Logo Passei Direto
Buscar

Antropologia Filosófica e Sociológica Avaliação II - Individual

User badge image
Mateus Silva

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O antropólogo polonês, Bronislaw Malinowski, desenvolveu uma teoria antropológica denominada de teoria das necessidades humanas. De acordo com ele, os seres humanos somente são capazes de sobreviver porque suas necessidades biológicas são satisfeitas por meio da cultura em que eles vivem. Nesse sentido, os seres humanos possuem três categorias de necessidades fundamentais. Sobre essas categorias, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- As necessidades primárias ou biológicas dizem respeito à necessidade de defesa, nutrição, excreção etc.
II- As necessidades instrumentais dizem respeito aos ritos religiosos, artísticos e econômicos.
III- As necessidades integrativas ou sintéticas estão relacionadas à religião, à magia, à arte, entre outras.
IV- As necessidades biológicas dizem respeito apenas à reprodução da espécie, enquanto que as instrumentais estão relacionadas à alimentação.
A As sentenças II e IV estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.

A antropologia evolucionista teve um papel importante para a compreensão das mudanças culturais ocorridas ao longo do tempo. Dentre os antropólogos evolucionistas, podemos destacar o trabalho de Lewis H. Morgan. Acerca da teoria desse antropólogo, assinale a alternativa CORRETA:
A A cultura humana evolui num processo linear e uniforme, considerando o fato de que algumas culturas não acompanham essa evolução.
B Os índios da América do Sul eram muito inferiores aos índios norte-americanos.
C O passado cultural da humanidade pode ser compreendido a partir de três etapas evolutivas: selvageria, barbárie e civilização.
D Os índios não possuíam alma, portanto não era imoral serem tratados como seres inferiores.

O casamento por afinidade pode ser encontrado em diversos grupos sociais, como nas sociedades europeias, americanas e asiáticas. Trata-se de um costume que se convencionou adotar, quando um dos cônjuges morre. Também é nomeado como matrimônio por substituição e pode ser dividido em regime de Sororato e Levirato. Partindo destes pressupostos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Sororato é um tipo de casamento que ocorre entre o irmão do marido falecido com a esposa viúva.
( ) Levirato Júnior ocorre apenas quando o irmão mais novo do falecido pode herdar sua esposa.
( ) Sororato é o matrimônio que ocorre quando a mulher casa com o cunhado, após o falecimento de sua irmã.
( ) Levirato é o casamento entre primos de primeiro e segundo graus, cujos cônjuges tenham falecido.
A V - F - F - V.
B V - F - F - F.
C F - F - V - F.
D F - V - V - F.

Por casamento entende-se a instituição social que organiza as relações de um casal, do ponto de vista sexual e afetivo, em concordância com os parâmetros sociais admitidos por uma dada cultura, no que se refere à constituição de família. O casamento pode apresentar basicamente duas modalidades distintas: a exogamia e a endogamia. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Exogamia trata-se de uma regra social que tem como objetivo privilegiar os casamentos dentro da instituição ou grupo familiar.
( ) Endogamia trata-se da regra social que condiciona que os casamentos ocorram somente fora do círculo familiar.
( ) Exogamia simples acontece quando o casamento é restrito entre parentes que pertencem geneticamente à mesma família.
( ) A exogamia restrita, por um lado, impede o casamento entre certas categorias de parentes e, por outro, permite e até mesmo incentiva.
A F - V - V - V.
B F - V - V - F.
C F - F - V - V.
D V - F - F - V.

O difusionismo foi uma escola de pensamento antropológico que predominou entre os anos 1900 e 1930. Esta escola abarca um conjunto de teorias críticas ao movimento evolucionista da época. Levando em conta as características para o reconhecimento da escola difusionista, analise as afirmativas a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A escola difusionista utiliza o método de reconstituição histórica em suas pesquisas antropológicas.
II- A pesquisa de campo dos antropólogos difusionistas tem como subsídio principal a coleta de dados primários.
III- Um dos precursores do difusionismo foi Franz Boas, que fundou a escola histórico-cultural norte-americana.
IV- O difusionismo refere-se ao movimento crítico que ocorreu na antropologia em relação à etnografia clássica.
A As afirmativas II e IV estão corretas.
B As afirmativas III e IV estão corretas.
C As afirmativas I, II e III estão corretas.
D As afirmativas I, II e IV estão corretas.

O pensamento pós-moderno foi um movimento que interferiu em todas as ciências, em nível mundial. No caso da antropologia, o pensamento pós-moderno serviu para refletir sobre as práticas e métodos da antropologia como ciência, especialmente no campo da etnografia. A partir destes pressupostos, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Uma das principais características da escola antropológica pós-moderna é a concepção de que as culturas se desenvolvem em escalas evolutivas, desde as sociedades primitivas até as atuais.
II- A escola antropológica pós-moderna representa um processo na cultura, por meio do qual suas características são assimiladas por culturas inferiores. Esse processo ocorre por um fenômeno chamado difusão.
III- A escola antropológica pós-moderna põe em xeque o trabalho de campo dos antropólogos clássicos, criticando sua posição de autoridade em relação ao conhecimento adquirido sobre a vida dos povos pesquisados.
IV- A escola pós-moderna visa a criticar a idealização e a exotificação das culturas representadas nos grandes estudos antropológicos, de maneira a excluir a visão dos próprios nativos sobre sua própria cultura.
A As afirmativas I e IV estão corretas.
B As afirmativas III e IV estão corretas.
C As afirmativas II, III e IV estão corretas.
D As afirmativas II e III estão corretas.

Na concepção da antropologia, o casamento é um dos principais objetos de estudo na compreensão de uma cultura. Sabe-se, porém, que os casamentos não ocorrem todos da mesma maneira e nem possuem os mesmos objetivos. Em algumas culturas, os noivos não participam da escolha do(a) pretendente. Levando em conta os diferentes tipos de casamento, assinale a alternativa CORRETA:
A O preço por progênie ou riqueza da noiva refere-se a uma prática comum em muitas sociedades africanas, nas quais a família do noivo presenteia a família da noiva.
B A prestação de serviço à família da noiva refere-se aos serviços realizados pelo noivo depois de roubar a noiva, com o objetivo de pagar por seu mal feito à família.
C O casamento por captura é uma estratégia do noivo para obrigar a noiva a desposá-lo. É uma das principais formas de casamento de todas as sociedades primitivas.
D A adoção é uma estratégia de casamento na qual o homem obtém mais de uma esposa, sendo adotado pela primeira esposa, especialmente quando o sogro não possui filhos homens.

O casamento é uma instituição social que reflete as características das diferentes sociedades. Isso porque, o casamento representa, dentre outras coisas, os interesses dos grupos dos quais os noivos pertencem. Nesse sentido, é possível perceber as diferentes modalidades de casamento que existiram e ainda existem. Sobre as modalidades de casamento, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A modalidade de casamento por adoção consiste no fato de que para obter uma esposa o homem é adotado pela família dela.
II- O modelo de captura é uma modalidade muito comum ainda hoje em países do norte da Europa.
III- O levirato tem por finalidade proporcionar que haja continuidade dos laços de parentesco entre as famílias dos cônjuges originais.
IV- Na modalidade de troca de presentes, a finalidade era reafirmar e reforçar os laços de amizade.
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.

O difusionismo se espalhou amplamente, dando origem a diferentes escolas difusionistas, tais como a inglesa, a alemã-austríaca e a norte-americana. Todavia, cada escola possui características peculiares na maneira como entendem o surgimento e o desenvolvimento da cultura. Sobre as escolas difusionistas, assinale a alternativa CORRETA:
A O Difusionismo inglês foi a primeira escola a criticar a corrente evolucionista e os seus autores foram influenciados pelas descobertas arqueológicas no Egito.
B O Difusionismo turco-otomano entendia que a difusão da cultura não partiu apenas de um foco, mas de diversos focos culturais.
C O Difusionismo russo partia da ideia de que a cultura humana deve ser moldada e controlada pelo estado absoluto.
D No Difusionismo argentino, os estudos antropológicos se concentraram na história da cultura, e por esse motivo também recebeu o nome de historicismo ou Particularismo Histórico.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O antropólogo polonês, Bronislaw Malinowski, desenvolveu uma teoria antropológica denominada de teoria das necessidades humanas. De acordo com ele, os seres humanos somente são capazes de sobreviver porque suas necessidades biológicas são satisfeitas por meio da cultura em que eles vivem. Nesse sentido, os seres humanos possuem três categorias de necessidades fundamentais. Sobre essas categorias, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- As necessidades primárias ou biológicas dizem respeito à necessidade de defesa, nutrição, excreção etc.
II- As necessidades instrumentais dizem respeito aos ritos religiosos, artísticos e econômicos.
III- As necessidades integrativas ou sintéticas estão relacionadas à religião, à magia, à arte, entre outras.
IV- As necessidades biológicas dizem respeito apenas à reprodução da espécie, enquanto que as instrumentais estão relacionadas à alimentação.
A As sentenças II e IV estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.

A antropologia evolucionista teve um papel importante para a compreensão das mudanças culturais ocorridas ao longo do tempo. Dentre os antropólogos evolucionistas, podemos destacar o trabalho de Lewis H. Morgan. Acerca da teoria desse antropólogo, assinale a alternativa CORRETA:
A A cultura humana evolui num processo linear e uniforme, considerando o fato de que algumas culturas não acompanham essa evolução.
B Os índios da América do Sul eram muito inferiores aos índios norte-americanos.
C O passado cultural da humanidade pode ser compreendido a partir de três etapas evolutivas: selvageria, barbárie e civilização.
D Os índios não possuíam alma, portanto não era imoral serem tratados como seres inferiores.

O casamento por afinidade pode ser encontrado em diversos grupos sociais, como nas sociedades europeias, americanas e asiáticas. Trata-se de um costume que se convencionou adotar, quando um dos cônjuges morre. Também é nomeado como matrimônio por substituição e pode ser dividido em regime de Sororato e Levirato. Partindo destes pressupostos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Sororato é um tipo de casamento que ocorre entre o irmão do marido falecido com a esposa viúva.
( ) Levirato Júnior ocorre apenas quando o irmão mais novo do falecido pode herdar sua esposa.
( ) Sororato é o matrimônio que ocorre quando a mulher casa com o cunhado, após o falecimento de sua irmã.
( ) Levirato é o casamento entre primos de primeiro e segundo graus, cujos cônjuges tenham falecido.
A V - F - F - V.
B V - F - F - F.
C F - F - V - F.
D F - V - V - F.

Por casamento entende-se a instituição social que organiza as relações de um casal, do ponto de vista sexual e afetivo, em concordância com os parâmetros sociais admitidos por uma dada cultura, no que se refere à constituição de família. O casamento pode apresentar basicamente duas modalidades distintas: a exogamia e a endogamia. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Exogamia trata-se de uma regra social que tem como objetivo privilegiar os casamentos dentro da instituição ou grupo familiar.
( ) Endogamia trata-se da regra social que condiciona que os casamentos ocorram somente fora do círculo familiar.
( ) Exogamia simples acontece quando o casamento é restrito entre parentes que pertencem geneticamente à mesma família.
( ) A exogamia restrita, por um lado, impede o casamento entre certas categorias de parentes e, por outro, permite e até mesmo incentiva.
A F - V - V - V.
B F - V - V - F.
C F - F - V - V.
D V - F - F - V.

O difusionismo foi uma escola de pensamento antropológico que predominou entre os anos 1900 e 1930. Esta escola abarca um conjunto de teorias críticas ao movimento evolucionista da época. Levando em conta as características para o reconhecimento da escola difusionista, analise as afirmativas a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A escola difusionista utiliza o método de reconstituição histórica em suas pesquisas antropológicas.
II- A pesquisa de campo dos antropólogos difusionistas tem como subsídio principal a coleta de dados primários.
III- Um dos precursores do difusionismo foi Franz Boas, que fundou a escola histórico-cultural norte-americana.
IV- O difusionismo refere-se ao movimento crítico que ocorreu na antropologia em relação à etnografia clássica.
A As afirmativas II e IV estão corretas.
B As afirmativas III e IV estão corretas.
C As afirmativas I, II e III estão corretas.
D As afirmativas I, II e IV estão corretas.

O pensamento pós-moderno foi um movimento que interferiu em todas as ciências, em nível mundial. No caso da antropologia, o pensamento pós-moderno serviu para refletir sobre as práticas e métodos da antropologia como ciência, especialmente no campo da etnografia. A partir destes pressupostos, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Uma das principais características da escola antropológica pós-moderna é a concepção de que as culturas se desenvolvem em escalas evolutivas, desde as sociedades primitivas até as atuais.
II- A escola antropológica pós-moderna representa um processo na cultura, por meio do qual suas características são assimiladas por culturas inferiores. Esse processo ocorre por um fenômeno chamado difusão.
III- A escola antropológica pós-moderna põe em xeque o trabalho de campo dos antropólogos clássicos, criticando sua posição de autoridade em relação ao conhecimento adquirido sobre a vida dos povos pesquisados.
IV- A escola pós-moderna visa a criticar a idealização e a exotificação das culturas representadas nos grandes estudos antropológicos, de maneira a excluir a visão dos próprios nativos sobre sua própria cultura.
A As afirmativas I e IV estão corretas.
B As afirmativas III e IV estão corretas.
C As afirmativas II, III e IV estão corretas.
D As afirmativas II e III estão corretas.

Na concepção da antropologia, o casamento é um dos principais objetos de estudo na compreensão de uma cultura. Sabe-se, porém, que os casamentos não ocorrem todos da mesma maneira e nem possuem os mesmos objetivos. Em algumas culturas, os noivos não participam da escolha do(a) pretendente. Levando em conta os diferentes tipos de casamento, assinale a alternativa CORRETA:
A O preço por progênie ou riqueza da noiva refere-se a uma prática comum em muitas sociedades africanas, nas quais a família do noivo presenteia a família da noiva.
B A prestação de serviço à família da noiva refere-se aos serviços realizados pelo noivo depois de roubar a noiva, com o objetivo de pagar por seu mal feito à família.
C O casamento por captura é uma estratégia do noivo para obrigar a noiva a desposá-lo. É uma das principais formas de casamento de todas as sociedades primitivas.
D A adoção é uma estratégia de casamento na qual o homem obtém mais de uma esposa, sendo adotado pela primeira esposa, especialmente quando o sogro não possui filhos homens.

O casamento é uma instituição social que reflete as características das diferentes sociedades. Isso porque, o casamento representa, dentre outras coisas, os interesses dos grupos dos quais os noivos pertencem. Nesse sentido, é possível perceber as diferentes modalidades de casamento que existiram e ainda existem. Sobre as modalidades de casamento, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A modalidade de casamento por adoção consiste no fato de que para obter uma esposa o homem é adotado pela família dela.
II- O modelo de captura é uma modalidade muito comum ainda hoje em países do norte da Europa.
III- O levirato tem por finalidade proporcionar que haja continuidade dos laços de parentesco entre as famílias dos cônjuges originais.
IV- Na modalidade de troca de presentes, a finalidade era reafirmar e reforçar os laços de amizade.
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.

O difusionismo se espalhou amplamente, dando origem a diferentes escolas difusionistas, tais como a inglesa, a alemã-austríaca e a norte-americana. Todavia, cada escola possui características peculiares na maneira como entendem o surgimento e o desenvolvimento da cultura. Sobre as escolas difusionistas, assinale a alternativa CORRETA:
A O Difusionismo inglês foi a primeira escola a criticar a corrente evolucionista e os seus autores foram influenciados pelas descobertas arqueológicas no Egito.
B O Difusionismo turco-otomano entendia que a difusão da cultura não partiu apenas de um foco, mas de diversos focos culturais.
C O Difusionismo russo partia da ideia de que a cultura humana deve ser moldada e controlada pelo estado absoluto.
D No Difusionismo argentino, os estudos antropológicos se concentraram na história da cultura, e por esse motivo também recebeu o nome de historicismo ou Particularismo Histórico.

Prévia do material em texto

Prova Impressa
GABARITO | Avaliação II - Individual (Cod.:766435)
Peso da Avaliação 1,50
Prova 52615100
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 7/3
Nota 7,00
O antropólogo polonês, Bronislaw Malinowski, desenvolveu uma teoria antropológica 
denominada de teoria das necessidades humanas. De acordo com ele, os seres humanos somente são 
capazes de sobreviver porque suas necessidades biológicas são satisfeitas por meio da cultura em que 
eles vivem. Nesse sentido, os seres humanos possuem três categorias de necessidades fundamentais. 
Sobre essas categorias, analise as sentenças a seguir:
I- As necessidades primárias ou biológicas dizem respeito à necessidade de defesa, nutrição, excreção 
etc.
II- As necessidades instrumentais dizem respeito aos ritos religiosos, artísticos e econômicos. 
III- As necessidades integrativas ou sintéticas estão relacionadas à religião, à magia, à arte, entre 
outras. 
IV- As necessidades biológicas dizem respeito apenas à reprodução da espécie, enquanto que as 
instrumentais estão relacionadas à alimentação.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II e IV estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.
A antropologia evolucionista teve um papel importante para a compreensão das mudanças 
culturais ocorridas ao longo do tempo. Dentre os antropólogos evolucionistas, podemos destacar o 
trabalho de Lewis H. Morgan. Acerca da teoria desse antropólogo, assinale a alternativa CORRETA:
A A cultura humana evolui num processo linear e uniforme, considerando o fato de que algumas
culturas não acompanham essa evolução.
B Os índios da América do Sul eram muito inferiores aos índios norte-americanos.
C O passado cultural da humanidade pode ser compreendido a partir de três etapas evolutivas:
selvageria, barbárie e civilização.
D Os índios não possuíam alma, portanto não era imoral serem tratados como seres inferiores.
O casamento por afinidade pode ser encontrado em diversos grupos sociais, como nas 
sociedades europeias, americanas e asiáticas. Trata-se de um costume que se convencionou adotar, 
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
3
quando um dos cônjuges morre. Também é nomeado como matrimônio por substituição e pode ser 
dividido em regime de Sororato e Levirato. Partindo destes pressupostos, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Sororato é um tipo de casamento que ocorre entre o irmão do marido falecido com a esposa 
viúva.
( ) Levirato Júnior ocorre apenas quando o irmão mais novo do falecido pode herdar sua esposa.
( ) Sororato é o matrimônio que ocorre quando a mulher casa com o cunhado, após o falecimento de 
sua irmã.
( ) Levirato é o casamento entre primos de primeiro e segundo graus, cujos cônjuges tenham 
falecido.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - F - V.
B V - F - F - F.
C F - F - V - F.
D F - V - V - F.
Por casamento entende-se a instituição social que organiza as relações de um casal, do ponto de 
vista sexual e afetivo, em concordância com os parâmetros sociais admitidos por uma dada cultura, 
no que se refere à constituição de família. O casamento pode apresentar basicamente duas 
modalidades distintas: a exogamia e a endogamia. Partindo deste pressuposto, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Exogamia trata-se de uma regra social que tem como objetivo privilegiar os casamentos dentro 
da instituição ou grupo familiar.
( ) Endogamia trata-se da regra social que condiciona que os casamentos ocorram somente fora do 
círculo familiar.
( ) Exogamia simples acontece quando o casamento é restrito entre parentes que pertencem 
geneticamente à mesma família.
( ) A exogamia restrita, por um lado, impede o casamento entre certas categorias de parentes e, por 
outro, permite e até mesmo incentiva.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V - V.
B F - V - V - F.
C F - F - V - V.
D V - F - F - V.
O difusionismo foi uma escola de pensamento antropológico que predominou entre os anos 
1900 e 1930. Esta escola abarca um conjunto de teorias críticas ao movimento evolucionista da 
época. Levando em conta as características para o reconhecimento da escola difusionista, analise as 
afirmativas a seguir:
4
5
I- A escola difusionista utiliza o método de reconstituição histórica em suas pesquisas antropológicas.
II- A pesquisa de campo dos antropólogos difusionistas tem como subsídio principal a coleta de dados 
primários.
III- Um dos precursores do difusionismo foi Franz Boas, que fundou a escola histórico-cultural norte-
americana.
IV- O difusionismo refere-se ao movimento crítico que ocorreu na antropologia em relação à 
etnografia clássica.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas II e IV estão corretas.
B As afirmativas III e IV estão corretas.
C As afirmativas I, II e III estão corretas.
D As afirmativas I, II e IV estão corretas.
O pensamento pós-moderno foi um movimento que interferiu em todas as ciências, em nível 
mundial. No caso da antropologia, o pensamento pós-moderno serviu para refletir sobre as práticas e 
métodos da antropologia como ciência, especialmente no campo da etnografia. A partir destes 
pressupostos, analise as afirmativas a seguir:
I- Uma das principais características da escola antropológica pós-moderna é a concepção de que as 
culturas se desenvolvem em escalas evolutivas, desde as sociedades primitivas até as atuais.
II- A escola antropológica pós-moderna representa um processo na cultura, por meio do qual suas 
características são assimiladas por culturas inferiores. Esse processo ocorre por um fenômeno 
chamado difusão.
III- A escola antropológica pós-moderna põe em xeque o trabalho de campo dos antropólogos 
clássicos, criticando sua posição de autoridade em relação ao conhecimento adquirido sobre a vida 
dos povos pesquisados.
IV- A escola pós-moderna visa a criticar a idealização e a exotificação das culturas representadas nos 
grandes estudos antropológicos, de maneira a excluir a visão dos próprios nativos sobre sua própria 
cultura.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas I e IV estão corretas.
B As afirmativas III e IV estão corretas.
C As afirmativas II, III e IV estão corretas.
D As afirmativas II e III estão corretas.
Na concepção da antropologia, o casamento é um dos principais objetos de estudo na 
compreensão de uma cultura. Sabe-se, porém, que os casamentos não ocorrem todos da mesma 
maneira e nem possuem os mesmos objetivos. Em algumas culturas, os noivos não participam da 
escolha do(a) pretendente. Levando em conta os diferentes tipos de casamento, assinale a alternativa 
CORRETA:
6
7
A O preço por progênie ou riqueza da noiva refere-se a uma prática comum em muitas sociedades
africanas, nas quais a família do noivo presenteia a família da noiva.
B A prestação de serviço à família da noiva refere-se aos serviços realizados pelo noivo depois de
roubar a noiva, com o objetivo de pagar por seu mal feito à família.
C O casamento por captura é uma estratégia do noivo para obrigar a noiva a desposá-lo. É uma das
principais formas de casamento de todas as sociedades primitivas.
D A adoção é uma estratégia de casamento na qual o homem obtém mais de uma esposa, sendo
adotado pela primeira esposa, especialmente quando o sogro não possui filhos homens.
O casamento é uma instituição social que reflete as características das diferentes sociedades. 
Isso porque, o casamento representa, dentre outras coisas, os interesses dos grupos dos quais os 
noivos pertencem. Nesse sentido, é possível perceber as diferentes modalidades de casamento que 
existiram e ainda existem. Sobre as modalidades de casamento, analise as sentenças a seguir:
I- A modalidade de casamento por adoção consiste no fato de que para obter uma esposa o homem é 
adotado pela família dela.
II- O modelo de captura é uma modalidade muito comum ainda hoje empaíses do norte da Europa. 
III- O levirato tem por finalidade proporcionar que haja continuidade dos laços de parentesco entre as 
famílias dos cônjuges originais. 
IV- Na modalidade de troca de presentes, a finalidade era reafirmar e reforçar os laços de amizade.
 
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.
O sentido do termo “Estrutura”, que identifica uma das principais correntes teóricas 
antropológicas, o Estruturalismo, foi desenvolvido pelo seu mais importante representante, Lévi-
Strauss, com base no modelo de Ferdinand de Saussure, para a área da linguística. Levando em conta 
o conceito de estrutura, assinale a alternativa CORRETA:
A O termo teve origem no final do século XVIII e refere-se à maneira como a sociedade está
organizada, sendo que a compreende como o resultado de um processo evolutivo.
B
O termo refere-se à falta de uma organização equilibrada nas sociedades estudadas. Por este
motivo é que, de acordo com Lévi-Strauss, a estrutura social se confunde com a realidade
empírica.
C
O termo influenciou sobremaneira a escola estruturalista, concebendo a cultura como um
elemento que detêm uma “Personalidade de base”, que serve como referência para todos os seus
membros.
D
O termo refere-se a um sistema complexo que evidencia a realidade cultural de um grupo social,
demonstra seu funcionamento e suas possibilidades de manutenção ou alteração da organização
social.
8
9
O difusionismo se espalhou amplamente, dando origem a diferentes escolas difusionistas, tais 
como a inglesa, a alemã-austríaca e a norte-americana. Todavia, cada escola possui características 
peculiares na maneira como entendem o surgimento e o desenvolvimento da cultura. Sobre as escolas 
difusionistas, assinale a alternativa CORRETA:
A O Difusionismo inglês foi a primeira escola a criticar a corrente evolucionista e os seus autores
foram influenciados pelas descobertas arqueológicas no Egito.
B O Difusionismo turco-otomano entendia que a difusão da cultura não partiu apenas de um foco,
mas de diversos focos culturais.
C O Difusionismo russo partia da ideia de que a cultura humana deve ser moldada e controlada
pelo estado absoluto.
D No Difusionismo argentino, os estudos antropológicos se concentraram na história da cultura, e
por esse motivo também recebeu o nome de historicismo ou Particularismo Histórico.
10
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina