Logo Passei Direto
Buscar

Controladoria

UNIRRITER

A atuação da Controladoria na fase de execução consiste basicamente em providenciar modelos de decisão para os eventos econômicos, para subsidiar os gestores no processo de tomada de decisão das transações sendo efetivadas. Os gestores de cada área de responsabilidade, responsáveis pela geração do lucro, tomam diariamente decisões sobre as atividades que estão sob sua área de atuação. 

O lucro empresarial acontece em cada uma das milhares de transações que estão sendo realizadas a todo momento. Essas transações são as realizações esperadas previstas no processo de planejamento operacional. Portanto, para a execução das atividades, estas traduzidas em eventos econômicos, os quais, por sua vez, são efetivados em termos de transações, os gestores necessitam de modelos de decisão coerentes e em linha com a visão da empresa de obtenção de lucro e eficácia empresarial. 

As atividades caracterizam-se pelos fluxos operacional, econômico, financeiro e patrimonial. A gestão do fluxo operacional é o ponto-chave para a obtenção de lucros. O fluxo operacional caracteriza-se pela operação técnica de cada especialidade, em termos de produção física, controle e utilização dos recursos, transferências e entrega dos produtos e serviços produzidos pela atividade, controle de qualidade, prazos de entrega etc. O fluxo econômico evidencia a consequência econômica do processo produtivo, ou seja, a mensuração econômica dos recursos e dos produtos e serviços. O fluxo financeiro corresponde à efetiva realização monetária do fluxo econômico. [...]

O orçamento é o plano financeiro para implementar a estratégia da empresa para determinado exercício. É mais do que uma simples estimativa, pois deve estar baseado no compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcançadas. Contém as prioridades e a direção da entidade para um período e proporciona condições de avaliação do desempenho da entidade, suas áreas internas e seus gestores. 

O orçamento depende do planejamento estratégico e a ele está subordinado. 

Em termos gerais, é considerado um dos pilares da gestão e uma das ferramentas fundamentais para que o accountability, a obrigação dos gestores de prestar contas de suas atividades, possa ser encontrado. Isso ocorre devido ao fato de que os compromissos dos gestores, quando não especificados e definidos no plano estratégico, acabam sendo firmados no momento da montagem do orçamento. Dessa maneira, ao planejar e acompanhar tais resultados, ele se constitui no instrumento que permite que o accountability exista na organização, de maneira estruturada e, espera-se, negociada e justa.

De maneira simplificada, o que denominamos de Governança Corporativa nada mais é do que a forma como uma empresa é dirigida por seus executivos, como as contas são prestadas, e como se dá o relacionamento entre sócios, gestores, órgãos ou pessoas que fiscalizam e monitoram a gestão e as demais partes interessadas, todos os sujeitos que se relacionam com a empresa, também chamados de stakeholders (funcionários, colaboradores, público-alvo, consumidores, fornecedores, a comunidade e seu entorno, o fisco e a sociedade em geral). 

Assim, as estruturas e os instrumentos de Governança Corporativa devem regrar os interesses dos sócios, as ações dos executivos e o relacionamento de todos os envolvidos com a empresa, com regras, processos, mecanismos, estruturas e instrumentos de fiscalização e de prestação de contas, que alinhem e protejam o interesse de todos, com vistas a preservar o valor da empresa, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua longevidade. E em observância a quatro princípios éticos essenciais: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa [...].

Os textos anteriores destacam importantes conceitos dentro da gestão empresarial e mais especificamente no que tange às unidades que compõem esta UCD. Os autores destacam conceitos fundamentais da Controladoria, do Orçamento Empresarial e da Governança Corporativa. Baseado nas citações apresentadas, descreva um texto fundamentando a relação existente entre esses três pontos importantes da gestão empresarial. Primeiramente, faça a relação entre a Controladoria e o Orçamento Empresarial e depois com a Governança Corporativa. Por fim, de que forma os pontos exaltados nos textos acima, podem contribuir para melhorar o resultado das empresas.

User badge image
Daiane Boff

há 2 meses

User badge image
Daiane Boff

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Você precisa criar uma nova pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina