Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação II - Individual

User badge image
Erica Marian

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Compreender as características reprodutivas é fundamental para a atuação do melhorista de plantas. Nesse contexto, plantas alógamas possuem características que devem ser consideradas e resultam em metodologias específicas nos programas de melhoramento genético.
Sobre a biologia reprodutiva das plantas alógamas e sua relação com o melhoramento genético, assinale a alternativa INCORRETA:
A) A alogamia é uma estratégia de reprodução assexuada, resultando na formação de clones e, por isso, obtendo plantas idênticas às plantas matrizes, incluindo suas características.
B) Nas plantas alógamas, a população de plantas é caracterizada pela heterozigose, resultando em distintos alelos, tendo como efeito a elevada variabilidade entre os indivíduos.
C) Entre as estratégias que promovem a alogamia em plantas estão a autoincompatibilidade, o distanciamento das partes florais masculinas e femininas e também, as diferenças nos tempos de liberação do pólen e de receptividade do estigma.
D) Na reprodução de plantas alógamas, ocorre a fusão dos gametas masculinos (presentes nos grãos de pólen) aos gametas femininos (óvulos), sendo preferencialmente através de fecundação cruzada.

As inovações oportunizadas pela genômica e engenharia genética ampliaram as opções e resultaram em maiores avanços nos programas de melhoramento de plantas. Conhecer o DNA, a estrutura dos genes e a sua localização, além da variabilidade existente, facilitam o uso de outras ferramentas de apoio à seleção e à obtenção de indivíduos com caracteres superiores.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A genômica é o ramo da genética que busca compreender a estrutura do DNA de uma espécie de interesse, identificando a sequência de bases nitrogenadas, permitindo que marcadores moleculares possam ser utilizados de forma a assistir os processos de seleção dos melhores indivíduos.
II- A transgenia é uma ferramenta utilizada no melhoramento de plantas que amplia a diversidade de genes, sendo que essas sequências de DNA podem inseridas em uma planta de interesse, permitindo a expressão de uma ou poucas características na nova cultivar.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras.
B) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D) As asserções I e II são proposições falsas.

Diversas ferramentas e inovações tecnológicas contribuem para o desenvolvimento de novas cultivares. Entre elas, a engenharia genética e a biotecnologia têm possibilitado grandes avanços e a obtenção de plantas mais adaptadas. Sobre esse contexto, assinale a alternativa INCORRETA:
A O reconhecimento e a seleção de genes de interesse, bem como a manipulação do DNA promoveram ganhos na obtenção de novas cultivares.
B Embora o uso de técnicas biotecnológicas e ferramentas da engenharia genética sejam realizados, essas inovações reduzem os ganhos e dificultam o desenvolvimento de novas cultivares.
C O uso de marcadores moleculares facilita o trabalho nos programas de melhoramento genético, selecionando os indivíduos e os genótipos para a formação da geração seguinte.
D A biotecnologia envolve diversas ferramentas, possibilitando o cultivo in vitro, técnica utilizada para a obtenção de plantas transgênicas.

A autoincompatibilidade é uma estratégia reprodutiva associada à redução das possibilidades de autofecundação em plantas. Esse mecanismo envolve distintos controles e tem implicações na propagação de plantas e no melhoramento genético.
Sobre a autoincompatibilidade, analise as afirmativas a seguir:
I- A autoincompatibilidade envolve um mecanismo de reconhecimento e de regulação que ocorre quando o grão de pólen entra em contato com o estigma das flores.
II- No mecanismo de autoincompatibilidade, a interação entre o grão de pólen e o estigma se estabelece de modo a promover a germinação do tubo polínico, favorecendo a autofecundação.
III- A regulação reprodutiva envolve um controle genético de reconhecimento, podendo ser de dois tipos: a autoincompatibilidade gametofítica e a autoincompatibilidade esporofítica.
A) Somente a afirmativa II está correta.
B) As afirmativas I e II estão corretas.
C) As afirmativas I e III estão corretas.
D) As afirmativas II e III estão corretas.

O trabalho do melhorista de plantas envolve não apenas os conhecimentos de genética, mas diversas informações sobre a população de plantas que será utilizada como base do programa de melhoramento. Plantas autógamas apresentam em geral algumas características na estrutura de suas populações.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Plantas autógamas apresentam a fecundação cruzada como modo natural e preferencial de reprodução, apresentando elevada segregação na formação dos gametas e nos descendentes.
II- As plantas autógamas possuem elevada frequência de lócus homozigotos, apresentando assim populações formadas preferencialmente por progenitores que após serem autofecundados durante as gerações, resultam na obtenção de linhagens puras.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras.
B) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D) As asserções I e II são proposições falsas.

Os programas de melhoramento de plantas que comercialmente são propagadas vegetativamente envolvem técnicas muito similares daquelas utilizadas para os grupos de reprodução sexuada. Assim, a clonagem apenas fixa os ganhos genéticos, permitindo a obtenção de um número infinito de cópias (mudas).
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As plantas de propagação assexuada não passam por programas de melhoramento genético, pois sem os cruzamentos sexuais não ocorre variabilidade para a seleção dos melhores indivíduos.
( ) A obtenção de variabilidade genética pode ocorrer através do cruzamento sexual entre duas cultivares clonais, ou mesmo com parentes selvagens, promovendo assim novos genótipos.
( ) Estratégias para ampliar a variabilidade genética envolvem a adoção de técnicas como a biotecnologia, a engenharia genética e a mutação induzida, possibilitando obter variantes para os programas de melhoramento de plantas.
( ) A clonagem é uma ferramenta muito útil na propagação de alguns grupos de plantas com interesse agrícola, possibilitando obter padrão homogêneo de desenvolvimento e de respostas aos fatores bióticos e abióticos.
A) V - V - V - F.
B) V - V - F - V.
C) F - V - V - V.
D) V - F - V - V.

O melhoramento genético envolve diversos conhecimentos desenvolvidos ao longo dos anos. A partir dos estudos envolvendo os princípios de genética e evolução, as metodologias tiveram um grande avanço. Ganhos e inovações, com novas cultivares possibilitaram uma grande revolução na agricultura a partir de meados do século XX. Sobre o melhoramento genético de plantas, assinale a alternativa INCORRETA: A. ( ) O genoma envolve dois componentes importantes, a parte aditiva, que não é transmitida entre as gerações, e a porção não aditiva, que passa para os genitores podendo assim, resultar em ganhos genéticos. B. ( ) Os estudos envolvendo os cruzamentos genéticos realizados pelo monge Gregor Mendel oportunizaram compreender os componentes relacionados com a herança das características entre as gerações e com os efeitos no fenótipo. C. ( ) Charles Darwin e Alfred Wallace, ao proporem a teoria da seleção natural, explicando o mecanismo como ocorre a evolução das espécies, contribuíram para a compreensão da transmissão das características adaptativas. D. ( ) Um importante princípio no melhoramento de plantas é que o valor genético de cada indivíduo se caracteriza pela combinação da frequência de locus e de genes com efeitos positivos ou negativos para a característica de interesse.

[Laboratório Virtual – Extração e Purificação de DNA e RNA] Os ácidos nucleicos apresentam características estruturais específicas que permitem que sejam isolados e manipulados para diversos tipos de aplicações. A técnica de hibridização in situ, por exemplo, baseia-se na complementaridade das fitas de DNA ou RNA, utilizando sondas fluorescentes para a detecção da fita complementar em uma determinada amostra.
Com relação às técnicas de extração e purificação das moléculas de ácidos nucleicos (DNA ou RNA), assinale a alternativa INCORRETA:
A A segunda etapa envolve a separação do DNA dos outros componentes celulares, como as proteínas.
B Alternativamente, são usados solventes orgânicos, em vez de altas concentrações de sais (fenol e/ou o clorofórmio), que auxiliam na degradação das proteínas.
C A purificação das moléculas de DNA ou RNA ocorre por meio da inclusão de outros componentes celulares, como proteínas, e de lavagens específicas.
D A extração do DNA ou RNA ocorre por meio da lise ou quebra das membranas celulares.

No melhoramento genético de plantas alógamas, o enfoque deve estar estruturado na compreensão da genética de populações, associado às frequências alélicas e genotípicas. Considerando algumas condições, as frequências alélicas e genotípicas tendem a estar em equilíbrio ao longo das gerações, em um padrão conhecido como equilíbrio de Hardy-Weinberg (EHW).
Sobre o equilíbrio de Hardy-Weinberg, analise as sentenças a seguir:
I- A reprodução de plantas alógamas em uma população na natureza pode ocorrer sem a ocorrência de eventos de seleção, mutação, migração e deriva genética.
II- Quando a polinização cruzada entre os indivíduos ocorre de forma aleatória, não existirão fatores que interfiram na casualidade natural dos cruzamentos.
III- As interferências no equilíbrio de Hardy-Weinberg podem ser a seleção de indivíduos e a migração, sendo que outros eventos como a mutação e a deriva gênica não atuam na genética de populações.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença II está correta.
D As sentenças I e III estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Compreender as características reprodutivas é fundamental para a atuação do melhorista de plantas. Nesse contexto, plantas alógamas possuem características que devem ser consideradas e resultam em metodologias específicas nos programas de melhoramento genético.
Sobre a biologia reprodutiva das plantas alógamas e sua relação com o melhoramento genético, assinale a alternativa INCORRETA:
A) A alogamia é uma estratégia de reprodução assexuada, resultando na formação de clones e, por isso, obtendo plantas idênticas às plantas matrizes, incluindo suas características.
B) Nas plantas alógamas, a população de plantas é caracterizada pela heterozigose, resultando em distintos alelos, tendo como efeito a elevada variabilidade entre os indivíduos.
C) Entre as estratégias que promovem a alogamia em plantas estão a autoincompatibilidade, o distanciamento das partes florais masculinas e femininas e também, as diferenças nos tempos de liberação do pólen e de receptividade do estigma.
D) Na reprodução de plantas alógamas, ocorre a fusão dos gametas masculinos (presentes nos grãos de pólen) aos gametas femininos (óvulos), sendo preferencialmente através de fecundação cruzada.

As inovações oportunizadas pela genômica e engenharia genética ampliaram as opções e resultaram em maiores avanços nos programas de melhoramento de plantas. Conhecer o DNA, a estrutura dos genes e a sua localização, além da variabilidade existente, facilitam o uso de outras ferramentas de apoio à seleção e à obtenção de indivíduos com caracteres superiores.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A genômica é o ramo da genética que busca compreender a estrutura do DNA de uma espécie de interesse, identificando a sequência de bases nitrogenadas, permitindo que marcadores moleculares possam ser utilizados de forma a assistir os processos de seleção dos melhores indivíduos.
II- A transgenia é uma ferramenta utilizada no melhoramento de plantas que amplia a diversidade de genes, sendo que essas sequências de DNA podem inseridas em uma planta de interesse, permitindo a expressão de uma ou poucas características na nova cultivar.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras.
B) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D) As asserções I e II são proposições falsas.

Diversas ferramentas e inovações tecnológicas contribuem para o desenvolvimento de novas cultivares. Entre elas, a engenharia genética e a biotecnologia têm possibilitado grandes avanços e a obtenção de plantas mais adaptadas. Sobre esse contexto, assinale a alternativa INCORRETA:
A O reconhecimento e a seleção de genes de interesse, bem como a manipulação do DNA promoveram ganhos na obtenção de novas cultivares.
B Embora o uso de técnicas biotecnológicas e ferramentas da engenharia genética sejam realizados, essas inovações reduzem os ganhos e dificultam o desenvolvimento de novas cultivares.
C O uso de marcadores moleculares facilita o trabalho nos programas de melhoramento genético, selecionando os indivíduos e os genótipos para a formação da geração seguinte.
D A biotecnologia envolve diversas ferramentas, possibilitando o cultivo in vitro, técnica utilizada para a obtenção de plantas transgênicas.

A autoincompatibilidade é uma estratégia reprodutiva associada à redução das possibilidades de autofecundação em plantas. Esse mecanismo envolve distintos controles e tem implicações na propagação de plantas e no melhoramento genético.
Sobre a autoincompatibilidade, analise as afirmativas a seguir:
I- A autoincompatibilidade envolve um mecanismo de reconhecimento e de regulação que ocorre quando o grão de pólen entra em contato com o estigma das flores.
II- No mecanismo de autoincompatibilidade, a interação entre o grão de pólen e o estigma se estabelece de modo a promover a germinação do tubo polínico, favorecendo a autofecundação.
III- A regulação reprodutiva envolve um controle genético de reconhecimento, podendo ser de dois tipos: a autoincompatibilidade gametofítica e a autoincompatibilidade esporofítica.
A) Somente a afirmativa II está correta.
B) As afirmativas I e II estão corretas.
C) As afirmativas I e III estão corretas.
D) As afirmativas II e III estão corretas.

O trabalho do melhorista de plantas envolve não apenas os conhecimentos de genética, mas diversas informações sobre a população de plantas que será utilizada como base do programa de melhoramento. Plantas autógamas apresentam em geral algumas características na estrutura de suas populações.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Plantas autógamas apresentam a fecundação cruzada como modo natural e preferencial de reprodução, apresentando elevada segregação na formação dos gametas e nos descendentes.
II- As plantas autógamas possuem elevada frequência de lócus homozigotos, apresentando assim populações formadas preferencialmente por progenitores que após serem autofecundados durante as gerações, resultam na obtenção de linhagens puras.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras.
B) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D) As asserções I e II são proposições falsas.

Os programas de melhoramento de plantas que comercialmente são propagadas vegetativamente envolvem técnicas muito similares daquelas utilizadas para os grupos de reprodução sexuada. Assim, a clonagem apenas fixa os ganhos genéticos, permitindo a obtenção de um número infinito de cópias (mudas).
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As plantas de propagação assexuada não passam por programas de melhoramento genético, pois sem os cruzamentos sexuais não ocorre variabilidade para a seleção dos melhores indivíduos.
( ) A obtenção de variabilidade genética pode ocorrer através do cruzamento sexual entre duas cultivares clonais, ou mesmo com parentes selvagens, promovendo assim novos genótipos.
( ) Estratégias para ampliar a variabilidade genética envolvem a adoção de técnicas como a biotecnologia, a engenharia genética e a mutação induzida, possibilitando obter variantes para os programas de melhoramento de plantas.
( ) A clonagem é uma ferramenta muito útil na propagação de alguns grupos de plantas com interesse agrícola, possibilitando obter padrão homogêneo de desenvolvimento e de respostas aos fatores bióticos e abióticos.
A) V - V - V - F.
B) V - V - F - V.
C) F - V - V - V.
D) V - F - V - V.

O melhoramento genético envolve diversos conhecimentos desenvolvidos ao longo dos anos. A partir dos estudos envolvendo os princípios de genética e evolução, as metodologias tiveram um grande avanço. Ganhos e inovações, com novas cultivares possibilitaram uma grande revolução na agricultura a partir de meados do século XX. Sobre o melhoramento genético de plantas, assinale a alternativa INCORRETA: A. ( ) O genoma envolve dois componentes importantes, a parte aditiva, que não é transmitida entre as gerações, e a porção não aditiva, que passa para os genitores podendo assim, resultar em ganhos genéticos. B. ( ) Os estudos envolvendo os cruzamentos genéticos realizados pelo monge Gregor Mendel oportunizaram compreender os componentes relacionados com a herança das características entre as gerações e com os efeitos no fenótipo. C. ( ) Charles Darwin e Alfred Wallace, ao proporem a teoria da seleção natural, explicando o mecanismo como ocorre a evolução das espécies, contribuíram para a compreensão da transmissão das características adaptativas. D. ( ) Um importante princípio no melhoramento de plantas é que o valor genético de cada indivíduo se caracteriza pela combinação da frequência de locus e de genes com efeitos positivos ou negativos para a característica de interesse.

[Laboratório Virtual – Extração e Purificação de DNA e RNA] Os ácidos nucleicos apresentam características estruturais específicas que permitem que sejam isolados e manipulados para diversos tipos de aplicações. A técnica de hibridização in situ, por exemplo, baseia-se na complementaridade das fitas de DNA ou RNA, utilizando sondas fluorescentes para a detecção da fita complementar em uma determinada amostra.
Com relação às técnicas de extração e purificação das moléculas de ácidos nucleicos (DNA ou RNA), assinale a alternativa INCORRETA:
A A segunda etapa envolve a separação do DNA dos outros componentes celulares, como as proteínas.
B Alternativamente, são usados solventes orgânicos, em vez de altas concentrações de sais (fenol e/ou o clorofórmio), que auxiliam na degradação das proteínas.
C A purificação das moléculas de DNA ou RNA ocorre por meio da inclusão de outros componentes celulares, como proteínas, e de lavagens específicas.
D A extração do DNA ou RNA ocorre por meio da lise ou quebra das membranas celulares.

No melhoramento genético de plantas alógamas, o enfoque deve estar estruturado na compreensão da genética de populações, associado às frequências alélicas e genotípicas. Considerando algumas condições, as frequências alélicas e genotípicas tendem a estar em equilíbrio ao longo das gerações, em um padrão conhecido como equilíbrio de Hardy-Weinberg (EHW).
Sobre o equilíbrio de Hardy-Weinberg, analise as sentenças a seguir:
I- A reprodução de plantas alógamas em uma população na natureza pode ocorrer sem a ocorrência de eventos de seleção, mutação, migração e deriva genética.
II- Quando a polinização cruzada entre os indivíduos ocorre de forma aleatória, não existirão fatores que interfiram na casualidade natural dos cruzamentos.
III- As interferências no equilíbrio de Hardy-Weinberg podem ser a seleção de indivíduos e a migração, sendo que outros eventos como a mutação e a deriva gênica não atuam na genética de populações.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença II está correta.
D As sentenças I e III estão corretas.

Prévia do material em texto

16/04/23, 09:42 Avaliação II - Individual
about:blank 1/5
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação II - Individual (Cod.:829687)
Peso da Avaliação 1,50
Prova 62265727
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 10/0
Nota 10,00
Compreender as características reprodutivas é fundamental para a atuação do melhorista de plantas. 
Nesse contexto, plantas alógamas possuem características que devem ser consideradas e resultam em 
metodologias específicas nos programas de melhoramento genético.
Sobre a biologia reprodutiva das plantas alógamas e sua relação com o melhoramento genético, 
assinale a alternativa INCORRETA:
A Nas plantas alógamas, a população de plantas é caracterizada pela heterozigose, resultando em
distintos alelos, tendo como efeito a elevada variabilidade entre os indivíduos.
B A alogamia é uma estratégia de reprodução assexuada, resultando na formação de clones e, por
isso, obtendo plantas idênticas às plantas matrizes, incluindo suas características.
C
Entre as estratégias que promovem a alogamia em plantas estão a autoincompatibilidade, o
distanciamento das partes florais masculinas e femininas e também, as diferenças nos tempos de
liberação do pólen e de receptividade do estigma.
D
Na reprodução de plantas alógamas, ocorre a fusão dos gametas masculinos (presentes nos grãos
de pólen) aos gametas femininos (óvulos), sendo preferencialmente através de fecundação
cruzada.
As inovações oportunizadas pela genômica e engenharia genética ampliaram as opções e resultaram 
em maiores avanços nos programas de melhoramento de plantas. Conhecer o DNA, a estrutura dos 
genes e a sua localização, além da variabilidade existente, facilitam o uso de outras ferramentas de 
apoio à seleção e à obtenção de indivíduos com caracteres superiores. Sobre o exposto, avalie as 
asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A genômica é o ramo da genética que busca compreender a estrutura do DNA de uma espécie de 
interesse, identificando a sequência de bases nitrogenadas, permitindo que marcadores moleculares 
possam ser utilizados de forma a assistir os processos de seleção dos melhores indivíduos.
PORQUE
II- A transgenia é uma ferramenta utilizada no melhoramento de plantas que amplia a diversidade de 
genes, sendo que essas sequências de DNA podem inseridas em uma planta de interesse, permitindo a 
expressão de uma ou poucas características na nova cultivar.
Assinale a alternativa CORRETA:
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C As asserções I e II são proposições falsas.
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
16/04/23, 09:42 Avaliação II - Individual
about:blank 2/5
D As asserções I e II são proposições verdadeiras.
[Laboratório Virtual – Extração e Purificação de DNA e RNA] As técnicas de extração e purificação 
das moléculas de ácidos nucleicos (DNA ou RNA) têm basicamente dois princípios: a extração do 
DNA ou RNA e a purificação das moléculas de DNA ou RNA. 
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as finalidades dos dois princípios dessa técnica:
A A finalidade é somente a separação do DNA dos outros componentes celulares, como as
proteínas.
B Lise ou quebra das membranas celulares e exclusão de outros componentes celulares, como
proteínas.
C União das membranas celulares e adição de outros componentes celulares, como proteínas.
D A finalidade é somente ruptura ou quebra das membranas celulares.
Diversas ferramentas e inovações tecnológicas contribuem para o desenvolvimento de novas 
cultivares. Entre elas, a engenharia genética e a biotecnologia têm possibilitado grandes avanços e a 
obtenção de plantas mais adaptadas.
Sobre esse contexto, assinale a alternativa INCORRETA:
A A biotecnologia envolve diversas ferramentas, possibilitando o cultivo in vitro, técnica utilizada
para a obtenção de plantas transgênicas. 
B O reconhecimento e a seleção de genes de interesse, bem como a manipulação do DNA
promoveram ganhos na obtenção de novas cultivares.
C O uso de marcadores moleculares facilita o trabalho nos programas de melhoramento genético,
selecionando os indivíduos e os genótipos para a formação da geração seguinte.
D Embora o uso de técnicas biotecnológicas e ferramentas da engenharia genética sejam realizados,
essas inovações reduzem os ganhos e dificultam o desenvolvimento de novas cultivares.
A autoincompatibilidade é uma estratégia reprodutiva associada à redução das possibilidades de 
autofecundação em plantas. Esse mecanismo envolve distintos controles e tem implicações na 
propagação de plantas e no melhoramento genético. Sobre a autoincompatibilidade, analise as 
afirmativas a seguir:
I- A autoincompatibilidade envolve um mecanismo de reconhecimento e de regulação que ocorre 
quando o grão de pólen entra em contato com o estigma das flores.
II- No mecanismo de autoincompatibilidade, a interação entre o grão de pólen e o estigma se 
estabelece de modo a promover a germinação do tubo polínico, favorecendo a autofecundação.
III- A regulação reprodutiva envolve um controle genético de reconhecimento, podendo ser de dois 
tipos: a autoincompatibilidade gametofítica e a autoincompatibilidade esporofítica.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas I e III estão corretas.
B
3
4
5
16/04/23, 09:42 Avaliação II - Individual
about:blank 3/5
As afirmativas II e III estão corretas.
C As afirmativas I e II estão corretas.
D Somente a afirmativa II está correta.
O trabalho do melhorista de plantas envolve não apenas os conhecimentos de genética, mas diversas 
informações sobre a população de plantas que será utilizada como base do programa de 
melhoramento. Plantas autógamas apresentam em geral algumas características na estrutura de suas 
populações. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Plantas autógamas apresentam a fecundação cruzada como modo natural e preferencial de 
reprodução, apresentando elevada segregação na formação dos gametas e nos descendentes.
PORQUE
II- As plantas autógamas possuem elevada frequência de lócus homozigotos, apresentando assim 
populações formadas preferencialmente por progenitores que após serem autofecundados durante as 
gerações, resultam na obtenção de linhagens puras.
Assinale a alternativa CORRETA:
A A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B As asserções I e II são proposições falsas.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Os programas de melhoramento de plantas que comercialmente são propagadas vegetativamente 
envolvem técnicas muito similares daquelas utilizadas para os grupos de reprodução sexuada. Assim, 
a clonagem apenas fixa os ganhos genéticos, permitindo a obtenção de um número infinito de cópias 
(mudas). Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As plantas de propagação assexuada não passam por programas de melhoramento genético, pois 
sem os cruzamentos sexuais não ocorre variabilidade para a seleção dos melhores indivíduos.
( ) A obtenção de variabilidade genética pode ocorrer através do cruzamento sexual entre duas 
cultivares clonais, ou mesmo com parentes selvagens, promovendo assim novos genótipos.
( ) Estratégias para ampliar a variabilidade genética envolvem a adoção de técnicas como a 
biotecnologia, a engenharia genética e a mutação induzida, possibilitando obter variantes para os 
programas de melhoramento de plantas.
( ) A clonagem é uma ferramenta muito útil na propagação de alguns grupos de plantas com 
interesse agrícola, possibilitando obter padrão homogêneo de desenvolvimento e de respostas aos 
fatores bióticos e abióticos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F - V.
B V - V - V - F.
C F - V - V - V.
D V - F - V - V.
6
7
16/04/23, 09:42 Avaliação II - Individual
about:blank 4/5
O melhoramento genético envolve diversosconhecimentos desenvolvidos ao longo dos anos. A partir 
dos estudos envolvendo os princípios de genética e evolução, as metodologias tiveram um grande 
avanço. Ganhos e inovações, com novas cultivares possibilitaram uma grande revolução na 
agricultura a partir de meados do século XX.
Sobre o melhoramento genético de plantas, assinale a alternativa INCORRETA:
A
Os estudos envolvendo os cruzamentos genéticos realizados pelo monge Gregor Mendel
oportunizaram compreender os componentes relacionados com a herança das características entre
as gerações e com os efeitos no fenótipo.
B
O genoma envolve dois componentes importantes, a parte aditiva, que não é transmitida entre as
gerações, e a porção não aditiva, que passa para os genitores podendo assim, resultar em ganhos
genéticos.
C
Charles Darwin e Alfred Wallace, ao proporem a teoria da seleção natural, explicando o
mecanismo como ocorre a evolução das espécies, contribuíram para a compreensão da
transmissão das características adaptativas.
D
Um importante princípio no melhoramento de plantas é que o valor genético de cada indivíduo se
caracteriza pela combinação da frequência de locus e de genes com efeitos positivos ou negativos
para a característica de interesse.
[Laboratório Virtual – Extração e Purificação de DNA e RNA] Os ácidos nucleicos apresentam 
características estruturais específicas que permitem que sejam isolados e manipulados para diversos 
tipos de aplicações. A técnica de hibridização in situ, por exemplo, baseia-se na complementaridade 
das fitas de DNA ou RNA, utilizando sondas fluorescentes para a detecção da fita complementar em 
uma determinada amostra. 
Com relação às técnicas de extração e purificação das moléculas de ácidos nucleicos (DNA ou RNA), 
assinale a alternativa INCORRETA: 
A A extração do DNA ou RNA ocorre por meio da lise ou quebra das membranas celulares.
B A purificação das moléculas de DNA ou RNA ocorre por meio da inclusão de outros
componentes celulares, como proteínas, e de lavagens específicas.
C A segunda etapa envolve a separação do DNA dos outros componentes celulares, como as
proteínas.
D Alternativamente, são usados solventes orgânicos, em vez de altas concentrações de sais (fenol
e/ou o clorofórmio), que auxiliam na degradação das proteínas.
No melhoramento genético de plantas alógamas, o enfoque deve estar estruturado na compreensão da 
genética de populações, associado às frequências alélicas e genotípicas. Considerando algumas 
condições, as frequências alélicas e genotípicas tendem a estar em equilíbrio ao longo das gerações, 
em um padrão conhecido como equilíbrio de Hardy-Weinberg (EHW). Sobre o equilíbrio de Hardy-
Weinberg, analise as sentenças a seguir:
I- A reprodução de plantas alógamas em uma população na natureza pode ocorrer sem a ocorrência de 
eventos de seleção, mutação, migração e deriva genética.
8
9
10
16/04/23, 09:42 Avaliação II - Individual
about:blank 5/5
II- Quando a polinização cruzada entre os indivíduos ocorre de forma aleatória, não existirão fatores 
que interfiram na casualidade natural dos cruzamentos.
III- As interferências no equilíbrio de Hardy-Weinberg podem ser a seleção de indivíduos e a 
migração, sendo que outros eventos como a mutação e a deriva gênica não atuam na genética de 
populações.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II e III estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina