Logo Passei Direto
Buscar

empreendedorismo aol 1

User badge image
Adelia Santos

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O empreendedorismo busca a descoberta de novas oportunidades de negócios, com foco em inovações, enquanto o empreendedor assume riscos calculados, com o objetivo de obter lucratividade, reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e crescimento no mercado. No entanto, como toda forma de administrar, o empreendedorismo possui vantagens e desvantagens.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as vantagens e desvantagens do empreendedorismo disponíveis a seguir e as associe a suas respectivas características.
( ) Possibilidade de grande renda financeira.
( ) Necessidade de muito envolvimento, dedicação, trabalho e inteligência emocional.
( ) Estímulo à competição no mercado.
( ) Pressão referente à responsabilidade de gerir o próprio negócio.
( ) Produtos e serviços com maior qualidade.
2, 1, 1, 2, 2.
1, 1, 1, 2, 1.
2, 1, 1, 1, 2.
1, 2, 2, 1, 1.
1, 1, 1, 2, 2.

Leia o trecho a seguir: A revolução tecnológica é uma ferramenta que vem acrescentar ao processo de inovação muitas mudanças. Empresas que desejam aumentar sua participação de mercado, concorrer com produtos e serviços de qualidade e promover satisfação no cliente, estão revendo seus processos internos e analisando como responder as necessidades de mercado de forma rápida e eficiente. Assim, têm como parceria a inovação para desenvolverem novos produtos e serviços e, consequentemente, terem a oportunidade de se diferenciarem de seus concorrentes. Para isso, procuram estimular, de forma proativa, o ambiente empreendedor dentro da organização.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre empreendedorismo, pode-se afirmar que as empresas tradicionais e empreendedoras são diferentes porque:
Além de quererem criar algo novo para a empresa e assumir responsabilidades, o intraempreendedor não cria vínculo com a organização onde trabalha, frustrando a organização.
As empresas tradicionais não estimulam um ambiente empreendedor onde seus colaboradores possam desenvolver novos produtos e serviços. Esse perfil está atrelado à empresa empreendedora.
Possuir uma boa rede de comunicação, boa comunicação com clientes, fornecedores e funcionários, concorrentes, são características das empresas tradicionais.
As características do empreendedor são diferentes das características do intraempreendedor, pois o primeiro cuida do seu próprio negócio e o segundo trabalha para uma empresa.
As empresas empreendedoras possuem muitas características importantes que a tornam diferentes, como muita inovação.

Leia o trecho a seguir: "Um empreendedor de sucesso sabe não só como gerir e guiar um negócio ou uma empresa, mas também como liderar, orientar e buscar oportunidades para o crescimento do negócio e de cada funcionário que integra o seu empreendimento, pois sabe que uma equipe bem conduzida e motivada é muito mais eficiente e ajuda a empresa a se destacar no mercado." Fonte: DA SILVA, A. Dez empreendedores de sucesso para se inspirar. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de empreendedorismo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Dentro das organizações, o empreendedorismo se reflete nas atividades empreendedoras, como orientações vindas da alta administração, por exemplo.
II. ( ) Os empreendedores são visionários e estratégicos, mas preferem trabalhar isolados, sem a necessidade de manter uma frequente comunicação.
III. ( ) Empresas empreendedoras são mais tradicionais e fortes, fortalecem sua marca no mercado e, consequentemente, fidelizam seus clientes.
IV. ( ) As empresas já existentes também podem ser empreendedoras e buscar novas oportunidades.
V. ( ) O empreendedorismo não está sempre ligado ao desenvolvimento de negócios lucrativos.
V, F, F, V, V.
V, F, V, F, F.
V, V, F, F, V.
F, V, V, F, V.
F, F, V, F, V.

Leia o trecho a seguir: "Pesquisa realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em 2015, sobre os empreendedores no Brasil, traz a seguinte informação: ‘[...] Também para a escolaridade, as distribuições se assemelham. Um baixo número de empreendedores possui curso superior completo: 7% dos empreendedores iniciais e 5% dos empreendedores estabelecidos. Com escolaridade menor, abaixo do segundo grau, são 44% dos empreendedores iniciais e 56% dos estabelecidos. E, que possuem o segundo grau completo, são 49% entre os empreendedores iniciais e 39% entre os estabelecidos’.” Fonte: Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil. 2015.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o perfil do empreendedor, analise as afirmativas a seguir.
I. O empreendedor é um indivíduo nato que já possui características empreendedoras, que o dispensam de buscar conhecimento em qualquer fonte.
II. O nível de conhecimento do empreendedor interfere muito em sua capacidade de agir e, consequentemente, no sucesso de seu empreendimento.
III. É possível aprender a ser empreendedor, desde que o indivíduo tenha força de vontade e busque desenvolver suas potencialidades.
IV. As pessoas também se tornam empreendedoras por diversos motivos incluindo perda de emprego, aquisição de novos conhecimentos, mudança de profissão, incentivo da família, entre outros.
I e III.
II, III e IV.
III e IV.
I, II e IV.
I e II.

Leia o trecho a seguir: "O Empreendedorismo Social é uma nova tendência. Ele busca resolver problemas sociais. Ele é caracterizado pela criação de produtos e serviços. Muitos com foco principal na resolução, ou minimização, de problemas em áreas como educação, violência, saúde, alimentação e meio ambiente. Para ser um empreendedor social, você deve gerar valor para a sociedade em primeiro lugar. É dessa forma que você vai atrair seu público, parceiros e oportunidades." Fonte: Redação. Empreendedorismo Social: o que é? Veja exemplos. 2018.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de empreendedorismo, analise os tipos de empreendedorismo a seguir e associe-os com suas respectivas características.
1) Empreendedorismo social de 1ª ordem.
2) Empreendedorismo social de 2ª ordem.
3) Responsabilidade social corporativa.
4) Desenvolvimento Sustentável.
( ) Por meio de recursos e investimentos, visa realizar sonhos sustentáveis para minimizar o sofrimento dos outros.
( ) Demonstra o impacto de suas ações em todos na organização, clientes, funcionários, acionistas, fornecedores, concorrentes, outros.

Leia o trecho a seguir: "A função do empreendedor é reformar ou revolucionar o padrão de produção explorando uma invenção ou, de modo geral, um método tecnológico não experimentado para produzir um novo bem ou um bem antigo de maneira nova, abrindo uma nova fonte de suprimento de materiais ou uma nova comercialização para produtos, e organizando um novo setor." Fonte: SCHUMPETER, J. Can Capitalism Survive? New York: Harper & Row, 1952.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre empreendedorismo, na visão de Schumpeter, o empreendedor é:
Colaborador.
Inventor.
Gestor.
Inovador.
Assessor.

Leia o trecho a seguir: "Após ignorar os conselhos do seu patrão e de largar o seu trabalho em Nova Iorque para criar seu site de venda de livros, Jeff Bezos atravessou os Estados Unidos de carro até Seattle, atraído pela fama da cidade com mais programadores de software do país. A partir do lançamento do Amazon.com, em 1994, a empresa precisou de seis anos para registrar seu primeiro lucro trimestral. Liderar uma empresa com sucesso e com um elevado crescimento pode ser frenético. Um dos maiores problemas, segundo ele, é ter tempo para ser proativo em vez de reativo." Fonte: O Globo. Os 12 empreendedores dos novos tempos. 2015.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o perfil do empreendedor, pode se afirmar que suas características são diferentes de um perfil não empreendedor, porque:
Os empreendedores utilizam seu capital intelectual para criar valor para a sociedade.
Empreendedores são natos, nascem para o sucesso.
Ficar rico é o principal objetivo dos empreendedores.
Empreendedores são “jogadores” que assumem riscos altíssimos.
Empreendedores são “lobos solitários” e preferem trabalhar sozinhos.

Leia o trecho a seguir: "As novas empresas, em particular as startups, têm investido na criação e na busca por novos modelos de negócio. Quando encontram um que seja viável, empreendem esforços para criar marca, montar uma rede de clientes e fornecedores até chegar no patamar da sobrevivência financeira. Muitas dessas novas empresas são compradas por grupos maiores que têm a aquisição na estratégia de renovação. Mas existem outras formas sustentáveis de inovar, investindo no maior patrimônio das empresas: as pessoas." Fonte: PIRES, E. Intraempreendedorismo e a Inovação em Empresas Estabelecidas. 2014.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de empreendedorismo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. O perfil empreendedor do funcionário independe do ambiente organizacional.
II. A busca de significado no trabalho vem causando um descontentamento sem precedentes nas organizações estruturadas. Quando o significado não é encontrado dentro da organização, os indivíduos procuram uma instituição que o ofereça.
III. O empreendedorismo corporativo vem para estimular seus colaboradores a serem intraempreendedores ou até mesmo para identificar tais características nos colaboradores da organização.
IV. Empresas empreendedoras devem estar voltadas para a busca de oportunidades, não apenas para pensar no futuro, mas para analisar as situações que acontecem no presente e projetar futuros cenários.
V. São descartadas ações de responsabilidade social na empresa quando não geram lucros para a organização.
F, V, V, V, F.
V, F, V, F, F.
F, V, F, V, F.
F, V, V, F, V.

Leia o trecho a seguir: "Empreendedorismo social é um termo que significa um negócio lucrativo e que ao mesmo tempo traz desenvolvimento para a sociedade. As empresas sociais, diferentes das ONGs ou de empresas comuns, utilizam mecanismos de mercado para, por meio de sua atividade principal, buscar soluções de problemas sociais." Fonte: Portal Brasil. Empreendedorismo Social gera lucro e desenvolvimento.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de empreendedorismo, analise as afirmativas a seguir:
I. A sociedade anseia por empresas que têm iniciativas voltadas para o empreendedorismo social, criando valor tanto para a sociedade quanto para a empresa.
II. Empresas geram lucro quando oferecem produtos e serviços de qualidade para a população.
III. O empreendedorismo social é uma ação voltada para melhorar a qualidade de vida da população menos privilegiada.
IV. Empreendedorismo social é um empreendimento sem fins lucrativos, realizado para mudar o ambiente de uma comunidade.
I, II, IV.
I, II e III.
I e II.
I, III e IV.
II e III.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O empreendedorismo busca a descoberta de novas oportunidades de negócios, com foco em inovações, enquanto o empreendedor assume riscos calculados, com o objetivo de obter lucratividade, reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e crescimento no mercado. No entanto, como toda forma de administrar, o empreendedorismo possui vantagens e desvantagens.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as vantagens e desvantagens do empreendedorismo disponíveis a seguir e as associe a suas respectivas características.
( ) Possibilidade de grande renda financeira.
( ) Necessidade de muito envolvimento, dedicação, trabalho e inteligência emocional.
( ) Estímulo à competição no mercado.
( ) Pressão referente à responsabilidade de gerir o próprio negócio.
( ) Produtos e serviços com maior qualidade.
2, 1, 1, 2, 2.
1, 1, 1, 2, 1.
2, 1, 1, 1, 2.
1, 2, 2, 1, 1.
1, 1, 1, 2, 2.

Leia o trecho a seguir: A revolução tecnológica é uma ferramenta que vem acrescentar ao processo de inovação muitas mudanças. Empresas que desejam aumentar sua participação de mercado, concorrer com produtos e serviços de qualidade e promover satisfação no cliente, estão revendo seus processos internos e analisando como responder as necessidades de mercado de forma rápida e eficiente. Assim, têm como parceria a inovação para desenvolverem novos produtos e serviços e, consequentemente, terem a oportunidade de se diferenciarem de seus concorrentes. Para isso, procuram estimular, de forma proativa, o ambiente empreendedor dentro da organização.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre empreendedorismo, pode-se afirmar que as empresas tradicionais e empreendedoras são diferentes porque:
Além de quererem criar algo novo para a empresa e assumir responsabilidades, o intraempreendedor não cria vínculo com a organização onde trabalha, frustrando a organização.
As empresas tradicionais não estimulam um ambiente empreendedor onde seus colaboradores possam desenvolver novos produtos e serviços. Esse perfil está atrelado à empresa empreendedora.
Possuir uma boa rede de comunicação, boa comunicação com clientes, fornecedores e funcionários, concorrentes, são características das empresas tradicionais.
As características do empreendedor são diferentes das características do intraempreendedor, pois o primeiro cuida do seu próprio negócio e o segundo trabalha para uma empresa.
As empresas empreendedoras possuem muitas características importantes que a tornam diferentes, como muita inovação.

Leia o trecho a seguir: "Um empreendedor de sucesso sabe não só como gerir e guiar um negócio ou uma empresa, mas também como liderar, orientar e buscar oportunidades para o crescimento do negócio e de cada funcionário que integra o seu empreendimento, pois sabe que uma equipe bem conduzida e motivada é muito mais eficiente e ajuda a empresa a se destacar no mercado." Fonte: DA SILVA, A. Dez empreendedores de sucesso para se inspirar. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de empreendedorismo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Dentro das organizações, o empreendedorismo se reflete nas atividades empreendedoras, como orientações vindas da alta administração, por exemplo.
II. ( ) Os empreendedores são visionários e estratégicos, mas preferem trabalhar isolados, sem a necessidade de manter uma frequente comunicação.
III. ( ) Empresas empreendedoras são mais tradicionais e fortes, fortalecem sua marca no mercado e, consequentemente, fidelizam seus clientes.
IV. ( ) As empresas já existentes também podem ser empreendedoras e buscar novas oportunidades.
V. ( ) O empreendedorismo não está sempre ligado ao desenvolvimento de negócios lucrativos.
V, F, F, V, V.
V, F, V, F, F.
V, V, F, F, V.
F, V, V, F, V.
F, F, V, F, V.

Leia o trecho a seguir: "Pesquisa realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em 2015, sobre os empreendedores no Brasil, traz a seguinte informação: ‘[...] Também para a escolaridade, as distribuições se assemelham. Um baixo número de empreendedores possui curso superior completo: 7% dos empreendedores iniciais e 5% dos empreendedores estabelecidos. Com escolaridade menor, abaixo do segundo grau, são 44% dos empreendedores iniciais e 56% dos estabelecidos. E, que possuem o segundo grau completo, são 49% entre os empreendedores iniciais e 39% entre os estabelecidos’.” Fonte: Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil. 2015.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o perfil do empreendedor, analise as afirmativas a seguir.
I. O empreendedor é um indivíduo nato que já possui características empreendedoras, que o dispensam de buscar conhecimento em qualquer fonte.
II. O nível de conhecimento do empreendedor interfere muito em sua capacidade de agir e, consequentemente, no sucesso de seu empreendimento.
III. É possível aprender a ser empreendedor, desde que o indivíduo tenha força de vontade e busque desenvolver suas potencialidades.
IV. As pessoas também se tornam empreendedoras por diversos motivos incluindo perda de emprego, aquisição de novos conhecimentos, mudança de profissão, incentivo da família, entre outros.
I e III.
II, III e IV.
III e IV.
I, II e IV.
I e II.

Leia o trecho a seguir: "O Empreendedorismo Social é uma nova tendência. Ele busca resolver problemas sociais. Ele é caracterizado pela criação de produtos e serviços. Muitos com foco principal na resolução, ou minimização, de problemas em áreas como educação, violência, saúde, alimentação e meio ambiente. Para ser um empreendedor social, você deve gerar valor para a sociedade em primeiro lugar. É dessa forma que você vai atrair seu público, parceiros e oportunidades." Fonte: Redação. Empreendedorismo Social: o que é? Veja exemplos. 2018.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de empreendedorismo, analise os tipos de empreendedorismo a seguir e associe-os com suas respectivas características.
1) Empreendedorismo social de 1ª ordem.
2) Empreendedorismo social de 2ª ordem.
3) Responsabilidade social corporativa.
4) Desenvolvimento Sustentável.
( ) Por meio de recursos e investimentos, visa realizar sonhos sustentáveis para minimizar o sofrimento dos outros.
( ) Demonstra o impacto de suas ações em todos na organização, clientes, funcionários, acionistas, fornecedores, concorrentes, outros.

Leia o trecho a seguir: "A função do empreendedor é reformar ou revolucionar o padrão de produção explorando uma invenção ou, de modo geral, um método tecnológico não experimentado para produzir um novo bem ou um bem antigo de maneira nova, abrindo uma nova fonte de suprimento de materiais ou uma nova comercialização para produtos, e organizando um novo setor." Fonte: SCHUMPETER, J. Can Capitalism Survive? New York: Harper & Row, 1952.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre empreendedorismo, na visão de Schumpeter, o empreendedor é:
Colaborador.
Inventor.
Gestor.
Inovador.
Assessor.

Leia o trecho a seguir: "Após ignorar os conselhos do seu patrão e de largar o seu trabalho em Nova Iorque para criar seu site de venda de livros, Jeff Bezos atravessou os Estados Unidos de carro até Seattle, atraído pela fama da cidade com mais programadores de software do país. A partir do lançamento do Amazon.com, em 1994, a empresa precisou de seis anos para registrar seu primeiro lucro trimestral. Liderar uma empresa com sucesso e com um elevado crescimento pode ser frenético. Um dos maiores problemas, segundo ele, é ter tempo para ser proativo em vez de reativo." Fonte: O Globo. Os 12 empreendedores dos novos tempos. 2015.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o perfil do empreendedor, pode se afirmar que suas características são diferentes de um perfil não empreendedor, porque:
Os empreendedores utilizam seu capital intelectual para criar valor para a sociedade.
Empreendedores são natos, nascem para o sucesso.
Ficar rico é o principal objetivo dos empreendedores.
Empreendedores são “jogadores” que assumem riscos altíssimos.
Empreendedores são “lobos solitários” e preferem trabalhar sozinhos.

Leia o trecho a seguir: "As novas empresas, em particular as startups, têm investido na criação e na busca por novos modelos de negócio. Quando encontram um que seja viável, empreendem esforços para criar marca, montar uma rede de clientes e fornecedores até chegar no patamar da sobrevivência financeira. Muitas dessas novas empresas são compradas por grupos maiores que têm a aquisição na estratégia de renovação. Mas existem outras formas sustentáveis de inovar, investindo no maior patrimônio das empresas: as pessoas." Fonte: PIRES, E. Intraempreendedorismo e a Inovação em Empresas Estabelecidas. 2014.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de empreendedorismo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. O perfil empreendedor do funcionário independe do ambiente organizacional.
II. A busca de significado no trabalho vem causando um descontentamento sem precedentes nas organizações estruturadas. Quando o significado não é encontrado dentro da organização, os indivíduos procuram uma instituição que o ofereça.
III. O empreendedorismo corporativo vem para estimular seus colaboradores a serem intraempreendedores ou até mesmo para identificar tais características nos colaboradores da organização.
IV. Empresas empreendedoras devem estar voltadas para a busca de oportunidades, não apenas para pensar no futuro, mas para analisar as situações que acontecem no presente e projetar futuros cenários.
V. São descartadas ações de responsabilidade social na empresa quando não geram lucros para a organização.
F, V, V, V, F.
V, F, V, F, F.
F, V, F, V, F.
F, V, V, F, V.

Leia o trecho a seguir: "Empreendedorismo social é um termo que significa um negócio lucrativo e que ao mesmo tempo traz desenvolvimento para a sociedade. As empresas sociais, diferentes das ONGs ou de empresas comuns, utilizam mecanismos de mercado para, por meio de sua atividade principal, buscar soluções de problemas sociais." Fonte: Portal Brasil. Empreendedorismo Social gera lucro e desenvolvimento.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de empreendedorismo, analise as afirmativas a seguir:
I. A sociedade anseia por empresas que têm iniciativas voltadas para o empreendedorismo social, criando valor tanto para a sociedade quanto para a empresa.
II. Empresas geram lucro quando oferecem produtos e serviços de qualidade para a população.
III. O empreendedorismo social é uma ação voltada para melhorar a qualidade de vida da população menos privilegiada.
IV. Empreendedorismo social é um empreendimento sem fins lucrativos, realizado para mudar o ambiente de uma comunidade.
I, II, IV.
I, II e III.
I e II.
I, III e IV.
II e III.

Prévia do material em texto

Conteúdo do exercício
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 1 1 / 1
Leia o trecho a seguir: 
“O papel do empreendedorismo no desenvolvimento econômico envolve mais do que apenas o aumento de produção e renda pe
capita; envolve iniciar e constituir mudanças na estrutura do negócio e da sociedade.” 
Fonte: HISRICH, R.; Peter, M. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2004. p. 33. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre empreendedorismo, pode-se afirmar que:
Resposta coO empreendedorismo é capaz de aumentar a riqueza local.
O empreendedorismo reduz a concorrência do mercado.
O empreendedorismo é ideal para as empresas privadas, pois reduz o custo total da empresa.
O custo da mão de obra tende a aumentar devido ao empreendedorismo.
O empreendedorismo é uma gestão tradicional e centralizadora.
Pergunta 2 1 / 1
O empreendedorismo busca a descoberta de novas oportunidades de negócios, com foco em inovações, enquanto o empreende
assume riscos calculados, com o objetivo de obter lucratividade, reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e crescimento no 
mercado. No entanto, como toda forma de administrar, o empreendedorismo possui vantagens e desvantagens. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as vantagens e desvantagens do empreendedorismo disponíve
seguir e as associe a suas respectivas características
Nota final Enviado em: 13/03/23 15:14 (AMT)
9/10
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
2) Desvantagens 
( ) Possibilidade de grande renda financeira. 
( ) Necessidade de muito envolvimento, dedicação, trabalho e inteligência emocional. 
( ) Estímulo à competição no mercado. 
( ) Pressão referente à responsabilidade de gerir o próprio negócio. 
( ) Produtos e serviços com maior qualidade. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
2, 1, 1, 2, 2.
Resposta co1, 1, 1, 2, 1.
2, 1, 1, 1, 2. 
1, 2, 2, 1, 1.
1, 1, 1, 2, 2.
Pergunta 3 1 / 1
Leia o trecho a seguir: 
A revolução tecnológica é uma ferramenta que vem acrescentar ao processo de inovação muitas mudanças. Empresas que dese
aumentar sua participação de mercado, concorrer com produtos e serviços de qualidade e promover satisfação no cliente, estão 
revendo seus processos internos e analisado como responder as necessidades de mercado de forma rápida e eficiente. Assim, te
como parceria a inovação para desenvolverem novos produtos e serviços e, consequentemente, terem a oportunidade de se 
diferenciarem de seus concorrentes. Para isso, procuram estimular, de forma proativa, o ambiente empreendedor dentro da 
organização. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre empreendedorismo, pode-se afirmar que as empresas tradiciona
empreendedoras são diferentes porque:
Além de quererem criar algo novo para a empresa e assumir responsabilidades, o intraempreendedor não cria vínculo 
com a organização onde trabalha, frustrando a organização.
Resposta co
As empresas tradicionais não estimulam um ambiente empreendedor onde seus colaboradores possam 
desenvolver novos produtos e serviços. Esse perfil está atrelado à empresa empreendedora.
Possuir uma boa rede de comunicação, boa comunicação com clientes, fornecedores e funcionários, concorrentes, sã
características das empresas tradicionais.
As características do empreendedor são diferentes das características do intraempreendedor, pois o primeiro cuida do
seu próprio negócio e o segundo trabalha para uma empresa.
As empresas empreendedoras possuem muitas características importantes que a tornam diferentes, como muita 
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 4 1 / 1
Leia o trecho a seguir: 
“Um empreendedor de sucesso sabe não só como gerir e guiar um negócio ou uma empresa, mas também como liderar, orientar
buscar oportunidades para o crescimento do negócio e de cada funcionário que integra o seu empreendimento, pois sabe que um
equipe bem conduzida e motivada é muito mais eficiente e ajuda a empresa a se destacar no mercado.” 
Fonte: DA SILVA, A. Dez empreendedores de sucesso para se inspirar. 2019. Disponível em: <https://guiaempreendedor.com/10-
empreendedores-de-sucesso-para-se-inspirar/>. Acesso em: 5 jul. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de empreendedorismo, analise as afirmativas a seguir e ass
V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) Dentro das organizações, o empreendedorismo se reflete nas atividades empreendedoras, como orientações vindas da alta 
administração, por exemplo. 
II. ( ) Os empreendedores são visionários e estratégicos, mas preferem trabalhar isolados, sem a necessidade de manter uma 
frequente comunicação. 
III. ( ) Empresas empreendedoras são mais tradicionais e fortes, fortalecem sua marca no mercado e, consequentemente, fideliza
seus clientes. 
IV. ( ) As empresas já existentes também podem ser empreendedoras e buscar novas oportunidades. 
V. ( ) O empreendedorismo não está sempre ligado ao desenvolvimento de negócios lucrativos. 
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Resposta coV, F, F, V, V.
V, F, V, F, F.
V, V, F, F, V.
F, V, V, F, V.
F, F, V, F, V.
Pergunta 5 1 / 1
Leia o trecho a seguir: 
Ocultar opções de resposta 
“Pesquisa realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em 2015, sobre os empreendedor
Brasil, traz a seguinte informação: ‘[...] Também para a escolaridade, as distribuições se assemelham. Um baixo número de 
empreendedores possui curso superior completo: 7% dos empreendedores iniciais e 5% dos empreendedores estabelecidos. Co
escolaridade menor, abaixo do segundo grau, são 44% dos empreendedores iniciais e 56% dos estabelecidos. E, que possuem o
segundo grau completo, são 49% entre os empreendedores iniciais e 39% entre os estabelecidos’.” 
Fonte: Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil. 2015 Disponível em: 
<https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/c6de907fe0574c8ccb36328e24b2412e/$File/590
>. Acesso em: 6 jul. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o perfil do empreendedor, analise as afirmativas a seguir. 
I. O empreendedor é um indivíduo nato que já possui características empreendedoras, que o dispensam de buscar conhecimento
qualquer fonte. 
II. O nível de conhecimento do empreendedor interfere muito em sua capacidade de agir e, consequentemente, no sucesso de se
empreendimento. 
III. É possível aprender a ser empreendedor, desde que o indivíduo tenha força de vontade e busque desenvolver suas 
potencialidades. 
IV. As pessoas também se tornam empreendedoras por diversos motivos incluindo perda de emprego, aquisição de novos 
conhecimentos, mudança de profissão, incentivo da família, entre outros. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
I e III.
Resposta coII, III e IV.
III e IV.
I, II e IV.
I e II.
Pergunta 6 1 / 1
Leia o trecho a seguir: 
“O Empreendedorismo Social é uma nova tendência. Ele busca resolver problemas sociais. Ele é caracterizado pela criação de 
produtos e serviços. Muitos com foco principal na resolução, ou minimização, de problemas em áreas como educação. Além da 
violência, saúde, alimentação e meio ambiente. Para ser um empreendedor social, você deve gerar valor para a sociedade em 
primeiro lugar. É dessa forma que você vai atrair seu público, parceiros e oportunidades.” 
Fonte: Redação. Empreendedorismo Social: o que é? Veja exemplos. 2018. Disponível em: 
<https://financeone.com.br/empreendedorismo-social-exemplos/>. Acesso em: 12 jul. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de empreendedorismo, analise os tipos de empreendedoris
seguir e associe-os com suas respectivas características. 
1) Empreendedorismo social de 1ª ordem. 
2) Empreendedorismo social de 2ª ordem. 
3) Responsabilidade social corporativa. 
4) Desenvolvimento Sustentável. 
https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/c6de907fe0574c8ccb36328e24b2412e/
https://financeone.com.br/empreendedorismo-social-exemplos/Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
( ) Por meio de recursos e investimentos, visa realizar sonhos sustentáveis para minimizar o sofrimento dos outros. 
( ) Demonstra o impacto de suas ações em todos na organização, clientes, funcionários, acionistas, fornecedores, concorrentes, 
outros. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
3, 2, 4, 1.
4, 3, 2, 1.
1, 2, 4, 3
1, 3, 2, 4.
Resposta co4, 2, 1, 3.
Pergunta 7 1 / 1
Leia o trecho a seguir: 
“A função do empreendedor é reformar ou revolucionar o padrão de produção explorando uma invenção ou, de modo geral, um 
método tecnológico não experimentado para produzir um novo bem ou um bem antigo de maneira nova, abrindo uma nova fonte 
suprimento de materiais ou uma nova comercialização para produtos, e organizando um novo setor.” 
Fonte: SCHUMPETER, J. Can Capitalism Survive? New York: Harper & Row, 1952. p.72. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre empreendedorismo, na visão de Schumpeter, o empreendedor é 
Colaborador.
Inventor.
Gestor.
Resposta coInovador.
Assessor.
Pergunta 8 1 / 1
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
 “Após ignorar os conselhos do seu patrão e de largar o seu trabalho em Nova Iorque para criar seu site de venda de livros, Jeff B
atravessou os Estados Unidos de carro até Seattle, atraído pela fama da cidade com mais programadores de software do país. A
lançamento do Amazon.com, em 1994, a empresa precisou de seis anos para registrar seu primeiro lucro trimestral. Liderar uma 
empresa com sucesso e com um elevado crescimento pode ser frenético. Um dos maiores problemas, segundo ele, é ter tempo p
ser proativo em vez de reativo.” 
Fonte: O Globo. Os 12 empreendedores dos novos tempos. 2015. Disponível em: <https://extra.globo.com/emprego/os-12-maiore
empreendedores-dos-novos-tempos-6144392.html>. Acesso em: 8 jul. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o perfil do empreendedor, pode se afirmar que suas característica
são diferentes de um perfil não empreendedor, porque:
Resposta coOs empreendedores utilizam seu capital intelectual para criar valor para a sociedade.
Empreendedores são natos, nascem para o sucesso.
Ficar rico é o principal objetivo dos empreendedores.
Empreendedores são “jogadores” que assumem riscos altíssimos.
Empreendedores são “lobos solitários” e preferem trabalhar sozinhos.
Pergunta 9 1 / 1
Leia o trecho a seguir: 
“As novas empresas, em particular as startups, tem investido na criação e na busca por novos modelos de negócio. Quando 
encontram um que seja viável, empreendem esforços para criar marca, montar uma rede de clientes e fornecedores até chegar n
patamar da sobrevivência financeira. Muitas dessas novas empresas são compradas por grupos maiores que têm a aquisição na
estratégia de renovação. Mas existem outras formas sustentáveis de inovar, investindo no maior patrimônio das empresas: as 
pessoas.” 
Fonte: PIRES, E. Intraempreendedorismo e a Inovação em Empresas Estabelecidas. 2014. Disponível em: 
<http://www.investimentosenoticias.com.br/noticias/artigos-especiais/intraempreendedorismo-e-a-inovacao-em-empresas-
estabelecidas>. Acesso em: 8 jul. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de empreendedorismo, analise as afirmativas a seguir e ass
V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. O perfil empreendedor do funcionário independe do ambiente organizacional. 
II. A busca de significado no trabalho vem causando um descontentamento sem precedentes nas organizações estruturadas. Qua
o significado não é encontrado dentro da organização, os indivíduos procuram uma instituição que o ofereça. 
III. O empreendedorismo corporativo vem para estimular seus colaboradores a serem intraempreendedores ou até mesmo para 
identificar tais características nos colaboradores da organização. 
IV. Empresas empreendedoras devem estar voltadas para a busca de oportunidades, não apenas para pensar no futuro, mas par
analisar as situações que acontecem no presente e projetar futuros cenários. 
V. São descartadas ações de responsabilidade social na empresa quando não geram lucros para a organização. 
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
https://extra.globo.com/emprego/os-12-maiores-empreendedores-dos-novos-tempos-6144392.html
http://www.investimentosenoticias.com.br/noticias/artigos-especiais/intraempreendedorismo-e-a-inovacao-em-empresas-estabelecidas
Ocultar opções de resposta 
Resposta coF, V, V, V, F.
V, F, V, F, F.
F, V, F, V, F.
F, V, V, F, V.
Pergunta 10 0 / 1
Leia o trecho a seguir. 
“Empreendedorismo social é um termo que significa um negócio lucrativo e que ao mesmo tempo traz desenvolvimento para a 
sociedade. As empresas sociais, diferentes das ONGs ou de empresas comuns, utilizam mecanismos de mercado para, por meio
sua atividade principal, buscar soluções de problemas sociais.” 
Fonte: Portal Brasil. Empreendedorismo Social gera lucro e desenvolvimento. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/cidadania-
justica/2012/02/empreendedorismo-social-gera-lucro-e-desenvolvimento>. Acesso em: 08 jul. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de empreendedorismo, analise as afirmativas a seguir: 
I. A sociedade anseia por empresas que têm iniciativas voltadas para o empreendedorismo social, criando valor tanto para a 
sociedade quanto para a empresa. 
II. Empresas geram lucro quando oferecem produtos e serviços de qualidade para a população. 
III. O empreendedorismo social é uma ação voltada para melhorar a qualidade de vida da população menos privilegiada. 
IV. Empreendedorismo social é um empreendimento sem fins lucrativos, realizado para mudar o ambiente de uma comunidade. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
I, II, IV.
Incorreta:
I, II e III.
Resposta coI e II.
I, III e IV.
II e III.
http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2012/02/empreendedorismo-social-gera-lucro-e-desenvolvimento

Mais conteúdos dessa disciplina