Logo Passei Direto
Buscar

AOL - 3 Fisiot em Neuro

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A esclerose múltipla é uma doença neurológica que causa comprometimentos funcionais importantes em pacientes jovens, comprometendo a autonomia e a independência desses pacientes. Suas manifestações clínicas costumam surgir entre a terceira e quinta década de vida, sendo raro o surgimento desta doença antes da puberdade ou em idosos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a fisiopatologia na esclerose múltipla e os sinais apresentados pelos pacientes, é correto afirmar que a doença pode cursar com o aparecimento de:
1. sinal de Raynauld.
2. sinal de Lhermitte.
3. sinal de Trendelemburg.
4. sinal de Gotton.
5. sinal de Gowers.

Dentro do grupo de doenças neuromusculares, diversas afecções podem ser encontradas. Estas afecções, de um modo geral, causam prejuízos ao paciente em diversas áreas, sobretudo na autonomia e independência, em virtude da redução da capacidade funcional que geram.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as doenças neuromusculares, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. As doenças neuromusculares afetam diferentes regiões da unidade motora, incluindo o corno anterior da medula, a fibra nervosa, a junção neuromuscular ou a fibra muscular.
II. As miopatias são exemplos de doenças neuromusculares que afetam a fibra muscular esquelética, e podem ser classificadas em hereditárias ou adquiridas.
1. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
3. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
4. As asserções I e II são proposições falsas.
5. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

As distrofias musculares são afecções que cursam com mecanismo fisiopatológico que gera degeneração progressiva da musculatura esquelética; causando comprometimento motor relacionado à perda progressiva da força e dos reflexos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as distrofias musculares, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Os primeiros sinais e sintomas da distrofia muscular de Duchenne são atrasos nos marcos de desenvolvimento, que costumam ocorrer dos 3 aos 5 anos de idade.
II. ( ) A distrofia muscular de Becker e a distrofia muscular de Duchenne são consideradas distrofinaopatias, ambas ligadas recessivamente, de maneira hereditária, ao cromossomo X.
III. ( ) A distrofia muscular de Becker acomete tanto o gênero feminino como o masculino, tendo maior gravidade entre pacientes do gênero masculino, dadas suas características hereditárias.
IV. ( ) As manifestações clínicas na distrofia de Becker são malignas e de evolução rápida, gerando grandes prejuízos na autonomia e na funcionalidade do paciente.
1. V, F, V, F.
2. F, V, V, F.
3. V, V, F, V.
4. V, V, F, F.
5. F, F, V, V.

Analise o relato de caso a seguir: “João tem 36 anos, e no último mês precisou ser hospitalizado em virtude de um quadro de hematoma subdural agudo, resultando de traumatismo cranioencefálico. João sofreu esse trauma em uma briga de trânsito, quando sofreu um golpe direto sobre o crânio. No momento, João permanece hospitalizado para tratamento dessa complicação oriunda do traumatismo sofrido.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca das complicações que podem surgir após traumatismos cranioencefálicos (TCEs), pode-se afirmar que o hematoma subdural agudo apresentado pelo paciente é:
1. caracterizado pelo acúmulo de sangue no espaço subdural e é o hematoma mais comum relacionado aos TCEs.
2. causado pelo acúmulo de sangue entre a dura-máter e a calota craniana, geralmente causados por TCEs com fraturas associadas.
3. caracterizado pelo acúmulo de sangue resultante da ruptura de vasos sanguíneos no parênquima encefálico.
4. mais comum entre idosos, normalmente relacionado a quedas ou agressões, e possui uma progressão lenta, dada a característica crônica da lesão.
5. caracterizado por acúmulo de sangue entre a calota craniana e a dura-máter, e representa cerca de 20% dos hematomas por TCEs.

Na reabilitação de pacientes com algum tipo de lesão neurológica, é primordial que os profissionais fisioterapeutas considerem o mecanismo de plasticidade neural. Além disso, é preciso considerar que o processo de plasticidade do sistema nervoso é afetado por uma série de fatores; que podem contribuir de maneira positiva ou negativa no processo de recuperação funcional do paciente.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os fatores envolvidos na plasticidade neural, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Intervenções terapêuticas precoces, realizadas logo após a lesão, possibilitam melhor prognóstico funcional, dada a maior capacidade de plasticidade nesse período.
II. ( ) Os resultados terapêuticos observados em pacientes com lesões neurológicas submetidos a tratamento fisioterapêutico são lentos, dada a complexidade desse sistema.
III. ( ) Mecanismos lesivos do sistema nervoso que agem mais lentamente possuem maiores chances de plasticidade neural, dado o curso mais longo destas afecções.
IV. ( ) A extensão das lesões do sistema nervoso interfere na recuperação funcional, uma vez que pacientes com lesões mais extensas possuem maiores taxas de plasticidade neural.
1. V, V, V, F.
2. F, V, F, V.
3. F, F, V, V.
4. V, V, V, F.
5. F, V, V, F.

Os traumatismos cranioencefálicos, reconhecidos pelo termo TCE, são afecções que causam diversos quadros de morbidade e de mortalidade. Alguns fatores podem interferir na fisiopatologia das lesões encontradas nos tecidos acometidos pelo TCE; uma vez que os danos podem ter causa primária ou, ainda, causa secundária.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca da fisiopatologia dos traumatismos cranioencefálicos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O traumatismo cranioencefálico classificado como primário é definido deste modo porque as lesões primárias no tecido encefálico acontecem pelo dano direto e imediato do trauma.
II. As complicações do TCE secundário são resultado de danos a estruturas encefálicas que não foram afetadas no momento do trauma, mas que sofrem consequências posteriores.
1. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
5. As asserções I e II são proposições falsas.

Os traumatismos cranioencefálicos são definidos como lesões, de natureza traumática que afetam o couro cabeludo, o crânio, o encéfalo ou, ainda, os vasos sanguíneos. Tem grande relevância na área da saúde, considerando que no Brasil há altas taxas de incidência desta afecção, representando a maior causa de morte e incapacidades em adultos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a epidemiologia dos traumatismos cranioencefálicos, analise as afirmativas a seguir:
I. As lesões violentas, como lesões por armas, representam a maioria das causas de traumatismo cranioencefálico atualmente.
II. Acidentes automobilísticos representam a maior causa de traumatismos cranioencefálicos entre adultos jovens.
III. Os traumatismos cranioencefálicos causados por quedas são mais prevalentes entre idosos.
IV. Dentre as causas violentas, os acidentes de carro são enquadrados como as principais causas de traumatismo cranioencefálico.
1. I, II e III.
2. I, II e III.
3. II, III e IV.
4. II e III.

Ao se pensar em reabilitação neurológica, é essencial que primeiramente compreenda-se a fisiologia e os mecanismos fisiopatológicos que afetam este sistema. Além disso, é essencial o entendimento acerca de como o sistema nervoso reage às lesões e quais as respostas esperadas nestes casos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a capacidade do sistema nervoso em recuperar-se de lesões, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Mesmo após lesões no sistema nervoso central, pacientes adultos podem apresentar melhoras significativas das funções previamente afetadas pela lesão; permitindo a recuperação funcional.
II. O sistema nervoso possui a capacidade de adaptar-se morfologicamente e estruturalmente diante de alterações no ambiente, e esta capacidade é chamada de plasticidade neural.
1. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
2. As asserções I e II são proposições falsas.
3. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As lesões traumáticas que envolvem a medula podem gerar o desenvolvimento de comprometimentos completos ou incompletos. Na primeira situação, toda a comunicação neural entre a região acima e a seguir da lesão é interrompida, enquanto na lesão incompleta parte das funções pode ser mantida.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a classificação das lesões incompletas da medula, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Pacientes com lesão da causa equina apresentam quadros de paralisia espástica de membros superiores e inferiores.
II. ( ) Nas lesões medulares centrais, há maior acometimento dos membros superiores, associado à espasticidade.
III. ( ) Pacientes com lesão no corno anterior da medula apresentam perda motora completa a seguir a lesão.
IV. ( ) Lesões medulares que afetam o cone medular cursam com comprometimento simétricos nos membros inferiores.
1. F, V, V, F.
2. V, V, F, F.
3. V, F, F, V.
4. F, V, V, F.
5. F, F, V, V.

As doenças neuromusculares cursam com quadros clínicos característicos e, de modo geral, causam incapacidade e deficiências importantes. Devido aos comprometimentos, essas doenças levam os pacientes a ficarem cada vez menos independentes e com menores níveis de capacidade funcional, limitando o desempenho das atividades de vida diárias.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca das manifestações clínicas observadas nas doenças neuromusculares, analise as afirmativas a seguir:
I. Quadros de espasticidade são esperados na fisiopatologia das doenças neuromusculares.
II. A fraqueza muscular é um sintoma característico das afecções neuromusculares.
III. Hipotrofia muscular é um sinal esperado em pacientes com doenças neuromusculares.
IV. Hiporreflexia ou arreflexia podem ser evidenciadas nas afecções neuromusculares.
1. Incorreta: I, III e IV.
2. II e III.
3. I e II.
4. III e IV.
5. II, III e IV.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A esclerose múltipla é uma doença neurológica que causa comprometimentos funcionais importantes em pacientes jovens, comprometendo a autonomia e a independência desses pacientes. Suas manifestações clínicas costumam surgir entre a terceira e quinta década de vida, sendo raro o surgimento desta doença antes da puberdade ou em idosos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a fisiopatologia na esclerose múltipla e os sinais apresentados pelos pacientes, é correto afirmar que a doença pode cursar com o aparecimento de:
1. sinal de Raynauld.
2. sinal de Lhermitte.
3. sinal de Trendelemburg.
4. sinal de Gotton.
5. sinal de Gowers.

Dentro do grupo de doenças neuromusculares, diversas afecções podem ser encontradas. Estas afecções, de um modo geral, causam prejuízos ao paciente em diversas áreas, sobretudo na autonomia e independência, em virtude da redução da capacidade funcional que geram.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as doenças neuromusculares, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. As doenças neuromusculares afetam diferentes regiões da unidade motora, incluindo o corno anterior da medula, a fibra nervosa, a junção neuromuscular ou a fibra muscular.
II. As miopatias são exemplos de doenças neuromusculares que afetam a fibra muscular esquelética, e podem ser classificadas em hereditárias ou adquiridas.
1. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
3. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
4. As asserções I e II são proposições falsas.
5. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

As distrofias musculares são afecções que cursam com mecanismo fisiopatológico que gera degeneração progressiva da musculatura esquelética; causando comprometimento motor relacionado à perda progressiva da força e dos reflexos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as distrofias musculares, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Os primeiros sinais e sintomas da distrofia muscular de Duchenne são atrasos nos marcos de desenvolvimento, que costumam ocorrer dos 3 aos 5 anos de idade.
II. ( ) A distrofia muscular de Becker e a distrofia muscular de Duchenne são consideradas distrofinaopatias, ambas ligadas recessivamente, de maneira hereditária, ao cromossomo X.
III. ( ) A distrofia muscular de Becker acomete tanto o gênero feminino como o masculino, tendo maior gravidade entre pacientes do gênero masculino, dadas suas características hereditárias.
IV. ( ) As manifestações clínicas na distrofia de Becker são malignas e de evolução rápida, gerando grandes prejuízos na autonomia e na funcionalidade do paciente.
1. V, F, V, F.
2. F, V, V, F.
3. V, V, F, V.
4. V, V, F, F.
5. F, F, V, V.

Analise o relato de caso a seguir: “João tem 36 anos, e no último mês precisou ser hospitalizado em virtude de um quadro de hematoma subdural agudo, resultando de traumatismo cranioencefálico. João sofreu esse trauma em uma briga de trânsito, quando sofreu um golpe direto sobre o crânio. No momento, João permanece hospitalizado para tratamento dessa complicação oriunda do traumatismo sofrido.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca das complicações que podem surgir após traumatismos cranioencefálicos (TCEs), pode-se afirmar que o hematoma subdural agudo apresentado pelo paciente é:
1. caracterizado pelo acúmulo de sangue no espaço subdural e é o hematoma mais comum relacionado aos TCEs.
2. causado pelo acúmulo de sangue entre a dura-máter e a calota craniana, geralmente causados por TCEs com fraturas associadas.
3. caracterizado pelo acúmulo de sangue resultante da ruptura de vasos sanguíneos no parênquima encefálico.
4. mais comum entre idosos, normalmente relacionado a quedas ou agressões, e possui uma progressão lenta, dada a característica crônica da lesão.
5. caracterizado por acúmulo de sangue entre a calota craniana e a dura-máter, e representa cerca de 20% dos hematomas por TCEs.

Na reabilitação de pacientes com algum tipo de lesão neurológica, é primordial que os profissionais fisioterapeutas considerem o mecanismo de plasticidade neural. Além disso, é preciso considerar que o processo de plasticidade do sistema nervoso é afetado por uma série de fatores; que podem contribuir de maneira positiva ou negativa no processo de recuperação funcional do paciente.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os fatores envolvidos na plasticidade neural, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Intervenções terapêuticas precoces, realizadas logo após a lesão, possibilitam melhor prognóstico funcional, dada a maior capacidade de plasticidade nesse período.
II. ( ) Os resultados terapêuticos observados em pacientes com lesões neurológicas submetidos a tratamento fisioterapêutico são lentos, dada a complexidade desse sistema.
III. ( ) Mecanismos lesivos do sistema nervoso que agem mais lentamente possuem maiores chances de plasticidade neural, dado o curso mais longo destas afecções.
IV. ( ) A extensão das lesões do sistema nervoso interfere na recuperação funcional, uma vez que pacientes com lesões mais extensas possuem maiores taxas de plasticidade neural.
1. V, V, V, F.
2. F, V, F, V.
3. F, F, V, V.
4. V, V, V, F.
5. F, V, V, F.

Os traumatismos cranioencefálicos, reconhecidos pelo termo TCE, são afecções que causam diversos quadros de morbidade e de mortalidade. Alguns fatores podem interferir na fisiopatologia das lesões encontradas nos tecidos acometidos pelo TCE; uma vez que os danos podem ter causa primária ou, ainda, causa secundária.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca da fisiopatologia dos traumatismos cranioencefálicos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O traumatismo cranioencefálico classificado como primário é definido deste modo porque as lesões primárias no tecido encefálico acontecem pelo dano direto e imediato do trauma.
II. As complicações do TCE secundário são resultado de danos a estruturas encefálicas que não foram afetadas no momento do trauma, mas que sofrem consequências posteriores.
1. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
5. As asserções I e II são proposições falsas.

Os traumatismos cranioencefálicos são definidos como lesões, de natureza traumática que afetam o couro cabeludo, o crânio, o encéfalo ou, ainda, os vasos sanguíneos. Tem grande relevância na área da saúde, considerando que no Brasil há altas taxas de incidência desta afecção, representando a maior causa de morte e incapacidades em adultos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a epidemiologia dos traumatismos cranioencefálicos, analise as afirmativas a seguir:
I. As lesões violentas, como lesões por armas, representam a maioria das causas de traumatismo cranioencefálico atualmente.
II. Acidentes automobilísticos representam a maior causa de traumatismos cranioencefálicos entre adultos jovens.
III. Os traumatismos cranioencefálicos causados por quedas são mais prevalentes entre idosos.
IV. Dentre as causas violentas, os acidentes de carro são enquadrados como as principais causas de traumatismo cranioencefálico.
1. I, II e III.
2. I, II e III.
3. II, III e IV.
4. II e III.

Ao se pensar em reabilitação neurológica, é essencial que primeiramente compreenda-se a fisiologia e os mecanismos fisiopatológicos que afetam este sistema. Além disso, é essencial o entendimento acerca de como o sistema nervoso reage às lesões e quais as respostas esperadas nestes casos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a capacidade do sistema nervoso em recuperar-se de lesões, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Mesmo após lesões no sistema nervoso central, pacientes adultos podem apresentar melhoras significativas das funções previamente afetadas pela lesão; permitindo a recuperação funcional.
II. O sistema nervoso possui a capacidade de adaptar-se morfologicamente e estruturalmente diante de alterações no ambiente, e esta capacidade é chamada de plasticidade neural.
1. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
2. As asserções I e II são proposições falsas.
3. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As lesões traumáticas que envolvem a medula podem gerar o desenvolvimento de comprometimentos completos ou incompletos. Na primeira situação, toda a comunicação neural entre a região acima e a seguir da lesão é interrompida, enquanto na lesão incompleta parte das funções pode ser mantida.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a classificação das lesões incompletas da medula, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Pacientes com lesão da causa equina apresentam quadros de paralisia espástica de membros superiores e inferiores.
II. ( ) Nas lesões medulares centrais, há maior acometimento dos membros superiores, associado à espasticidade.
III. ( ) Pacientes com lesão no corno anterior da medula apresentam perda motora completa a seguir a lesão.
IV. ( ) Lesões medulares que afetam o cone medular cursam com comprometimento simétricos nos membros inferiores.
1. F, V, V, F.
2. V, V, F, F.
3. V, F, F, V.
4. F, V, V, F.
5. F, F, V, V.

As doenças neuromusculares cursam com quadros clínicos característicos e, de modo geral, causam incapacidade e deficiências importantes. Devido aos comprometimentos, essas doenças levam os pacientes a ficarem cada vez menos independentes e com menores níveis de capacidade funcional, limitando o desempenho das atividades de vida diárias.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca das manifestações clínicas observadas nas doenças neuromusculares, analise as afirmativas a seguir:
I. Quadros de espasticidade são esperados na fisiopatologia das doenças neuromusculares.
II. A fraqueza muscular é um sintoma característico das afecções neuromusculares.
III. Hipotrofia muscular é um sinal esperado em pacientes com doenças neuromusculares.
IV. Hiporreflexia ou arreflexia podem ser evidenciadas nas afecções neuromusculares.
1. Incorreta: I, III e IV.
2. II e III.
3. I e II.
4. III e IV.
5. II, III e IV.

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1 
1/1 
A esclerose múltipla é uma doença neurológica que causa comprometimentos funcionais importantes 
em pacientes jovens, comprometendo a autonomia e a independência desses pacientes. Suas 
manifestações clínicas costumam surgir entre a terceira e quinta década de vida, sendo raro o 
surgimento desta doença antes da puberdade ou em idosos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a fisiopatologia na esclerose múltipla e 
os sinais apresentados pelos pacientes, é correto afirmar que a doença pode cursar com o 
aparecimento de: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
sinal de Raynauld. 
2. 
sinal de Lhermitte. 
Resposta correta 
3. 
sinal de Trendelemburg. 
4. 
sinal de Gotton. 
5. 
sinal de Gowers. 
2. Pergunta 2 
1/1 
Dentro do grupo de doenças neuromusculares, diversas afecções podem ser encontradas. Estas 
afecções, de um modo geral, causam prejuízos ao paciente em diversas áreas, sobretudo na 
autonomia e independência, em virtude da redução da capacidade funcional que geram. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as doenças neuromusculares, analise 
as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. As doenças neuromusculares afetam diferentes regiões da unidade motora, incluindo o corno 
anterior da medula, a fibra nervosa, a junção neuromuscular ou a fibra muscular. 
Porque: 
II. As miopatias são exemplos de doenças neuromusculares que afetam a fibra muscular esquelética, 
e podem ser classificadas em hereditárias ou adquiridas. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
Resposta correta 
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
4. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
5. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
3. Pergunta 3 
1/1 
As distrofias musculares são afecções que cursam com mecanismo fisiopatológico que gera 
degeneração progressiva da musculatura esquelética; causando comprometimento motor relacionado 
à perda progressiva da força e dos reflexos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as distrofias musculares, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) Os primeiros sinais e sintomas da distrofia muscular de Duchenne são atrasos nos marcos de 
desenvolvimento, que costumam ocorrer dos 3 aos 5 anos de idade. 
II. ( ) A distrofia muscular de Becker e a distrofia muscular de Duchenne são consideradas 
distrofinopatias, ambas ligadas recessivamente, de maneira hereditária, ao cromossomo X. 
III. ( ) A distrofia muscular de Becker acomete tanto o gênero feminino como o masculino, tendo 
maior gravidade entre pacientes do gênero masculino, dadas suas características hereditárias. 
IV. ( ) As manifestações clínicas na distrofia de Becker são malignas e de evolução rápida, gerando 
grandes prejuízos na autonomia e na funcionalidade do paciente. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, V, F. 
2. 
F, V, V, F. 
3. 
V, V, F, V. 
4. 
V, V, F, F. 
Resposta correta 
5. 
F, F, V, V. 
4. Pergunta 4 
1/1 
Analise o relato de caso a seguir: 
“João tem 36 anos, e no último mês precisou ser hospitalizado em virtude de um quadro de 
hematoma subdural agudo, resultando de traumatismo cranioencefálico. João sofreu esse trauma em 
uma briga de trânsito, quando sofreu um golpe direto sobre o crânio. No momento, João permanece 
hospitalizado para tratamento dessa complicação oriunda do traumatismo sofrido.” 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca das complicações que podem surgir 
após traumatismos cranioencefálicos (TCEs), pode-se afirmar que o hematoma subdural agudo 
apresentado pelo paciente é: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
caracterizado pelo acúmulo de sangue no espaço subdural e é o hematoma mais comum 
relacionado aos TCEs. 
Resposta correta 
2. 
causado pelo acúmulo de sangue entre a dura-máter e a calota craniana, geralmente causados 
por TCEs com fraturas associadas. 
3. 
caracterizado pelo acúmulo de sangue resultante da ruptura de vasos sanguíneos no 
parênquima encefálico. 
4. 
mais comum entre idosos, normalmente relacionado a quedas ou agressões, e possui uma 
progressão lenta, dada a característica crônica da lesão. 
5. 
caracterizado por acúmulo de sangue entre a calota craniana e a dura-máter, e representa 
cerca de 20% dos hematomas por TCEs. 
5. Pergunta 5Crédito total dado 
1/1 
Na reabilitação de pacientes com algum tipo de lesão neurológica, é primordial que os profissionais 
fisioterapeutas considerem o mecanismo de plasticidade neural. Além disso, é preciso considerar que 
o processo de plasticidade do sistema nervoso é afetado por uma série de fatores; que podem 
contribuir de maneira positiva ou negativa no processo de recuperação funcional do paciente. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os fatores envolvidos na plasticidade 
neural, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) Intervenções terapêuticas precoces, realizadas logo após a lesão, possibilitam melhor 
prognóstico funcional, dada a maior capacidade de plasticidade nesse período. 
II. ( ) Os resultados terapêuticos observados em pacientes com lesões neurológicas submetidos a 
tratamento fisioterapêutico são lentos, dada a complexidade desse sistema. 
III. ( ) Mecanismos lesivos do sistema nervoso que agem mais lentamente possuem maiores chances 
de plasticidade neural, dado o curso mais longo destas afecções. 
IV. ( ) A extensão das lesões do sistema nervoso interfere na recuperação funcional, uma vez que 
pacientes com lesões mais extensas possuem maiores taxas de plasticidade neural. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, V, F. 
Resposta correta 
2. 
F, V, F, V. 
3. 
F, F, V, V. 
4. Incorreta: 
V, V, V, F. 
5. 
F, V, V, F. 
6. Pergunta 6 
0/1 
Os traumatismos cranioencefálicos, reconhecidos pelo termo TCE, são afecções que causam 
diversos quadros de morbidade e de mortalidade. Alguns fatores podem interferir na fisiopatologia 
das lesões encontradas nos tecidos acometidos pelo TCE; uma vez que os danos podem ter causa 
primária ou, ainda, causa secundária. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca da fisiopatologia dos traumatismos 
cranioencefálicos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. O traumatismo cranioencefálico classificado como primário é definido deste modo porque as 
lesões primárias no tecido encefálico acontecem pelo dano direto e imediato do trauma. 
Porque: 
II. As complicações do TCE secundário são resultado de danos a estruturas encefálicas que não 
foram afetadas no momento do trauma, mas que sofrem consequências posteriores. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta: 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
3. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
Resposta correta 
5. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
7. Pergunta 7 
0/1 
Os traumatismos cranioencefálicos são definidos como lesões, de natureza traumática que afetam o 
couro cabeludo, o crânio, o encéfalo ou, ainda, os vasos sanguíneos. Tem grande relevância na área 
da saúde, considerando que no Brasil há altas taxas de incidênciadesta afecção, representando a 
maior causa de morte e incapacidades em adultos. 
Fonte: SANTOS, J. C. Traumatismo cranioencefálico no brasil: análise epidemiológica. Rev. Cient. 
Esc. Estadual Saúde Pública Goiás, v. 6, n. 3, 2020. Disponível em: 
<http://www.revista.esap.go.gov.br/index.php/resap/article/view/249/107>. Acesso em: 23 jan. 
2021. (Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a epidemiologia dos traumatismos 
cranioencefálicos, analise as afirmativas a seguir: 
I. As lesões violentas, como lesões por armas, representam a maioria das causas de traumatismo 
cranioencefálico atualmente. 
II. Acidentes automobilísticos representam a maior causa de traumatismos cranioencefálicos entre 
adultos jovens. 
III. Os traumatismos cranioencefálicos causados por quedas são mais prevalentes entre idosos. 
IV. Dentre as causas violentas, os acidentes de carro são enquadrados como as principais causas de 
traumatismo cranioencefálico. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I, II e III. 
2. 
I, II e III. 
3. 
II, III e IV. 
4. 
II e III. 
Resposta correta 
5. Incorreta: 
I e III. 
8. Pergunta 8 
0/1 
Ao se pensar em reabilitação neurológica, é essencial que primeiramente compreenda-se a fisiologia 
e os mecanismos fisiopatológicos que afetam este sistema. Além disso, é essencial o entendimento 
acerca de como o sistema nervoso reage às lesões e quais as respostas esperadas nestes casos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a capacidade do sistema nervoso em 
recuperar-se de lesões, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. Mesmo após lesões no sistema nervoso central, pacientes adultos podem apresentar melhoras 
significativas das funções previamente afetadas pela lesão; permitindo a recuperação funcional. 
Porque: 
II. O sistema nervoso possui a capacidade de adaptar-se morfologicamente e estruturalmente diante 
de alterações no ambiente, e esta capacidade é chamada de plasticidade neural. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
http://www.revista.esap.go.gov.br/index.php/resap/article/view/249/107
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
2. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
Resposta correta 
5. Incorreta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
9. Pergunta 9 
1/1 
As lesões traumáticas que envolvem a medula podem gerar o desenvolvimento de 
comprometimentos completos ou incompletos. Na primeira situação, toda a comunicação neural 
entre a região acima e a seguir da lesão é interrompida, enquanto na lesão incompleta parte das 
funções pode ser mantida. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a classificação das lesões incompletas 
da medula, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) Pacientes com lesão da causa equina apresentam quadros de paralisia espástica de membros 
superiores e inferiores. 
II. ( ) Nas lesões medulares centrais, há maior acometimento dos membros superiores, associado à 
espasticidade. 
III. ( ) Pacientes com lesão no corno anterior da medula apresentam perda motora completa a seguir 
a lesão. 
IV. ( ) Lesões medulares que afetam o cone medular cursam com comprometimento simétricos nos 
membros inferiores. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, V, F. 
2. 
V, V, F, F. 
3. 
V, F, F, V. 
4. 
F, V, V, F. 
5. 
F, F, V, V. 
Resposta correta 
10. Pergunta 10 
0/1 
As doenças neuromusculares cursam com quadros clínicos característicos e, de modo geral, causam 
incapacidade e deficiências importantes. Devido aos 
comprometimentos, essas doenças levam os pacientes a ficarem cada vez menos independentes e 
com menores níveis de capacidade funcional, limitando o desempenho das atividades de vida diárias. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca das manifestações clínicas 
observadas nas doenças neuromusculares, analise as afirmativas a seguir: 
I. Quadros de espasticidade são esperados na fisiopatologia das doenças neuromusculares. 
II. A fraqueza muscular é um sintoma característico das afecções neuromusculares. 
III. Hipotrofia muscular é um sinal esperado em pacientes com doenças neuromusculares. 
IV. Hiporreflexia ou arreflexia podem ser evidenciadas nas afecções neuromusculares. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta: 
I, III e IV. 
2. 
II e III. 
3. 
I e II. 
4. 
III e IV. 
5. 
II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina