Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIROAD1 ( X ) 
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
Disciplina: Sociologia da Educação
Coordenador: Adriana de Almeida
Nome: 
Matrícula: 
Polo: Nota = 9
Com base no texto “Reafirmação das lutas pela educação em uma sociedade desigual?”, responda as questões: (Valor: 2,5 cada questão)
1. Qual é o objetivo do texto e os principais argumentos apresentados pelo autor na definição de desigualdade educacional?
Resposta: O texto diz que a educação sempre foi uma constante em nossa sociedade desigual. Continua estimulando o pensamento político, social e pedagógico por meio da reafirmação das lutas. Somos obrigados a considerar como a educação desigual e a desigualdade social afetam sua relação. Também somos obrigados a considerar quais efeitos a desigualdade social tem no pensamento educacional. Isso é feito por meio de várias perguntas: Como corrigimos a desigualdade social por meio da igualdade educacional? Que efeitos a desigualdade educacional tem no pensamento em torno da desigualdade social? No texto faz a pergunta 'A igualdade social espera pela igualdade educacional?' Ao considerar essa questão, o texto aponta que os outros radicalizam sua produção desigual ao criar um padrão de inferioridade cultural, ética e mental. As filosofias pedagógicas a que conduzem são consideradas deficientes na humanidade, como resultado, eles afirmam uma visão diferente da humanidade. Ambos são iguais.
2. O autor apresenta uma discussão sobre igualdade versus desigualdade e afirma: “Priorizar a igualdade educacional para igualdade social tem secundarizado o olhar específico da Pedagogia: as desigualdades nas possibilidades e nos limites de ser humanos” (ARROYO, 2018, p. 110). Comente o trecho destacado, abordando as concepções apresentadas pelo autor. 
Resposta: Para entender a relação entre igualdade na educação e igualdade social e desigualdades sociais, temos que olhar para a produção de um paradigma protótipo de igualdade e desigualdade. Historicamente, um grupo era considerado desigual se não estivesse incluído no protótipo, e era considerado igual se estivesse incluído no protótipo. Essa relação tensa entre igualdade e desigualdade educacional e igualdade e desigualdade social é difícil de analisar. No entanto, é necessário fazê-lo para compreender plenamente essa tensa conexão entre igualdade/desigualdades educacionais e igualdade/desigualdades sociais. A ideia original de igualdade vem separando pessoas, excluindo pessoas, levando a um nível abissal e sacrificando milhões de pessoas como não iguais porque foram consideradas fora da versão dominante e original de igualdade. O pensamento e as práticas que conduzem as ideias sociais, pedagógicas e políticas dominantes optaram por incluir em seu modelo aquelas pessoas que não eram iguais segundo o protótipo da igualdade. Esse pensamento e suas práticas optaram por incluir aqueles que eram considerados desiguais em termos sociais, políticos e pedagógicos, não como iguais.
3. Como você compreendeu a discussão abordada no texto e que implicações ela traz para a escola? 
Resposta: A redução da desigualdade é ajudada pela educação, juntamente com a melhoria das economias das áreas em que ela é investida. A educação ajuda os dois lados da sociedade e a economia, assim melhorando juntos.
4. Quais fatores você considera que influenciam o fenômeno da desigualdade educacional? 
Resposta: Além do nível socioeconômico dos alunos, existem outros fatores que contribuem para uma maior desigualdade educacional, como raça ou gênero, entre outros.
Referência Bibliográfica:
ARROYO, Miguel Gonzalez. Reafirmação das lutas pela educação em uma sociedade desigual?. Plataforma Cederj, Educ. Soc., Campinas, v. 39, nº. 145, p.1098-1117, out-dez. 2018. Disponível em: <Texto 1, aula 2> Acesso em: 22 ago. 2022.

Mais conteúdos dessa disciplina