Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Prática de Ensino em Gestão Educacional
	Alun@: Caroline Alves de Moura
	RGM: 19742223
	Curso: Licenciatura em Pedagogia
	Tutora: Luana Quitério
ATIVIDADE REFLEXIVA III: “Reflita a necessidade de exercermos uma liderança flutuante na Escola, reunindo todos por meio do Projeto Político-Pedagógico.”
A gestão escolar baseada numa liderança flutuante, possibilita a criação de um ambiente de confiança e crescimento entre todos os sujeitos escolares. Assim todos podem se concentrar em garantir que o plano de ensino seja realmente executado e os resultados sejam alcançados. De acordo com Lück, dada a natureza do trabalho educacional, a escola também deve ser uma comunidade de aprendizado em liderança.
A liderança flutuante também beneficia a sociedade porque ajuda a atribuir objetivos comuns da escola e da comunidade às suas estruturas participativas. Sobretudo, ajudando a fortalecer a cidadania ao dar voz àqueles que antes eram ignorados durante a tomada de decisão. Facilitar reuniões, discussões e debates com os integrantes da escola e a comunidade para melhorar continuamente o processo educacional; motivar os professores a serem ativos e buscar ajuda na prevenção e resolução de problemas que possam surgir.
O Projeto Político Pedagógico é o documento que instrumentaliza e expõe a visão da escola, ou seja, reflete o lugar da instituição de ensino perante a sociedade. Caminha, assim, de mãos dadas com a gestão democrática da escola, pois o PPP comprometido com a comunidade integra diretamente todas as disciplinas no processo de ensino. Sendo assim, a compreensão da liderança flutuante nas organizações escolares sempre foi relevante para as filosofias de gestão escolar democrático-participativas, assim como essas filosofias sempre foram influenciadas por teorias e documentos que orientam as ações e práticas de outras organizações na sociedade.
Na prática a liderança flutuante envolve efetivamente todos os integrantes da equipe escolar visando alcançar os objetivos pretendidos no processo educacional por meio do Projeto Político Pedagógico. O incentivo à liderança flutuante na gestão democrática em diferentes áreas da organização escolar propicia ao trabalho educativo um ambiente que valoriza os diferentes talentos, e permite a cada um compreender o seu papel na organização e assumir novas responsabilidades.
Uma escola que funciona de maneira correta e consciente sob um sistema de gestão democratico-participativa não apenas promove a democracia em seu processo de ensino, mas também obtém inúmeros outros benefícios. Sendo assim, é imprescindível orientar e esclarecer as ações da escola por meio do Projeto Político Pedagógico. 
Portanto, pode-se dizer que a direção flutuante da escola é a personificação da gestão democrática, ou seja, os programas, metas, objetivos e propósitos formulados pela escola são de grande relevância para toda a sociedade e devem ser atrelados à direção da escola. 
REFERÊNCIAS
OLIVEIRA, E. Líderes Escolares. Infoescola, 2008. Disponível em: https://www.infoescola.com/pedagogia/lideres-escolares/. 
MORAIS, C. Transformações metodológicas e o que pode ser feito pela gestão escolar para manter os alunos engajados: os melhores insights de Lana Crivelaro no I Sponte para a Educação. Sponte, 2021. Disponível em: https://www.sponte.com.br/transformacoes-metodologicas-para-engajar-alunos/, Acesso em: 15 nov 2022.
NADAL, P. Heloísa Lück fala sobre os desafios da liderança na escola. NOVA ESCOLA GESTÃO, 2009. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/787/heloisa-luck-fala-sobre-os-desafios-da-lideranca-nas-escolas. Acesso em: 05 nov 2022.
NOVA ESCOLA. Liderança e Inovação no Ensino. Nova Escola, 2016. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/7677/lideranca-e-inovacao-no-ensino. Acesso em: 15 nov 2022.

Mais conteúdos dessa disciplina