Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Disciplina: Prática de Leitura e Produção de Texto
Professora: Lisyanne Ramalho - Curso Pedagogia - Turma A
Unidade 1: Texto e Contexto
Texto
Texto designa uma manifestação linguística expressa por meio das ideias ou argumentos de um autor.
Essas ideias serão interpretadas pelo leitor de acordo com seus conhecimentos linguísticos, culturais, sociais, históricos.
Dessa maneira, fica claro que o sentido atribuído ao texto são muitos, pois varia de acordo com a situação comunicativa a qual está inserida, ou seja, cada indivíduo atribui sentidos diferentes aos textos, de acordo com situações comunicativas distintas.
A partir desse princípio, podemos concluir que o contexto está intimamente relacionado à semântica (sentido) de determinada situação comunicativa.
Ele possibilita, condiciona ou determina a produção e a recepção de um texto, entendido como “uma unidade linguística concreta”.
Contexto
O contexto é uma circunstância essencial na produção de textos. Ele corresponde ao conjunto de conjunturas (materiais ou abstratas) que rodeiam um acontecimento ou fato. Assim, o contexto são todas as informações que acompanham o texto, modo pelo qual as ideias se encadeiam no discurso. 
Sendo assim, o contexto corresponde ao ambiente físico ou situacional e pode ser uma referência histórica, social, cultural, familiar.
Para compreendermos a mensagem de um texto, precisamos estar a par do contexto ao qual pertence. Isso para que a mensagem transmitida pelo locutor (autor, emissor) seja inteligível para o interlocutor (leitor, receptor).
Nesse sentido, uma piada pode não fazer sentido, quando por exemplo está contextualizada numa determinada cultura, a qual não faz parte do seu repertório interpretativo.
Com efeito, o texto somente existe quando estabelece uma relação de identificação com seu leitor.
Tipos de Contexto
O contexto é classificado em:
1. Contexto Linguístico Parte da pragmática que estuda a produção dos enunciados linguísticos que afetam a interpretação e o significado das mensagens, de forma que depende das ocasiões de sentido. Em outros termos, o contexto linguístico se encarrega das propriedades linguísticas que acompanham uma palavra, expressão ou enunciado.
2. Contexto Extralinguístico São as informações que estão além do texto, ou seja, englobam as circunstâncias imediatas que envolvem uma situação linguística e são primordiais para o entendimento do texto, classificadas em contexto histórico, cultural e social.
 lElementos da comunicação
Para que uma comunicação aconteça, são necessários seis elementos: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal, o contexto e o código. Sem eles, não existe comunicação!
Em todo ato comunicativo, há um emissor, é ele o responsável por elaborar o texto. O emissor é quem comunica, solicita, expressa seu sentimento, desejo, opinião, enfim, é quem produz a mensagem (escrita, falada ou não verbal).
Se há alguém que elabora, é necessário também alguém para receber tal mensagem. Todo texto é destinado a um público específico, chamado de receptor.
O que está sendo transmitido e recebido? Uma mensagem, que consiste no próprio texto (verbal ou não) que se transmite.
Essa mensagem é transmitida por um canal, isto é, o canal é responsável por veicular a mensagem. São exemplos de canal os suportes que difundem inúmeros gêneros textuais, como: rádio, TV, Internet, jornal, dentre outros.
A mensagem está relacionada a um contexto, também chamado de referente. O contexto ou referente pode ser entendido como o assunto a que a mensagem se refere, ou seja, tudo aquilo que está relacionado a ela.
Por fim, essa mensagem precisa ser expressa por um código, constituído por elementos e regras comuns tanto ao emissor quanto ao receptor. O código usado para redigir esta mensagem é a língua portuguesa. Assim, quando falamos ou escrevemos, usamos o código verbal e, quando usamos a arte, a imaginação e a criatividade, é comum o uso do código não verbal (pintura, gestos etc.).
 
Abaixo uma explicação sobre alguns desses elementos:
– Receptor: é aquele para quem a mensagem é destinada, é a pessoa que ouve.
– Emissor: é a pessoa que transmite essa mensagem, quem fala.
– Mensagem: é o objetivo a comunicação. Ela é constituída por todas as informações que são passadas por meio da comunicação.
– Contexto: é o que faz com que a mensagem possa existir, tratando-se da situação que faz com que seja desenvolvida a mensagem e a comunicação ocorra.
– Código: é modo como a mensagem é organizada. E ele pode ser tanto um idioma, uma forma de escrita, gestos, sinais, entre outros. Sendo necessário que essa forma de comunicação seja compreensível tanto pelo receptor quanto pelo emissor.
– Canal: é pode onde a comunicação ocorre. É através dele que a mensagem vai do emissor até o receptor. Esse meio pode ser a televisão, o celular, uma carta, a comunicação “boca a boca”, entre outros.
Atividades
Texto para análise: Notícia
https://www1.folha.uol.com.br/blogs/novo-em-folha/2023/03/representacao-de-mulheres-na-midia-reflete-preconceitos-culturais-como-o-machismo-mostra-estudo.shtml
Questões para analisar e responder:
1- Sintetize sobre texto e contexto, assim como sua importância para a comunicação entre os interlocutores:
2- Qual o objetivo do texto em estudo?
3- Os elementos comunicativos usados no texto foram eficientes? Discorra sobre a importância desses elementos para a compreensão textual:
4- Aponte, exemplificando, os elementos da comunicação da notícia analisada:
5- Qual é a importância do contexto em uma situação de comunicação?
6- De acordo com a natureza do contexto, observa-se que o contexto extralinguístico foi utilizado nesta notícia. Explique: 
7- O que é necessário para que a comunicação seja eficiente?

Mais conteúdos dessa disciplina