Logo Passei Direto
Buscar

AOL 4- Métodos e Técnicas de Avaliação e Exames Complementares

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o excerto a seguir: “A presença da barreira é a principal causa da sobrevivência do cérebro, sendo esta a responsável pela manutenção do ambiente restrito e controlado que este órgão necessita para sobreviver. A BHE é bem mais que uma separação física entre o sangue e o tecido cerebral. Ela é hoje definida como uma estrutura dinâmica e complexa específica do SNC, constituída por células endoteliais cerebrais que evoluíram e apresentam aqui características bem distintas do restante endotélio vascular presente no organismo, o que permite manter um ambiente cerebral extremamente controlado.” Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre imagenologia neurológica, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. Um meio de contraste não consegue ultrapassar a barreira hematoencefálica saudável, mas se espalha pelos vasos sanguíneos, não havendo, assim, realce parenquimatoso.
II. Caso a barreira hematoencefálica esteja lesionada, o parênquima encefálico irá se realçar com o meio de contraste.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (Resposta correta)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Leia o excerto a seguir:“O trauma é a maior indicação de um estudo radiológico do esqueleto e é utilizado há cerca de 100 anos na medicina. Desde a descoberta do raio X pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen, sua aplicação na avaliação de fraturas e luxações recebeu imediata atenção. Entretanto, o raio X, ou qualquer outro método por imagem, não é o instrumento mais importante na avaliação do trauma.” Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre imagenologia em traumatologia, podemos dizer que os exames de imagem não são a parte principal da avaliação traumatológica, porque:
os exames de imagem devem ser solicitados apenas após um exame físico detalhado e a determinação do mecanismo do trauma.
os achados radiológicos estão ausentes em diversas lesões. (Resposta correta)
exames de imagem são essenciais no acompanhamento da consolidação óssea.
são métodos secundários que costumam ser solicitados em casos de ausência de anormalidade clínica.
luxações, entorses, distensões, contusões e esmagamentos não são bem visualizados na radiografia.

Leia o excerto a seguir: “A principal doença osteometabólica que acomete mais a população é a osteoporose, que ocorre por causa da diminuição progressiva da massa óssea, fazendo com que os ossos se tornem frágeis e propensos às fraturas.” Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre densitometria óssea, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) O principal sintoma da osteoporose é dor em membros inferiores.
II. ( ) Muitas vezes, o indivíduo com osteoporose fratura um osso sem trauma ou motivo aparente.
III. ( ) Para o diagnóstico da osteoporose, a densitometria óssea deve ser realizada na coluna lombar, fêmur e antebraço.
IV. ( ) A densitometria óssea também é utilizada no acompanhamento do crescimento ósseo até o início da adolescência.
V. ( ) Osteopenia é a diminuição da massa óssea, que pode ser fisiológica.
F, V, V, F, F.
F, F, V, V, V.
F, V, F, V, F.
F, V, V, F, V. (Resposta correta)
V, F, V, F, V.

A medida dos fluxos aéreos pulmonares é amplamente utilizada pelos fisioterapeutas em sua prática clínica. Ela traz informações que auxiliam na identificação de doenças obstrutivas e permitem o acompanhamento e a evolução do paciente em reabilitação pulmonar. Nesse exame, são mensurados o volume corrente, a capacidade vital forçada, o volume expiratório forçado em 1 segundo, e a ventilação voluntária máxima.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre avaliação da capacidade e função muscular respiratória, pode-se afirmar que:
para realizar esse exame é necessário um ventilômetro.
para realizar esse exame é necessário um esfigmomanômetro.
para realizar esse exame é necessário um manovacuômetro.
para realizar este exame é necessário um espirômetro. (Resposta correta)
para realizar esse exame é necessário um oxímetro.

Leia o excerto a seguir: “A ultrassonografia (US) tem auxiliado na identificação das alterações musculoesqueléticas a partir de algum tempo de instalação do quadro clínico. Por isso é necessário se conhecer as imagens para compreender o tipo e o estágio de atividade das lesões, entender se está havendo resposta ao tratamento ou se surgiram complicações.” Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre ultrassonografia de tecidos moles, analise as terminologias utilizadas no laudo ultrassonográfico a seguir e as associe com as respectivas características de imagem:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1) Anecoica ou anecogênica.
2) Hipoecoica ou hipocogênica.
3) Isoecoica ou isoecogênica.
4) Ecoica ou ecogênica.
5) Hiperecoica ou hiperecogênica.
( ) Imagem com quantidade de eco igual às outras estruturas da região, de difícil visualização.
( ) Com pouca quantidade de eco, cinza escura.
( ) Imagem sem eco, enegrecida, geralmente indica a presença de líquido.
( ) Imagem esbranquiçada com mais eco que as estruturas locais.
( ) Grande quantidade de ecos com imagem muito branca brilhante.

Leia o trecho a seguir: “O tabagismo é considerado uma doença crônica. Mais de 7 milhões de mortes por ano são atribuídas ao consumo de tabaco, além de o tabagismo ser responsável por promover o desenvolvimento de diversas doenças, como doenças ateroscleróticas que, ao gerar inflamação leve, é capaz de provocar dislipidemias e surgimento de sarcopenia por meio de respostas catabólicas do músculo esquelético. Além disso, pode predispor o desenvolvimento da DPOC, gerando uma resposta inflamatória anormal nos pulmões, perda de massa muscular esquelética e disfunção muscular.” Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a avaliação pneumofuncional, analise as afirmativas a seguir.
Está correto apenas o que se afirma em:
I. Durante a anamnese, o fisioterapeuta deve perguntar ao paciente fumante a quantidade de cigarros fumados por dia e há quanto tempo fuma.
II. A presença de sintomas leves, como tosse sem muco, está associada ao status tabágico do fumante passivo.
III. O status tabágico do paciente deve considerar se o paciente é fumante atualmente, ex-fumante ou fumante passivo.
IV. A dispneia e a tosse produtiva são sintomas indicativos de doença respiratória decorrente do tabagismo.
I e II.
I e III. (Resposta correta)
III e IV.
II e III.
II e IV.

Leia o excerto a seguir: “O densitômetro é um aparelho que utiliza a técnica DEXA (absorciometria por raio X com dupla energia), que avalia a densidade de massa óssea. Durante a realização do exame, o detector, movendo-se juntamente com a fonte de radiação, passam através do corpo do paciente. O programa calcula a densidade óssea de cada região analisada e os dados são utilizados na construção de uma imagem, que será avaliada por um médico especialista.” Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre densitometria óssea, analise as etapas a seguir e as ordene de acordo com a sequência que ocorrem no processo de formação de imagem na densitometria.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Ao passar através do osso, o feixe de radiação é atenuado.
( ) O feixe atenuado atinge o detector.
( ) Fótons emitidos são colimados em um feixe de radiação.
( ) A intensidade do feixe é registrada pelo densitômetro.
( ) A intensidade do feixe de radiação é reduzida por meio da ionização.
1, 5, 3, 4, 2.
4, 3, 5, 2, 1.
2, 4, 1, 5, 3. (Resposta correta)
5, 2, 4, 1, 3.
2, 4, 1, 3, 5.

Leia o excerto a seguir: “Nos procedimentos de angiografia de subtração digital (DSA – digital subtraction angiography), inicialmente ocorre a aquisição de uma imagem da região de interesse do exame, e esta é subtraída digitalmente das imagens adquiridas na sequência com a injeção do material de contraste. Com isso, é possível visualizar a estrutura vascular e dos vasos de interesse.” Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre arteriografia, podemos dizer que a técnica de angiografia por subtração digital somente é solicitada para avaliar uma possível intervenção cirúrgica, porque:
ocasionalmente os meios de contraste provocam reações adversas.
o cateter pode causar descolamento das placas ateroscleróticas com consequente embolia.
choque, convulsões, insuficiência cardíaca e parada cardíaca durante o procedimento são frequentes.
infecção local, lesão arterial ou deslocamento das placas ateroscleróticas são frequentes.
é um exame invasivo que necessita a punção e grande quantidade de contraste iodado, e outras técnicas podem ser usadas para visualizar os vasos para outros fins. (Resposta correta)

Leia o trecho a seguir: “A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) tem início insidioso e geralmente ocorre em idosos. Uma história de tosse produtiva, sibilância e dispneia, sobretudo com exercícios, é típica. O exame físico desse paciente pode apresentar taquipneia, desconforto respiratório, uso de músculos acessórios e retração intercostal. Tórax em tonel (ou em barril) é uma observação comum. Pode haver hiper-ressonância/timpanismo à percussão, expansibilidade reduzida e murmúrio vesicular diminuído à ausculta pulmonar.” Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre avaliação pneumofuncional, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A taquipneia é o ritmo respiratório mais acelerado do que 20 incursões respiratórias por minuto, observada na inspeção estática.
II. ( ) Para avaliar a expansibilidade anterior o fisioterapeuta, deve colocar as mãos sobre o tórax observar a separação dos dedos durante a inspiração profunda.
III. O tórax em tonel é uma deformidade torácica em que há o afundamento do esterno com projeção do tórax para dentro.
IV. O som timpânico (hiper-ressonâncio) é característico de situações de acúmulo de líquido dentro dos pulmões.
F, V, V, F.
V, F, V, F.
V, V, F, F. (Resposta correta)
F, F, V, V.
V, F, F, V.

Leia o excerto a seguir: “A fratura pode ser entendida como uma lesão grave das partes moles dentro da qual também há um osso fraturado. A lesão das partes moles em forno de uma fratura, muitas vezes, influencia o tratamento da fratura e a probabilidade de se deparar com complicações”. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre imagenologia em traumatologia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) Existem fraturas específicas da fase de crescimento.
II. ( ) A luxação é frequentemente relacionada à ruptura completa de ligamentos e mínima de cápsula articular.
III. ( ) As articulações que luxam mais frequentemente são a do quadril e tornozelo.
IV. ( ) No momento do entorse leve, o paciente não costuma apresentar dor, porém, horas depois a dor aparece.
V. ( ) O diagnóstico de lesão meniscal em fase aguda é feito por meio da tomografia computadorizada em estresse.
V, V, F, V, F. (Resposta correta)
V, F, V, F, V.
F, V, V, F, F.
F, F, V, V, V.
F, V, F, V, F.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre avaliação pneumofuncional, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A força do músculo diafragma é avaliada durante a mensuração da pressão expiratória máxima (PEmax). II. ( ) Os músculos abdominais são avaliados durante a mensuração da pressão inspiratória máxima (PImax). III. ( ) Um paciente com valor de PImax de -115 cm/H2O apresenta força de musculatura inspiratória normal. IV. ( ) Um paciente com valor de PEmax de 110 cm/H2O apresenta força de musculatura expiratória normal. V. ( ) A manovacuometria é indicada para avaliar pacientes com fadiga muscular e doenças neuromusculares.
F, F, V, V, V.
V, F, F, V, V.
V, V, F, F, V.
V, F, F, V, F.
V, V, V, F, F.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre imagenologia em traumatologia, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A história do trauma, sinais e sintomas são parte essencial da avaliação da fratura. Porque: II. Existem casos que o achado radiológico é tão sutil que não pode ser identificado. A seguir, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre sinais vitais, pode-se afirmar que os valores considerados de normalidade para a pressão arterial são:
pressão sistólica ≤ 110 mmHg e pressão diastólica ≤ 70 mmHg.
pressão sistólica ≤ 140 mmHg e pressão diastólica ≤ 110 mmHg.
pressão sistólica ≤ 150 mmHg e pressão diastólica ≤ 80 mmHg.
pressão sistólica ≤ 120 mmHg e pressão diastólica ≤ 80 mmHg.
pressão sistólica ≤ 80 mmHg e pressão diastólica ≤ 120 mmHg.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre sinais vitais, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. O aumento da frequência cardíaca irá elevar a pressão arterial do paciente.
II. O aumento da frequência cardíaca aumenta o débito cardíaco.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta do I.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre oximetria, analise as afirmativas a seguir.
Está correto apenas o que se afirma em:
I. A oximetria identifica a quantidade de oxigênio transportado pela hemoglobina.
II. Valores de saturação de oxigênio acima de 80% são considerados ideais.
III. Pacientes com saturação abaixo de 90% têm indicação de oxigenioterapia.
IV. O oxímetro é indicado para o tratamento das sequelas respiratórias do Covid -19.
III e IV.
II e III.
I e III.
II e IV.
I e II.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre avaliação pneumofuncional, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Chama-se de padrão respiratório misto a situação na qual o paciente utiliza a musculatura abdominal e a musculatura torácica simultaneamente durante a respiração. II. ( ) O paciente é dito eupneico quando seu ritmo respiratório é de 80 a 120 incursões respiratórias por minuto. III. ( ) A avaliação da expansibilidade torácica se inicia na inspeção e se completa com a palpação do tórax para percepção de mobilidade. IV. ( ) O uso da musculatura acessória em decorrência de desconforto respiratório é chamado de cornagem. V. ( ) A denominação tosse produtiva e eficaz significa que o paciente é capaz de tossir e que sua tosse vem acompanhada de secreção.
V, F, F, V, F.
F, V, V, F, F.
V, F, V, F, V.
V, V, F, F, V.
F, F, F, V, V.

Leia o excerto a seguir: “A habilidade em conduzir uma abordagem apropriada utilizando diferentes métodos de avaliação para fundamentar um diagnóstico correto e obter as informações necessárias para as decisões clínicas depende do conhecimento das capacidades e limitações dos exames.” Fonte: SILVA, R. M. F. L. Semiologia cardiovascular: método clínico, principais síndromes e exames complementares. Rio de Janeiro: Thieme Revinter, 2019. 214 p.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre angiografia, analise os métodos de diagnóstico vascular a seguir e os associe com as respectivas aplicações:
1) Radiografia.
2) Doppler contínuo.
3) Eco-Doppler.
4) Tomografia computadorizada.
5) Linfocintilografia.
( ) Padrão ouro no diagnóstico da aneurisma.
( ) Imagens mapeiam o percurso do contraste nos vasos linfáticos, tornando possível identificar acúmulos e interrupções do seu trajeto.
( ) Associa a imagem anatômica dos vasos, tanto arteriais como venosos, à hemodinâmica do sangue de maneira não invasiva, em tempo real.
( ) Permite definir se o vaso está pérvio, com o fluxo normal, por meio do som emitido.
( ) Utilizada para localizar stents e endopróteses e calcificações parietais.
3, 2, 4, 5, 1.
4, 3, 5, 1, 2.
4, 5, 3, 2, 1.
5, 4, 1, 2, 3.
2, 5, 3, 1, 4.

Leia o trecho a seguir: “A deformidade Pectus Excavatum é uma malformação congênita da parede anterior do tórax, sendo a deformidade torácica mais frequente com uma incidência de 1 em cada 400-1000 nascidos vivos. É mais frequente em homens numa relação de 4:1. Pode ocasionar compressão dos órgãos torácicos provocando dificuldade respiratória, infecções respiratórias frequentes, intolerância ao exercício, transtornos cardiológicos e psicológicos.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre avaliação pneumofuncional, pode-se afirmar que pectus excavatum é definido como uma:
deformidade caracterizada pelo aumento do diâmetro anteroposterior do tórax.
deformidade caracterizada por assimetria das costelas associada a rotações vertebrais.
deformidade caracterizada pela proeminência do esterno.
deformidade caracterizada pelo aumento do número de costelas.
deformidade caracterizada pelo afundamento ou abaulamento do tórax.

Leia o trecho a seguir: “São vários os fatores que interferem na mecânica respiratória do obeso, resultando em reduções dos volumes e capacidades pulmonares, principalmente volume de reserva expiratória e capacidade residual funcional. O excesso de tecido adiposo promove uma compressão mecânica sobre o diafragma, pulmões e caixa torácica, levando a uma insuficiência pulmonar restritiva. A obesidade promove também diminuição da complacência total do sistema respiratório e aumento da resistência pulmonar.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre avaliação da capacidade e função muscular respiratória, pode-se afirmar que o volume de reserva expiratória é:
o volume de ar que permanece nos pulmões ao final de uma respiração normal.
a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões durante um ciclo respiratório comum.
a quantidade de ar que permanece dentro dos pulmões depois de uma expiração forçada.
o maior volume de ar mobilizado nos pulmões tanto na inspiração quanto na expiração.
a quantidade de ar que sai dos pulmões após uma expiração forçada.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o excerto a seguir: “A presença da barreira é a principal causa da sobrevivência do cérebro, sendo esta a responsável pela manutenção do ambiente restrito e controlado que este órgão necessita para sobreviver. A BHE é bem mais que uma separação física entre o sangue e o tecido cerebral. Ela é hoje definida como uma estrutura dinâmica e complexa específica do SNC, constituída por células endoteliais cerebrais que evoluíram e apresentam aqui características bem distintas do restante endotélio vascular presente no organismo, o que permite manter um ambiente cerebral extremamente controlado.” Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre imagenologia neurológica, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. Um meio de contraste não consegue ultrapassar a barreira hematoencefálica saudável, mas se espalha pelos vasos sanguíneos, não havendo, assim, realce parenquimatoso.
II. Caso a barreira hematoencefálica esteja lesionada, o parênquima encefálico irá se realçar com o meio de contraste.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (Resposta correta)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Leia o excerto a seguir:“O trauma é a maior indicação de um estudo radiológico do esqueleto e é utilizado há cerca de 100 anos na medicina. Desde a descoberta do raio X pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen, sua aplicação na avaliação de fraturas e luxações recebeu imediata atenção. Entretanto, o raio X, ou qualquer outro método por imagem, não é o instrumento mais importante na avaliação do trauma.” Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre imagenologia em traumatologia, podemos dizer que os exames de imagem não são a parte principal da avaliação traumatológica, porque:
os exames de imagem devem ser solicitados apenas após um exame físico detalhado e a determinação do mecanismo do trauma.
os achados radiológicos estão ausentes em diversas lesões. (Resposta correta)
exames de imagem são essenciais no acompanhamento da consolidação óssea.
são métodos secundários que costumam ser solicitados em casos de ausência de anormalidade clínica.
luxações, entorses, distensões, contusões e esmagamentos não são bem visualizados na radiografia.

Leia o excerto a seguir: “A principal doença osteometabólica que acomete mais a população é a osteoporose, que ocorre por causa da diminuição progressiva da massa óssea, fazendo com que os ossos se tornem frágeis e propensos às fraturas.” Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre densitometria óssea, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) O principal sintoma da osteoporose é dor em membros inferiores.
II. ( ) Muitas vezes, o indivíduo com osteoporose fratura um osso sem trauma ou motivo aparente.
III. ( ) Para o diagnóstico da osteoporose, a densitometria óssea deve ser realizada na coluna lombar, fêmur e antebraço.
IV. ( ) A densitometria óssea também é utilizada no acompanhamento do crescimento ósseo até o início da adolescência.
V. ( ) Osteopenia é a diminuição da massa óssea, que pode ser fisiológica.
F, V, V, F, F.
F, F, V, V, V.
F, V, F, V, F.
F, V, V, F, V. (Resposta correta)
V, F, V, F, V.

A medida dos fluxos aéreos pulmonares é amplamente utilizada pelos fisioterapeutas em sua prática clínica. Ela traz informações que auxiliam na identificação de doenças obstrutivas e permitem o acompanhamento e a evolução do paciente em reabilitação pulmonar. Nesse exame, são mensurados o volume corrente, a capacidade vital forçada, o volume expiratório forçado em 1 segundo, e a ventilação voluntária máxima.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre avaliação da capacidade e função muscular respiratória, pode-se afirmar que:
para realizar esse exame é necessário um ventilômetro.
para realizar esse exame é necessário um esfigmomanômetro.
para realizar esse exame é necessário um manovacuômetro.
para realizar este exame é necessário um espirômetro. (Resposta correta)
para realizar esse exame é necessário um oxímetro.

Leia o excerto a seguir: “A ultrassonografia (US) tem auxiliado na identificação das alterações musculoesqueléticas a partir de algum tempo de instalação do quadro clínico. Por isso é necessário se conhecer as imagens para compreender o tipo e o estágio de atividade das lesões, entender se está havendo resposta ao tratamento ou se surgiram complicações.” Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre ultrassonografia de tecidos moles, analise as terminologias utilizadas no laudo ultrassonográfico a seguir e as associe com as respectivas características de imagem:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1) Anecoica ou anecogênica.
2) Hipoecoica ou hipocogênica.
3) Isoecoica ou isoecogênica.
4) Ecoica ou ecogênica.
5) Hiperecoica ou hiperecogênica.
( ) Imagem com quantidade de eco igual às outras estruturas da região, de difícil visualização.
( ) Com pouca quantidade de eco, cinza escura.
( ) Imagem sem eco, enegrecida, geralmente indica a presença de líquido.
( ) Imagem esbranquiçada com mais eco que as estruturas locais.
( ) Grande quantidade de ecos com imagem muito branca brilhante.

Leia o trecho a seguir: “O tabagismo é considerado uma doença crônica. Mais de 7 milhões de mortes por ano são atribuídas ao consumo de tabaco, além de o tabagismo ser responsável por promover o desenvolvimento de diversas doenças, como doenças ateroscleróticas que, ao gerar inflamação leve, é capaz de provocar dislipidemias e surgimento de sarcopenia por meio de respostas catabólicas do músculo esquelético. Além disso, pode predispor o desenvolvimento da DPOC, gerando uma resposta inflamatória anormal nos pulmões, perda de massa muscular esquelética e disfunção muscular.” Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a avaliação pneumofuncional, analise as afirmativas a seguir.
Está correto apenas o que se afirma em:
I. Durante a anamnese, o fisioterapeuta deve perguntar ao paciente fumante a quantidade de cigarros fumados por dia e há quanto tempo fuma.
II. A presença de sintomas leves, como tosse sem muco, está associada ao status tabágico do fumante passivo.
III. O status tabágico do paciente deve considerar se o paciente é fumante atualmente, ex-fumante ou fumante passivo.
IV. A dispneia e a tosse produtiva são sintomas indicativos de doença respiratória decorrente do tabagismo.
I e II.
I e III. (Resposta correta)
III e IV.
II e III.
II e IV.

Leia o excerto a seguir: “O densitômetro é um aparelho que utiliza a técnica DEXA (absorciometria por raio X com dupla energia), que avalia a densidade de massa óssea. Durante a realização do exame, o detector, movendo-se juntamente com a fonte de radiação, passam através do corpo do paciente. O programa calcula a densidade óssea de cada região analisada e os dados são utilizados na construção de uma imagem, que será avaliada por um médico especialista.” Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre densitometria óssea, analise as etapas a seguir e as ordene de acordo com a sequência que ocorrem no processo de formação de imagem na densitometria.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Ao passar através do osso, o feixe de radiação é atenuado.
( ) O feixe atenuado atinge o detector.
( ) Fótons emitidos são colimados em um feixe de radiação.
( ) A intensidade do feixe é registrada pelo densitômetro.
( ) A intensidade do feixe de radiação é reduzida por meio da ionização.
1, 5, 3, 4, 2.
4, 3, 5, 2, 1.
2, 4, 1, 5, 3. (Resposta correta)
5, 2, 4, 1, 3.
2, 4, 1, 3, 5.

Leia o excerto a seguir: “Nos procedimentos de angiografia de subtração digital (DSA – digital subtraction angiography), inicialmente ocorre a aquisição de uma imagem da região de interesse do exame, e esta é subtraída digitalmente das imagens adquiridas na sequência com a injeção do material de contraste. Com isso, é possível visualizar a estrutura vascular e dos vasos de interesse.” Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre arteriografia, podemos dizer que a técnica de angiografia por subtração digital somente é solicitada para avaliar uma possível intervenção cirúrgica, porque:
ocasionalmente os meios de contraste provocam reações adversas.
o cateter pode causar descolamento das placas ateroscleróticas com consequente embolia.
choque, convulsões, insuficiência cardíaca e parada cardíaca durante o procedimento são frequentes.
infecção local, lesão arterial ou deslocamento das placas ateroscleróticas são frequentes.
é um exame invasivo que necessita a punção e grande quantidade de contraste iodado, e outras técnicas podem ser usadas para visualizar os vasos para outros fins. (Resposta correta)

Leia o trecho a seguir: “A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) tem início insidioso e geralmente ocorre em idosos. Uma história de tosse produtiva, sibilância e dispneia, sobretudo com exercícios, é típica. O exame físico desse paciente pode apresentar taquipneia, desconforto respiratório, uso de músculos acessórios e retração intercostal. Tórax em tonel (ou em barril) é uma observação comum. Pode haver hiper-ressonância/timpanismo à percussão, expansibilidade reduzida e murmúrio vesicular diminuído à ausculta pulmonar.” Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre avaliação pneumofuncional, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A taquipneia é o ritmo respiratório mais acelerado do que 20 incursões respiratórias por minuto, observada na inspeção estática.
II. ( ) Para avaliar a expansibilidade anterior o fisioterapeuta, deve colocar as mãos sobre o tórax observar a separação dos dedos durante a inspiração profunda.
III. O tórax em tonel é uma deformidade torácica em que há o afundamento do esterno com projeção do tórax para dentro.
IV. O som timpânico (hiper-ressonâncio) é característico de situações de acúmulo de líquido dentro dos pulmões.
F, V, V, F.
V, F, V, F.
V, V, F, F. (Resposta correta)
F, F, V, V.
V, F, F, V.

Leia o excerto a seguir: “A fratura pode ser entendida como uma lesão grave das partes moles dentro da qual também há um osso fraturado. A lesão das partes moles em forno de uma fratura, muitas vezes, influencia o tratamento da fratura e a probabilidade de se deparar com complicações”. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre imagenologia em traumatologia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) Existem fraturas específicas da fase de crescimento.
II. ( ) A luxação é frequentemente relacionada à ruptura completa de ligamentos e mínima de cápsula articular.
III. ( ) As articulações que luxam mais frequentemente são a do quadril e tornozelo.
IV. ( ) No momento do entorse leve, o paciente não costuma apresentar dor, porém, horas depois a dor aparece.
V. ( ) O diagnóstico de lesão meniscal em fase aguda é feito por meio da tomografia computadorizada em estresse.
V, V, F, V, F. (Resposta correta)
V, F, V, F, V.
F, V, V, F, F.
F, F, V, V, V.
F, V, F, V, F.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre avaliação pneumofuncional, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A força do músculo diafragma é avaliada durante a mensuração da pressão expiratória máxima (PEmax). II. ( ) Os músculos abdominais são avaliados durante a mensuração da pressão inspiratória máxima (PImax). III. ( ) Um paciente com valor de PImax de -115 cm/H2O apresenta força de musculatura inspiratória normal. IV. ( ) Um paciente com valor de PEmax de 110 cm/H2O apresenta força de musculatura expiratória normal. V. ( ) A manovacuometria é indicada para avaliar pacientes com fadiga muscular e doenças neuromusculares.
F, F, V, V, V.
V, F, F, V, V.
V, V, F, F, V.
V, F, F, V, F.
V, V, V, F, F.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre imagenologia em traumatologia, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A história do trauma, sinais e sintomas são parte essencial da avaliação da fratura. Porque: II. Existem casos que o achado radiológico é tão sutil que não pode ser identificado. A seguir, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre sinais vitais, pode-se afirmar que os valores considerados de normalidade para a pressão arterial são:
pressão sistólica ≤ 110 mmHg e pressão diastólica ≤ 70 mmHg.
pressão sistólica ≤ 140 mmHg e pressão diastólica ≤ 110 mmHg.
pressão sistólica ≤ 150 mmHg e pressão diastólica ≤ 80 mmHg.
pressão sistólica ≤ 120 mmHg e pressão diastólica ≤ 80 mmHg.
pressão sistólica ≤ 80 mmHg e pressão diastólica ≤ 120 mmHg.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre sinais vitais, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. O aumento da frequência cardíaca irá elevar a pressão arterial do paciente.
II. O aumento da frequência cardíaca aumenta o débito cardíaco.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta do I.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre oximetria, analise as afirmativas a seguir.
Está correto apenas o que se afirma em:
I. A oximetria identifica a quantidade de oxigênio transportado pela hemoglobina.
II. Valores de saturação de oxigênio acima de 80% são considerados ideais.
III. Pacientes com saturação abaixo de 90% têm indicação de oxigenioterapia.
IV. O oxímetro é indicado para o tratamento das sequelas respiratórias do Covid -19.
III e IV.
II e III.
I e III.
II e IV.
I e II.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre avaliação pneumofuncional, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Chama-se de padrão respiratório misto a situação na qual o paciente utiliza a musculatura abdominal e a musculatura torácica simultaneamente durante a respiração. II. ( ) O paciente é dito eupneico quando seu ritmo respiratório é de 80 a 120 incursões respiratórias por minuto. III. ( ) A avaliação da expansibilidade torácica se inicia na inspeção e se completa com a palpação do tórax para percepção de mobilidade. IV. ( ) O uso da musculatura acessória em decorrência de desconforto respiratório é chamado de cornagem. V. ( ) A denominação tosse produtiva e eficaz significa que o paciente é capaz de tossir e que sua tosse vem acompanhada de secreção.
V, F, F, V, F.
F, V, V, F, F.
V, F, V, F, V.
V, V, F, F, V.
F, F, F, V, V.

Leia o excerto a seguir: “A habilidade em conduzir uma abordagem apropriada utilizando diferentes métodos de avaliação para fundamentar um diagnóstico correto e obter as informações necessárias para as decisões clínicas depende do conhecimento das capacidades e limitações dos exames.” Fonte: SILVA, R. M. F. L. Semiologia cardiovascular: método clínico, principais síndromes e exames complementares. Rio de Janeiro: Thieme Revinter, 2019. 214 p.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre angiografia, analise os métodos de diagnóstico vascular a seguir e os associe com as respectivas aplicações:
1) Radiografia.
2) Doppler contínuo.
3) Eco-Doppler.
4) Tomografia computadorizada.
5) Linfocintilografia.
( ) Padrão ouro no diagnóstico da aneurisma.
( ) Imagens mapeiam o percurso do contraste nos vasos linfáticos, tornando possível identificar acúmulos e interrupções do seu trajeto.
( ) Associa a imagem anatômica dos vasos, tanto arteriais como venosos, à hemodinâmica do sangue de maneira não invasiva, em tempo real.
( ) Permite definir se o vaso está pérvio, com o fluxo normal, por meio do som emitido.
( ) Utilizada para localizar stents e endopróteses e calcificações parietais.
3, 2, 4, 5, 1.
4, 3, 5, 1, 2.
4, 5, 3, 2, 1.
5, 4, 1, 2, 3.
2, 5, 3, 1, 4.

Leia o trecho a seguir: “A deformidade Pectus Excavatum é uma malformação congênita da parede anterior do tórax, sendo a deformidade torácica mais frequente com uma incidência de 1 em cada 400-1000 nascidos vivos. É mais frequente em homens numa relação de 4:1. Pode ocasionar compressão dos órgãos torácicos provocando dificuldade respiratória, infecções respiratórias frequentes, intolerância ao exercício, transtornos cardiológicos e psicológicos.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre avaliação pneumofuncional, pode-se afirmar que pectus excavatum é definido como uma:
deformidade caracterizada pelo aumento do diâmetro anteroposterior do tórax.
deformidade caracterizada por assimetria das costelas associada a rotações vertebrais.
deformidade caracterizada pela proeminência do esterno.
deformidade caracterizada pelo aumento do número de costelas.
deformidade caracterizada pelo afundamento ou abaulamento do tórax.

Leia o trecho a seguir: “São vários os fatores que interferem na mecânica respiratória do obeso, resultando em reduções dos volumes e capacidades pulmonares, principalmente volume de reserva expiratória e capacidade residual funcional. O excesso de tecido adiposo promove uma compressão mecânica sobre o diafragma, pulmões e caixa torácica, levando a uma insuficiência pulmonar restritiva. A obesidade promove também diminuição da complacência total do sistema respiratório e aumento da resistência pulmonar.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre avaliação da capacidade e função muscular respiratória, pode-se afirmar que o volume de reserva expiratória é:
o volume de ar que permanece nos pulmões ao final de uma respiração normal.
a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões durante um ciclo respiratório comum.
a quantidade de ar que permanece dentro dos pulmões depois de uma expiração forçada.
o maior volume de ar mobilizado nos pulmões tanto na inspiração quanto na expiração.
a quantidade de ar que sai dos pulmões após uma expiração forçada.

Prévia do material em texto

AOL 4- MTA e EC
1- Leia o excerto a seguir: “A presença da barreira é a principal causa da sobrevivência do cérebro, sendo esta a responsável pela manutenção do ambiente restrito e controlado que este órgão necessita para sobreviver. A BHE é bem mais que uma separação física entre o sangue e o tecido cerebral. Ela é hoje definida como uma estrutura dinâmica e complexa específica do SNC, constituída por células endoteliais cerebrais que evoluíram e apresentam aqui características bem distintas do restante endotélio vascular presente no organismo, o que permite manter um ambiente cerebral extremamente controlado.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre imagenologia neurológica, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Um meio de contraste não consegue ultrapassar a barreira hematoencefálica saudável, mas se espalha pelos vasos sanguíneos, não havendo, assim, realce parenquimatoso.
Porque:
II. Caso a barreira hematoencefálica esteja lesionada, o parênquima encefálico irá se realçar com o meio de contraste.
A seguir, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (Resposta correta)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
2- Leia o excerto a seguir:“O trauma é a maior indicação de um estudo radiológico do esqueleto e é utilizado há cerca de 100 anos na medicina. Desde a descoberta do raio X pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen, sua aplicação na avaliação de fraturas e luxações recebeu imediata atenção. Entretanto, o raio X, ou qualquer outro método por imagem, não é o instrumento mais importante na avaliação do trauma.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre imagenologia em traumatologia, podemos dizer que os exames de imagem não são a parte principal da avaliação traumatológica, porque:
os exames de imagem devem ser solicitados apenas após um exame físico detalhado e a determinação do mecanismo do trauma.
os achados radiológicos estão ausentes em diversas lesões. (Resposta correta)
exames de imagem são essenciais no acompanhamento da consolidação óssea.
são métodos secundários que costumam ser solicitados em casos de ausência de anormalidade clínica.
luxações, entorses, distensões, contusões e esmagamentos não são bem visualizados na radiografia.
3- Leia o excerto a seguir: “A principal doença osteometabólica que acomete mais a população é a osteoporose, que ocorre por causa da diminuição progressiva da massa óssea, fazendo com que os ossos se tornem frágeis e propensos às fraturas.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre densitometria óssea, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O principal sintoma da osteoporose é dor em membros inferiores.
II. ( ) Muitas vezes, o indivíduo com osteoporose fratura um osso sem trauma ou motivo aparente.
III. ( ) Para o diagnóstico da osteoporose, a densitometria óssea deve ser realizada na coluna lombar, fêmur e antebraço.
IV. ( ) A densitometria óssea também é utilizada no acompanhamento do crescimento ósseo até o início da adolescência.
V. ( ) Osteopenia é a diminuição da massa óssea, que pode ser fisiológica.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F, V, V, F, F.
F, F, V, V, V.
 F, V, F, V, F.
F, V, V, F, V. (Resposta correta)
V, F, V, F, V.
4- A medida dos fluxos aéreos pulmonares é amplamente utilizada pelos fisioterapeutas em sua prática clínica. Ela traz informações que auxiliam na identificação de doenças obstrutivas e permitem o acompanhamento e a evolução do paciente em reabilitação pulmonar. Nesse exame, são mensurados o volume corrente, a capacidade vital forçada, o volume expiratório forçado em 1 segundo, e a ventilação voluntária máxima.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre avaliação da capacidade e função muscular respiratória, pode-se afirmar que:
para realizar esse exame é necessário um ventilômetro.
para realizar esse exame é necessário um esfigmomanômetro. 
para realizar esse exame é necessário um manovacuômetro.
para realizar este exame é necessário um espirômetro. (Resposta correta)
para realizar esse exame é necessário um oxímetro.
5- Leia o excerto a seguir: “A ultrassonografia (US) tem auxiliado na identificação das alterações musculoesqueléticas a partir de algum tempo de instalação do quadro clínico. Por isso é necessário se conhecer as imagens para compreender o tipo e o estágio de atividade das lesões, entender se está havendo resposta ao tratamento ou se surgiram complicações.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre ultrassonografia de tecidos moles, analise as terminologias utilizadas no laudo ultrassonográfico a seguir e as associe com as respectivas características de imagem:
1) Anecoica ou anecogênica.
2) Hipoecoica ou hipocogênica.
3) Isoecoica ou isoecogênica.
4) Ecoica ou ecogênica.
5) Hiperecoica ou hiperecogênica.
( ) Imagem com quantidade de eco igual às outras estruturas da região, de difícil visualização.
( ) Com pouca quantidade de eco, cinza escura.
( ) Imagem sem eco, enegrecida, geralmente indica a presença de líquido.
( ) Imagem esbranquiçada com mais eco que as estruturas locais.
( ) Grande quantidade de ecos com imagem muito branca brilhante.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
5, 4, 1, 2, 3.
4, 3, 5, 1, 2.
3, 2, 1, 5, 4. (Resposta correta)
3, 2, 4, 5, 1.
2, 5, 3, 1, 4.
6- Leia o trecho a seguir: “O tabagismo é considerado uma doença crônica. Mais de 7 milhões de mortes por ano são atribuídas ao consumo de tabaco, além de o tabagismo ser responsável por promover o desenvolvimento de diversas doenças, como doenças ateroscleróticas que, ao gerar inflamação leve, é capaz de provocar dislipidemias e surgimento de sarcopenia por meio de respostas catabólicas do músculo esquelético. Além disso, pode predispor o desenvolvimento da DPOC, gerando uma resposta inflamatória anormal nos pulmões, perda de massa muscular esquelética e disfunção muscular.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a avaliação pneumofuncional, analise as afirmativas a seguir.
I. Durante a anamnese, o fisioterapeuta deve perguntar ao paciente fumante a quantidade de cigarros fumados por dia e há quanto tempo fuma.
II. A presença de sintomas leves, como tosse sem muco, está associada ao status tabágico do fumante passivo.
III. O status tabágico do paciente deve considerar se o paciente é fumante atualmente, ex-fumante ou fumante passivo.
IV. A dispneia e a tosse produtiva são sintomas indicativos de doença respiratória decorrente do tabagismo. 
Está correto apenas o que se afirma em:
I e II.
I e III. (Resposta correta)
III e IV.
II e III. 
II e IV.
7- Leia o excerto a seguir: “O densitômetro é um aparelho que utiliza a técnica DEXA (absorciometria por raio X com dupla energia), que avalia a densidade de massa óssea. Durante a realização do exame, o detector, movendo-se juntamente com a fonte de radiação, passam através do corpo do paciente. O programa calcula a densidade óssea de cada região analisada e os dados são utilizados na construção de uma imagem, que será avaliada por um médico especialista.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre densitometria óssea, analise as etapas a seguir e as ordene de acordo com a sequência que ocorrem no processo de formação de imagem na densitometria.
( ) Ao passar através do osso, o feixe de radiação é atenuado.
( ) O feixe atenuado atinge o detector.
( ) Fótons emitidos são colimados em um feixe de radiação.
( ) A intensidade do feixe é registrada pelo densitômetro.
( ) A intensidade do feixe de radiação é reduzida por meio da ionização.
Agora, assinale a alternativa queapresenta a sequência correta.
1, 5, 3, 4, 2.
4, 3, 5, 2, 1.
2, 4, 1, 5, 3. (Resposta correta)
5, 2, 4, 1, 3.
2, 4, 1, 3, 5.
8- Leia o excerto a seguir: “Nos procedimentos de angiografia de subtração digital (DSA – digital subtraction angiography), inicialmente ocorre a aquisição de uma imagem da região de interesse do exame, e esta é subtraída digitalmente das imagens adquiridas na sequência com a injeção do material de contraste. Com isso, é possível visualizar a estrutura vascular e dos vasos de interesse.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre arteriografia, podemos dizer que a técnica de angiografia por subtração digital somente é solicitada para avaliar uma possível intervenção cirúrgica, porque:
ocasionalmente os meios de contraste provocam reações adversas.
o cateter pode causar descolamento das placas ateroscleróticas com consequente embolia.
choque, convulsões, insuficiência cardíaca e parada cardíaca durante o procedimento são frequentes.
infecção local, lesão arterial ou deslocamento das placas ateroscleróticas são frequentes.
é um exame invasivo que necessita a punção e grande quantidade de contraste iodado, e outras técnicas podem ser usadas para visualizar os vasos para outros fins. (Resposta correta)
9- Leia o trecho a seguir: “A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) tem início insidioso e geralmente ocorre em idosos. Uma história de tosse produtiva, sibilância e dispneia, sobretudo com exercícios, é típica. O exame físico desse paciente pode apresentar taquipneia, desconforto respiratório, uso de músculos acessórios e retração intercostal. Tórax em tonel (ou em barril) é uma observação comum. Pode haver hiper-ressonância/timpanismo à percussão, expansibilidade reduzida e murmúrio vesicular diminuído à ausculta pulmonar.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre avaliação pneumofuncional, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A taquipneia é o ritmo respiratório mais acelerado do que 20 incursões respiratórias por minuto, observada na inspeção estática. 
II. ( ) Para avaliar a expansibilidade anterior o fisioterapeuta, deve colocar as mãos sobre o tórax observar a separação dos dedos durante a inspiração profunda.
III. O tórax em tonel é uma deformidade torácica em que há o afundamento do esterno com projeção do tórax para dentro.
IV. O som timpânico (hiper-ressonâncio) é característico de situações de acúmulo de líquido dentro dos pulmões. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F, V, V, F.
V, F, V, F.
V, V, F, F. (Resposta correta)
F, F, V, V.
V, F, F, V.
10- Leia o excerto a seguir: “A fratura pode ser entendida como uma lesão grave das partes moles dentro da qual também há um osso fraturado. A lesão das partes moles em forno de uma fratura, muitas vezes, influencia o tratamento da fratura e a probabilidade de se deparar com complicações”.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre imagenologia em traumatologia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Existem fraturas específicas da fase de crescimento.
II. ( ) A luxação é frequentemente relacionada à ruptura completa de ligamentos e mínima de cápsula articular.
III. ( ) As articulações que luxam mais frequentemente são a do quadril e tornozelo.
IV. ( ) No momento do entorse leve, o paciente não costuma apresentar dor, porém, horas depois a dor aparece.
V. ( ) O diagnóstico de lesão meniscal em fase aguda é feito por meio da tomografia computadorizada em estresse.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V, V, F, V, F. (Resposta correta)
V, F, V, F, V.
F, V, V, F, F.
F, F, V, V, V.
F, V, F, V, F.
11- Os sintomas das doenças respiratórias podem surgir isolados ou em conjunto, trazendo dados importantes a respeito da doença de origem e sobre a gravidade dela. A tosse é um mecanismo de defesa respiratória que auxilia na eliminação de secreções quando estão presentes, e é um dos sintomas mais comuns nesse grupo de doenças. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a avaliação pneumofuncional, analise os sintomas a seguir e associe-os com suas respectivas definições.
1) Dispneia.
2) Hemoptise.
3) Sibilância.
4) Expectoração.
5) Dor torácica.
( ) Sensação anormal de aperto no peito acompanhada de ardência.
( ) Ruído anormal no tórax semelhante a um chiado.
( ) Eliminação de muco excessivo acumulado no sistema respiratório.
( ) Sensação de falta de ar acompanhada de aumento da frequência respiratória.
( ) Eliminação de sangue pela boca originado de hemorragia das vias aéreas. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1, 4, 2, 3, 5.
3, 4, 1, 5, 2. 
3, 1, 5, 2, 4. 
4, 1, 2, 5, 3.
5, 3, 4, 1, 2. (Resposta correta)
12- Leia o trecho a seguir: “A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) tem início insidioso e geralmente ocorre em idosos. Uma história de tosse produtiva, sibilância e dispneia, sobretudo com exercícios, é típica. O exame físico desse paciente pode apresentar taquipneia, desconforto respiratório, uso de músculos acessórios e retração intercostal. Tórax em tonel (ou em barril) é uma observação comum. Pode haver hiper-ressonância/timpanismo à percussão, expansibilidade reduzida e murmúrio vesicular diminuído à ausculta pulmonar.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre avaliação pneumofuncional, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A taquipneia é o ritmo respiratório mais acelerado do que 20 incursões respiratórias por minuto, observada na inspeção estática. 
II. ( ) Para avaliar a expansibilidade anterior o fisioterapeuta, deve colocar as mãos sobre o tórax observar a separação dos dedos durante a inspiração profunda.
III. O tórax em tonel é uma deformidade torácica em que há o afundamento do esterno com projeção do tórax para dentro.
IV. O som timpânico (hiper-ressonâncio) é característico de situações de acúmulo de líquido dentro dos pulmões. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F, F, V, V.
V, F, V, F.
V, F, F, V.
F, V, V, F.
V, V, F, F. (Resposta correta)
13- A frequência respiratória é um parâmetro básico da avaliação pulmonar avaliado durante a inspeção do tórax. O fisioterapeuta deve observar o movimento do tórax do paciente e contar o número de incursões respiratórias por minuto. É desejável que o paciente não perceba que sua respiração está sendo monitorada para não alterar o padrão respiratório. Durante a mensuração podem ser evidenciados sinais de dificuldade ou esforço respiratório. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre sinais vitais, analise os termos a seguir e associe-os com suas respectivas definições.
1) Taquipneia.
2) Bradipneia.
3) Dispneia.
4) Apneia.
5) Ortopneia.
( ) Respiração difícil, trabalhosa ou curta.
( ) Respiração mais rápida do que os valores de normalidade.
( ) Dificuldade para respirar no decúbito dorsal.
( ) Respiração mais lenta do que os valores de normalidade.
( ) Ausência da respiração.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
3, 4, 1, 5, 2. 
4, 1, 2, 5, 3.
4, 2, 1, 5, 3. 
5, 3, 1, 4, 2.
3, 1, 5, 2, 4. (Resposta correta)
14- Leia o excerto a seguir: “A traumatologia dedica-se ao estudo e ao tratamento das diferentes lesões que se podem produzir nas extremidades e na coluna. Na sua órbita de ação entram as fraturas ósseas, as luxações e diferentes classes de contusões.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre imagenologia em traumatologia, analise os tipos de lesões traumatológicas a seguir e os associe com suas respectivas características:
1) Fratura.
2) Luxação.
3) Contusão.
4) Distensão.
5) Amputação.
( ) Secção de um membro ou de parte dele.
( ) Trauma muscular por mecanismo direto.
( ) Durante um movimento súbito intenso, as fibras musculares ultrapassam os limites de seu alongamento.
( )Perda de continuidade ou integridade do tecido ósseo.
( ) Perda total da congruência articular.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
5, 3, 4, 1, 2. (Resposta correta)
3, 2, 4, 5, 1.
5, 4, 1, 2, 3.
2, 5, 3, 1, 4.
4, 3, 5, 1, 2.
15- Leia o trecho a seguir: “A manovacuometria é um método muito utilizado na avaliação respiratória, cujo objetivo é medir pressões positivas (manômetro) e pressões negativas (vacuômetro). Ela permite a mensuração da força dos músculos inspiratórios (pressão negativa) e expiratórios (pressão positiva), auxiliando na avaliação da mecânica respiratória, útil no diagnóstico de distúrbios da respiração, e na determinação de parâmetros para iniciar e descontinuar a ventilação mecânica em cuidados intensivos.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre avaliação da força muscular respiratória, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A força do músculo diafragma é avaliada durante a mensuração da pressão expiratória máxima (PEmax). 
II. ( ) Os músculos abdominais são avaliados durante a mensuração da pressão inspiratória máxima (PImax). 
III. ( ) Um paciente com valor de PImax de -115 cm/H2O apresenta força de musculatura inspiratória normal.
IV. ( ) Um paciente com valor de PEmax de 110 cm/H2O apresenta força de musculatura expiratória normal.
V. ( ) A manovacuometria é indicada para avaliar pacientes com fadiga muscular e doenças neuromusculares. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F, F, V, V, V. (Resposta correta)
V, F, F, V, V.
V, V, F, F, V.
V, F, F, V, F. 
V, V, V, F, F.
16- Leia o excerto a seguir: “Uma fratura é qualquer ruptura ou perda na continuidade de um osso. A palavra ‘fratura’ abrange um amplo espectro de possíveis lesões de uma fratura femoral multifragmentária, exposta a uma por estresse sem desvio de um metatarso.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre imagenologia em traumatologia, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A história do trauma, sinais e sintomas são parte essencial da avaliação da fratura.
Porque:
II. Existem casos que o achado radiológico é tão sutil que não pode ser identificado.
A seguir, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (Resposta correta)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
17- Leia o trecho a seguir: “O tabagismo é considerado uma doença crônica. Mais de 7 milhões de mortes por ano são atribuídas ao consumo de tabaco, além de o tabagismo ser responsável por promover o desenvolvimento de diversas doenças, como doenças ateroscleróticas que, ao gerar inflamação leve, é capaz de provocar dislipidemias e surgimento de sarcopenia por meio de respostas catabólicas do músculo esquelético. Além disso, pode predispor o desenvolvimento da DPOC, gerando uma resposta inflamatória anormal nos pulmões, perda de massa muscular esquelética e disfunção muscular.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a avaliação pneumofuncional, analise as afirmativas a seguir.
I. Durante a anamnese, o fisioterapeuta deve perguntar ao paciente fumante a quantidade de cigarros fumados por dia e há quanto tempo fuma.
II. A presença de sintomas leves, como tosse sem muco, está associada ao status tabágico do fumante passivo.
III. O status tabágico do paciente deve considerar se o paciente é fumante atualmente, ex-fumante ou fumante passivo.
IV. A dispneia e a tosse produtiva são sintomas indicativos de doença respiratória decorrente do tabagismo. 
Está correto apenas o que se afirma em:
I e III. (Resposta correta)
II e IV.
I e II.
II e III. 
III e IV.
18- Leia o trecho a seguir: “A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é multifatorial e se caracteriza por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA), cujos principais fatores de risco incluem idade, etnia, excesso de peso, ingestão de sódio, ingestão de álcool, sedentarismo, baixa escolaridade e fatores genéticos. Cerca de 31% da população adulta, aproximadamente 1,2 bilhão de pessoas no mundo, é portadora de HAS. No Brasil, a doença afeta cerca de 30% da população e constitui-se no maior fator de risco para lesões cardíacas e cerebrovasculares, além de ser importante causa de invalidez permanente.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre sinais vitais, pode-se afirmar que os valores considerados de normalidade para a pressão arterial são: 
pressão sistólica ≤ 110 mmHg e pressão diastólica ≤ 70 mmHg.
pressão sistólica ≤ 140 mmHg e pressão diastólica ≤ 110 mmHg.
pressão sistólica ≤ 150 mmHg e pressão diastólica ≤ 80 mmHg.
pressão sistólica ≤ 120 mmHg e pressão diastólica ≤ 80 mmHg. (Resposta correta)
pressão sistólica ≤ 80 mmHg e pressão diastólica ≤ 120 mmHg.
19- Leia o trecho a seguir: “A hipertensão arterial sistêmica (HAS) acomete 30 a 40% da população mundial. No Brasil, sua prevalência varia de 22,3 a 43,9%, atingindo mais de 60% dos idosos. A HAS está diretamente associada à incidência de doenças cardíacas e cerebrovasculares, responsáveis por aproximadamente 20% das mortes em indivíduos acima de 30 anos. Modificações no estilo de vida, incluindo exercício físico, alimentação saudável, redução do peso corporal e cessação do tabagismo têm sido fortemente recomendadas para prevenção e tratamento da HAS.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre sinais vitais, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O aumento da frequência cardíaca irá elevar a pressão arterial do paciente.
Porque:
II. O aumento da frequência cardíaca aumenta o débito cardíaco. 
A seguir, assinale a alternativa correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta do I. (Resposta correta)
20- Leia o excerto a seguir: “A fratura pode ser entendida como uma lesão grave das partes moles dentro da qual também há um osso fraturado. A lesão das partes moles em forno de uma fratura, muitas vezes, influencia o tratamento da fratura e a probabilidade de se deparar com complicações”.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre imagenologia em traumatologia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Existem fraturas específicas da fase de crescimento.
II. ( ) A luxação é frequentemente relacionada à ruptura completa de ligamentos e mínima de cápsula articular.
III. ( ) As articulações que luxam mais frequentemente são a do quadril e tornozelo.
IV. ( ) No momento do entorse leve, o paciente não costuma apresentar dor, porém, horas depois a dor aparece.
V. ( ) O diagnóstico de lesão meniscal em fase aguda é feito por meio da tomografia computadorizada em estresse.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F, F, V, V, V.
V, V, F, V, F. (Resposta correta)
V, F, V, F, V.
F, V, F, V, F.
F, V, V, F, F.
21- Leia o excerto a seguir: “O sistema nervoso (SN) é composto de tecido nervoso e quantidade relativamente pequena de tecido conjuntivo. Há basicamente dois tipos de células no tecido nervoso: (1) neurônios (células nervosas), que transmitem o impulso nervoso, e (2) células neurogliais, células de sustentação que fornecem ajuda e nutrição aos neurônios.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre imagenologia neurológica, analise as afirmativas a seguir.
I. Ossos faciais fazem parte do crânio.II. O cérebro se divide em encéfalo, tronco encefálico e cerebelo.
III. O encéfalo se divide em telencéfalo e diencéfalo.
IV. Depois do bulbo, os nervos saem do crânio e vão para o canal vertebral.
V. A coluna vertebral tem entre 31 e 33 vértebras.
Está correto apenas o que se afirma em:
I, II e III.
III, IV e V.
II, IV e V.
II, III e IV.
I, IV e V. (Resposta correta)
22- Considere o caso clínico a seguir:Paciente do sexo feminino, 50 anos, tabagista há 30 anos, foi encaminhada pelo cardiologista para o programa de reabilitação cardiopulmonar. A proposta do programa é treinar o condicionamento físico da paciente por meio de exercícios físicos. Para isso, seus sinais vitais foram aferidos antes da sessão para controle e decisão terapêutica. Os valores encontrados foram:
FC = 135
FR =19
PA = 150 x 100 mmHg
SatPO2 = 98%
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre avaliação do sistema cardiorrespiratório, analise as afirmativas a seguir.
I. A paciente apresenta valores elevados de frequência cardíaca.
II. A paciente está taquipneica.
III. A paciente apresenta valores normais de pressão arterial.
IV. A saturação de oxigênio da paciente está normal.
Está correto apenas o que se afirma em:
I e II.
II e III.
I e III.
III e IV.
I e IV. (Resposta correta)
23- Leia o trecho a seguir: “O medo causado pelo alastramento da Covid-19 provocou um novíssimo fenômeno de vendas: as dos oxímetros portáteis, pequenos dispositivos que medem a oxigenação sanguínea pela ponta dos dedos. Em pouco menos de dois meses, as dezenas de modelos do aparelho sumiram das farmácias, como se fossem frascos de álcool em gel. Em abril, o número de compras via e-commerce aumentou 171% em relação ao mesmo período de 2019. Para ter um deles agora é preciso esperar por semanas e desembolsar 59% a mais do que se pagava no ano anterior.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre oximetria, analise as afirmativas a seguir.
I. A oximetria identifica a quantidade de oxigênio transportado pela hemoglobina.
II. Valores de saturação de oxigênio acima de 80% são considerados ideais.
III. Pacientes com saturação abaixo de 90% têm indicação de oxigenioterapia.
IV. O oxímetro é indicado para o tratamento das sequelas respiratórias do Covid-19. 
Está correto apenas o que se afirma em:
III e IV.
II e III.
I e III. (Resposta correta)
II e IV.
I e II.
24- Leia o excerto a seguir: “O trauma é a maior indicação de um estudo radiológico do esqueleto e é utilizado há cerca de 100 anos na medicina. Desde a descoberta do raio X pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen, sua aplicação na avaliação de fraturas e luxações recebeu imediata atenção. Entretanto, o raio X, ou qualquer outro método por imagem, não é o instrumento mais importante na avaliação do trauma.”
Fonte: RODRIGUES, B. M. Diagnóstico por imagem no trauma músculo-esquelético: princípios gerais. Rev. Med., São Paulo, v. 90, n. 4, p. 185-94, out.-dez. 2011. (Adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre imagenologia em traumatologia, podemos dizer que os exames de imagem não são a parte principal da avaliação traumatológica, porque:
os achados radiológicos estão ausentes em diversas lesões. (Resposta correta)
luxações, entorses, distensões, contusões e esmagamentos não são bem visualizados na radiografia.
são métodos secundários que costumam ser solicitados em casos de ausência de anormalidade clínica.
exames de imagem são essenciais no acompanhamento da consolidação óssea.
os exames de imagem devem ser solicitados apenas após um exame físico detalhado e a determinação do mecanismo do trauma.
25- A inspeção do tórax é dividida em duas etapas: a inspeção estática, em que são observadas alterações anatômicas e posturais independentes da respiração; e a inspeção dinâmica, que leva em conta os movimentos respiratórios do paciente. Apesar da respiração ocorrer de forma automática na maior parte do tempo, o indivíduo pode interferir em seu ritmo de forma voluntária. Dessa forma, é desejável que não perceba que sua respiração está sendo avaliada para não modificar seu padrão respiratório. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre avaliação pneumofuncional, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 I. ( ) Chama-se de padrão respiratório misto a situação na qual o paciente utiliza a musculatura abdominal e a musculatura torácica simultaneamente durante a respiração. 
II. ( ) O paciente é dito eupneico quando seu ritmo respiratório é de 80 a 120 incursões respiratórias por minuto.
III. ( ) A avaliação da expansibilidade torácica se inicia na inspeção e se completa com a palpação do tórax para percepção de mobilidade. 
IV. ( ) O uso da musculatura acessória em decorrência de desconforto respiratório é chamado de cornagem.
V. ( ) A denominação tosse produtiva e eficaz significa que o paciente é capaz de tossir e que sua tosse vem acompanhada de secreção.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V, F, F, V, F.
F, V, V, F, F.
V, F, V, F, V. (Resposta correta)
V, V, F, F, V.
F, F, F, V, V. 
26- Leia o excerto a seguir:
“A habilidade em conduzir uma abordagem apropriada utilizando diferentes métodos de avaliação para fundamentar um diagnóstico correto e obter as informações necessárias para as decisões clínicas depende do conhecimento das capacidades e limitações dos exames.”
Fonte: SILVA, R. M. F. L. Semiologia cardiovascular: método clínico, principais síndromes e exames complementares. Rio de Janeiro: Thieme Revinter, 2019. 214 p.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre angiografia, analise os métodos de diagnóstico vascular a seguir e os associe com as respectivas aplicações:
1) Radiografia.
2) Doppler contínuo.
3) Eco-Doppler.
4) Tomografia computadorizada.
5) Linfocintilografia.
( ) Padrão ouro no diagnóstico da aneurisma.
( ) Imagens mapeiam o percurso do contraste nos vasos linfáticos, tornando possível identificar acúmulos e interrupções do seu trajeto.
( ) Associa a imagem anatômica dos vasos, tanto arteriais como venosos, à hemodinâmica do sangue de maneira não invasiva, em tempo real.
( ) Permite definir se o vaso está pérvio, com o fluxo normal, por meio do som emitido.
( ) Utilizada para localizar stents e endopróteses e calcificações parietais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
3, 2, 4, 5, 1.
4, 3, 5, 1, 2.
4, 5, 3, 2, 1. (Resposta correta)
5, 4, 1, 2, 3.
2, 5, 3, 1, 4.
27- Leia o trecho a seguir: “A deformidade Pectus Excavatum é uma malformação congênita da parede anterior do tórax, sendo a deformidade torácica mais frequente com uma incidência de 1 em cada 400-1000 nascidos vivos. É mais frequente em homens numa relação de 4:1. Pode ocasionar compressão dos órgãos torácicos provocando dificuldade respiratória, infecções respiratórias frequentes, intolerância ao exercício, transtornos cardiológicos e psicológicos.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre avaliação pneumofuncional, pode-se afirmar que pectus excavatum é definido como uma:
deformidade caracterizada pelo aumento do diâmetro anteroposterior do tórax. 
deformidade caracterizada por assimetria das costelas associada a rotações vertebrais. 
deformidade caracterizada pela proeminência do esterno.
deformidade caracterizada pelo aumento do número de costelas.
deformidade caracterizada pelo afundamento ou abaulamento do tórax. (Resposta correta)
28- Leia o trecho a seguir: “São vários os fatores que interferem na mecânica respiratória do obeso, resultando em reduções dos volumes e capacidades pulmonares, principalmente volume de reserva expiratória e capacidade residual funcional. O excesso de tecido adiposo promove uma compressão mecânica sobre o diafragma, pulmões e caixa torácica, levando a uma insuficiência pulmonar restritiva. A obesidade promove também diminuição da complacência total do sistema respiratório e aumento da resistência pulmonar.”
Considerando essasinformações e o conteúdo estudado sobre avaliação da capacidade e função muscular respiratória, pode-se afirmar que o volume de reserva expiratória é: 
o volume de ar que permanece nos pulmões ao final de uma respiração normal.
a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões durante um ciclo respiratório comum.
a quantidade de ar que permanece dentro dos pulmões depois de uma expiração forçada. 
o maior volume de ar mobilizado nos pulmões tanto na inspiração quanto na expiração. 
a quantidade de ar que sai dos pulmões após uma expiração forçada. (Resposta correta)

Mais conteúdos dessa disciplina