Logo Passei Direto
Buscar

Atividade de Autoaprendizagem 1 DIREITOS HUMANO

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

As dimensões de direitos humanos ainda têm alguma relevância didática, por situar e fixar o surgimento e construção histórica dos direitos. A relevância que já teve quanto à natureza jurídica desses direitos (como, por exemplo, quanto à necessidade de prestação estatal ou de omissão estatal) tem sido relativizada diante da construção jurisprudencial que preza pela indivisibilidade e pela natureza una dos direitos humanos pelos próprios Tribunais internacionais, ora exigindo uma ação estatal, ora exigindo um não-agir.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre dimensões dos direitos humanos, ordene os direitos humanos a seguir de acordo com o seu surgimento histórico no contexto europeu: ( ) Direito ao devido processo legal. ( ) Direitos trabalhistas. ( ) Direito ao meio ambiente. ( ) Direito à liberdade religiosa. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência histórica correta:
1. 1, 4, 3, 2.
2. 3, 1, 4, 2.
3. 1, 3, 4, 2.
4. 2, 1, 4, 3.
5. 4, 1, 2, 3.

Leia o trecho a seguir: “A emergência dos direitos humanos nas relações internacionais após a Segunda Guerra Mundial é interpretada por teóricos e militantes da causa como uma verdadeira revolução, que teria trazido o indivíduo ao primeiro plano do direito internacional e o cidadão a um domínio antes reservado exclusivamente aos Estados. Para os ‘neojusnaturalistas’, a introdução desse elemento novo representaria uma modificação qualitativa na interação da comunidade internacional pelo fato de ele, de per si, não servir a qualquer interesse nacional particular evidente.” Fonte: ALVES, J. A. L. Os direitos humanos como tema global. São Paulo/Brasília: Perspectiva/Fundação Alexandre de Gusmão, 2004. p. 20.
Considerando o texto acima e o conteúdo estudado sobre fundamentos de direitos humanos, analise as afirmativas a seguir: I. A teoria jusnaturalista de origem racional defende que os direitos humanos surgem da reflexão do homem sobre si mesmo, atrelando a sua existência à Constituição e à norma jurídica fundamental. II. A teoria jusnaturalista de origem divina defende que os direitos humanos são inerentes ao homem por concessão da(s) divindade(s), baseando-se nos textos religiosos e no papel do ser humano no mundo. III. A teoria juspositivista estatal defende que o Estado deve garantir os direitos humanos de seus cidadãos, sendo exigível somente aqueles direitos que estiverem inscritos nas normas jurídicas internas. IV. A teoria juspositivista internacionalista defende que as organizações internacionais devem garantir os direitos humanos independentemente dos Estados, assumindo seu papel na proteção do indivíduo. Está correto apenas o que se afirma em:
1. I e II.
2. I, III e IV.
3. III e IV.
4. I e III.
5. II e III.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é o grande marco da nova fase de internacionalização de direitos humanos e da adoção da concepção contemporânea, superando a dicotomia entre direitos civis e políticos e direitos econômicos sociais e culturais.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a concepção contemporânea dos direitos humanos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A Declaração Universal de Direitos Humanos tem valor cogente, isto é, obriga aqueles países que estavam presentes em sua aprovação em 1948 e aqueles que subscreveram seus termos em 1993. Porque: II. A Conferência Internacional de Viena, em 1993, reafirmou os termos da Declaração Universal de Direitos Humanos e a concepção contemporânea de direitos humanos. A seguir, assinale a alternativa correta:
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta do I.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
3. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
4. As asserções I e II são proposições falsas.
5. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Leia o trecho a seguir: “Com efeito, os direitos humanos enquanto conquista histórica e política, ou seja, uma invenção humana, estavam vinculados à solução de problemas de convivência coletiva dentro de uma comunidade política. É por isso que, no âmbito desta, o próprio cerceamento dos direitos humanos por força de lei não significa perder os benefícios da legalidade.” Fonte: LAFER, C. A reconstrução dos direitos humanos: um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. p. 147.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre características dos direitos humanos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A afirmação histórica e não exaustiva dos direitos humanos foi tratada pelos gregos, na peça Antígona. Porque: II. A dominação romana das terras helênicas ressignificou os direitos humanos, agregando novos valores à filosofia grega. A seguir, assinale a alternativa correta:
1. As asserções I e II são proposições falsas.
2. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta do I.

Leia o trecho a seguir: “Pois bem, a compreensão da dignidade suprema da pessoa humana e de seus direitos, no curso da História, tem sido, em grande parte, o fruto da dor física e do sofrimento moral. A cada grande surto de violência, os homens recuam, horrorizados, à vista da ignomínia que afinal se abre claramente diante de seus olhos; e o remorso pelas torturas, pelas mutilações em massa, pelos massacres coletivos e pelas explorações aviltantes faz nascer nas consciências, agora purificadas, a exigência de novas regras de uma vida mais digna para todos.” Fonte: COMPARATO, F. K. A Afirmação histórica dos direitos humanos. São Paulo: Saraiva, 2015. p. 50.
Considerando o texto acima e o conteúdo estudado sobre antecedentes históricos dos direitos humanos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) A Lei do Habeas Corpus foi adotada em 1679, na França, durante a Revolução Francesa e protege a liberdade de ir e vir. II. ( ) A Declaração de Direitos do Bom Povo da Virgínia foi adotada no contexto das lutas pela Independência norte-americana, em 1776. III. ( ) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, foi adotada no contexto da Revolução Francesa e tem caráter universalista. IV. ( ) A Constituição alemã da República de Weimar, em 1919, foi a primeira Constituição que previu direitos sociais. V. ( ) A Declaração Universal de Direitos Humanos, de 1948, representa a concepção contemporânea de direitos humanos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. V, F, F, V, V.
2. V, V, F, F, V.
3. V, V, V, F, F.
4. F, V, V, F, V.

A Segunda Guerra Mundial representou a ruptura e a erosão dos direitos humanos, seja quando relembramos o sofrimento das pessoas nos campos de concentração, seja quando recordamos os flagelos decorrentes das duas bombas atômicas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fundamentos dos direitos humanos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A teoria jusnaturalista e a teoria juspositivista mostraram-se insuficientes e inadequadas para a fundamentação dos direitos humanos. Porque: II. Os direitos humanos não podem ser fundamentados na divindade, já que a pessoa deixa de ter direitos se não acredita naquela religião. A seguir, assinale a alternativa correta:
1. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
2. As asserções I e II são proposições falsas.
3. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é a justificativa correta da I.
5. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A concepção contemporânea de direitos humanos foi se formando a partir da Declaração Universal de Direitos Humanos. Em diversas outras oportunidades, a ONU reafirmou as características dos direitos humanos, especialmente aquelas citadas na Declaração e Programa de Ação da II Conferência Internacional de Direitos Humanos, em 1993.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre características dos direitos humanos, analise as afirmativas a seguir: I. Os direitos humanos são progressivos, isto é, são conquistados de acordo com a evolução do seu titular. II. Os direitos humanos são universais, independentemente do país em que seu titular tenha nascido ou habite. III. Os direitos humanos são inerentes, isto é, surgem assim que o seu titular alcança a condição de cidadão. IV. Os direitos humanos são indivisíveis e não é possível garantir a efetivação de apenas um grupo de direitos. Está correto apenas o que se afirma em:
1. II e IV.
2. III e IV.
3. I, III e IV.
4. I e III.
5. I e II.

Leia o trecho a seguir: “A proclamação dos direitos do homem surge como medida deste tipo, quando a fonte da lei passa a ser o homem e não mais o comando de Deus ou os costumes. De fato, para o homem emancipado e isolado em sociedades crescentemente secularizadas, as Declarações de Direitos representavam um anseio muito compreensível de proteção, pois os indivíduos não se sentiam mais seguros de sua igualdade diante de Deus, no plano espiritual, e no plano temporal no âmbito dos estamentos ou ordens das quais se originavam.” Fonte: LAFER, C. A reconstrução dos direitos humanos: um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. p. 123.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre antecedentes históricos dos direitos humanos, ordene os documentos a seguir de acordo com a sequência em que foram adotados: ( ) Magna Carta. ( ) Declaração de Direitos do Povo Trabalhador e Explorado. ( ) Declaração de Independência dos Estados Unidos. ( ) Declaração Universal dos Direitos Humanos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência histórica correta:
1. 3, 1, 4, 2.
2. 1, 3, 2, 4
3. 1, 4, 3, 2.
4. 2, 1, 4, 3.
5. 4, 1, 2, 3.

A Revolução Francesa ficou marcada por seu lema “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”. Por uma coincidência histórica, cada uma dessas palavras foi associada a uma fase da afirmação histórica dos direitos humanos e, portanto, às diferentes dimensões de direitos humanos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado quanto às dimensões dos direitos humanos, pode-se afirmar que os direitos sociais e aqueles direitos estabelecidos a partir da fase de internacionalização dos direitos humanos são também chamados, respectivamente, de:
1. direitos de liberdade e direitos de fraternidade.
2. direitos de igualdade e direitos de solidariedade.
3. direitos de solidariedade e direitos de igualdade.
4. direitos de fraternidade e direitos de solidariedade.
5. direitos de igualdade e direitos de liberdade.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

As dimensões de direitos humanos ainda têm alguma relevância didática, por situar e fixar o surgimento e construção histórica dos direitos. A relevância que já teve quanto à natureza jurídica desses direitos (como, por exemplo, quanto à necessidade de prestação estatal ou de omissão estatal) tem sido relativizada diante da construção jurisprudencial que preza pela indivisibilidade e pela natureza una dos direitos humanos pelos próprios Tribunais internacionais, ora exigindo uma ação estatal, ora exigindo um não-agir.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre dimensões dos direitos humanos, ordene os direitos humanos a seguir de acordo com o seu surgimento histórico no contexto europeu: ( ) Direito ao devido processo legal. ( ) Direitos trabalhistas. ( ) Direito ao meio ambiente. ( ) Direito à liberdade religiosa. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência histórica correta:
1. 1, 4, 3, 2.
2. 3, 1, 4, 2.
3. 1, 3, 4, 2.
4. 2, 1, 4, 3.
5. 4, 1, 2, 3.

Leia o trecho a seguir: “A emergência dos direitos humanos nas relações internacionais após a Segunda Guerra Mundial é interpretada por teóricos e militantes da causa como uma verdadeira revolução, que teria trazido o indivíduo ao primeiro plano do direito internacional e o cidadão a um domínio antes reservado exclusivamente aos Estados. Para os ‘neojusnaturalistas’, a introdução desse elemento novo representaria uma modificação qualitativa na interação da comunidade internacional pelo fato de ele, de per si, não servir a qualquer interesse nacional particular evidente.” Fonte: ALVES, J. A. L. Os direitos humanos como tema global. São Paulo/Brasília: Perspectiva/Fundação Alexandre de Gusmão, 2004. p. 20.
Considerando o texto acima e o conteúdo estudado sobre fundamentos de direitos humanos, analise as afirmativas a seguir: I. A teoria jusnaturalista de origem racional defende que os direitos humanos surgem da reflexão do homem sobre si mesmo, atrelando a sua existência à Constituição e à norma jurídica fundamental. II. A teoria jusnaturalista de origem divina defende que os direitos humanos são inerentes ao homem por concessão da(s) divindade(s), baseando-se nos textos religiosos e no papel do ser humano no mundo. III. A teoria juspositivista estatal defende que o Estado deve garantir os direitos humanos de seus cidadãos, sendo exigível somente aqueles direitos que estiverem inscritos nas normas jurídicas internas. IV. A teoria juspositivista internacionalista defende que as organizações internacionais devem garantir os direitos humanos independentemente dos Estados, assumindo seu papel na proteção do indivíduo. Está correto apenas o que se afirma em:
1. I e II.
2. I, III e IV.
3. III e IV.
4. I e III.
5. II e III.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é o grande marco da nova fase de internacionalização de direitos humanos e da adoção da concepção contemporânea, superando a dicotomia entre direitos civis e políticos e direitos econômicos sociais e culturais.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a concepção contemporânea dos direitos humanos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A Declaração Universal de Direitos Humanos tem valor cogente, isto é, obriga aqueles países que estavam presentes em sua aprovação em 1948 e aqueles que subscreveram seus termos em 1993. Porque: II. A Conferência Internacional de Viena, em 1993, reafirmou os termos da Declaração Universal de Direitos Humanos e a concepção contemporânea de direitos humanos. A seguir, assinale a alternativa correta:
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta do I.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
3. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
4. As asserções I e II são proposições falsas.
5. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Leia o trecho a seguir: “Com efeito, os direitos humanos enquanto conquista histórica e política, ou seja, uma invenção humana, estavam vinculados à solução de problemas de convivência coletiva dentro de uma comunidade política. É por isso que, no âmbito desta, o próprio cerceamento dos direitos humanos por força de lei não significa perder os benefícios da legalidade.” Fonte: LAFER, C. A reconstrução dos direitos humanos: um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. p. 147.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre características dos direitos humanos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A afirmação histórica e não exaustiva dos direitos humanos foi tratada pelos gregos, na peça Antígona. Porque: II. A dominação romana das terras helênicas ressignificou os direitos humanos, agregando novos valores à filosofia grega. A seguir, assinale a alternativa correta:
1. As asserções I e II são proposições falsas.
2. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta do I.

Leia o trecho a seguir: “Pois bem, a compreensão da dignidade suprema da pessoa humana e de seus direitos, no curso da História, tem sido, em grande parte, o fruto da dor física e do sofrimento moral. A cada grande surto de violência, os homens recuam, horrorizados, à vista da ignomínia que afinal se abre claramente diante de seus olhos; e o remorso pelas torturas, pelas mutilações em massa, pelos massacres coletivos e pelas explorações aviltantes faz nascer nas consciências, agora purificadas, a exigência de novas regras de uma vida mais digna para todos.” Fonte: COMPARATO, F. K. A Afirmação histórica dos direitos humanos. São Paulo: Saraiva, 2015. p. 50.
Considerando o texto acima e o conteúdo estudado sobre antecedentes históricos dos direitos humanos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) A Lei do Habeas Corpus foi adotada em 1679, na França, durante a Revolução Francesa e protege a liberdade de ir e vir. II. ( ) A Declaração de Direitos do Bom Povo da Virgínia foi adotada no contexto das lutas pela Independência norte-americana, em 1776. III. ( ) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, foi adotada no contexto da Revolução Francesa e tem caráter universalista. IV. ( ) A Constituição alemã da República de Weimar, em 1919, foi a primeira Constituição que previu direitos sociais. V. ( ) A Declaração Universal de Direitos Humanos, de 1948, representa a concepção contemporânea de direitos humanos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. V, F, F, V, V.
2. V, V, F, F, V.
3. V, V, V, F, F.
4. F, V, V, F, V.

A Segunda Guerra Mundial representou a ruptura e a erosão dos direitos humanos, seja quando relembramos o sofrimento das pessoas nos campos de concentração, seja quando recordamos os flagelos decorrentes das duas bombas atômicas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fundamentos dos direitos humanos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A teoria jusnaturalista e a teoria juspositivista mostraram-se insuficientes e inadequadas para a fundamentação dos direitos humanos. Porque: II. Os direitos humanos não podem ser fundamentados na divindade, já que a pessoa deixa de ter direitos se não acredita naquela religião. A seguir, assinale a alternativa correta:
1. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
2. As asserções I e II são proposições falsas.
3. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é a justificativa correta da I.
5. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A concepção contemporânea de direitos humanos foi se formando a partir da Declaração Universal de Direitos Humanos. Em diversas outras oportunidades, a ONU reafirmou as características dos direitos humanos, especialmente aquelas citadas na Declaração e Programa de Ação da II Conferência Internacional de Direitos Humanos, em 1993.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre características dos direitos humanos, analise as afirmativas a seguir: I. Os direitos humanos são progressivos, isto é, são conquistados de acordo com a evolução do seu titular. II. Os direitos humanos são universais, independentemente do país em que seu titular tenha nascido ou habite. III. Os direitos humanos são inerentes, isto é, surgem assim que o seu titular alcança a condição de cidadão. IV. Os direitos humanos são indivisíveis e não é possível garantir a efetivação de apenas um grupo de direitos. Está correto apenas o que se afirma em:
1. II e IV.
2. III e IV.
3. I, III e IV.
4. I e III.
5. I e II.

Leia o trecho a seguir: “A proclamação dos direitos do homem surge como medida deste tipo, quando a fonte da lei passa a ser o homem e não mais o comando de Deus ou os costumes. De fato, para o homem emancipado e isolado em sociedades crescentemente secularizadas, as Declarações de Direitos representavam um anseio muito compreensível de proteção, pois os indivíduos não se sentiam mais seguros de sua igualdade diante de Deus, no plano espiritual, e no plano temporal no âmbito dos estamentos ou ordens das quais se originavam.” Fonte: LAFER, C. A reconstrução dos direitos humanos: um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. p. 123.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre antecedentes históricos dos direitos humanos, ordene os documentos a seguir de acordo com a sequência em que foram adotados: ( ) Magna Carta. ( ) Declaração de Direitos do Povo Trabalhador e Explorado. ( ) Declaração de Independência dos Estados Unidos. ( ) Declaração Universal dos Direitos Humanos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência histórica correta:
1. 3, 1, 4, 2.
2. 1, 3, 2, 4
3. 1, 4, 3, 2.
4. 2, 1, 4, 3.
5. 4, 1, 2, 3.

A Revolução Francesa ficou marcada por seu lema “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”. Por uma coincidência histórica, cada uma dessas palavras foi associada a uma fase da afirmação histórica dos direitos humanos e, portanto, às diferentes dimensões de direitos humanos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado quanto às dimensões dos direitos humanos, pode-se afirmar que os direitos sociais e aqueles direitos estabelecidos a partir da fase de internacionalização dos direitos humanos são também chamados, respectivamente, de:
1. direitos de liberdade e direitos de fraternidade.
2. direitos de igualdade e direitos de solidariedade.
3. direitos de solidariedade e direitos de igualdade.
4. direitos de fraternidade e direitos de solidariedade.
5. direitos de igualdade e direitos de liberdade.

Prévia do material em texto

Atividade de Autoaprendizagem 1 
Conteúdo do exercício 
Conteúdo do exercício 
1. Pergunta 1 
0/0 
As dimensões de direitos humanos ainda têm alguma relevância didática, por situar e fixar o 
surgimento e construção histórica dos direitos. A relevância que já teve quanto à natureza jurídica 
desses direitos (como, por exemplo, quanto à necessidade de prestação estatal ou de omissão estatal) 
tem sido relativizada diante da construção jurisprudencial que preza pela indivisibilidade e pela 
natureza una dos direitos humanos pelos próprios Tribunais internacionais, ora exigindo uma ação 
estatal, ora exigindo um não-agir. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre dimensões dos direitos humanos, 
ordene os direitos humanos a seguir de acordo com o seu surgimento histórico no contexto europeu: 
( ) Direito ao devido processo legal. 
( ) Direitos trabalhistas. 
( ) Direito ao meio ambiente. 
( ) Direito à liberdade religiosa. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência histórica correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
1, 4, 3, 2. 
2. 
3, 1, 4, 2. 
3. 
1, 3, 4, 2. 
Resposta correta 
4. 
2, 1, 4, 3. 
5. Incorreta: 
4, 1, 2, 3. 
2. Pergunta 2 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“„A emergência dos direitos humanos nas relações internacionais após a Segunda Guerra Mundial é 
interpretada por teóricos e militantes da causa como uma verdadeira revolução, que teria trazido o 
indivíduo ao primeiro plano do direito internacional e o cidadão a um domínio antes reservado 
exclusivamente aos Estados. Para os „neojusnaturalistas‟, a introdução desse elemento novo 
representaria uma modificação qualitativa na interação da comunidade internacional pelo fato de ele, 
de per si, não servir a qualquer interesse nacional particular evidente.” 
Fonte: ALVES, J. A. L. Os direitos humanos como tema global. São Paulo/Brasília: 
Perspectiva/Fundação Alexandre de Gusmão, 2004. p. 20. 
Considerando o texto acima e o conteúdo estudado sobre fundamentos de direitos humanos, analise 
as afirmativas a seguir: 
I. A teoria jusnaturalista de origem racional defende que os direitos humanos surgem da reflexão do 
homem sobre si mesmo, atrelando a sua existência à Constituição e à norma jurídica fundamental. 
II. A teoria jusnaturalista de origem divina defende que os direitos humanos são inerentes ao homem 
por concessão da(s) divindade(s), baseando-se nos textos religiosos e no papel do ser humano no 
mundo. 
III. A teoria juspositivista estatal defende que o Estado deve garantir os direitos humanos de seus 
cidadãos, sendo exigível somente aqueles direitos que estiverem inscritos nas normas jurídicas 
internas. 
IV. A teoria juspositivista internacionalista defende que as organizações internacionais devem 
garantir os direitos humanos independentemente dos Estados, assumindo seu papel na proteção do 
indivíduo. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e II. 
2. 
I, III e IV. 
3. 
III e IV. 
4. 
I e III. 
5. 
II e III. 
Resposta correta 
3. Pergunta 3 
0/0 
A Declaração Universal dos Direitos Humanos é o grande marco da nova fase de internacionalização 
de direitos humanos e da adoção da concepção contemporânea, superando a dicotomia entre direitos 
civis e políticos e direitos econômicos sociais e culturais. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a concepção contemporânea dos 
direitos humanos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. A Declaração Universal de Direitos Humanos tem valor cogente, isto é, obriga aqueles países que 
estavam presentes em sua aprovação em 1948 e aqueles que subscreveram seus termos em 1993. 
Porque: 
II. A Conferência Internacional de Viena, em 1993, reafirmou os termos da Declaração Universal de 
Direitos Humanos e a concepção contemporânea de direitos humanos. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta do I. 
Resposta correta 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
3. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
4. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
5. Incorreta: 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
4. Pergunta 4 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Com efeito, os direitos humanos enquanto conquista histórica e política, ou seja, uma invenção 
humana, estavam vinculados à solução de problemas de convivência coletiva dentro de uma 
comunidade política. É por isso que, no âmbito desta, o próprio cerceamento dos direitos humanos 
por força de lei não significa perder os benefícios da legalidade.” 
Fonte: LAFER, C. A reconstrução dos direitos humanos: um diálogo com o pensamento de Hannah 
Arendt. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. p. 147. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre características dos direitos humanos, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. A afirmação histórica e não exaustiva dos direitos humanos foi tratada pelos gregos, na peça 
Antígona. 
Porque: 
II. A dominação romana das terras helênicas ressignificou os direitos humanos, agregando novos 
valores à filosofia grega. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
Resposta correta 
2. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
3. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta do I. 
5. Pergunta 5 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Pois bem, a compreensão da dignidade suprema da pessoa humana e de seus direitos, no curso da 
História, tem sido, em grande parte, o fruto da dor física e do sofrimento moral. A cada grande surto 
de violência, os homens recuam, horrorizados, à vista da ignomínia que afinal se abre claramente 
diante de seus olhos; e o remorso pelas torturas, pelas mutilações em massa, pelos massacres 
coletivos e pelas explorações aviltantes faz nascer nas consciências, agora purificadas, a exigência 
de novas regras de uma vida mais digna para todos.‟‟ 
Fonte: COMPARATO, F. K. A Afirmação histórica dos direitos humanos. São Paulo: Saraiva, 2015. 
p. 50. 
Considerando o texto acima e o conteúdo estudado sobre antecedentes históricos dos direitos 
humanos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) A Lei do Habeas Corpus foi adotada em 1679, na França, durante a Revolução Francesa e 
protege a liberdade de ir e vir. 
II. ( ) A Declaração de Direitos do Bom Povo da Virgínia foi adotada no contexto das lutas pela 
Independência norte-americana, em 1776. 
III. ( ) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, foi adotada no contexto da 
Revolução Francesa e tem caráter universalista. 
IV. ( ) A Constituição alemã da República de Weimar, em 1919, foi a primeira Constituição que 
previu direitos sociais. 
V. ( ) A Declaração Universal de Direitos Humanos, de 1948, representa a concepção 
contemporânea de direitos humanos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, F, V, V. 
2. 
V, V, F, F, V. 
3. 
V, V, V, F, F. 
4. 
F, V, V, F, V. 
Resposta correta 
5. 
F, F, V, V, F. 
6. Pergunta 6 
0/0 
A Segunda Guerra Mundial representou a ruptura e a erosão dos direitos humanos, seja quando 
relembramos o sofrimento das pessoas nos campos de concentração, seja quando recordamos os 
flagelos decorrentes das duas bombas atômicas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fundamentosdos direitos humanos, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. A teoria jusnaturalista e a teoria juspositivista mostraram-se insuficientes e inadequadas para a 
fundamentação dos direitos humanos. 
Porque: 
II. Os direitos humanos não podem ser fundamentados na divindade, já que a pessoa deixa de ter 
direitos se não acredita naquela religião. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
2. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
Resposta correta 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é a justificativa correta da I. 
5. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
7. Pergunta 7 
0/0 
A concepção contemporânea de direitos humanos foi se formando a partir da Declaração Universal 
de Direitos Humanos. Em diversas outras oportunidades, a ONU reafirmou as características dos 
direitos humanos, especialmente aquelas citadas na Declaração e Programa de Ação da II 
Conferência Internacional de Direitos Humanos, em 1993. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre características dos direitos humanos, 
analise as afirmativas a seguir: 
I. Os direitos humanos são progressivos, isto é, são conquistados de acordo com a evolução do seu 
titular. 
II. Os direitos humanos são universais, independentemente do país em que seu titular tenha nascido 
ou habite. 
III. Os direitos humanos são inerentes, isto é, surgem assim que o seu titular alcança a condição de 
cidadão. 
IV. Os direitos humanos são indivisíveis e não é possível garantir a efetivação de apenas um grupo 
de direitos. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV. 
Resposta correta 
2. 
III e IV. 
3. 
I, III e IV. 
4. 
I e III. 
5. 
I e II. 
8. Pergunta 8 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“A proclamação dos direitos do homem surge como medida deste tipo, quando a fonte da lei passa a 
ser o homem e não mais o comando de Deus ou os costumes. De fato, para o homem emancipado e 
isolado em sociedades crescentemente secularizadas, as Declarações de Direitos representavam um 
anseio muito compreensível de proteção, pois os indivíduos não se sentiam mais seguros de sua 
igualdade diante de Deus, no plano espiritual, e no plano 
temporal no âmbito dos estamentos ou ordens das quais se originavam.” 
Fonte: LAFER, C. A reconstrução dos direitos humanos: um diálogo com o pensamento de Hannah 
Arendt. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. p. 123. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre antecedentes históricos dos direitos 
humanos, ordene os documentos a seguir de acordo com a sequência em que foram adotados: 
( ) Magna Carta. 
( ) Declaração de Direitos do Povo Trabalhador e Explorado. 
( ) Declaração de Independência dos Estados Unidos. 
( ) Declaração Universal dos Direitos Humanos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência histórica correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
3, 1, 4, 2. 
2. 
1, 3, 2, 4 
Resposta correta 
3. 
1, 4, 3, 2. 
4. 
2, 1, 4, 3. 
5. 
4, 1, 2, 3. 
9. Pergunta 9 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Apresentando o Estado como o grande violador de direitos humanos, a Era Hitler foi marcada pela 
lógica da destruição e da descartabilidade da pessoa humana, que resultou no envio de 18 milhões de 
pessoas a campos de concentração, com a morte de 11 milhões, sendo 6 milhões de judeus, além de 
comunistas, homossexuais e ciganos. O legado do nazismo foi condicionar a titularidade de direitos, 
ou seja, a condição de sujeito de direito, ao pertencimento à determinada raça — a raça pura ariana.” 
Fonte: PIOVESAN, F. P. Direitos Humanos e Justiça Internacional. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2014. 
p. 46. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o processo de internacionalização de 
direitos humanos, pode-se afirmar que, durante a Segunda Guerra Mundial, o ordenamento jurídico 
alemão: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
permitia as violações de direitos humanos constatadas durante o regime nazista, sem qualquer 
distinção territorial. 
Resposta correta 
2. Incorreta: 
permitia a retirada da cidadania dos judeus sem considerar tal fato uma violação de direitos 
humanos. 
3. 
proibia as violações de direitos humanos constatadas durante o regime nazista, desde que em 
território soberano. 
4. 
proibia as violações de direitos humanos constatadas durante o regime nazista, sem qualquer 
distinção territorial. 
5. 
permitia as violações de direitos humanos constatadas durante o regime nazista, desde que 
fora do território alemão. 
10. Pergunta 10 
0/0 
A Revolução Francesa ficou marcada por seu lema “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”. Por uma 
coincidência histórica, cada uma dessas palavras foi associada a uma fase da afirmação histórica dos 
direitos humanos e, portanto, às diferentes dimensões de direitos humanos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado quanto às dimensões dos direitos humanos, 
pode-se afirmar que os direitos sociais e aqueles direitos estabelecidos a partir da fase de 
internacionalização dos direitos humanos são também chamados, respectivamente, de: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
direitos de liberdade e direitos de fraternidade. 
2. 
direitos de igualdade e direitos de solidariedade. 
Resposta correta 
3. 
direitos de solidariedade e direitos de igualdade. 
4. 
direitos de fraternidade e direitos de solidariedade. 
5. 
direitos de igualdade e direitos de liberdade.

Mais conteúdos dessa disciplina