Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS E RECREATIVOS – AULA 05
· Os eventos esportivos e de lazer cresceram na última década acompanhando a expansão da informação e do acesso tecnológico. No entanto, esses eventos diversificaram conforme modalidades esportivas, técnicas e produtos inovadores, ampliação de competições, visibilidade de certos lazeres, entre outros. Esse processo contribui para o aprimoramento e a visibilidade desses eventos e da capacitação profissional. Em relação à demanda por eventos especialistas nessa área e ao planejamento estratégico, pode-se afirmar que cada evento é único e, por mais que a lógica de planejamento e organização se aplique a qualquer evento, é necessária a elaboração de uma estratégia que torne eficiente os planos de ações e determine seu êxito.
Sobre o planejamento estratégico na elaboração de um evento, é correto afirmar:
o planejamento estratégico exige decisões e ações a serem seguidas e implementadas no decorrer da organização do evento. Em um plano, cria-se, elabora-se, formaliza-se o que pretende ocorrer no futuro para o alcance de uma meta. Todavia, importa ter claro que os indivíduos envolvidos com a organização concretizem os planos de ações.
· “A Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento (SNEAR) do Ministério do Esporte (ME) entende que a programação de eventos desportivos a serem promovidos ou deles participarem as entidades nacionais de administração do desporto (associações/confederações e federações nacionais) devem estar reunidos em um único documento, denominado Calendário Esportivo Nacional (CEN), para que não haja superposição de eventos importantes em datas e locais coincidentes” (adaptado de BRASIL, [s/d]). Tendo em vista esse importante informativo da SNEAR/ME, preocupada com a sobreposição de eventos, pode-se, diante das etapas do planejamento estratégico de um evento esportivo regional, destacar:
I. A etapa de análise ambiental permite compreender quais aspectos internos e externos são possibilidades ou ameaças ao evento. Nesse caso, estabelecer-se dentro de um CEN é fundamental para que outros eventos não sejam uma ameaça.
II. A etapa do plano de ações permite formalizá-lo e ordená-lo, possibilitando organizar e desenvolver um evento. Estabelecer uma data viável para realização do evento é a base para definir a ordem de atividades, que culminará com sua realização.
III. A etapa de mensuração e controle dos resultados é a primeira fase do planejamento. Nesse caso, estar atento e se inserir no CEN permite medir e avaliar os resultados do plano do evento esportivo a ser executado.
IV. Diante do CEN, a etapa de metas e objetivos do evento esportivo regional é independente deste, já que é intuitiva e prática, e se sucederá automaticamente. Assim, é irrelevante a meta e quando ocorrerão outros eventos.
V. Organizar um evento não requer estabelecer fases dentro de um planejamento estratégico. Compreender o CEN não é preciso no processo de gerenciamento de evento, não interferindo sequer na etapa de missão, visão e valores.
Assinale a alternativa que contém as assertivas corretas.
I e II, apenas.
· Sua equipe de organização e planejamento de eventos realizou um evento de lazer escolar, durante uma semana, em três instituições estatuais de Ensino Fundamental. No quinto e último dia do evento escolar, após conclusão de todas as atividades de lazer, houve um momento comum a todos os envolvidos (direção, docentes e discentes da escola) para agradecimento e manifestação da satisfação e sugestão deles. Os equipamentos e as instalações alugados e/ou cedidos para realizar as atividades de lazer foram supervisionados, desmontados, recolhidos e transportados para devolução. No dia seguinte do evento, sua equipe de trabalho se encontrou em um local de reunião para analisar e avaliar a realização do evento. Essa ______________________ se refere à finalização prática do evento e à avaliação interna e externa (ordem independente), por meio do balanço de resultados em todos os níveis, com o intuito de mensurar os resultados obtidos, verificar a satisfação da equipe e dos participantes em relação à execução do evento. Essa fase é crucial para analisar e refletir se houve coerência e sucesso entre o que se pretendia e a real efetivação do evento.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a linguagem descrita.
Fase de pós-evento (encerramento e avaliação).
· O Banco do Brasil divulgou em seu site o Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia, planejado para se realizar nas etapas 2020/2021, em Saquarena (RJ), contemplando as equipes femininas e masculinas de Vôlei de Praia, que passarão por sete etapas de eliminação. Esse circuito é o principal no Calendário Nacional do Vôlei de Praia e acontece desde 1991, programado para iniciar no segundo semestre do ano e finalizar no primeiro semestre do ano seguinte, com duração de nove meses. Tem ampla divulgação por todo o país, sendo popularmente reconhecido e associado ao Banco do Brasil. Os eventos, independentemente de sua tipologia, dimensão e categoria, dependem de financiamento, ou seja, de um orçamento plausível para planejá-los, organizá-los e executá-los. Para isso, é preciso estabelecer parcerias, apoios e patrocinadores. Sobre o papel do Banco do Brasil nesse circuito, pode-se afirmar:
ele é o único patrocinador do Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia, sendo seu principal investidor, pois dá respaldo de recursos financeiros e, em troca, ganha publicidade por meio do evento.

Mais conteúdos dessa disciplina