Logo Passei Direto
Buscar

Av. fund. Hist.

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

É notório o grande esforço empreendido pelo Serviço Social no sentido de buscar apoiar-se em bases científicas e teórico-metodológicas para melhor consubstanciar sua atuação profissional.
Sobre o tema, assinale a alternativa que apresenta corretamente a contribuição da obra de Mary Richmond, que ficou conhecida como a mãe do Serviço Social Profissional.
A autora trouxe para o âmbito do Serviço Social métodos fundamentados pela teoria social baseada no tomismo.
A autora é responsável pela teorização sobre Serviço Social, assistência social e caridade; secularização da profissão, proposição de novos métodos de ação profissionais mais racionais.
A autora trouxe para o âmbito do Serviço Social as bases neotomistas.
A autora é responsável pela contribuição teórico e metodológica para a futura concepção crítica da profissão, embasada no método histórico-dialético.
A autora é responsável pela teorização sobre Serviço Social e reedição de métodos de atuação profissional fundamentados nos preceitos da Igreja Católica.

O Serviço Social passou por várias fases e em cada uma assumiu modelos como projeto de formação do assistente social. Dessa forma, o profissional foi se capacitando para intervir nos processos sociais de acordo com o contexto histórico de cada época.
Quais foram as primeiras escolas de Serviço Social no Brasil?
A primeira foi a Escola de Serviço Social do Rio de Janeiro, em 1936 e a segunda a Escola de Serviço Social de São Paulo, em 1937.
A primeira foi em São Paulo, no ano de 1938, como curso do Instituto de Educação Familiar e a segunda foi a Escola de Serviço Social do Rio de Janeiro, em 1944.
A primeira foi a Escola de Serviço Social de São Paulo, em 1937 e a segunda foi a Escola de Serviço Social do Rio de Janeiro, como um curso técnico.
A primeira foi a Escola de Serviço Social de São Paulo, em 1936 e a segunda a Escola de Serviço Social do Rio de Janeiro, em 1944.
A primeira foi a Escola de Serviço Social do Rio de Janeiro, em 1938 e a segunda a Escola de Serviço Social de São Paulo, em 1939.

Uma das estratégias do Estado burguês para o enfrentamento da 'questão social' reside na implantação das políticas sociais.
No Brasil, esta estratégia começa a ser efetivada:
A partir da crise estrutural do capitalismo da década de 1970.
Mediante o reconhecimento das necessidades da população pobre.
Devido à pressão dos sindicatos patronais.
Com a emergência do capitalismo monopolista.
Como consequência da institucionalização do Serviço Social.

Marxismo é uma corrente criada a partir da obra de Karl Marx, permitiu compreender que os fatos humanos são instituições sociais e históricas produzidas não pelo espírito e pela vontade livre dos indivíduos, mas pelas condições objetivas nas quais a ação e o pensamento humanos devem realizar.
Quanto à categoria mediação no serviço social, assinale a alternativa correta.
A mediação reflexiva do ser social é o trabalho.
A captura das mediações implica, principalmente, acessar a aparência dos objetos reais.
A mediação ontológica do ser social é a resolução de conflitos.
As mediações são lócus de intervenção profissional.
A apreensão das mediações implica articular conteúdos da realidade com as determinações sócio-históricas que o atravessam e conformam os fenômenos sociais.

O Serviço Social, a partir do Movimento de Reconceituação, alinha-se à perspectiva teórico crítica, cuja maior expressão é o Materialismo Histórico Dialético.
Sobre a categoria totalidade, assinale a alternativa correta.
A categoria totalidade, e nela os vetores positivos, é que no interior dos complexos totais, representa, por excelência a noção de movimento, de mudança e especialmente de superação.
O conhecimento da totalidade concreta se dá essencialmente através de um processo sintético, de uma postura rigorosamente ontológica, que assevera que a reprodução feita pela razão é o processo de gênese do próprio concreto.
O método dialético exprime o caminho metodológico através de aproximações sucessivas, que significa uma sempre tendencial busca da totalidade como um saber absoluto.
No processo efetivo de captura do real em sua totalidade, esse movimento cognitivo é plurívoco, unívoco e abstrativo sintetizante. Esse processo de conhecimento do real combinado aos ideais abstrativos é incompatível com observações empíricas.
O processo de conhecimento se faz por aproximações sucessivas. O concreto não é apreensível no plano da imediaticidade, mas representa o produto, o resultado de um complexo processo dos movimentos da razão.

Os fundamentos teórico-metodológicos do trabalho social com famílias embasam e repercutem em modos e características peculiares de se trabalhar com família.
Esse referencial teórico metodológico trouxe como consequências ao trabalho com famílias:
ações periciais mediante estudo e avaliação da situação da família.
o acesso aos auxílios e serviços vinculados aos modos de vida das famílias.
ações de planejamento, execução, avaliação de serviços e benefícios.
o exame contextualizado das questões apresentadas pela família.
o monitoramento do trabalho com a participação das famílias.

Desde o surgimento da profissão do Serviço Social, houve uma preocupação com o aporte teórico e técnico que fundamentaria as ações dos assistentes sociais.
Com base nessa afirmação e na presença de postulados tomistas na gênese do Serviço Social, assinale a alternativa correta.
As encíclicas sociais tiveram papel dispensável na concepção de mundo de diferentes profissionais e intelectuais em diversas regiões do mundo ocidental cristão.
A presença da doutrina social católica não influenciava a leitura que os assistentes sociais faziam acerca da realidade social e econômica brasileira.
As primeiras referências do Serviço Social foram buscadas na doutrina social da igreja, cuja visão de homem e mundo influenciou decisivamente a profissão do assistente social.
Na perspectiva tomista, o poder temporal é dissociado do poder espiritual.
A Igreja Católica, buscou em São João o caráter teológico e filosófico para justificar suas ideias e ações.

O capitalismo, cujo objetivo é a acumulação de capital, apresenta como características, dentre outras, a propriedade privada dos meios de produção e o uso de mão de obra assalariada.
Outra característica peculiar do modo de produção capitalista traduz-se:
na economia agrária voltada para a subsistência, com base em uma sociedade hierarquizada dividida entre a nobreza, o clero e os trabalhadores.
no caráter fundante do ser social, que impulsiona a dinâmica da vida em sociedade, incidindo de forma decisiva no processo de ruptura do homem com a natureza.
na possibilidade de se realizar uma atividade vital consciente, a partir das condições postas pela natureza, fato que distingue o homem imediatamente da atividade vital animal.
na transformação da força de trabalho em mercadoria, onde o trabalhador vende sua força de trabalho em troca de um salário.
no caráter universal da atividade humana, ou seja, na necessidade natural do homem de transformar a natureza para satisfazer suas necessidades.

O Positivismo é uma corrente de pensamento que surgiu em meados do século XIX na França. O método do positivismo se opõe ao racionalismo e ao idealismo consiste na observação dos fenômenos.
Sobre o Positivismo e o Serviço Social analise as afirmativas:
I. A partir da década de 1940 o positivismo passa influenciar a concepção e condução das ações profissionais de Serviço Social.
II. O positivismo utilizou os métodos científicos das ciências naturais para estudo da sociedade influenciando também o Serviço Social.
III. A neutralidade profissional era uma das características do positivismo que também impregnou o Serviço Social.
IV. A naturalização das desigualdades sociais como processos perenes, individuais e insuperáveis também foi uma influência.
Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV.
Estão corretas somente as afirmativas I e II.
Estão corretas somente as afirmativas II, III e IV.
Estão corretas somente as afirmativas II e III.
Estão corretas somente as afirmativas II, III e V.

A predominância feminina na profissão não é algo natural, mas é socialmente determinada. Inspirada no sistema patriarcal-racista-capitalista, essa força de trabalho é vinculada ao cuidado, ao trabalho doméstico, às atividades não remuneradas e, na indústria capitalista, às funções subalternas.
É correto afirmar, portanto, que o Serviço Social insere-se na divisão sociotécnica do trabalho, determinação central dos antagonismos e desigualdades configuradas nas relações sociais mais amplas, mas também
no grupo mais autônomo das profissões.
na produção material da sociedade.
na divisão sexual do trabalho.
no terreno neutro da diversidade humana.
no mercado consumidor de bens sociais.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

É notório o grande esforço empreendido pelo Serviço Social no sentido de buscar apoiar-se em bases científicas e teórico-metodológicas para melhor consubstanciar sua atuação profissional.
Sobre o tema, assinale a alternativa que apresenta corretamente a contribuição da obra de Mary Richmond, que ficou conhecida como a mãe do Serviço Social Profissional.
A autora trouxe para o âmbito do Serviço Social métodos fundamentados pela teoria social baseada no tomismo.
A autora é responsável pela teorização sobre Serviço Social, assistência social e caridade; secularização da profissão, proposição de novos métodos de ação profissionais mais racionais.
A autora trouxe para o âmbito do Serviço Social as bases neotomistas.
A autora é responsável pela contribuição teórico e metodológica para a futura concepção crítica da profissão, embasada no método histórico-dialético.
A autora é responsável pela teorização sobre Serviço Social e reedição de métodos de atuação profissional fundamentados nos preceitos da Igreja Católica.

O Serviço Social passou por várias fases e em cada uma assumiu modelos como projeto de formação do assistente social. Dessa forma, o profissional foi se capacitando para intervir nos processos sociais de acordo com o contexto histórico de cada época.
Quais foram as primeiras escolas de Serviço Social no Brasil?
A primeira foi a Escola de Serviço Social do Rio de Janeiro, em 1936 e a segunda a Escola de Serviço Social de São Paulo, em 1937.
A primeira foi em São Paulo, no ano de 1938, como curso do Instituto de Educação Familiar e a segunda foi a Escola de Serviço Social do Rio de Janeiro, em 1944.
A primeira foi a Escola de Serviço Social de São Paulo, em 1937 e a segunda foi a Escola de Serviço Social do Rio de Janeiro, como um curso técnico.
A primeira foi a Escola de Serviço Social de São Paulo, em 1936 e a segunda a Escola de Serviço Social do Rio de Janeiro, em 1944.
A primeira foi a Escola de Serviço Social do Rio de Janeiro, em 1938 e a segunda a Escola de Serviço Social de São Paulo, em 1939.

Uma das estratégias do Estado burguês para o enfrentamento da 'questão social' reside na implantação das políticas sociais.
No Brasil, esta estratégia começa a ser efetivada:
A partir da crise estrutural do capitalismo da década de 1970.
Mediante o reconhecimento das necessidades da população pobre.
Devido à pressão dos sindicatos patronais.
Com a emergência do capitalismo monopolista.
Como consequência da institucionalização do Serviço Social.

Marxismo é uma corrente criada a partir da obra de Karl Marx, permitiu compreender que os fatos humanos são instituições sociais e históricas produzidas não pelo espírito e pela vontade livre dos indivíduos, mas pelas condições objetivas nas quais a ação e o pensamento humanos devem realizar.
Quanto à categoria mediação no serviço social, assinale a alternativa correta.
A mediação reflexiva do ser social é o trabalho.
A captura das mediações implica, principalmente, acessar a aparência dos objetos reais.
A mediação ontológica do ser social é a resolução de conflitos.
As mediações são lócus de intervenção profissional.
A apreensão das mediações implica articular conteúdos da realidade com as determinações sócio-históricas que o atravessam e conformam os fenômenos sociais.

O Serviço Social, a partir do Movimento de Reconceituação, alinha-se à perspectiva teórico crítica, cuja maior expressão é o Materialismo Histórico Dialético.
Sobre a categoria totalidade, assinale a alternativa correta.
A categoria totalidade, e nela os vetores positivos, é que no interior dos complexos totais, representa, por excelência a noção de movimento, de mudança e especialmente de superação.
O conhecimento da totalidade concreta se dá essencialmente através de um processo sintético, de uma postura rigorosamente ontológica, que assevera que a reprodução feita pela razão é o processo de gênese do próprio concreto.
O método dialético exprime o caminho metodológico através de aproximações sucessivas, que significa uma sempre tendencial busca da totalidade como um saber absoluto.
No processo efetivo de captura do real em sua totalidade, esse movimento cognitivo é plurívoco, unívoco e abstrativo sintetizante. Esse processo de conhecimento do real combinado aos ideais abstrativos é incompatível com observações empíricas.
O processo de conhecimento se faz por aproximações sucessivas. O concreto não é apreensível no plano da imediaticidade, mas representa o produto, o resultado de um complexo processo dos movimentos da razão.

Os fundamentos teórico-metodológicos do trabalho social com famílias embasam e repercutem em modos e características peculiares de se trabalhar com família.
Esse referencial teórico metodológico trouxe como consequências ao trabalho com famílias:
ações periciais mediante estudo e avaliação da situação da família.
o acesso aos auxílios e serviços vinculados aos modos de vida das famílias.
ações de planejamento, execução, avaliação de serviços e benefícios.
o exame contextualizado das questões apresentadas pela família.
o monitoramento do trabalho com a participação das famílias.

Desde o surgimento da profissão do Serviço Social, houve uma preocupação com o aporte teórico e técnico que fundamentaria as ações dos assistentes sociais.
Com base nessa afirmação e na presença de postulados tomistas na gênese do Serviço Social, assinale a alternativa correta.
As encíclicas sociais tiveram papel dispensável na concepção de mundo de diferentes profissionais e intelectuais em diversas regiões do mundo ocidental cristão.
A presença da doutrina social católica não influenciava a leitura que os assistentes sociais faziam acerca da realidade social e econômica brasileira.
As primeiras referências do Serviço Social foram buscadas na doutrina social da igreja, cuja visão de homem e mundo influenciou decisivamente a profissão do assistente social.
Na perspectiva tomista, o poder temporal é dissociado do poder espiritual.
A Igreja Católica, buscou em São João o caráter teológico e filosófico para justificar suas ideias e ações.

O capitalismo, cujo objetivo é a acumulação de capital, apresenta como características, dentre outras, a propriedade privada dos meios de produção e o uso de mão de obra assalariada.
Outra característica peculiar do modo de produção capitalista traduz-se:
na economia agrária voltada para a subsistência, com base em uma sociedade hierarquizada dividida entre a nobreza, o clero e os trabalhadores.
no caráter fundante do ser social, que impulsiona a dinâmica da vida em sociedade, incidindo de forma decisiva no processo de ruptura do homem com a natureza.
na possibilidade de se realizar uma atividade vital consciente, a partir das condições postas pela natureza, fato que distingue o homem imediatamente da atividade vital animal.
na transformação da força de trabalho em mercadoria, onde o trabalhador vende sua força de trabalho em troca de um salário.
no caráter universal da atividade humana, ou seja, na necessidade natural do homem de transformar a natureza para satisfazer suas necessidades.

O Positivismo é uma corrente de pensamento que surgiu em meados do século XIX na França. O método do positivismo se opõe ao racionalismo e ao idealismo consiste na observação dos fenômenos.
Sobre o Positivismo e o Serviço Social analise as afirmativas:
I. A partir da década de 1940 o positivismo passa influenciar a concepção e condução das ações profissionais de Serviço Social.
II. O positivismo utilizou os métodos científicos das ciências naturais para estudo da sociedade influenciando também o Serviço Social.
III. A neutralidade profissional era uma das características do positivismo que também impregnou o Serviço Social.
IV. A naturalização das desigualdades sociais como processos perenes, individuais e insuperáveis também foi uma influência.
Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV.
Estão corretas somente as afirmativas I e II.
Estão corretas somente as afirmativas II, III e IV.
Estão corretas somente as afirmativas II e III.
Estão corretas somente as afirmativas II, III e V.

A predominância feminina na profissão não é algo natural, mas é socialmente determinada. Inspirada no sistema patriarcal-racista-capitalista, essa força de trabalho é vinculada ao cuidado, ao trabalho doméstico, às atividades não remuneradas e, na indústria capitalista, às funções subalternas.
É correto afirmar, portanto, que o Serviço Social insere-se na divisão sociotécnica do trabalho, determinação central dos antagonismos e desigualdades configuradas nas relações sociais mais amplas, mas também
no grupo mais autônomo das profissões.
na produção material da sociedade.
na divisão sexual do trabalho.
no terreno neutro da diversidade humana.
no mercado consumidor de bens sociais.

Prévia do material em texto

Disciplina: FUNDAMENTOS HIST TEÓRICOS MET SERVIÇO SOCIAL  AV
Aluno: ALINE COSTA BENEVIDES 202110080296
Professor: VIVIANE CRISTINA SILVA VAZ RIBEIRO
 
Turma: 9001
DGT0871_AV_202110080296 (AG)   11/03/2023 17:42:33 (F) 
Avaliação: 3,00 pts Nota SIA: 3,00 pts
O aproveitamento da Avaliação Parcial será considerado apenas para as provas com nota maior ou igual a 4,0.
 
ENSINEME: PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA PROFISSÃO  
 
 1. Ref.: 6112976 Pontos: 1,00  / 1,00
É notório o grande esforço empreendido pelo Serviço Social no sentido de buscar apoiar-se em bases cientí�cas e
teórico-metodológicas para melhor consubstanciar sua atuação pro�ssional. Sobre o tema, assinale a alternativa que
apresenta corretamente a contribuição da obra de Mary Richmond, que �cou conhecida como a mãe do Serviço
Social Pro�ssional.
A autora trouxe para o âmbito do Serviço Social métodos fundamentados pela teoria social baseada no
tomismo.
 A autora é responsável pela teorização sobre Serviço Social, assistência social e caridade; secularização da
pro�ssão, proposição de novos métodos de ação pro�ssionais mais racionais.
A autora trouxe para o âmbito do Serviço Social as bases neotomistas.
A autora é responsável pela contribuição teórico e metodológica para a futura concepção crítica da pro�ssão,
embasada no método histórico-dialético.
A autora é responsável pela teorização sobre Serviço Social e reedição de métodos de atuação pro�ssional
fundamentados nos preceitos da Igreja Católica.
 2. Ref.: 6113156 Pontos: 0,00  / 1,00
O Serviço Social passou por várias fases e em cada uma assumiu modelos como projeto de formação do assistente
social. Dessa forma, o pro�ssional foi se capacitando para intervir nos processos sociais de acordo com o contexto
histórico de cada época.  Quais foram as primeiras escolas de Serviço Social no Brasil?
A primeira foi a Escola de Serviço Social do Rio de Janeiro, em 1936 e a segunda a Escola de Serviço Social de
São Paulo, em 1937.
A primeira foi em São Paulo, no ano de 1938, como curso do Instituto de Educação Familiar e a segunda foi a
Escola de Serviço Social do Rio de Janeiro, em 1944.
 A primeira foi a Escola de Serviço Social de São Paulo, em 1937 e a segunda foi a Escola de Serviço Social do
Rio de Janeiro, como um curso técnico.
 A primeira foi a Escola de Serviço Social de São Paulo, em 1936 e a segunda a Escola de Serviço Social do Rio
de Janeiro, em 1944.
A primeira foi a Escola de Serviço Social do Rio de Janeiro, em 1938 e a segunda a Escola de Serviço Social de
São Paulo, em 1939.
 
03277 - RELAÇÕES SOCIAIS, TRABALHO E O SERVIÇO SOCIAL  
 
 3. Ref.: 6093670 Pontos: 0,00  / 1,00
(FGV - 2015 - DPE-MT - Assistente Social)
javascript:alert('C%C3%B3digo da quest%C3%A3o: 6112976.');
javascript:alert('C%C3%B3digo da quest%C3%A3o: 6113156.');
javascript:alert('C%C3%B3digo da quest%C3%A3o: 6093670.');
Uma das estratégias do Estado burguês para o enfrentamento da ¿questão social¿ reside na implantação das
políticas sociais. No Brasil, esta estratégia começa a ser efetivada:
 A partir da crise estrutural do capitalismo da década de 1970.
Mediante o reconhecimento das necessidades da população pobre.
Devido à pressão dos sindicatos patronais.
 Com a emergência do capitalismo monopolista.
Como consequência da institucionalização do Serviço Social.
 4. Ref.: 6093839 Pontos: 0,00  / 1,00
(Adaptada - IADES, 2016 - CRESS-MG - Agente Fiscal - Assistente Social).
Marxismo é uma corrente criada a partir da obra de Karl Marx, permitiu compreender que os fatos humanos são
instituições sociais e históricas produzidas não pelo espírito e pela vontade livre dos indivíduos, mas pelas condições
objetivas nas quais a ação e o pensamento humanos devem realizar. A categoria mediação foi utilizada na teoria
marxista como recurso heurístico para apreensão dos fenômenos sociais. Quanto à categoria mediação no serviço
social, assinale a alternativa correta. 
 A mediação re�exiva do ser social é o trabalho.
A captura das mediações implica, principalmente, acessar a aparência dos objetos reais.
A mediação ontológica do ser social é a resolução de con�itos.
As mediações são lócus de intervenção pro�ssional.
 A apreensão das mediações implica articular conteúdos da realidade com as determinações sócio-históricas
que o atravessam e conformam os fenômenos sociais.
 
03278 - AS PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DO SERVIÇO SOCIAL  
 
 5. Ref.: 6108088 Pontos: 1,00  / 1,00
Ano: 2020 Banca: Fundação de Apoio à UNESPAR - UNESPAR Prova: UNESPAR - Prefeitura de Arapongas -
Assistente Social - 2020.
O Serviço Social, a partir do Movimento de Reconceituação, alinha-se à perspectiva teórico crítica, cuja maior
expressão é o Materialismo Histórico Dialético (PONTES, 2016). Sobre a categoria totalidade, assinale a alternativa
correta.
 
PONTES, Reinaldo Nobre. Mediação e Serviço Social - um estudo preliminar sobre a categoria e sua apropriação
teórica. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2016. v. 1000.
A categoria totalidade, e nela os vetores positivos, é que no interior dos complexos totais, representa, por
excelência a noção de movimento, de mudança e especialmente de superação.
O conhecimento da totalidade concreta se dá essencialmente através de um processo sintético, de uma
postura rigorosamente ontológica, que assevera que a reprodução feita pela razão é o processo de gênese do
próprio concreto.
O método dialético exprime o caminho metodológico através de aproximações sucessivas, que signi�ca uma
sempre tendencial busca da totalidade como um saber absoluto.
No processo efetivo de captura �el da realidade em sua totalidade, esse movimento cognitivo é plurívoco,
unívoco e abstrativo sintetizante. Esse processo de conhecimento do real combinado aos ideais abstrativos é
incompatível com observações empíricas.
 O processo de conhecimento se faz por aproximações sucessivas. O concreto não é apreensível no plano da
imediaticidade, mas representa o produto, o resultado de um complexo processo dos movimentos da razão.
javascript:alert('C%C3%B3digo da quest%C3%A3o: 6093839.');
javascript:alert('C%C3%B3digo da quest%C3%A3o: 6108088.');
 6. Ref.: 6108074 Pontos: 0,00  / 1,00
Ano: 2019 Banca: NUCEPE Órgão: FMS Prova: NUCEPE - 2019 - FMS - Assistente Social.
Os fundamentos teórico-metodológicos do trabalho social com famílias embasam e repercutem em modos e
características peculiares de se trabalhar com família. Entre os fundamentos está o referencial
positivista/funcionalista e sistêmico. Esse referencial teórico metodológico trouxe como consequências ao trabalho
com famílias:
ações periciais mediante estudo e avaliação da situação da família.
 o acesso aos auxílios e serviços vinculados aos modos de vida das famílias.
 ações de planejamento, execução, avaliação de serviços e benefícios.
o exame contextualizado das questões apresentadas pela família.
o monitoramento do trabalho com a participação das famílias.
 7. Ref.: 6108081 Pontos: 1,00  / 1,00
Ano: 2017 Banca: INSTITUTO MAIS Órgão: AHM-SP Prova: INSTITUTO MAIS - 2017 - AHM-SP - Analista de
Assistência e Desenvolvimento Social - Serviço Social - ADAPTADA
Desde o surgimento da pro�ssão do Serviço Social, houve uma preocupação com o aporte teórico e técnico que
fundamentaria as ações dos assistentes sociais. Com base nessa a�rmação e na presença de postulados tomistas na
gênese do Serviço Social, assinale a alternativa correta.
As encíclicas sociais tiveram papel dispensável na concepção de mundo de diferentes pro�ssionais e
intelectuais em diversas regiões do mundo ocidental cristão.
A presença da doutrina social católica não in�uenciava a leitura que os assistentes sociais faziam acerca da
realidade social e econômica brasileira.
 As primeiras referências do Serviço Social foram buscadas na doutrina social da igreja, cuja visão de homem e
mundo in�uenciou decisivamente a pro�ssão do assistente social.
Na perspectiva tomista, o poder temporal é dissociado do poder espiritual.
A Igreja Católica, buscou em São João o caráterteológico e �losó�co para justi�car suas ideias e ações.
 
03280 - O ESTADO NO CAPITALISMO MONOPOLISTA E A QUESTÃO SOCIAL  
 
 8. Ref.: 6111634 Pontos: 0,00  / 1,00
(UNIVASF - BA / 2019) O capitalismo, cujo objetivo é a acumulação de capital, apresenta como características,
dentre outras, a propriedade privada dos meios de produção e o uso de mão de obra assalariada. Outra
característica peculiar do modo de produção capitalista traduz-se:
 na economia agrária voltada para a subsistência, com base em uma sociedade hierarquizada dividida entre a
nobreza, o clero e os trabalhadores.
no caráter fundante do ser social, que impulsiona a dinâmica da vida em sociedade, incidindo de forma
decisiva no processo de ruptura do homem com a natureza.
na possibilidade de se realizar uma atividade vital consciente, a partir das condições postas pela natureza,
fato que distingue o homem imediatamente da atividade vital animal.
 na transformação da força de trabalho em mercadoria, onde o trabalhador vende sua força de trabalho em
troca de um salário.
no caráter universal da atividade humana, ou seja, na necessidade natural do homem de transformar a
natureza para satisfazer suas necessidades.
javascript:alert('C%C3%B3digo da quest%C3%A3o: 6108074.');
javascript:alert('C%C3%B3digo da quest%C3%A3o: 6108081.');
javascript:alert('C%C3%B3digo da quest%C3%A3o: 6111634.');
 9. Ref.: 6111460 Pontos: 0,00  / 1,00
O Positivismo é uma corrente de pensamento que surgiu em meados do século XIX na França. O método do
positivismo se opõe ao racionalismo e ao idealismo consiste na observação dos fenômenos. Sobre o Positivismo e o
Serviço Social analise as a�rmativas:
I. A partir da década de 1940 o positivismo passa in�uenciar a concepção e condução das ações pro�ssionais de
Serviço Social.
II. O positivismo utilizou os métodos cientí�cos das ciências naturais para estudo da sociedade in�uenciando
também o Serviço Social.
III. A neutralidade pro�ssional era uma das características do positivismo que também impregnou o Serviço
Social.
IV. A naturalização das desigualdades sociais como processos perenes, individuais e insuperáveis também foi
uma in�uência.
Assinale a alternativa correta.
 Estão corretas as a�rmativas I, II, III e IV.
Estão corretas somente as a�rmativas I e II.
 Estão corretas somente as a�rmativas II, III e IV
Estão corretas somente as a�rmativas II e III.
Estão corretas somente as a�rmativas II, III e V.
 10. Ref.: 6111547 Pontos: 0,00  / 1,00
(Prefeitura Municipal de Osasco - SP / 2019) A predominância feminina na pro�ssão não é algo natural, mas é
socialmente determinada. Inspirada no sistema patriarcal-racista-capitalista, essa força de trabalho é vinculada ao
cuidado, ao trabalho doméstico, às atividades não remuneradas e, na indústria capitalista, às funções subalternas. Tal
sistema é portador de uma ideologia que naturaliza o papel da mulher na sociedade, por meio de uma cultura que
fomenta que ser mulher é sinônimo de sacrifício e doação. É no bojo dessa cultura que o Serviço Social emerge como
pro�ssão associada à benemerência, à caridade e à moral cristã, que impôs às mulheres a obrigação de serem
bondosas e acolhedoras. É correto a�rmar, portanto, que o Serviço Social insere- -se na divisão sociotécnica do
trabalho, determinação central dos antagonismos e desigualdades con�guradas nas relações sociais mais amplas,
mas também
no grupo mais autônomo das pro�ssões.
na produção material da sociedade.
 na divisão sexual do trabalho.
 no terreno neutro da diversidade humana.
no mercado consumidor de bens sociais.
javascript:alert('C%C3%B3digo da quest%C3%A3o: 6111460.');
javascript:alert('C%C3%B3digo da quest%C3%A3o: 6111547.');

Mais conteúdos dessa disciplina