Logo Passei Direto
Buscar

Nutrição no estresse metabólico - Avaliação Final (Objetiva)

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Na sala de hemodiálise, você acompanha os pacientes com Doença Renal Crônica em processo dialítico para orientar e indicar ajustes no planejamento alimentar, e conforme necessidade, sugerir suplementação, em virtude de restrições dietéticas necessárias para reduzir os agravos que contribuem para deficiência de vitaminas.
Com relação à DRC, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Os antioxidantes, C, E e carotenóides tornam-se necessários nos estágios mais avançados da doença (estadiamentos 4-5), enquanto o folato e as vitaminas K e D tornam-se deficientes. PORQUE II- Durante o processo dialítico, ocorrem ganhos de vitaminas, principalmente as do complexo B e C, em decorrência do estresse oxidativo, inflamação e do risco para Doença Cardiovascular. Assinale a alternativa CORRETA:
A As asserções I e II são proposições falsas.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

A.M.L., um ano, feminino, diagnóstico clínico de doença da urina de xarope de bordo (DXB), uma disfunção genética recessiva autossômica causada pela deficiência na atividade do complexo alfa-cetoácido-desidrogenase de cadeia ramificada (BCKDC).
Sobre a doença da urina de xarope de bordo, analise as sentenças a seguir: I- Deficiência desse complexo de enzimas leva a níveis elevados de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) leucina, valina e isoleucina. II- Na fase aguda, o tratamento rápido e agressivo para promover a redução dos níveis de leucina, sendo necessário a perfusão com alto teor de glicose para estimular a secreção de insulina e eliminar o catabolismo de proteínas. III- A quantidade de consumo de BCAAs deve ser monitorado durante a infância e adolescência, IV- Na descompensação aguda, é possível identificar propriedades da Encefalopatia de Wernick, e nos períodos de catabolismo proteico endógeno, como febre, infecções, exercícios, trauma ou cirurgia, os pacientes podem cursar com deterioração neurológica devido à intoxicação por leucina. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
C Somente a sentença IV está correta.
D Somente a sentença II está correta.

Paciente L.G.V., 45 anos, feminina, internou no nosocômio devido a hemiparesia a direita, diagnóstico clínico de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Em avaliação nutricional, apresenta dificuldade para engolir, avaliação fonoaudiológica de disfagia grave. Peso informado: 56 Kg e estatura 1.65 m.
Neste caso, deve-se sugerir iniciar uma dieta via:
A Sonda nasoenteral.
B Oral livre.
C Nutrição parenteral.
D Oral cremosa.

A obesidade infantil é prevalente e crescente nos dias de hoje. Várias são as causas: a pandemia, as mudanças de hábitos alimentares, estresse e sedentarismo. É um distúrbio metabólico que pode desencadear comorbidades e advém de um balanço energético positivo constante de alto consumo e reduzido gasto de energia, favorecendo o ganho de adiposidade.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- O excesso de peso na infância tem como característica a hiperplasia e hipertrofia do tecido adiposo e é um processo inflamatório decorrente da invasão de macrófagos que favorecem e perpetuam a inflamação e o estado de adipogênese. PORQUE II- Ocorre a redução da adiposidade que desencadeia a resistência periférica à insulina, principalmente no fígado e na musculatura estriada. Assinale a alternativa CORRETA:
A As asserções I e II são proposições falsas.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

O tratamento conservador consiste em todas as medidas clínicas (remédios, modificações na dieta e estilo de vida) que podem ser utilizadas para retardar a piora da função renal, reduzir os sintomas e prevenir complicações ligadas à doença renal crônica. Apesar dessas medidas, a doença renal crônica é progressiva e irreversível até o momento. No entanto, com o tratamento conservador é possível reduzir a velocidade desta progressão ou estabilizar a doença.
Com base nos conhecimentos sobre as necessidades nutricionais em pacientes sob tratamento conservador, analise as sentenças a seguir: I- Uma dieta hipoproteica possui efeitos protetores, pois ocorre a diminuição da pressão intraglomerular e da proteinúria, a redução no consumo renal de oxigênio e do estresse oxidativo renal. II- Recomenda-se uma dieta hipoproteica, com 0,3 g/kg/dia de proteína predominantemente vegetal, para corrigir sintomas urêmicos, manter o estado nutricional e o balanço nitrogenado positivo por longos períodos. III- A necessidade de energia na fase conservadora é semelhante à de indivíduos saudáveis com atividade física leve, 35 kcal/kg/dia. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças I e II estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I e III estão corretas.

A terapia nutricional enteral tem como indicação o início entre 24 a 48 horas após admissão em uma UTI, porém o paciente deve estar em condições hemodinâmicas equilibradas e ressuscitação da volemia.
Com relação às vias de dieta enteral, assinale a alternativa CORRETA:
A A nutrição enteral não mantém, porém recupera o estado nutricional e contribui para um tempo de internação menor.
B A terapia nutricional enteral precoce contribui para manter o trato gastrointestinal funcionando, se existe condição clínica para tanto.
C O paciente com obstrução intestinal pode receber terapia nutricional enteral.
D A terapia nutricional enteral não possibilita a retomada à ingestão oral de forma mais rápida.

Dentre as modalidades de TRS estão a hemodiálise ou a diálise peritoneal. Em ambas o plasma urêmico do paciente é colocado em contato com uma solução de diálise (dialisato), separados por uma membrana permeável, onde por meio da difusão, ultrafiltração e osmose, ocorre passagem de solutos e água através do meio mais concentrado (plasma do paciente) para o menos concentrado.
Com relação aos tópicos, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Hemodiálise (HD). II- Diálise peritoneal (DP). Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A II - I - II - I.
B I - II - II - I.
C I - I - II - II.
D I - II - I - II.

A osmolaridade refere-se ao número de miliosmoles por litro de solução (água) e a osmolalidade, ao número de miliosmoles por quilograma de água, ambos refletem a concentração de partículas osmoticamente ativas na solução e tolerância digestiva da dieta.
Ao prescrever uma dieta, é importante estar atento à osmolaridade e ao local de infusão da dieta, se via estômago ou intestino, para definir a dieta com melhor tolerabilidade para prevenir diarreia osmótica. Tendo como base os conceitos sobre osmolaridade (mOsmkg ) das dietas, analise as sentenças a seguir: I- Hipotônica = 280 a 300 mOsmkg. II- Isotônica = 300 a 350 mOsmkg. III- Levemente hipertônica = 350 a 550. IV- Hipertônica = 550 a 750 mOsmkg. V- Acentuadamente hipertônica > ou igual a 900 mOsmkg. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, III e V estão corretas.
B sentenças I, II, III e IV estão corretas.
C As sentenças II, III e V estão corretas.
D sentenças I e V estão corretas.

A doença da urina do xarope de bordo ou leucinose é de origem genética, sendo um erro inato do metabolismo.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- O objetivo dietoterápico é o controle das calorias, restrição dietética de BCAAs e oferta de fórmula isenta em BCAAs com energia e outros nutrientes, propiciando controle da doença. PORQUE II- Ocorre deficiência de componentes do catabolismo de aminoácidos de cadeia ramificada, leucina, valina e isoleucina. Promove a deficiência no desenvolvimento, déficit neurológico, problemas alimentares e odor de xarope de bordo na urina. Assinale a alternativa CORRETA:
A As asserções I e II são proposições verdadeiras.
B A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C As asserções I e II são falsas.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A doença renal crônica (DRC) é caracterizada pela perda progressiva da função renal independentemente de doença subjacente. A natureza da perda progressiva da função tem sido tema de pesquisas nos últimos anos. A hemodiálise é um dos tratamentos preconizados para pacientes portadores de DRC.
Considerando alguns aspectos clínicos nutricionais da DRC e a conduta nutricional para essa modalidade de tratamento, é correto afirmar que:
A O controle do edema e o do desequilíbrio eletrolítico não são objetivos da terapia nutricional desses pacientes, uma vez que a conduta nutricional não influencia o aparecimento dessas situações.
B O controle da dislipidemia não é uma meta no cuidado nutricional, uma vez que não existe relação entre DRC e doença cardiovascular aterosclerótica.
C A ingestão excessiva de sódio é uma das causas da hipertensão e, para melhorar a palatabilidade dos alimentos, uma alternativa adequada é a prescrição de sal light, que contém KCl no lugar do NaCl.
D Os níveis séricos de albumina, embora possam ter a sua especificidade limitada como indicador do estado nutricional desses pacientes, são um marcador preditivo de mortalidade.

Um paciente com Doença Renal Crônica (DRC), diabetes e hipertensão arterial encontra-se em hemodiálise há 5 anos e está em acompanhamento nutricional de acordo com a sua fase terapêutica, entretanto, mantém hiperfosfatemia refratária, com níveis de paratormônio (PTH) sérico também elevados com relação aos limites estabelecidos.
Com base no caso acima exposto, avalie as afirmacoes a seguir: I- A hiperfosfatemia está relacionada à progressão da DRC, que decorre da perda da função renal e da retenção de fósforo sérico. II- O tratamento dialítico não remove adequadamente o fósforo sanguíneo e, assim, ocorre balanço positivo dessa substância. III- A restrição proteica, recomendada na fase dialítica do tratamento da DRC, pode contribuir para a hiperfosfatemia. IV- A prescrição de quelante de fósforo pode ser uma opção terapêutica eficaz para o controle da hiperfosfatemia. É correto apenas o que se afirma em:
A II e IV, apenas.
B I, II e IV.
C III e IV.
D I e III.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Na sala de hemodiálise, você acompanha os pacientes com Doença Renal Crônica em processo dialítico para orientar e indicar ajustes no planejamento alimentar, e conforme necessidade, sugerir suplementação, em virtude de restrições dietéticas necessárias para reduzir os agravos que contribuem para deficiência de vitaminas.
Com relação à DRC, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Os antioxidantes, C, E e carotenóides tornam-se necessários nos estágios mais avançados da doença (estadiamentos 4-5), enquanto o folato e as vitaminas K e D tornam-se deficientes. PORQUE II- Durante o processo dialítico, ocorrem ganhos de vitaminas, principalmente as do complexo B e C, em decorrência do estresse oxidativo, inflamação e do risco para Doença Cardiovascular. Assinale a alternativa CORRETA:
A As asserções I e II são proposições falsas.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

A.M.L., um ano, feminino, diagnóstico clínico de doença da urina de xarope de bordo (DXB), uma disfunção genética recessiva autossômica causada pela deficiência na atividade do complexo alfa-cetoácido-desidrogenase de cadeia ramificada (BCKDC).
Sobre a doença da urina de xarope de bordo, analise as sentenças a seguir: I- Deficiência desse complexo de enzimas leva a níveis elevados de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) leucina, valina e isoleucina. II- Na fase aguda, o tratamento rápido e agressivo para promover a redução dos níveis de leucina, sendo necessário a perfusão com alto teor de glicose para estimular a secreção de insulina e eliminar o catabolismo de proteínas. III- A quantidade de consumo de BCAAs deve ser monitorado durante a infância e adolescência, IV- Na descompensação aguda, é possível identificar propriedades da Encefalopatia de Wernick, e nos períodos de catabolismo proteico endógeno, como febre, infecções, exercícios, trauma ou cirurgia, os pacientes podem cursar com deterioração neurológica devido à intoxicação por leucina. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
C Somente a sentença IV está correta.
D Somente a sentença II está correta.

Paciente L.G.V., 45 anos, feminina, internou no nosocômio devido a hemiparesia a direita, diagnóstico clínico de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Em avaliação nutricional, apresenta dificuldade para engolir, avaliação fonoaudiológica de disfagia grave. Peso informado: 56 Kg e estatura 1.65 m.
Neste caso, deve-se sugerir iniciar uma dieta via:
A Sonda nasoenteral.
B Oral livre.
C Nutrição parenteral.
D Oral cremosa.

A obesidade infantil é prevalente e crescente nos dias de hoje. Várias são as causas: a pandemia, as mudanças de hábitos alimentares, estresse e sedentarismo. É um distúrbio metabólico que pode desencadear comorbidades e advém de um balanço energético positivo constante de alto consumo e reduzido gasto de energia, favorecendo o ganho de adiposidade.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- O excesso de peso na infância tem como característica a hiperplasia e hipertrofia do tecido adiposo e é um processo inflamatório decorrente da invasão de macrófagos que favorecem e perpetuam a inflamação e o estado de adipogênese. PORQUE II- Ocorre a redução da adiposidade que desencadeia a resistência periférica à insulina, principalmente no fígado e na musculatura estriada. Assinale a alternativa CORRETA:
A As asserções I e II são proposições falsas.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

O tratamento conservador consiste em todas as medidas clínicas (remédios, modificações na dieta e estilo de vida) que podem ser utilizadas para retardar a piora da função renal, reduzir os sintomas e prevenir complicações ligadas à doença renal crônica. Apesar dessas medidas, a doença renal crônica é progressiva e irreversível até o momento. No entanto, com o tratamento conservador é possível reduzir a velocidade desta progressão ou estabilizar a doença.
Com base nos conhecimentos sobre as necessidades nutricionais em pacientes sob tratamento conservador, analise as sentenças a seguir: I- Uma dieta hipoproteica possui efeitos protetores, pois ocorre a diminuição da pressão intraglomerular e da proteinúria, a redução no consumo renal de oxigênio e do estresse oxidativo renal. II- Recomenda-se uma dieta hipoproteica, com 0,3 g/kg/dia de proteína predominantemente vegetal, para corrigir sintomas urêmicos, manter o estado nutricional e o balanço nitrogenado positivo por longos períodos. III- A necessidade de energia na fase conservadora é semelhante à de indivíduos saudáveis com atividade física leve, 35 kcal/kg/dia. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças I e II estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I e III estão corretas.

A terapia nutricional enteral tem como indicação o início entre 24 a 48 horas após admissão em uma UTI, porém o paciente deve estar em condições hemodinâmicas equilibradas e ressuscitação da volemia.
Com relação às vias de dieta enteral, assinale a alternativa CORRETA:
A A nutrição enteral não mantém, porém recupera o estado nutricional e contribui para um tempo de internação menor.
B A terapia nutricional enteral precoce contribui para manter o trato gastrointestinal funcionando, se existe condição clínica para tanto.
C O paciente com obstrução intestinal pode receber terapia nutricional enteral.
D A terapia nutricional enteral não possibilita a retomada à ingestão oral de forma mais rápida.

Dentre as modalidades de TRS estão a hemodiálise ou a diálise peritoneal. Em ambas o plasma urêmico do paciente é colocado em contato com uma solução de diálise (dialisato), separados por uma membrana permeável, onde por meio da difusão, ultrafiltração e osmose, ocorre passagem de solutos e água através do meio mais concentrado (plasma do paciente) para o menos concentrado.
Com relação aos tópicos, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Hemodiálise (HD). II- Diálise peritoneal (DP). Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A II - I - II - I.
B I - II - II - I.
C I - I - II - II.
D I - II - I - II.

A osmolaridade refere-se ao número de miliosmoles por litro de solução (água) e a osmolalidade, ao número de miliosmoles por quilograma de água, ambos refletem a concentração de partículas osmoticamente ativas na solução e tolerância digestiva da dieta.
Ao prescrever uma dieta, é importante estar atento à osmolaridade e ao local de infusão da dieta, se via estômago ou intestino, para definir a dieta com melhor tolerabilidade para prevenir diarreia osmótica. Tendo como base os conceitos sobre osmolaridade (mOsmkg ) das dietas, analise as sentenças a seguir: I- Hipotônica = 280 a 300 mOsmkg. II- Isotônica = 300 a 350 mOsmkg. III- Levemente hipertônica = 350 a 550. IV- Hipertônica = 550 a 750 mOsmkg. V- Acentuadamente hipertônica > ou igual a 900 mOsmkg. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, III e V estão corretas.
B sentenças I, II, III e IV estão corretas.
C As sentenças II, III e V estão corretas.
D sentenças I e V estão corretas.

A doença da urina do xarope de bordo ou leucinose é de origem genética, sendo um erro inato do metabolismo.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- O objetivo dietoterápico é o controle das calorias, restrição dietética de BCAAs e oferta de fórmula isenta em BCAAs com energia e outros nutrientes, propiciando controle da doença. PORQUE II- Ocorre deficiência de componentes do catabolismo de aminoácidos de cadeia ramificada, leucina, valina e isoleucina. Promove a deficiência no desenvolvimento, déficit neurológico, problemas alimentares e odor de xarope de bordo na urina. Assinale a alternativa CORRETA:
A As asserções I e II são proposições verdadeiras.
B A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C As asserções I e II são falsas.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A doença renal crônica (DRC) é caracterizada pela perda progressiva da função renal independentemente de doença subjacente. A natureza da perda progressiva da função tem sido tema de pesquisas nos últimos anos. A hemodiálise é um dos tratamentos preconizados para pacientes portadores de DRC.
Considerando alguns aspectos clínicos nutricionais da DRC e a conduta nutricional para essa modalidade de tratamento, é correto afirmar que:
A O controle do edema e o do desequilíbrio eletrolítico não são objetivos da terapia nutricional desses pacientes, uma vez que a conduta nutricional não influencia o aparecimento dessas situações.
B O controle da dislipidemia não é uma meta no cuidado nutricional, uma vez que não existe relação entre DRC e doença cardiovascular aterosclerótica.
C A ingestão excessiva de sódio é uma das causas da hipertensão e, para melhorar a palatabilidade dos alimentos, uma alternativa adequada é a prescrição de sal light, que contém KCl no lugar do NaCl.
D Os níveis séricos de albumina, embora possam ter a sua especificidade limitada como indicador do estado nutricional desses pacientes, são um marcador preditivo de mortalidade.

Um paciente com Doença Renal Crônica (DRC), diabetes e hipertensão arterial encontra-se em hemodiálise há 5 anos e está em acompanhamento nutricional de acordo com a sua fase terapêutica, entretanto, mantém hiperfosfatemia refratária, com níveis de paratormônio (PTH) sérico também elevados com relação aos limites estabelecidos.
Com base no caso acima exposto, avalie as afirmacoes a seguir: I- A hiperfosfatemia está relacionada à progressão da DRC, que decorre da perda da função renal e da retenção de fósforo sérico. II- O tratamento dialítico não remove adequadamente o fósforo sanguíneo e, assim, ocorre balanço positivo dessa substância. III- A restrição proteica, recomendada na fase dialítica do tratamento da DRC, pode contribuir para a hiperfosfatemia. IV- A prescrição de quelante de fósforo pode ser uma opção terapêutica eficaz para o controle da hiperfosfatemia. É correto apenas o que se afirma em:
A II e IV, apenas.
B I, II e IV.
C III e IV.
D I e III.

Prévia do material em texto

1
Na sala de hemodiálise, você acompanha os pacientes com Doença Renal Crônica em processo dialítico para orientar e indicar ajustes no planejamento alimentar, e conforme necessidade, sugerir suplementação, em virtude de restrições dietéticas necessárias para reduzir os agravos que contribuem para deficiência de vitaminas. Com relação à DRC, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os antioxidantes, C, E e carotenóides tornam-se necessários nos estágios mais avançados da doença (estadiamentos 4-5), enquanto o folato e as vitaminas K e D tornam-se deficientes.
PORQUE
II- Durante o processo dialítico, ocorrem ganhos de vitaminas, principalmente as do complexo B e C, em decorrência do estresse oxidativo, inflamação e do risco para Doença Cardiovascular. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As asserções I e II são proposições falsas.
B
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
2
A.M.L., um ano, feminino, diagnóstico clínico de doença da urina de xarope de bordo (DXB), uma disfunção genética recessiva autossômica causada pela deficiência na atividade do complexo alfa-cetoácido-desidrogenase de cadeia ramificada (BCKDC). Sobre a doença da urina de xarope de bordo, analise as sentenças a seguir:
I- Deficiência desse complexo de enzimas leva a níveis elevados de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) leucina, valina e isoleucina.
II- Na fase aguda, o tratamento rápido e agressivo para promover a redução dos níveis de leucina, sendo necessário a perfusão com alto teor de glicose para estimular a secreção de insulina e eliminar o catabolismo de proteínas.
III- A quantidade de consumo de BCAAs deve ser monitorado durante a infância e adolescência,
IV- Na descompensação aguda, é possível identificar propriedades da Encefalopatia de Wernick, e nos períodos de catabolismo proteico endógeno, como febre, infecções, exercícios, trauma ou cirurgia, os pacientes podem cursar com deterioração neurológica devido à intoxicação por leucina.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença III está correta.
B
As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
C
Somente a sentença IV está correta.
D
Somente a sentença II está correta.
3Paciente L.G.V., 45 anos, feminina, internou no nosocômio devido a hemiparesia a direita, diagnóstico clínico de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Em avaliação nutricional, apresenta dificuldade para engolir, avaliação fonoaudiológica de disfagia grave. Peso informado: 56 Kg e estatura 1.65 m. Neste caso, deve-se sugerir iniciar uma dieta via:
A
Sonda nasoenteral.
B
Oral livre.
C
Nutrição parenteral.
D
Oral cremosa.
4
A obesidade infantil é prevalente e crescente nos dias de hoje. Várias são as causas: a pandemia, as mudanças de hábitos alimentares, estresse e sedentarismo. É um distúrbio metabólico que pode desencadear comorbidades e advém de um balanço energético positivo constante de alto consumo e reduzido gasto de energia, favorecendo o ganho de adiposidade. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O excesso de peso na infância tem como característica a hiperplasia e hipertrofia do tecido adiposo e é um processo inflamatório decorrente da invasão de macrófagos que favorecem e perpetuam a inflamação e o estado de adipogênese.
PORQUE
II- Ocorre a redução da adiposidade que desencadeia a resistência periférica à insulina, principalmente no fígado e na musculatura estriada. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As asserções I e II são proposições falsas.
B
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
5
O tratamento conservador consiste em todas as medidas clínicas (remédios, modificações na dieta e estilo de vida) que podem ser utilizadas para retardar a piora da função renal, reduzir os sintomas e prevenir complicações ligadas à doença renal crônica. Apesar dessas medidas, a doença renal crônica é progressiva e irreversível até o momento. No entanto, com o tratamento conservador é possível reduzir a velocidade desta progressão ou estabilizar a doença. Com base nos conhecimentos sobre as necessidades nutricionais em pacientes sob tratamento conservador, analise as sentenças a seguir:
I- Uma dieta hipoproteica possui efeitos protetores, pois ocorre a diminuição da pressão intraglomerular e da proteinúria, a redução no consumo renal de oxigênio e do estresse oxidativo renal.
II- Recomenda-se uma dieta hipoproteica, com 0,3 g/kg/dia de proteína predominantemente vegetal, para corrigir sintomas urêmicos, manter o estado nutricional e o balanço nitrogenado positivo por longos períodos.
III- A necessidade de energia na fase conservadora é semelhante à de indivíduos saudáveis com atividade física leve, 35 kcal/kg/dia.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença II está correta.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
Somente a sentença III está correta.
D
As sentenças I e III estão corretas.
6A terapia nutricional enteral tem como indicação o início entre 24 a 48 horas após admissão em uma UTI, porém o paciente deve estar em condições hemodinâmicas equilibradas e ressuscitação da volemia. Com relação às vias de dieta enteral, assinale a alternativa CORRETA:
A
O paciente com obstrução intestinal pode receber terapia nutricional enteral.
B
A terapia nutricional enteral não possibilita a retomada à ingestão oral de forma mais rápida.
C
A nutrição enteral não mantém, porém recupera o estado nutricional e contribui para um tempo de internação menor.
D
A terapia nutricional enteral precoce contribui para manter o trato gastrointestinal funcionante, se existe condição clínica para tanto.
7
Dentre as modalidades de TRS estão a hemodiálise ou a diálise peritoneal. Em ambas o plasma urêmico do paciente é colocado em contato com uma solução de diálise (dialisato), separados por uma membrana permeável, onde por meio da difusão, ultrafiltração e osmose, ocorre passagem de solutos e água através do meio mais concentrado (plasma do paciente) para o menos concentrado. Com relação aos tópicos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
 
I- Hemodiálise (HD).
II- Diálise peritoneal (DP).
 
( ) É um processo de filtração em que o "rim artificial" (dialisador) é utilizado para depurar o sangue.
( ) Possui três métodos dentre eles a intermitente, a ambulatorial contínua e a automatizada.
( ) Em tal modalidade, o fato de ser intermitente promover acúmulo de substâncias tóxicas e de líquidos entre os intervalos interdialíticos.
( ) É utilizada uma membrana do peritônio com um filtro "natural", semipermeável. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
II - I - II - I.
B
I - II - II - I.
C
I - I - II - II.
D
I - II - I - II.
8A osmolaridade refere-se ao número de miliosmoles por litro de solução (água) e a osmolalidade, ao número de miliosmoles por quilograma de água, ambos refletem a concentração de partículas osmoticamente ativas na solução e tolerância digestiva da dieta. Ao prescrever uma dieta, é importante estar atento à osmolaridade e ao local de infusão da dieta, se via estômago ou intestino, para definir a dieta com melhor tolerabilidade para prevenir diarreia osmótica. Tendo como base os conceitos sobre osmolaridade (mOsmkg ) das dietas, analise as sentenças a seguir: I- Hipotônica = 280 a 300 mOsmkg. II- Isotônica = 300 a 350 mOsmkg. III- Levemente hipertônica = 350 a 550. IV- Hipertônica = 550 a 750 mOsmkg. V- Acentuadamente hipertônica > ou igual a 900 mOsmkg. Assinale a alternativa CORRETA:
A
sentenças I, II, III e IV estão corretas.
B
As sentenças II, III e V estão corretas.
C
sentenças I e V estão corretas.
D
As sentenças I, III e V estão corretas.
9
A doença da urina do xarope de bordo ou leucinose é de origem genética, sendo umerro inato do metabolismo. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O objetivo dietoterápico é o controle das calorias, restrição dietética de BCAAs e oferta de fórmula isenta em BCAAs com energia e outros nutrientes, propiciando controle da doença.
PORQUE
II- Ocorre deficiência de componentes do catabolismo de aminoácidos de cadeia ramificada, leucina, valina e isoleucina. Promove a deficiência no desenvolvimento, déficit neurológico, problemas alimentares e odor de xarope de bordo na urina.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As asserções I e II são proposições verdadeiras.
B
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C
As asserções I e II são falsas.
D
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
10
A diálise é uma técnica artificial que reproduz as funções dos rins, mas durante sua realização ocorrem perdas de vitaminas hidrossolúveis.
Sobre as vitaminas que necessitam reposição após diálise, assinale a alternativa CORRETA:
A
Vitamina B12, B2 e vitamina C.
B
Vitamina B12, B6 e vitamina C.
C
Vitamina B1, B6 e ácido fólico.
D
Vitamina B12, B1 e ácido fólico.
11
(ENADE, 2013) A doença renal crônica (DRC) é caracterizada pela perda progressiva da função renal independentemente de doença subjacente. A natureza da perda progressiva da função tem sido tema de pesquisas nos últimos anos. A hemodiálise é um dos tratamentos preconizados para pacientes portadores de DRC.
Considerando alguns aspectos clínicos nutricionais da DRC e a conduta nutricional para essa modalidade de tratamento, é correto afirmar que:
A
O controle do edema e o do desequilíbrio eletrolítico não são objetivos da terapia nutricional desses pacientes, uma vez que a conduta nutricional não influencia o aparecimento dessas situações.
B
O controle da dislipidemia não é uma meta no cuidado nutricional, uma vez que não existe relação entre DRC e doença cardiovascular aterosclerótica.
C
A ingestão excessiva de sódio é uma das causas da hipertensão e, para melhorar a palatabilidade dos alimentos, uma alternativa adequada é a prescrição de sal light, que contém KCl no lugar do NaCl.
D
Os níveis séricos de albumina, embora possam ter a sua especificidade limitada como indicador do estado nutricional desses pacientes, são um marcador preditivo de mortalidade.
12
(ENADE, 2016) Um paciente com Doença Renal Crônica (DRC), diabetes e hipertensão arterial encontra-se em hemodiálise há 5 anos e está em acompanhamento nutricional de acordo com a sua fase terapêutica, entretanto, mantém hiperfosfatemia refratária, com níveis de paratormônio (PTH) sérico também elevados com relação aos limites estabelecidos.
Com base no caso acima exposto, avalie as afirmações a seguir:
I- A hiperfosfatemia está relacionada à progressão da DRC, que decorre da perda da função renal e da retenção de fósforo sérico.
II- O tratamento dialítico não remove adequadamente o fósforo sanguíneo e, assim, ocorre balanço positivo dessa substância.
III- A restrição proteica, recomendada na fase dialítica do tratamento da DRC, pode contribuir para a hiperfosfatemia.
IV- A prescrição de quelante de fósforo pode ser uma opção terapêutica eficaz para o controle da hiperfosfatemia.
É correto apenas o que se afirma em:
A
II e IV, apenas.
B
I, II e IV.
C
III e IV.
D
I e III.

Mais conteúdos dessa disciplina