Logo Passei Direto
Buscar

Prática 2 BOTÂNICA

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o fragmento do texto: “Mas, diferentemente das briófitas, as pteridófitas fazem parte do clado das traqueófitas e compartilham com as espermatófitas (gimnospermas e angiospermas) algumas sinapomorfias, tais como tecidos condutores [...], lignina [...], esclerênquima [...] e esporófito de vida longa e independente.” Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: WITT, Nicole. Botânica Criptogâmica: Aula 4. Curitiba: InterSaberes, 2022, p. 6.
Analisando o fragmento do texto acima e a Aula 4 - Botânica Criptogâmica, assinale a alternativa correta que apresenta a diferença entre as traqueófitas, como as pteridófitas, e as espermatófitas:
A As traqueófitas não apresentam sementes, mantendo os esporos como unidades dispersoras
B As traqueófitas não apresentam raízes, caules e folhas.
C As traqueófitas não possuem xilema e floema em suas estruturas morfológicas.
D As traqueófitas não têm capacidade de relações simbióticas com os fungos
E As traqueófitas não têm lignina nas paredes secundárias para evitas a transpiração

Leia o trecho do texto: “O grande grupo das pteridófitas, de acordo com as análises mais recentes, compreende quatro filos de representantes fósseis Rhyniophyta, Zosterophyllophyta, Trimerophyta, extintas no final do Devoniano e as Progymnospermophyta, mais relacionadas ao grupo das espermatófitas, que foram extintas no período seguinte, no Carbonífero Inferior.” Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: WITT, Nicole. Botânica Criptogâmica: Aula 4. Curitiba: InterSaberes, 2022, p. 10.
A partir da leitura do trecho do texto e da Aula 4 - Botânica Criptogâmica, assinale a alternativa com os únicos dois filos de pteridófitas que estão atualmente distribuídos em nosso planeta:
A Chromalveolata e Rhodophyceae
B Bacillariophyta e Glaucophyta
C Cercozoa e Phaeophyta
D Chrysophyta e Dinophyta
E Lycopodiophyta e Monilophyta

Leia o texto: “A diversidade de espécies existente no planeta é um fato evidente (só de plantas vasculares, há mais de 260 mil espécies descritas e de fungos, mais de 40 mil) [...] tanto que é algo que pode ser observado por qualquer um de nós ao prestarmos atenção ao nosso redor.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WITT, N.G.P.M. Rota de Aprendizagem da Aula 6. Taxonomia e Estudo da Flora, Botânica Criptogâmica. Curitiba, Intersaberes, 2021, p. 2.
Considerando o extrato do texto acima e os conteúdos do texto-base Aula 6 – Botânica Criptogâmica, assinale a alternativa que apresenta os itens utilizados na sistemática para inventariar e descrever a biodiversidade:
A Características morfológicas, fisiológicas e genéticas
B Somente características genéticas
C Características anatômicas e hábitos de vida
D Características fisiológicas, relações evolutivas e características externas
E Características internas e externas, relações evolutivas e genética

LABORATÓRIO DE EXPERIMENTOS PRÁTICOS INTERDISCIPLINARES - PARASITOLOGIA “Um dos maiores campos em parasitologia, a parasitologia médica é o campo que lida com os parasitas que infectam os seres humanos, as doenças causadas por eles, o quadro clínico e a resposta gerada pelos humanos aos organismos invasores.” Após esta avaliação, caso queira ouvir o texto novamente, ele está disponível em: Videoaula da parte 1, LEPI da Aula 1(15/06/22). Parasitologia, Curitiba, 2022.
Considerando esses dados e os conteúdos da Videoaula da parte 1- Laboratório de Experimentos Interdisciplinares da Aula 1 de Parasitologia, assinale a alternativa que indica qual mosquito causa a Leishmania:
A Mosquito Palha
B Mosquito da Dengue
C Mosquito Culex
D Mosquito Pipiens
E Mosquito Aedes

Leia o fragmento do texto: "Há espécies que se reproduzem exclusivamente de forma assexuada, enquanto outras só apresentam estágio sexuado, e ainda há aquelas que apresentam os dois estágios." Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: WITT, Nicole. Botânica Criptogâmica: Aula 5. Curitiba: InterSaberes, 2022, p. 7.
Considerando o fragmento do texto e a Aula 5 – Botânica Criptogâmica, assinale a alternativa que apresenta as principais formas de reprodução assexuada em fungos:
A Conjugação, fragmentação e cariogamia
B Fragmentação, brotamento e fissão binária
C Esporulação, gametogênese e conjugação
D Brotamento, esporos meióticos e aplanósporos
E Cissiparidade, conjugação e esporulação

Leia a citação: Segundo Fidalgo e Bononi [...], “Herbário é uma coleção de plantas [algas ou fungos] mortas, secas e montadas de forma especial, destinadas a servir como documentação para vários fins”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WITT, N.G.P.M. Rota de Aprendizagem da Aula 6. Herbários e o estudo da flora, Botânica Criptogâmica. Curitiba, Intersaberes, 2021, p. 4.
Considerando o texto acima e os conteúdos do texto-base da Aula 6 – Botânica Criptogâmica sobre Herbários e o estudo da flora do texto base, analise as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiras e F para falsas.
I. ( ) Herbário é uma coleção de plantas mortas, secas e montadas de forma especial, destinada a servir como documentação para vários fins.
II. ( ) Exsicatas são amostras vivas, essenciais para a pesquisa na área de sistemática.
III. ( ) Herbários podem ser utilizados na reconstituição palecológica de uma região, por meio da análise de pólen e esporos.
IV. ( ) Os herbários podem ser coleções que refletem a flora de uma região ou abrigar espécies do mundo inteiro.
A V – F – V – V
B F - V - V - V
C V - V - F - V
D V - F - V - F
E F - F - V - V

Leia o trecho do texto: "Com mais de 30 mil espécies conhecidas, abrangendo os cogumelos, orelhas-de-paus, ferrugens e carvões [...] compartilham um ancestral exclusivo com os ascomicetos, com os quais partilham as hifas septadas e a presença de um corpo frutífero [...]." Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: WITT, Nicole. Botânica Criptogâmica: Aula 5. Curitiba: InterSaberes, 2022, p. 18.
Considerando o trecho acima e a Aula 5 – Botânica Criptogâmica, assinale a alternativa correta referente ao filo de fungos que engloba cogumelos, orelhas-de-paus, ferrugens e carvões:
A Ascomicetos
B Gloromicetos
C Basidiomicetos
D Zigomicetos
E Quitrídios

Leia o trecho do texto: “Semelhante aos animais, os fungos são quimio-heterótrofos [...] mas diferentemente destes, até pela presença da parede celular, os fungos não ingerem (comem) seu alimento, mas sim absorvem os nutrientes do meio.” Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: WITT, Nicole. Botânica Criptogâmica: Aula 5. Curitiba: InterSaberes, 2022, p. 5.
Considerando o trecho do texto e a Aula 5 – Botânica Criptogâmica, qual a denominação correta dada aos fungos que secretam enzimas para decompor a matéria orgânica?
A Carnívoros
B Herbívoros
C Autótrofos
D Sapróbios
E Produtores

Leia o trecho do texto: “A maioria das plantas vasculares sem sementes é homosporada, mas a heterosporia é encontrada em licófitas, como as Selaginellas, Isoetes e, em algumas monilófitas, como as samambaias aquáticas.” Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: WITT, Nicole. Botânica Criptogâmica: Aula 4. Curitiba: InterSaberes, 2022, p. 10.
Considerando o trecho acima e a Aula 4 - Botânica Criptogâmica, assinale a alternativa correta em relação a diferença entre plantas homosporadas e plantas heterosporadas:
A As plantas heterosporadas produzem apenas o gametófito masculino enquanto as plantas homosporadas produzem gametófito feminino.
B As plantas heterosporadas produzem gametófitos hermafroditas e as plantas homosporadas produzem gametóficos femininos e masculinos.
C Tanto as plantas homosporadas quanto as heterosporadas, em um dos ciclos de produção de esporos, formam os microporângios.
D As homosporadas produzem gametófitos hermafroditas e as heterosporadas produzem diferentes esporos, originando gametófitos masculinos ou femininos.
E Tanto as plantas homosporadas quanto as heteroporadas formam, inicialmente, um gametófito hermafrodita e depois gametófitos masculinos e femininos.

Leia o trecho do texto: "Ao que tudo indica, a ausência de raízes tanto nas plantas semelhantes às briófitas (avasculares) quanto nas plantas vasculares foi suprida pelas relações simbióticas com os fungos [...]." Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: WITT, Nicole. Botânica Criptogâmica: Aula 4. Curitiba: InterSaberes, 2022, p. 3.
Com base na leitura do trecho do texto e da Aula 4 - Botânica Criptogâmica, como relação estabelecida pelas plantas com os fungos permitiram a sobrevivência em ambiente terrestre? Assinale a alternativa correta:
A A proteção do fungo da radiação ultravioleta do sol em ambientes de alta luminosidade.
B A presença de lâminas foliares dessas plantas que encobriam os fungos evitando a dessecação
C Presença de gametófitos independentes da água para a fecundação e sobrevivência.
D As extensas redes filamentosas dos fungos para transferência de água e nutrientes para as plantas simbióticas.
E A dependências das primeiras plantas terrestres dos fungos para a transferência de gametas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o fragmento do texto: “Mas, diferentemente das briófitas, as pteridófitas fazem parte do clado das traqueófitas e compartilham com as espermatófitas (gimnospermas e angiospermas) algumas sinapomorfias, tais como tecidos condutores [...], lignina [...], esclerênquima [...] e esporófito de vida longa e independente.” Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: WITT, Nicole. Botânica Criptogâmica: Aula 4. Curitiba: InterSaberes, 2022, p. 6.
Analisando o fragmento do texto acima e a Aula 4 - Botânica Criptogâmica, assinale a alternativa correta que apresenta a diferença entre as traqueófitas, como as pteridófitas, e as espermatófitas:
A As traqueófitas não apresentam sementes, mantendo os esporos como unidades dispersoras
B As traqueófitas não apresentam raízes, caules e folhas.
C As traqueófitas não possuem xilema e floema em suas estruturas morfológicas.
D As traqueófitas não têm capacidade de relações simbióticas com os fungos
E As traqueófitas não têm lignina nas paredes secundárias para evitas a transpiração

Leia o trecho do texto: “O grande grupo das pteridófitas, de acordo com as análises mais recentes, compreende quatro filos de representantes fósseis Rhyniophyta, Zosterophyllophyta, Trimerophyta, extintas no final do Devoniano e as Progymnospermophyta, mais relacionadas ao grupo das espermatófitas, que foram extintas no período seguinte, no Carbonífero Inferior.” Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: WITT, Nicole. Botânica Criptogâmica: Aula 4. Curitiba: InterSaberes, 2022, p. 10.
A partir da leitura do trecho do texto e da Aula 4 - Botânica Criptogâmica, assinale a alternativa com os únicos dois filos de pteridófitas que estão atualmente distribuídos em nosso planeta:
A Chromalveolata e Rhodophyceae
B Bacillariophyta e Glaucophyta
C Cercozoa e Phaeophyta
D Chrysophyta e Dinophyta
E Lycopodiophyta e Monilophyta

Leia o texto: “A diversidade de espécies existente no planeta é um fato evidente (só de plantas vasculares, há mais de 260 mil espécies descritas e de fungos, mais de 40 mil) [...] tanto que é algo que pode ser observado por qualquer um de nós ao prestarmos atenção ao nosso redor.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WITT, N.G.P.M. Rota de Aprendizagem da Aula 6. Taxonomia e Estudo da Flora, Botânica Criptogâmica. Curitiba, Intersaberes, 2021, p. 2.
Considerando o extrato do texto acima e os conteúdos do texto-base Aula 6 – Botânica Criptogâmica, assinale a alternativa que apresenta os itens utilizados na sistemática para inventariar e descrever a biodiversidade:
A Características morfológicas, fisiológicas e genéticas
B Somente características genéticas
C Características anatômicas e hábitos de vida
D Características fisiológicas, relações evolutivas e características externas
E Características internas e externas, relações evolutivas e genética

LABORATÓRIO DE EXPERIMENTOS PRÁTICOS INTERDISCIPLINARES - PARASITOLOGIA “Um dos maiores campos em parasitologia, a parasitologia médica é o campo que lida com os parasitas que infectam os seres humanos, as doenças causadas por eles, o quadro clínico e a resposta gerada pelos humanos aos organismos invasores.” Após esta avaliação, caso queira ouvir o texto novamente, ele está disponível em: Videoaula da parte 1, LEPI da Aula 1(15/06/22). Parasitologia, Curitiba, 2022.
Considerando esses dados e os conteúdos da Videoaula da parte 1- Laboratório de Experimentos Interdisciplinares da Aula 1 de Parasitologia, assinale a alternativa que indica qual mosquito causa a Leishmania:
A Mosquito Palha
B Mosquito da Dengue
C Mosquito Culex
D Mosquito Pipiens
E Mosquito Aedes

Leia o fragmento do texto: "Há espécies que se reproduzem exclusivamente de forma assexuada, enquanto outras só apresentam estágio sexuado, e ainda há aquelas que apresentam os dois estágios." Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: WITT, Nicole. Botânica Criptogâmica: Aula 5. Curitiba: InterSaberes, 2022, p. 7.
Considerando o fragmento do texto e a Aula 5 – Botânica Criptogâmica, assinale a alternativa que apresenta as principais formas de reprodução assexuada em fungos:
A Conjugação, fragmentação e cariogamia
B Fragmentação, brotamento e fissão binária
C Esporulação, gametogênese e conjugação
D Brotamento, esporos meióticos e aplanósporos
E Cissiparidade, conjugação e esporulação

Leia a citação: Segundo Fidalgo e Bononi [...], “Herbário é uma coleção de plantas [algas ou fungos] mortas, secas e montadas de forma especial, destinadas a servir como documentação para vários fins”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WITT, N.G.P.M. Rota de Aprendizagem da Aula 6. Herbários e o estudo da flora, Botânica Criptogâmica. Curitiba, Intersaberes, 2021, p. 4.
Considerando o texto acima e os conteúdos do texto-base da Aula 6 – Botânica Criptogâmica sobre Herbários e o estudo da flora do texto base, analise as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiras e F para falsas.
I. ( ) Herbário é uma coleção de plantas mortas, secas e montadas de forma especial, destinada a servir como documentação para vários fins.
II. ( ) Exsicatas são amostras vivas, essenciais para a pesquisa na área de sistemática.
III. ( ) Herbários podem ser utilizados na reconstituição palecológica de uma região, por meio da análise de pólen e esporos.
IV. ( ) Os herbários podem ser coleções que refletem a flora de uma região ou abrigar espécies do mundo inteiro.
A V – F – V – V
B F - V - V - V
C V - V - F - V
D V - F - V - F
E F - F - V - V

Leia o trecho do texto: "Com mais de 30 mil espécies conhecidas, abrangendo os cogumelos, orelhas-de-paus, ferrugens e carvões [...] compartilham um ancestral exclusivo com os ascomicetos, com os quais partilham as hifas septadas e a presença de um corpo frutífero [...]." Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: WITT, Nicole. Botânica Criptogâmica: Aula 5. Curitiba: InterSaberes, 2022, p. 18.
Considerando o trecho acima e a Aula 5 – Botânica Criptogâmica, assinale a alternativa correta referente ao filo de fungos que engloba cogumelos, orelhas-de-paus, ferrugens e carvões:
A Ascomicetos
B Gloromicetos
C Basidiomicetos
D Zigomicetos
E Quitrídios

Leia o trecho do texto: “Semelhante aos animais, os fungos são quimio-heterótrofos [...] mas diferentemente destes, até pela presença da parede celular, os fungos não ingerem (comem) seu alimento, mas sim absorvem os nutrientes do meio.” Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: WITT, Nicole. Botânica Criptogâmica: Aula 5. Curitiba: InterSaberes, 2022, p. 5.
Considerando o trecho do texto e a Aula 5 – Botânica Criptogâmica, qual a denominação correta dada aos fungos que secretam enzimas para decompor a matéria orgânica?
A Carnívoros
B Herbívoros
C Autótrofos
D Sapróbios
E Produtores

Leia o trecho do texto: “A maioria das plantas vasculares sem sementes é homosporada, mas a heterosporia é encontrada em licófitas, como as Selaginellas, Isoetes e, em algumas monilófitas, como as samambaias aquáticas.” Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: WITT, Nicole. Botânica Criptogâmica: Aula 4. Curitiba: InterSaberes, 2022, p. 10.
Considerando o trecho acima e a Aula 4 - Botânica Criptogâmica, assinale a alternativa correta em relação a diferença entre plantas homosporadas e plantas heterosporadas:
A As plantas heterosporadas produzem apenas o gametófito masculino enquanto as plantas homosporadas produzem gametófito feminino.
B As plantas heterosporadas produzem gametófitos hermafroditas e as plantas homosporadas produzem gametóficos femininos e masculinos.
C Tanto as plantas homosporadas quanto as heterosporadas, em um dos ciclos de produção de esporos, formam os microporângios.
D As homosporadas produzem gametófitos hermafroditas e as heterosporadas produzem diferentes esporos, originando gametófitos masculinos ou femininos.
E Tanto as plantas homosporadas quanto as heteroporadas formam, inicialmente, um gametófito hermafrodita e depois gametófitos masculinos e femininos.

Leia o trecho do texto: "Ao que tudo indica, a ausência de raízes tanto nas plantas semelhantes às briófitas (avasculares) quanto nas plantas vasculares foi suprida pelas relações simbióticas com os fungos [...]." Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: WITT, Nicole. Botânica Criptogâmica: Aula 4. Curitiba: InterSaberes, 2022, p. 3.
Com base na leitura do trecho do texto e da Aula 4 - Botânica Criptogâmica, como relação estabelecida pelas plantas com os fungos permitiram a sobrevivência em ambiente terrestre? Assinale a alternativa correta:
A A proteção do fungo da radiação ultravioleta do sol em ambientes de alta luminosidade.
B A presença de lâminas foliares dessas plantas que encobriam os fungos evitando a dessecação
C Presença de gametófitos independentes da água para a fecundação e sobrevivência.
D As extensas redes filamentosas dos fungos para transferência de água e nutrientes para as plantas simbióticas.
E A dependências das primeiras plantas terrestres dos fungos para a transferência de gametas.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Botânica Criptogâmica
Leia o fragmento do texto: 
“Mas, diferentemente das briófitas, as pteridófitas fazem parte do clado das traqueófitas e compartilham com as espermatófitas (gimnospermas e angiospermas) algumas sinapomorfias, tais como tecidos condutores [...], lignina [...], esclerênquima [...] e esporófito de vida longa e independente.” 
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: WITT, Nicole. Botânica Criptogâmica: Aula 4. Curitiba: InterSaberes, 2022, p. 6.
Analisando o fragmento do texto acima e a Aula 4 - Botânica Criptogâmica, assinale a alternativa correta que apresenta a diferença entre as traqueófitas, como as pteridófitas, e as espermatófitas:
Você não pontuou essa questão
	
	A
	As traqueófitas não apresentam sementes, mantendo os esporos como unidades dispersoras
	
	B
	As traqueófitas não apresentam raízes, caules e folhas.
	
	C
	As traqueófitas não possuem xilema e floema em suas estruturas morfológicas.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	As traqueófitas não têm capacidade de relações simbióticas com os fungos
	
	E
	As traqueófitas não têm lignina nas paredes secundárias para evitas a transpiração
Questão 2/10 - Botânica Criptogâmica
Leia o trecho do texto: 
“O grande grupo das pteridófitas, de acordo com as análises mais recentes, compreende quatro filos de representantes fósseis Rhyniophyta, Zosterophyllophyta, Trimerophyta, extintas no final do Devoniano e as Progymnospermophyta, mais relacionadas ao grupo das espermatófitas, que foram extintas no período seguinte, no Carbonífero Inferior.” 
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: WITT, Nicole. Botânica Criptogâmica: Aula 4. Curitiba: InterSaberes, 2022, p. 10.
A partir da leitura do trecho do texto e da Aula 4 - Botânica Criptogâmica, assinale a alternativa com os únicos dois filos de pteridófitas que estão atualmente distribuídos em nosso planeta:
	
	A
	Chromalveolata e Rhodophyceae
	
	B
	Bacillariophyta e Glaucophyta
	
	C
	Cercozoa e Phaeophyta
	
	D
	Chrysophyta e Dinophyta
	
	E
	Lycopodiophyta e Monilophyta
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 3/10 - Botânica Criptogâmica
Leia o texto: 
"A diversidade de espécies existente no planeta é um fato evidente (só de plantas vasculares, há mais de 260 mil espécies descritas e de fungos, mais de 40 mil) [...] tanto que é algo que pode ser observado por qualquer um de nós ao prestarmos atenção ao nosso redor."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WITT, N.G.P.M. Rota de Aprendizagem da Aula 6. Taxonomia e Estudo da Flora, Botânica Criptogâmica. Curitiba, Intersaberes, 2021, p. 2.
Considerando o extrato do texto acima e os conteúdos do texto-base Aula 6 – Botânica Criptogâmica, assinale a alternativa que apresenta os itens utilizados na sistemática para inventariar e descrever a biodiversidade:
Você não pontuou essa questão
	
	A
	Características morfológicas, fisiológicas e genéticas
	
	B
	Somente características genéticas
	
	C
	Características anatômicas e hábitos de vida
	
	D
	Características fisiológicas, relações evolutivas e características externas
	
	E
	Características internas e externas, relações evolutivas e genética
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 4/10 - Botânica Criptogâmica
LABORATÓRIO DE EXPERIMENTOS PRÁTICOS INTERDISCIPLINARES - PARASITOLOGIA
“Um dos maiores campos em parasitologia, a parasitologia médica é o campo que lida com os parasitas que infectam os seres humanos, as doenças causadas por eles, o quadro clínico e a resposta gerada pelos humanos aos organismos invasores. ”
Após esta avaliação, caso queira ouvir o texto novamente, ele está disponível em: Videoaula da parte 1, LEPI da Aula 1(15/06/22). Parasitologia, Curitiba, 2022.
Considerando esses dados e os conteúdos da Videoaula da parte 1- Laboratório de Experimentos Interdisciplinares da Aula 1 de Parasitologia, assinale a alternativa que indica qual mosquito causa a  Leishmania:
	
	A
	Mosquito Palha
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	Mosquito da Dengue
	
	C
	Mosquito Culex
	
	D
	Mosquito Pipiens
	
	E
	Mosquito Aedes
Questão 5/10 - Botânica Criptogâmica
Leia o fragmento do texto:
 “Há espécies que se reproduzem exclusivamente de forma assexuada, enquanto outras só apresentam estágio sexuado, e ainda há aquelas que apresentam os dois estágios.” 
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: WITT, Nicole. Botânica Criptogâmica: Aula 5. Curitiba: InterSaberes, 2022, p. 7.
Considerando o fragmento do texto e a Aula 5 – Botânica Criptogâmica, assinale a alternativa que apresenta as principais formas de reprodução assexuada em fungos:
	
	A
	Conjugação, fragmentação e cariogamia
	
	B
	Fragmentação, brotamento e fissão binária
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	Esporulação, gametogênese e conjugação
	
	D
	Brotamento, esporos meióticos e aplanósporos
	
	E
	Cissiparidade, conjugação e esporulação
Questão 6/10 - Botânica Criptogâmica
Leia a citação:
Segundo Fidalgo e Bononi [...], “Herbário é uma coleção de plantas [algas ou fungos] mortas, secas e montadas de forma especial, destinadas a servir como documentação para vários fins”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WITT, N.G.P.M. Rota de Aprendizagem da Aula 6. Herbários e o estudo da flora, Botânica Criptogâmica. Curitiba, Intersaberes, 2021, p. 4.
Considerando o texto acima e os conteúdos do texto-base da Aula 6 – Botânica Criptogâmica sobre Herbários e o estudo da flora do texto base, analise as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiras e F para falsas.
I. ( ) Herbário é uma coleção de plantas mortas, secas e montadas de forma especial, destinada a servir como documentação para vários fins.
II. ( ) Exsicatas são amostras vivas, essenciais para a pesquisa na área de sistemática.
III. ( ) Herbários podem ser utilizados na reconstituição palecológica de uma região, por meio da análise de pólen e esporos.
IV. ( ) Os herbários podem ser coleções que refletem a flora de uma região ou abrigar espécies do mundo inteiro.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – V
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	F - V - V - V
	
	C
	V - V - F - V
	
	D
	V - F - V - F
	
	E
	F - F - V - V
Questão 7/10 - Botânica Criptogâmica
Leia o trecho do texto: 
“Com mais de 30 mil espécies conhecidas, abrangendo os cogumelos, orelhas-de-paus, ferrugens e carvões [...] compartilham um ancestral exclusivo com os ascomicetos, com os quais partilham as hifas septadas e a presença de um corpo frutífero [...].” 
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: WITT, Nicole. Botânica Criptogâmica: Aula 5. Curitiba: InterSaberes, 2022, p. 18.
Considerando o trecho acima e a Aula 5 – Botânica Criptogâmica, assinale a alternativa correta referente ao filo de fungos que engloba cogumelos, orelhas-de-paus, ferrugens e carvões:
	
	A
	Ascomicetos
	
	B
	Gloromicetos
	
	C
	Basidiomicetos
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	Zigomicetos
	
	E
	Quitrídios
Questão 8/10 - Botânica Criptogâmica
Leia o trecho do texto:
 “Semelhante aos animais, os fungos são quimio-heterótrofos [...] mas diferentemente destes, até pela presença da parede celular, os fungos não ingerem (comem) seu alimento, mas sim absorvem os nutrientes do meio.” 
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: WITT, Nicole. Botânica Criptogâmica: Aula 5. Curitiba: InterSaberes, 2022, p. 5.
Considerando o trecho do texto e a Aula 5 – Botânica Criptogâmica, qual a denominação correta dada aos fungos que secretam enzimas para decompor a matéria orgânica?
	
	A
	Carnívoros
	
	B
	Herbívoros
	
	C
	Autótrofos
	
	D
	Sapróbios
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	Produtores
Questão 9/10 - Botânica Criptogâmica
Leia o trecho do texto: 
“A maioria das plantas vasculares sem sementes é homosporada,mas a heterosporia é encontrada em licófitas, como as Selaginellas, Isoetes e, em algumas monilófitas, como as samambaias aquáticas.” 
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: WITT, Nicole. Botânica Criptogâmica: Aula 4. Curitiba: InterSaberes, 2022, p. 10.
Considerando o trecho acima e a Aula 4 - Botânica Criptogâmica, assinale a alternativa correta em relação a diferença entre plantas homosporadas e plantas heterosporadas:
	
	A
	As plantas heterosporadas produzem apenas o gametófito masculino enquanto as plantas homosporadas produzem gametófito feminino.
	
	B
	As plantas heterosporadas produzem gametófitos hermafroditas e as plantas homosporadas produzem gametóficos femininos e masculinos.
	
	C
	Tanto as plantas homosporadas quanto as heterosporadas, em um dos ciclos de produção de esporos, formam os microporângios.
	
	D
	As homosporadas produzem gametófitos hermafroditas e as heterosporadas produzem diferentes esporos, originando gametófitos masculinos ou femininos.
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	Tanto as plantas homosporadas quanto as heteroporadas formam, inicialmente, um gametófito hermafrodita e depois gametófitos masculinos e femininos.
Questão 10/10 - Botânica Criptogâmica
Leia o trecho do texto: 
“Ao que tudo indica, a ausência de raízes tanto nas plantas semelhantes às briófitas (avasculares) quanto nas plantas vasculares foi suprida pelas relações simbióticas com os fungos [...].” 
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: WITT, Nicole. Botânica Criptogâmica: Aula 4. Curitiba: InterSaberes, 2022, p. 3.
Com base na leitura do trecho do texto e da Aula 4 - Botânica Criptogâmica, como relação estabelecida pelas plantas com os fungos permitiram a sobrevivência em ambiente terrestre?  Assinale a alternativa correta:
	
	A
	A proteção do fungo da radiação ultravioleta do sol em ambientes de alta luminosidade.
	
	B
	A presença de lâminas foliares dessas plantas que encobriam os fungos evitando a dessecação
	
	C
	Presença de gametófitos independentes da água para a fecundação e sobrevivência.
	
	D
	As extensas redes filamentosas dos fungos para transferência de água e nutrientes para as plantas simbióticas.
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	A dependências das primeiras plantas terrestres dos fungos para a transferência de gametas.

Mais conteúdos dessa disciplina