Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Vygotsky descreveu a zona de desenvolvimento proximal como a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar por intermédio da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial determinado pela solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.
Para criar zonas de desenvolvimento proximal e nelas intervir, é fundamental que, nas situações de aprendizagem, o professor:
elogie os resultados obtidos pelos alunos, mesmo que ruins, para não os desestimular, corrigindo-os em seguida.
indique o erro e a resposta correta, propondo, sempre que necessário, novas situações de aprendizagem.
destaque erros e equívocos cometidos pelos alunos e espere que encontrem o problema.
anuncie que algo está errado e espere que os alunos encontrem o equívoco, fornecendo a resposta correta, caso não consigam obtê-la.
forneça pistas aos alunos e fique atento ao curso de raciocínio destes, reformulando questões ou problemas sempre que for necessário.

A professora afirmou que a baleia é um mamífero. Inconformado, Pedro argumentou: “Mamífero é vaca, gato, cachorro, cujos filhotes mamam. A baleia vive dentro d’água, tem nadadeiras, é um peixe”. A maioria dos colegas concordou com Pedro, mas todos começaram a mudar de ideia ao assistir a um filme em que apareciam baleias pequenas sendo amamentadas.
A aprendizagem de Pedro foi gerada, segundo a teoria piagetiana, pelo processo de:
anulação do conhecimento anterior e substituição deste por conteúdos novos e diferentes.
desequilíbrio, por conflito cognitivo, e acomodação do novo conhecimento ao anterior.
associação de novos conteúdos àqueles que já faziam parte da sua estrutura cognitiva.
reforço positivo por parte da professora, dos colegas e da família.
comparação entre informações contrastantes e o reforço do conhecimento anterior.

A Psicologia da Educação busca trazer as contribuições da Psicologia para a área da Educação, para, com isso, apoiar o trabalho dos professores.
Diante disso, qual afirmação abaixo MELHOR descreve a principal contribuição da Psicologia da Educação:
Promover apenas a formação docente, com vistas a preparar melhor o professor para as demandas da sala de aula, levando os alunos a aprenderem mais e melhor, alcançando resultados acadêmicos mais expressivos.
Ajudar o professor a compreender melhor os fatores que influenciam no desenvolvimento e no processo de ensino-aprendizagem dos seus alunos para, a partir disso, promover práticas pedagógicas com vistas à proporcionar crescimento e desenvolvimento a todos os envolvidos no contexto educacional.
Criar condições para que os professores compreendam melhor o desenvolvimento dos alunos.
Refletir sobre a importância das tendências educacionais e sua melhor forma de aplicação, subsidiando o professor sobre os melhores métodos e técnicas de aprendizagem.
Ajudar o professor a ter conhecimentos mais aprofundados sobre a complexidade do funcionamento da mente humana.

Quais das práticas a seguir estão ancoradas nas teorias comportamentais:
I. Notas e provas não servem para mensurar o aprendizado do aluno. Desse modo, não precisam ser aplicadas com o intuito de verificar a aprendizagem, que é subjetiva demais para ser medida.
II. Premiar os alunos que têm melhor desempenhos nas atividades, avaliações e comportamento auxilia e motiva a aprendizagem.
III. Os aspectos históricos e culturais são levados em consideração pelo professor na hora de ensinar e na hora de verificar a aprendizagem do aluno.
Apenas a alternativa II está correta.
Apenas a alternativa I está correta.
Apenas as alternativas I e II estão corretas.
As alternativas I, II e III estão corretas.
Apenas as alternativas II e III estão corretas.

O condicionamento operante é um método de aprendizado que ocorre através de recompensas e punições para o comportamento.
Descubra no exemplo qual o método usado e assinale a alternativa correspondente a ele.
Punição negativa.
Reforço negativo.
Extinção.
Reforço positivo.
Punição positiva.

De acordo com a abordagem comportamentalista ou behaviorista, em relação aos bebês humanos, é correto dizer:
Nascem com alguns conhecimentos e aprendem muitas outras coisas no meio ambiente em que vivem.
Os behavioristas não se preocuparam em entender sobre o que o bebê sabe ou não sabe, ao nascer.
Nascem desprovidos de conhecimento, mas têm potencial para aprender, mesmo com poucas intervenções do meio.
Nascem desprovidos de conhecimento, mas com potencial para aprender. Seu desenvolvimento será adequado, se o ambiente apresentar condições favoráveis.
Os bebês humanos trazem muitos aprendizados herdados geneticamente.

Dentre as várias contribuições teóricas que nos ajudam a compreender melhor como se dá o desenvolvimento humano, está a teoria de Jean Piaget, conhecida como Epistemologia Genética. Uma das premissas mais importantes dessa teoria foi constatar que: mano é um ser histórico e social.
Diante dessa premissa, qual das definições abaixo MELHOR descreve e sintetiza os estudos de Vygotsky?
O homem é um ser histórico e social, que, apesar de ter aspectos biológicos que impulsionam seu desenvolvimento, só se humaniza em contato com a cultura e com o meio social.
O homem é um ser histórico e social e que os aspectos biológicos do desenvolvimento humano não são tão determinantes, como se pensava até então.
O homem é um ser histórico e social, que se desenvolve de uma forma espontânea.
O homem é um ser histórico e social que, sem o convívio humano, desenvolve apenas uma pequena parte da sua capacidade de aprendizagem.
O homem é um ser histórico e social, mas, no seu desenvolvimento, os aspectos maturacionais e os aspectos histórico-culturais têm o mesmo peso.

Os mecanismos de defesa são utilizados pelo ego em sua luta contra perigos intrapsíquicos e extrapsíquicos ou ambientais.
A esse respeito, considere as proposições abaixo e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Negação: A pessoa desvia sentimentos (emoções) de sua fonte original. Descarregamos sentimentos acumulados, em geral agressivos, em pessoas ou objetos menos perigosos.
II. ( ) Projeção: usando nos sentimos maus ou quando um evento doloroso é de nossa responsabilidade, tendemos a projetá-lo no mundo externo que, a nosso ver, assumirá as características daquilo que não podemos ver em nós.
III. ( ) Sublimação: Adoção mais ou menos duradoura de atitudes e comportamentos característicos de uma idade anterior.
IV. ( ) Formação reativa: Mecanismo pelo qual o indivíduo exibe comportamentos, sentimentos e atitudes contrários aquilo que o inconscientemente rejeita.
F, V, F, F
F, F, F, V
V, V, F, V
V, F, F, V
F, V, F, V

A partir dos estudos realizados, assinale o que MELHOR define o conhecimento científico.
Qual das afirmacoes abaixo define MELHOR o conhecimento científico?
Proposições que se constroem a partir de um conhecimento intuitivo e espontâneo, que se dão por meio de estudos e experimentos realizados com objetividade e com métodos bem delineados. O conhecimento científico é um conhecimento que supera o conhecimento do senso comum.
É o resultado de uma intensa atividade reflexiva, com vistas a conhecer e compreender melhor os aspectos do cotidiano.
É o conhecimento produzido a partir de um objeto de estudo específico, advindo da realidade, o qual se caracteriza por ter linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicos, que é marcado por objetividade e pelo fato de ser um processo cumulativo, não estanque ou definitivo.
É a tentativa que se faz para compreender melhor determinado objeto de estudo. Suas conclusões devem ser isentas de emoção e passíveis de serem verificadas em qualquer tempo.
É o conjunto de conhecimentos sobre fatos e aspectos de determinada realidade, baseados em métodos e preceitos da ciência.

Uma das principais teorias psicológicas do século 20 foi o Behaviorismo, que centrava seus estudos em compreender o comportamento humano.
Desses estudos, inicialmente conduzidos por Watson, o precursor do Behaviorismo, propôs-se que:
Todo e qualquer comportamento pode ser controlado e, consequentemente, alterado, desde que se criem as condições adequadas para isso.
A hereditariedade não exerce um papel tão decisivo no comportamento. As variáveis ambientais, desde que controladas, podem modificar a maior parte dos comportamentos humanos.
O comportamento humano é determinado por aspectos hereditários, os quais pouco podem ser modificados ou controlados. Ainda que o ambiente apresente diversas variáveis, não se pode modificar o que é hereditário. Com isso, o comportamento humano torna-se bastante previsível.
O comportamento humano não pode ser explicado, sem que antes verifiquemos as condições ambientais a que está sujeito, pois as variáveis do meio, especialmente, interferem de forma decisiva no comportamento.
Desde o início da vida estamos condicionados a dar determinadas respostas, diante de determinados estímulos. Com isso, poucos comportamentos podem ser, de fato, modificados.

Vygotsky fala, em sua teoria, das “funções psíquicas superiores”, que se caracterizam como sendo:
Qual das alternativas MELHOR define as funções psíquicas superiores?
As etapas do desenvolvimento humano, que ocorrem de maneira consecutiva, desde o nascimento até à vida adulta.
Os processos de transformação e aprendizado do ser humano.
A imersão no meio cultural e social, que acaba por promover o desenvolvimento e a apreensão de valores culturais, socialmente compartilhados.
O processo pelo qual o homem, a partir das suas relações com o mundo, apropria-se da experiência humana e desenvolve a linguagem, a memória, a imaginação, as emoções, entre outras capacidades.
As habilidades que toda criança precisa desenvolver ainda nos primeiros estágios da vida, pois isso garante um desenvolvimento adequado.

Qual das alternativas MELHOR define a inclusão escolar?
Qual das alternativas MELHOR define a inclusão escolar?
Embora educação seja um direito de todos, a verdadeira inclusão escolar, não precisa ser feita, necessariamente, no ensino e na escola regular.
A escola é um espaço, um ambiente, propício às ações de inclusão, pois é um espaço que aceita a todos, indistintamente.
Inclusão é pensar naqueles que têm uma condição especial e que, por isso, estão marginalizados.
O processo de ensino-aprendizagem não se reduz à relação professor e aluno, ainda que o professor seja um “especialista” naquela disciplina que ministra ou o relacionamento interpessoal desses seja favorável.
O processo de ensino-aprendizagem não se reduz à sala de aula, portanto, não acontece somente na escola ou na presença do professor. O processo de ensino-aprendizagem precisa ser atravessado pelo entendimento de que as condições culturais e sociais, além das ambientais, interferem na aprendizagem.

Compreender o conceito de inteligência é algo difícil e muitos teóricos têm se dedicado a esse estudo.
Qual das afirmações abaixo define MELHOR a inteligência:
Há muitas formas de conceituar a inteligência, que se modificam de acordo com a abordagem teórica a que estão atreladas. No entanto, de um modo geral, todas essas abordagens defendem que raciocínio lógico-matemático e linguagem são capacidades essenciais que todos devem desenvolver para serem considerados inteligentes.
É quase impossível conceituar e definir o que é inteligência. Isso porque, não há estudos suficientes ou conclusivos sobre o assunto, dando margem para diversas especulações, mas nenhuma certeza. O que se descobriu é que a inteligência tem forte componente hereditário.
A inteligência é a capacidade de aprender e compreender, o que difere do que se costuma chamar de intelecto, pois inclui também a capacidade de lidar com situações concretas de forma eficaz e de reelaborar experiências e estímulos externos.
A inteligência, de um modo geral, refere-se à capacidade de resolver problemas. Por esse motivo, na escola, é possível perceber mais facilmente quem tem mais inteligência, já que isso se verifica, especialmente, no rendimento acadêmico apresentado. Isso torna a escola uma grande responsável pela verificação de quais habilidades cada aluno tem.

A partir do que foi estudado sobre motivação, assinale a alternativa correta:
Qual das alternativas abaixo é correta?
Na abordagem cognitiva a motivação se relaciona a fatores intrínsecos ao indivíduo. É ele o responsável por traçar e definir suas metas e planejar suas ações. A motivação vem pela responsabilidade em cuidar do processo que leva ao cumprimento do objetivo originalmente definido.
Nenhuma das principais teorias psicológicas se preocupou em aprofundar estudos sobre a motivação. Com isso, não é possível estabelecer diferenças conceituais significativas entre elas.
Na abordagem comportamental, os fatores intrínsecos são responsáveis por desencadear e manter a motivação. Nessa abordagem, para que alguém seja motivado a desenvolver determinado comportamento é necessário que haja reforço positivo. Os humanistas acreditam que a motivação é resultado direto do desejo pessoal de crescer e se desenvolver. A hierarquia para a satisfação dos desejos é definida pela necessidade de cada um e está sempre ligada a motivações pessoais. Desse modo, cada indivíduo tem motivações diferentes das dos demais.
Na abordagem social a motivação é fruto da relação entre as necessidades individuais e as demandas geradas pelo meio social. É isso que impulsiona os indivíduos à realização de suas metas e mantém a sua motivação.

A partir do que estudamos sobre a Epistemologia Genética, podemos afirmar que uma das MAIORES CONTRIBUIÇÕES de Piaget para a Educação foi:
Qual das alternativas abaixo representa uma das maiores contribuições de Piaget para a Educação?
Mostrar que o desenvolvimento e a aprendizagem dos indivíduos se dão numa perspectiva de construção, nas qual esses indivíduos atuam sobre o meio, modificando-o e, ao mesmo tempo, desenvolvendo sua inteligência.
As relações sociais são decisivas para que o desenvolvimento cognitivo ocorra.
A descoberta de que o desenvolvimento humano se dá por fases, as quais são marcadas apenas pelo meio social.
O desenvolvimento cognitivo pode ser fortemente impulsionado pelas condições ambientais a que estão expostos os indivíduos. Com seus estudos, Piaget acabou por desenvolver um método de aprendizagem com vistas a promover um desenvolvimento pleno das capacidades do indivíduo, na primeira infância.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Vygotsky descreveu a zona de desenvolvimento proximal como a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar por intermédio da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial determinado pela solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.
Para criar zonas de desenvolvimento proximal e nelas intervir, é fundamental que, nas situações de aprendizagem, o professor:
elogie os resultados obtidos pelos alunos, mesmo que ruins, para não os desestimular, corrigindo-os em seguida.
indique o erro e a resposta correta, propondo, sempre que necessário, novas situações de aprendizagem.
destaque erros e equívocos cometidos pelos alunos e espere que encontrem o problema.
anuncie que algo está errado e espere que os alunos encontrem o equívoco, fornecendo a resposta correta, caso não consigam obtê-la.
forneça pistas aos alunos e fique atento ao curso de raciocínio destes, reformulando questões ou problemas sempre que for necessário.

A professora afirmou que a baleia é um mamífero. Inconformado, Pedro argumentou: “Mamífero é vaca, gato, cachorro, cujos filhotes mamam. A baleia vive dentro d’água, tem nadadeiras, é um peixe”. A maioria dos colegas concordou com Pedro, mas todos começaram a mudar de ideia ao assistir a um filme em que apareciam baleias pequenas sendo amamentadas.
A aprendizagem de Pedro foi gerada, segundo a teoria piagetiana, pelo processo de:
anulação do conhecimento anterior e substituição deste por conteúdos novos e diferentes.
desequilíbrio, por conflito cognitivo, e acomodação do novo conhecimento ao anterior.
associação de novos conteúdos àqueles que já faziam parte da sua estrutura cognitiva.
reforço positivo por parte da professora, dos colegas e da família.
comparação entre informações contrastantes e o reforço do conhecimento anterior.

A Psicologia da Educação busca trazer as contribuições da Psicologia para a área da Educação, para, com isso, apoiar o trabalho dos professores.
Diante disso, qual afirmação abaixo MELHOR descreve a principal contribuição da Psicologia da Educação:
Promover apenas a formação docente, com vistas a preparar melhor o professor para as demandas da sala de aula, levando os alunos a aprenderem mais e melhor, alcançando resultados acadêmicos mais expressivos.
Ajudar o professor a compreender melhor os fatores que influenciam no desenvolvimento e no processo de ensino-aprendizagem dos seus alunos para, a partir disso, promover práticas pedagógicas com vistas à proporcionar crescimento e desenvolvimento a todos os envolvidos no contexto educacional.
Criar condições para que os professores compreendam melhor o desenvolvimento dos alunos.
Refletir sobre a importância das tendências educacionais e sua melhor forma de aplicação, subsidiando o professor sobre os melhores métodos e técnicas de aprendizagem.
Ajudar o professor a ter conhecimentos mais aprofundados sobre a complexidade do funcionamento da mente humana.

Quais das práticas a seguir estão ancoradas nas teorias comportamentais:
I. Notas e provas não servem para mensurar o aprendizado do aluno. Desse modo, não precisam ser aplicadas com o intuito de verificar a aprendizagem, que é subjetiva demais para ser medida.
II. Premiar os alunos que têm melhor desempenhos nas atividades, avaliações e comportamento auxilia e motiva a aprendizagem.
III. Os aspectos históricos e culturais são levados em consideração pelo professor na hora de ensinar e na hora de verificar a aprendizagem do aluno.
Apenas a alternativa II está correta.
Apenas a alternativa I está correta.
Apenas as alternativas I e II estão corretas.
As alternativas I, II e III estão corretas.
Apenas as alternativas II e III estão corretas.

O condicionamento operante é um método de aprendizado que ocorre através de recompensas e punições para o comportamento.
Descubra no exemplo qual o método usado e assinale a alternativa correspondente a ele.
Punição negativa.
Reforço negativo.
Extinção.
Reforço positivo.
Punição positiva.

De acordo com a abordagem comportamentalista ou behaviorista, em relação aos bebês humanos, é correto dizer:
Nascem com alguns conhecimentos e aprendem muitas outras coisas no meio ambiente em que vivem.
Os behavioristas não se preocuparam em entender sobre o que o bebê sabe ou não sabe, ao nascer.
Nascem desprovidos de conhecimento, mas têm potencial para aprender, mesmo com poucas intervenções do meio.
Nascem desprovidos de conhecimento, mas com potencial para aprender. Seu desenvolvimento será adequado, se o ambiente apresentar condições favoráveis.
Os bebês humanos trazem muitos aprendizados herdados geneticamente.

Dentre as várias contribuições teóricas que nos ajudam a compreender melhor como se dá o desenvolvimento humano, está a teoria de Jean Piaget, conhecida como Epistemologia Genética. Uma das premissas mais importantes dessa teoria foi constatar que: mano é um ser histórico e social.
Diante dessa premissa, qual das definições abaixo MELHOR descreve e sintetiza os estudos de Vygotsky?
O homem é um ser histórico e social, que, apesar de ter aspectos biológicos que impulsionam seu desenvolvimento, só se humaniza em contato com a cultura e com o meio social.
O homem é um ser histórico e social e que os aspectos biológicos do desenvolvimento humano não são tão determinantes, como se pensava até então.
O homem é um ser histórico e social, que se desenvolve de uma forma espontânea.
O homem é um ser histórico e social que, sem o convívio humano, desenvolve apenas uma pequena parte da sua capacidade de aprendizagem.
O homem é um ser histórico e social, mas, no seu desenvolvimento, os aspectos maturacionais e os aspectos histórico-culturais têm o mesmo peso.

Os mecanismos de defesa são utilizados pelo ego em sua luta contra perigos intrapsíquicos e extrapsíquicos ou ambientais.
A esse respeito, considere as proposições abaixo e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Negação: A pessoa desvia sentimentos (emoções) de sua fonte original. Descarregamos sentimentos acumulados, em geral agressivos, em pessoas ou objetos menos perigosos.
II. ( ) Projeção: usando nos sentimos maus ou quando um evento doloroso é de nossa responsabilidade, tendemos a projetá-lo no mundo externo que, a nosso ver, assumirá as características daquilo que não podemos ver em nós.
III. ( ) Sublimação: Adoção mais ou menos duradoura de atitudes e comportamentos característicos de uma idade anterior.
IV. ( ) Formação reativa: Mecanismo pelo qual o indivíduo exibe comportamentos, sentimentos e atitudes contrários aquilo que o inconscientemente rejeita.
F, V, F, F
F, F, F, V
V, V, F, V
V, F, F, V
F, V, F, V

A partir dos estudos realizados, assinale o que MELHOR define o conhecimento científico.
Qual das afirmacoes abaixo define MELHOR o conhecimento científico?
Proposições que se constroem a partir de um conhecimento intuitivo e espontâneo, que se dão por meio de estudos e experimentos realizados com objetividade e com métodos bem delineados. O conhecimento científico é um conhecimento que supera o conhecimento do senso comum.
É o resultado de uma intensa atividade reflexiva, com vistas a conhecer e compreender melhor os aspectos do cotidiano.
É o conhecimento produzido a partir de um objeto de estudo específico, advindo da realidade, o qual se caracteriza por ter linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicos, que é marcado por objetividade e pelo fato de ser um processo cumulativo, não estanque ou definitivo.
É a tentativa que se faz para compreender melhor determinado objeto de estudo. Suas conclusões devem ser isentas de emoção e passíveis de serem verificadas em qualquer tempo.
É o conjunto de conhecimentos sobre fatos e aspectos de determinada realidade, baseados em métodos e preceitos da ciência.

Uma das principais teorias psicológicas do século 20 foi o Behaviorismo, que centrava seus estudos em compreender o comportamento humano.
Desses estudos, inicialmente conduzidos por Watson, o precursor do Behaviorismo, propôs-se que:
Todo e qualquer comportamento pode ser controlado e, consequentemente, alterado, desde que se criem as condições adequadas para isso.
A hereditariedade não exerce um papel tão decisivo no comportamento. As variáveis ambientais, desde que controladas, podem modificar a maior parte dos comportamentos humanos.
O comportamento humano é determinado por aspectos hereditários, os quais pouco podem ser modificados ou controlados. Ainda que o ambiente apresente diversas variáveis, não se pode modificar o que é hereditário. Com isso, o comportamento humano torna-se bastante previsível.
O comportamento humano não pode ser explicado, sem que antes verifiquemos as condições ambientais a que está sujeito, pois as variáveis do meio, especialmente, interferem de forma decisiva no comportamento.
Desde o início da vida estamos condicionados a dar determinadas respostas, diante de determinados estímulos. Com isso, poucos comportamentos podem ser, de fato, modificados.

Vygotsky fala, em sua teoria, das “funções psíquicas superiores”, que se caracterizam como sendo:
Qual das alternativas MELHOR define as funções psíquicas superiores?
As etapas do desenvolvimento humano, que ocorrem de maneira consecutiva, desde o nascimento até à vida adulta.
Os processos de transformação e aprendizado do ser humano.
A imersão no meio cultural e social, que acaba por promover o desenvolvimento e a apreensão de valores culturais, socialmente compartilhados.
O processo pelo qual o homem, a partir das suas relações com o mundo, apropria-se da experiência humana e desenvolve a linguagem, a memória, a imaginação, as emoções, entre outras capacidades.
As habilidades que toda criança precisa desenvolver ainda nos primeiros estágios da vida, pois isso garante um desenvolvimento adequado.

Qual das alternativas MELHOR define a inclusão escolar?
Qual das alternativas MELHOR define a inclusão escolar?
Embora educação seja um direito de todos, a verdadeira inclusão escolar, não precisa ser feita, necessariamente, no ensino e na escola regular.
A escola é um espaço, um ambiente, propício às ações de inclusão, pois é um espaço que aceita a todos, indistintamente.
Inclusão é pensar naqueles que têm uma condição especial e que, por isso, estão marginalizados.
O processo de ensino-aprendizagem não se reduz à relação professor e aluno, ainda que o professor seja um “especialista” naquela disciplina que ministra ou o relacionamento interpessoal desses seja favorável.
O processo de ensino-aprendizagem não se reduz à sala de aula, portanto, não acontece somente na escola ou na presença do professor. O processo de ensino-aprendizagem precisa ser atravessado pelo entendimento de que as condições culturais e sociais, além das ambientais, interferem na aprendizagem.

Compreender o conceito de inteligência é algo difícil e muitos teóricos têm se dedicado a esse estudo.
Qual das afirmações abaixo define MELHOR a inteligência:
Há muitas formas de conceituar a inteligência, que se modificam de acordo com a abordagem teórica a que estão atreladas. No entanto, de um modo geral, todas essas abordagens defendem que raciocínio lógico-matemático e linguagem são capacidades essenciais que todos devem desenvolver para serem considerados inteligentes.
É quase impossível conceituar e definir o que é inteligência. Isso porque, não há estudos suficientes ou conclusivos sobre o assunto, dando margem para diversas especulações, mas nenhuma certeza. O que se descobriu é que a inteligência tem forte componente hereditário.
A inteligência é a capacidade de aprender e compreender, o que difere do que se costuma chamar de intelecto, pois inclui também a capacidade de lidar com situações concretas de forma eficaz e de reelaborar experiências e estímulos externos.
A inteligência, de um modo geral, refere-se à capacidade de resolver problemas. Por esse motivo, na escola, é possível perceber mais facilmente quem tem mais inteligência, já que isso se verifica, especialmente, no rendimento acadêmico apresentado. Isso torna a escola uma grande responsável pela verificação de quais habilidades cada aluno tem.

A partir do que foi estudado sobre motivação, assinale a alternativa correta:
Qual das alternativas abaixo é correta?
Na abordagem cognitiva a motivação se relaciona a fatores intrínsecos ao indivíduo. É ele o responsável por traçar e definir suas metas e planejar suas ações. A motivação vem pela responsabilidade em cuidar do processo que leva ao cumprimento do objetivo originalmente definido.
Nenhuma das principais teorias psicológicas se preocupou em aprofundar estudos sobre a motivação. Com isso, não é possível estabelecer diferenças conceituais significativas entre elas.
Na abordagem comportamental, os fatores intrínsecos são responsáveis por desencadear e manter a motivação. Nessa abordagem, para que alguém seja motivado a desenvolver determinado comportamento é necessário que haja reforço positivo. Os humanistas acreditam que a motivação é resultado direto do desejo pessoal de crescer e se desenvolver. A hierarquia para a satisfação dos desejos é definida pela necessidade de cada um e está sempre ligada a motivações pessoais. Desse modo, cada indivíduo tem motivações diferentes das dos demais.
Na abordagem social a motivação é fruto da relação entre as necessidades individuais e as demandas geradas pelo meio social. É isso que impulsiona os indivíduos à realização de suas metas e mantém a sua motivação.

A partir do que estudamos sobre a Epistemologia Genética, podemos afirmar que uma das MAIORES CONTRIBUIÇÕES de Piaget para a Educação foi:
Qual das alternativas abaixo representa uma das maiores contribuições de Piaget para a Educação?
Mostrar que o desenvolvimento e a aprendizagem dos indivíduos se dão numa perspectiva de construção, nas qual esses indivíduos atuam sobre o meio, modificando-o e, ao mesmo tempo, desenvolvendo sua inteligência.
As relações sociais são decisivas para que o desenvolvimento cognitivo ocorra.
A descoberta de que o desenvolvimento humano se dá por fases, as quais são marcadas apenas pelo meio social.
O desenvolvimento cognitivo pode ser fortemente impulsionado pelas condições ambientais a que estão expostos os indivíduos. Com seus estudos, Piaget acabou por desenvolver um método de aprendizagem com vistas a promover um desenvolvimento pleno das capacidades do indivíduo, na primeira infância.

Prévia do material em texto

Entrega 2 abr em 23:59 Pontos 20 Perguntas 20 
Disponível 20 mar em 0:01 - 2 abr em 23:59 Limite de tempo 120 Minutos 
Tentativas permitidas 2
Este teste foi travado 2 abr em 23:59.
Histórico de tentativas
Tentativa Tempo Pontuação
MANTIDO Tentativa 2 8 minutos 20 de 20
MAIS RECENTE Tentativa 2 8 minutos 20 de 20
Tentativa 1 118 minutos 12 de 20
Pontuação desta tentativa: 20 de 20
Enviado 2 abr em 21:51
Esta tentativa levou 8 minutos.
1 / 1 ptsPergunta 1
(ENADE, 2014)
Vygotsky descreveu a zona de desenvolvimento proximal como a distância
entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar por
intermédio da solução independente de problemas, e o nível de
desenvolvimento potencial determinado pela solução de problemas sob a
orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.
 
 
 VYGOTSKY, L. Pensamento e
linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989 (adaptado).
 
Para criar zonas de desenvolvimento proximal e nelas intervir, é fundamental
que, nas situações de aprendizagem, o professor: 
 
elogie os resultados obtidos pelos alunos, mesmo que ruins, para não os
desestimular, corrigindo-os em seguida.
 
 
indique o erro e a resposta correta, propondo, sempre que necessário, novas
situações de aprendizagem.
 
https://unasp.instructure.com/courses/14333/quizzes/29733/history?version=2
https://unasp.instructure.com/courses/14333/quizzes/29733/history?version=2
https://unasp.instructure.com/courses/14333/quizzes/29733/history?version=1
 
destaque erros e equívocos cometidos pelos alunos e espere que encontrem
o problema.
 
 
anuncie que algo está errado e espere que os alunos encontrem o equívoco,
fornecendo a resposta correta, caso não consigam obtê-la.
 
 
forneça pistas aos alunos e fique atento ao curso de raciocino destes,
reformulando questões ou problemas sempre que for necessário.
 
Correto!Correto!
Parabéns, sua resposta está correta. De acordo com a teoria de Vygotsky, o
professor deve fornecer pistas (andaimes) para entender que aquilo está errado, ex.
reformular o exercício, trazendo novas reflexões para que o aluno consiga por ele
mesmo compreender o conceito.
1 / 1 ptsPergunta 2
(ENADE, 2011)
A professora afirmou que a baleia é um mamífero. Inconformado, Pedro
argumentou: “Mamífero é vaca, gato, cachorro, cujos filhotes mamam. A baleia
vive dentro d’água, tem nadadeiras, é um peixe”. A maioria dos colegas
concordou com Pedro, mas todos começaram a mudar de ideia ao assistir a
um filme em que apareciam baleias pequenas sendo amamentadas. Pedro
começou a perceber que morar fora d’água não é algo que defina os
mamíferos, e que ter rabo de peixe, nadadeiras e morar na água não são
características apenas dos peixes. A aprendizagem de Pedro foi gerada,
segundo a teoria piagetiana, pelo processo de)
 
anulação do conhecimento anterior e substituição deste por conteúdos novos
e diferentes.
 
 
desequilíbrio, por conflito cognitivo, e acomodação do novo conhecimento ao
anterior.
 
Correto!Correto!
 
associação de novos conteúdos àqueles que já faziam parte da sua estrutura
cognitiva.
 
 reforço positivo por parte da professora, dos colegas e da família 
 
comparação entre informações contrastantes e o reforço do conhecimento
anterior.
 
Parabéns, sua resposta está correta. A opção correta se refere aos conceitos
essenciais da teoria de Piaget a fim de explicar o aprender das crianças diante da
ideia que tinham sobre a baleia e os mamíferos, pois há um desequilíbrio ao serem
confrontados com uma nova informação que provoca um conflito cognitivo em relação
a uma aprendizagem anterior. No entanto, ao serem levadas a ter um contato com o
novo conhecimento, no caso, através do filme, as crianças puderam acrescentar
informações e melhorar o que já sabiam. Dessa forma, a generalização anterior sobre
os mamíferos teve que passar por uma ressignificação, enriquecida por novos
conhecimentos, assim houve uma mudança qualitativa. Nesse sentido, não houve uma
simples anulação do conhecimento anterior e substituição deste por novos; tampouco
foi um processo meramente associativo, pois as crianças tiveram a oportunidade de
refletir sobre seu conflito e tirar conclusões através do que estavam observando. Da
mesma forma, não é possível afirmar que houve qualquer tipo de reforço, pois o
caminho percorrido para chegar à nova conclusão foi proporcionado pela vivência do
conflito cognitivo, pela oportunidade de expressão desse conflito, pelo ensejo da
argumentação, pela possibilidade de contato com a nova informação mostrada às
crianças através do filme, ou seja, dinâmica que se opõe ao simples ato de reforçar
verdades já construídas por outros.
1 / 1 ptsPergunta 3
(ENADE, 2014)
O trecho da música “Nos Bailes da Vida”, de Milton Nascimento, “todo artista
tem de ir aonde o povo está”, é antigo, e a música, de tão tocada, acabou por
se tornar um estereótipo de tocadores de violões e de rodas de amigos em
Visconde de Mauá, nos anos 1970. Em tempos digitais, porém, ela ficou mais
atual do que nunca. É fácil entender o porquê: antigamente, quando a
informação se concentrava em centros de exposição, veículos de comunicação,
editoras, museus e gravadoras, era preciso passar por uma série de
curadores, para garantir a publicação de um artigo ou livro, a gravação de um
disco ou a produção de uma exposição. O mesmo funil, que poderia ser injusto
e deixar grandes talentos de fora, simplesmente porque não tinham acesso às
ferramentas, às pessoas ou às fontes de informação, também servia como filtro
de qualidade. Tocar violão ou encenar uma peça de teatro em um grande
auditório costumava ter um peso muito maior do que fazê-lo em um bar, um
centro cultural ou uma calçada. Nas raras ocasiões em que esse valor se
invertia, era justamente porque, para uso do espaço “alternativo”, havia
mecanismos de seleção tão ou mais rígidos que os do espaço oficial.
RADFAHRER, L Todo artista tem de ir aonde o povo está. Disponível em
http://novo.itauculturai.org.br. Acesso em: 29 jul. 2014 (adaptado).
A partir do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre
elas.
 I. O processo de evolução tecnológica da atualidade democratiza a produção
e a divulgação de obras artísticas, reduzindo a importância que os centros de
exposição tinham nos anos 1970.
PORQUE
 II. As novas tecnologias possibilitam que artistas sejam independentes,
montem seus próprios ambientes de produção e disponibilizem seus trabalhos
de forma simples, para um grande número de pessoas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
 A asserção I é uma proposição verdadeira, e a ll é uma proposição falsa. 
 
As asserções l e ll são proposições verdadeiras, e a ll é uma justificativa
correta da l.
 
Correto!Correto!
 As asserções l e ll são proposições falsas. 
 
As asserções l e ll são proposições verdadeiras, mas a ll não é uma
justificativa correta da l.
 
 A asserção I é uma proposição falsa, e a ll é uma proposição verdadeira. 
Parabéns, sua resposta está correta. De acordo com o texto do enunciado da
questão, a opção correta é a letra A. Sendo que a assertiva I é verdadeira quando
justificada pela assertiva II. A redução da importância que os centros de exposição
tinham, nos anos 1970, é em relação à produção e divulgação de obras artísticas, se
não justificada pela assertiva II, a opção A estaria errada (a correta seria a opção D).
Essa observação requer mais atenção do candidato, pois solicita conexão entre as
assertivas e o texto do enunciado da questão.
1 / 1 ptsPergunta 4
A Psicologia da Educação busca trazer as contribuições da Psicologia para a
área da Educação, para, com isso, apoiar o trabalho dos professores. Diante
disso, qual afirmação abaixo MELHOR descreve a principal contribuição da
Psicologia da Educação:
 
Promover apenas a formação docente, com vistas a preparar melhor o
professor para as demandas da sala de aula, levando os alunos a
aprenderemmais e melhor, alcançando resultados acadêmicos mais
expressivos.
 
 
Ajudar o professor a compreender melhor os fatores que influenciam no
desenvolvimento e no processo de ensino-aprendizagem dos seus alunos
para, a partir disso, promover práticas pedagógicas com vistas à
proporcionar crescimento e desenvolvimento a todos os envolvidos no
contexto educacional.
 
Correto!Correto!
 
Criar condições para que os professores compreendam melhor o
desenvolvimento dos alunos.
 
 
Refletir sobre a importância das tendências educacionais e sua melhor forma
de aplicação, subsidiando o professor sobre os melhores métodos e técnicas
de aprendizagem.
 
 
Ajudar o professor a ter conhecimentos mais aprofundados sobre a
complexidade do funcionamento da mente humana.
 
Parabéns, você acertou. Em síntese, essa é a melhor definição para a Psicologia da
Educação, pois esse ramo da Psicologia busca sempre auxiliar o professor a refletir
sobre como se dá o processo de ensino-aprendizagem, à luz do desenvolvimento
humano. Com isso, o professor poderá pensar e encaminhar soluções apropriadas,
que visem ao melhor desenvolvimento possível de todos os envolvidos no contexto
educacional. Não é papel da Psicologia da Educação desenvolver métodos ou
técnicas de aprendizagem, mas contribuir para uma compreensão mais ampla dos
fatores que interferem no desenvolvimento acadêmico dos alunos.
1 / 1 ptsPergunta 5
Quais das práticas a seguir estão ancoradas nas teorias comportamentais:
I. Notas e provas não servem para mensurar o aprendizado do aluno. Desse
modo, não precisam ser aplicadas com o intuito de verificar a
aprendizagem, que é subjetiva demais para ser medida.
II. Premiar os alunos que têm melhor desempenhos nas atividades,
avaliações e comportamento auxilia e motiva a aprendizagem.
III. Os aspectos históricos e culturais são levados em consideração pelo
professor na hora de ensinar e na hora de verificar a aprendizagem do
aluno.
 Apenas a alternativa II está correta. Correto!Correto!
 Apenas a alternativa I está correta. 
 Apenas as alternativas I e II estão corretas. 
 As alternativas I, II e III estão corretas. 
 Apenas as alternativas II e III estão corretas. 
Parabéns, sua resposta está correta. Práticas como premiar alunos por desempenho
nas provas e atividades ou por “bom” comportamento são muito comuns nas
abordagens comportamentais. Ao fazer isso, espera-se que os alunos fiquem mais
motivados para terem um bom desempenho. As avaliações são valorizadas e
utilizadas como instrumentos principais para verificar a aprendizagem.
1 / 1 ptsPergunta 6
O condicionamento operante é um método de aprendizado que ocorre através
de recompensas e punições para o comportamento. Através do
condicionamento operante, uma associação é feita entre um comportamento e
uma consequência para esse comportamento. Descubra no exemplo qual o
método usado e assinale a alternativa correspondente a ele.
Ex: O cão de Gabriela leva o jornal para ela todos os dias na cama e depois
recebe carinho.
 Punição negativa. 
 Reforço negativo. 
 Extinção. 
 Reforço positivo. Correto!Correto!
 Punição positiva. 
Parabéns! Você acertou! O reforço positivo aumenta a probabilidade de um
comportamento voltar a ocorrer. Ex: O cão de Gabriela leva-lhe o jornal todos os dias
pela adição de um estímulo: receber carinho.
1 / 1 ptsPergunta 7
De acordo com a abordagem comportamentalista ou behaviorista, em relação
aos bebês humanos, é correto dizer:
 
Nascem com alguns conhecimentos e aprendem muitas outras coisas no meio
ambiente em que vivem.
 
 
Os behavioristas não se preocuparam em entender sobre o que o bebê sabe
ou não sabe, ao nascer.
 
 
Nascem desprovidos de conhecimento, mas têm potencial para aprender,
mesmo com poucas intervenções do meio.
 
 
Nascem desprovidos de conhecimento, mas com potencial para aprender.
Seu desenvolvimento será adequado, se o ambiente apresentar condições
favoráveis.
 
Correto!Correto!
 
Os bebês humanos trazem muitos aprendizados herdados geneticamente. 
Parabéns, sua resposta está correta. Behavioristas acreditam que, ao nascer, o bebê
humano não tem conhecimentos, apenas mecanismos de sobrevivência, típicos da
espécie. Os aprendizados acontecerão quando ele for exposto a condições
favoráveis do meio.
1 / 1 ptsPergunta 8
Toda ciência possui um objeto de estudo. A Psicologia, por ser uma ciência,
também tem um objeto de estudo próprio, que é:
 As múltiplas definições da concepção de homem. 
 O desenvolvimento humano. 
 Os aspectos psicológicos do desenvolvimento humano. 
 A investigação do comportamento humano e sua subjetividade. Correto!Correto!
 A mente humana. 
Parabéns, sua resposta está correta. É muito difícil definir um único objeto de estudo
para a Psicologia, dada a complexidade humana, mas, podemos dizer que a
Psicologia busca contribuir para a investigação da subjetividade humana, ou seja,
estuda/pesquisa sobre o ser humano, em suas várias expressões e situações.
1 / 1 ptsPergunta 9
Outra teoria importante do século 20 foi a teoria psicanalítica. Ela foi fundada
por Freud e buscou estudar a psique humana. Sobre a abordagem
psicodinâmica da personalidade de Freud, é correto afirmar que:
 
O aspecto central da Psicanálise foi compreender a sexualidade humana e
como ela interfere no desenvolvimento dos indivíduos, determinando e
explicando a maioria dos comportamentos humanos.
 
 
O desenvolvimento humano ocorre primordialmente pela ação deste sobre o
meio social em que vive. Desse modo se formam as estruturas psíquicas,
especialmente o inconsciente.
 
 
Todo o comportamento deve ser estudado e compreendido a partir da busca
pela satisfação, que é o objetivo primordial do ser humano. Foi por esse
motivo que Freud estudou sobre a sexualidade humana.
 
 
O principal foco de estudo é o inconsciente. Com isso, é possível ter acesso
à estrutura psíquica dos sujeitos e conhecer o que foi reprimido, esquecido,
foi muito difícil ou muito desejado, levando a uma melhor compreensão do
modo agir de cada um.
 
Correto!Correto!
 
Freud revolucionou a forma de compreender o desenvolvimento humano
afirmando que as sensações e percepções, se estudadas à luz da ciência,
podem fornecer subsídios importantes para entendermos melhor como se dá
o processo de desenvolvimento e aprendizagem humanos.
 
Parabéns, sua resposta está correta. Freud, com seu método interpretativo, teve
como principal objeto de estudo o inconsciente. Ele criou métodos para acessar o
inconsciente dos seus pacientes e, assim, ajudá-los no processo terapêutico.
1 / 1 ptsPergunta 10
Dentre as várias contribuições teóricas que nos ajudam a compreender melhor
como se dá o desenvolvimento humano, está a teoria de Jean Piaget,
conhecida como Epistemologia Genética. Uma das premissas mais
importantes dessa teoria foi constatar que:
 
As crianças pensam e raciocinam de maneira muito parecida com a dos
adultos, sendo que a diferença mais marcante entre eles é no aspecto físico,
uma vez que os adultos são maiores e mais fortes que as crianças.
 
 
O aspecto biológico é fator irrelevante quando pensamos em
desenvolvimento humano.
 
 
Entender o desenvolvimento humano é pouco importante para os
professores, no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
 
 
O desenvolvimento humano é linear e que os fatores ambientais são
preponderantes, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento
cognitivo.
 
 
O desenvolvimento do pensamento humano se dá por fases, que se
desdobram do nascimento até a vida adulta e que esse desenvolvimento é
influenciado por diversos fatores como maturação, exercitação, costumes e
padrões culturais.
 
Correto!Correto!
Parabéns, sua resposta está correta. Piaget mostrou que o desenvolvimento do
pensamento humano se dá por fases, sendo que a primeira delas se inicia no
nascimento e as demais fases vão se sobrepondo ao longo da infância, até a idade
adulta.
1 / 1 ptsPergunta 11
Vygotsky é conhecido como o principal teórico da Psicologia Histórico-culturalou Sócio-histórica. Sua teoria ajudou a pensar que o ser humano é um ser
histórico e social. Diante dessa premissa, qual das definições abaixo MELHOR
descreve e sintetiza os estudos de Vygotsky:
 
O homem é um ser histórico e social, que, apesar de ter aspectos biológicos
que impulsionam seu desenvolvimento, só se humaniza em contato com a
cultura e com o meio social.
 
Correto!Correto!
 
O homem é um ser histórico e social e que os aspectos biológicos do
desenvolvimento humano não são tão determinantes, como se pensava até
então.
 
 
O homem é um ser histórico e social, que se desenvolve de uma forma
espontânea.
 
 
O homem é um ser histórico e social que, sem o convívio humano,
desenvolve apenas uma pequena parte da sua capacidade de aprendizagem.
 
 
O homem é um ser histórico e social, mas, no seu desenvolvimento, os
aspectos maturacionais e os aspectos histórico-culturais têm o mesmo peso.
 
Parabéns, sua resposta está correta. Além de postular que o homem é um ser
histórico e social, Vygotsky desconstruiu a ideia de que o desenvolvimento humano
era marcado predominantemente pela maturação biológica. A maturação biológica,
embora seja importante, não determina todo o desenvolvimento humano.
1 / 1 ptsPergunta 12
Os mecanismos de defesa são utilizados pelo ego em sua luta contra perigos
intrapsíquicos e extrapsíquicos ou ambientais. A esse respeito, considere as
proposições abaixo e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as
falsas.
 
I. ( ) Negação: A pessoa desvia sentimentos (emoções) de sua fonte original.
Descarregamos sentimentos acumulados, em geral agressivos, em
pessoas ou objetos menos perigosos.
II. ( ) Projeção: usando nos sentimos maus ou quando um evento doloroso é
de nossa responsabilidade, tendemos a projetá-lo no mundo externo que, a
nosso ver, assumirá as características daquilo que não podemos ver em
nós.
III. ( ) Sublimação: Adoção mais ou menos duradoura de atitudes e
comportamentos característicos de uma idade anterior.
IV. ( ) Formação reativa: Mecanismo pelo qual o indivíduo exibe
comportamentos, sentimentos e atitudes contrários aquilo que o
inconscientemente rejeita.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
 F, V, F, F 
 F, F, F, V 
 V, V, F, V 
 V, F, F, V 
 F, V, F, V Correto!Correto!
Parabéns, você acertou! 
I. Falso, pois o mecanismo de defesa em destaque não é aquele de negação, mas,
sim o de deslocamento: A pessoa desvia sentimentos (emoções) de sua fonte
original. Descarregamos sentimentos acumulados, em geral agressivos, em pessoas
ou objetos menos perigosos.
II. Verdadeiro, pois é o mecanismo de defesa denominado projeção: quando nos
sentimos maus ou quando um evento doloroso é de nossa responsabilidade,
tendemos a projetá-lo no mundo externo, o qual, a nosso ver, assumirá as
características daquilo que não podemos ver em nós.
III. Falso, pois não é mecanismo de defesa intitulado sublimação e sim regressão:
adoção mais ou menos duradoura de atitudes e comportamentos característicos de
uma idade anterior.
IV. Verdadeiro, pois é o mecanismo de defesa denominado formação reativa:
mecanismo pelo qual o indivíduo exibe comportamentos, sentimentos e atitudes
contrários aquilo que o inconscientemente rejeita. É uma inversão clara do desejo
real.
1 / 1 ptsPergunta 13
A partir dos estudos realizados, assinale o que MELHOR define o
conhecimento científico:
 
Proposições que se constroem a partir de um conhecimento intuitivo e
espontâneo, que se dão por meio de estudos e experimentos realizados com
objetividade e com métodos bem delineados. O conhecimento científico é um
conhecimento que supera o conhecimento do senso comum.
 
 
É o resultado de uma intensa atividade reflexiva, com vistas a conhecer e
compreender melhor os aspectos do cotidiano.
 
 
É o conhecimento produzido a partir de um objeto de estudo específico,
advindo da realidade, o qual se caracteriza por ter linguagem rigorosa,
métodos e técnicas específicos, que é marcado por objetividade e pelo fato
de ser um processo cumulativo, não estanque ou definitivo.
 
Correto!Correto!
 
É a tentativa que se faz para compreender melhor determinado objeto de
estudo. Suas conclusões devem ser isentas de emoção e passíveis de serem
verificadas em qualquer tempo.
 
 
É o conjunto de conhecimentos sobre fatos e aspectos de determinada
realidade, baseados em métodos e preceitos da ciência.
 
Parabéns, sua resposta está correta. O conhecimento científico possui características
essenciais como as elencadas: linguagem, métodos e técnicas específicos e
rigorosos, objetividade e ser um processo cumulativo do conhecimento. Seus
procedimentos são verificáveis e replicáveis. São essas as características que
tornam um estudo, Ciência.
1 / 1 ptsPergunta 14
Uma das principais teorias psicológicas do século 20 foi o Behaviorismo, que
centrava seus estudos em compreender o comportamento humano. Desses
estudos, inicialmente conduzidos por Watson, o precursor do Behaviorismo,
propôs-se que:
 
Todo e qualquer comportamento pode ser controlado e, consequentemente,
alterado, desde que se criem as condições adequadas para isso.
 
 
A hereditariedade não exerce um papel tão decisivo no comportamento. As
variáveis ambientais, desde que controladas, podem modificar a maior parte
dos comportamentos humanos.
 
 
O comportamento humano é determinado por aspectos hereditários, os quais
pouco podem ser modificados ou controlados. Ainda que o ambiente
apresente diversas variáveis, não se pode modificar o que é hereditário. Com
isso, o comportamento humano torna-se bastante previsível.
 
 
O comportamento humano não pode ser explicado, sem que antes
verifiquemos as condições ambientais a que está sujeito, pois as variáveis do
meio, especialmente, interferem de forma decisiva no comportamento.
 
Correto!Correto!
 
Desde o início da vida estamos condicionados a dar determinadas respostas,
diante de determinados estímulos. Com isso, poucos comportamentos podem
ser, de fato, modificados.
 
Parabéns, sua resposta está correta. De acordo com os behavioristas, as condições
ambientais são mais importantes e decisivas para entender melhor como os
indivíduos se comportam. A hereditariedade tem papel menos preponderante.
1 / 1 ptsPergunta 15
Vygotsky fala, em sua teoria, das “funções psíquicas superiores”, que se
caracterizam como sendo:
 
As etapas do desenvolvimento humano, que ocorrem de maneira
consecutiva, desde o nascimento até à vida adulta.
 
 Os processos de transformação e aprendizado do ser humano. 
 
A imersão no meio cultural e social, que acaba por promover o
desenvolvimento e a apreensão de valores culturais, socialmente
compartilhados.
 
 
O processo pelo qual o homem, a partir das suas relações com o mundo,
apropria-se da experiência humana e desenvolve a linguagem, a memória, a
imaginação, as emoções, entre outras capacidades.
 
Correto!Correto!
 
As habilidades que toda criança precisa desenvolver ainda nos primeiros
estágios da vida, pois isso garante um desenvolvimento adequado.
 
Parabéns, sua resposta está correta. As funções mentais/psíquicas superiores dizem
respeito ao desenvolvimento de habilidades mentais tais como: memória, linguagem,
imaginação, as emoções, entre outras. Essas funções, tipicamente humanas, só se
desenvolvem a partir das relações com o meio histórico e cultural.
1 / 1 ptsPergunta 16
Qual das alternativas MELHOR define a inclusão escolar?
 
Embora educação seja um direito de todos, a verdadeira inclusão escolar,
não precisa ser feita, necessariamente, no ensino e na escola regular.
 
 
A escola é um espaço, um ambiente, propício às ações de inclusão, pois é um
espaço que aceita a todos, indistintamente.
 
 
Inclusão é pensar naqueles que têm uma condição especial e que, por isso,
estão marginalizados.
 
 
A escola deveria ser um espaço, um ambiente, propício às ações de inclusão
pois deveria aceitar a todos,indistintamente.
 
Correto!Correto!
 
Incluir é garantir que todos terão acesso à escolarização formal, na rede
regular de ensino. Isso é constitucionalmente garantido a todos os cidadãos
brasileiros.
 
Parabéns, sua resposta está correta. A escola, em princípio, deveria ser um lugar
para convívio de todos, portadores ou não necessidades educativas especiais. No
entanto, frequentemente, notamos que a inclusão não se efetiva completamente, pois
não significa apenas receber esses alunos na escola. Incluir envolve outras práticas,
nem sempre garantidas.
1 / 1 ptsPergunta 17
Há muitas críticas às abordagens comportamentais, sobretudo porque elas
acabam oferecendo uma visão reducionista do processo de ensino-
aprendizagem. Qual das alternativas abaixo explica MELHOR a principal crítica
às perspectivas comportamentais, em relação ao ensino-aprendizagem?)
 
O processo de ensino-aprendizagem não é passível de ser mensurado por
provas e outras avaliações.
 
 O processo de ensino-aprendizagem não pode ser totalmente controlado. 
 
O processo de ensino-aprendizagem não se reduz à relação professor e
aluno, ainda que o professor seja um “especialista” naquela disciplina que
ministra ou o relacionamento interpessoal desses seja favorável.
 
 
O processo de ensino-aprendizagem não se reduz à sala de aula, portanto,
não acontece somente na escola ou na presença do professor.
 
 
O processo de ensino-aprendizagem precisa ser atravessado pelo
entendimento de que as condições culturais e sociais, além das ambientais,
interferem na aprendizagem.
 
Correto!Correto!
Parabéns, sua resposta está correta. É importante lançar um olhar para o processo
de ensino-aprendizagem que ultrapassa a sala de aula em si. Não se trata apenas de
pensar nos métodos de ensino, avaliações ou na relação professor-aluno, apenas. A
aprendizagem humana envolve processos mais complexos que esses.
1 / 1 ptsPergunta 18
Compreender o conceito de inteligência é algo difícil e muitos teóricos têm se
dedicado a esse estudo. Qual das afirmações abaixo define MELHOR a
inteligência:
 
Há muitas formas de conceituar a inteligência, que se modificam de acordo
com a abordagem teórica a que estão atreladas. No entanto, de um modo
geral, todas essas abordagens defendem que raciocínio lógico-matemático e
linguagem são capacidades essenciais que todos devem desenvolver para
serem considerados inteligentes.
 
 
É quase impossível conceituar e definir o que é inteligência. Isso porque, não
há estudos suficientes ou conclusivos sobre o assunto, dando margem para
diversas especulações, mas nenhuma certeza. O que se descobriu é que a
inteligência tem forte componente hereditário.
 
 
A inteligência é a capacidade de aprender e compreender, o que difere do
que se costuma chamar de intelecto, pois inclui também a capacidade de lidar
com situações concretas de forma eficaz e de reelaborar experiências e
estímulos externos.
 
Correto!Correto!
 
Estudos desenvolvidos a partir da década de 90, ajudaram a avançar muito
sobre o estudo da inteligência. Por meio deles, foi possível descobrir, por
exemplo, que a inteligência é abrangente e que diz respeito ao
desenvolvimento de diversas habilidades. Desse modo, não há uma
inteligência, mas inteligências.
 
 
A inteligência, de um modo geral, refere-se à capacidade de resolver
problemas. Por esse motivo, na escola, é possível perceber mais facilmente
quem tem mais inteligência, já que isso se verifica, especialmente, no
rendimento acadêmico apresentado. Isso torna a escola uma grande
responsável pela verificação de quais habilidades cada aluno tem.
 
Parabéns, sua resposta está correta. A partir dos estudos de Gardner, entende-se que
existem múltiplas inteligências e não apenas a inteligência lógico-matemática ou a
relacionada à linguagem, como se pensou por muito tempo.
1 / 1 ptsPergunta 19
A partir do que foi estudado sobre motivação, assinale a alternativa correta:
 
Na abordagem cognitiva a motivação se relaciona a fatores intrínsecos ao
indivíduo. É ele o responsável por traçar e definir suas metas e planejar suas
ações. A motivação vem pela responsabilidade em cuidar do processo que
leva ao cumprimento do objetivo originalmente definido.
 
Correto!Correto!
 
Nenhuma das principais teorias psicológicas se preocupou em aprofundar
estudos sobre a motivação. Com isso, não é possível estabelecer diferenças
conceituais significativas entre elas.
 
 
Na abordagem comportamental, os fatores intrínsecos são responsáveis por
desencadear e manter a motivação. Nessa abordagem, para que alguém seja
motivado a desenvolver determinado comportamento é necessário que haja
reforço positivo.
 
 
Os humanistas acreditam que a motivação é resultado direto do desejo
pessoal de crescer e se desenvolver. A hierarquia para a satisfação dos
desejos é definida pela necessidade de cada um e está sempre ligada a
motivações pessoas. Desse modo, cada indivíduo tem motivações diferentes
das dos demais.
 
 
Na abordagem social a motivação é fruto da relação entre as necessidades
individuais e as demandas geradas pelo meio social. É isso que impulsiona os
indivíduos à realização de suas metas e mantém a sua motivação.
 
Parabéns, sua resposta está correta. A abordagem cognitiva considera a motivação
intrínseca. O indivíduo é o responsável pela condução do processo que leva a ação e
ao resultado das metas estabelecidas. É isso que mantém a motivação.
1 / 1 ptsPergunta 20
A partir do que estudamos sobre a Epistemologia Genética, podemos afirmar
que uma das MAIORES CONTRIBUIÇÕES de Piaget para a Educação foi:
 
Mostrar que o desenvolvimento e a aprendizagem dos indivíduos se dão
numa perspectiva de construção, nas qual esses indivíduos atuam sobre o
meio, modificando-o e, ao mesmo tempo, desenvolvendo sua inteligência.
 
Correto!Correto!
 
As relações sociais são decisivas para que o desenvolvimento cognitivo
ocorra.
 
 
A descoberta de que o desenvolvimento humano se dá por fases, as quais
são marcadas apenas pelo meio social.
 
 
O desenvolvimento cognitivo pode ser fortemente impulsionado pelas
condições ambientais a que estão expostos os indivíduos.
 
 
Com seus estudos, Piaget acabou por desenvolver um método de
aprendizagem com vistas a promover um desenvolvimento pleno das
capacidades do indivíduo, na primeira infância.
 
Parabéns, sua reposta está correta. Piaget contribuiu muito para a área da
Educação. A principal dessas contribuições foi mostrar que o desenvolvimento, não
importa o estágio, sempre se dá numa perspectiva de construção, de ação do sujeito
sobre o meio. Com isso, o indivíduo, ao mesmo tempo em que modifica o meio,
também constrói/desenvolve sua inteligência.
Pontuação do teste: 20 de 20

Mais conteúdos dessa disciplina