Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo
Material

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Computação Gráfica e Editoração Eletrônica
Aula 1: Introdução à Computação Gráfica e à Editoração Eletrônica
Apresentação
Nesta aula, faremos a introdução e um breve histórico da computação gráfica e da editoração eletrônica. No início dos anos 1950, cientistas da Tecnologia da Informação sentiram a necessidade de transformar os dados do computador em imagens para oferecer uma interface ao usuário capaz de favorecer a interatividade entre o homem e a máquina.
Há muito que as imagens fazem parte da comunicação. Atualmente, as imagens digitais estão presentes em todas as áreas, desde a medicina à comunicação, exigindo softwares específicos para a manipulação de imagens 2D e 3D.
Veremos que os programas da Adobe Creative Cloud atendem aos profissionais da indústria criativa e serão aprendidos na disciplina. Para entender a editoração eletrônica, é necessário conhecer as técnicas sobre bits e pixels, imagens bitmap e vetoriais, escalas de cores, resolução da imagem, fechamento e extensões de arquivos e os princípios básicos do design e da composição visual.
Objetivos
· Apontar os fundamentos e a história da computação gráfica e da editoração eletrônica, bem como os princípios do design;
· Distinguir os principais softwares de computação gráfica para editoração eletrônica;
· Identificar as imagens bitmap e vetoriais, reconhecendo as escalas de cor;
Palavras iniciais
Esta aula introduzirá os conhecimentos sobre a editoração eletrônica, que é um campo da computação gráfica, e apresentará os softwares de edição de imagens e textos mais utilizados no mercado.
Os softwares de editoração eletrônica foram elaborados para que os profissionais em publicidade e jornalismo possam criar e produzir páginas impressas ou digitais com imagens, textos e elementos gráficos.
O Photoshop foi desenvolvido para a manipulação de imagens bitmap, enquanto o Illustrator foi criado para as imagens vetoriais.
Conheceremos as técnicas em relação à resolução da imagem, como usar a imagem bitmap e a vetorial, quais os programas mais indicados para cada uma delas, como são feitas as imagens 2D e 3D, quais as extensões dos programas gráficos e como devemos fechar um arquivo.
Finalmente, aprenderemos os fundamentos do design para a diagramação de páginas.
Fundamentos da computação gráfica e da editoração eletrônica
A computação gráfica
O termo computer graphics surgiu da união das palavras computer (computador) + graphics (gráficos), disciplina que trata as teorias, métodos e técnicas de representação, cálculos e visualização de gráficos e grafismos.
Existem diversas definições para computação gráfica, dentre elas, a da International Standards Organization - ISO: métodos e técnicas utilizados para converter dados para um dispositivo gráfico através de um computador.
Para James D. Foley (1995), computação gráfica - CG é a criação, armazenamento e manipulação de modelos de objetos e suas imagens via computador.
A CG tem um amplo conjunto de técnicas aplicadas à criação e manipulação de imagens 2D e 3D, animações e vídeos que são possíveis através da representação matemática e gráfica dos objetos.
Renata Silva (2015) cita o termo CGI, computer-generated imagery (imagens geradas por computador), que se refere a uma visão ampla da CG, englobando todas as possibilidades de manipulação de imagens realizadas por profissionais de Design Gráfico, Design de Produto, Animação, Design de Game, Direção de Arte em Publicidade, Edição de Vídeos, Modelagem 3D e Artes Visuais.
Saiba mais
O primeiro computador a apresentar uma interface gráfica foi o Whirlwind I, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts - MIT em 1950, que foi utilizado para a produção e exibição de vídeos.
Este computador surgiu unicamente com finalidade acadêmica e depois passou a atender às necessidades militares de monitoramento e controle de voos, desenvolvidas pela defesa aérea dos EUA.
A computação gráfica está presente em nosso dia a dia desde as imagens de diagnósticos em medicina aos jogos digitais, da indústria do entretenimento ao treinamento de profissionais por simuladores. Para cada área existe um sistema operacional específico.
Clique nos botões para ver as informações.
CAD|CAM|CAE
A sigla CA é a abreviação de computer-aided (assistido por computador). Em CAD, o D é de design; em CAD/CAM, o M de é manufacturing (manufatura) e atualmente é possível passar do desenho 3D para a modelagem em impressora 3D; em CAD/CAE, o E é de engineering (engenharia). 
O sistema CAE tem técnicas avançadas do CAD capaz de definir os acabamentos, materiais e até mesmo medir as relações externas do objeto, como a temperatura.
Animação e efeitos especiais
Animação e efeitos especiais, como os programas das suítes Adobe e Corel Draw para publicidade e entretenimento. As técnicas desta área são responsáveis pela geração de imagens e textos e permitem a introdução de som, movimento e interatividade;
Apresentação gráfica de dados
Apresentação gráfica de dados usados em economia, administração e estatística, com o uso dos programas da Microsoft Office;
Visualização de dados tridimensionais
As imagens no campo bidimensional, isto é, representadas em suportes como o papel, monitor do computador, tela da TV, dentre outros, podem simular duas dimensões: 2D e 3D.
 Objetos 2D: imagens bidimensionais
Objetos 2D: imagens bidimensionais são realizadas em duas dimensões – altura e comprimento, nos eixos cartesianos Y (vertical) e Z (horizontal). São figuras planas que não oferecem uma percepção de profundidade. A escrita é incluída na forma bidimensional.
Objetos 3D: imagens tridimensionais são construídas em três dimensões, segundo o tri-eixo cartesiano Y (altura), Z (comprimento) e X (profundidade). O mundo em que vivemos é tridimensional e pode ser representado sobre superfícies planas adotando a geometria descritiva.
Isso quer dizer que adotamos uma técnica que, através da ilusão ótica, sugere uma profundidade muito próxima da realidade.
 Objetos 3D: imagens tridimensionais
 
Os principais campos da computação gráfica
 Clique no botão acima.
Editoração eletrônica
O desktop publishing - DTP, editoração eletrônica ou diagramação eletrônica, é o campo da computação gráfica que se dedica à composição de páginas realizadas no computador.
O DTP surgiu em 1985 com o programa PageMaker, criado pela Aldus Corporation, e com a impressora LaserWriter da Apple Computer.
Hardware, software e impressora interligados permitiram a criação de layouts vistos no monitor do computador e imediatamente impressos. Este avanço foi um marco para os profissionais das artes gráficas, que ganharam rapidez e realismo em seus projetos.
·  1940
· Automatic calculator (AC) Os primeiros computadores eram calculadoras gigantescas e lentas usadas para fins militares.
· 
·  1950
· Computadores mais rápidos com o uso da técnica transistor. Em 1951 surge o primeiro computador com computação gráfica.
·  1960
· Em 1963 o protótipo do primeiro mouse foi criado por Douglas Engelbart, aperfeiçoado pela IBM e comercializado em 1970 pela Telefunken.
·  1970
·  1980
· Steve Jobs, da Apple, em parceria com a Microsoft, cria o Macintosh, primeiro sistema operacional com interface gráfica. Em 1982 é fundada pela Adobe.
1970
Surge o microcomputador e a Apple. Surgimento da cultura digital, com a criação do PC Apple I, personal computer.
Com o passar do tempo, os programas gráficos de editoração eletrônica vêm se tornando mais acessíveis, com interfaces mais interativas e com soluções gráficas mais sofisticadas, permitindo que usuários não especialistas possam criar publicações ou retocar fotografias com qualidade profissional.
Atenção
Programas básicos de edição de texto, como os da Microsoft Word, se incluem na editoração eletrônica.

Shutterstock Por Rawpixel.com
Principais softwares para editoração eletrônica
Photoshop, Illustrator e InDesign são os três principais programas para editoração eletrônica da Adobe, empresa criada em dezembro de 1982 por Charles Geschke e John Warnock.
A Adobe desenvolve programas de edição de
imagem e texto para os sistemas operacionais Windows e OS da Apple. Para quem está aprendendo, a Adobe disponibiliza tutoriais e guias de usuários.
Clique nos botões para ver as informações.
Photoshop
O Photoshop 1.0 foi lançado comercialmente em 1990 e dependia de um computador com apenas 2MB de Memória RAM. Em outubro de 2018, foi lançado o Adobe Photoshop CC (20,0) que apresenta, dentre muitas novidades, recursos avançados para gráficos 3D e webdesign.
Illustrator
O Illustrator é o software para o desenvolvimento de gráficos vetoriais ideal para criar marcas, desenhos, tipografias, layouts e ilustrações. Sua primeira versão surgiu em 1987 e mudou o rumo da Adobe, que até então se ocupava apenas com o Adobe PostScript.
O filme The Adobe Illustrator Story Documentary revela que, no início, os críticos diziam que o programa iria acabar com a carreira dos designers e outros artistas visuais, mas John Warnock e Charles Geschke afirmaram que o que diferencia o designer do usuário é a criatividade.
A interface do Illustrator é parecida com a do Photoshop, mas tem recursos específicos para a vetorização.
InDesign
O InDesign foi lançado em 1999 e substituiu o programa PageMaker, desenvolvido pela Aldus, empresa comprada pela Adobe em 1994. (SILVA, 2015)
É um software dedicado ao desktop publishing, pois foi totalmente desenvolvido para a criação e a diagramação de páginas para impressão e mídia digital, podendo criar formulários e livros interativos.
A interface do Indesign é semelhante ao do Photoshop e do Illustrator, mas seu diferencial é trabalhar com páginas sequenciais lado a lado.
ondemand_videoVídeo
 
Imagem bitmap
 Clique no botão acima.
Imagem vetorial
A tela e as interfaces dos programas gráficos, mesmo que sejam para a criação de imagem vetorial, são formadas por mapas bits. No entanto, se a imagem vetorial for muito ampliada, ela não perde resolução, permanece nítida.
Por quê?
“Os gráficos vetoriais são constituídos por primitivas geométricas como pontos, formas, curvas, polígonos ou linhas originadas por expressões matemáticas”.
- SILVA, 2015
Os vetores não são formados por pixels, mas definidos por seus atributos.
O computador guarda na memória os atributos da imagem vetorial, e assim, qualquer outro computador pode redesenhar. Isto corresponde a uma economia de informações e torna a imagem vetorial mais leve que a bitmap.
No caso da ampliação ou redução, o que acontece?
Quando ampliamos a imagem vetorial, apesar dela ocupar mais espaço na área de trabalho, os atributos permanecem.
Devido a esta característica, marcas, símbolos, ilustrações e desenhos devem ser feitos em programas gráficos como Illustrator ou CorelDraw, para não perderem a qualidade.
Saiba mais
Vetor e arquivos - As extensões de gráficos vetoriais mais conhecidas são WMF (Windows Metafile), CDR (CorelDraw), DWG, DXF (ambos do AutoCAD) e AI (Adobe Illustrator).
ondemand_videoVídeo
 
Escalas de cores em editoração eletrônica
 As cores são essenciais na editoração eletrônica pois são os elementos da composição visual que mais emocionam. Os estudos sobre a psicodinâmica das cores nos mostram que por exemplo, o azul está associado ao gelo, por isso é utilizado em embalagens de água mineral.
A escolha do modo de cor é definida em função da aplicação da arte criada. O modo RGB é usado em artes para web e o CMYK para impressão gráfica ou em impressoras caseiras.
Escala RGB
O modo RGB tem sua origem na síntese aditiva, um fenômeno físico em que as luzes geram cores. A ausência da luz resulta no preto (escuridão), e o somatório das luzes resulta no branco.
A síntese aditiva é formada pelas cores vermelha (red), verde (green) e azul (blue), por isso é conhecida como RGB.
O que você está vendo agora na sua tela são cores RGB, portanto, as artes que serão aplicadas na web devem ser feitas nesta escala. As cores da escala RGB são representadas em decimais que vão de 0 a 255.
Sistema hexadecimal
O RGB é representado na internet com o sistema hexadecimal, um código formado por seis dígitos e precedido de “#”. O sistema é composto por 16 símbolos alfanuméricos, que são calculados diretamente pelos softwares.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 A B C D E F
Escala RGB em código hexadecimal:
Escala CMYK
A síntese subtrativa utiliza tintas e suas cores primárias são o ciano, magenta e amarelo. O K representa a tinta preta (key: chave em inglês), que, no processo de impressão quadricromia (ou policromia, na forma mais usual), é utilizado para aumentar as definições de volumes, para dar melhor impressão aos textos e obter uma cor preta mais pura.
A soma das três cores primárias CMY resulta no preto. Na realidade, não é um preto puro, mas um marrom bem escuro.
A mistura de duas cores primárias da síntese subtrativa gera uma cor primária da síntese aditiva.
Escala acromática
A escala de cinzas ou escala acromática (cor, croma = “khrôma” em grego; acromática, sem cor), ou escala das tonalidades, é utilizada em imagens preto e branco. Os tons de cinza são obtidos reduzindo percentualmente a cor preta.
Escala monocromática
A escala monocromática é formada por apenas uma cor (croma, matiz), adotando o mesmo princípio da escala acromática, reduzindo seu percentual ou a dessaturando.
 Clique no botão acima.
Os princípios do design
A palavra design pode ser compreendida como desenho, mas seu uso está associado a “projetar”.
O design ganhou força a partir da segunda fase da Revolução Industrial, com o surgimento da Escola da Bauhaus, fundada em 1919 pelo arquiteto Walter Gropius, em Weimar, Alemanha.
A Bauhaus reuniu profissionais e mestres de arquitetura, belas-artes, tipografia e design.
O bom design precisa ter fundamentalmente organização, equilíbrio, contraste, harmonia, ênfase e unidade. É necessário saber organizar as formas para que a comunicação visual seja compreendida pelo observador.
 A escola de arte Bauhaus - Shutterstock Por Claudio Divizia
Atenção
O conceito da Bauhaus fundamental é “o menos é mais”, que expressa a ideia de simplicidade. Quanto menos elementos em um layout, maior será a compreensão da mensagem. Quanto mais elementos forem colocados desordenadamente na página, mais confusa se tornará a mensagem.
ondemand_videoVídeo
Técnicas compositivas
EQUILÍBRIO - Existem três técnicas compositivas para obter o equilíbrio:
1
Equilíbrio simétrico
Os elementos são dispostos equidistantes de um eixo central vertical.
2
Equilíbrio assimétrico
Os elementos são dispostos livremente, mantendo uma relação entre eles capaz de equilibrar a composição.
3
Equilíbrio radial
A distribuição dos elementos se dá ao redor de um ponto central, de forma organizada e com um padrão, seja em forma, cor ou textura.
CONTRASTE - Uma das técnicas mais utilizadas para direcionar o olhar ou proporcionar interesse e foco, pois evidencia as diferenças. Elementos contrastantes podem ser texturas, cores, formas.
HARMONIA - A harmonia é o princípio que deve estar presente em todos os projetos. Para alcançá-lo, é comum se apegar a outros princípios de grande influência, tais como a unidade, o ritmo ou o equilíbrio.
ÊNFASE - Princípio de design também conhecido como foco visual ou ponto focal. Tem como objetivo direcionar o olhar para algum objeto, elemento ou composição específica.
O uso do princípio contraste, por exemplo, alcança esse objetivo, mas a ênfase pode ser aplicada por outros meios, tais como o isolamento de um elemento.
UNIDADE - O princípio de unidade faz que as partes trabalhem juntas para integrar o todo de forma harmônica, como todos os elementos conectados entre si.

Por Rawpixel.com
Atividade
1 - O programa PageMaker e a impressora LaserWriter interligados possibilitaram a criação de layouts vistos no monitor do computador e imediatamente impressos. Os criativos de publicidade podiam ver o layout antes de enviar à gráfica. A Publicidade e o Jornalismo se beneficiaram bastante com a CG.
Assinale quais áreas ou negócios se beneficiam com a computação gráfica:
a) Supermercados se beneficiaram com a possibilidade de agilizar o pagamento de compras através
de caixas registradoras com softwares de editoração eletrônica.
VerdadeiroFalso
b) A indústria automobilística vem desenvolvendo carros elétricos recarregáveis em tomadas residenciais.
VerdadeiroFalso
c) A indústria cinematográfica vem utilizando tecnologia digital 3D e óculos Dolby.
VerdadeiroFalso
d) A medicina tem utilizado a prototipagem 3D para próteses de reconstituição de partes do corpo e como auxiliar em cirurgias.
VerdadeiroFalso
e) A tecnologia PhotoComposerPlus, projetada para o biótipo brasileiro, auxilia a construção de retratos falados em delegacias.
VerdadeiroFalso
Gabarito
Duas respostas não estão corretas: os serviços das caixas registradoras têm interface gráfica, porém não usam softwares de editoração eletrônica; a indústria automobilística utiliza interface gráfica nos painéis dos veículos, porém a resposta ressalta a tecnologia de abastecimento de energia do carro através de eletricidade.
>As demais respostas em relação à medicina, à indústria cinematográfica e à tecnologia PhotoComposerPlus utilizam as tecnologias da computação gráfica.
“Editoração eletrônica é o conjunto de atividades ou processos de editoração realizados exclusivamente por meio de programas e equipamentos computacionais”. (Fonte: Portal Embrapa)
2 - Relacione os softwares gráficos com suas respectivas aplicações profissionais::
Photoshop 1
 
Illustrator 2
 
InDesign 3
 
CorelDraw 4
 
Excel 5
a) Diagramação e imagem vetorial para layouts publicitários
12345
b) Tratamento de imagens bitmaps para fotógrafos
12345
c) Criação e desenvolvimento de planilhas para estatísticas
12345
d) Desenhos vetoriais 2D
12345
e) Diagramação de revistas e livros
12345
Gabarito
O Photoshop é um programa criado para o tratamento de imagens bitmaps e tem ferramentas especialmente desenvolvidas para os profissionais de fotografia, além de designers e diretores de arte.
O Illustrator e o CorelDraw são programas para imagens vetoriais, diagramação de layouts e criação de desenhos vetoriais 2D e 3D.
O programa InDesign foi desenvolvido para a diagramação de páginas e é ideal para a criação e arte-finalização de revistas e livros. O Excel é um programa básico para escritório, capaz de desenvolver planilhas.
3 - Um designer recebeu uma imagem bitmap fotográfica com 72 pixels/polegada e no formato A5 (metade de um A4) para fazer a arte-final de um cartaz de cinema impresso no formato 90x120 cm. A imagem deverá sangrar na página, como mostra a ilustração. Se o designer utilizar a imagem que recebeu para aplicar na arte, o que pode acontecer?
Assinale quais áreas ou negócios se beneficiam com a computação gráfica:
a) Supermercados se beneficiaram com a possibilidade de agilizar o pagamento de compras através de caixas registradoras com softwares de editoração eletrônica.
VerdadeiroFalso
b) A indústria automobilística vem desenvolvendo carros elétricos recarregáveis em tomadas residenciais.
VerdadeiroFalso
c) A indústria cinematográfica vem utilizando tecnologia digital 3D e óculos Dolby.
VerdadeiroFalso
d) A medicina tem utilizado a prototipagem 3D para próteses de reconstituição de partes do corpo e como auxiliar em cirurgias.
VerdadeiroFalso
e) A tecnologia PhotoComposerPlus, projetada para o biótipo brasileiro, auxilia a construção de retratos falados em delegacias.
VerdadeiroFalso
Gabarito
As sentenças A, D e E estão corretas. A imagem em 72 pixels/polegada perde definição se sofrer a ampliação para um pôster impresso no formato solicitado. Se o designer ampliar a imagem, os pixels ficarão visíveis. Uma possível solução seria vetorizar a imagem e transformar em desenho.
4 - Um designer trabalhou no programa gráfico Illustrator em uma arte com um desenho vetorial 3D com boa resolução, textos e a marca da empresa. O layout foi aprovado e enviado à gráfica para impressão em offset.
A arte estava em formato adequado, fechado em PDF e RGB. Quando a agência recebeu o impresso, percebeu que ocorreu um fato inesperado.
Assinale a resposta que apresenta o tipo de problema que pode ter ocorrido.
a) As cores ficaram diferentes da arte vista no monitor, pois o arquivo deveria ter sido fechado em CMYK, cores de impressão, e não em RGB.
b) O desenho vetor ficou com baixa resolução, porque arquivos em PDF reduzem as informações.
c) O trabalho ficou em preto e branco, porque o PDF é a escala dos cinzas.
d) A imagem ficou distorcida, porque o Illustrator não é indicado para desenhos em 3D.
e) Apenas a tipografia e a marca apareceram no impresso, pois a imagem deveria ter sido feita no Photoshop.
Gabarito
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra A
A arte deveria ser arquivada em escala CMYK, pois são as cores do processo de impressão em impressoras caseiras ou em gráficas.
5 - A Bauhaus foi a primeira escola de design, tendo sido a responsável por desenvolver técnicas compositivas usadas até hoje. Uma das mais importantes é o equilíbrio.
O pôster construtivista russo apresenta qual tipo de equilíbrio?
a) As cores ficaram diferentes da arte vista no monitor, pois o arquivo deveria ter sido fechado em CMYK, cores de impressão, e não em RGB.
b) O desenho vetor ficou com baixa resolução, porque arquivos em PDF reduzem as informações.
c) O trabalho ficou em preto e branco, porque o PDF é a escala dos cinzas.
d) A imagem ficou distorcida, porque o Illustrator não é indicado para desenhos em 3D.
e) Apenas a tipografia e a marca apareceram no impresso, pois a imagem deveria ter sido feita no Photoshop.
Gabarito comentado
Infelizmente, você errou!
Resposta correta: letra B
O pôster apresenta equilíbrio radial, notado pelos elementos dispostos em uma sequência ritmada e circular em torno da figura central.
	
COMPUTAÇÃO GRÁFICA E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
	
PPT
	
MP3
	 
	CCA1232_A1_201908195241_V1
	
	
	
	
	
	
	
		Aluno: LIDEVINO FERREIRA FILHO
	Matr.: 201908195241
	Disc.: COM.GRÁF.EDIT.ELETR. 
	2020.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Software para o desenvolvimento de gráficos vetoriais ideal para criar marcas, desenhos, tipografias, layouts e ilustrações. Sua primeira versão surgiu em 1987 e mudou o rumo da Adobe, que até então se ocupava apenas com o Adobe PostScript.
Assinale a alternativa que apresenta o conceito citado.
	
	
	
	Adobe Premiere
 
	
	
	Adobe Photoshop
	
	
	Adobe Illustrator
	
	
	Adobe InDesign
	
	
	Adobe Affter Effects
	
Explicação:
O Adobe Illustrator é um software gráfico focado na edição de imagens vetoriais. Essa ferramenta faz parte do pacote Adobe e pode ser utilizada para a criação de ilustrações, logotipos, tipografias, etc.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Analise as seguintes afirmativas sobre imagem vetorial e assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.
 
I - A principal vantagem da imagem vetorial está no fato de que as propriedades da imagem não perdem qualidade ao ampliarmos a imagem.
II - A desvantagem da imagem vetorial é sua limitação em não representar imagens fotográficas, pois não são digitalizadas e sim traçadas.
III - Um vetor é menos detalhista e, geralmente, ocupa mais espaço que uma imagem bitmap simples.
	
	
	
	V - F - V
	
	
	V - V - V
	
	
	F - V - V
 
	
	
	F - F - F
	
	
	V - V - F
	
Explicação:
Um vetor é mais detalhista e, geralmente, ocupa menos espaço que uma imagem bitmap simples.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		São extensões conhecidas de arquivos vetoriais:
	
	
	
	AI, TIF, DWG
	
	
	DWG, WMF, GIF
	
	
	AI, SVG, PSD
	
	
	AI, CDR, DWG
	
	
	CDR, JPG, WMF
	
Explicação:
São extensões de arquivos vetoriais: AI, CDR, DWG
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Uma mesma imagem será gravada
em dois arquivos diferentes, um para uso na Internet, o outro, para ser impresso. Considerando as escalas de cores em editoração eletrônica, os arquivos devem ser configurados, respectivamente em:
	
	
	
	Cores e Grayscale.                                              
	
	
	Pantone e Chroma.                                      
	
	
	JPG e GIF.                                       
 
	
	
	RGB e CMYK.
	
	
	IBM e MAC
	
Explicação:
A escolha do modo de cor é definida em função da aplicação da arte criada. O modo RGB é usado em artes para web e o CMYK para impressão gráfica ou em impressoras caseiras.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A unidade mínima de construção da imagem digital chama-se:
 
 
	
	
	
	Pixel
 
	
	
	Amostragem
	
	
	DPI
 
	
	
	Saturação
 
	
	
	Matiz
 
	
Explicação:
O pixel é a representação gráfica da variação do bit, é a menor unidade da imagem mapa de bits.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		(PETROBRÁS - 2008) As imagens digitais podem ser de dois tipos diferentes: vetoriais e em bitmap. Em relação a tipos de imagens, é INCORRETO afirmar que: 
	
	
	
	imagens vetoriais são constituídas por meio de fórmulas geométricas que determinam o formato das figuras.
	
	
	imagens em bitmap costumam resultar em arquivos mais leves do que as imagens vetoriais.
	
	
	uma imagem vetorial pode ser ampliada, reduzida, esticada, ou sofrer qualquer tipo de deformação em suas dimensões, sem que apresente problemas de deformação.
	
	
	imagens em bitmap são constituídas pelo registro seqüencial de uma sucessão de pixels.
	
	
	os pixels de formação da imagem, no bitmap, aparecem se ela for muito ampliada.
	
Explicação:
Geralmente, os gráficos vetoriais são menores em tamanho do que os gráficos de bitmap, pois ele depende apenas da quantidade de objetos presentes nele, e não do tamanho do desenho em si. 
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Imagem digital que é reproduzida na tela a partir de cálculos matemáticos que descrevem segmentos geométricos em linhas ou curvas.
Assinale a alternativa que apresenta o conceito citado.
 
	
	
	
	Vetor
	
	
	Bitmap
	
	
	Labcolor
 
	
	
	JPG
	
	
	Pantone
	
Explicação:
Os gráficos vetoriais são constituídos por primitivas geométricas como pontos, formas, curvas, polígonos ou linhas originadas por expressões matemáticas
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A empresa "Groot" acaba de completar 50 anos e solicitou à agência a elaboração de uma marca comemorativa de aniversário. Nessa situação, o programa mais indicado para executar o job é o:
	
	
	
	Dreamweaver
	
	
	Premiere
	
	
	Illustrator
	
	
	InDesign
	
	
	Photoshop
 
	
Explicação:
O Illustrator é o software para o desenvolvimento de gráfcos vetoriais ideal para criar marcas, desenhos, tipografias,
layouts e ilustrações.
Computação Gráfica e Editoração Eletrônica
Aula 2: Introdução ao Photoshop: abertura de arquivo de imagem bitmap
Apresentação
Nesta aula, você conhecerá a interface do software Photoshop. Sua primeira experiência será a abertura ou criação de um arquivo e a definição e as cores da resolução da imagem em pixel.
A partir da abertura do arquivo, vamos apresentar a área de trabalho do Photoshop, com seus menus e barras de ferramentas. Vamos convidar você a manipular imagens bitmap, operando com as ferramentas de retoque e correção, recorte, seleção de cores e pintura.
Finalmente, você aprenderá sobre os formatos mais usuais, PSD e JPEG, para fechamento de arquivo, e saberá determinar sua escolha de acordo com o tipo de imagem, cores e arte-finalização.
Objetivos
· Reconhecer a interface gráfica do Photoshop;
· Manipular imagens bitmap com seleção, recorte e pintura, além de ajustes de retoque e correção;
· Identificar os formatos de arquivo.
 Palavras iniciais
Nesta aula, vamos conhecer a interface do programa Photoshop que, desde outubro de 2018, passou para a versão CC (Creative Cloud), disponível para Microsoft Windows e Mac OS X.
As áreas de trabalho dos programas Adobe Creative compartilham aparências e funcionalidades semelhantes, a fim de facilitar o trânsito dos arquivos entre os aplicativos. Esta característica facilitou também o aprendizado dos três programas gráficos ensinados nesta disciplina.
A tela inicial(home screen) do Photoshop CC oferece os botões Criar Novo e Abrir, além de tutoriais e as fotos LER, o arquivo de fotografias do Lightroom. Se sua versão é anterior ao CC, a abertura de arquivo é realizada em File (arquivo).
 Tela inicial do Photoshop CC.
Abriremos uma fotografia em 300dpi e exercitaremos a correção básica da imagem, retoque e recorte com o uso da varinha mágica na caixa de ferramentas(toolbox).
 Conhecendo o programa Photoshop
Interface do Photoshop
A cada versão do Photoshop, são acrescentadas ferramentas e técnicas mais sofisticadas. Vimos que o CC (Creative Cloud) é uma versão capaz de trabalhar com aplicativos da nuvem (cloud computing) e está mais integrada com os outros programas Adobe, como Illustrator e InDesign.

Shutterstock.com
Nesta aula, vamos trabalhar com o Photoshop CS6, pois todas as ferramentas desta versão estão presentes no CC, bem como as vantagens operacionais como a recuperação automática do trabalho em caso de erros.
Vejamos o que representa cada item indicado:
Clique nos botões para ver as informações.
A - Barra de menus
Barra de menus exibe os menus Arquivo, Editar, Imagem, Camadas, Fontes e outros que dão acesso a vários comandos, ajustes e painéis.
B - Barra de opções
C - Caixa de ferramentas
D - Painéis
E - Botão de exibição do painel
ondemand_videoVídeo
Abrir arquivos e criar imagens
Você poderá observar que a abertura de um arquivo é semelhante a todos os softwares de editoração eletrônica.
Toda vez que iniciamos uma editoração, quer seja criando ou abrindo um arquivo já existente, surgirá uma janela de opções de formatos, dimensões, resolução e cores.
Comentário
Neste momento, as orientações ministradas na Aula 1 serão muito importantes para que você faça as escolhas corretas.
Leia o texto a seguir com os procedimentos para a abertura de arquivos e a criação de imagens:
 
Abertura de arquivo e criação de imagens
 Clique no botão acima.
Abertura de arquivo e criação de imagens
File open: importando uma imagem
A abertura de um arquivo é semelhante a todos os softwares de editoração eletrônica. Na barra de menus, selecione Arquivo > Abrir (File>Open) para abrir imagens existentes.
A partir dessa ação, uma janela com as opções de pastas se abrirá e você deverá escolher o arquivo — uma imagem ou um trabalho em PSD já iniciado — a ser trabalhado.
Ao clicar no arquivo, o botão Abrir ficará disponível para ser clicado.
A imagem aparecerá na área de trabalho para ser manipulada. Certifique-se de que a resolução da imagem está adequada para o seu projeto.
Dica
Importante: devemos trabalhar a imagem em arquivo JPG, PNG ou outra extensão de imagem, com a resolução de 300 DPI — 300 pixels/ polegada — no formato final do projeto (dimensões: largura e altura).
A imagem se abrirá na área de trabalho. Observe, na imagem que você abriu na coluna à direita, a paleta Camada. A primeira camada é aberta automaticamente e é denominada background, camada de fundo ou camada inferior.
Camada de fundo - A camada inferior na paleta Camadas, a camada de fundo, está sempre bloqueada, por medida de proteção, o que significa que não é possível alterar a ordem de empilhamento, o modo de mesclagem ou a opacidade.
No entanto, você pode converter a camada de fundo em uma camada regular, se for necessário.
File new: formatação do arquivo
Para abrir um novo arquivo, usando o atalho no teclado:
· (Mac)Cmd>N
· (Windows)Ctrl>N
Ou clique em Arquivo > Novo (File>New).
Quando abrimos um novo arquivo, também surge uma janela com opções para a formatação do trabalho.
[Name] Neste local você nomeará o seu trabalho.
[Preset] Predefinição de documentos em branco - Você pode escolher documentos em branco com dimensões e configuração predefinidas.
As predefinições de documentos em branco apresentam
tamanho, cor, modo, unidade, orientação, posicionamento e configurações de resolução predefinida. Por exemplo, em Impressão (Imprimir), são oferecidos os formatos de papéis internacionais que você conhece, o A4 e o A3, dentre outros.
[Size] Dimensões ou tamanho - Você poderá escolher tamanhos predefinidos ou determinar conforme a sua necessidade.
[Width] [Height] Largura e altura - Especifique o tamanho do documento em cm, pixel, mm, dentre outros. Selecione a unidade no menu pop-up.
[Resolution] Resolução - Especifique a precisão dos detalhes em uma imagem bitmap medida em pixels/polegada ou pixels/centímetro.
[Color Mode] Modo de cor - especifique um modo de cores do documento. Devemos trabalhar geralmente em RGB, pois este é o modo da tela do computador. Mas, se o trabalho for impresso, deverá ser convertido na arte-final para CMYK.
[Background Contents] Conteúdo em segundo plano - Especifique uma cor de fundo para o documento. Geralmente utilizamos o branco (branco do papel).
[Orientation] Orientação - Especifique uma orientação de página para o documento: paisagem (horizontal) ou retrato(vertical).
[Advanced] Opções avançadas - Usuários mais experientes podem definir:
[Color Profile] Perfil de cor: especifique o perfil de cor do documento a partir de uma ampla variedade de opções.
[Pixel Aspect Ratio] Proporções de pixel: especifique a proporção entre largura e altura de um único pixel em um quadro.
Nova tela inicial do Photoshop CC:
A) Criar novo arquivo e abrir arquivo;
B) Abrir arquivos recentes.
Os procedimentos após esta tela são semelhantes ao CS6.
Imagem bitmap: seleção, recorte e pintura
Vamos aprender as técnicas de seleção, recorte e pintura, que formam um grupo de recursos bastante comuns para o tratamento de imagens bitmap.
Usamos as ferramentas de seleção para recortar um objeto, para arrastar ou duplicar. Também utilizamos esses recursos para retocar uma imagem, recortando uma área que não deve aparecer no trabalho.
As ferramentas de seleção são: Letreiro (Marquee), Laço (Lasso), Varinha Mágica (Magic Wand) e Seleção Rápida (Quick Selection).
Nesta aula, você usará o balde de tinta como ferramenta de pintura.
Seleção de Imagem
Leia o texto a seguir com a especificação dos itens de seleção de imagem:
 
Seleção de imagem
 Clique no botão acima.
Seleção de imagem
Ferramenta Letreiro
São ferramentas de seleção básicas, pois realizam a seleção de áreas em formas retangulares (quadrados e retângulos) ou elípticas (ovais e círculos); opções de uma única linha ou única coluna, principalmente utilizados para trabalhar com um pixel.
Opções das ferramentas Letreiro:
Ferramenta Laço
Para seleções mais detalhadas, e que necessitam contornar um objeto com forma irregular, utilizamos os laços.
O procedimento e opções são um pouco semelhantes às ferramentas letreiros e são capazes de fazer seleções mais complexas e irregulares. No entanto, a precisão da seleção depende muito da firmeza da mão no controle do mouse.
Ferramenta Laço - Ferramenta padrão que é utilizada pressionando o mouse enquanto contorna a área a ser selecionada. Ao soltar o mouse, o primeiro e o último ponto do laço se unem e surge uma área pontilhada, isto é, selecionada.
Ao utilizar o laço, surge uma barra de opções semelhante à ferramenta letreiro.
Ferramenta Laço Poligonal - Utilizado para formas retas, o uso desta ferramenta não necessita que se pressione o mouse, bastando clicar uma vez no início da seleção e delimitar o objeto.
Ao utilizar o laço poligonal, surge a barra de opções.
Ferramenta Laço Magnético - Oferece uma opção semiautomática, pois a seleção é realizada a partir de um ponto no limite do contorno que será selecionado computacionalmente. Dentre as três opções de laço, o magnético é mais ágil e menos preciso.
Frequência (frequency): estabelece a distância entre os pontos. Quanto mais pontos, mais preciso o contorno.
Configuração/contorno (edge): estabelece o contraste mínimo que uma área deve ter para ser considerado um contorno a ser seguido.
Seleção Rápida
A ferramenta Seleção Rápida (Quick Selection) funciona como um pincel que “pinta” a área interna do objeto selecionado. Funciona basicamente da seguinte forma: ao clicar na ferramenta, pressione o botão esquerdo do mouse e passe o pincel na área a ser selecionada.
Varinha Mágica
É uma ferramenta muito utilizada por principiantes, pois funciona praticamente “sozinha”. Você deve clicar num ponto da imagem, e o programa tentará selecionar a área com pixels semelhantes em cor e contraste. Se a imagem tiver cores chapadas, lisas ou com poucos matizes, a ferramenta funciona satisfatoriamente.
Barra de opções da Varinha Mágica
Tolerância - Determina a gama de cores dos pixels selecionados. Digite um valor em pixels entre 0 e 255. Um valor baixo seleciona as poucas cores que são muito semelhantes ao pixel clicado. Um valor mais alto seleciona uma faixa de cores mais ampla.
Suavização de Serrilhado - Cria uma seleção com arestas mais suaves.
Adjacente - Seleciona apenas as áreas adjacentes que usam as mesmas cores. Caso contrário, todos os pixels da imagem que usam as mesmas cores serão selecionados.
Obter Amostra de Todas as Camadas - Seleciona cores que usam dados de todas as camadas visíveis. Caso contrário, a ferramenta Varinha Mágica apenas selecionará cores na camada ativa.
Recorte e aplicação sobre fundo colorido
Uma das finalidades das técnicas de seleção é recortar a imagem para que ela seja colocada sobre outro fundo. É muito comum em Publicidade o uso de fundos coloridos para destacar a comunicação, como neste banner digital da Estácio:
Para colorir um fundo chapado, você deve criar uma camada e preencher a área com a ferramenta Lata de Tinta com apenas um clique. A cor da tinta é selecionada na barra de ferramentas.
Imagem bitmap: ajustes de retoque e correção
As ferramentas de retoque e correção são:
ondemand_videoVídeo
Borracha (Eraser): ferramenta simples presente em programas Bitmap, é utilizada em retoques de contornos de imagens recortadas, dentre outras funções.
Carimbos (Clone Stamp): clona, ou seja, duplica, partes da imagem. Uma das ferramentas mais utilizadas para retoques.
Band-Aid (Spot Healing Brush) - para eliminar defeitos da pele. Patch Tool também remove sujeiras. Content-Aware Move troca elementos de lugar ou duplicar elementos. Red Eye é uma ferramenta exclusiva para tirar o vermelho dos olhos causado por flash.
Formatos de arquivos
Vamos aprender como salvar e porque salvar em PSD e JPEG.
PSD - Devemos salvar o trabalho original neste tipo de arquivo para que possamos dar continuidade ou corrigir,quando necessário, o nosso layout e arte-final.
JPEG - Quando o trabalho está terminado, você pode usar este arquivo para a utilização em web, para enviar o layout por e-mail ou em caso de imagens fotográficas e ilustrações sem textos.
Salvar imagemJPG: SAVE AS>JPEG.
ondemand_videoVídeo
Salvar para web em JPEG:
 Tutorial de Photoshop da Aula 2
Vamos fazer um trabalho para colocar em prática algumas ferramentas que você aprendeu?
Leitura
Trabalho.
Não se esqueça de salvar seu trabalho em PSD, para podermos continuar trabalhando nas próximas aulas!
 Atividade
1. Desde outubro de 2018, o Photoshop apresentou a versão CC (Creative Cloud).
Assinale o que essa versão trouxe de vantagens sobre as anteriores:
a) É uma versão capaz de trabalhar com aplicativos da nuvem.
b) É uma versão que não apresenta nenhuma diferença das anteriores.
c) É uma versão que permite a recuperação automática do trabalho, enquanto no CS6 isto não é possível.
d) É uma versão que não possui barra de opções.
e) É uma versão que não interage com os outros programas gráficos da Adobe.
Gabarito comentado
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra a.
Desde outubro de 2018, o programa passou para a versão CC (Creative Cloud), disponível para Microsoft Windows e Mac OS X. As áreas de trabalho dos programas Adobe Creative compartilham aparências e funcionalidades semelhantes, a fim de facilitar o trânsito dos arquivos entre os aplicativos.
O
CC é uma versão capaz de trabalhar com aplicativos da nuvem (cloud computing) e está mais integrada com os outros programas Adobe, como Illustrator e InDesign.
Parte superior do formulário
2. Toda vez que iniciamos uma editoração, quer seja criando ou abrindo um arquivo já existente, surgirá uma janela de opções de formatos, dimensões, resolução e cores.
A partir da abertura de um arquivo, relacione a segunda coluna com a primeira:
	1. Modode Cor
	() Definição a medida pixels/polegada
	2.Resolução
	()Atalho do teclado para criar um novo arquivo
	3. Na janela de criação de um arquivo Orientação significa:
	()Caminho na área de trabalho para abrir um arquivo existente
	4.Arquivo > Abrir
	()Define se o trabalho será feito em RGB ou CMYK, por exemplo
	5. Ctrl+N
	()Posição da página: retrato ou paisagem
Parte inferior do formulário
Gabarito comentado
2 - 5 - 4 - 1 - 3
A abertura de um arquivo existente é feita na barra de menus, selecionando
Arquivo > Abrir (File>Open).
Para abrir um novo arquivo, use o atalho no teclado(Windows)Ctrl+N
Modo de Cor para especificar um modo de cores do documento. Devemos trabalhar geralmente em RGB, pois é o modo da tela do computador. Mas, se o trabalho for impresso, deverá ser convertido na arte-final para CMYK.
Resolução - Especifica a precisão dos detalhes em uma imagem bitmap medida em pixels/polegada ou em pixels/centímetro.
Orientação - Especifica uma orientação de página para o documento: paisagem (horizontal) ou retrato (vertical).
3. Existem três tipos de ferramentas para seleção básicas e rápidas na caixa de ferramentas para selecionar, recortar e retocar imagens. Algumas delas realizam a seleção de áreas em formas retangulares, outras realizam seleções rápidas e um terceiro grupo faz seleção em imagens com formas irregulares.
Assinale a resposta que apresenta as ferramentas corretas para seleção conforme citado no enunciado.
a) Letreiros, Laços, Varinha Mágica e Seleção Rápida.
b) Seleção Rápida, Caneta, Borracha e Lata de Tinta.
c) Caneta, Letreiros, Laços e Camadas.
d) Pincel, Lápis, Borracha e Retângulo.
e) Laços, Varinha Mágica, Carimbo e Pincel.
Gabarito
Infelizmente, você errou!
Resposta correta: letra a.
4. Observe as três ferramentas marcadas na caixa de ferramentas e assinale com V as respostas verdadeiras e com F as falsas.
a) As três ferramentas são usadas para retoques em imagens bitmap.
VerdadeiroFalso
b) As ferramentas são: um tipo especial de Band-Aid, Carimbo e Borracha Rápida.
VerdadeiroFalso
c) As três ferramentas são utilizadas para seleção de imagens.
VerdadeiroFalso
d) As ferramentas 1 e 2 são para pintar e a 3 é para deletar.
VerdadeiroFalso
e) As ferramentas 1 e 2 são para retoque avançado e a 3 é para retoque rápido.
VerdadeiroFalso
Gabarito comentado
Resposta correta: V V F F V.
As ferramentas são:
1) Spot Healing Brush, um tipo de Band-Aid para retoque de pele;
2) Carimbo;
3) Borracha Mágica, um tipo especial de borracha.
As três ferramentas são utilizadas para retoques, sendo que as duas primeiras realizam retoques mais avançados, e a Borracha, a terceira ferramenta assinalada, faz retoques rápidos e mais simples.
5. “Quando um arquivo é salvo em PSD, podemos afirmar que ele poderá .” Assinale a resposta mais adequada para completar a sentença.
a) ser aberto em qualquer computador, mesmo que este computador não tenha instalado o Photoshop.
b) ser aberto no programa Photoshop e ser corrigido ou alterado.
c) ser aberto em qualquer programa gráfico, mesmo que não seja da Adobe, e ser trabalhado normalmente.
d) apresentar problemas de imagem, pois este tipo de arquivo reduz as informações.
e) ser exportado por e-mail e aberto em qualquer tipo de dispositivo, inclusive móvel.
Gabarito comentado
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra b.
“Quando um arquivo é salvo em PSD, podemos afirmar que o arquivo poderá ser aberto no programa Photoshop e ser corrigido ou alterado”. Devemos salvar o trabalho original em PSD para que possamos dar continuidade ou corrigirmos sempre que necessário o nosso layout e arte-final.
	COMPUTAÇÃO GRÁFICA E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
	
PPT
	
MP3
	 
	CCA1232_A2_201908195241_V1
	
	
	
	
	
	
	
		Aluno: LIDEVINO FERREIRA FILHO
	Matr.: 201908195241
	Disc.: COM.GRÁF.EDIT.ELETR. 
	2020.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Considere o seguinte ícone da barra de ferramentas do Photoshop:
O ícone representa:
	
	
	
	Ferramenta Alinhar
	
	
	Ferramenta Mover
	
	
	Ferramenta Seleção Retangular
	
	
	Ferramenta Carimbo
 
	
	
	Ferramenta Corte
	
Explicação:
O ícone representa a Ferramenta Carimbo, uma espécie de pincel que copia partes selecionadas da imagem. Uma das ferramentas mais utilizadas para retoques.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Considerando o software Adobe Photoshop, podemos dizer que o atalho "Ctrl > N" (Windows) ou "Cmd > N" (Mac) permite:
 
	
	
	
	Abrir um arquivo existente
	
	
	Salvar o arquivo atual
	
	
	Abrir a caixa de diálogo Salvar como
	
	
	Criar um novo arquivo
 
	
	
	Imprimir o arquivo atual
	
Explicação:
Para abrir um novo arquivo no Photoshop, usando o atalho no teclado, devemos digitar: (Mac) Cmd>N ou (Windows) Ctrl>N
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Considere o seguinte ícone da barra de ferramentas do Photoshop:
O ícone representa uma ferramenta de:
 
	
	
	
	vetor
	
	
	dpi
	
	
	camadas
 
	
	
	efeitos
	
	
	seleção
	
Explicação:
Trata-se de uma ferramenta de seleção. Usamos as ferramentas de seleção para recortar um objeto, para arrastar ou duplicar. Também utilizamos esses recursos para retocar uma imagem, recortando uma área que não deve aparecer no trabalho. 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		São extensões de arquivos usuais gerados no Photoshop:
	
	
	
	.png, .jpg e .cad
	
	
	.tif, .pdf e .bmp
	
	
	.jpg, .pps e .psd
	
	
	.bmp, .doc e .jpg
	
	
	.psd, .eps e .wma
	
Explicação:
São extensões de arquivos usuais gerados no Photoshop:.tif, .pdf e .bmp
	
	
	
	 
		
	
		5.
		As ferramentas Carimbos (Clone Stamp e Pattern Stamp) são utilizadas no Photoshop para ________________________ .
	
	
	
	Colorir grandes áreas com apenas um click.
	
	
	Eliminando defeitos da pele.
	
	
	Apagar o contorno da imagem com efeito desfoque.
	
	
	Corrigir os olhos vermelhos de retratos.
	
	
	Retocar duplicando partes da imagem.
	
Explicação:
Carimbos (Clone Stamp e Pattern Stamp): clone - duplica - partes da imagem. Uma das ferramentas mais utilizadas para retoques.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Na Aula 2 você aprendeu a salvar o arquivo de Photoshop em JPEG e PSD. Leia as sentenças assinalando V ou F:
(    ) Devemos salvar o arquivo em PSD quando desejamos reeditá-lo.
(    ) Quando gravamos o arquivo em JPEG ele perde algumas informações e se tornando ideal para utilização na web.
(    ) Um arquivo gravado em JPEG conserva todas as camadas e pode ser reeditado em todos os programas da Adobe.
	
	
	
	V F V
	
	
	F F V
	
	
	V V V
	
	
	F F F
	
	
	V V F
	
Explicação:
PSD - devemos salvar o trabalho original neste tipo de arquivo para que possamos dar continuidade ou corrigirmos sempre que necessário o nosso layout e arte-final.
JPEG - quando o trabalho está terminado, você pode usar este arquivo para utilização em web, para enviar o layout por e-mail ou em caso de imagens fotográficas e ilustrações sem textos.
O Arquivo JPEG não e reeditável
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Considerando o software Photoshop, podemos dizer que o atalho "Ctrl + O" permite:
	
	
	
	abrir um arquivo existente.
	
	
	abrir a caixa de diálogo Salvar
como;
	
	
	abrir a galeria de filtros;
	
	
	abrir a paleta camada;
	
	
	abrir a paleta estilos;
	
Explicação:
Considerando o software Photoshop, podemos dizer que o atalho "Ctrl + O" permite abrir um arquivo existente.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Complete corretamente a sentença:
"______________ oferece uma opção semi automática, pois a seleção é realizada a partir de um ponto no limite do contorno que será selecionado computacionalmente. Dentre as três opções de Laço é a mais ágil e menos precisa".
	
	
	
	A Ferramenta Letreiro
	
	
	A Ferramenta Seleção Rápida
	
	
	A Ferramenta Balde de Tinta
	
	
	A Ferramenta Laço Magnético
	
	
	A Ferramenta Varinha Mágica
	
Explicação:
Ferramenta Laço Magnético - oferece uma opção semi automática, pois a seleção é realizada a partir de um ponto no limite do contorno que será selecionado computacionalmente. Dentre as três opções de Laço, o Laço Magnético é mais ágil e menos precisa.
Computação Gráfica e Editoração Eletrônica
Aula 3: Photoshop - manipulação de imagem bitmap
Apresentação
Nesta aula, vamos apresentar as técnicas de manipulação da imagem bitmap no Photoshop.
Você aprenderá como funcionam as camadas e os recursos dos modos de mesclagem, técnicas de fusão de imagens, filtros e opacidades, bem como os ajustes de cores das camadas.
Além disso, saberá como manipular a imagem com a máscara, que possibilita fusões e recortes das imagens com aplicação sobre outros fundos.
Objetivos
· Aplicar os filtros, opacidades e cores das camadas;
· Identificar os recursos de mesclagem de imagens;
· Esclarecer como fazer fusão de imagens com máscaras.
Palavras iniciais
Esta aula apresenta as camadas do Photoshop e suas propriedades no trato da imagem.
As camadas não se limitam a organizar o trabalho: elas permitem suavizar a imagem a partir da mesclagem inteligente que regula automaticamente as pequenas diferenças na iluminação e cores. Elas também têm opções de opacidade e filtros que permitem efeitos profissionais nas imagens.
Camadas do Photoshop
As camadas (layers) são folhas transparentes sobrepostas que contêm os elementos da composição como textos, fundos, objetos, pessoas, elementos decorativos.
No Guia do Usuário, a Adobe diz que as camadas são como folhas de acetato transparentes que permitem ver as camadas que estão embaixo.
Elas podem ser movidas pela área de trabalho, bem como ser apagadas, sem prejuízo do trabalho. Você também pode dar transparência, isto é, reduzir a opacidade da camada, obtendo mais ou menos transparência na imagem.
 Tutorial Adobe Photoshop: sobre camadas no Photoshop. Disponível em: https://helpx.adobe.com/br/. Acesso em: 30 jul. 2019.
"Esse processo se assemelha ao de produção de uma pintura. O artista prepara o fundo, depois faz os traços em carvão e continua em cada fase a acrescentar tintas ou adicionar texturas. (SILVA, 2015)"
As camadas permitem a realização de diversas tarefas como composição de imagens, edição de texto no layout, adição de formas em vetores gráficos, fundos texturizados.
Elas suportam desde uma ação extremamente sofisticada ou simplesmente para a adição de um efeito especial como uma sombra projetada ou um brilho.
A quantidade de camadas só pode ser limitada pela capacidade de memória do computador. Mas não é muito aconselhável manter muitas camadas sem uso, para que você não se perca.
ondemand_videoVídeo
Qual a necessidade de trabalhar com as camadas?
As camadas do Photoshop parecem desnecessárias para os usuários iniciantes, mas são muito importantes operacionalmente. Além de permitirem diversos tipos de efeitos do programa, elas resguardam as operações (filtros, fusões, seleções) após o fechamento do arquivo.
Exemplo
Um diretor de arte fez uma arte-final muito elaborada no Photoshop, e o cliente não gostou da posição da marca da empresa no layout. Se a marca estiver em uma camada separada, o diretor de arte poderá mover, reduzir, ampliar, mudar um efeito, sem alterar os outros elementos da arte.
No entanto, se a marca estiver na mesma camada dos outros elementos, ele terá que apagar a marca, retocar a área apagada, corrigir, importar novamente a imagem da marca e reposicioná-la no trabalho.
 Ações em camadas
 Clique no botão acima.
Ações em camadas
Organização das camadas
O Photoshop tem muitos recursos e efeitos de imagem e, para que o trabalho possa permanecer editável, o ideal é que cada imagem fique em uma camada. É também recomendável que o usuário renomeie cada camada para encontrá-la mais rapidamente.
Quando a imagem é adicionada, a camada surge automaticamente com o nome Camada 1 (Layer 1), Camada 2 e assim sucessivamente. Você pode usar, por exemplo, o nome do objeto (cão, barco, paisagem).
Como fazer? Basta dar duplo clique (dois cliques seguidos) sobre a camada que você deseja renomear.
Você aprendeu no tutorial da aula 2 que, ao abrir uma imagem, ela é automaticamente colocada na camada background (bg), camada de fundo ou inferior. Por padrão, as camadas mais novas são sobrepostas às anteriores. Isto é, a partir da camada bg as outras camadas são colocadas acima.
Você também pode abrir uma camada vazia se precisar iniciar um desenho com o atalho Shift+Ctrl+N (Windows) ou Shift+Command+N (Mac Os).
Às vezes, é necessário duplicar uma camada para fazer um efeito, uma correção, dentre outros. Você deve selecioná-la no painel Camadas e teclar Ctrl+J (Windows) ou Command+J (Mac Os).
Observe na figura que as camadas das imagens são trabalhadas no painel Camadas (Layers), localizado na coluna das pranchetas de opção, em geral na parte inferior da área de trabalho.
Anatomia da prancheta de camadas
 Fonte: Guia do Usuário Adobe Photoshop. Disponível em: https://helpx.adobe.com/br. Acesso em: 30 jul. 2019.
A. O menu da prancheta Camadas fica localizado no lado direito da interface na barra de índices. Você aciona diversas opções para as camadas, dentre elas a exportação rápida como PNG;
B. Filtro ou busca de camadas - Encontrado a partir do Photoshop CS6, foi criado para personalizar a camada através de cores, nomes e outros recursos. É uma espécie de filtro de busca;
C. Grupo de camadas - Serve para você organizar seu trabalho agrupando elementos e ações de um mesmo objeto;
D. Camada - Pode conter imagem, texto, formas, fundos, dentre outros;
E. Expandir/recolher efeitos da camada - Para reduzir a quantidade de informação no painel, é possível recolher e expandir camadas;
F. Efeito da camada - Facilita a memorização do que já foi feito com a imagem;
G. Miniatura da camada - As camadas apresentam uma miniatura da imagem para facilitar o reconhecimento.
Ocultando camadas
Durante o processo do trabalho, você pode desejar ver se o efeito que fez ficou bom, se um determinado elemento é necessário sem precisar apagá-lo, ou simplesmente comparar cores de fundos sem precisar pintar e repintar.
Você deve clicar no globo ocular para a imagem ficar invisível na tela de pintura, mas permanecer no arquivo. É possível tornar invisível na tela de pintura quantas camadas você desejar.
Agrupando camadas
Para agrupar camadas, o ideal é nomear o grupo. Por exemplo, uma marca colocada na tela de pintura que foi construída com diversas camadas contendo símbolo, tipografias, fundo e efeitos de sombras e brilhos pode nomear o grupo de marca ou logo.
Como fazer?
Selecione todas as camadas que você deseja agrupar e tecleCtrl + G (Windows) ou Command +G (Mac OS). O ideal é que elas sejam empilhadas uma sobre a outra, em sequência.
Você também pode clicar sobre uma camada e, apertando o Ctrl (Windows) e Command (Mac OS), clique nas outras camadas do grupo.
Trabalhando com filtros
Os filtros são utilizados para aplicar efeitos especiais e artísticos que podem transformar uma imagem fotográfica em um desenho bitmap.
Os filtros do Photoshop estão localizados no Menu>Filtro. Alguns filtros são criados por outros desenvolvedores e disponibilizados como plug-in.
Como aplicar filtros básicos?
1. Você deve selecionar a camada do objeto que deseja trabalhar.
2. Em Menu, selecione Filtro>Galeria
de filtros. Experimente os filtros, adicione diversos filtros, altere o empilhamento e observe as variações. Quando você estiver satisfeito, clique em OK.
Quando trabalhamos diretamente com o filtro, não é possível retornar para a imagem original após salvar o arquivo. O ideal é trabalhar com filtro inteligente na camada.
ondemand_videoVídeo
Saiba mais
Assista ao filme do Adobe Photoshop explicando como utilizar a galeria de filtros.
 Ações em camadas
 Clique no botão acima.
Mesclagem de imagens
Como função mais elementar, a combinação de imagens a partir da ação Mesclar Camadas possibilita a redução de camadas, organizando melhor o trabalho e a correção de conflitos na imagem.
A mesclagem é possível no caso de camadas regulares, camadas com opacidade abaixo de 100%, com objetos isolados que oferecem visibilidade da camada inferior.
ondemand_videoVídeo
Você pode escolher a Opção de Mesclagem em Estilo de Camada, acionando no menu Camada> Opção de Mesclagem.
Como dar opacidade à camada?
A opacidade está disponível na caixa da Camada e varia de 0% a 100%. Quanto menor o valor, mais transparente será a camada. Com 100%, a camada ficará opaca. A imagem acima está recortada, então a transparência acontece apenas no objeto (o cachorro).
Atenção
Não é possível alterar a opacidade de uma camada de plano de fundo ou de uma camada bloqueada.
Experimente trabalhar a opacidade da camada com textos e fundos. Você observará que é possível fazer efeitos de transparência também com estes elementos da composição.
Saiba mais
Veja como converter uma camada de plano de fundo em uma camada regular.
 Modos de mesclagem
 Clique no botão acima.
Fusão de imagens com máscaras
A máscara da camada permite recortar mais rapidamente uma imagem para realizar diversos efeitos, como a fusão, pois permite melhor tratamento do contorno. A máscara circunda a imagem, permitindo que você apague o fundo sem o risco de danificar a imagem.
1. É necessário que você crie a máscara na camada da imagem que você irá trabalhar.
2. Na opção Adicionar Máscara de Vetor, você criará a máscara para a imagem da camada.
3. Selecione com a varinha mágica a imagem ou outra ferramenta de seleção que você saiba manipular.
4. Após completar a seleção, utilize a borracha da caixa de ferramentas e apague o fundo.
5. Use, se preferir, o desfoque, para suavizar os contornos.
 Atividade
Questão 1:
Nesta aula, você aprendeu a importância do uso das camadas do Photoshop para a organização do trabalho. Porém, a camadas não se limitam a apenas organizar e ordenar as imagens a serem trabalhadas.
Marque V ou F para as sentenças que apresentam os outros recursos das camadas:
a) Mesclar imagens
VerdadeiroFalso
b) Fazer fusão de imagens
VerdadeiroFalso
c) Reduzir a opacidade da imagem
VerdadeiroFalso
d) Permitir colorir a imagem
VerdadeiroFalso
e) Ampliar e reduzir a imagem
VerdadeiroFalso
Gabarito comentado
V / V / V / F / F. As camadas não se limitam a organizar o trabalho: elas permitem suavizar a imagem a partir da mesclagem inteligente, que regula automaticamente as pequenas diferenças na iluminação e cores. As camadas também têm opções de opacidade e filtros que permitem efeitos profissionais na imagem.
Questão 2:
O uso de filtros confere ao trabalho diversas aparências, inclusive artísticas. Quando trabalhamos com filtros abertos em Menu>Filtro, ocorre a destruição das imagens originais após salvar o arquivo.
Qual processo permite o uso de filtros não destrutivos?
a) Trabalhar com filtro inteligente da camada.
b) Fechamento do arquivo em JPG.
c) Salvar o histórico do Photoshop.
d) Manter arquivos salvos com cada filtro utilizado.
e) Fechamento do arquivo em PSD.
Gabarito comentado
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra a.
O filtro inteligente não é destrutivo. Ao transformar em filtro inteligente, você poderá retirar ou ocultar em qualquer momento. Ele também permite reeditar o filtro e realizar efeitos como pintar e apagar, mesmo depois de salvar o arquivo (em PSD) e reabrir.
	COMPUTAÇÃO GRÁFICA E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
	
PPT
	
MP3
	 
	CCA1232_A3_201908195241_V1
	
	
	
	
	
	
	
		Aluno: LIDEVINO FERREIRA FILHO
	Matr.: 201908195241
	Disc.: COM.GRÁF.EDIT.ELETR. 
	2020.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		O Adobe Photoshop possui um recurso que simula folhas transparentes sobrepostas, como se fossem folhas de acetato empilhadas. Elas contêm os elementos da composição de um layout, como textos, fundos, objetos, pessoas, elementos decorativos.
Assinale a alternativa que apresenta esse recurso do Adobe Photoshop.
	
	
	
	Informações
 
	
	
	Ações
	
	
	Camadas
	
	
	Cores
	
	
	Estilos
	
Explicação:
As camadas do Photoshop são como folhas de acetato empilhadas. Através das áreas transparentes de uma camada, é possível ver as camadas de baixo. Você move uma camada para posicionar o conteúdo na camada, como se estivesse deslizando uma folha de acetato em uma pilha. 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Um recurso importante de programas de edição de imagem bitmap, como o Photoshop, é a capacidade de trabalharmos com camadas. A imagem abaixo ilustra uma situação em que existem três camadas: background, balde e escova.
Com base na janela de layers, podemos afirmar que:
	
	
	
	todos os layers podem trocar de posição;
	
	
	somente o layer background pode trocar de posição.
	
	
	nenhum layer pode trocar de posição;
	
	
	somente os layers balde e escova podem trocar de posição;
	
	
	as posições dos três layers podem ser trocadas livremente;
	
Explicação:
todos os layers podem trocar de posição;
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O Guia Adobe Photoshop adverte que não é possível alterar a opacidade de uma camada de plano de fundo ou de uma camada bloqueada.
O que a Adobe sugere para resolver este poblema?
	
	
	
	Deve-se desbloquear as camadas clicando em Globo Ocular.
	
	
	Deve-se abrir um grupo com as camadas de fundo.
	
	
	O problema pode ser resolvido duplicando a camada de fundo.
	
	
	Deve-se converter a camada de fundo ou a camada bloqueada em camada regular.
	
	
	O processo de transparência destas camadas deve ser feita com Borracha com opacidade menor de 100%.
	
Explicação:
Deve-se converter a camada de fundo ou a camada bloqueada em camada regular.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O Guia Adobe ensina que modo de mesclagem especificado na barra de opções controla como os pixels na imagem são afetados por uma ferramenta de pintura ou de edição. Essa técnica trabalha diretamente com as cores da imagem e define alguns tipos de cores ao visualizar o efeito de um modo de mesclagem.
(    ) A  Cor de Base á cor original da imagem.
(    ) A Cor da Mesclagem é cor resultante da fusão.
(    ) A Cor de Multiplicação são a cores multiplicadas em todos os modos.
Leia as sentenças acima e assinale a sequencia V/F correta.
	
	
	
	V V V
	
	
	F F F
	
	
	F V F
	
	
	V F F
	
	
	V F V
	
Explicação:
O modo de mesclagem especificado na barra de opções controla como os pixels na imagem são afetados por uma ferramenta de pintura ou de edição. Pense nas seguintes cores ao visualizar o efeito de um modo de mesclagem:
· A cor de base é a cor original da imagem.
· A cor de mesclagem é a cor que está sendo aplicada com a ferramenta de pintura ou de edição.
· A cor resultante é a cor que resulta da mesclagem.
Fonte: Guia Adobe - Photoshop  em< https://helpx.adobe.com/br/photoshop/using/blending-modes.html>
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O ajuste de níveis do Photoshop permite modificar as sombras e os realces de uma imagem por meio de controles deslizantes ou parâmetros
numéricos, conforme ilustra a figura abaixo:
De acordo com o gráfico, podemos afirmar que:
	
	
	
	a imagem precisa de ajustes somente nos realces;
	
	
	a imagem não precisa de ajustes;
	
	
	a imagem precisa de ajustes somente nas sombras;
	
	
	a imagem precisa de ajustes nas sombras e realces;
	
	
	a imagem não pode ser ajustada.
	
Explicação:
A imagem precisa de ajustes nas sombras e realces;
	
	
	
	 
		
	
		6.
		 
Considerando o software Adobe Photoshop, podemos dizer que a imagem apresentada acima, representa a paleta:
 
	
	
	
	Camadas
	
	
	Estilos
	
	
	Ações
	
	
	Informações
 
	
	
	Cores
	
Explicação:
As camadas (layers) são folhas transparentes sobrepostas que contêm os elementos da composição como textos, fundos, objetos, pessoas, elementos decorativos.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		No Photoshop, quando buscamos suavizar a imagem a partir da mesclagem inteligente, o ideal é que:
	
	
	
	as linhas guias e a grade fiquem sempre ocultas.
	
	
	os objetos sejam desenhados por vetores em páginas separadas.
	
	
	os objetos estejam centralizados na página.
	
	
	a paleta de cor usada seja a paleta RGB padrão.
	
	
	os objetos sejam organizados em camadas.
	
Explicação:
As camadas não se limitam a organizar o trabalho: elas permitem suavizar a imagem a partir da mesclagem inteligente que regula automaticamente as pequenas diferenças na iluminação e cores.
	
Computação Gráfica e Editoração Eletrônica
Aula 4: Photoshop: imagens, textos e efeitos especiais
Apresentação
Nesta aula, você aprenderá a fazer ajustes na imagem bitmap, objetivando a correção das cores, contraste e brilho, matiz e saturação; alteração de cores; transformação em escala de cinzas, monocromia e duotone; cor seletiva; utilização de filtros.
Com esta aula, será possível realizar a editoração eletrônica de uma arte com textos e elementos gráficos. Você aprenderá a utilizar a ferramenta para os títulos e os textos, além do painel de caracteres que permite a escolha da fonte, tamanho, cores e efeitos especiais.
Encerraremos o conhecimento sobre o software Photoshop com a finalização de imagem, fechamento do arquivo e a sua transferência para o Illustrator e InDesign. Você aprenderá sobre os formatos EPS, PNG, GIF e Photoshop Raw para fechamento de arquivos em função de uma determinada saída.
Objetivos
· Manipular os modos e ajustes Cor e Tom;
· Identificar as ferramentas de Forma, Cor e Pintura;
· Esclarecer como fazer o fechamento de arquivos e respectivas mídias.
Palavras iniciais
Esta aula apresenta os recursos básicos para a aplicação de cores e tons, bem como as correções e ajustes em fotografias e desenhos vetores. As ferramentas de pintura que utilizaremos nesta aula são o pincel (brush) e a lata de tintas.
Para determinar os matizes, usaremos o painel seletor de cores e pintura e a ferramenta conta-gotas. Os ajustes de cores serão feitos no botão modos de cor do menu.
Atenção
Você aprenderá a usar fontes tipográficas aplicando-as em títulos e textos curtos. Não é aconselhável fazer textos extensos e com tamanho pequeno em programas bitmap, como vimos na primeira aula.
Através das ferramentas caneta (pen) e das ferramentas de formas geométricas, aprenderemos a fazer vetores no Photoshop.
Finalmente, apresentaremos a relação entre os formatos de arquivo e as mídias.
Modos e ajustes de cor e tom
Para trabalhar bem com os ajustes de cor e tom, é necessário que você tenha um monitor bem calibrado, para facilitar a sua visualização. O Guia Adobe tem algumas orientações úteis. Uma vez calibrado o seu monitor, vamos conhecer os tipos de ajustes disponíveis:
ondemand_videoVídeo
	Ajustar níveis automaticamente
	Para correção de equilíbrio de cores
	Níveis
	O equilíbrio de cores é feito permitindo ajustes da distribuição de pixels por canais de cores.
	Curvas
	Ajusta realces, sombras por canais e tons médios.
	Exposição
	Ajusta tonalidades, geralmente em imagens HDR.
	Vibratilidade
	Ajuste de saturação de cor.
	Filtro de fotos
	Simula efeitos de filtros de cor em lentes.
	Equilíbrio de cores
	Modifica a mistura das cores.
	Matiz/saturação
	Ajusta o matiz e a saturação, cores mais puras, na totalidade ou partes da imagem.
	Corresponder cor
	Ajusta luminescência e neutraliza projeções de cores de imagem.
	Filtro de fotos
	Simula efeitos de filtros de cor em lentes.
	Substituir cor
	Seleciona cores e as substitui por outras.
	Cor seletiva
	Ajusta a intensidade de uma cor.
	Misturador de canais
	Modifica os canais de cores.
 Fonte: SILVA, 2015. p. 69.
Para remover invasões de cor e ajustar tom e cor, você vai utilizar camadas de ajuste em Curvas e Níveis (Curves andLevels). Um ajuste básico é a calibragem de brilho e ajuste de tom.
Ajuste de curvas
Clique em Curvas (Curves) no painel Ajuste e automaticamente é adicionada uma camada de ajuste de curvas.
No lado esquerdo do painel, você seleciona o conta-gotas branco e determina na sua imagem o ponto mais branco. Toda a imagem vai calibrar o brilho a partir deste ponto. Muitas vezes, basta ajustar apenas o ponto branco para sintonizar os tons.
Faça o mesmo para o ponto mais escuro da imagem.
As tonalidades se modificam, tornando a imagem mais contrastante, com mais profundidade, com zonas de brilho mais definidas.
Ajuste Níveis
O ajuste Níveis (Levels) você aciona da mesma maneira que o anterior, com o surgimento da camada sobre a imagem. Caso você não goste do resultado, basta jogar fora a camada.
O histograma Níveis apresenta valores claros e escuros na imagem. Basicamente o triângulo à esquerda, no histograma, representa o ponto mais escuro da imagem (mais próximo do preto), e o da direita, o mais claro (mais próximo do branco).
O triângulo do meio representa os meios tons. Você pode ajustar arrastando os triângulos. A sugestão mais comum é colocar o preto em 15 e o branco em 255.
Depois de ajustar as cores, você deve achatar (flatten) a imagem em LayerFlattenimage para que todas as camadas se fundam com o background. Uma vez ajustado, você continua seu trabalho, incluindo outros elementos, como veremos a seguir.
Antes disso, ainda vamos conhecer um efeito muito interessante, que é transformar rapidamente uma fotografia colorida em preto e branco.
Ajuste preto e branco
O Photoshop oferece a possibilidade transformar fotografias coloridas para preto e branco através do menu
ImagemModo de cor.
Porém, ao optar pelo ajuste preto e branco, você obtém um maior controle sobre a escala de cinza e principalmente mantém a imagem protegida, pois os ajustes não são destrutivos.
Selecione o ajuste Preto e Branco e veja que automaticamente surge a camada de ajuste e a imagem se torna monocromática (p/b). Experimente mexer nos canais de cores e observe o resultado na tela de pintura.
Ferramentas Cor e Pintura
Corte demarcado - preparando a área de trabalho
Antes de começarmos a utilizar as ferramentas, vamos relembrar a ferramenta Corte Demarcado (Crop). Ela funciona da mesma forma que os cortes de fotografias da maioria dos celulares e serve para enquadrar a parte da imagem que você deseja trabalhar.
Vamos começar uma arte para utilizar as ferramentas desta aula, importando uma paisagem.
Assim que você seleciona a ferramenta Corte, aparece sobre a imagem a área de recorte. Caso você queira preservar a área externa do recorte, clique deselecine o
[ ]excluir pixels cortados(delete croppedpixels).
Defina uma área mais horizontal e continue o seu trabalho.
Criando formas com o Letreiro
Para exercitar as cores, precisamos desenhar uma forma com uma ferramenta bem básica:
· Crie uma camada para desenhar um box;
· Para fazer o box, você pode usar a ferramenta Letreiro Retangular.
Capture uma amostra de cor com a ferramenta Conta-Gotas
O programa já vem como padrão a cor preta para o fundo (background) e a branca para o primeiro plano. A maneira mais simples de alterar estas cores é através do Conta-Gotas (Eyedropper). Você captura a amostra de cor, por exemplo, em uma parte da sua imagem.
Basta direcionar seu Conta-Gotas
na área de pixel desejada. Aqui foi escolhido um tom de vermelho alaranjado.
Pinte com a Lata de Tinta
A Lata de Tinta (PaintBucket) pode ser acionada diretamente com a tecla G. A ferramenta irá pintar com a cor do primeiro ou do segundo plano, de acordo com a sua escolha. Aqui foi escolhido o vermelho alaranjado que está no primeiro plano. Em seguida, clico sobre a área selecionada com a linha tracejada.
Pinte com o Pincel
Uma das ferramentas mais simples para pintura é o Pincel (Brush). No menu de opções do pincel, você vai encontrar opacidade, modo, tipos de cerda, tamanho, dentre outros.
Na mesma imagem, crie outra camada. Aproveite a seleção já existente do retângulo. Caso apague, faça outro. Selecione o pincel e escolha um pincel com cerdas mais opacas e pinte o retângulo.
Seletor de cores e a pintura degradê
A maneira simples de aplicar o efeito degradê é com a ferramenta Degradê na caixa de ferramentas. Também existe a aplicação na camada, que vamos ver mais adiante. Faça mais uma camada para trabalhar.
Após selecionar a ferramenta Degradê, você deverá abrir o painel Seletor de Cores clicando primeiro na cor do primeiro plano. Neste caso, foi escolhido um laranja claro com o Conta-Gotas, que aparece quando você afasta o seu cursor do painel Seletor de Cores. Foi escolhido um amarelo claro para a cor de fundo.
O Seletor de Cores permite que você escolha a cor nas paletas de CMYK, RGB, cores da web - hexachrome e LAB.
Após as duas cores principais serem escolhidas, você pode traçar seu degradê. O ideal para este espaço, o box, é o degradê linear. Na barra de opções, você poderá escolher várias possibilidades. Experimente.
Veja como fica o box com o degradê:
Design tipográfico e formas
Formas básicas
No item anterior, você desenhou uma forma com a ferramenta Letreiro. Podemos desenhar formas com as ferramentas: retângulo, oval, triângulo. O procedimento é tão simples quanto o anterior:
· Crie uma camada;
· Selecione o primeiro plano na barra de ferramentas e escolha a cor no Seletor de Cores;
· Clique em Retângulo e trace a forma retangular. Esta ferramenta permite arredondar os cantos.
Tipografias
Tipografias (fontes ou textos) no Photoshop são fórmulas matemáticas, vetores, que expressam todos os caracteres (letras, números, sinais). Os formatos de fontes utilizadas no Photoshop são PostScript (Type1), TrueType e Open Type.
Apesar de serem projetados como vetores, as tipografias no Photoshop são compostos de pixels como as imagens e, portanto, na ampliação, as bordas apresentam serrilhados. O Photoshop não é adequado para layouts com muitos textos, principalmente quando o corpo da letra é menor que 12.
ondemand_videoVídeo
É possível criar, em qualquer lugar da imagem, textos verticais e horizontais. Você pode inserir apenas uma letra, um título ou texto de parágrafo (paragraph type).
· Clique no ícone T (type) Horizontal e escreva o texto. A camada de texto aparecerá automaticamente.Depois clique fora do texto, na tela de pintura, para parar a edição;
· Na barra de opções, escolha uma fonte serifada. Foi escolhida, neste caso, a Garamond Regular. Determine o corpo (altura) da fonte (TT). Caso você não tenha ainda a ideia do tamanho de fonte mais apropriada, escreva a palavra e depois redimensione em Menu>Imagem;
· Selecione na barra de opções o modo Nítida, que confere nitidez à fonte;
· Selecione a fonte e defina a cor da tipografia na barra de opções.
Vamos voltar à forma para dar um acabamento diferente?
Apague as bordas do box laranja.
Selecione a borracha e escolha um pincel de esponja, definindo a espessura;
Fechamento de arquivos e respectivas mídias
RGB
O monitor em que trabalhamos é cor Luz, por isso devemos trabalhar o máximo possível em RGB. Quando a arte for usada em ambiente web, devemos permanecer em RGB.
compare_arrows
CMYK
No entanto, quando a arte for impressa sobre papel ou outro material em processo gráfico quadricromia, é necessário mudar o modo de cor para CMYK, a cor do pigmento.
Você aprendeu sobre todos os arquivos na primeira aula. Vamos recordar o PSD, PDF e JPEG, e conhecer o EPS, PNG, GIF e Photoshop Raw.
Arquivo aberto
Arquivo aberto é o arquivo nativo do programa. No caso do Photoshop, é o PSD. É necessário manter um arquivo original finalizado no computador para que possa ser reeditado com segurança.
· Salvar como  PSD
· [ ] Manter as camadas
Arquivo Fechado
Os arquivos fechados são os demais arquivos. Existe uma grande variedade de arquivos, mas cada um tem sua vantagem e sua desvantagem, e cada um tem uma aplicação mais recomendável.
Clique nos botões para ver as informações.
PDF
O arquivo fechado mais recomendado para impressão quadricromia é o formato .pdf/X-1a em modo de cor CMYK, obrigatoriamente.
· Verifique se o arquivo está em modo CMYK em Menu  Imagem;
· Clique em Menu  Salvar como  PSD;
· Em Formato, escolha a opção Photoshop PDF e clique em Salvar.
JPG
Indicado para web, mas também pode ser usado em impressos. É um arquivo leve que pode ser lido por diversos softwares, mas perde a definição devido a sua compactação.
· Clique em Menu  Salvar como  JPEG;
· Marque a opção padrão.
EPS
Um arquivo de fácil leitura, mas está perdendo espaço para o PDF.
Utilizado para impressão, tema vantagem de ser lido por vetoriais e bitmap.
· Salvar como  EPS do Photoshop.
PNG
Ideal para aplicativos e web, substituiu o GIF e suporta imagens de alta qualidade e definição. O arquivo deve ser fechado em modo de cor RGB.
· Clique em Menu  Salvar como  PNG.
GIF
Utilizado em animações, botões e banners na web. É um arquivo de baixa resolução, pois tem alta compressão, e por ser mais leve, é preferido para e-mails e web. A desvantagem é que perde definição em fotografias.
· Clique em Menu  Salvar como  GIF da CompuServe.
RAW
Este arquivo é utilizado para fotografias em NEF, CR2, ARW, DNG, dentre outros, após serem tratadas e corrigidas no Photoshop. Este arquivo é aberto em câmera fotográfica no programa Câmera Raw.
Existe uma forma de abrir no Photoshop, que é um pouco complexo para este momento. Você pode conhecer este procedimento aqui.
ondemand_videoVídeo
Atividade
1. Utilizamos nesta aula as ferramentas Curvas e Níveis, e seus resultados foram surpreendentes. Marque Verdadeiro ou Falso para as utilidades dessas ferramentas:
a) Ajuste da distribuição de pixels por canais de cores.
VerdadeiroFalso
b) Ajuste de contrastes, realce de sombras por canais e tons médios.
VerdadeiroFalso
c) Modificar os canais de cores.
VerdadeiroFalso
d) Selecionar cores e a substitui por outras.
VerdadeiroFalso
e) Simular efeitos de filtros de cor em lentes.
VerdadeiroFalso
Gabarito
Segundo Silva (2015), para o ajuste de níveis, o equilíbrio de cores é feito permitindo-se ajustes da distribuição de pixels por canais de cores. Para curvas, ocorre o ajuste do realce, sombras por canais e tons médios.
2. Complete a sentença corretamente:
A maneira mais simples de alterar estas cores é através do _________. Você captura a amostra de cor, por exemplo, em uma parte da sua imagem que passa para a cor do primeiro plano.
a) Conta-Gotas ou Eyedropper.
b) Lata de Tinta ou PaintBucket
c) Brush ou Pincel
d) Retângulo
e) Pen ou Caneta
Gabarito
Parabéns! Você acertou!
O programa já vem como padrão a cor preta para o fundo (background) e a branca para o primeiro plano.
A maneira mais simples de alterar estas cores é através do conta-gotas (eyedropper). Você captura a amostra de cor, por exemplo, em uma parte da sua imagem. Basta direcionar seu conta-gotas na área de pixel desejada.
3. Tipografias ou textos no Photoshop são fórmulas matemáticas, vetores, que expressam todos os caracteres. No entanto, mesmo que seja marcada a opção Nítida para a escolha da fonte, ela pode apresentar serrilhados.
Sobre essa sentença, assinale a resposta correta:
a) A sentença está correta, e isso ocorre porque o programa é bitmap.
b) A sentença está errada. As fontes vetoriais sempre são nítidas.
c) A sentença está parcialmente correta, pois o serrilhado ocorre apenas com as fontes que não são PostScript.
d) A sentença está parcialmente correta, pois se for marcada a opção Nítida, não será apresentado o serrilhado.
e) A sentença está errada, pois as fontes do Photoshop não são vetores, e sim bitmap.
Gabarito
Infelizmente, você errou!
Tipografias (fontes ou textos) no Photoshop são fórmulas matemáticas, vetores, que expressam todos os caracteres (letras, números, sinais). Os formatos de fontes utilizadas no Photoshop são PostScript (Type1), TrueType e Open Type.
Apesar de serem projetados como vetores, as tipografias no Photoshop são compostas de pixels como as imagens, e portanto, na ampliação, as bordas apresentam serrilhados.
	COMPUTAÇÃO GRÁFICA E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA
	
	
	 
	
	
PPT
	
MP3
	 
	CCA1232_A4_201908195241_V1
	
	
	
	
	
	
	
		Aluno: LIDEVINO FERREIRA FILHO
	Matr.: 201908195241
	Disc.: COM.GRÁF.EDIT.ELETR. 
	2020.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		A ferramenta Conta-Gotas (Eyedropper) é utilizada para qual tipo de operação na imagem?
	
	
	
	Selecionar uma cor na paleta.
	
	
	Pintar uma área chapada.
	
	
	Capturar uma tonalidade.
	
	
	Misturar duas ou mais cores.
	
	
	Capturar uma amostra de cor.
	
Explicação:
A ferramenta Conta-gotas obtém amostra das cores para designar uma nova cor de primeiro plano ou de plano de fundo. Você pode obter amostra da imagem ativa ou de qualquer outra na tela.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Considerando o seguinte ícone da barra de ferramentas do Photoshop, marque a opção que apresenta seu significado correto:
	
	
	
	Ferramenta Mover
	
	
	Ferramenta Retângulo
	
	
	Ferramenta Borrar
	
	
	Ferramenta Formas
	
	
	Ferramenta Borracha
	
Explicação:
A imagem representa a ferramenta borracha.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Considerando o seguinte ícone da barra de ferramentas do Photoshop, marque a opção que apresenta seu significado correto:
	
	
	
	Ferramenta Mover
	
	
	Ferramenta Corte
	
	
	Ferramenta Notas
	
	
	Ferramenta Carimbo
	
	
	Ferramenta Seleção Retangular
	
Explicação:
A imagem representa a ferramenta Seleção Retangular
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Em relação ao Photoshop é possível ajustar cores e tonalidades de imagens fotográficas através dos Modos de Ajustes de Cor e Tom.
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando as definições com os tipos de ajustes.
	1. Níveis
	(   ) Modifica os canais de cores.
	2. Curvas
	(   ) Ajusta realce, sombras por canais e tons médios.
	3. Filtro de Fotos
	(   ) Ajusta o matiz e a saturação, cores mais puras, na totalidade
ou partes da imagem.
	4. Matiz/Saturação
	(   ) Simula efeitos de filtros de cor em lentes.
	5. Misturador de Canais
	(   ) O equilíbrio de cores é feito permitindo-se ajustes da distribuição
de pixels por canais de cores.
 
	
	
	
	5 3 4 2 1
	
	
	5 2 4 3 1
	
	
	3 2 5 1 4
	
	
	5 2 3 1 4
	
	
	1 2 4 3 5
	
Explicação:
5 2 4 3 1
	
	
	
	 
		
	
		5.
		No Seletor de Cores são apresentadas diversas paletas para o usuário escolher e aplicar em sua pintura digital. Se o usuário estiver realizando um layout para web, com qual paleta ele deverá trabalhar?
Assinale a resposta correta.
	
	
	
	Lab
	
	
	RGB
	
	
	Pentachrome
	
	
	Duotone
	
	
	CMYK
	
Explicação:
Hexachrome e RGB
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O Photoshop oferece diversas ferramentas de pintura e edição de cores de imagem. Algumas ferramentas produzem efeitos que se assemelham ao desenho tradicional, com pinceladas e traços. Outras ferramentas desfocam, borram, apagam e modificam as cores existentes na imagem.
Assinale as ferramentas referidas na ordem do texto.
	
	
	
	Letreiro, Caneta e Crop.
	
	
	Pincel, Lápis e Borracha.
	
	
	Seletor, Band Aid e Borracha.
	
	
	Borracha, Varinha Mágica e Pincel.
	
	
	Caneta, Lápis e Pincel.
	
Explicação:
PINCEL-LÁPIS-BORRACHA: O Photoshop oferece diversas ferramentas de pintura e edição de cores de imagem. Algumas ferramentas produzem efeitos que se assemelham ao desenho tradicional, com pinceladas (PINCEL) e traços (LÁPIS) . Outras ferramentas desfocam, borram, apagam (BORRACHA) e modificam as cores existentes na imagem.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		IMAGEM: PAINEL DE AJUSTES DE COR E TOM DO PHOTOSHOP - Assinalado o terceiro ícone da esquerda para a direita na parte superior.
No painel de Ajustes de Cor e Tom do Photoshop, o ícone selecionado representa que tipo de ajuste?
	
	
	
	Matiz/Saturação
	
	
	Filtro de Fotos
	
	
	Ajuste de Curvas
	
	
	Cor Seletiva
	
	
	Misturador de Canais
	
Explicação:
Ajuste de Curvas
	
Computação Gráfica e Editoração Eletrônica
Aula 5: Introdução ao Illustrator - interface e vetorização de imagem
Apresentação
Nesta aula, vamos apresentar você aos principais softwares vetoriais para a criação e produção de artes. Você vai relacionar os tipos de projetos que o programa Illustrator tem capacidade para executar e conhecerá a capacidade da vetorização de imagens bitmap.
Você aprenderá a abrir um novo arquivo no Illustrator para o desenvolvimento de um novo projeto e poderá conferir as semelhanças e diferenças entre a interface desse programa e a do Photoshop, antes de começar a operar com o Illustrator.
Como atividade prática, você poderá executar a vetorização de uma imagem bitmap em JPEG importada para o Illustrator, através dos recursos: traçado da imagem, desagrupamento e tratamento da imagem vetorizada, borracha, ferramentas de seleção (convencional e direta), ferramenta Formas e painel Transformação.
Objetivos
· Demonstrar como transformar uma imagem bitmap em vetor;
· Inferir como tratar a imagem vetorial;
· Examinar como criar formas e aplicar efeitos básicos.
Palavras iniciais
Neste primeiro contato com o programa, conheceremos a área de trabalho Illustrator, a abertura e inserção de um arquivo. Você poderá observar que os programas Illustrator e Photoshop têm semelhanças e, principalmente, que existe estreita compatibilidade entre eles.
Sua atividade prática será a vetorização de uma imagem bitmap (fotográfica) em arquivo JPEG, que pode ser baixado da web. Por meio da manipulação de tratamentos básicos da imagem, você vai aprender a realizar uma arte criativa para diversas aplicações.
 Fonte: Shutterstock por PixieMe
Illustrator e Corel Draw
Os principais programas gráficos vetoriais são o Adobe Illustrator e o Corel Draw, sendo este último bastante popular e mais acessível.
Comentário
O Illustrator suporta documentos CDR (Corel Draw) nas versões 5 a 10. Os dois programas são ideais para a criação de logotipos, gráficos para web, ilustrações, impressos, dentre outros e são suportados pelos sistemas Mac OS e Microsoft Windows.
As principais vantagens do Corel Draw sobre o Illustrator são:
· Não necessita do uso de camadas;
· Aplica transparência em qualquer objeto de forma simples;
· Permite contorno em qualquer objeto, inclusive textos;
· Tem a opção de exportar apenas para objetos selecionados;
· Salva automaticamente o arquivo.
A suíte Adobe
O Adobe utiliza o mesmo modus operandi entre seus aplicativos, que resulta na integração entre as interfaces e semelhança na aplicação de diversos recursos. Deste modo, o usuário se sente familiarizado quando é apresentado a um novo programa da Creative Suite Adobe.
No Photoshop, a tela em que se trabalha é denominada tela de pintura (canvas) e no Illustrator é denominada prancha ou prancheta. A tela de pintura do Photoshop é única, enquanto no Illustrator é possível a inserção de uma a mil pranchetas.
A área de trabalho do Illustrator
Tela inicial ou de abertura
A tela de abertura é exibida ao iniciar o Illustrator e é opcional. Você
pode desativá-la após a primeira entrada no programa. Ela contém:
ondemand_videoVídeo
· 1
What's New in Illustrator
O que há de novo no Illustrator: para quem está conectado à rede, apresenta um videoclipe com novidades.
· 2
Tutorials
Abre a tela de ajuda, que ensina a entender o conceito, o fluxo de trabalho, as dicas e truques.
· 
· 3
Cool Extras
Documento adicional com templates, fontes, bibliotecas e outros recursos.
· 4
New Document
Abre um documento novo, em branco, para ser editado.
· 5
New from Template
Abre um novo documento baseado em um template.
· 6
Open Document
Abre um documento existente.
A área de trabalho
Da mesma forma que no Photoshop, por padrão a caixa de ferramentas fica à esquerda e as paletas à direita.
Vamos conhecer com mais detalhes os elementos que compõe a área de trabalho:
Clique nos botões para ver as informações.
Menu principal ou barra do menu
Apresenta os comandos de edição, de forma semelhante aos outros programas da suíte Adobe.
Menu de opções ou painel de controle
Fica na parte superior da área de trabalho. As opções dependem do tipo de objeto ou ferramenta selecionado (texto, pincel, borracha). Você pode converter o painel de controle em flutuante; basta arrastá-la para fora da área padrão.
Caixa de ferramentas
Pelo fato de o Illustrator ser um programa de desenho e pintura, existe uma grande variedade de ferramentas; por isso, muitas ferramentas são agrupadas. Na galeria de ferramentas, encontramos:
· Seleção;
· Desenho;
· Texto;
· Pintura;
· Remodelagem;
· Corte e criação de fatias;
· Simbolismos;
· Gráficos;
· Movimento e zoom.
Caso a caixa de ferramentas esteja oculta, acione Janela > Ferramentas (Windows > Tools).
Paletas
As paletas não ativam ferramentas; elas cumprem uma função auxiliar. As paletas podem ser movidas por toda a área de trabalho, por isso são denominadas paletas móveis.
Elas também podem ser agrupadas e expandidas. Na versão expandida, você tem acesso a todas as opções de configurações.
As paletas podem ser reconfiguradas, adaptando-se à preferência do usuário. Caso o seu computador não suporte bem programas gráficos, é aconselhável minimizar as paletas para melhorar a performance.
A paleta Stroke, quando expandida, disponibiliza opções complementares. Para expandir, clique no ícone ao lado esquerdo da palavra Stroke.
Janela de ilustração
O objeto criado ou editado é colocado nesta janela, que pode ser ampliada ou reduzida.
Pastboard ou scratch area
Área reservada para rascunhos, elementos que estão em estudo ou reservados. Elas não se perdem ao fechar o arquivo e ficam disponíveis para uso.
Caixa de zoom / menu pop-up
Pertence à janela de ilustração e serve para ampliar e reduzir a imagem. Colocada a 100%, você obtém a visão do tamanho aproximado do impresso final.
Barra de status
Aparece quando a janela de ilustração é larga. Apresenta: nome do arquivo na parte superior — barra de título; data e hora correntes; a quantidade de undos e redos. UNDOS E REDOS
×
Undo - desfazer uma operação;
Redo - refazer uma operação desfeita pelo undo.
Rolagem
Permite navegar pela página.
ondemand_videoVídeo
Atalhos
É possível trabalhar no Illustrator com a caixa (ou paleta) de ferramentas fechada, operando por meio de atalhos, que podem inclusive ser criados pelo usuário, que pode utilizar o comando Edit > Keyboard shortcuts ou o atalho Ctrl+Shift+Alt+K.
Vetorização de Imagens Bitmap
O Illustrator tem relativa facilidade em transformar imagens bitmap (raster) para desenhos vetoriais, que nada mais são que transformar um mapa de pixels em linhas e curvas.
É possível abrir ou importar diversos formatos de arquivos, inclusive arquivos fechados como CDR e PSD. Também se pode vetorizar uma imagem a partir de um desenho feito à mão livre e escaneado ou fotografado em qualquer tipo de dispositivo.
ondemand_videoVídeo
No mundo digital, o processamento de imagens ou vetores é determinado pela necessidade do projeto. As imagens em tons contínuos, ou fotografias, necessitam ser digitalizadas em alta resolução para que ofereçam melhor qualidade ao trabalho.
Por outro lado, os desenhos vetoriais não são digitalizados, não perdem nitidez quando são ampliados, portanto, são ideais para a aplicação em campanhas e projetos que utilizam mídias com diversos formatos.
Criar e importar um arquivo
Criando um novo arquivo
O caminho para abrir um novo arquivo é Arquivo > Novo (File > New) ou pelo atalho Ctrl+N. O Illustrator abrirá a caixa de diálogo ou janela de abertura denominada Novo Documento (New Document). Na caixa de diálogo, você deverá:
1. Nomear o arquivo;
2. Definir o perfil, que pode ser para web ou impresso;
3. Determinar o número de pranchetas, ordenação;
4. O espaçamento, isto é, a distância entre elas;
5. Número de colunas de pranchetas que terá a área de trabalho;
6. Largura e altura das pranchetas;
7. Unidade que você escolher: pontos, centímetros, pixel, sempre de acordo com o tipo de mídia;
8. Área de sangria: usado no caso de impressos que possuam fundo ou imagem que vão além da página, evitando filetes brancos após o corte;
9. Orientação: paisagem ou retrato;
10. Modo de cor: impressos CMYK e web RGB;
11. Modelos: abre a opção de templates prontos.
Importando um arquivo em bitmap
a) Após abrir a prancheta, você vai importar uma imagem bitmap em arquivo JPEG ou PNG. Esses dois arquivos são os mais encontrados em buscadores da web ou em bancos de imagens digitais.
Para importar um arquivo salvo no seu computador, clique em Arquivo > Inserir. O atalho no menu é Shift+Ctrl+P.
b) Você deve escolher imagens com boa resolução (300 DPIs) e com bom contraste entre figura e fundo. De preferência, o fundo deve ser branco.
A imagem aparecerá sobre a prancheta e você deve redimensionar para caber nas dimensões da sua página. Observe que, assim que a figura é inserida no programa, a camada aparece.
c) Traçados - Com a imagem selecionada, escolha no Painel de Propriedades a opção Traçado da imagem.
Escolha a predefinição do traçado. Experimente os diversos modos de vetorização e escolha o que melhor se enquadra ao seu projeto.
 Disponível em: https://helpx.adobe.com/support.html. Acesso em: 13 ago. 2019.
O traçado também pode ser realizado através do acesso rápido na palheta ou painel de traçado com seis modos. Ao clicar em cada modo, aparece uma janela com os ajustes possíveis.
1. Cor automática - Não tem correspondência nas opções de predefinição;
2. High color - Equivale a foto de alta fidelidade;
3. Cor baixa - Equivale a 16 cores;
4. Escala de cinza - Equivale à tonalidade de cinza;
5. Preto e branco - Equivale a logotipo preto e branco;
6. Contorno - Equivale ao traçado.
d) O modo escolhido no tutorial desta aula foi 16 cores.
e) Para converter o objeto do traçado em caminhos e editar manualmente a arte vetorizada, escolha Objeto > Traço da imagem > Expandir.
f) Ao expandir a imagem vetorial, você poderá observar as linhas de contorno de cada unidade que compõe a figura.
g) O próximo passo é tratar a imagem. Para este tutorial, vamos retirar o fundo e utilizar apenas o desenho da modelo. Precisamos então desagrupar os elementos.
h) Como pretendemos utilizar apenas a modelo, vamos cuidadosamente retirar o fundo da imagem.
i) Em algumas partes da imagem, talvez seja necessário você apagar com a ferramenta borracha para separar a figura do fundo.
j) Ainda com o auxílio da borracha, você pode corrigir algumas imperfeições do desenho.
k) Pronto. A imagem foi totalmente recortada do fundo, que agora está branco.
l) É aconselhável agrupar novamente a imagem para que não se perca nenhuma parte.
m) Continuando a arte, vamos criar uma forma retangular para colocar no fundo. Escolha primeiramente uma cor na Cor de primeiro plano, da mesma maneira que você já fez no Photoshop.
n) Agora, selecione a ferramenta Retângulo e faça um fundo em uma nova camada.
o) Passe a camada do retângulo para baixo da modelo recortada.
p) Para esse layout, vamos transformar o desenho refletindo-o na horizontal. Finalmente, coloque o texto na cor da pele
da modelo, que foi copiada utilizando o conta-gotas, da mesma forma que você já aprendeu nas aulas sobre o Photoshop.
Atividades
1 - A Adobe utiliza o mesmo modus operandi entre seus aplicativos, que resulta na integração entre as interfaces e semelhança na aplicação de diversos recursos. Deste modo, o usuário se sente familiarizado quando é apresentado a um novo programa da Creative Suite Adobe.
Em relação às áreas de trabalho dos programas da Adobe que vimos nesta aula, assinale os itens encontrados apenas na interface Illustrator.
a) Scratch area
VerdadeiroFalso
b) Paletas móveis
VerdadeiroFalso
c) Caixa de ferramentas
VerdadeiroFalso
d) Menu de opções
VerdadeiroFalso
e) Tela de pintura
VerdadeiroFalso
Gabarito
Na área de trabalho do Illustrator, são encontradas exclusivamente o scratch area e as paletas móveis.
2 - Na caixa de diálogo Novo Documento, além de nomearmos o arquivo, para facilitar a busca do projeto em nossas pastas, quais outros procedimentos devem ser feitos? Assinale as respostas corretas:
a) Determinar o número de pranchetas
VerdadeiroFalso
b) Definir largura e altura da prancheta
VerdadeiroFalso
c) Estabelecer a área de sangria
VerdadeiroFalso
d) Numerar as pranchetas a partir de uma página
VerdadeiroFalso
e) Inserir espessura na borda do documento
VerdadeiroFalso
Gabarito
3 - Os formatos de arquivo JPEG, PNG e CDR são de imagens renderizadas e podem ser abertos em qualquer programa vetorial
porque
o Illustrator permite a abertura e importação de uma grande variedade de formatos de arquivos fechados dos tipos CDR e PSD.
Assinale a resposta correta:
a) A primeira sentença está errada e a segunda está correta.
b) A primeira sentença está certa e a segunda sentença está errada.
c) As duas sentenças estão corretas, mas a segunda sentença não justifica a primeira.
d) A duas sentenças estão corretas e a segunda justifica a primeira.
e) As duas sentenças estão erradas.
Gabarito
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta é a letra A.
A primeira sentença está errada: os formatos de arquivo JPEG e PNG são de imagens renderizadas e podem ser abertos em qualquer programa vetorial, mas o formato CDR é o arquivo fechado do programa vetorial Corel Draw.
A segunda sentença está correta: o Illustrator permite a abertura e importação de uma grande variedade de formatos de arquivos fechados do tipo CDR e PSD.
	
COMPUTAÇÃO GRÁFICA E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
	
PPT
	
MP3
	 
	CCA1232_A5_201908195241_V1
	
	
	
	
	
	
	
		Aluno: LIDEVINO FERREIRA FILHO
	Matr.: 201908195241
	Disc.: COM.GRÁF.EDIT.ELETR. 
	2020.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Software que suporta documentos CDR (Corel Draw) nas versões 5 a 10. É ideal para a criação de logotipos, gráficos para web, ilustrações, impressos, dentre outros e é suportadospelos sistemas Mac OS e Microsoft Windows.
Considerando o conceito citado, assinale a alternativa correta.
 
	
	
	
	Adobe Affter Effects
	
	
	Adobe Illustrator
	
	
	Adobe InDesign
	
	
	Adobe Photoshop
	
	
	Adobe Premiere
 
	
Explicação:
Os principais programas gráficos vetoriais são o Adobe Illustrator e o Corel Draw. O Illustrator suporta documentos CDR (Corel Draw) nas versões 5 a 10. Os dois programas são ideais para a criação de logotipos, gráficos para web, ilustrações, impressos, dentre outros e são suportados pelos sistemas Mac OS e Microsoft Windows.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Para editar um objeto de curva através dos pontos de ancoragem, no Adobe Illustrator, utiliza-se a ferramenta:
	
	
	
	Conta-gotas
	
	
	Varinha mágina
	
	
	Lápis
	
	
	Seleção direta
	
	
	Borracha
	
Explicação:
Para editar um objeto de curva através dos pontos de ancoragem, no Adobe Illustrator, utiliza-se a ferramenta seleção direta
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O primeiro procedimento que você deve fazer para converter o objeto traçado em caminho e poder editar manualmente a arte vetorizada, permite que você observe as linhas de contorno de cada unidade que compõe a figura.
Qual o caminho para se converter o objeto traçado em caminho editável manualmente?
	
	
	
	Imagem > Traço de Imagem > Abrir Caminho
	
	
	Arquivo > Imagem > Traçado
	
	
	Objeto > Traço da imagem > Desagrupar
	
	
	Objeto > Traço da imagem > Expandir
	
	
	Objeto > Traço da imagem > Inserir
	
Explicação:
Para converter o objeto do traçado em caminhos e editar manualmente a arte vetorizada, escolha Objeto > Traço da imagem > Expandir.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O Illustrator oferece no painel de Propriedades algumas opções de Traçado de Imagem. Na aula, utilizamos o modo 16 cores também conhecido como Cor Baixa.
Leia as sentenças e assinale a resposta correta.
I - High Color: Equivale a Foto de Alta Fidelidade.
II - Escala de Cinza: Equivale à Tonalidade de Cinza.
III - Contorno: Equivale à Logotipo Preto e Branco.
	
	
	
	I e III estão erradas.
	
	
	I e II estão corretas.
	
	
	Apenas a III está correta.
	
	
	II e III estão corretas.
	
	
	Apenas a II está correta.
	
Explicação:
Estão corretas:
I - High Color- Equivale a Foto de Alta Fidelidade.
II - Escala de Cinza: Equivale à Tonalidade de Cinza.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Relacione o item da área de trabalho de Illustrator com a sua definição ou principal característica .
	1. PAINEL DE CONTROLE
	(   ) Podem ser expandidas e movidas por toda a area de trabalho.
	2. PALETAS
	(   ) Variam de acordo com a ferramenta selecionada.
	3. SCRATCH AREA
	(   ) Reduz ou amplia a imagem.
	4. MENU POP-UP
	(   ) Local reservado para rascunhos e estudos no Illustrator.
Assinale a sequência correta:
	
	
	
	1 2 4 3
	
	
	2 1 3 4
	
	
	1 2 3 4
	
	
	2 1 4 3
	
	
	2 4 1 3
	
Explicação:
2 1 4 3
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Para vetorizar uma imagem bitmap, você aprendeu que após abrir a prancheta, você deve importar uma imagem bitmap que tenha uma boa resolução e com bom contraste entre figura e fundo.
Em relação à resolução e preferência de imagem a ser escolhida para a vetorização, assinale a resposta correta:
	
	
	
	Deve-se escolher imagens com boa resolução, 300 dpis, e de preferência sem fundo, isto é, em arquivo .tif.
	
	
	Deve-se escolher imagens com boa resolução, 300 dpis, e de preferência com fundo branco para facilitar a seleção.
	
	
	Deve-se escolher imagens com boa resolução, 72 dpis, e de preferência com fundo verde, isto é, em Chroma Key.
	
	
	Deve-se escolher imagens com boa resolução, 300 dpis, e de preferência com fundo colorido com cores fortes.
	
	
	Deve-se escolher imagens com boa resolução, 600 dpis, e de preferência sem fundo, isto é, em arquivo .png.
	
Explicação:
Após abrir a prancheta, você vai importar uma imagem bitmap em arquivo JPEG ou PNG. Você deve escolher imagens com boa resolução, 300 dpis, e com bom contraste entre figura e fundo. De preferência o fundo deve ser branco.
	
		Disc.: COMPUTAÇÃO GRÁFICA E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA   
	Aluno(a): LIDEVINO FERREIRA FILHO
	201908195241
	Acertos: 10,0 de 10,0
	25/05/2020
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Imagem digital que é reproduzida na tela a partir de cálculos matemáticos que descrevem segmentos geométricos em linhas ou curvas.
Assinale a alternativa que apresenta o conceito citado.
 
		
	
	Labcolor
 
	 
	Vetor
	
	Pantone
	
	Bitmap
	
	JPG
	Respondido em 25/05/2020 06:19:52
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Complete corretamente a sentença:
"______________ oferece uma opção semi automática, pois a seleção é realizada a partir de um ponto no limite do contorno que será selecionado
computacionalmente. Dentre as três opções de Laço é a mais ágil e menos precisa".
		
	 
	A Ferramenta Laço Magnético
	
	A Ferramenta Letreiro
	
	A Ferramenta Varinha Mágica
	
	A Ferramenta Balde de Tinta
	
	A Ferramenta Seleção Rápida
	Respondido em 25/05/2020 06:21:34
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O ajuste de níveis do Photoshop permite modificar as sombras e os realces de uma imagem por meio de controles deslizantes ou parâmetros numéricos, conforme ilustra a figura abaixo:
De acordo com o gráfico, podemos afirmar que:
		
	
	a imagem não precisa de ajustes;
	
	a imagem precisa de ajustes somente nos realces;
	
	a imagem precisa de ajustes somente nas sombras;
	
	a imagem não pode ser ajustada.
	 
	a imagem precisa de ajustes nas sombras e realces;
	Respondido em 25/05/2020 06:22:28
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A ferramenta Conta-Gotas (Eyedropper) é utilizada para qual tipo de operação na imagem?
		
	
	Selecionar uma cor na paleta.
	
	Capturar uma tonalidade.
	
	Misturar duas ou mais cores.
	
	Pintar uma área chapada.
	 
	Capturar uma amostra de cor.
	Respondido em 25/05/2020 06:23:24
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Software que suporta documentos CDR (Corel Draw) nas versões 5 a 10. É ideal para a criação de logotipos, gráficos para web, ilustrações, impressos, dentre outros e é suportadospelos sistemas Mac OS e Microsoft Windows.
Considerando o conceito citado, assinale a alternativa correta.
 
		
	 
	Adobe Illustrator
	
	Adobe Affter Effects
	
	Adobe InDesign
	
	Adobe Premiere
 
	
	Adobe Photoshop
	Respondido em 25/05/2020 06:25:12
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Criar um arquivo corretamente é o primeiro passo para o bom resultado na impressão. Tenha em mente que tipo de projeto você está preparando, se para web ou para impressão gráfica. A web exige a construção de grid tanto quanto o impresso, mas o impresso demanda mais qualidade nas imagens.
Quando você abre seu Novo Arquivo, o Illustrator oferece uma caixa de diálogo para que você defina o seu trabalho.
I Perfil: definir se o trabalho será impresso, vídeo ou digital, por exemplo.
II. Prancheta: especificar a quantidade e pranchetas no documento que necessariamente deve ser múltiplo de oito.
III. Modo de Cores: especificar se o trabalho será em CMYK ou RGB.
IV. Sangria: especificar o número a borda dos trabalhos feitos para web.
Em relação às opções da caixa de diálogo do Illustrator e as definições apresentadas acima, assinale a resposta correta.
 
		
	
	Todas as sentenças estão erradas.
	 
	I e III estão corretas.
	
	Todas as sentenças estão corretas.
	
	II e IV estão corretas.
	
	II e III estão erradas.
	Respondido em 25/05/2020 06:25:58
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A impressão de imagens em tons contínuos é realizada em quadricromia e utiliza quatro chapas, uma para cada cor do processo: ______, _______, _____ e _______.
Se existir cores especiais além da quadricromia, deverá existir uma chapa para essa cor, conhecida como _________________.
Assinale a resposta cujas palavras completam ordenadamente esta sentença.
		
	 
	ciano, magenta, amarelo e preto / cor spot
	
	azul, rosa, amarelo e preto / cor especial
	
	ciano, magenta, amarelo e preto/ chapa especial
	
	vermelho, verde, azul e preto / cor spot
	
	vermelho, amarelo, azul e branco/ cor pantone
	Respondido em 25/05/2020 06:27:31
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Os painéis do Indesign são expansíveis e também podem ser deslocados e arrumados de acordo com a preferência do usuário.
Relacione a primeira coluna com a segunda e assinale a resposta que apresenta a sequência correta.
 
	A- Páginas 
	(   ) Local onde são colocadas as imagens vinculadas.
	B- Estilo de caracteres               
	(   ) painel para paletas de cores.
	C- Links
	(   ) É o painel exclusivo do InDesign.
	D- Swatch
	(   ) Modifica o design da tipografia.
 
		
	
	D  C B  A
	 
	C  D A  B
	
	C  A D  B
	
	B  D A  C
	
	A  B C  D
	Respondido em 25/05/2020 06:31:45
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Você aprendeu a trabalhar com a Página Mestre do InDesign e como numerar, como criar o grid, como trabalhar o miolo e as capas de publicações como livros e revistas.
Assinale abaixo a definição e a característica da Página Mestre.
		
	 
	A Página Mestre é uma estrutura padrão para um documento com páginas que precisam obedecer a mesma diagramação.
	
	A Página Mestre é impressa na gráfica após todo o trabalho, apenas para conferência.
	
	A Página Mestre pode ser criada depois que se abre um documento.
	
	Na Página Mestre não é possível inserir marcas, fundos e rodapés.
	
	As Páginas Mestres não podem ter imagens bitmaps vinculadas.
	Respondido em 25/05/2020 06:34:10
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Considerando o agrupamento de painéis do software InDesign, assinale a alternativa que representa o painel que trabalha os textos ajustando a caminhos, criando blocos inseridos em formas, dentre outros.
		
	 
	Estilo de parágrafo
	
	Estilo de caracteres
	
	Links
	
	Efeitos
	
	Páginas
	Respondido em 25/05/2020 06:38:33
	
Computação Gráfica e Editoração Eletrônica
Aula 6: Illustrator - abertura de arquivos e diagramação
Apresentação
Nesta aula, você vai elaborar uma imagem em vetor através da criação de um novo documento. Aprenderá a definir o perfil, se será um projeto para web ou impressão, a dimensionar da página, a determinar o número de pranchetas, sangria e o modo de cor.
A partir da abertura do novo documento, você aprenderá a diagramar a página impressa, a usar os recursos auxiliares como réguas e adicionar guias, ferramentas de seleção como Lasso e Varinha Mágica. Aprenderá a criar desenhos utilizando as ferramentas formas básicas, de desenho como lápis e caneta e a prancheta Pathfinder.
Exploraremos a digitalização e importação de textos para o Illustrator. Conheceremos o Type do Illustrator e as inúmeras maneiras de transformar fontes em elementos gráficos, textos em caminhos, blocos de textos e colunas.
Objetivos
· Identificar como criar um arquivo com pranchetas;
· Elaborar desenhos vetoriais;
· Ilustrar a diagramação de páginas e edição de textos.
Palavras iniciais
O Illustrator é um programa de desenho e pintura, e nesta aula você aprenderá a fazer elementos gráficos em vetor a partir das formas básicas e da ferramenta Caneta.
O exercício proposto é usado na criação e produção de flat design, símbolos, logos e elementos decorativos no layout. Iniciaremos com a abertura de um novo arquivo e a configuração das pranchetas para um folheto impresso frente e verso.
Com as pranchetas na área de trabalho, você verá como se constrói uma estrutura básica de um grid (grade, diagramação) de página impressa, através das margens, colunas e sangrias. Faremos um layout simples, com o desenho vetorial de um flat design.
Encerraremos a aula apresentando como se deve manipular as fontes do Illustrator em títulos, parágrafos e colunas. Você também receberá uma orientação de como o arquivo deve ser fechado para o encaminhamento para o processo gráfico de impressão em quatro cores (quadricromia).
Trabalhando com impressos no Illustrator
Para trabalhar com impressos no Illustrator, é necessário algum preparo para que a impressão seja satisfatória, tanto para o layout quanto para a impressão final.
Todo designer deve ter em mente que as cores do monitor são RGB - cor luz - e que as da impressão CMYK são a combinação das cores básicas da cor pigmento (CMY: ciano, magenta e amarelo), acrescida do preto (K: preto) que reforça os claros e escuros da imagem. Além disso, a impressão pode ser acrescida de cores especiais, com tintas da escala Pantone.
Criar um arquivo corretamente é o primeiro passo para o bom resultado na impressão. Tenha em mente que tipo de projeto você está preparando, se para web ou para impressão gráfica. A web
exige a construção de grid tanto quanto o impresso, mas este demanda mais qualidade nas imagens.
Todo projeto que for feito para impressão precisa ser aberto no formato final da peça (exceto outdoor e gigantografias).
Por exemplo, se você vai fazer um anúncio de revista cuja página mede 28cm de altura por 21cm de largura, deverá criar seu novo arquivo no Illustrator com essas medidas. Além disso, as imagens (fotografias ou ilustrações) deverão ter minimamente as dimensões do local que ocuparão. Se a imagem for aplicada na página inteira dessa revista, deverá ter 28cmX21cm com a sangria de pelo menos 1cm e a resolução de 300 DPI.
Saiba mais
Sangria e margens. Disponível em: <https:// www .printi .com .br /guia -de -impressao /sangria -e -margens>. Acesso em: 13 ago. 2019.
Além disso, as imagens devem ser importadas, devidamente tratadas e ajustadas no Photoshop. Esses e outros cuidados são importantes para você obter um bom resultado, tanto na sua impressora caseira quanto numa gráfica.
1. Criação de arquivo com pranchetas
Você aprendeu a abrir e importar um arquivo na aula anterior. Para criar um arquivo no Illustrator, o processo é o mesmo, porém, veremos nesta aula a criação de um arquivo com mais de uma prancheta.
Para criar um novo documento, acione File>New.
Atalho Windows: Ctrl+N
Atalho Mac: Cmd+N
 Novo Documento.
O Illustrator abrirá a caixa de diálogo Novo Documento (New Document). Nesta caixa, você irá definir o formato, resolução e o modo de cor. É um momento muito importante, que demanda um lastro em conhecimento técnico.
 Caixa Novo Documento.
Nome: nomeie seu arquivo.
Perfil: defina para qual finalidade é o seu trabalho. Se será para impressão, web, dispositivo, vídeo e filme ou RGB básico.
Você tem duas opções:
Acessar rapidamente arquivos recentemente fechados em seu computador;
Criar documentos utilizando predefinições de documentos em branco, pertencentes a diversas categorias e formatos de dispositivos à sua escolha.
Para quem ainda não domina o programa e ainda não conhece todas as dimensões e resoluções dos diversos formatos da web, dispositivos e impressos, há a facilidade de escolher dentro de uma grande variedade de modelos em branco do Adobe Stock e predefinições em branco em formato AI, que é totalmente editável no Illustrator.
Também é possível fazer download de modelos do Adobe Stock, incluindo gráficos e ilustrações de qualidade.
É possível licenciar imagens (ilustrações e fotografias) de Stock, você deve enviar uma solicitação da seguinte forma:
 
Como enviar solicitações
 Clique no botão acima.
· No painel Bibliotecas, na caixa Pesquisar Adobe Stock, digite uma palavra (string) para pesquisar uma imagem;
· Nos resultados apresentados, você deve colocar o mouse na imagem selecionada. Será exibido o ícone Licenciar e salvar em downloads. Clique no ícone para obter a versão licenciada da imagem.
 Caixa Licenciar.
Largura e altura: especifique o tamanho da prancheta e selecione a unidade de medida (pixel, ponto, metro, centímetro etc.) no menu pop-up.
Orientação: especifique uma orientação da página: paisagem ou retrato.
Prancheta: especifique a quantidade de pranchetas no documento, que pode variar de 1 a 1.000. Você pode, nesta operação, determinar uma mesma medida para um conjunto de pranchetas. Depois do arquivo criado, você pode criar, excluir e modificar as pranchetas.
Saiba mais
Acesse informações sobre Pranchetas. Disponível em: <https:// helpx .adobe .com /br /illustrator /using /using -multiple -artboards .html>. Acesso em: 13 ago. 2019.
Sangria: deve ser definida para peças que serão impressas em gráficas. A sangria é a margem externa que deve ultrapassar a área de impressão no caso de layouts com fundos coloridos ou com fotografias / ilustrações que ocupam toda a página. Em geral, 1cm para cada lado além da área do papel é o suficiente. Para utilizar valores diferentes em cada lado, desvincule as dimensões, clicando no ícone de corrente.
Modo de cores: especifique um modo de cores para o documento: RGB ou CMYK. Alterar o modo de cores converte o conteúdo padrão (amostras, pincéis, símbolos, estilos de gráficos) do perfil do novo documento selecionado em um novo modo de cores, resultando na mudança das cores.
Dica
Trabalhe no modo RGB em seu computador, pois existe semelhança visual com o impresso. Mas o motivo principal é que neste modo todo o conteúdo é aberto. Porém, quando você for fechar o arquivo para imprimir, coloque em CMYK.
A área de trabalho criada para esta aula foi para perfil impresso, no papel internacional formato A4, com orientação retrato. Foram definidas duas pranchetas postas lado a lado, com sangria de 0,5 cm.
 A4.
Painel das pranchetas
Depois de abrir o arquivo, você pode organizar suas páginas com o painel das pranchetas. Para abrir, clique: Janela > Pranchetas. Nesta janela, você poderá:
 Janela Pranchetas.
A. Reorganizar as pranchetas da mesa de trabalho segundo a ordenação do programa;
 Ítens Pranchetas.
B. Mover a seleção de baixo para cima - seta para cima;
C. Mover a seleção de cima para baixo - seta para baixo;
D. Adicionar uma nova prancheta;
E. Excluir prancheta.
ondemand_videoVídeo
2. Diagramação de páginas no Illustrator
A diagramação da página utiliza os recursos básicos réguas, linhas-guia e grades, que são de extrema importância para o bom editor gráfico. Além desses recursos, você vai aprender meios de administrar os diversos objetos independentes e sobrepostos em camadas que estão em sua área de trabalho.
Undo e Redo
Quando você começar a trabalhar no Illustrator, vai perceber que vez por outra precisar desfazer uma operação, da mesma forma que fazemos no Word com a operação Ctrl+z.
Vimos na aula passada que, na parte inferior à esquerda da barra de status da janela de ilustração, podemos fazer a operação undo (desfazer uma operação) e redo (refazer uma operação desfeita pelo undo).
Você também poderá fazer estas operações em Edit>Undo (atalho: Ctrl+z) e em Edit>Redo (atalho: Ctrl+Shift+z). O undo e redo oferecem as seguintes características:
· Não existe limite de undo>, você pode desfazer sequencialmente suas operações até o ponto inicial do seu trabalho;
· Do mesmo modo em redo, você pode refazer sequencialmente suas ações até sua última operação;
· O snapshot é o instantâneo da ação, que é registrado no status corrente do seu documento. Você então poderá acompanhar todas as ações feitas em seu documento e desfazer ou refazer até o ponto que desejar;
· Cada documento em sua área de ilustração (cada prancheta) tem seus snapshots particulares;
· Você perde os registros de status e não pode mais fazer undo e redo em documentos que forem fechados e abertos depois;
· O redo, grosso modo, é o “undo do undo ”.
Réguas e unidades
A maior vantagem de um programa vetorial é poder trabalhar com um objeto em qualquer tamanho sem se preocupar com a qualidade de resolução quando ampliado ou reduzido.
É muito comum fazer um desenho com muitos detalhes no artboard (área em cinza, externa à prancheta), para depois reduzi-lo para encaixar em um determinado espaço da arte dentro da prancheta.
Para colocar a régua na sua área de trabalho, basta clicar View>Show rulers (atalho: Ctrl+r). Pode parecer desnecessário, mas apenas as réguas garantem a precisão no seu projeto e, consequentemente, a qualidade técnica.
 Guias Inteligentes.
A unidade padrão do Illustrator é o ponto (= 1/72 de polegada ou 0,3528 milímetros), que também é a unidade do corpo (altura) da fonte tipográfica, do caractere do texto.
A maneira mais simples para determinar a unidade da régua é clicar com o botão direito do mouse sobre a régua e selecionar a unidade desejada. Os formatos adotados em gráficas são o centímetro e o milímetro.
O ponto de junção ou origem das réguas horizontal e vertical é chamado de ponto de origem ou ponto zero. Ele será sua régua móvel, pois, ao arrastar o ponto zero para um objeto, você poderá verificar as medidas ou a localização na página, por exemplo se está centralizado conforme sua expectativa.
 Ferramenta Segmento
de Linha.
Recomenda-se que as guias sejam bloqueadas para que não sejam selecionadas juntamente com objetos e textos do seu trabalho. É mais útil que elas fiquem fixas e, caso sejam desnecessárias, devem ser apagadas.
 Bloquear Guias.
Guias inteligentes (objetos de guia) - Basicamente são objetos criados em vetor que podem servir como guias. São muito úteis na diagramação.
O grid é fundamental para um projeto bem estruturado. Ele se assemelha ao papel quadriculado que era utilizado em desenhos técnicos. Tanto as guias quanto as grades podem ser ajustadas e oferecem muitos recursos que podem ser conhecidos em procedimentos mais avançados.
Ferramentas e comandos de seleção
Apesar de bastante semelhante aos comandos de seleção do Photoshop, o Illustrator apresenta algumas novidades:
1
Ferramenta Selection
Realiza uma seleção global dos objetos e paths inteiros (segmentos e âncoras). A ferramenta não edita, deforma ou transforma os objetos, mas os desloca, inclina e gira, ou realiza o agrupamento com outros objetos. Quando selecionamos um objeto, quer seja desenho ou texto, vemos uma caixa com pontos nos vértices e nas laterais. Esses pontos são alças que movimentam o objeto;
2
Ferramenta Direct Selection
Realiza uma seleção e manipulação direcionada, localizada em objeto. A manipulação se dá nas âncoras e segmentos dos paths;
3
Ferramenta Lasso
Muito importante no Photoshop, pois seleciona pixels. Esta ferramenta tem uma função apenas complementar no Illustrator, pois seleciona apenas os paths (ancoragens e segmentos). Ou seja, cumpre o mesmo papel da ferramenta Selection, sendo que ela não move os paths. É útil em casos nos quais os paths estão muito próximos, pois a ferramenta é delicada e consegue selecionar ancoragens em áreas estreitas;
4
Ferramenta Magic Wand
Avarinha mágica do Illustrator também é utilizada para a seleção de pixels de cores. A seleção é feita por cor. Por exemplo: ao clicar com esta ferramenta em um objeto na cor vermelha (100M+100Y), todos os objetos da mesa de ilustração que tiverem esta cor exatamente, serão selecionados.
3. Criação de desenhos vetoriais
3.1 Paths feitos com Canetas
O path (caminho) é um elemento matemático, representado por uma linha aberta ou fechada, reta ou curva, que pode ser modelada de muitas formas. Diferentemente dos desenhos vetoriais, o path do Illustrator pode ser remodelado após ter sido criado, enquanto o pixel só pode ser apagado e refeito desde o início.
ondemand_videoVídeo
Um path é constituído de um ou mais segmentos retos ou curvos. Cada segmento é delimitado por pontos.
Cada ponto do path pode ser manipulado através das alças (linhas de direção) que surgem nos pontos de ancoragem. Para manipular as alças, você deve selecionar a ferramenta de seleção Direct Selection (atalho: A). Você irá distinguir o ponto que está selecionado, pois está cheio (preto), enquanto os não selecionados estão vazios.
É muito simples desenhar um path com a ferramenta Caneta do Illustrator. O demarcador mais simples é a linha reta. Com a caneta, é possível desenhar ponto por ponto, criando retas e curvas conforme a necessidade do traçado e contornando o desenho vetorial, que depois pode ser pintado.
 Ferramenta Ponto Âncora.
Experimente fazer uma forma geométrica reta, como no tutorial da Adobe. Você deve selecionar a caneta e clicar sobre o ponto e depois ir clicando, sem arrastar a haste da âncora, até concluir sua forma.
 Ferramenta Ponto Âncora.
Dica
Faça o primeiro tutorial: Desenho de segmentos de linha reta com a ferramenta Caneta. Disponível em: <https:// helpx .adobe .com /br /illustrator /using /drawing -pen -pencil -or -flare .html>. Acesso em: 14 ago. 2019.
Para fazer curvas, você deve inserir o primeiro ponto com a caneta (A) e depois clicar em outro local o outro ponto, puxando levemente a haste da âncora (B).
 Ferramenta Ponto Âncora.
Dica
Faça o segundo tutorial: Desenho de curvas com a ferramenta Caneta. Disponível em: <https:// helpx .adobe .com /br /illustrator /using /drawing -pen -pencil -or -flare .html>. Acesso em: 14 ago. 2019. Depois prossiga, treinando a ferramenta com os outros tutoriais.
É importante aprender a fazer o fechamento do desenho posicionando a ferramenta Caneta sobre o primeiro ponto de ancoragem (vazio), sem clicar. Um pequeno círculo aparecerá junto ao ponteiro da ferramenta Caneta quando ela estiver posicionada corretamente. Clique ou arraste para fechar o demarcador.
3.2 Desenhando com pencil (lápis)
Para desenhar com a ferramenta Lápis (atalho: N) à mão livre, a sua principal preocupação será a estrutura do path, que é a espessura, formato e tamanho da linha.
Aparentemente é simples fazer traçados com o lápis, porém como você provavelmente trabalhará com o mouse, é bem provável que no início surjam traçados imprecisos, com muita quantidade de pontos, que acabam por deixar a linha muito recortada.
O manuseio do lápis é simples: posicione o ponteiro inicial, clique e arraste o ponteiro de acordo com o traçado desejado; para concluir, libere o ponteiro. O programa cria automaticamente os pontos de ancoragem para você corrigir a linha.
 Ferramenta Lápis.
O lápis possui atributos que podem ser configurados. Basta clicar duas vezes na ferramenta Lápis.
 Opções da Ferramenta Lápis.
Fechamento do traçado com lápis
Quando o ponteiro estiver sobre o ponto final ou próximo dele, pressione a tecla Alt. Você verá o pequeno X se transformar em O. Então, libere o botão do mouse, e o traçado se fecha.
Dica
Se você considerar o formato do ponteiro pouco preciso, trabalhe com a tecla Caps Lock acionada para ativar o cursor de precisão (precise cursor) para qualquer ferramenta de traçado.
Desenho com Formas
É mais elementar do que os desenhos realizados com caneta e lápis, por não precisar ter destreza no controle do mouse. Os desenhos com formas geométricas são ideais para quem está começando a usar o Illustrator. Apesar de simples, este recurso permite que você crie marcas e flat designs bem criativos.
O processo mais usual utiliza o mouse e eventualmente as teclas Alt e Shift. Para desenhar com formas, o uso de guias e grades é bastante útil para controlar a precisão.
 
Desenhando com formas
 Clique no botão acima.
As ferramentas que você vai utilizar são o retângulo, o círculo e o triângulo.
 Ferramenta Elipse.
1º faça o quadrado com as bordas arredondadas: selecione a cor vermelha no primeiro plano da barra de ferramentas e trace um quadrado, clicando na ferramenta retângulo (atalho:M) e mantendo a tecla Shift pressionada.
O arredondamento você obtém puxando uma das âncoras que ficam próximas aos cantos do quadrado.
 Bordas arredondadas.
2º faça o círculo: abra uma nova camada. Selecione a cor amarela no primeiro plano e selecione a ferramenta Elipse pressionando o Shift, para que ela se transforme num círculo perfeito.
 Círculo perfeito.
3º faça o triângulo: na mesma camada do círculo, e ainda com a cor amarela no primeiro plano, selecione a ferramenta Polígono. Na janela do polígono, marque 3 lados e um raio de mais ou menos 2cm. Clique em OK.
 Triângulo.
 Triângulo.
4º Posicione o triângulo com o uso da alça para girar.
 Triângulo.
5º Posicione o triângulo formando um balão.
 Triângulo.
6º Use o pathfinder para unir o triângulo ao círculo, transformando em apenas uma forma.
 Pathfinder.
7º Crie uma letra em Caixa Alta (CA) com uma fonte de preferência sem serifa, na cor preta. Posicione e amplie adequadamente a fonte.
 Caixa Alta.
8º Decore a fonte com um filete branco, selecionando o plano de fundo, que neste caso funciona como contorno.
 Decorando.
Edição de textos
Os programas da suíte Adobe se sofisticaram de tal maneira que os recursos dedicados aos textos são capazes de realizar qualquer tipo de layout.
Você pode digitar o texto ou importá-lo. Em geral, textos longos devem ser digitalizados em um programa de edição de texto, pois a digitação no Illustrator se torna visualmente desconfortável. Os formatos para a importação de texto são:
• Genérico (TXT) - Arquivo universal que pode
ser editado em programas como Notepad e Bloco de Notas. O único problema é que esse arquivo não salva e não possui formatação. Você terá que formatar o texto no Illustrator depois de importar;
• RTF (rich text format) - Arquivo universal e multiplataforma que mantém a formatação de origem. É importante que você tenha as fontes instaladas em sua estação;
• Word (DOC, DOCX) - O Illustrator suporta quase todas as versões a partir da versão 97. É importante que você tenha as fontes instaladas em sua estação.
A importação é feita por meio do comando File>Place. Selecione o arquivo (TXT, RTF ou DOC) no seu dispositivo. Após clicar, aparecerá a caixa de diálogo Microsoft Word Options, que você pode habilitar ou não.
O Type
O Illustrator concentra seus esforços na ilustração; por isso, oferece uma grande quantidade de recursos para decorar as tipografias, tornando-se um programa ideal para a criação de marcas e decoração de tipos (fontes).
No Illustrator, a ferramenta para texto é denominada de Type (Tipo), e não Text, pois para este programa vetorial a fonte também é um desenho, e o que vai importar é a sua formatação, a sua aparência.
Para a digitação de textos, é preciso considerar a sua aplicação. Existem seis tipos de textos, três para digitação horizontal e três para digitação vertical.
Desenhando com Textos
No Illustrator, você pode introduzir um texto dentro de uma silhueta em forma gráfica com a ferramenta AreaType.
Através da ferramenta Text Path, você poderá fazer um caminho com uma frase. Os textos podem assumir qualquer tipo de forma com o recurso Container.
Você pode fazer textos encadeados, sequenciados, em blocos para páginas de revistas. Você poderá interligar os blocos retangulares, como colunas de páginas, mas também formas containers e caminhos de textos (text path).
Em todos estes casos, você deve selecionar a ferramenta Type [T] e clicar no bloco, container, forma ou caminho (text path).
ondemand_videoVídeo
Dica
Exercite adicionar linha de texto, adicionar parágrafos de texto e formatar texto. Disponível em: <https:// helpx .adobe .com /br /illustrator /how -to /text -basics .html>. Acesso em: 14 ago. 2019.
Atividades
1. Na caixa de diálogo Novo Documento, é necessário formatar o documento que será criado. Assinale o que deve ser definido na opção Perfil:
a) A finalidade do trabalho. Se será feito para impressão, web, dispositivo, vídeo e filme ou RGB básico.
b) Define a largura e altura em ponto ou outra medida.
c) Estabelece a quantidade de páginas ou pranchetas do documento.
d) Define os modos de cores: CMYK ou RGB.
e) Determina a quantidade de undos possíveis na execução do trabalho.
Gabarito
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra a.
2. Um desenhista fechou um arquivo com a extensão AI no final do expediente, para continuar a trabalhar no dia seguinte. Quando abriu o arquivo novamente, ele deu um redo para refazer um undo realizado no dia anterior.
Faça uma análise desta operação e assinale a resposta correta:
a) O desenhista não poderá fazer esta operação porque, após salvar e fechar um trabalho, o status perde os registros, não podendo realizar undo nem redo.
b) O desenhista conseguiu executar o redo e pôde refazer um caminho que considerou inadequado.
c) O desenhista não pode fazer um redo sem ter feito minimamente três undos no dia anterior.
d) O desenhista não pode abrir um arquivo que foi salvo em AI e depois abrir no Illustrator.
e) O desenhista poderá fazer esta operação normalmente, pois os registros de status são permanentes.
Gabarito
Infelizmente, você errou!
Resposta correta: letra a.
3. Sobre as réguas, as grades e as guias do Illustrator, podemos afirmar que:
I) As réguas possuem diversas unidades, sendo que a unidade padrão do Illustrator é o ponto.
II) As réguas e as guias são estruturas não imprimíveis e, portanto, não são visíveis quando impressas ou aplicadas em dispositivos.
III) A função das réguas, guias e grades é contribuir para uma composição mais alinhada e bem diagramada.
IV) É recomendado que as réguas sejam bloqueadas, para não serem agrupadas com os objetos da área de ilustração.
V) O grid, ou grade, são objetos criados em vetor que podem servir de guias.
a) Apenas V está correta.
b) Apenas IV e V estão corretas.
c) Apenas I e III estão corretas.
d) Apenas I, II e III estão corretas.
e) Apenas II está corretas.
Gabarito
Infelizmente, você errou!
Resposta correta: letra d.
	COMPUTAÇÃO GRÁFICA E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	CCA1232_A6_201908195241_V1
	
	
	
	
		Aluno: LIDEVINO FERREIRA FILHO
	Matr.: 201908195241
	Disc.: COM.GRÁF.EDIT.ELETR. 
	2020.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Ao iniciar um novo documento no Adobe Illustrator, é possível indicar os seguintes valores, exceto:
	
	
	
	Margens
	
	
	Sangria
	
	
	Unidade de medida
	
	
	Modo de Cor
	
	
	Orientação do Papel
	
Explicação:
Ao iniciar um novo documento no Adobe Illustrator, não é possível indicar os valores de margens
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Considerando o software Illustrator, podemos dizer que o atalho "Ctrl+N " (Windows) ou "Cmd+N" (Mac) permite:
	
	
	
	Abrir a caixa de diálogo Salvar como
	
	
	Salvar o arquivo atual
	
	
	Imprimir o arquivo atual
	
	
	Abrir um arquivo existente
 
	
	
	Criar um novo arquivo
	
Explicação:
O atalho "Ctrl+N " (Windows) ou "Cmd+N" (Mac) permite criar um novo arquivo.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Os programas da Suíte Adobe se sofisticaram de uma tal maneira que os recursos dedicados aos textos são capazes de realizar qualquer tipo de layout. Você pode digitar o texto ou importá-lo.
Assinale abaixo os formatos de textos para a importação no Illustrator:
	
	
	
	.txt / .indd / .doc / .jpg
	
	
	.txt / .doc / .docx / RTF
	
	
	.doc / .docx / .pdf / .indd
	
	
	.xml / .txt / .docx / .pdf
	
	
	.txt / .jpg /.tif / .exe
	
Explicação:
.txt / .doc / .docx / RTF
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Para desenhar formas o recurso é mais fácil do que desenhar com Caneta e Lápis pois não necessita de muita precisão com o manuseio do mouse.
Em relação ao desenho com  formas podemos considerar correta a sentença:
	
	
	
	Para fazer o retângulo arredondado é necessário puxar a alça interna do retângulo.
	
	
	Para fazer o círculo e o quadrado é necessário usar as teclas Ctrl ou Shift.
	
	
	A ferramenta Estrela faz estrelas de 6, 5, 4 e 3 pontas.
	
	
	Todas as ferramentas fazem exclusivamente as formas básicas.
	
	
	O processo mais usual para fazer formas  é utilizando o mouse.
	
Explicação:
O processo mais usual para fazer formas  é utilizando o mouse.
Para fazer o círculo e o quadrado é necessário usar as teclas Alt ou Shift.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A diagramação da página utiliza os recursos básicos réguas, linhas-guia, grades que são de extrema importância para o bom editor gráfico.
Sobre estes recursos podemos afirmar:
	
	
	
	Guias inteligentes são obtidas importando da Adobe Creative Cloud que trabalham com a medida ponto (= 1/72 de polegada ou 0,3528 milímetros).
	
	
	As réguas e grids (grades) são estruturas imprimíveis da composição visual que asseguram a organização da página impressa ou web.
	
	
	A função das guias é alinhar objetos e textos e são geradas a partir das fontes, bastando colocar a seta do mouse sobre a fonte, apertar e arrastar.
	
	
	As guias não podem ser bloqueadas pois o usuário é privado de deslocar os objetos. Apenas as réguas são fixas nas barras superior e lateral esquerda.
	
	
	Para colocar a régua na área de trabalho basta clicar View>Show Rulers e selecionar a unidade clicando duas
vezes com o botão direito do mouse sobre a régua.
	
Explicação:
As repostas corretas são:
Para colocar a régua na área de trabalho basta clicar View>Show Rulers e selecionar a unidade clicando duas vezes com o botão direito do mouse sobre a régua.
As réguas e grids (grades) são estruturas não imprimíveis da composição visual que asseguram a organização da página impressa ou web.
A função das guias é alinhar objetos e textos e são geradas a partir das réguas, bastando colocar a seta do mouse sobre a régua, apertar e arrastar.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Criar um arquivo corretamente é o primeiro passo para o bom resultado na impressão. Tenha em mente que tipo de projeto você está preparando, se para web ou para impressão gráfica. A web exige a construção de grid tanto quanto o impresso, mas o impresso demanda mais qualidade nas imagens.
Quando você abre seu Novo Arquivo, o Illustrator oferece uma caixa de diálogo para que você defina o seu trabalho.
I Perfil: definir se o trabalho será impresso, vídeo ou digital, por exemplo.
II. Prancheta: especificar a quantidade e pranchetas no documento que necessariamente deve ser múltiplo de oito.
III. Modo de Cores: especificar se o trabalho será em CMYK ou RGB.
IV. Sangria: especificar o número a borda dos trabalhos feitos para web.
Em relação às opções da caixa de diálogo do Illustrator e as definições apresentadas acima, assinale a resposta correta.
 
	
	
	
	I e III estão corretas.
	
	
	II e III estão erradas.
	
	
	II e IV estão corretas.
	
	
	Todas as sentenças estão corretas.
	
	
	Todas as sentenças estão erradas.
	
Explicação:
I e III estão corretas.
II. Prancheta: especificar a quantidade e pranchetas no documento que pode ser de 1 a 1.000 pranchetas.
IV. Sangria: deve ser definida para peças que serão impressas em gráficas. A sangria é a margem externa que deve ultrapassar a área de impressão no caso de layouts com fundos coloridos ou com fotografias ou ilustrações que ocupam toda  a página.
Computação Gráfica e Editoração Eletrônica
Aula 7: Illustrator - finalização e fechamento de arquivos
Apresentação
Nesta aula, conheceremos recursos de transformação de objetos, aprenderemos a trabalhar com as cores e veremos como se prepara uma peça gráfica para impressão.
Toda criação em editoração eletrônica é apresentada em uma simulação denominada layout (ou leiaute). Apenas depois de aprovada pelo cliente ou editor, a peça gráfica deverá ser finalizada, isto é, deverá ser feita a arte-final e o fechamento adequado do arquivo para encaminhar para o processo gráfico ou multimídia.
 
É necessário que você determine a melhor resolução das imagens para cada processo; verifique os formatos padrões estabelecidos pelas mídias; saiba aplicar as linhas de cortes, dobras e sangria das peças gráficas; escolha o modo de cor adequado; saiba manter as fontes do projeto e escolher a extensão do arquivo mais apropriada.
Objetivos
· Identificar como transformar objetos;
· EReconhecer como trabalhar com cores, preparando a impressão e exportação de documentos.
Palavras iniciais
As principais ferramentas e recursos do programa já foram apresentadas nas aulas anteriores e são suficientes para criar um layout. Para esta aula, acrescentaremos alguns dos efeitos mais usados pelos profissionais de publicidade.
 
Encerraremos as aulas sobre o Illustrator mostrando como se prepara a arte para pré-impressão, atentando para as marcas de corte, área de recorte e dobras, dando orientações práticas sobre a exportação de documentos e os formatos de arquivos mais usuais para impressão e multimídia.
ondemand_videoVídeo
Recursos avançados do Illustrator
Menos é mais. Essa expressão define a composição no design e na publicidade. Os layouts devem primar pela simplicidade, pois a comunicação deve ser objetiva e clara para ser compreendida instantaneamente. Muitas campanhas publicitárias trabalham com um título em preto e uma imagem recortada e colocada sobre um fundo branco.
O Illustrator é muito rico em efeitos, filtros, distorções e outros recursos, mas um conhecimento básico já nos permite fazer ótimos layouts.
 
Nossa criação reside no conteúdo e numa forma esteticamente harmônica, simplificada, organizada e equilibrada. Ainda falta apresentar algumas ferramentas e recursos muito usados por diretores de arte e designers.
Ponteiras e a paleta Brush - As ponteiras ou cerdas são recursos sofisticados da ferramenta Paintbrush (Pincel), que surgiu a partir da versão 8.0 do Illustrator. Elas superam os recursos básicos do pincel, cuja função é criar paths preenchidos. As ponteiras se assemelham às pinceladas sobre tela.
Por exemplo, as ponteiras encontradas na paleta Artistic Watercolor (Pinceladas de Aquarela) podem ser colocadas nos paths ou nos contornos de uma fonte, que deve antes ser transformada em outline1.
 Legenda: Exemplos de fonte outline | Fonte: maisfontes.com/outline
 Path
O path (traçado) também pode ser feito com pencil (lápis), mas você não vai conseguir acompanhar o efeito decorativo enquanto estiver fazendo a linha; apenas quando você interromper o segmento.
 
Os recursos de pintura (paintbrush) no Photoshop são mais perfeitos porque os pixels oferecem passagens de cores mais suaves. No entanto, trabalhar com vetores permite que a pintura seja reeditada, alterando os atributos, formas e cores, ou até mesmo trocar a ponteira.
Outra curiosidade desta ferramenta é que, apesar da pintura ser criada a partir de path (caminho, segmento), ela pode ser desvinculada dele. Depois de desvinculada, a pincelada não pode ser mais transformada. Para desvincular a pincelada do path, use o comando Object>Expand Appearance.
As preferências do paintbrush são bastante semelhantes às do pencil e são definidas sob o mesmo princípio.
Drop Shadow - Este filtro é um efeito baseado em rasterização e gera uma sombra atrás do objeto, que fica inalterado. Como fazer:
1. Selecione o objeto com a ferramenta de seleção ou clicando na camada do objeto;
2. Para aplicar o efeito, acione Effect>Stylize>Dropshadow se desejar que a sombra pertença ao objeto;
3. Para aplicar o filtro, acione Filter>Stylize>Dropshadow se desejar que a sombra seja independente e se torne um objeto;
 Drop Shadow
4. Em Mode, selecione um modo de blending (mistura de cores entre objetos sobrepostos);
5. Acione a opção Multiply, que oferece um fundo de projeção branco e mais natural;
6. Escolha um grau de opacidade usando o botão deslizante ou inserindo o valor desejado;
7. Escolha a cor preta para a sombra e trabalhe a transparência, reduzindo a opacidade (opacity);
8. Determine a distância da sombra ao objeto: X Offset e Y Offset. O parâmetro são os eixos X e Y. Na caixa de diálogo Preferences / General, aparecerá a unidade de medida;
9. Utilize o botão deslizante Blur para definir a distância da borda do objeto à sombra para o efeito embotamento ser gerado. Quanto menor o valor, mais dura é a sombra;
10. Você pode atribuir uma cor diferente à sombra habilitando a opção Darkness. Para editar este efeito, você deve trabalhar em RGB e depois passar para CMYK.
 
Trabalhando com cores
 Clique no botão acima.
Trabalhando com cores
Modelos de cor - Toda vez que você criar um documento, deverá informar o modelo de cor que você vai trabalhar. O Illustrator possui por padrão os modelos: RGB, HSB, CMYK, Web Safe RGB e grayscale.
RGB e RGB Web Safe - Você pode escolher esses modos quando for trabalhar com multimídia. O modo RGB (red, green, blue) é a tríade da cor luz e está presente em todos os dispositivos que possuem luz, incluindo TV e cinema.
Cada uma das cores ou canais do RGB varia entre 0 a 255. A cor preta apresenta R=0, G=0 e B=0, pois o preto é a ausência da luz, ou seja, ausência da cor. O branco corresponde a R=255, G=255 e B=255.
Toda vez que os canais coincidem os valores, e sendo diferentes de 0 e 255, a cor que se apresenta é um tom de cinza. Por exemplo: R=2, G=2 e B=2. Cada faixa de 0 a 255 possui 8 bits, que resulta em 16 milhões de cores em modo RGB.
CMYK - Se você vai trabalhar
com tintas gráficas, deve definir como base do seu trabalho o modelo CMYK, que depende da absorção da luz por meio das tintas impressas do papel para refletir a cor.
Todo impresso é composto por uma retícula com pequenos pontos formada pela tríade ciano, magenta e amarelo. As três cores puras,saturadas, correspondem à grandeza de 100%. As soma das três cores, 100% de cada uma delas, resulta na cor preta. A presença da letra K corresponde ao preto da impressão.
A necessidade do acréscimo da tinta preta se deve ao fato de que o somatório das três cores C+M+Y não resulta, na prática, numa cor preta, mas num marrom escuro. As cores resultantes desse modelo recebem as somas percentuais de cada uma dessas cores,incluindo o preto.
Color Picker - Quando você dá clique duplo no ícone Fill (Preenchimento) ou no Stroke (Traçado), na caixa de ferramentas surge a janela Color Picker para a seleção de cores.
Você já a conhece do Photoshop e das aulas anteriores do Illustrator. Neste programa, você opera da mesma maneira que naquele.
A paleta Color - Para abrir a paleta, use o atalho F6. Ela é a versão compacta da janela Color Picker e fica localizada na coluna à direita da área de trabalho.
Transparência - Você pode obter transparência em áreas coloridas trabalhando com a opacidade no traçado ou no preenchimento. A transparência permite que sejam vistos os objetos que estão embaixo.
A paleta deve ser usada após a seleção do objeto com a ferramenta Selection ou Direct Selection ou ainda através da camada do objeto.
Caso você só queira dar transparência a um elemento do objeto; por exemplo, apenas no preenchimento e manter opaco o contorno, deverá acionar a paleta Appearance.
Nesta paleta, Appearance, você poderá dar tratamentos diferentes de opacidade e transparência em um mesmo objeto formado por diversos elementos.
Gradiente - Você já deve ter ouvido a palavra degradê.Também conhecido como gradiente, consiste na passagem gradual de um matiz para outro, podendo passar por uma ou mais cores intermediárias.
Assim como os filtros, o gradiente é uma poderosa ferramenta de ilustração, que favorece a sensação de profundidade.
Vejamos as características do gradiente:
· Só pode ser realizado no preenchimento do objeto,nunca no fio de contorno;
· A aplicação mais completa do gradiente se dá em duas ferramentas: paleta Gradiente (Swatches) e a ferramenta Gradiente. A aplicação a penas com a paleta Gradiente apresentaum resultado restrito;
· O gradiente oferece padrões prontos e nomeados, mas você pode criar o seu gradiente. Experimente recorrer às amostras clicando no botão Show Gradient Swatches no painel de paleta Swatches e conheça a variedade de opções;
· Você encontra uma biblioteca de Gradientes em Open Swatch Library no menu da paleta Swatches. Quando você escolhe uma amostra, ela é automaticamente adicionada à paleta Gradiente.
Preparando a pré-impressão
A impressão comercial de documentos não chega a ser muito difícil, mas vai demandar de você uma boa dose de atenção e algum conhecimento técnico dos processos de impressão.
 
Fazer a arte no Illustrator exige muito tempo e esforço e você não quer se frustrar por um impresso inferior ao que imaginou, ou mais grave, que não foi aprovado pelo seu cliente.
 
Grande parte das impressões é realizada em quatro cores (CMYK) ou mais, por meio das cores especiais (cor spot).
 
A impressão comercial envolve grande investimento financeiro, e geralmente os serviços de comunicação e design acontecem com muita velocidade, os prazos são sempre para ontem. Não é possível errar sem ter um grande prejuízo.
 
As gráficas não corrigem o seu trabalho; elas costumam pedir o arquivo fechado, normalmente no formato PostScript(PS) ou Encapsulated PostScript (EPS). O formato PDF vem ganhando espaço e algumas gráficas já o aceitam.
ondemand_videoVídeo
Dica
Toda vez que você for preparar um documento para impressão comercial e sentir que não conhece muito bem o processo gráfico, converse com os produtores gráficos e peça uma orientação sobre qual tipo de arquivo eles usam e outras informações como formatos, resolução etc.
Pré-Impressão
A impressão de imagens em tons contínuos é realizada em quadricromia e utiliza quatro chapas, uma para cada cor do processo: ciano, magenta, amarelo e preto. Se forem usadas cores especiais além da quadricromia, deverá existir uma chapa para essa cor. Esse processo é denominado separação de cores.
Pré-impressão - ações a serem realizadas antes de imprimir as separações de cores:
01
Configure o gerenciamento de cores, incluindo a calibração do monitor e a seleção de uma configuração de cor do Illustrator;
02
Execute uma prova eletrônica da aparência da cor no dispositivo de saída planejado. Selecione Janela > Visualização de separações, para visualizar qual será a aparência das cores;
03
Se o documento estiver no modo RGB, escolha Arquivo > Modo de cor do documento > Cor CMYK, para convertê-lo para o modo CMYK;
04
Se o trabalho artístico contiver misturas de cores, otimize-as em Efeito>Pathfinder>Mistura Suave, de forma que elas sejam impressas suavemente (sem faixas distintas de cor). Regule em Taxa de Mistura um valor entre 0 e 100%, conforme o seu senso visual;
05
Se o trabalho artístico exigir trapping, configure os atributos apropriados de trapping e superimposição;
06
As imagens bitmap (fotográficas) precisam estar no formato final que ela ocupa na arte e com 300 DPI (300 pixels x polegadas). Devem ter sido devidamente tratadas no Photoshop antes de serem importadas para o Illustrator. As imagens vetoriais não sofrem alterações; elas serão impressas da forma que estão, desde que as cores tenham sido convertidas para CMYK;
07
As tipografias usadas devem ser enviadas ou colocadas em mídias de transporte. Costuma-se converter os textos de marcas (logos) em objeto independente, para evitar qualquer problema de incompatibilidade, por meio do comando Object>Rasterize. A rasterização também pode ser feita através de efeito (Effect>Rasterize), que produz alteração apenas na aparência, deixando o texto editável.
Área de recorte e marcas de corte
A área de recorte (crop area) é a área final do documento, colocado diretamente no artboard. Ao configurar a impressão, você pode aplicar marcas de corte (crop marks) e marcas de dobra na página impressa. Esses delimitadores são visíveis, mas não são selecionáveis, nem imprimíveis.
As marcas de corte são usadas para registrar o local do recorte do documento, ou seja, onde o documento será cortado pela faca gráfica. Elas não são configuráveis, portanto devem ser marcadas manualmente. Do mesmo modo, as marcas de dobra são os registros onde o documento receberá a dobradura, quando houver.
Como criar uma área de recorte
Ative a ferramenta Rectangle e trace um retângulo na medida exata do seu documento. Não se importe se o retângulo possui cor, pois essas informações desaparecem;
Selecione o retângulo e acione Object>Crop Area>Make.
Impressão
Na caixa de diálogo Print (File>Print; atalho: Ctrl+p), defina o tamanho e a orientação da página, especifique quantas páginas serão impressas, dimensione o trabalho artístico, especifique opções de divisão em blocos gráficos e escolha as camadas a serem impressas.
· Marcas e sangrias: selecione marcas da impressora e crie uma sangria;
· Saída: crie separações de cores;
· Gráficos: defina opções de impressão para caminhos, fontes, arquivos PostScript, gradientes, malhas e misturas;
· Gerenciamento de cores: selecione um perfil de cor e um método de renderização para impressão;
· Avançado: controle o nivelamento (ou a possível rasterização) do trabalho artístico de vetor durante a impressão;
· Resumo: visualize e salve um resumo das configurações de impressão.
 Shutterstock Por 3d_man
 Criar um arquivo Adobe PDF
 Criar um arquivo Adobe PDF
Você pode criar diferentes tipos de arquivos PDF, incluindo PDFs de várias páginas, em camadas e arquivos compatíveis com PDF/x, que amenizam problemas relacionados a cores, fontes e trapping.
· Selecione Arquivo>Salvar como ou Arquivo>Salvar
uma cópia;
· Nomeie o arquivo e escolha o local onde salvá-lo;
· Selecione Adobe PDF (*.PDF) como formato de arquivo e clique em Salvar;
· Selecione uma predefinição no menu Predefinições de Adobe PDF ou selecione uma categoria na lista à esquerda da caixa de diálogo e personalize as opções;
· Clique em Salvar PDF.
EPS
Se você salvar um arquivo no formato EPS do Illustrator CS, esse arquivo manterá os dados nativos do Illustrator e dados EPS. Quando o mesmo arquivo for reaberto no Illustrator, os dados nativos serão lidos e continuarão sendo lidos mesmo quando o arquivo for inserido em outro aplicativo.
ondemand_videoVídeo
Atenção
Você não vai encontrar caminho para a exportação de EPS, pois a sua compatibilidade com o Illustrator permite que ação Salvar seja suficiente.
Atividades
1. As ponteiras ou cerdas são recursos recentes do Illustrator que oferecem acabamentos parecidos com a pintura de pincéis de pintura. Esses recursos são normalmente feitos com o pincel (paintbrush), mas podem ser feitos com o lápis (pencil).
Como foi mostrado nesta aula, usar ponteiras traçadas com o lápis apresenta apenas um problema. Assinale a frase que apresenta o problema da ferramenta lápis quando usado em pintura com ponteiras.
a) Não é possível ver o efeito da pincelada enquanto se faz o traçado. Ela é vista quando o traçado é terminado.
b) Não é possível modificar o desenho do traçado quando se usa o lápis.
c) O traçado com lápis não habilita alguns efeitos contidos na paleta do Paintbrush.
d) O traçado com lápispara o recurso de ponteiras não funciona nas versões acima de 8.0.
e) O lápis é uma ferramenta que só faz segmentos retos e não valoriza o efeito de pintura artística.
Gabarito
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra A
O path também pode ser feito com pencil, mas não é possível acompanhar o efeito decorativo enquanto a linha estiver sendo feita; apenas quando o segmento for interrompido.
2. O Illustrator oferece por padrão cinco modelos de cores. Nesta aula, você foi orientado para usar o modelo _________ quando for trabalhar em multimídia e o modelo ________ para impressos.
Assinale a resposta que preenche corretamente as lacunas tracejadas.
a) RGB / CMYK
b) Web Safe RGB /grayscale
c) HSB / RGB
d) RGB / HSB
Gabarito
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra A
3. Para exportar documentos para impressão, o Illustrator opera com diversos formatos, mas existem dois que são mais utilizados atualmente por serem arquivos fechados e manterem os dados de origem. Assinale quais formatos são mais utilizados para a exportação de arquivos feitos em Illustrator:
a) PDF e EPS
b) PDF e PNG
c) JPG e PNG
d) AI e JPG
d) PSD e AI
Gabarito
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra A
Computação Gráfica e Editoração Eletrônica
Aula 7: Illustrator - finalização e fechamento de arquivos
Apresentação
Nesta aula, conheceremos recursos de transformação de objetos, aprenderemos a trabalhar com as cores e veremos como se prepara uma peça gráfica para impressão.
Toda criação em editoração eletrônica é apresentada em uma simulação denominada layout (ou leiaute). Apenas depois de aprovada pelo cliente ou editor, a peça gráfica deverá ser finalizada, isto é, deverá ser feita a arte-final e o fechamento adequado do arquivo para encaminhar para o processo gráfico ou multimídia.
 
É necessário que você determine a melhor resolução das imagens para cada processo; verifique os formatos padrões estabelecidos pelas mídias; saiba aplicar as linhas de cortes, dobras e sangria das peças gráficas; escolha o modo de cor adequado; saiba manter as fontes do projeto e escolher a extensão do arquivo mais apropriada.
Objetivos
· Identificar como transformar objetos;
· EReconhecer como trabalhar com cores, preparando a impressão e exportação de documentos.
Palavras iniciais
As principais ferramentas e recursos do programa já foram apresentadas nas aulas anteriores e são suficientes para criar um layout. Para esta aula, acrescentaremos alguns dos efeitos mais usados pelos profissionais de publicidade.
 
Encerraremos as aulas sobre o Illustrator mostrando como se prepara a arte para pré-impressão, atentando para as marcas de corte, área de recorte e dobras, dando orientações práticas sobre a exportação de documentos e os formatos de arquivos mais usuais para impressão e multimídia.
ondemand_videoVídeo
Recursos avançados do Illustrator
Menos é mais. Essa expressão define a composição no design e na publicidade. Os layouts devem primar pela simplicidade, pois a comunicação deve ser objetiva e clara para ser compreendida instantaneamente. Muitas campanhas publicitárias trabalham com um título em preto e uma imagem recortada e colocada sobre um fundo branco.
O Illustrator é muito rico em efeitos, filtros, distorções e outros recursos, mas um conhecimento básico já nos permite fazer ótimos layouts.
 
Nossa criação reside no conteúdo e numa forma esteticamente harmônica, simplificada, organizada e equilibrada. Ainda falta apresentar algumas ferramentas e recursos muito usados por diretores de arte e designers.
Ponteiras e a paleta Brush - As ponteiras ou cerdas são recursos sofisticados da ferramenta Paintbrush (Pincel), que surgiu a partir da versão 8.0 do Illustrator. Elas superam os recursos básicos do pincel, cuja função é criar paths preenchidos. As ponteiras se assemelham às pinceladas sobre tela.
Por exemplo, as ponteiras encontradas na paleta Artistic Watercolor (Pinceladas de Aquarela) podem ser colocadas nos paths ou nos contornos de uma fonte, que deve antes ser transformada em outline1.
 Legenda: Exemplos de fonte outline | Fonte: maisfontes.com/outline
 Path
O path (traçado) também pode ser feito com pencil (lápis), mas você não vai conseguir acompanhar o efeito decorativo enquanto estiver fazendo a linha; apenas quando você interromper o segmento.
 
Os recursos de pintura (paintbrush) no Photoshop são mais perfeitos porque os pixels oferecem passagens de cores mais suaves. No entanto, trabalhar com vetores permite que a pintura seja reeditada, alterando os atributos, formas e cores, ou até mesmo trocar a ponteira.
Outra curiosidade desta ferramenta é que, apesar da pintura ser criada a partir de path (caminho, segmento), ela pode ser desvinculada dele. Depois de desvinculada, a pincelada não pode ser mais transformada. Para desvincular a pincelada do path, use o comando Object>Expand Appearance.
As preferências do paintbrush são bastante semelhantes às do pencil e são definidas sob o mesmo princípio.
Drop Shadow - Este filtro é um efeito baseado em rasterização e gera uma sombra atrás do objeto, que fica inalterado. Como fazer:
1. Selecione o objeto com a ferramenta de seleção ou clicando na camada do objeto;
2. Para aplicar o efeito, acione Effect>Stylize>Dropshadow se desejar que a sombra pertença ao objeto;
3. Para aplicar o filtro, acione Filter>Stylize>Dropshadow se desejar que a sombra seja independente e se torne um objeto;
 Drop Shadow
4. Em Mode, selecione um modo de blending (mistura de cores entre objetos sobrepostos);
5. Acione a opção Multiply, que oferece um fundo de projeção branco e mais natural;
6. Escolha um grau de opacidade usando o botão deslizante ou inserindo o valor desejado;
7. Escolha a cor preta para a sombra e trabalhe a transparência, reduzindo a opacidade (opacity);
8. Determine a distância da sombra ao objeto: X Offset e Y Offset. O parâmetro são os eixos X e Y. Na caixa de diálogo Preferences / General, aparecerá a unidade de medida;
9. Utilize o botão deslizante Blur para definir a distância da borda do objeto à sombra para o efeito embotamento ser gerado. Quanto menor o valor, mais dura é a sombra;
10. Você pode atribuir uma cor diferente à sombra habilitando a opção Darkness. Para editar este efeito, você deve trabalhar em RGB e depois passar para CMYK.
 
Trabalhando com cores
 Clique no botão acima.
Preparando a pré-impressão
A impressão comercial de documentos não chega a ser muito difícil, mas vai demandar de você uma boa dose de atenção e algum conhecimento técnico dos
processos de impressão.
 
Fazer a arte no Illustrator exige muito tempo e esforço e você não quer se frustrar por um impresso inferior ao que imaginou, ou mais grave, que não foi aprovado pelo seu cliente.
 
Grande parte das impressões é realizada em quatro cores (CMYK) ou mais, por meio das cores especiais (cor spot).
 
A impressão comercial envolve grande investimento financeiro, e geralmente os serviços de comunicação e design acontecem com muita velocidade, os prazos são sempre para ontem. Não é possível errar sem ter um grande prejuízo.
 
As gráficas não corrigem o seu trabalho; elas costumam pedir o arquivo fechado, normalmente no formato PostScript(PS) ou Encapsulated PostScript (EPS). O formato PDF vem ganhando espaço e algumas gráficas já o aceitam.
ondemand_videoVídeo
Dica
Toda vez que você for preparar um documento para impressão comercial e sentir que não conhece muito bem o processo gráfico, converse com os produtores gráficos e peça uma orientação sobre qual tipo de arquivo eles usam e outras informações como formatos, resolução etc.
Pré-Impressão
A impressão de imagens em tons contínuos é realizada em quadricromia e utiliza quatro chapas, uma para cada cor do processo: ciano, magenta, amarelo e preto. Se forem usadas cores especiais além da quadricromia, deverá existir uma chapa para essa cor. Esse processo é denominado separação de cores.
Pré-impressão - ações a serem realizadas antes de imprimir as separações de cores:
01
Configure o gerenciamento de cores, incluindo a calibração do monitor e a seleção de uma configuração de cor do Illustrator;
02
Execute uma prova eletrônica da aparência da cor no dispositivo de saída planejado. Selecione Janela > Visualização de separações, para visualizar qual será a aparência das cores;
03
Se o documento estiver no modo RGB, escolha Arquivo > Modo de cor do documento > Cor CMYK, para convertê-lo para o modo CMYK;
04
Se o trabalho artístico contiver misturas de cores, otimize-as em Efeito>Pathfinder>Mistura Suave, de forma que elas sejam impressas suavemente (sem faixas distintas de cor). Regule em Taxa de Mistura um valor entre 0 e 100%, conforme o seu senso visual;
05
Se o trabalho artístico exigir trapping, configure os atributos apropriados de trapping e superimposição;
06
As imagens bitmap (fotográficas) precisam estar no formato final que ela ocupa na arte e com 300 DPI (300 pixels x polegadas). Devem ter sido devidamente tratadas no Photoshop antes de serem importadas para o Illustrator. As imagens vetoriais não sofrem alterações; elas serão impressas da forma que estão, desde que as cores tenham sido convertidas para CMYK;
07
As tipografias usadas devem ser enviadas ou colocadas em mídias de transporte. Costuma-se converter os textos de marcas (logos) em objeto independente, para evitar qualquer problema de incompatibilidade, por meio do comando Object>Rasterize. A rasterização também pode ser feita através de efeito (Effect>Rasterize), que produz alteração apenas na aparência, deixando o texto editável.
Área de recorte e marcas de corte
A área de recorte (crop area) é a área final do documento, colocado diretamente no artboard. Ao configurar a impressão, você pode aplicar marcas de corte (crop marks) e marcas de dobra na página impressa. Esses delimitadores são visíveis, mas não são selecionáveis, nem imprimíveis.
As marcas de corte são usadas para registrar o local do recorte do documento, ou seja, onde o documento será cortado pela faca gráfica. Elas não são configuráveis, portanto devem ser marcadas manualmente. Do mesmo modo, as marcas de dobra são os registros onde o documento receberá a dobradura, quando houver.
Como criar uma área de recorte
Ative a ferramenta Rectangle e trace um retângulo na medida exata do seu documento. Não se importe se o retângulo possui cor, pois essas informações desaparecem;
Selecione o retângulo e acione Object>Crop Area>Make.
Impressão
Na caixa de diálogo Print (File>Print; atalho: Ctrl+p), defina o tamanho e a orientação da página, especifique quantas páginas serão impressas, dimensione o trabalho artístico, especifique opções de divisão em blocos gráficos e escolha as camadas a serem impressas.
· Marcas e sangrias: selecione marcas da impressora e crie uma sangria;
· Saída: crie separações de cores;
· Gráficos: defina opções de impressão para caminhos, fontes, arquivos PostScript, gradientes, malhas e misturas;
· Gerenciamento de cores: selecione um perfil de cor e um método de renderização para impressão;
· Avançado: controle o nivelamento (ou a possível rasterização) do trabalho artístico de vetor durante a impressão;
· Resumo: visualize e salve um resumo das configurações de impressão.
 Shutterstock Por 3d_man
 Criar um arquivo Adobe PDF
 Criar um arquivo Adobe PDF
Você pode criar diferentes tipos de arquivos PDF, incluindo PDFs de várias páginas, em camadas e arquivos compatíveis com PDF/x, que amenizam problemas relacionados a cores, fontes e trapping.
· Selecione Arquivo>Salvar como ou Arquivo>Salvar uma cópia;
· Nomeie o arquivo e escolha o local onde salvá-lo;
· Selecione Adobe PDF (*.PDF) como formato de arquivo e clique em Salvar;
· Selecione uma predefinição no menu Predefinições de Adobe PDF ou selecione uma categoria na lista à esquerda da caixa de diálogo e personalize as opções;
· Clique em Salvar PDF.
EPS
Se você salvar um arquivo no formato EPS do Illustrator CS, esse arquivo manterá os dados nativos do Illustrator e dados EPS. Quando o mesmo arquivo for reaberto no Illustrator, os dados nativos serão lidos e continuarão sendo lidos mesmo quando o arquivo for inserido em outro aplicativo.
ondemand_videoVídeo
Atenção
Você não vai encontrar caminho para a exportação de EPS, pois a sua compatibilidade com o Illustrator permite que ação Salvar seja suficiente.
Atividades
1. As ponteiras ou cerdas são recursos recentes do Illustrator que oferecem acabamentos parecidos com a pintura de pincéis de pintura. Esses recursos são normalmente feitos com o pincel (paintbrush), mas podem ser feitos com o lápis (pencil).
Como foi mostrado nesta aula, usar ponteiras traçadas com o lápis apresenta apenas um problema. Assinale a frase que apresenta o problema da ferramenta lápis quando usado em pintura com ponteiras.
a) Não é possível ver o efeito da pincelada enquanto se faz o traçado. Ela é vista quando o traçado é terminado.
b) Não é possível modificar o desenho do traçado quando se usa o lápis.
c) O traçado com lápis não habilita alguns efeitos contidos na paleta do Paintbrush.
d) O traçado com lápispara o recurso de ponteiras não funciona nas versões acima de 8.0.
e) O lápis é uma ferramenta que só faz segmentos retos e não valoriza o efeito de pintura artística.
Gabarito
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra A
O path também pode ser feito com pencil, mas não é possível acompanhar o efeito decorativo enquanto a linha estiver sendo feita; apenas quando o segmento for interrompido.
2. O Illustrator oferece por padrão cinco modelos de cores. Nesta aula, você foi orientado para usar o modelo _________ quando for trabalhar em multimídia e o modelo ________ para impressos.
Assinale a resposta que preenche corretamente as lacunas tracejadas.
a) RGB / CMYK
b) Web Safe RGB /grayscale
c) HSB / RGB
d) RGB / HSB
Gabarito
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra A
3. Para exportar documentos para impressão, o Illustrator opera com diversos formatos, mas existem dois que são mais utilizados atualmente por serem arquivos fechados e manterem os dados de origem. Assinale quais formatos são mais utilizados para a exportação de arquivos feitos em Illustrator:
a) PDF e EPS
b) PDF e PNG
c) JPG e PNG
d) AI e JPG
d) PSD e AI
Gabarito
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra A
Computação Gráfica e Editoração Eletrônica
Aula 8: Introdução ao InDesign
Apresentação
Nesta aula, você aprenderá que o InDesign é um software de editoração profissional que se ajusta adequadamente ao Photoshop e ao Illustrator, sendo o mais utilizado para projetos editoriais e folhetaria.
Ao abrir a área
de trabalho, você perceberá que existem semelhanças entre estes softwares, contendo barra de menu, menu de opções, barra de ferramentas e painéis.
Esta aula ensinará a abrir o arquivo e colocar páginas, criar grades com margens e colunas, gerar página dupla e simples. Também trabalharemos com imagens importadas, digitaremos textos e faremos formas básicas.
Objetivos
· Identificar a interface do InDesign;
· Elaborar imagens e formas, utilizando cores;
· Estruturar textos.
Palavras iniciais

Shutterstock por: FOXARTBOX.
O Adobe InDesign é um programa criado para editar livros, revistas e jornais e tem total integração com os outros programas da Adobe.
Qual o diferencial deste programa?
Seu grande diferencial é a capacidade de trabalhar com muitas páginas e manter a performance, isto é, não é um programa pesado, pois a imagens não são copiadas para a interface, elas apenas ficam visíveis.
ondemand_videoVídeo
O programa tem interface intuitiva e realiza layouts coloridos, com imagens fotográficas, textos decorados e efeitos.
Nesta aula, você conhecerá a interface do InDesign, aprenderá a colocar alguns elementos básicos na página e conhecerá recursos elementares.
 Interface do InDesign
Conheça a interface do InDesign
O InDesign tem interface intuitiva e tem semelhanças com as do Photoshop e do Illustrator. Seu maior diferencial são as ferramentas de gerenciamento das páginas.

Shutterstock por: Sharaf Maksumov.
A área de trabalho inclui a barra de aplicativos, o painel de controle, a janela do documento, os menus, a área de transferência, o painel Tools (Painel de Ferramentas) e encaixe de painéis.
ondemand_videoVídeo
A área de trabalho (workspace) pode ser personalizada para atender ao seu estilo.
Você pode manter na tela apenas os painéis que usa mais.
Modificar a aparência da sua área de trabalho
Acione Window>Workspace> New Workspace, nomeie, habilite Panel Locations e Menu Customization e dê OK.
 Modificar a aparência da sua área de trabalho
O painel Tools (Ferramentas) por padrão é colocado no canto superior esquerdo, mas você pode desencaixá-lo arrastando a barra título na parte superior do painel na seta dupla e posicionando onde você preferir. O painel poderá ficar em uma ou mais colunas, ou ficar horizontal e encaixado abaixo do painel de controle.
No InDesign, em qualquer alteração na área de trabalho, as barras e menus se ajustam para não se sobrepor umas às outras, isto é, elas não ficam escondidas. Você pode acionar as ferramentas por meio dos atalhos (shortcuts).
Dica
Se você tiver dúvidas sobre os atalhos, acione Janela>Utilitários>Ferramenta Dicas.
Quando você posiciona o cursor sobre a ferramenta, aparece uma tarja cinza com seu nome, o atalho e uma dica sobre ela.
Do mesmo modo que nos outros programas que você aprendeu, algumas ferramentas apresentam um pequeno triângulo preto no canto inferior direito, para indicar que aquela ferramenta possui uma série de ferramentas ocultas adicionais.
A seta dupla [A] sobre o painel de ferramentas também é encontrado em outros programas da Adobe e serve para deslocar as caixas de trabalho.
As ferramentas diferentes que você encontrará nos Tools do InDesign são:
· A Página [B] , que permite criar páginas de vários formatos em um mesmo documento;
· As Notas [C] , que permitem adicionar comentários na página;
· Os Controles [D] permitem aplicar cores e alterar o modo de visualização.
O painel Control (Window>Control) permite rápido acesso aos comandos e opções de um item selecionado.
Por padrão, ele fica encaixado abaixo da barra de menus no Windows, mas você também pode arrastar esse painel e torná-lo flutuante.
Janela de documentos e área de transferência - A janela de documentos contém todas as páginas.
Cada página, simples ou espelhada (dupla), possui a sua própria área de transferência (pasteboard), local onde você pode trabalhar sem interferir nos elementos que já estão definidos na página ou armazenar objetos para serem usados depois.
Os objetos colocados no pasteboard não são impressos. Nesta área também é colocada a sangria da página.
Zoom: para ver mais páginas na janela de documento, marque 25% no menu Zoom Level.
Para ver todos os documentos, acione View>EntirePasteboard.
O menu de páginas está localizado na parte inferior do pasteboard. Você pode selecionar a página que deseja trabalhar ou a A-Master (Página Mestre).
 Menu de páginas.
Os painéis - No agrupamento de painéis, você encontra:
· Páginas - Acesso rápido aos cadernos de páginas e página mestra. É um painel exclusivo do InDesign;
· Camadas - Funcionam como no Illustrator;
· Links (vínculos) - É o local onde você deve colocar as imagens importadas;
· Stroke - Define as linhas quanto a espessuras e traçados;
· Swatch - É o painel para as paletas de cores;
· Gradiente - Painel de degradês. O Illustrator oferece uma quantidade significativa de tipos de degradês. Você também poderá personalizar o seu.
· Painéis de efeitos e estilo de objetos - Permitem modificar objetos;
· Estilo de parágrafo - Trabalha os textos ajustando a caminhos, criando blocos inseridos em formas, dentre outros.
· Estilo de caracteres - Modifica o design da tipografia, dos tipos.
Os painéis são expansíveis, operando com as setas duplas. Você pode reduzir o grupo de painéis arrastando as bordas para a direita; deste modo aparecem apenas os ícones. Os painéis também podem ser flutuantes.
Você pode arrastar, como foi feito com o painel de ferramentas.
 Painel de ferramentas.
Diagramação do layout: grades estruturais, margens e colunas
A diagramação do layout acontece no momento em que se importa ou cria um documento.
O InDesign oferece ao profissional diversas possibilidades de fazer projetos de criação com templates importados do Adobe Stock, que oferece desde documentos predefinidos a ilustrações de alto nível. Você também pode personalizar o seu documento, como veremos mais adiante.
Tela de boas-vindas
Da mesma forma que o Illustrator, quando você abrir pela primeira vez o InDesign surgirá a tela de boas-vindas, que você pode suprimir ou manter. Nesta janela, também há as opções:
Novo Documento, Abrir Documento e Abrir Documentos Recentes.
Adobe Stock InDesign: páginas em branco
Uma boa opção para quem está iniciando é fazer download de modelos da Adobe Stock, incluindo ilustrações de alto nível, de modelos em branco com dimensões e configurações predefinidas. Os modelos são abertos em arquivos no formato INDD.
New Document: definindo a diagramação da página
Você pode começar um projeto definindo todas as medidas e definições.
Tutorial Aula 8: 1º passo- abertura de um novo arquivo
1. Selecione Arquivo>Novo (atalho:Ctrl+N para Windows; Cmd+N para MacOS);
2. Clique em New na caixa de diálogo Document Presets;
3. Na caixa de diálogo New Document Preset, configure:
· Predefinição de documento - nomeie seu documento: Aula 8;
· Propósito (objetivo do trabalho): Imprimir;
· Número de páginas: 4;
· Selecione Páginas opostas para páginas espelhadas;
· Tamanho da página: A5 (metade do A4 ideal para um folheto); o programa coloca automaticamente as medidas;
· Colunas - Número:2 e Medianiz:4mm (margens entre colunas);
· Sangria: 5mm nos quatro lados;
· Espaçador: 2mm nos quatro lados.
Trabalhando com imagens e formas
Conteúdo vinculado Painel Links (Vínculos)
O InDesign aceita arquivos de diversos programas gráficos, mas suporta melhor os arquivos dos outros programas da Adobe: Photoshop, Illustrator e Acrobat. Ele vincula a imagem importada, mantendo apenas a visualização e não a cópia da imagem.
Dessa forma, o programa economiza espaço em disco. Além disso, não corre o risco de danificar a imagem, pois as alterações só podem ser feitas no programa de origem, para depois atualizá-la no painel Links do InDesign.
Todos os textos, imagens e outros elementos vinculados são listados no painel Links do InDesign, que tem gerenciamento. Quando o documento é exportado em PDF para impressão, os elementos listados em Links do InDesign são acionados.
Vincule em Links as imagens a serem utilizadas em seu
trabalho.
Como fazer?1
Para inserir e vincular itens de página, você pode usar o seguinte:
· O comando Inserir e Vincular (Editar> Inserir e Vincular);
· Ferramentas Coletor de Conteúdo e Colocador de Conteúdo .
Vamos fazer uma página simples de web como tutorial da aula 8
Camadas
Da mesma forma que o Photoshop e o Illustrator, o programa InDesign também trabalha com camada com os mesmos objetivos e da mesma maneira.
Atenção
Todo documento novo do InDesign contém uma camada (Layer 1). Você pode renomear essa camada e adicionar mais camadas a qualquer momento enquanto cria o documento.
Colocar objetos em diferentes camadas permite organizá-los para fácil seleção e edição. No painel Camadas, você pode selecionar, exibir, editar e imprimir diferentes camadas individualmente, em grupos ou todas de uma só vez.
Cada camada tem uma cor diferente, e quando um objeto está selecionado, um box retangular na cor da sua camada o envolve. Para selecionar um objeto, você pode selecionar a camada.
ondemand_videoVídeo
Tutorial Aula 8: 2º passo - Crie quatro camadas:
1
Camada 1
logo;
2
Camada 2
título;
3
Camada 3
imagem;
4
Camada 4
texto.
Quadro de Retângulo (Smart Guides)
Este recurso permite criar um espaço reservado quadrado ou retangular e oferece flexibilidade para criar e posicionar objetos com precisão. No painel das ferramentas, selecione a ferramenta Quadro de Retângulo (atalho: F).
Inserindo Conteúdo em seu Documento
A inserção de documentos (imagens, desenhos, textos) em diversos formatos é muito simples. Clique em Arquivo>Inserir (File>Place). Escolha seu documento e confirme; ele surgirá na área de trabalho, e você deve arrastá-lo até o local que ele deve ocupar em seu layout.
 Tutorial Aula 8: 3º passo - insira a logo

Shutterstock por: Rawpixel.com.
· Clique na camada da logo para desbloquear e bloqueie as outras camadas;
· Selecione Quadro de Retângulo (F) e insira o cursor na área onde a logo deve ser posicionada;
· Mantenha o quadro selecionado;
· Acione Arquivo>Inserir e clique no link duas vezes. Sua logo aparecerá no quadro do retângulo. Ajuste esse quadro pelas alças, caso seja necessário, para que a logo caiba inteiramente na moldura;
· Escolha Editar>Desselecionar tudo e, em seguida, Arquivo>Salvar;
· Faça o mesmo procedimento para a imagem na base da página.
 Shutterstock por: Yevheniia Yasenenko
Trabalhando com formas
O Indesign trabalha da mesma maneira que os demais programas. Basta selecionar a ferramenta, clicar na região a ser colocada a forma, arrastar e soltar.
A cor de preenchimento e contorno também funcionam da mesma maneira que no Illustrator. Para colorir, basta clicar duas vezes sobre o seletor de cores e escolher. O programa também utiliza a ferramenta Conta-Gotas.
Editar textos
O InDesign é considerado o melhor programa para trabalhar grandes volumes de textos. É possível fazer um livro de mil ou duas mil páginas, mas pode fazer filipetas e folders de dimensões menos robustas.
Você pode trabalhar com texto de duas maneiras: Arquivo>Inserir o arquivo de texto como se fosse uma imagem sobre um quadro pré-selecionado onde deverá ser encaixado. Pode trabalhar no modo copiar+colar de um outro programa aberto. E por fim, pode ser digitalizado com [ ] no próprio InDesign.
Os textos no InDesign, na maior parte das vezes, são inseridos dentro de um quadro. O programa também oferece as versões Type on a Path para fazer o texto seguir caminho curvo ou reto.
O tamanho e a localização de um quadro de texto determinam como o texto aparece em uma página. Quadros de texto podem ser criados com a ferramenta Type e editados com várias ferramentas:
· Selecione a ferramenta Tipo [T] e arraste para definir a largura e altura de um novo quadro de texto. Mantenha pressionada a tecla Shift enquanto arrasta, para restringir o quadro a um quadrado. Quando você liberar o botão do mouse, um ponto de inserção de texto aparecerá no quadro. Ajuste as alças para que o quadro não fique com sobras;
· Título e texto são feitos do mesmo modo; porém, é conveniente fazer os títulos em linhas separadas, caso você queira fazer diagramações mais criativas.
Para digitar grandes textos, o InDesign apresenta o Editor de Matéria (Story Editor), que é ativado pelo atalho: Ctrl+Y (Windows) e Command+Y (MacOs). O quadro onde o texto é escrito é regulado pelas alças, que devem ser puxadas para que todo o texto apareça.
Textos em colunas
Para acomodar uma grande massa de texto, é mais usual dividi-lo em duas ou três colunas na página.
As caixas devem ser conectadas através do encadeamento dos textos.
Colunas com Ferramenta de Seleção
Primeiramente, você deve ter em mente que as caixas de textos são colocadas nas colunas da diagramação inicial. Elas não são colocadas aleatoriamente na página.
Para resolver o excesso de texto na caixa da esquerda, é necessário criar uma caixa. Elas não estão conectadas.
Para conectar as caixas de textos, basta clicar na seta (B) da caixa à esquerda e conectar a outra na caixa da direita no ponto (D). Enquanto aparecer o (+), devem-se criar caixas de textos e conectar. Depois devem-se fazer os ajustes.
Colunas geradas em caixa de texto
É possível criar colunas dentro de uma mesma caixa de texto. Podem ser criadas margens e outras opções para diagramar um texto.
Clique com o botão direito do mouse sobre o quadro de texto e selecione Opções do Quadro de Texto (Text Frame Options).
 Colunas geradas em caixa de texto.
Determine o número de colunas, a largura da coluna e o espaço entre elas (medianiz), espaçamentos, justificação vertical, linha base.
Texto em contorno (curvas)
Textos quando convertidos em curvas se transformam em objeto vetor. Essa opção é escolhida quando 1) não se conhece a fonte para transportá-la; 2) quando se deseja trabalhar artisticamente a fonte ou modificá-la.
· Selecione a caixa de texto e clique no Menu>Tipo>Criar Texto em Contorno (Create Outlines).
Faça um teste: acione a ferramenta de Seleção Direta (Direct Selection) e você verá que as palavras viraram formas - linhas e pontos. Depois de transformado em curva ele não poderá ser editado.
Saiba mais
Texto em contorno ao redor de objetos
Os textos também podem contornar os objetos. Saiba como usar esse recurso clicando neste site da Adobe .
Simulação de textos ou texto de espaço reservado
Muitas vezes o designer prepara o layout de uma revista, por exemplo, sem ter os textos definitivos. Para ganhar tempo, utiliza o recurso do Texto de Espaço Reservado (Placeholder Text).
É uma simulação de texto em latim, gerado pelo próprio programa, que pode ser colocado no espaço reservado de uma caixa de texto.
· Selecione a ferramenta Tipo (Type) e trace na tela uma caixa de texto de qualquer tamanho. O texto poderá ser ajustado depois;
· Com o cursor [|] ainda piscando dentro da caixa de texto, clique com o botão direito do mouse sobre a caixa. Ao aparecer a janela e opção, selecione Preencher com texto de espaço reservado (Fill with placeholder text);
· Um texto em latim vai preencher a caixa criada. Você pode criar quantas caixas forem necessárias para simular seus espaços de textos.
 Utilizando as cores
A aplicação de cores no InDesign tem quase as mesmas opções do Illustrator. É possível incluircor no preenchimento e na borda do objeto, podendo utilizar cores sólidas, transparência e degradê.

Shutterstock por: New Africa
O painel de cores é igual, na aparência e nos recursos, ao do Illustrator. Com um duplo clique no painel de cores ou nos ícones preenchimento/borda da caixa de ferramentas, você abre o Seletor de Cores (Color Picker) e usa do mesmo modo que usou no Illustrator.
Você também pode criar uma paleta de cores ou amostra de cor clicando em Nova Amostra (New Swatch).
Atividades
1. Assinale as respostas que explicam como selecionar as ferramentas do InDesign:
a) Pressionando o atalho da ferramenta no teclado, por exemplo, pressionando a tecla T para Tipo.
b) É possível selecionar ferramentas ocultas com o cursor sobre uma ferramenta do painel que tenha uma seta na parte inferior.
c)
Acionando File>Tools e escolhendo no menu a ferramenta.
d) Clicando no botão direito do mouse e selecionando a opção desejada.
e) Acionando os painéis ao lado direito da área de trabalho.
Gabarito
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra A e B
2. Na interface do InDesign, as caixas, painéis e menus são bem parecidos visualmente com o Illustrator, e muitas das funções e recursos são semelhantes.
Nesta aula, vimos que algumas ferramentas e estilos são exclusivos do InDesign. Assinale os recursos exclusivos do InDesign apontados nesta aula:
a) Links ou vínculos
b) Ferramenta Página
c) Controles de páginas
d) Layers
e) Pathfinder
Gabarito
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra A, B e C
Os recursos exclusivos são dos links ouvínculos, pois se referem à vinculação das imagens no painel Links,a ferramenta Página, que pode rediagramar a página, e os controles de páginas, encontrados no final da caixa de ferramentas.
3. Um designer está fazendo um livro ilustrado com 120 páginas e 80 ilustrações ou fotografias no InDesign, com quatro capas que estão incluídas no layout.
Assinale as respostas verdadeiras em relação à produção deste livro:
a) O designer pode acessar rapidamente a página que deseja trabalhar no painel Páginas.
b) As 80 imagens não podem ser copiadas para o workspace; elas deverão ser vinculadas ao painel Links.
c) O designer poderá inserir anotações sobre o processo gráfico para os produtores através da ferramenta Notas.
d) O designer poderá retocar as imagens no InDesign caso precise, pois as imagens são copiadas no pasteboard.
e) O profissional terá dificuldade de impressão das capas, pois, por serem impressas em material diferente, deveriam ter sido feitas em outro arquivo do InDesign.
Gabarito
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra A, B e C
O designer não retoca nem corrige imagens, principalmente fotográficas, no InDesign, pois elas não são copiadas para dentro do programa. A impressão de capas e miolos são separadas antes da produção das matrizes, durante o processo gráfico.
	
COMPUTAÇÃO GRÁFICA E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	CCA1232_A8_201908195241_V1
	
	
	
	
		Aluno: LIDEVINO FERREIRA FILHO
	Matr.: 201908195241
	Disc.: COM.GRÁF.EDIT.ELETR. 
	2020.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		O InDesign é um programa da Adobe CC que possui ampla integração com os demais programas de Editoração Eletrônica. A interface do programa é intuitiva e inclui menus e painéis semelhantes aos outros programas Adobe.
Em relação à área de trabalho do InDesign podemos assinalar como sendo verdadeira a seguinte alternativa:
	
	
	
	Para acessar as páginas basta ir na parte inferior da caixa de ferramentas.
	
	
	O workspace não pode ser personalizado para que atenda ao estilo do usuário.
	
	
	O painel de ferramentas pode ser desencaixado do local padrão e arrastado para outro local na área de trabalho.
	
	
	As ferramentas de gerenciamento de páginas são iguais entre o Indesign e os outros programas da Adobe.
	
	
	Os objetos colocados no pasteboard são impressos juntamente com as sangrias e dobras.
	
Explicação:
A interface do InDesign é intuitiva e possui semelhanças com as do Photoshop e Illustrator, seu maior diferencial são as ferramentas de gerenciamento das páginas. A área de trabalho (Workspace) pode ser personalizada para que atenda ao seu estilo. O painel Tools (ferramentas) por padrão é colocado no canto superior esquerdo mas você pode desencaixar arrastando a barra título na parte superior do painel na seta dupla e posicionando onde o usuário preferir.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O InDesign é considerado o melhor programa para trabalhar grandes volumes de textos. É possível fazer um livro com mil ou duas mil páginas.
Assinale a alternativa que representa diferentes maneiras de se inserir um texto no InDesign.
	
	
	
	Pode importar um texto bitmap do Photoshop e vincular no Link.
	
	
	Inserir o arquivo de texto como se fosse uma imagem sobre um quadro pré selecionado onde o texto deverá ser encaixado.
	
	
	Não é possível digitalizado com [ T ] no próprio InDesign.
	
	
	Pode digitalizar através de scaner de um documento impresso.
	
	
	Não é possível trabalhar no modo Copiar+Colar de um outro programa aberto.
	
Explicação:
O InDesign é considerado o melhor programa para trabalhar grandes volumes de textos. Você pode trabalhar com texto de duas maneiras: Arquivo>Inserir o arquivo de texto como se fosse uma imagem sobre um quadro pré selecionado onde deverá ser encaixado. Pode trabalhar no modo copiar+colar de um outro programa aberto. E por fim, pode ser digitalizado com [ T ] no próprio InDesign.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O usuário do InDesign pode criar as suas páginas ou utilizar modelos de arquivos .indd.
Assinale o local onde é possível importar páginas em branco com configurações predefinidas para realizar projetos de criação.
	
	
	
	Free Pik
	
	
	RGBStock
	
	
	New Document Id
	
	
	Adobe Stock Id
	
	
	Pixabay
	
Explicação:
O InDesign oferece ao profissional diversas possibilidades de fazer projeto de criação com templates importados do Adobe Stock, que oferece desde documentos pré definidos à ilustrações de alto nível.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Sobre as Camadas do InDesign podemos afirmar que:
	
	
	
	O programa InDesign trabalha com camadas com os mesmos objetivos e da mesma maneira que o Photoshop e o Illustrator.
	
	
	O programa InDesign possui Camadas que vão de 1 a 1.000 unidades.
	
	
	As camadas do InDesign são utilizadas para texto enquanto o Link guarda e trata as imagens.
	
	
	O programa InDesign trabalha com camadas apenas na página mestre e os elementos contidos nelas podem ser utilizadas nas páginas do projeto.
	
	
	O programa InDesign não trabalha obrigatoriamente com camadas pois utiliza o sistema de A-Master.
	
Explicação:
Da mesma forma que o Photoshop e o Illustrator, o programa InDesign também trabalha com camada com os mesmos objetivos e da mesma maneira.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		No aplicativo Adobe InDesign, textos e imagens são dispostos na folha com a utilização de caixas. Também há a possibilidade de inserção de figuras geométricas, tais como retângulos (ou quadrados) e formas ovais (ou círculos). No momento de inserção de uma figura geométrica, para se obter um quadrado perfeito, por exemplo, deve-se, além de selecionar a ferramenta apropriada, manter pressionada a tecla:
	
	
	
	CTRL
	
	
	ALT
	
	
	ALT GR
	
	
	SHIFT
	
	
	TAB
	
Explicação:
No momento de inserção de uma figura geométrica, para se obter um quadrado perfeito, por exemplo, deve-se, além de selecionar a ferramenta apropriada, manter pressionada a tecla SHIFT
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Os painéis do Indesign são expansíveis e também podem ser deslocados e arrumados de acordo com a preferência do usuário.
Relacione a primeira coluna com a segunda e assinale a resposta que apresenta a sequência correta.
 
	A- Páginas 
	(   ) Local onde são colocadas as imagens vinculadas.
	B- Estilo de caracteres               
	(   ) painel para paletas de cores.
	C- Links
	(   ) É o painel exclusivo do InDesign.
	D- Swatch
	(   ) Modifica o design da tipografia.
 
	
	
	
	C  D A  B
	
	
	B  D A  C
	
	
	C  A D  B
	
	
	D  C B  A
	
	
	A  B C  D
	
Explicação:
C  D A  B
Computação Gráfica e Editoração Eletrônica
Aula 9: InDesign – A Página-Mestre
Apresentação
Nesta aula, você aprenderá a usar a página-mestre e o estilo de parágrafos; a manipular o painel de páginas; a numerar páginas, fazer o sumário e inserir
diferentes marcadores; a manipular as caixas de textos com a formatação predefinida; trabalhar com páginas opostas (capa de livro) e a organizar as páginas do miolo de uma edição de livro ou revista.
 
Por fim, aprenderá a exportar em PDF uma arte-final com as marcas de corte, dobras e margens de sangria.
Objetivos
· Examinar os atributos da página-mestre;
· Demonstrar a confecção do grid, numeração e sumário;
· Aplicar estilos e efeitos.
Palavras iniciais
A página-mestre é uma estrutura padrão para um documento com páginas que precisam obedecer à mesma diagramação como revistas, livros, jornais, e-books.
 
Você já deve ter visto uma página-mestre de programas de edição como o Microsoft PowerPoint. O princípio é o mesmo, a diferença é que o InDesign é um programa de editoração eletrônica para impressos e web, portanto oferece recursos mais sofisticados.
 Layout de revista feita pelo designer Neville Brody | Fonte: Pinterest
Nesta aula, você vai aprender a criar padrões para a sua página-mestre, vai aprender a numerar, entender como se trabalha com a capa e o miolo de uma publicação e conhecer alguns efeitos e estilos interessantes para um design mais arrojado.
 
A necessidade de criar padrões para produtos editoriais é uma questão estética que acompanha a editoração desde os primeiros livros a serem feitos pelo homem — os códices, ainda manuscritos.
 A harmonia e a organização oferecem ritmo e coerência à leitura e testificam a qualidade do editor. Mas isso não quer dizer que os produtos editoriais são previsíveis. Existem jornais extremamente diferentes, como os zines, na contracultura punk, e as revistas e livros de arte extremamente criativos.
Como construir o grid padrão na página-mestre e numerar uma edição é o que você verá nesta aula.
 
As capas de uma edição impressa costumam ser feitas em papéis mais encorpados, por isso são impressos separadamente do miolo. As capas precisam ser mais atraentes e requerem um layout mais impactante, diferentemente das páginas internas.
 
Nesta aula, você verá alguns efeitos e estilos interessantes criados a partir do CS6 que fazem do InDesign um programa capaz de resolver todas as necessidades de um layout, tanto para mídias impressas quanto para dispositivos como e-books, revistas digitais e documentos online.
ondemand_videoVídeo
Trabalhando com Páginas-Mestre
A página-mestre é a base do seu documento e deve ser diagramada assim que ele é criado. Ela não é impressa; apenas as páginas do documento são impressas.
Nela é possível inserir objetos (elementos gráficos, logos, fundos, títulos, rodapé etc.) que são repetidos nas páginas em que a página-mestre é aplicada.
Você vai reconhecer os objetos referentes à página-mestre porque eles são delimitados por uma linha pontilhada; os elementos criados nas páginas são delimitados com segmentos contínuos.
Esses objetos não são selecionáveis e não podem sofrer alterações, a não ser que sejam alterados na página-mestre.
Atenção
Por ser uma página editável e receber elementos como formas, imagens e textos, ela também trabalha com camadas. Os elementos das camadas superiores sobrepõem os itens das camadas inferiores, tanto da página-mestre quanto das páginas de edição.
 
Criando Páginas-Mestre
 Clique no botão acima.
Criando Páginas-Mestre
Assim que seu documento for aberto na área de trabalho, você encontra na parte superior em Páginas (Pages) a página-mestre (A-Master). Em outras oportunidades, você poderá criar mais páginas-mestre clicando nesta área com o botão direito do mouse e escolher a opção Nova Mestre (New Master).
A criação de diversas páginas-mestre para um mesmo projeto editorial assegura uma grande variedade de layouts e um ótimo design devido à coerência das páginas.
Para criar uma página-mestre, basta arrastar páginas simples ou espelhadas da caixa das páginas do documento, ou da área da página-mestre, conforme o desenho.
Os elementos da página-mestre definem o padrão visual da edição. Revistas e jornais têm elementos que são repetidos em todas as edições.
Formatos e diagramações diferentes - Observe que em um mesmo documento podemos ter formatos e diagramação diferentes, seguindo as páginas-mestre correspondentes.
Evidentemente o layout manterá elementos de identidade visual para manter o padrão, enquanto as estruturas e formatos seguem as respectivas páginas-mestre. Um caso como este poderia ser um folheto com uma filipeta e um e-book, o clássico da orelha de livro.
Nomeando Páginas-Mestre - Quando os documentos contiverem várias páginas-mestre, é aconselhável que você atribua um nome descritivo a cada uma dessas páginas, a fim de facilitar a identificação de todas elas.
· Selecione Window>Pages, se o painel Pages não estiver aberto. Verifique se a página-mestre está selecionada. Escolha Master Options For "A-Master" no menu do painel Pages;
· Na caixa Name, digite o nome que você preferir;
· Clique em OK.
O Grid da Página-Mestre
Você vai fazer um exercício com duas páginas-mestre; uma delas contendo o grid e informações textuais, como rodapé, e a outra, quadros de espaço reservado.
Na aula passada, vimos que os espaços reservados são retângulos dispostos na página que aguardam a colocação da imagem vinculada.
· Dê dois cliques em A-Master: as páginas-mestre vão aparecer em sua área de trabalho (workspace);
· Escolha View Fit Spread In Window para exibir as duas páginas da página-mestre dupla (espelhadas);
· Selecione Layout>Criar Guias (CreateGuides) e defina estas medidas.
• Marque Preview;
• Opção Guias Horizontais (Rows) - Número:4 / Medianiz(Gutter):0;
• Opção Colunas -Número:3/ Medianiz(Gutter):0;
• Ajuste as guias às Fit Guides To - Marque Margens;
· Ajuste as guias às margens, e não à página;
· Não adicione colunas (Ruler Guides), pois as páginas do documento são criadas com colunas.
· Preste atenção à página-mestre e à relação dela com a página que você está trabalhando. O InDesign foi projetado para arranjar as páginas de acordo com a montagem dos cadernos da arte-final que vai para a gráfica. Em caso de erro, pode-se trocar o local da página;
· Também não é muito raro um designer se distrair e fazer todo o trabalho na página-mestre e perceber que não poderá imprimir, a menos que corrija todo o trabalho;
· As imagens e outros elementos devem ser vinculados nas páginas dos documentos; estar visível na A-Master não é suficiente.
Numeração das Páginas e Sumário
Numeração
Em geral é realizada na página-mestre, mas também pode ser feita na página do documento.
Na página-mestre, o procedimento é:
No painel Pages, dê um clique duplo no ícone da página 5, para selecioná-lo e exibi-lo;
Selecione Numbering & Section Options no menu do painel Pages;
Na caixa de diálogo New Section, certifique-se de que as opções Start Section e Start Page Numbering estejam selecionadas e de que Start Page Number At seja1.
Na página do documento, o procedimento é:
Você deve criar primeiro uma caixa de texto e, com o cursor [|] acionado dentro da caixa, você clica Menu>Tipo>Inserir Caractere Especial>Marcadores>Número da página atual.
O número aparecerá na página que está aberta em seu workspace.
Na página-mestre, não existe número de página, e sim letra, iniciando com A. Em ambos os casos, a numeração é editável. Veja também o tutorial tutoral Adobe1.
Colocar imagem da caixa de diálogo New Section com as especificações acima.
CO TOC (Table of Contents) é feito através do uso de estilos de parágrafo. Estes organizadores nunca devem ser feitos manualmente, porque qualquer alteração nas páginas pode causar erros.
O editor deve primeiramente organizar a edição e criar os blocos de assunto. Você deve separar os assuntos por tema, tipo e processo histórico.
Você deve:
· Criar os títulos com quantidade de palavras aproximadas, dentro do mesmo estilo e usando palavras diferentes;
· Listar os documentos na ordem correta;
· Se for um livro, usar um estilo de parágrafo uniforme;
· Definir se haverá subcapítulo e seção;
· Se estiver criando um sumário para um único documento, incluir
uma nova página no início do documento;
· Se estiver criando um sumário para vários documentos, criar ou abrir o documento a ser usado para o sumário e verificar se ele foi incluído no documento;
· Clicar Menu>Layout>Sumário (Table of Contents);
· Em Título, definir seu sumário escolhendo no menu Estilo;
· Selecionar Incluir documentos se você deseja o sumário para todo o documento;
· Dar OK;
· Aparecerá um cursor de texto para ser carregado [cursor]. Antes de concluir a operação (clicar ou arrastar), você pode criar a nova página para o sumário sem perder o texto;
· Clicar ou arrastar o cursor de texto carregado em uma página para inserir o texto na página de sumário.
O sumário pode ser alterado, atualizado, pode ter listas múltiplas e seu estilo pode ser criado ou importado.  
Saiba como no tutorial Adobe2.
Capas e Miolos - Diagramação de Revistas e Livros
As capas e o miolo são diagramados separadamente, em arquivos distintos, devido ao processo de impressão. Excetuando os jornais, as capas são feitas com papel de maior gramatura, e no caso de livros e revistas, podem ter lombadas e outros acréscimos que alteram o formato final.
 
Capas de revistas - Com acabamento canoa (dobrado e grampeado).
 
Tecnicamente, na diagramação da 1ª e 4ª capa de revistas, elas necessitam estar espelhada. Do mesmo modo, a 2ª e 3ª capas também, seguindo o esquema:
 Capas e Miolos - Diagramação de Revistas e Livros.
 Capas e Miolos - Diagramação de Revistas e Livros.
O painel New Document para a criação de capas de revistas pode receber as seguintes especificações:
Número de páginas: uma - Vamos considerar apenas a 1ª capa da revista. O certo seria considerar duas páginas para a arte final, mas em geral a 2ª, 3ª e 4ª capas são propagandas.
Orientação: Retrato/ vertical. Todas as revistas, até o momento, trabalham com a verticalidade.
Colunas: uma. O mais usual é trabalhar com grid em cada página.
Bleed/ sangria: observe que a margem da esquerda (Left) está com 0 de sangria. O lado esquerdo estará colado à 4ª capa, logo não terá sangria.
Espaçados/Slug: apenas no bottom(margem inferior) é reservado um espaço para cabeçalho, identificação da empresa, logo, marcas de registro e escala quadricromia.
Capa de livros com lombada perfeita - Quadrada e colada. A técnica do deslizamento do InDesign é automática. O programa calcula a largura da lombada entre as capas espelhadas, pela quantidade de folhas/páginas do miolo e outras especificações.
É importante que você se informe sobre estas técnicas quando estiver produzindo um livro com lombada quadrada.
ondemand_videoVídeo
Páginas internas/ Miolo de editoriais - O designer cria e trabalha na sequência numérica, mas na exportação, para encaminhar para impressão em bureau ou gráfica, deverá ajustar o comando que ajusta à norma técnica do processo de impressão que trabalha com cadernos (conjunto de páginas) múltiplos de oito.
Todos os produtos de edição precisam ajustar o número total de páginas para múltiplo de oito (8): 8, 16, 400, 416 etc. Se você estiver diagramando um livro com 414 páginas, já pense em reduzir ou aumentar o número para ser divisível por oito. Você deve escolher entre 416 ou 408 páginas.
E-books e editoriais na web - Em projetos digitais, capa e miolo permanecem juntas, e a ordenação das páginas continua numérica na finalização do projeto. Veremos isso com mais detalhes na nossa próxima aula.
 Capas e Miolos - Diagramação de Revistas e Livros.
Criando Estilos para Parágrafos, Caracteres e Objetos
O InDesign faz um contraponto com o Illustrator. Enquanto o segundo está focado em ilustrações e oferece ferramentas poderosas para a execução das imagens vetoriais, o InDesign se concentra nos estilos dos textos e nos elementos decorativos da página.
Estilos são grupos de atributos que permitem aplicar formatação em documentos de uma só vez e uniformemente, como o estilo de parágrafo, corpo do texto, espacejamento, capitulares em abertura de capítulos, dentre outros.
O programa oferece estilos de caracteres e de parágrafos, células, objetos e tabelas. Esses recursos facilitam o trabalho editorial, cuja principal característica é a quantidade de páginas com que se costuma trabalhar e a repetição de muitos elementos nessas páginas.
Selecione Menu>Janela>Estilos (Menu>Window>Styles) e abra os painéis de estilos disponíveis.
Estilo de parágrafos e caracteres - Aplica e atualiza a formatação do texto de parágrafos, incorporando os atributos dos caracteres como fontes, corpo, cor, juntamente com atributos do parágrafo como recuo, alinhamento, entrelinha, entreletras, hifenação.
Dica
A diferença entre os estilos de parágrafo e caracteres é que, no primeiro, o ajuste ocorre em todos os parágrafos, enquanto o segundo atinge apenas os caracteres selecionados.
Criando um novo estilo para caracteres
Configure o texto na Janela de Estilo de Caractere (Caracter Style) e clique em Novo (New). Você assim irá criar um novo estilo, que deverá ser nomeado, para ser usado no restante do documento.
Você poderá abrir as opções do novo estilo dando um duplo clique sobre o estilo criado. Para aplicar o estilo em outros textos do documento, basta selecionar o texto a ser modificado e dar duplo clique no nome do estilo.
· Selecione o painel Controle clique em Character Formating Controls [A], defina o estilo e o corpo do tipo (Type).
Uma vantagen deste recurso é que ajuda o diagramador a fazer correções e adaptações com mais velocidade. Imagine que você está fazendo uma revista com quase 10 páginas e precisa alterar uma marca ou um texto grande em toda a arte. Seria uma grande perda de tempo.
A outra vantagem é que se podem estudar possibilidades durante a fase de experimentação, fase do layout, mudando cores, efeitos e estilos de tipografias.
Criando um novo estilo para parágrafos
O Estilo de Parágrafo (Paragraph Style) tem mais opções de formatação que o de caracteres, pois envolve uma quantidade maior de elementos da página.
O estilo de parágrafo pode alterar apenas a fonte ou o corpo da fonte, mas vai alterar todos os parágrafos do documento, gerando uma mudança bem mais significativa.Para criar um estilo de parágrafo, é só você digitar, ou copiar e colar um texto de amostra com formatação local (sem estilo), e em seguida criar um novo estilo com esta amostra. Com o parágrafo selecionado, proceda da seguinte maneira:
· Selecione o painel Control, clique em Paragraph Formatting Controls, aumente as entrelinhas e escolha o parágrafo justificado;
· Crie o estilo de parágrafo em New Paragraph Style.
· Selecione outros parágrafos e aplique o estilo que você criou.
Criando um novo estilo para objetos
Da mesma forma que os outros dois estilos, você pode criar estilos para formas.
Atenção
Por formas, entendemos símbolos, sinais, logos, elementos decorativos que podem ser alterados com mais velocidade, bastando proceder da mesma forma que você fez com caracteres e parágrafos.
Você poderá alterar, por exemplo, as bordas de fotografias, as marcas das revistas colocadas nas páginas, fios, tarjas, dentre outros. Além da correção de alguns elementos, o designer também pode fazer experimentações no documento para escolher a melhor solução para o layout.
ondemand_videoVídeo
Atividades
1. A necessidade de criar padrões para produtos editoriais é uma questão estética que acompanha a editoração desde os primeiros livros a serem feitos pelo homem — os códices, ainda manuscritos.
A harmonia e a organização oferecem ritmo e coerência à leitura e testificam a qualidade do editor. Mas isso não quer dizer que os produtos editoriais são previsíveis.
Assinale as alternativas que contêm características da página-mestre:
a) A página-mestre existe para organizar e dar unidade visual a uma publicação, como revistas e livros.
b) A página-mestre é trabalhada através da extensão do painel Páginas e fica localizada na parte superior do painel, sendo identificada pela expressão A-Master.
c) O designer pode criar quantas páginas-mestre desejar ou necessitar e deve nomeá-las para localizá-las com mais rapidez.
d) A página-mestre é limitada a quatro páginas correspondentes às capas do projeto.
e) Na página-mestre só podem ser copiadas as imagens fotográficas e as marcas do projeto editorial.
Gabarito
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra A, B e C
2. A criação de diversas páginas-mestre para um mesmo projeto editorial assegura uma grande variedade de layouts e um ótimo design, devido à coerência das páginas.
PORQUE
Um página-mestre pode conter as mesmas formas e textos das outras, mas com uma outra composição, mantendo assim a unidade visual.
Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
a) As duas sentenças estão corretas, e a segunda justifica a primeira.
b) As duas sentenças estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.
c) A primeira sentença está correta, mas a segunda está errada.
d) A segunda sentença está correta, mas a primeira está errada.
e) As duas sentenças estão erradas.
Gabarito
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra A
3. Para fazer o TOC (Table of Contents), o designer deve primeiramente organizar a edição e criar os blocos de assunto. Antes de criar o TOC em Menu>Layout>Sumário, quais são os procedimentos que o designer deve seguir?
( ) a) Listar os documentos na ordem correta.
( ) b) Definir se haverá subcapítulo e seção.
( ) c) Se estiver criando um sumário para um único documento, incluir uma nova página no início do documento.
( ) d) Criar títulos de capítulo o mais diferente possível, tanto em estilo quanto em quantidade de palavras;
( ) e) Definir em Título o estilo do TOC.
Gabarito
Resposta correta: letras a, b e c.
	COMPUTAÇÃO GRÁFICA E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	CCA1232_A9_201908195241_V1
	
	
	
	
		Aluno: LIDEVINO FERREIRA FILHO
	Matr.: 201908195241
	Disc.: COM.GRÁF.EDIT.ELETR. 
	2020.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Você aprendeu a trabalhar com a Página Mestre do InDesign e como numerar, como criar o grid, como trabalhar o miolo e as capas de publicações como livros e revistas.
Assinale abaixo a definição e a característica da Página Mestre.
	
	
	
	A Página Mestre pode ser criada depois que se abre um documento.
	
	
	As Páginas Mestres não podem ter imagens bitmaps vinculadas.
	
	
	A Página Mestre é impressa na gráfica após todo o trabalho, apenas para conferência.
	
	
	Na Página Mestre não é possível inserir marcas, fundos e rodapés.
	
	
	A Página Mestre é uma estrutura padrão para um documento com páginas que precisam obedecer a mesma diagramação.
	
Explicação:
A Página Mestre é uma estrutura padrão para um documento com páginas que precisam obedecer a mesma diagramação como revistas, livros, jornais, e-books. Nela é possível inserir objetos (elementos gráficos, logos, fundos, títulos, rodapé,etc) que são repetidos nas páginas em que a página mestre é aplicada. A página mestre é a base do seu documento e deve ser diagramado assim que ela é criado e não é impressa, apenas as páginas do documento são impressas.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O InDesign possui um recurso chamado Estilo de texto. Este recurso é dividido em dois painéis distintos, chamados Estilo de caractere e Estilo de parágrafo, conforme a figura abaixo.
Quanto aos atributos destes estilos, podemos afirmar que:
	
	
	
	O Estilo de parágrafo permite definir a fonte de texto.
	
	
	O Estilo de caractere não permite definir a cor do texto.
	
	
	O Estilo de caractere permite definir o alinhamento do texto.
	
	
	O Estilo de caractere permite definir tabulações.
	
	
	O Estilo de parágrafo não permite definir o tamanho do texto.
	
Explicação:
O Estilo de parágrafo permite definir a fonte de texto.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Você aprendeu que é possível a criação de diversas páginas mestre para um mesmo projeto editorial assegura uma grande variedade de layouts e um ótimo design devido à coerência das páginas.
Assinale a sentença que apresenta o que deve ser feito para criar mais páginas mestres em um trabalho.
	
	
	
	Não é possível criar páginas mestre, o programa traz três páginas mestres para ser usado em um trabalho.
	
	
	Não se deve arrastar páginas simples ou espelhadas da caixa das páginas do documento para a área da página mestre.
	
	
	Selecionar Menu>Páginas>New
	
	
	Abrir a página mestre na area de trabalho e dar dois cliques em uma ou duas páginas.
	
	
	Deve-se abrir o painel Páginas (Pages) e em A-Master clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção Nova Mestre (New Master).
	
Explicação:
Assim que seu documento for aberto na área de trabalho você encontra na parte superior em Páginas (Page) a página mestre (A-Master) e você poderá, em outras oportunidades, criar mais páginas mestre clicando nesta área com o botão direito do mouse e escolher a opção Nova Mestre (New Master). Também é possível criar páginas mestre arrastando ou páginas simples ou espelhadas da caixa das páginas do documento, ou da área da página mestre para dentro da área A-Master.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Em Relação às Páginas Mestre assinale a alternativa INCORRETA
	
	
	
	Os objetos referentes à página mestre não são visíveis nas páginas do documento e não podem ser impressos.
	
	
	É possível haver em um mesmo documento formatos e diagramação diferentes seguindo as páginas mestre correspondentes.
	
	
	É aconselhável que se atribua um nome descritivo a cada página-mestre a fim de facilitar a identificação de todas elas.
	
	
	A Numeração das páginas do trabalho geralmente é realizada na Página Mestre mas também pode ser feita na página do documento.
	
	
	As imagens e outros elementos devem ser vinculados nas páginas dos documentos, estar visível na A-Master não é suficiente.
	
Explicação:
Está errada apenas a sentença: Os objetos referentes à página mestre não são visíveis nas páginas do documento e não podem ser impressos.
Pois você vai reconhecer os objetos referentes à página mestre porque eles são delimitados por uma linha pontilhada, os elementos criados nas páginas são delimitados com segmentos contínuos. Esses objetos não são selecionáveis e não podem sofrer alterações, a não ser que sejam alterados na página mestre. As imagens e outros elementos devem ser vinculados nas páginas dos documentos, estar visível na A-Master não é suficiente.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Considerando a utilização do recurso página-mestre no InDesign, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	Na página-mestre não é possível inserir objetos como: elementos gráficos, logos, fundos, títulos e rodapé.
	
	
	Os elementos da página-mestre não permitem definir o padrão visual de um e-book.
	
	
	Os objetos referentes à página-mestre são delimitados por uma linha com segmentos contínuos.
	
	
	A página-mestre é a base do seu documento e deve ser diagramada assim que ele é criado.
	
	
	O recurso de página-mestre pode ser aplicado apenas para mídias impressas.
	
Explicação:
Os objetos referentes à página-mestre são delimitados por uma linha pontilhada.
Na página-mestre é possível inserir objetos (elementos gráficos, logos, fundos, títulos e rodapé) que são repetidos nas páginas em que a página-mestre é aplicada.
O InDesign é um programa capaz de resolver todas as necessidades de um layout, tanto para mídias impressas quanto para dispositivos como e-books, revistas digitais e documentos online.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		É uma estrutura padrão para um documento com páginas que precisam obedecer à mesma diagramação como revistas, livros, jornais, e-books.
Considerando o software InDesign, assinale a alternativa que apresenta o conceito citado.
Página-mestre
	
	
	Grid
	
	
	Sangria
	
	
	Camada
	
	
	Estilo
	
Explicação:
A página-mestre é uma estrutura padrão para um documento com páginas que precisam obedecer à mesma diagramação como revistas, livros, jornais, e-books.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Estilos de parágrafos e caracteres aplica e atualiza a formatação do texto de parágrafos, incorporando os atributos dos caracteres como fontes e alinhamentos.
Assinale a principal diferença entre Estilos de parágrafo e de texto.
	
	
	
	A diferença é que no estilo de parágrafos o ajuste ocorre no bloco de textos, enquanto em caracteres atinge apenas as palavras transformadas em curvas.
	
	
	A diferença é que no estilo de parágrafos o ajuste apenas na página mestre, enquanto em caracteres atinge apenas aos caracteres selecionados na página do documento.
	
	
	A diferença é que no estilo de parágrafos o ajuste em todas as páginas, enquanto em caracteres atinge apenas a página que está sendo trabalhada.
	
	
	A diferença é que no estilo de parágrafos o ajuste ocorre no alinhamento, capitular e entrelinhas, enquanto em caracteres atinge fortes, corpos, cores e hifenização.
	
	
	A diferença é que no estilo de parágrafos o ajuste ocorre em todos os parágrafos, enquanto em caracteres atinge apenas aos caracteres selecionados.
	
Explicação:
A diferença é que no estilo de parágrafos o ajuste ocorre em todos os parágrafos, enquanto em caracteres atinge apenas aos caracteres selecionados.
	
Computação Gráfica e Editoração Eletrônica
Aula 10: InDesign em Publicações Interativas
Apresentação
Nesta aula, veremos que o InDesign permite a criação de páginas interativas para mídias digitais. Aprenderemos a utilizar links e âncoras, introduzir vídeos e áudios e exportar para o formato SWF.
Demonstraremos como importar arquivos de imagens vetoriais em formato AI e imagens bitmap em PSD no InDesign, que proporciona uma interação dinâmica à diagramação.
Finalmente, identificaremos como preparar a saída de transporte de arquivos por empacotamento, com pastas para o transporte da arte-final com as imagens, fontes e arquivos TXT, o preflight do projeto e o fechamento dos arquivos do InDesign.
Objetivo
· Inferir a integração dos programas da Adobe;
· Examinar as publicações interativas;
· Praticar a comprovação e o empacotamento.
Palavras iniciais
Você vai aprender a utilizar o InDesign na criação e publicação de revistas digitais, e-books e documentos online interativos com a inclusão de áudio, vídeo, animações e apresentações de slides.
 
O programa InDesign gerencia os elementos interativos das páginas e pode proporcionar experiências imersivas em formatos PDF, HTML e EPUB.
 
Com o formato PDF dinâmico, você poderá criar e publicar apresentações de slides com recursos multimídia. O HTML permitirá a criação de páginas web. O ePUB é o formato padrão para e-books.
 
Os programas Photoshop, Illustrator e InDesign são integrados; com isto, seus arquivos fechados são importados ou abertos sem nenhum problema entre eles e entre os demais programas Adobe.
 
Existe, no entanto, a necessidade de você aprender a utilizar os arquivos e vínculos. Finalmente você aprenderá a fechar os principais arquivos do InDesign, com destaque para o PDF dinâmico.
Shutterstock Por Sharaf Maksumov
Integração dos programas da Adobe
O serviço de nuvem Adobe Creative Cloud oferece todas as ferramentas de criação, incluindo os programas que você aprendeu nesta disciplina, e tem como princípio a colaboração e compartilhamento entre usuários e dispositivos.
Com os aplicativos CC, você começa seu projeto em um desktop e pode continuar editando num tablet. Os projetos podem permanecer na nuvem, evitando perda de trabalho em caso de acidentes.
 
A partir desta solução em tecnologia, os programas da Adobe passam a ser integralmente interativos e mais leves, para poderem se adaptar aos diversos dispositivos.
 
A integração da Adobe Creative Cloud entre aplicativos e dispositivos é uma das grandes vantagens para quem trabalha com editoração eletrônica e multimídia. As imagens criadas e editadas no Photoshop não precisam ser exportadas em outro arquivo para ser trabalhadas no Illustrator ou InDesign.
 
Elas poderão ser importadas em formato PSD e, no caso de uma alteração, esta deverá ser feita no Photoshop e confirmada no InDesign. Do mesmo modo, um layout realizado em Illustrator poderá ser importado em formato AI para o InDesign, e sua alteração confirmada após ser tratada no Illustrator.
ondemand_videoVídeo
 A biblioteca da Creative Cloud
 Clique no botão acima.
Você pode guardar todos os seus itens do projeto, realizados em todos os programas Adobe, na biblioteca da Creative Cloud presente na área de trabalho do seu programa, inclusive o InDesign.
Essa biblioteca suporta: gráficos (desenhos vetoriais), tipografias, cores, temas de cores (paletas), estilos de parágrafos e estilos de caracteres.
As vantagens de usar a biblioteca CC:
• Usar componentes entre as ferramentas do Photoshop e Illustrator;
• Diversificar seu projeto, buscando componentes de outros documentos e aplicativos;
• Organizar a biblioteca de acordo com o uso em seu projeto;
• Compartilhar componentes com outros usuários;
• Usar os componentes entre computadores;
• Reutilizar seus componentes em diversos projetos.
Abra o painel Bibliotecas da CC em Janela>Biblioteca da CC. Crie sua biblioteca da CC clicando no canto superior direito no painel Bibliotecas para expandir o menu suspenso; em seguida, escolha Criar nova biblioteca.
Figura 1: painel bibliotecas da CC.
A. Suspenso da biblioteca da Creative Cloud: InDesign
B. Mostrar itens como ícones
C. Mostrar itens da lista
D. Adicionar ativos (componentes)
E. Progresso/status da sincronização
F. Excluir ativo
G. Ativos: cores; tipografias; estilo de caractere; estilo de parágrafo.
Trabalhando com arquivos e vínculos
Importando um gráfico do Illustrator para o InDesign
1. Faça um desenho vetor simples no Illustrator, nomeie e salve no formato AI;
2. Importe com o comando Inserir o arquivo em AI contendo um desenho vetorial, colocando no painel Links e dando duplo clique sobre o arquivo;
3. Se você desejar alterar no Illustrator, selecione Editar>Editar Original;
4. Se você desejar alterar no InDesign, vá até o Illustrator, abra o arquivo e copie;
5. Cole o gráfico no InDesign e faça as alterações.
Dica
Você poderá fazer este procedimento com desenhos que contenham várias camadas e controlar a visibilidade e opacidade no InDesign.
Importando uma imagem bitmap do Photoshop para o InDesign
Você poderá importar uma imagem bitmap do Photoshop em formato PSD com camadas, e assim, ajustar a visibilidade das camadas, alterar as camadas, remover fundos e gerenciar as cores ICC.
ondemand_videoVídeo
Atenção
Não será possível fazer retoques na imagem, nem recortes ou outras ações exclusivas do programa Photoshop.
Importando outros arquivos
Você poderá importar todas as páginas, ou parte delas, de outro arquivo feito em InDesign (INDD) para o trabalho que você está fazendo, através do comando Inserir. Poderá importar arquivos TIFF, GIF, JPEG, Bitmap, EPS, PNG, DCS.
É importante que você saiba que cada arquivo oferece uma característica em relação às cores e não trabalha da mesma forma com o programa. Eles abrem, mas podem apresentar diferenças quanto à resolução da imagem (alta ou baixa), pode oferecer perda de informação devido à compactação, como é o caso do JPEG, ou não oferecer perdas, como é o caso do GIF.
Publicações interativas com o InDesign
O InDesign oferece um painel exclusivo para publicações interativas e uma área preconfigurada que expõe apenas as ferramentas mais utilizadas para este recurso.
Documentos PDF dinâmicos
São utilizados em apresentações de slides interativas e utilizam os recursos de hiperlinks, botões, clipes de som e filmes, marcadores e transições de páginas. Documentos em InDesign podem ser convertidos em formulários no Acrobat.
Filmes e clipes de som
Anexado diretamente no documento exportado PDF ou SWF ou vinculado na internet
através da exportação em XML, você pode utilizar filmes e clipes de som com o PDF interativo.
 
Saiba mais
O InDesign importa vídeos em formato Flash Video FLV e F4V, MP4 e SWF. Os áudios podem ser importados em formato MP3, nos arquivos de mídia MOV, AVI e MPEG.
Para adicionar um arquivo de mídia, selecione Arquivo>Inserir e dê clique duplo no arquivo que você deseja importar para o documento no programa InDesign.
Para abrir o painel Mídia, selecione Janela>Interativo>Mídia.
 
Painel Mídia com recurso de alteração de configuração de filme (esquerda) e configuração de áudio. Esses você pode conhecer no Guia Adobe.
Hiperlinks
Quando você exportar para o formato Adobe PDF ou SWF no InDesign, o leitor poderá clicar em um link que o conduza para outros locais do documento, para um outro documento ou site. O hiperlink pode se originar de textos ou de gráficos vinculados.
O destino do hiperlink pode ser um endereço da web (URL), um arquivo, um endereço de e-mail, uma âncora de texto em outro documento ou página web. O importante é que, até o momento, toda origem se liga a apenas um destino.
Abrir painel Hiperlinks: Janela>Interativo>Hiperlinks.
A. Lista de hiperlinks do documento atual
  B. Indicadores de sinal para feedback instantâneo ou disponibilidade de URL
  C. Link de e-mail
  D. Número de página clicável leva você à página em que se encontra o link para você selecioná-lo
 Figura 4: painel do hiperlink.
Dica
Você pode criar links para páginas físicas, URL, âncoras de texto, endereços de e-mail e arquivos. Verifique se a página ou a âncora de texto contido em outro documento estão na mesma pasta dos arquivos exportados.
Marcadores
Os marcadores são vínculos com o texto que facilitam a navegação em documentos exportados pelo PDF. Eles são exibidos no Adobe Acrobat ou no Adobe Reader no lado esquerdo da janela destes aplicativos.
Cada marcador é levado a uma âncora de texto ou página. Para criar e gerenciar marcadores, são usados recursos simples com os painéis Páginas e Marcadores (Bookmarks).
  Para abrir os marcadores: Janela>Interativo>Marcadores.
 Figura 5: painel Marcadores.
Botões
Você pode utilizar botões para executar uma ação quando o documento for exportado para os formatos ePUB (layout fixo), PDF e SWF. O botão se assemelha com o hiperlink, pois também pode conduzir o leitor digital para uma página diferente ou para um outro site.
  Você deverá criar o botão no InDesign e depois, no painel Botões e formulários, nomear o botão e escolher um evento (uma ação).
 Painel Botões e Formulários. Você deverá escolher uma ação e selecionar o link desta ação (som, página, URL).
Formulários
O novo InDesign permite criar formulários simples, inclusive dentro de uma das páginas do documento, com campos e ações de formulários adicionais.
  Os campos mais usuais em formulários são textos, botões de opção, caixas de seleção e assinaturas. O painel de formulários funciona junto com o de botões.
  Você deverá apenas selecionar a opção Formulários (Forms) e escolher, em Tipo (Type), o tipo de elemento de formulário e converter para o modo interativo.
Documentos interativos da web para Flash
Recurso avançado para quem domina o Flash Player e que permite a criação de apresentação de slides animados. O InDesign exportará em SWF, arquivo fechado e não editável, ou FLA, um arquivo editável.
Atenção
A exportação para o Flash traz alguns problemas de cor, texto e imagens que devem ser observados com atenção. Você pode se inteirar de como exportar SWF e FLA no Guia Adobe.
Comprovação e Empacotamento
Você aprendeu que o InDesign não opera através da importação e colagem da imagem na página; ele vincula a imagem no painel Link. E, apesar da imagem ficar visível no workplace, ela não está no programa, e sim vinculada ao arquivo de origem, localizado em uma pasta do seu computador.
Além disso, o InDesign é um programa que realiza projetos que podem comportar centenas de páginas, diversas imagens e tipografias.
 
Os projetos no InDesign exigem organização e atenção, principalmente quando se trabalha com computadores diferentes (entre usuários que fazem o mesmo projeto, entre o usuário e a gráfica).Toda vez que você precisar transferir o seu projeto para outro computador, deverá verificar se nesta transferência você incluiu as fontes e imagens utilizadas, principalmente porque elas não estão presentes no workplace, mas vinculadas no Link.
A técnica para realizar a inclusão dos componentes em seu arquivo é denominada empacotamento de arquivos.
Comprovação ou Preflight
Antes do empacotamento e fechamento dos arquivos, o InDesign realiza uma checagem denominada Comprovação (Preflight).
  O painel Comprovação avisa sobre problemas que podem impedir a impressão ou saída de um documento durante sua edição. Os problemas podem ser referentes aos arquivos ou ausência de fontes, imagens com baixa resolução, quadro de textos com excesso de tipos (que estão além da caixa), dentre outras situações inconsistentes.
  Por padrão, o perfil [Basic] é aplicado ao documento assim que ele é aberto ou convertido.
Esse perfil revela problemas de vínculos inexistentes, corrompidos, modificados, textos com excesso de tipos e fontes ausentes. Mas você também pode definir as configurações que devem ser detectadas no painel Comprovação e podem ser reutilizados em outros projetos.
Se você desejar a comprovação em tempo real, crie um perfil de comprovação no início do seu projeto. Quando a comprovação está criada e acionada, um círculo vermelho aparece na barra de status quando ocorre algum problema.
  Abra o painel Comprovação em Janela>Saída>Comprovação. Dê duplo clique no ícone Comprovação localizado na parte inferior da janela do documento. O ícone estará verde se nenhum erro for detectado ou vermelho se houver algum erro.
Legenda:
A. Erro selecionado.
B. Clique no número de página para exibir o item de página.
C. A área Informações oferece sugestões para a correção do erro selecionado.
D. Especifica uma faixa de páginas para limitar a verificação de erros.
Empacotamento de arquivos
Depois de realizar a comprovação do documento, você deverá reunir os arquivos, como fontes e gráficos vinculados, para enviá-los para outro computador ou uma gráfica.
  É necessário que você crie primeiramente uma pasta e coloque dentro dela o seu projeto, as fontes e os gráficos utilizados.
Atenção
O empacotamento não busca as imagens e fontes que faltam em seu computador; o recurso sinaliza através do ícone o erro a ser corrigido, o componente que está faltando.
Abra a caixa de diálogo em Arquivo>Pacote.
● Quando o ícone ! aparece, você precisa cancelar a operação empacotamento e retornar ao painel de comprovação e resolver as áreas com problemas;
● Após corrigir os erros no documento retorne para Arquivo>Pacote;
● Especifique um local para salvar todos os arquivos empacotados;
● Selecione para copiar para a pasta os componentes que o projeto requer, como por exemplo:
Fontes - As fontes (famílias de textos) do InDesign são OpenType, OpenType SVG, TrueType, dentre outras. Saiba mais no Guia Adobe;
Links e imagens (gráficos vinculados);
● Incluir IDML - Permite a abertura do arquivo em versões anteriores. É importante que você marque esta inclusão para não correr o risco da gráfica não possuir a versão que você usou;
● Incluir PDF (imprimir) - Registra a última predefinição de PDF usada, que passa a ser a padrão.
ondemand_videoVídeo
Aprender a exportar um PDF para impressão
Você aprendeu que o empacotamento permite a exportação de um arquivo PDF do projeto. Algumas vezes você deverá inserir as marcas de corte em um PDF gerado.
  A exportação é simples quando você usa as configurações padrão de impressão de alta qualidade. Caso você opte e saiba personalizar as configurações, elas serão mantidas em outros projetos, até que você configure novamente.
  Para exportar para PDF, clique no menu Arquivo>Exportar.
 
1. Especifique um local para salvar o seu documento PDF e nomeie seu arquivo, de preferência com o mesmo nome do trabalho realizado no
InDesign. Escolha o PDF (Print) ou Adobe PDF (Impressão).
2. Uma outra caixa de diálogo se abrirá. Selecione em Adobe PDF Presset: PDF/X-4. Você deverá escolher em Pages: All (todas).
3. No menu lateral em compactação, escolha 300 e 400, que oferecem melhor qualidade.
4. No menu lateral, em Marks and Bleeds (Marcas e Sangrias), siga o seguinte quadro na íntegra:
5. No menu lateral Output (saída), selecione em Colour / Colour Conversion: No Colour Conversion, para não carregar outro perfil não desejável.
Na opção PDF/X, no campo Output Intent Profile Name (Nome do Perfil de Método de Saída), selecione a opção Coated FOGRA39(ISO 12647-2:2004).
6. No menu lateral, em Advanced (avançado), aparecerá a opção Fontes. Marque 100%.
7. No menu lateral Summary (resumo), você verá descrição e opções mostrando se existe algum problema. Pronto, agora você pode exportar.
No caso de revistas, jornais e livros, no momento do fechamento do arquivo é necessário imprimir o documento para fazer a boneca, um livreto em preto e branco, com a finalidade de verificar a ordem das páginas da publicação.
  Para isso, basta você clicar em Arquivo>Imprimir livreto (Print booklet). Saiba sobre exportação de arquivo PDF no Guia Adobe.  
Atividades
1. Leia o texto e assinale a(s) sentenças(s) correta(s).
Vimos nesta aula que o InDesign tem interação com o Photoshop e o Illustrator. Você aprendeu que pode vincular arquivos em formato AI e PSD ao InDesign sem nenhum problema, além de corrigir a imagem ou gráfico nos programas de origem e sincronizar a alteração no Link do InDesign.
a) O serviço de nuvem Adobe CC oferece, além das ferramentas de criação de cada programa, a interação entre aplicativos e dispositivos.
b) Todos os componentes de um projeto podem ser compartilhados entre computadores e aplicativos com o Adobe Creative Cloud.
c) O InDesign é um recurso dos programas Photoshop e Illustrator encontrado no menu destes programas.
d) O InDesign tem interação com os programas citados no textos, porém não vincula em formato AI e PSD; apenas em arquivos como JPG e PNG.
e) O InDesign é um programa universal que aceita a maioria dos formatos de arquivos, inclusive CDR, do CorelDraw, e apresenta a mesma qualidade entre todos eles.
Gabarito comentado
Infelizmente, você errou!
A integração da Adobe Creative Cloud entre aplicativos e dispositivos é uma das grandes vantagens para quem trabalha com editoração eletrônica e multimídia.
As imagens criadas e editadas no Photoshop não precisam ser exportadas em outro arquivo para serem trabalhadas no Illustrator ou InDesign. Elas poderão ser importadas em PSD e, no caso de uma alteração, esta deverá ser feita no Photoshop e confirmada no InDesign.
Do mesmo modo, um layout realizado em Illustrator poderá ser importado em formato AI para o InDesign, e sua alteração confirmada após ser tratada no Illustrator.
2. O InDesign permite que um documento seja exportado com recursos de hiperlinks, botões, formulários, clipes de som e filmes.
Assinale os principais documentos exportados que oferecem esse recurso:
a) PDF e SWF
b) FLV e F4V
c) MP3 e PDF/4
d) ePUB e FLA
e) URL e MOV
Gabarito comentado
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra a.
Anexado diretamente no documento exportado PDF ou SWF ou vinculado na internet através da exportação em XML, você pode utilizar filmes e clipes de som com o PDF interativo.
3. Você aprendeu que o InDesign não opera através da importação e colagem da imagem na página; ele vincula a imagem no painel Link e, apesar da imagem ficar visível no workplace, ela não está no programa, e sim linkada ao arquivo de origem, localizado em uma pasta do seu computador.
Devido a esta característica, toda vez que precisar transferir o seu projeto, você deverá:
a) Fazer a comprovação antes do empacotamento e fechamento dos arquivos.
b) Empacotar os arquivos após seu fechamento e fazer a comprovação ao abrir em outro computador.
c) Fazer o fechamento dos arquivos em JPG ou PNG para compactar todos os componentes do projeto.
d) Colocar todos os componentes do projeto em uma pasta e transportar junto com o documento fechado em arquivo aberto para, caso necessário, corrigir na gráfica.
e) Transformar as fontes em curva (desenho vetor) e verificar se as imagens estão em CMYK, as cores do processo gráfico de impressão.
Gabarito comentado
Infelizmente, você errou!
Resposta correta: letra a.
Toda vez que você precisar transferir o seu projeto para outro computador, deverá verificar se nesta transferência incluiu as fontes e imagens utilizadas, principalmente porque elas não estão presentes no workplace, mas vinculadas no Link.
A técnica para realizar a inclusão dos componentes em seu arquivo é denominado empacotamento de arquivos.
Antes do empacotamento e fechamento dos arquivos, o InDesign realiza uma checagem denominada Comprovação (Preflight).
	COMPUTAÇÃO GRÁFICA E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	CCA1232_A10_201908195241_V1
	
	
	
	
		Aluno: LIDEVINO FERREIRA FILHO
	Matr.: 201908195241
	Disc.: COM.GRÁF.EDIT.ELETR. 
	2020.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Considerando o agrupamento de painéis do software InDesign, assinale a alternativa que representa o painel que trabalha os textos ajustando a caminhos, criando blocos inseridos em formas, dentre outros.
	
	
	
	Estilo de parágrafo
	
	
	Efeitos
	
	
	Links
	
	
	Páginas
	
	
	Estilo de caracteres
	
Explicação:
O painel Estilo de parágrafo trabalha os textos ajustando a caminhos, criando blocos inseridos em formas, dentre outros.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		No Adobe InDesign, a paleta "Text Wrap" (Texto a contornar) tem como principal função:
	
	
	
	controlar as configurações de caractere e parágrafos do objeto de texto selecionado;
	
	
	definir o comportamento do texto digitado em relação ao contorno de um objeto de imagem, ou vetorial;
	
	
	definir as configurações de links dos arquivos relacionados no documento criado;
	
	
	nenhuma das respostas anteriores.
	
	
	indicar a direção de escrita do texto, bem como sua espessura;
	
Explicação:
No Adobe InDesign, a paleta "Text Wrap" (Texto a contornar) tem como principal função definir o comportamento do texto digitado em relação ao contorno de um objeto de imagem, ou vetorial
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Considerando o agrupamento de painéis do software InDesign, assinale a alternativa que representa o painel que define as linhas quanto a espessuras e traçados.
	
	
	
	Páginas
	
	
	Camadas
	
	
	Stroke
	
	
	Links
	
	
	Swatch
	
Explicação:
O painel Stroke define as linhas quanto a espessuras e traçados.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Considerando o agrupamento de painéis do software InDesign, assinale a alternativa que representa o  painel para as paletas de cores.
	
	
	
	Links
	
	
	Swatch
	
	
	Stroke
	
	
	Páginas
	
	
	Camadas
	
Explicação:
Swatch é o painel referente às paletas de cores.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Considerando o agrupamento de painéis do software InDesign, assinale a alternativa que representa o painel onde você deve colocar as imagens importadas
	
	
	
	Páginas
	
	
	Camadas
	
	
	Stroke
	
	
	Swatch
	
	
	Links
	
Explicação:
Links (vínculos) é painel que representa o local onde você deve colocar as imagens importadas.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O serviço de nuvem Adobe Creative Cloud oferece todas as ferramentas de criação e tem como princípio a colaboração e compartilhamento entre usuários e dispositivos. Com os aplicativos CC o projeto pode ser realizado em um desktop e continuar a ser editado
num tablet, por exemplo.
Em relação ao InDesign, o que é possível realizar com o serviço Adobe CC?
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	As imagens criadas no Photoshop e no Illustrator podem ser modificadas no InDesign.
	
	
	É possível acessar a área de transferência e importar imagens bitmap e gráficas, além de templates.
	
	
	A biblioteca da Creative Cloud oferece um acervo com variedade e qualidade mas não guarda ítens dos projetos realizados no InDesign.
	
	
	As imagens realizadas no Photoshop podem ser importadas em .psd e vinculadas no Link do InDesign.
	
	
	Os vetores do Illustrator não podem ser importados para o InDesign em .ai.
	
Explicação:
A integração da Adobe creative Cloud entre aplicativos e dispositivos é uma das grandes vantagens para quem trabalha com Editoração Eletrônica e multimídia. As imagens criadas e editadas no Photoshop não precisam ser exportadas em outro arquivo para ser trabalhada no Illustrator ou InDesign. Ele poderá ser importando em .psd e no caso de uma alteração, esta deverá ser feita no Photoshop e confirmada no InDesign. Do mesmo modo, um layout realizado em Illustrator poderá ser importado em .ai para o InDesign, e sua alteração confirmada após ser tratada no Illustrator.
É possível guardar todos os itens de um projeto, realizados em todos os programas Adobe, na biblioteca da Creative Cloud presente na área de trabalho do InDesign.
		Disciplina: COMPUTAÇÃO GRÁFICA E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA 
	AV
	Aluno: LIDEVINO FERREIRA FILHO
	201908195241
	Professor: GILCINEY SILVA FERREIRA
 
	Turma: 9001
	CCA1232_AV_201908195241 (AG) 
	 19/06/2020 00:13:53 (F) 
			Avaliação:
5,0
	Nota Partic.:
	Av. Parcial.:
2,0
	Nota SIA:
7,0 pts
	 
		
	COMPUTAÇÃO GRÁFICA E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA
	 
	 
	 1.
	Ref.: 3213119
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	O Photoshop e o Illustrator são dois softwares criados para Editoração Desktop Publishing (DTP) e se dedicam à composição de páginas impressas ou digitais produzidas em computador.
Sobre estes dois softwares podemos afirmar que:
		
	
	Os dois softwares foram desenvolvidos pela Apple.
	 
	O Photoshop é um software com recursos para trabalhar com imagem bitmap.
	
	Photoshop e Illustrator são softwares para o desenvolvimento de gráficos vetoriais.
	
	Os dois softwares foram desenvolvidos pela Aldus Corporation.
	
	Os softwares Photoshop e Illustrator substituiram o programa PageMaker (1985).
	
	
	 2.
	Ref.: 3287981
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	O formato nativo do Photoshop recebe a extensão:
		
	
	.dwg
	 
	.psd
	
	.cdr
	
	.ai
	
	.avi
	
	
	 3.
	Ref.: 3217425
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Os Filtros são utilizados para aplicar efeitos especiais e artísticos que podem transformar uma imagem fotográfica em um desenho bitmap. Os Filtros do Photoshop estão localizados no MENU>FILTRO.
Na aula 3 foi ensinado que o ideal é Converter para Filtro Inteligente clicando em
MENU>FILTRO>CONVERTER PARA FILTRO INTELIGENTE.
Assinale o principal motivo para fazermos este procedimento.
		
	
	O Filtro Menu só executa ações em imagens em modo de cor RGB e arquivo JPEG.
	
	A Galeria de Filtros do Filtro Inteligente possui muito mais efeitos que o Filtro trabalhado diretamente do Menu.
	 
	Quem trabalha com o Filtro Inteligente ganha mais velocidade na execução do projeto pois ele não necessita do uso do teclado.
	 
	Ao trabalhar diretamente com o Filtro do Menu, sem converter para o Filtro Inteligente, não é possível retornar para a imagem original após salvar o arquivo.
	
	O Filtro Inteligente é mais leve que o Filtro do Menu permitindo melhor transporte do arquivo.
	
	
	 4.
	Ref.: 3219872
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Quando acionamos um Modo de  Ajuste no Photoshop surge uma camada do ajuste sobre a imagem que será corrigida. Quais as vantagens do ajuste possuir uma camada própria?
		
	 
	As camadas de ajustes podem ficar invisíveis ou ser alteradas quanto à sua opacidade, fornecendo mais recursos no tratamento da imagem.
	
	Os ajustes não podem ser combinados entre si, dando ao usuário uma visão mais ampla das alterações.
	 
	O ajuste não poderá ser alterado ou jogado fora, caso não se aprove o resultado.
	
	É mais fácil localizar o ajuste durante o processo do trabalho, pois eles são numerados automaticamente pelo sistema.
	
	Os ajustes ficam operacionalmente mais rápidos pois são realizados fora da imagem.
	
	
	 5.
	Ref.: 3550463
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	O Adobe Illustrator é um software que trabalha com imagens vetoriais, baseadas em cálculos matemáticos. Uma imagem vetorial nada mais é que uma descrição de uma série de atributos gráficos que determinam a aparência do vetor. Dentre as opções abaixo, qual delas não pode ser considerada um atributo de aparência:
		
	
	Transparência
	
	Traçado
	 
	Prancheta
	
	Preenchimento
	
	Efeitos
	
	
	 6.
	Ref.: 3550468
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	No Adobe Illustrator, os demarcadores podem ser de dois tipos:
		
	 
	Pontos de vértice e pontos longitudinais
	 
	Pontos de vértice e pontos suaves
	
	Pontos de vértice e pontos secos
	
	Pontos de vértice e pontos contínuos
	
	Pontos suaves e pontos contínuos
	
	
	 7.
	Ref.: 3550471
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	No Adobe Illustrator, à medida que se desenha, uma linha chamada demarcador é criada. Um demarcador é composto de um ou mais segmentos retos ou curvados. O início e o fim de cada segmento são marcados por pontos, que são denominados:
		
	
	Pontos Bitmap
	
	Pontos de Objeto
	 
	Pontos de Ancoragem
	
	Pontos de Demarcação
	
	Pontos de Direção
	
	
	 8.
	Ref.: 3550474
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Ao iniciar um novo documento no Adobe Indesign, é possível indicar os seguintes valores, exceto:
		
	
	Tamanho da página
	 
	Página-mestre
	
	Colunas
	
	Sangria
	 
	Margens
	
	
	 9.
	Ref.: 3550679
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Ao receber um arquivo na extensão ".indd", sabe-se que ele foi produzido e gravado no programa:
		
	
	Corel Draw
	
	Adobe Ilustrator
	 
	Adobe Indesign
	
	Page Maker
	
	Adobe Inframe
	
	
	 10.
	Ref.: 3550425
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	No Adobe InDesign, o quadro "Preenchimento e contorno" é usado para:
		
	
	definir a espessura do contorno e do preenchimento do objeto selecionado;
	
	definir a cor-padrão da área de seleção;
	
	nenhuma das respostas anteriores.
	 
	definir as cores de contorno e preenchimento da área de trabalho;
	 
	definir as cores de contorno e preenchimento do objeto selecionado e padrão para os próximos;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina