Logo Passei Direto
Buscar

ACQF'S FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Aprender é um processo amplo e que diz respeito ao modo como o indivíduo se modifica em razão das experiências que ele mantém com e no meio em que ele vive. Nesse sentido, enquanto alguns teóricos definem desenvolvimento e aprendizagem como processos idênticos que resultam da ação do meio sobre o indivíduo, outros afirma que o desenvolvimento é resultante do amadurecimento progressivo de estruturas pré-formadas no indivíduo, enquanto a aprendizagem é um processo externo e independente do desenvolvimento; existe, ainda, um terceiro grupo de teóricos que consideram complementares os processos de aprendizagem e desenvolvimento. Considerando os pressupostos teóricos do inatismo, do ambientalismo e do interacionismo, avalie as afirmacoes a seguir.
Está CORRETO o que se afirma em:
I O inatismo está atrelado às noções de desenvolvimento espontâneo, aptidão e prontidão; o comportamentalismo fundamenta-se no empirismo; e o interacionismo concebe o conhecimento como um processo de construção.
II O inatismo salienta a importância dos fatores endógenos; o comportamentalismo ressalta a influência dos fatores exógenos; e o interacionismo destaca a importância das interações entre o ser humano e seu mundo físico e social.
III O inatismo salienta a importância dos fatores exógenos; o comportamentalismo fundamenta-se no empirismo; e o interacionismo destaca a importância das interações entre o ser humano e seu mundo físico e social.
I e II.
II, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
II e III.

Quando os primeiros seres de quem descendemos viviam a esmo, na beira dos riachos, já os pássaros eram construtores de sábios ninhos. Mas hoje os seus seguidores fazem, da mesma maneira, os mesmos ninhos. Nós inventamos sobre todos os quadrantes da Terra uma variedade enorme de habitações e ensaiamos no espaço sem ar e sem gravidade as primeiras moradias fora da Terra.
Partindo da análise proposta pelos autores, é CORRETO inferir que:
a modificação do estado da natureza não faz do homem um ser cultural, mas histórico, pois através da sua intervenção sobre o meio o homem torna-se artífice de si mesmo.
a cultura é uma dimensão artificial da vida humana, não representando, portanto, o vínculo que mantém unidos, entre si, os membros de uma determinada comunidade.
a cultura representa também o processo do trabalho e os produtos do trabalho, na transformação da natureza dada em um mundo intencionalmente criado.
os homens são apenas seres biológicos produzidos pela natureza, e a cultura diz respeito ao estado artificial de coisas que ele produz.
o homem é um ser natural, constituído de uma essência imutável que lhe é dada pela natureza e da qual são derivadas as leis biológicas que determinam o seu estar no mundo.

As características que definem o conhecimento científico não fazem da ciência um saber neutro, desinteressado, puramente intelectual e à margem do questionamento social e político que cerca suas pesquisas. O fazer científico encontra-se diretamente relacionado às questões da ordem moral e política que se arranjam no âmbito da sociedade e das concepções que ela produz de homem e humanidade. Há, portanto, que compreender a ciência como suporte fundamental para a construção de uma sociedade que tenha como fim a fundação de um estado de bem-estar intelectual, social e moral capaz de assegurar ao homem o acesso aos valores que lhe permitam o reconhecimento consciente de seu tempo e lugar, sobremaneira, do lugar para onde deseja ir. A respeito do saber científico, avalie as afirmações a seguir.
Está CORRETO o que se afirma em:
I Descreve um saber fragmentário, isto é, que não estabelece conexões com situações e/ ou fenômenos cujas relações poderiam ser verificadas.
II Destaca a falta de clareza na produção de suas explicações, como também pela propriedade subjetiva que encaminha um ou mais sentidos ao mesmo fenômeno.
III Caracteriza o uso de uma linguagem rigorosa capaz de formular enunciados gerais através do exame das diferenças e semelhanças entre os fenômenos.
II, apenas.
I e III.
I e II.
III, apenas.
I, apenas.

Ao mesmo tempo em que o homem é sujeito do conhecimento, ele é também objeto, pois é capaz de pensar o mundo que o rodeia, sendo, dessa maneira, o mundo, o chão de sua criação. Isto posto, avalie as afirmações que seguem.
Está CORRETO o que se afirma em:
I O ato de conhecer é um processo que envolve o sujeito conhecedor, com sua consciência, e um objeto, que pode ser a realidade, o mundo, os inúmeros fenômenos.
II O único conhecimento comum aos seres humanos e aos animais é aquele que tem sua origem nas experiências sensitivas e fisiológicas.
III O conhecimento lógico é aquele que constitui a base do saber humano, e já existia muito antes do homem imaginar a possibilidade da ciência.
I e III.
III, apenas.
I e II.
I, apenas.
II e III.

Em A Estrutura das Revoluções Científicas, T. Kuhn (1962) afirma que um paradigma não é só um modelo ou um padrão de pensamento. Um paradigma é, antes, uma totalidade de crenças, valores e técnicas partilhadas pelos membros de uma comunidade científica. Sobre o conceito de paradigma, avalie as afirmações a seguir.
Está CORRETO o que se afirma em:
I Um paradigma rege a maneira como o pensamento é produzido e compartilhado a partir das estruturas lógicas em que determinadas ideias se encontram inseridas.
II As mudanças de paradigmas nas teorias científicas desorganizam a ciência a ponto de impedir o avanço do conhecimento.
III Os padrões de pensamento que determinam a ordem dos discursos e das ações atuam também sobre o modo particular de ver e de compreender a realidade.
I e III.
II, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
II e III.

Não há uma forma única, nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor. O ensino escolar não é sua única prática e o professor profissional não é seu único praticante.
Tendo em conta as reflexões realizadas acerca do papel do professor na transição de paradigmas na educação, é CORRETO afirmar que o texto acima propõe uma nova dimensão educativa, pois:
tira da escola o peso da responsabilidade da educação, ao dividi-la com outros setores sociais.
propõe uma educação aberta, diversificada, participativa e que acontece em múltiplos espaços, entre os quais se inclui a escola.
busca uma educação escolar de excelência, preocupada em atender a um público-alvo específico.
articula, na figura do professor profissional, o centro de toda a ação pedagógica.
abre possibilidades para que a educação formal aconteça em ambientes não formais, aumentando o número de vagas disponíveis na escola.

O educador faz depósitos de conteúdos que devem ser arquivados pelos educandos. Desta maneira a educação se torna um ato de depositar em que os educandos são os depositários. O educador será tanto melhor educador quanto mais conseguir depositar nos educandos. Os educandos por sua vez, serão tanto melhores educados, quanto mais conseguirem arquivar os depósitos feitos.
O texto em destaque é uma crítica:
à concepção liberal de educação e à sua metodologia de ensino.
à tendência redentora e à sua pedagogia otimista.
à abordagem sociocultural e sua metodologia de ensino instrutiva.
à pedagogia crítico-social dos conteúdos e à sua visão de escola/sociedade.
à concepção progressista de educação e à sua prática avaliativa.

A pedagogia progressista afirma a educação como relação marcada pela sociedade e a escola como local onde também se processa a luta de classes (SYNDERS, 1973). Nesse sentido, o termo progressista surge no âmbito do debate e da pesquisa educacional para designar as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação.
Considerando as características da pedagogia progressista, avalie as afirmações a seguir.
I No contexto da pedagogia progressista, as avaliações têm como função a verificação objetiva e quantitativa dos resultados alcançados pelos alunos.
II Para a pedagogia progressista, a seleção dos conteúdos escolares deve considerar prioritariamente a adequação do indivíduo às necessidades do mercado.
III No contexto da pedagogia progressista, as diferenças sociais, econômicas e culturais dos alunos dimensionam a relação escola e sociedade.
II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
II e III.
I e II.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Aprender é um processo amplo e que diz respeito ao modo como o indivíduo se modifica em razão das experiências que ele mantém com e no meio em que ele vive. Nesse sentido, enquanto alguns teóricos definem desenvolvimento e aprendizagem como processos idênticos que resultam da ação do meio sobre o indivíduo, outros afirma que o desenvolvimento é resultante do amadurecimento progressivo de estruturas pré-formadas no indivíduo, enquanto a aprendizagem é um processo externo e independente do desenvolvimento; existe, ainda, um terceiro grupo de teóricos que consideram complementares os processos de aprendizagem e desenvolvimento. Considerando os pressupostos teóricos do inatismo, do ambientalismo e do interacionismo, avalie as afirmacoes a seguir.
Está CORRETO o que se afirma em:
I O inatismo está atrelado às noções de desenvolvimento espontâneo, aptidão e prontidão; o comportamentalismo fundamenta-se no empirismo; e o interacionismo concebe o conhecimento como um processo de construção.
II O inatismo salienta a importância dos fatores endógenos; o comportamentalismo ressalta a influência dos fatores exógenos; e o interacionismo destaca a importância das interações entre o ser humano e seu mundo físico e social.
III O inatismo salienta a importância dos fatores exógenos; o comportamentalismo fundamenta-se no empirismo; e o interacionismo destaca a importância das interações entre o ser humano e seu mundo físico e social.
I e II.
II, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
II e III.

Quando os primeiros seres de quem descendemos viviam a esmo, na beira dos riachos, já os pássaros eram construtores de sábios ninhos. Mas hoje os seus seguidores fazem, da mesma maneira, os mesmos ninhos. Nós inventamos sobre todos os quadrantes da Terra uma variedade enorme de habitações e ensaiamos no espaço sem ar e sem gravidade as primeiras moradias fora da Terra.
Partindo da análise proposta pelos autores, é CORRETO inferir que:
a modificação do estado da natureza não faz do homem um ser cultural, mas histórico, pois através da sua intervenção sobre o meio o homem torna-se artífice de si mesmo.
a cultura é uma dimensão artificial da vida humana, não representando, portanto, o vínculo que mantém unidos, entre si, os membros de uma determinada comunidade.
a cultura representa também o processo do trabalho e os produtos do trabalho, na transformação da natureza dada em um mundo intencionalmente criado.
os homens são apenas seres biológicos produzidos pela natureza, e a cultura diz respeito ao estado artificial de coisas que ele produz.
o homem é um ser natural, constituído de uma essência imutável que lhe é dada pela natureza e da qual são derivadas as leis biológicas que determinam o seu estar no mundo.

As características que definem o conhecimento científico não fazem da ciência um saber neutro, desinteressado, puramente intelectual e à margem do questionamento social e político que cerca suas pesquisas. O fazer científico encontra-se diretamente relacionado às questões da ordem moral e política que se arranjam no âmbito da sociedade e das concepções que ela produz de homem e humanidade. Há, portanto, que compreender a ciência como suporte fundamental para a construção de uma sociedade que tenha como fim a fundação de um estado de bem-estar intelectual, social e moral capaz de assegurar ao homem o acesso aos valores que lhe permitam o reconhecimento consciente de seu tempo e lugar, sobremaneira, do lugar para onde deseja ir. A respeito do saber científico, avalie as afirmações a seguir.
Está CORRETO o que se afirma em:
I Descreve um saber fragmentário, isto é, que não estabelece conexões com situações e/ ou fenômenos cujas relações poderiam ser verificadas.
II Destaca a falta de clareza na produção de suas explicações, como também pela propriedade subjetiva que encaminha um ou mais sentidos ao mesmo fenômeno.
III Caracteriza o uso de uma linguagem rigorosa capaz de formular enunciados gerais através do exame das diferenças e semelhanças entre os fenômenos.
II, apenas.
I e III.
I e II.
III, apenas.
I, apenas.

Ao mesmo tempo em que o homem é sujeito do conhecimento, ele é também objeto, pois é capaz de pensar o mundo que o rodeia, sendo, dessa maneira, o mundo, o chão de sua criação. Isto posto, avalie as afirmações que seguem.
Está CORRETO o que se afirma em:
I O ato de conhecer é um processo que envolve o sujeito conhecedor, com sua consciência, e um objeto, que pode ser a realidade, o mundo, os inúmeros fenômenos.
II O único conhecimento comum aos seres humanos e aos animais é aquele que tem sua origem nas experiências sensitivas e fisiológicas.
III O conhecimento lógico é aquele que constitui a base do saber humano, e já existia muito antes do homem imaginar a possibilidade da ciência.
I e III.
III, apenas.
I e II.
I, apenas.
II e III.

Em A Estrutura das Revoluções Científicas, T. Kuhn (1962) afirma que um paradigma não é só um modelo ou um padrão de pensamento. Um paradigma é, antes, uma totalidade de crenças, valores e técnicas partilhadas pelos membros de uma comunidade científica. Sobre o conceito de paradigma, avalie as afirmações a seguir.
Está CORRETO o que se afirma em:
I Um paradigma rege a maneira como o pensamento é produzido e compartilhado a partir das estruturas lógicas em que determinadas ideias se encontram inseridas.
II As mudanças de paradigmas nas teorias científicas desorganizam a ciência a ponto de impedir o avanço do conhecimento.
III Os padrões de pensamento que determinam a ordem dos discursos e das ações atuam também sobre o modo particular de ver e de compreender a realidade.
I e III.
II, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
II e III.

Não há uma forma única, nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor. O ensino escolar não é sua única prática e o professor profissional não é seu único praticante.
Tendo em conta as reflexões realizadas acerca do papel do professor na transição de paradigmas na educação, é CORRETO afirmar que o texto acima propõe uma nova dimensão educativa, pois:
tira da escola o peso da responsabilidade da educação, ao dividi-la com outros setores sociais.
propõe uma educação aberta, diversificada, participativa e que acontece em múltiplos espaços, entre os quais se inclui a escola.
busca uma educação escolar de excelência, preocupada em atender a um público-alvo específico.
articula, na figura do professor profissional, o centro de toda a ação pedagógica.
abre possibilidades para que a educação formal aconteça em ambientes não formais, aumentando o número de vagas disponíveis na escola.

O educador faz depósitos de conteúdos que devem ser arquivados pelos educandos. Desta maneira a educação se torna um ato de depositar em que os educandos são os depositários. O educador será tanto melhor educador quanto mais conseguir depositar nos educandos. Os educandos por sua vez, serão tanto melhores educados, quanto mais conseguirem arquivar os depósitos feitos.
O texto em destaque é uma crítica:
à concepção liberal de educação e à sua metodologia de ensino.
à tendência redentora e à sua pedagogia otimista.
à abordagem sociocultural e sua metodologia de ensino instrutiva.
à pedagogia crítico-social dos conteúdos e à sua visão de escola/sociedade.
à concepção progressista de educação e à sua prática avaliativa.

A pedagogia progressista afirma a educação como relação marcada pela sociedade e a escola como local onde também se processa a luta de classes (SYNDERS, 1973). Nesse sentido, o termo progressista surge no âmbito do debate e da pesquisa educacional para designar as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação.
Considerando as características da pedagogia progressista, avalie as afirmações a seguir.
I No contexto da pedagogia progressista, as avaliações têm como função a verificação objetiva e quantitativa dos resultados alcançados pelos alunos.
II Para a pedagogia progressista, a seleção dos conteúdos escolares deve considerar prioritariamente a adequação do indivíduo às necessidades do mercado.
III No contexto da pedagogia progressista, as diferenças sociais, econômicas e culturais dos alunos dimensionam a relação escola e sociedade.
II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
II e III.
I e II.

Prévia do material em texto

ACQF’S – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
SEMANA 1
Questão 1
Aprender é um processo amplo e que diz respeito ao modo como o indivíduo se modifica em razão das experiências que ele mantém com e no meio em que ele vive. Nesse sentido, enquanto alguns teóricos definem desenvolvimento e aprendizagem como processos idênticos que resultam da ação do meio sobre o indivíduo, outros afirma que o desenvolvimento é resultante do amadurecimento progressivo de estruturas pré-formadas no indivíduo, enquanto a aprendizagem é um processo externo e independente do desenvolvimento; existe, ainda, um terceiro grupo de teóricos que consideram complementares os processos de aprendizagem e desenvolvimento.
 Considerando os pressupostos teóricos do inatismo, do ambientalismo e do interacionismo, avalie as afirmações a seguir.
 I O inatismo está atrelado às noções de desenvolvimento espontâneo, aptidão e prontidão; o comportamentalismo fundamenta-se no empirismo; e o interacionismo concebe o conhecimento como um processo de construção.
II O inatismo salienta a importância dos fatores endógenos; o comportamentalismo ressalta a influência dos fatores exógenos; e o interacionismo destaca a importância das interações entre o ser humano e seu mundo físico e social.
III O inatismo salienta a importância dos fatores exógenos; o comportamentalismo fundamenta-se no empirismo; e o interacionismo destaca a importância das interações entre o ser humano e seu mundo físico e social.
 Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
 
II, apenas.
 
I, apenas.
 
III, apenas.
 
II e III.
Questão 2
Leia, com atenção, o texto a seguir.
 Quando os primeiros seres de quem descendemos viviam a esmo, na beira dos riachos, já os pássaros eram construtores de sábios ninhos. Mas hoje os seus seguidores fazem, da mesma maneira, os mesmos ninhos. Nós inventamos sobre todos os quadrantes da Terra uma variedade enorme de habitações e ensaiamos no espaço sem ar e sem gravidade as primeiras moradias fora da Terra. 
(BRANDÃO, C. R.; ABREU-BERNARDES, S. T. Redes e teias de saber: cultura, educação e sociedade. In: ALMEIDA, F. S. de. et al. Fundamentos da Educação. Universidade de Uberaba: Uberaba, 2019)
 Partindo da análise proposta pelos autores, é CORRETO inferir que:
 a modificação do estado da natureza não faz do homem um ser cultural, mas histórico, pois através da sua intervenção sobre o meio o homem torna-se artífice de si mesmo.
 
a cultura é uma dimensão artificial da vida humana, não representando, portanto, o vínculo que mantém unidos, entre si, os membros de uma determinada comunidade.
a cultura representa também o processo do trabalho e os produtos do trabalho, na transformação da natureza dada em um mundo intencionalmente criado.
 
os homens são apenas seres biológicos produzidos pela natureza, e a cultura diz respeito ao estado artificial de coisas que ele produz.
 
o homem é um ser natural, constituído de uma essência imutável que lhe é dada pela natureza e da qual são derivadas as leis biológicas que determinam o seu estar no mundo.
SEMANA 2
Questão 1
As características que definem o conhecimento científico não fazem da ciência um saber neutro, desinteressado, puramente intelectual e à margem do questionamento social e político que cerca suas pesquisas. O fazer científico encontra-se diretamente relacionado às questões da ordem moral e política que se arranjam no âmbito da sociedade e das concepções que ela produz de homem e humanidade. Há, portanto, que compreender a ciência como suporte fundamental para a construção de uma sociedade que tenha como fim a fundação de um estado de bem-estar intelectual, social e moral capaz de assegurar ao homem o acesso aos valores que lhe permitam o reconhecimento consciente de seu tempo e lugar, sobremaneira, do lugar para onde deseja ir.
 A respeito do saber científico, avalie as afirmações a seguir.
 I Descreve um saber fragmentário, isto é, que não estabelece conexões com situações e/ ou fenômenos cujas relações poderiam ser verificadas.
II Destaca a falta de clareza na produção de suas explicações, como também pela propriedade subjetiva que encaminha um ou mais sentidos ao mesmo fenômeno.
III Caracteriza o uso de uma linguagem rigorosa capaz de formular enunciados gerais através do exame das diferenças e semelhanças entre os fenômenos.
 
Está CORRETO o que se afirma em:
 
II, apenas.
 
I e III.
 
I e II.
III, apenas.
 
I, apenas.
Questão 2
Ao mesmo tempo em que o homem é sujeito do conhecimento, ele é também objeto, pois é capaz de pensar o mundo que o rodeia, sendo, dessa maneira, o mundo, o chão de sua criação. Isto posto, avalie as afirmações que seguem.
 I O ato de conhecer é um processo que envolve o sujeito conhecedor, com sua consciência, e um objeto, que pode ser a realidade, o mundo, os inúmeros fenômenos.
II O único conhecimento comum aos seres humanos e aos animais é aquele que tem sua origem nas experiências sensitivas e fisiológicas.
III O conhecimento lógico é aquele que constitui a base do saber humano, e já existia muito antes do homem imaginar a possibilidade da ciência.
 
Está CORRETO o que se afirma em:
 
I e III.
 
III, apenas.
I e II.
 
I, apenas.
 
II e III.
SEMANA 3
Em A Estrutura das Revoluções Científicas, T. Kuhn (1962) afirma que um paradigma não é só um modelo ou um padrão de pensamento. Um paradigma é, antes, uma totalidade de crenças, valores e técnicas partilhadas pelos membros de uma comunidade científica.
 Sobre o conceito de paradigma, avalie as afirmações a seguir.
 I Um paradigma rege a maneira como o pensamento é produzido e compartilhado a partir das estruturas lógicas em que determinadas ideias se encontram inseridas.
II As mudanças de paradigmas nas teorias científicas desorganizam a ciência a ponto de impedir o avanço do conhecimento.
III Os padrões de pensamento que determinam a ordem dos discursos e das ações atuam também sobre o modo particular de ver e de compreender a realidade.
 Está CORRETO o que se afirma em:
I e III.
 
II, apenas.
 
I, apenas.
 
III, apenas.
 
II e III.
Questão 2
Leia, com atenção, o excerto a seguir.
 Não há uma forma única, nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor. O ensino escolar não é sua única prática e o professor profissional não é seu único praticante.
 (BRANDÃO, C. R. O que é educação. 33. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 9)
 Tendo em conta as reflexões realizadas acerca do papel do professor na transição de paradigmas na educação, é CORRETO afirmar que o texto acima propõe uma nova dimensão educativa, pois:
 
tira da escola o peso da responsabilidade da educação, ao dividi-la com outros setores sociais.
propõe uma educação aberta, diversificada, participativa e que acontece em múltiplos espaços, entre os quais se inclui a escola.
 
busca uma educação escolar de excelência, preocupada em atender a um público-alvo específico.
 
articula, na figura do professor profissional, o centro de toda a ação pedagógica.
 
abre possibilidades para que a educação formal aconteça em ambientes não formais, aumentando o número de vagas disponíveis na escola.
SEMANA 4
Leia, com atenção, o texto a seguir.
 O educador faz depósitos de conteúdos que devem ser arquivados pelos educandos. Desta maneira a educação se torna um ato de depositar em que os educandos são os depositários. O educador será tanto melhor educador quanto mais conseguir depositar nos educandos. Os educandos por sua vez, serão tanto melhores educados, quanto mais conseguirem arquivar os depósitos feitos.
 (FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1983, p. 66)
 O texto em destaque é uma crítica:
à concepção liberal de educação e à sua metodologia de ensino.
à tendência redentora e à sua pedagogia otimista.
à abordagem sociocultural e sua metodologia de ensino instrutiva.
à pedagogia crítico-social dos conteúdos e à sua visão de escola/sociedade.
à concepção progressista de educação e à sua prática avaliativa.
Questão 2
A pedagogia progressista afirma a educação como relação marcada pelasociedade e a escola como local onde também se processa a luta de classes (SYNDERS, 1973). Nesse sentido, o termo progressista surge no âmbito do debate e da pesquisa educacional para designar as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação.
 
Considerando as características da pedagogia progressista, avalie as afirmações a seguir.
 
I No contexto da pedagogia progressista, as avaliações têm como função a verificação objetiva e quantitativa dos resultados alcançados pelos alunos.
II Para a pedagogia progressista, a seleção dos conteúdos escolares deve considerar prioritariamente a adequação do indivíduo às necessidades do mercado.
III No contexto da pedagogia progressista, as diferenças sociais, econômicas e culturais dos alunos dimensionam a relação escola e sociedade.
 
Está CORRETO o que se afirma em:
II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
II e III.
I e II.

Mais conteúdos dessa disciplina