Logo Passei Direto
Buscar

Tipos Societários, Trust e Planejamento Sucessório

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Os tipos societários vigentes no Brasil são regulamentados pelo Código Civil e são classificados em personificados e não personificados, sendo os primeiros subdivididos em sociedades simples e empresárias.
Com relação às características das sociedades simples e empresárias, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Simples. II- Empresária. ( ) Não dependem da atuação pessoal dos sócios. ( ) São formadas por profissionais do mesmo ramo. ( ) Possuem registro do Contrato Social na junta comercial do Estado. ( ) Dependem de atuação pessoal dos componentes. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A II - I - II - I.
B I - II - II - I.
C II - I - I - II.
D II - II - I - I.

O Trust tem origem no direito comum da Inglaterra, e significa a custódia e a administração de bens, interesses ou valores a terceiros. É um procedimento comumente usado em países que possuem o direito comum do sistema inglês, tais como Estados Unidos e vários países do Caribe.
Sobre o uso de trust no planejamento internacional de bens de inventário e seus propósitos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Protege contra circunstâncias inesperadas em seu país de origem. ( ) Providencia a distribuição do patrimônio durante a vida da pessoa e após sua morte. ( ) Mantem os poderes sociais, econômicos e de voto da sociedade até o falecimento do responsável. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F.
B F - F - V.
C V - F - F.
D F - V - V.

O Tema planejamento patrimonial sucessório tem sido alvo de muitos estudos e aperfeiçoamentos nos últimos anos, e tem se mostrado um tema de suma importância para o direito empresarial, principalmente para as empresas familiares, em que o processo sucessório se não cuidadosamente planejado pode colocar em risco a atividade empresarial.
Sobre o principal benefício dessa forma de planejamento sucessório, assinale a alternativa CORRETA:
A Redução de custos tributários.
B Planejamento e distribuição dos bens.
C Tem como base de cálculo o valor venal dos bens ou direitos.
D Custódia e administração dos bens.

O fluxo de caixa livre é capaz de identificar problemas que vêm sendo tidos e alertar para que novas estratégias sejam colocadas em prática, caso as decisões atuais não estejam impactando positivamente para o desenvolvimento do negócio.
Sobre essa conta contábil, assinale a alternativa CORRETA:
A Ajuste de avaliação patrimonial.
B Depreciação.
C Diferido.
D Capital social.

Também chamada de reestruturação, a reorganização societária consiste em qualquer mudança no tipo empresarial ou composição do quadro societário — sócios e acionistas — de uma determinada empresa ou grupo econômico.
O que fez com que o mercado de reestruturação societária fosse mais conhecido? Assinale a alternativa CORRETA:
A Política Cambial.
B Globalização.
C Política Fiscal.
D Microeconomia.

Considerando que no mercado financeiro existem várias formas de avaliar o investimento em um ativo, o Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC) é uma das medidas importantes, que ajuda a medir gastos de projetos futuro, pois quanto menor o Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC) de uma companhia, mais barato será o financiamento de novos projetos – sendo importante que a empresa conheça seu CMPC.
Sobre a informação gerada pelo cálculo do CMPC, assinale a alternativa CORRETA:
A Identifica valores em moeda que estão faltando ou sobrando no período de tempo calculado.
B Fluxo do dinheiro no caixa da empresa e seu gasto durante um período de tempo definido, algumas vezes ligado a um projeto específico.
C Média ponderada das taxas de custo das diversas fontes de financiamento a longo prazo que integram a estrutura de capital da empresa.
D Constatações a respeito da saúde financeira da organização em um determinado período de tempo. Essas informações são muito importantes para o planejamento financeiro no curto, médio e longo prazos.

As operações de reorganização societária previstas em lei permitem às empresas, a qualquer tempo, promover as reformulações que lhe forem apropriadas, podendo estas serem de natureza e objetivos diferentes.
A respeito dos motivos das reformulações empresariais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Reorganização de sociedades de um grupo de empresas em face da conjuntura socioeconômica. ( ) Reorganização de sociedades, objetivando unicamente a proteção do patrimônio da entidade. ( ) Reorganização de empresas estatais no processo de preparação à privatização. ( ) Reorganização de sociedade a título de planejamento fiscal, objetivando minimizar a carga tributária. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - V.
B V - V - V - F.
C F - F - V - F.
D V - V - F - V.

A cisão, prevista no artigo 229 da Lei nº 6.404/76, é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio (cisão total); ou dividindo-se o seu capital, no caso de cisão parcial.
Sobre a cisão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Na cisão com versão de parcela do patrimônio em sociedade nova, a operação será deliberada pela assembleia geral da companhia à vista de justificação que incluirá as informações de que tratam os números do artigo 224; a assembleia, se a aprovar, nomeará os peritos que avaliarão a parcela do patrimônio a ser transferida, e funcionará como assembleia de constituição da nova companhia. ( ) A cisão com versão de parcela de patrimônio em sociedade já existente obedecerá às disposições sobre incorporação (artigo 227). ( ) Efetivada a cisão com extinção da companhia cindida, caberá aos administradores das sociedades que tiverem absorvido parcelas do seu patrimônio promover o arquivamento e publicação dos atos da operação; na cisão com versão parcial do patrimônio, esse dever caberá aos administradores da companhia cindida e da que absorver parcela do seu patrimônio. ( ) As ações integralizadas com parcelas de patrimônio da companhia cindida serão atribuídas a seus titulares, em substituição às extintas, na proporção das que possuíam; a atribuição em proporção diferente requer aprovação de todos os titulares, inclusive das ações sem direito a voto. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - V - F.
B V - F - V - F.
C F - V - F - V.
D V - V - V - V.

Quanto à utilização dos métodos de tradução, estes devem ser trabalhados conforme as circunstâncias às quais a empresa estiver submetida, levando em consideração a economia do país. Existem três métodos de conversão.
Sobre o câmbio de fechamento, assinale a alternativa CORRETA:
A Todos os itens do grupo de contas do Ativo e Passivo são traduzidos pela taxa corrente, e somente se aplica em países de economia estável.
B Em economia estável produzirá resultados muito próximos dos obtidos pelo método do câmbio de fechamento, devido ao fato de os itens patrimoniais estarem muito próximos do valor presente, além de serem convertidos pela taxa corrente.
C Na aplicação desse método de conversão, primeiramente são classificados os itens patrimoniais, em monetários, que são os itens expostos à inflação, como disponibilidades, direitos ou obrigações, realizados ou exigidos em dinheiro (caixa, bancos, duplicatas a receber, duplicatas descontadas, provisão para devedores duvidosos, contas a receber, aplicações financeiras, depósitos compulsórios etc.).
D Todos os itens do grupo de contas do Ativo e Passivo são traduzidos pela taxa corrente, e somente se aplica em países de economia instável.

(ENADE, 2012) Uma empresa considerou os benefícios econômicos futuros e a mensuração confiável do custo de um bem do seu ativo imobilizado.
Esse procedimento se refere a qual etapa na avaliação dos ativos fixos tangíveis?
A Reavaliação.
B Mensuração.
C Reconhecimento.
D Identificação de benefícios e riscos.

(ENADE, 2015) Conforme o artigo 248 da Lei nº 6.404/1976, atualizado pela Lei nº 11.638/2007 e pela Lei nº 11.941/2009, os Investimentos em Controladas, Coligadas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou que estejam sob controle comum serão avaliados pelo Método de Equivalência Patrimonial.
De acordo com a legislação vigente, para a determinação do valor do investimento por esse método, aplica-se o percentual de participação no:
A Capital Social sobre o valor do Patrimônio Líquido da investidora, subtraindo-se desse montante os resultados não realizados decorrentes de negócios com a Companhia, Coligadas ou Controladas.
B Capital Social sobre o valor do Patrimônio Líquido da Coligada e da Controlada, somando-se a esse montante os resultados não realizados líquidos dos efeitos fiscais.
C Capital Social sobre o valor do Patrimônio Líquido da Coligada e da Controlada, não se computando os resultados não realizados decorrentes de negócios com a Companhia, Coligadas ou Controladas.
D Capital Social sobre o valor do Lucro Líquido da Coligada e da Controlada, não se computando os resultados não realizados.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Os tipos societários vigentes no Brasil são regulamentados pelo Código Civil e são classificados em personificados e não personificados, sendo os primeiros subdivididos em sociedades simples e empresárias.
Com relação às características das sociedades simples e empresárias, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Simples. II- Empresária. ( ) Não dependem da atuação pessoal dos sócios. ( ) São formadas por profissionais do mesmo ramo. ( ) Possuem registro do Contrato Social na junta comercial do Estado. ( ) Dependem de atuação pessoal dos componentes. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A II - I - II - I.
B I - II - II - I.
C II - I - I - II.
D II - II - I - I.

O Trust tem origem no direito comum da Inglaterra, e significa a custódia e a administração de bens, interesses ou valores a terceiros. É um procedimento comumente usado em países que possuem o direito comum do sistema inglês, tais como Estados Unidos e vários países do Caribe.
Sobre o uso de trust no planejamento internacional de bens de inventário e seus propósitos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Protege contra circunstâncias inesperadas em seu país de origem. ( ) Providencia a distribuição do patrimônio durante a vida da pessoa e após sua morte. ( ) Mantem os poderes sociais, econômicos e de voto da sociedade até o falecimento do responsável. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F.
B F - F - V.
C V - F - F.
D F - V - V.

O Tema planejamento patrimonial sucessório tem sido alvo de muitos estudos e aperfeiçoamentos nos últimos anos, e tem se mostrado um tema de suma importância para o direito empresarial, principalmente para as empresas familiares, em que o processo sucessório se não cuidadosamente planejado pode colocar em risco a atividade empresarial.
Sobre o principal benefício dessa forma de planejamento sucessório, assinale a alternativa CORRETA:
A Redução de custos tributários.
B Planejamento e distribuição dos bens.
C Tem como base de cálculo o valor venal dos bens ou direitos.
D Custódia e administração dos bens.

O fluxo de caixa livre é capaz de identificar problemas que vêm sendo tidos e alertar para que novas estratégias sejam colocadas em prática, caso as decisões atuais não estejam impactando positivamente para o desenvolvimento do negócio.
Sobre essa conta contábil, assinale a alternativa CORRETA:
A Ajuste de avaliação patrimonial.
B Depreciação.
C Diferido.
D Capital social.

Também chamada de reestruturação, a reorganização societária consiste em qualquer mudança no tipo empresarial ou composição do quadro societário — sócios e acionistas — de uma determinada empresa ou grupo econômico.
O que fez com que o mercado de reestruturação societária fosse mais conhecido? Assinale a alternativa CORRETA:
A Política Cambial.
B Globalização.
C Política Fiscal.
D Microeconomia.

Considerando que no mercado financeiro existem várias formas de avaliar o investimento em um ativo, o Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC) é uma das medidas importantes, que ajuda a medir gastos de projetos futuro, pois quanto menor o Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC) de uma companhia, mais barato será o financiamento de novos projetos – sendo importante que a empresa conheça seu CMPC.
Sobre a informação gerada pelo cálculo do CMPC, assinale a alternativa CORRETA:
A Identifica valores em moeda que estão faltando ou sobrando no período de tempo calculado.
B Fluxo do dinheiro no caixa da empresa e seu gasto durante um período de tempo definido, algumas vezes ligado a um projeto específico.
C Média ponderada das taxas de custo das diversas fontes de financiamento a longo prazo que integram a estrutura de capital da empresa.
D Constatações a respeito da saúde financeira da organização em um determinado período de tempo. Essas informações são muito importantes para o planejamento financeiro no curto, médio e longo prazos.

As operações de reorganização societária previstas em lei permitem às empresas, a qualquer tempo, promover as reformulações que lhe forem apropriadas, podendo estas serem de natureza e objetivos diferentes.
A respeito dos motivos das reformulações empresariais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Reorganização de sociedades de um grupo de empresas em face da conjuntura socioeconômica. ( ) Reorganização de sociedades, objetivando unicamente a proteção do patrimônio da entidade. ( ) Reorganização de empresas estatais no processo de preparação à privatização. ( ) Reorganização de sociedade a título de planejamento fiscal, objetivando minimizar a carga tributária. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - V.
B V - V - V - F.
C F - F - V - F.
D V - V - F - V.

A cisão, prevista no artigo 229 da Lei nº 6.404/76, é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio (cisão total); ou dividindo-se o seu capital, no caso de cisão parcial.
Sobre a cisão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Na cisão com versão de parcela do patrimônio em sociedade nova, a operação será deliberada pela assembleia geral da companhia à vista de justificação que incluirá as informações de que tratam os números do artigo 224; a assembleia, se a aprovar, nomeará os peritos que avaliarão a parcela do patrimônio a ser transferida, e funcionará como assembleia de constituição da nova companhia. ( ) A cisão com versão de parcela de patrimônio em sociedade já existente obedecerá às disposições sobre incorporação (artigo 227). ( ) Efetivada a cisão com extinção da companhia cindida, caberá aos administradores das sociedades que tiverem absorvido parcelas do seu patrimônio promover o arquivamento e publicação dos atos da operação; na cisão com versão parcial do patrimônio, esse dever caberá aos administradores da companhia cindida e da que absorver parcela do seu patrimônio. ( ) As ações integralizadas com parcelas de patrimônio da companhia cindida serão atribuídas a seus titulares, em substituição às extintas, na proporção das que possuíam; a atribuição em proporção diferente requer aprovação de todos os titulares, inclusive das ações sem direito a voto. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - V - F.
B V - F - V - F.
C F - V - F - V.
D V - V - V - V.

Quanto à utilização dos métodos de tradução, estes devem ser trabalhados conforme as circunstâncias às quais a empresa estiver submetida, levando em consideração a economia do país. Existem três métodos de conversão.
Sobre o câmbio de fechamento, assinale a alternativa CORRETA:
A Todos os itens do grupo de contas do Ativo e Passivo são traduzidos pela taxa corrente, e somente se aplica em países de economia estável.
B Em economia estável produzirá resultados muito próximos dos obtidos pelo método do câmbio de fechamento, devido ao fato de os itens patrimoniais estarem muito próximos do valor presente, além de serem convertidos pela taxa corrente.
C Na aplicação desse método de conversão, primeiramente são classificados os itens patrimoniais, em monetários, que são os itens expostos à inflação, como disponibilidades, direitos ou obrigações, realizados ou exigidos em dinheiro (caixa, bancos, duplicatas a receber, duplicatas descontadas, provisão para devedores duvidosos, contas a receber, aplicações financeiras, depósitos compulsórios etc.).
D Todos os itens do grupo de contas do Ativo e Passivo são traduzidos pela taxa corrente, e somente se aplica em países de economia instável.

(ENADE, 2012) Uma empresa considerou os benefícios econômicos futuros e a mensuração confiável do custo de um bem do seu ativo imobilizado.
Esse procedimento se refere a qual etapa na avaliação dos ativos fixos tangíveis?
A Reavaliação.
B Mensuração.
C Reconhecimento.
D Identificação de benefícios e riscos.

(ENADE, 2015) Conforme o artigo 248 da Lei nº 6.404/1976, atualizado pela Lei nº 11.638/2007 e pela Lei nº 11.941/2009, os Investimentos em Controladas, Coligadas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou que estejam sob controle comum serão avaliados pelo Método de Equivalência Patrimonial.
De acordo com a legislação vigente, para a determinação do valor do investimento por esse método, aplica-se o percentual de participação no:
A Capital Social sobre o valor do Patrimônio Líquido da investidora, subtraindo-se desse montante os resultados não realizados decorrentes de negócios com a Companhia, Coligadas ou Controladas.
B Capital Social sobre o valor do Patrimônio Líquido da Coligada e da Controlada, somando-se a esse montante os resultados não realizados líquidos dos efeitos fiscais.
C Capital Social sobre o valor do Patrimônio Líquido da Coligada e da Controlada, não se computando os resultados não realizados decorrentes de negócios com a Companhia, Coligadas ou Controladas.
D Capital Social sobre o valor do Lucro Líquido da Coligada e da Controlada, não se computando os resultados não realizados.

Prévia do material em texto

01/11/2022 10:34 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 1/8
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação Final (Objetiva) - Individual
(Cod.:770387)
Peso da Avaliação 3,00
Prova 56380621
Qtd. de Questões 12
Acertos/Erros 10/2
Nota 10,00
Os tipos societários vigentes no Brasil são regulamentados pelo Código Civil e são classificados em 
personificados e não personificados, sendo os primeiros subdivididos em sociedades simples e 
empresárias. Com relação às características das sociedades simples e empresárias, associe os itens, 
utilizando o código a seguir:
I- Simples.
II- Empresária.
( ) Não dependem da atuação pessoal dos sócios.
( ) São formadas por profissionais do mesmo ramo.
( ) Possuem registro do Contrato Social na junta comercial do Estado.
( ) Dependem de atuação pessoal dos componentes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A II - I - II - I.
B I - II - II - I.
C II - I - I - II.
D II - II - I - I.
 VOLTAR
A+
Alterar modo de visualização
1
01/11/2022 10:34 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 2/8
O Trust tem origem no direito comum da Inglaterra, e significa a custódia e a administração de bens, 
interesses ou valores a terceiros. É um procedimento comumente usado em países que possuem o 
direito comum do sistema inglês, tais como Estados Unidos e vários países do Caribe. Sobre o uso de 
trust no planejamento internacional de bens de inventário e seus propósitos, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Protege contra circunstâncias inesperadas em seu país de origem.
( ) Providencia a distribuição do patrimônio durante a vida da pessoa e após sua morte.
( ) Mantem os poderes sociais, econômicos e de voto da sociedade até o falecimento do 
responsável.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F.
B F - F - V.
C V - F - F.
D F - V - V.
O Tema planejamento patrimonial sucessório tem sido alvo de muitos estudos e aperfeiçoamentos nos 
últimos anos, e tem se mostrado um tema de suma importância para o direito empresarial, 
principalmente para as empresas familiares, em que o processo sucessório se não cuidadosamente 
planejado pode colocar em risco a atividade empresarial. Entre as formas de planejamento sucessório 
empresarial temos a Holding Familiar. 
Sobre o principal benefício dessa forma de planejamento sucessório, assinale a alternativa 
CORRETA:
A Redução de custos tributários.
2
3
01/11/2022 10:34 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 3/8
B
Planejamento e distribuição dos bens.
C Tem como base de cálculo o valor venal dos bens ou direitos.
D Custódia e administração dos bens.
O fluxo de caixa livre é capaz de identificar problemas que vêm sendo tidos e alertar para que novas 
estratégias sejam colocadas em prática, caso as decisões atuais não estejam impactando positivamente 
para o desenvolvimento do negócio. O Fluxo de Caixa Livre tem a necessidade de identificar uma 
conta contábil específica devido a esta se caracterizar como uma sobra para o caixa da empresa. 
Sobre essa conta contábil, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://bit.ly/3BK5Sa5. Acesso em: 5 ago. 2022.
A Ajuste de avaliação patrimonial.
B Depreciação.
C Diferido.
D Capital social.
Também chamada de reestruturação, a reorganização societária consiste em qualquer mudança no 
tipo empresarial ou composição do quadro societário — sócios e acionistas — de uma determinada 
empresa ou grupo econômico. Isso é feito por meio de operações societárias como fusões, 
incorporações, transformações e cisões.
Fonte: https://bit.ly/3cEfs42 Acesso em 25 jul 2022.
O que fez com que o mercado de reestruturação societária fosse mais conhecido?
Assinale a alternativa CORRETA: 
4
5
https://bit.ly/3cEfs42
01/11/2022 10:34 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 4/8
A Política Cambial.
B Globalização.
C Política Fiscal.
D Microeconomia.
Considerando que no mercado financeiro existem várias formas de avaliar o investimento em um 
ativo, o Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC) é uma das medidas importantes, que ajuda a 
medir gastos de projetos futuro, pois quanto menor o Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC) de 
uma companhia, mais barato será o financiamento de novos projetos – sendo importante que a 
empresa conheça seu CMPC.
Sobre a informação gerada pelo cálculo do CMPC, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://investorcp.com/financas-corporativas/custo-medio-ponderado-de-capital/. Acesso 
em: 5 ago. 2022.
A Identifica valores em moeda que estão faltando ou sobrando no período de tempo calculado.
B Fluxo do dinheiro no caixa da empresa e seu gasto durante um período de tempo definido,
algumas vezes ligado a um projeto específico.
C Média ponderada das taxas de custo das diversas fontes de financiamento a longo prazo que
integram a estrutura de capital da empresa.
D
Constatações a respeito da saúde financeira da organização em um determinado período de
tempo. Essas informações são muito importantes para o planejamento financeiro no curto, médio
e longo prazos. 
A definição de despesa engloba todos os gastos relativos à administração da empresa, como as áreas 
comercial, de marketing, de desenvolvimento de produtos e financeira, ou seja, são os desembolsos 
necessários para manter a estrutura funcionando, porém, não contribuem diretamente para a geração 
de novos itens que serão comercializados. 
6
7
01/11/2022 10:34 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 5/8
Quando nos referimos aos gastos relacionados à aquisição e à manutenção de bens, à realização de 
obras, à compra de imóveis e à concessão de empréstimos, nos referimos a que tipo de despesa?
A Entradas de capital.
B Despesas de capital.
C Poupanças de capital.
D Receitas de capital.
A operações de reorganização societária previstas em lei permitem às empresas, a qualquer tempo, 
promover as reformulações que lhe forem apropriadas, podendo estas serem de natureza e objetivos 
diferentes. A respeito dos motivos das reformulações empresariais, classifique V para as sentenças 
verdadeiras e F para as falsas:
( ) Reorganização de sociedades de um grupo de empresas em face da conjuntura socioeconômica.
( ) Reorganização de sociedades, objetivando unicamente a proteção do patrimônio da entidade.
( ) Reorganização de empresas estatais no processo de preparação à privatização.
( ) Reorganização de sociedade a título de planejamento fiscal, objetivando minimizar a carga 
tributária.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - V.
B V - V - V - F.
C F - F - V - F.
D V - V - F - V.
8
01/11/2022 10:34 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 6/8
A cisão, prevista no artigo 229 da Lei nº 6.404/76, é a operação pela qual a companhia transfere 
parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, 
extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio (cisão total); ou 
dividindo-se o seu capital, no caso de cisão parcial. Sobre a cisão, classifique V para as sentenças 
verdadeiras e F para as falsas:
FONTE: BRASIL. Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Dispõe sobre as Sociedades por 
Ações. Brasília, DF: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 15 dez. 1976. Disponível em: 
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404consol.htm. Acesso em: 24 fev. 2022.
( ) Na cisão com versão de parcela do patrimônio em sociedade nova, a operação será deliberada 
pela assembleia geral da companhia à vista de justificação que incluirá as informações de que tratam 
os números do artigo 224; a assembleia, se a aprovar, nomeará os peritos que avaliarão a parcela do 
patrimônio a ser transferida, e funcionará como assembleia de constituição da nova companhia.
( ) A cisão com versão de parcela de patrimônio em sociedade já existente obedecerá às disposições 
sobre incorporação (artigo 227).
( ) Efetivadaa cisão com extinção da companhia cindida, caberá aos administradores das 
sociedades que tiverem absorvido parcelas do seu patrimônio promover o arquivamento e publicação 
dos atos da operação; na cisão com versão parcial do patrimônio, esse dever caberá aos 
administradores da companhia cindida e da que absorver parcela do seu patrimônio.
( ) As ações integralizadas com parcelas de patrimônio da companhia cindida serão atribuídas a 
seus titulares, em substituição às extintas, na proporção das que possuíam; a atribuição em proporção 
diferente requer aprovação de todos os titulares, inclusive das ações sem direito a voto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - V - F.
B V - F - V - F.
C F - V - F - V.
D V - V - V - V.
9
01/11/2022 10:34 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 7/8
Quanto à utilização dos métodos de tradução, estes devem ser trabalhados conforme as circunstâncias 
às quais a empresa estiver submetida, levando em consideração a economia do país. Existem três 
métodos de conversão. 
Sobre o câmbio de fechamento, assinale a alternativa CORRETA:
A Todos os itens do grupo de contas do Ativo e Passivo são traduzidos pela taxa corrente, e
somente se aplica em países de economia estável.
B
Em economia estável produzirá resultados muito próximos dos obtidos pelo método do câmbio
de fechamento, devido ao fato de os itens patrimoniais estarem muito próximos do valor presente,
além de serem convertidos pela taxa corrente.
C
Na aplicação desse método de conversão, primeiramente são classificados os itens patrimoniais,
em monetários, que são os itens expostos à inflação, como disponibilidades, direitos ou
obrigações, realizados ou exigidos em dinheiro (caixa, bancos, duplicatas a receber, duplicatas
descontadas, provisão para devedores duvidosos, contas a receber, aplicações financeiras,
depósitos compulsórios etc.).
D Todos os itens do grupo de contas do Ativo e Passivo são traduzidos pela taxa corrente, e
somente se aplica em países de economia instável.
(ENADE, 2012) Uma empresa considerou os benefícios econômicos futuros e a mensuração 
confiável do custo de um bem do seu ativo imobilizado. 
Esse procedimento se refere a qual etapa na avaliação dos ativos fixos tangíveis?
A Reavaliação.
B Mensuração.
C Reconhecimento.
D Identificação de benefícios e riscos.
10
11
01/11/2022 10:34 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 8/8
(ENADE, 2015) Conforme o artigo 248 da Lei nº 6.404/1976, atualizado pela Lei nº 11.638/2007 e 
pela Lei nº 11.941/2009, os Investimentos em Controladas, Coligadas e em outras sociedades que 
façam parte de um mesmo grupo ou que estejam sob controle comum serão avaliados pelo Método de 
Equivalência Patrimonial. 
De acordo com a legislação vigente, para a determinação do valor do investimento por esse método, 
aplica-se o percentual de participação no:
A
Capital Social sobre o valor do Patrimônio Líquido da investidora, subtraindo-se desse montante
os resultados não realizados decorrentes de negócios com a Companhia, Coligadas ou
Controladas.
B Capital Social sobre o valor do Patrimônio Líquido da Coligada e da Controlada, somando-se a
esse montante os resultados não realizados líquidos dos efeitos fiscais.
C
Capital Social sobre o valor do Patrimônio Líquido da Coligada e da Controlada, não se
computando os resultados não realizados decorrentes de negócios com a Companhia, Coligadas
ou Controladas.
D Capital Social sobre o valor do Lucro Líquido da Coligada e da Controlada, não se computando
os resultados não realizados.
12
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina