura, devem 
proporcionar a estas crianças todos os recursos necessários para suprir as dificuldades, quer sejam 
acadêmicas, familiares, sociais e ambientais, garantindo-lhes uma vida menos sofrida no futuro 
(RAMALHO; SANTOS, 2015). No que tange ao desempenho escolar da criança que foi afetada pelo 
consumo exagerado do álcool durante a gravidez, quais são os prejuízos que se destacam?
FONTE: RAMALHO, J.; SANTOS, M. R. Síndrome Alcoólica Fetal: implicações educativas. Rev. 
bras. educ. espec., Marília, v. 21, n. 3, p. 335-344, set. 2015.
A Dificuldades em compreender conceitos relativos aos números ou cálculos. Déficit nas funções
básicas necessárias para o êxito em matemática.
B Incapacidade de leitura, baixo desempenho escolar, dificuldade de controlar impulsos, raciocínio
abstrato precário, dificuldades de memória e juízo.
C Agressividade, rebeldia e ira. O rendimento escolar fica prejudicado, pois o foco da criança está
em descarregar sua raiva em vez de aprender.
D Preguiça, desatenção, desconcentração, desânimo, sonolência. Assim, a criança deixa de realizar
boa parte das atividades escolares propostas.
"As manifestações clínicas da DM variam, com alguns casos de doença leve, mas a 
manifestação mais comum é a síndrome séptica e/ou meningite" (BRANCO; AMORETTI; TASKER, 
2007, p. S47). Acerca da meningite, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sintoma.
II- Sequela.
( ) Febre alta que começa abruptamente, repentinamente.
( ) Surdez, perda da visão, perda de memória.
( ) Manchas avermelhadas ou arroxeadas na pele ou mesmo hematomas.
( ) Perda involuntária da urina pela uretra, problemas nos rins.
( ) Dor de cabeça intensa e contínua, rigidez de nuca. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A II - II - I - I - II.
B I - I - II - II - I.
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
24/04/2023, 22:37 Avaliação I - Individual
about:blank 2/6
C II - I - II - I - II.
D I - II - I - II - I.
"Os pais precisam ser cuidados, para cuidarem dos filhos, no momento do diagnóstico e em 
todo o percurso de assistência às pessoas com TEA [transtorno do espectro autista]" (AGUIAR; 
PONDE, 2020, p. 1). Tendo em mente a sintomatologia do TEA, analise as sentenças que seguem:
I- Demonstrar insistência em se aproximar das pessoas, inclusive em tocar nelas.
II- Apresentar comportamentos semelhantes aos das pessoas com surdez.
III- Rodopiar determinadas coisas materiais de forma incomum, esquisita.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: AGUIAR, Márcia Cristina Maciel de; PONDE, Milena Pereira. Autism: impact of the 
diagnosis in the parents. J. bras. psiquiatr., Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: 
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0047-
20852020005003203&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 13 out. 2020.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I e II estão corretas.
O instituto NeuroSaber tem por missão: "Capacitar pais, professores e profissionais para que 
sejam instrumentos de potencialização do desenvolvimento das crianças e adolescentes". De acordo 
com o neurologista Clay Brites da NeuroSaber, existem dois tipos de TDAH. Com base nesses tipos, 
assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://institutoneurosaber.com.br/quem-somos/sobre-nos/. Acesso em 24 nov. 2020.
A Impulsivo e agitado.
B Leve e gravíssimo.
C Genético e hereditário.
D Desatento e combinado.
Comparada às deficiências motoras, sensoriais e de comunicação, a deficiência intelectual 
encontra-se em situação peculiar, tanto devido à invisibilidade inerente ao indivíduo não sindrômico, 
como pelas representações sociais dominantes que, ao passo que atribuem à pessoa com deficiência 
intelectual uma cognição infantil, contribuem para lhes excluir do direito a uma vida adulta autônoma 
e cidadã (DIAS; OLIVEIRA, 2013). É por esses motivos que os pais de crianças com deficiência 
3
4
5
24/04/2023, 22:37 Avaliação I - Individual
about:blank 3/6
intelectual precisam receber orientação específica. Sobre a orientação a esses pais, analise as 
sentenças a seguir:
I- Procure saber mais sobre deficiência intelectual: outros pais, professores e técnicos poderão ajudar. 
Fale com outros pais que tenham filhos com deficiência intelectual: os pais podem partilhar 
conselhos práticos e apoio emocional.
II- Elogie o seu filho sempre que ele conseguir resolver um problema. Lembre de elogiar também 
quando ele se limita a observar a forma como se pode resolver a tarefa: ele também realizou algo 
importante, esteve consigo para que as coisas corram melhor no futuro.
III- Procure oportunidades na sua comunidade para que ele possa participar em atividades sociais, por 
exemplo: escoteiros, os clubes, atividades de desporto. Isso o ajudará a desenvolver competências 
sociais e a divertir-se.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: DIAS, Sueli de Souza; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de. Deficiência intelectual 
na perspectiva histórico-cultural: contribuições ao estudo do desenvolvimento adulto. 2013. 
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-
65382013000200003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 8 out. 2018.
A Somente a sentença I está correta.
B Somente a sentença II está correta.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I, II e III estão corretas.
"A obesidade é uma comorbidade altamente prevalente em casos graves de COVID-19 em 
crianças e adolescentes e o isolamento social pode levar ao aumento do acúmulo de gordura. Tecido 
adiposo excessivo, déficit de massa magra, resistência à insulina, dislipidemia, hipertensão, altos 
níveis de citocinas pró-inflamatórias e baixa ingestão de nutrientes essenciais são fatores que 
comprometem o funcionamento dos órgãos e sistemas no indivíduo obeso" (NOGUEIRA-DE-
ALMEIDA et al., 2020, p. 547). Com base nas comorbidades, classifique V para as sentenças 
verdadeiras e F para as falsas:
( ) Comorbidades são condições que se associam a outras condições relativas ao estado de saúde do 
paciente.
( ) São condições que coexistem, por isso é ideal que o médico esteja atento a elas.
( ) A comorbidade nunca é mais séria do que o primeiro transtorno diagnosticado.
( ) São condições que costumam aparecer unidas, uma com a outra, e os médicos costumam saber 
quais são as mais frequentes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: NOGUEIRA-DE-ALMEIDA, Carlos Alberto et al. COVID-19 and obesity in childhood and 
adolescence: a clinical review,. J. Pediatr. (Rio J.), Porto Alegre, v. 96, n. 5, p. 546-558, 2020.
A F - V - F - F.
B F - F - V - V.
C V - V - F - V.
6
24/04/2023, 22:37 Avaliação I - Individual
about:blank 4/6
D V - F - V - F.
Daniel Radcliffe afirmou ter enfrentado o TOC, vejamos um trecho do depoimento dele: "Eu 
tinha que repetir cada frase que eu dizia baixinho [...]. Isso não significa que você está louco ou fraco. 
Sinto que estou perdendo este costume", afirmou o eterno Harry Potter". Com base no exposto, 
analise as sentenças a seguir:
I- Já que o TOC acomete pessoas a partir daadolescência, as crianças estão livres de experimentá-lo 
pelo menos até a chegada da puberdade.
II- Em boa parte dos casos, as pessoas com TOC fazem rituais de contagens, ou, evitam pisar na fuga 
entre os pisos do chão.
III- O tratamento costuma ser feito associado com a psicoterapia, e o paciente aprende a não criar 
novas manias, a não começar novos rituais.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.bol.uol.com.br/listas/transtorno-obsessivo-compulsivo-seis-famosos-com-
toc.htm. Acesso em: 24 nov. 2020.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D Somente a sentença II está correta.
Goncalves e Crenitte (2014) fizeram um estudo com o intuito de investigar as concepções de 
professoras de ensino fundamental sobre as Dificuldades Escolares, o Distúrbio de Aprendizagem e a 
Dislexia. Com base nesse estudo, puderam observar que as professoras possuem carência em seu 
repertório conceitual no que se refere às Dificuldades Escolares, os Transtornos de Aprendizagem e a 
Dislexia, e, portanto, precisam de orientação com relação ao trabalho efetivo com esses alunos. Sobre 
a dislexia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A dislexia é um distúrbio da aprendizagem que tem como principal sintoma a dificuldade de 
realizar leitura, escrita e compreensão. 
( ) Crianças disléxicas demonstram falta de maturidade, reduzida capacidade de interação social, 
linha de pensamento muito específica e dificuldade de adaptação.
( ) Perversidade, credulidade excessiva, comprometimento da capacidade de julgamento e 
capacidade de cometer crimes impulsivos são os principais sintomas da dislexia.
( ) Muitas vezes é possível observar que a escrita e os desenhos realizados pelas crianças com 
dislexia são invertidos (ao invés de desenharem da esquerda para a direita, desenham da direita para a 
esquerda).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GONCALVES, Thaís dos Santos; CRENITTE, Patrícia Abreu Pinheiro. Concepções de 
professoras de ensino fundamental sobre os transtornos de aprendizagem. Rev. CEFAC, São Paulo, v. 
16, n. 3, p. 817-829, jun. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?
script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000300817&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 out. 2018.
A V - V - V - F.
7
8
24/04/2023, 22:37 Avaliação I - Individual
about:blank 5/6
B F - V - V - F.
C V - F - F - V.
D F - F - F - F.
De vez em quando é provável que no começo do processo diagnóstico, o profissional de saúde 
fique em dúvida se a criança que está no consultório dele está apresentando transtorno misto das 
habilidades escolares, ou alguma síndrome genética ou, ainda, o transtorno de déficit de atenção e 
hiperatividade. Com base no transtorno misto de habilidades escolares, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O transtorno misto de habilidades escolares é uma comorbidade frequente da deficiência 
intelectual. 
( ) Está relacionado com várias dificuldades e diferentes características que o estudante apresenta 
no processo de aprendizagem.
( ) O aluno revela simultaneamente dificuldades acentuadas tanto com cálculos, quanto com leitura 
e escrita (ortografia).
( ) Crianças que precisam faltar nas aulas diversas vezes por semana por motivo de trabalho 
infantil, são mais propensas a ter esse transtorno. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - F.
B F - V - V - F.
C F - V - F - V.
D V - F - F - V.
"O tratamento do TDAH deve ser realizado por meio de intervenções multidisciplinares. Essas 
intervenções devem envolver abordagens psicossociais e psicofarmacológicas (dependendo do grau 
de apresentação dos sintomas)" (MISSAWA; ROSSETTI, 2014, p. 84). Acerca do TDAH, analise as 
afirmativas a seguir:
I- Para que uma pessoa seja diagnosticada com TDAH, ela deve apresentar necessariamente a 
hiperatividade.
II- Uma pessoa pode ter TDAH e não demonstrar hiperatividade, e sim, dificuldade de atenção.
III- Em alguns casos, a pessoa com TDAH não revela hiperatividade, mas dá indícios de 
impulsividade.
IV- O diagnóstico de TDAH requer obrigatoriamente que ela mostre sintomas desses três aspectos: 
dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MISSAWA, Daniela Dadalto Ambrozine; ROSSETTI, Claudia Broetto. Psicólogos e 
TDAH: possíveis caminhos para diagnóstico e tratamento. Constr. psicopedag., São Paulo, v. 22, n. 
23, p. 81-90, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?
script=sci_arttext&pid=S1415-69542014000100007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 19 out. 2020.
9
10
24/04/2023, 22:37 Avaliação I - Individual
about:blank 6/6
A Somente a afirmativa I está correta.
B As afirmativas I e IV estão corretas.
C Somente a afirmativa II está correta.
D As afirmativas II e III estão corretas.
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina