Logo Passei Direto
Buscar

Metodologia Conteudos Básicos Lingua Portuguesa

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estipula dez competências específicas para o componente curricular de Língua Portuguesa para a etapa do Ensino Fundamental. Essas competências se articulam e complementam com as competências gerais da própria BNCC e as competências específicas da área de Linguagens.
Sobre essas dez competências específicas do componente curricular de Língua Portuguesa, analise as sentenças a seguir: I- É uma das dez competências específicas da Língua Portuguesa, reconhecer o texto como lugar de manifestação e negociação de sentidos. II- Selecionar textos e livros para leitura integral, de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais é uma das competências específicas da Língua Portuguesa. III- A língua não é um fenômeno cultural e histórico, por isso, compreendê-la torna-se dispensável para o componente curricular de Língua Portuguesa. IV- Está entre as dez competências específicas da Língua Portuguesa, compreender o fenômeno da variação linguística, demonstrando atitude respeitosa diante de variedades linguísticas e rejeitando preconceitos linguísticos. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e III estão corretas.
B) As sentenças I, II e IV estão corretas.
C) As sentenças II e IV estão corretas.
D) Somente a sentença III está correta.

No componente curricular de Língua Portuguesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe para o eixo da análise linguística/semiótica, atividades desenvolvidas em dois grupos: a alfabetização e a ortografização. De acordo com esse documento, a alfabetização compreende que o aluno se aproprie da ortografia do português do Brasil escrito. Já o período de ortografização ocorre posteriormente ao ciclo de alfabetização, ampliando as possibilidades de uso da escrita nos campos de atuação. A respeito o período de ortografização, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I - A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) considera que para o estudante se tornar plenamente capaz e proficiente no uso apropriado da norma culta da Língua Portuguesa, o percurso disso deve ocorrer exclusivamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
II- É durante o ciclo de alfabetização que o aluno compreende a construção do sistema alfabético, quando consegue identificar a relação fonêmica/grafêmica, e percebe a existência das palavras e se relaciona com os diferentes tipos de manifestações textuais que se encontram na sociedade.
A A duas asserções são proposições falsas.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, é uma justificativa correta da primeira.
D A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

As práticas de produção textual exigem um planejamento coerente e precisam estabelecer componentes que validem e que possam fazer surgir um plano do texto possível de ser escutado. Assim, leia a citação que trata sobre essa questão: “o plano de texto, ao explicitar a estrutura global do texto, a forma como os parágrafos se organizam, a ordem em que as palavras se apresentam, pode fornecer os elementos necessários à compreensão e à produção, uma vez que, para a percepção/elaboração da estrutura global do texto, o leitor lança mão dos conhecimentos linguístico e textual (CABRAL, 2013, p. 244)”. A respeito do planejamento da produção textual, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O planejamento da produção textual envolve ações de análise, de reflexão e de previsão daquilo sobre o que vai ser escrito, podendo ser um esboço do texto final.
II- Os esforços de escrita, individuais ou coletivos, exigidos dos estudantes, por meio dessa reflexão, auxiliam na percepção da necessidade do planejamento para a construção do texto, evitando erros, perda do foco e distorções na atividade.
A A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
D A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

As propostas das atividades pedagógicas planejadas no componente curricular de Língua Portuguesa, para os quatro eixos: leitura, produção de texto, oralidade e análise linguística/semiótica, devem se apoiar, também, nos aspectos de criatividade, do lúdico, da cultura e do interesse dos alunos. Desse modo, será possível ao docente traçar um caminho para as aulas, partindo dos interesses dos estudantes, considerando as preferências pessoais, aliando, assim, os conteúdos escolares e as respectivas habilidades com os aspectos cotidianos. Sobre os benefícios que a leitura pode trazer em nossas vidas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as Falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Realizar pesquisas, para embasando de trabalhos escolares e acadêmicos.
( ) Sentir-se excluído na sociedade grafocêntrica na qual se vive.
( ) Participar ativamente como cidadão na sociedade e na manutenção da democracia.
( ) Discutir e debater temas socialmente relevantes.
A F - V - V - F.
B V - F - F - V.
C F - V - F - F.
D V - F - V - V.

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é uma lei instituída que pretende criar um nivelamento de abordagens de conteúdos, a fim de que todas as escolas ensinem a mesma base de conhecimento. No tange à Língua Portuguesa, alguns princípios foram definidos para as ações pedagógicas.
Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA:
A Os princípios estéticos dizem respeito ao cultivo da sensibilidade, da racionalidade; do enriquecimento das formas de expressão e do exercício da criatividade; da valorização das diferentes manifestações culturais, especialmente, a da cultura brasileira; da construção de identidades plurais e solidárias.
B Os princípios éticos, políticos e estéticos possuem relevância apenas no plano formativo da educação escolar, limitando a necessidade de aplicar tais princípios em outros contextos da vida social dos alunos.
C Acerca dos princípios éticos, prima-se pela justiça, solidariedade, liberdade e autonomia; de respeito à dignidade da pessoa humana e de compromisso com a promoção do bem de todos, resguardando opiniões pessoais em que os indivíduos podem proferir mesmo que atentem contra a origem, raça, sexo, cor das pessoas.
D Com relação aos princípios políticos, resguarda-se o reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania, de respeito ao bem comum e à preservação do regime democrático e dos recursos ambientais; da busca da equidade no acesso à educação, à saúde, ao trabalho, aos bens culturais e outros benefícios; da exigência de igualdade de tratamento para assegurar a igualdade de direitos entre os alunos mesmo que estes apresentem diferentes necessidades de cunho social ou intelectual.

A BNCC estabelece competências gerais a serem atingidas por todos os alunos, e competências específicas que devem fazer parte das ações de planejamento escolar por áreas de conhecimento com seus respectivos componentes curriculares. Sobre a organização das áreas de conhecimentos no Ensino Fundamental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) São áreas do conhecimento na etapa do Ensino Fundamental as áreas de: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso.
( ) Na área das Linguagens, o componente curricular da Língua Inglesa encontra-se incluído nos anos finais (6º - 9º anos).
( ) A área de conhecimento de Ensino Religioso é opcional na etapa do Ensino Fundamental.
A F - F - V.
B V - V - V.
C V - V - F.
D F - V - V.

Os campos de atuação partem do universo mais simples das experiências infantis do cotidiano e se complexificam, gradativamente, nos anos finais, abrangendo outras áreas de estudo e a devida atuação, além do posicionamento dos estudantes.
Sobre os campos de atuação, analise as sentenças a seguir: I- O campo da vida cotidiana está contemplado, também, para os anos finais. II- O campo de atuação jornalístico-midiático está contemplado somente para os anos iniciais. III- São fundamentais, pois tais práticas derivam de situações da vida social e precisam ser situadas em contextos significativos para os estudantes. IV- Podem ser optativos e o docente pode escolher se vai contextualizá-los para os estudantes. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença IV está correta.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) representam, na atualidade, importantes recursos para as aprendizagens. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas competências específicas da área de Linguagens, propõe que os professores favoreçam a presença das TDICS em seus planejamentos para o protagonismo dos estudantes. Assim, quando se fala no uso de softwares em sala de aula, é relevante refletir sobre o conceito de usabilidade. Sobre os componentes que definem o conceito de usabilidade, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Facilidade de aprendizado.
II- Eficiência de uso.
III- Facilidade de memorização.
IV- Baixa taxa de erros.
V- Satisfação subjetiva.
A V - II - I - IV - III.
B IV - II - III - I - V.
C II - III - I - IV - V.
D III - V - I - IV - II.

Os eixos de aprendizagem do componente curricular de Língua Portuguesa apontam caminhos e estratégias pedagógicas que podem ser utilizados pelos professores para que os estudantes consolidem a aprendizagem. São variadas as atividades que podem ser desenvolvidas em cada um dos eixos ou de forma simultânea entre eixos. Sobre as atividades referentes a esses quatro eixos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Eixo leitura.
II- Eixo produção de textos.
III- Eixo oralidade.
IV- Eixo análise linguística/semiótica.
A - IV - II - III - I.
B - III - I - II - IV.
C - IV - I - III - II.
D - II - III - I - IV.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estipula dez competências específicas para o componente curricular de Língua Portuguesa para a etapa do Ensino Fundamental. Essas competências se articulam e complementam com as competências gerais da própria BNCC e as competências específicas da área de Linguagens.
Sobre essas dez competências específicas do componente curricular de Língua Portuguesa, analise as sentenças a seguir: I- É uma das dez competências específicas da Língua Portuguesa, reconhecer o texto como lugar de manifestação e negociação de sentidos. II- Selecionar textos e livros para leitura integral, de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais é uma das competências específicas da Língua Portuguesa. III- A língua não é um fenômeno cultural e histórico, por isso, compreendê-la torna-se dispensável para o componente curricular de Língua Portuguesa. IV- Está entre as dez competências específicas da Língua Portuguesa, compreender o fenômeno da variação linguística, demonstrando atitude respeitosa diante de variedades linguísticas e rejeitando preconceitos linguísticos. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e III estão corretas.
B) As sentenças I, II e IV estão corretas.
C) As sentenças II e IV estão corretas.
D) Somente a sentença III está correta.

No componente curricular de Língua Portuguesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe para o eixo da análise linguística/semiótica, atividades desenvolvidas em dois grupos: a alfabetização e a ortografização. De acordo com esse documento, a alfabetização compreende que o aluno se aproprie da ortografia do português do Brasil escrito. Já o período de ortografização ocorre posteriormente ao ciclo de alfabetização, ampliando as possibilidades de uso da escrita nos campos de atuação. A respeito o período de ortografização, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I - A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) considera que para o estudante se tornar plenamente capaz e proficiente no uso apropriado da norma culta da Língua Portuguesa, o percurso disso deve ocorrer exclusivamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
II- É durante o ciclo de alfabetização que o aluno compreende a construção do sistema alfabético, quando consegue identificar a relação fonêmica/grafêmica, e percebe a existência das palavras e se relaciona com os diferentes tipos de manifestações textuais que se encontram na sociedade.
A A duas asserções são proposições falsas.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, é uma justificativa correta da primeira.
D A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

As práticas de produção textual exigem um planejamento coerente e precisam estabelecer componentes que validem e que possam fazer surgir um plano do texto possível de ser escutado. Assim, leia a citação que trata sobre essa questão: “o plano de texto, ao explicitar a estrutura global do texto, a forma como os parágrafos se organizam, a ordem em que as palavras se apresentam, pode fornecer os elementos necessários à compreensão e à produção, uma vez que, para a percepção/elaboração da estrutura global do texto, o leitor lança mão dos conhecimentos linguístico e textual (CABRAL, 2013, p. 244)”. A respeito do planejamento da produção textual, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O planejamento da produção textual envolve ações de análise, de reflexão e de previsão daquilo sobre o que vai ser escrito, podendo ser um esboço do texto final.
II- Os esforços de escrita, individuais ou coletivos, exigidos dos estudantes, por meio dessa reflexão, auxiliam na percepção da necessidade do planejamento para a construção do texto, evitando erros, perda do foco e distorções na atividade.
A A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
D A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

As propostas das atividades pedagógicas planejadas no componente curricular de Língua Portuguesa, para os quatro eixos: leitura, produção de texto, oralidade e análise linguística/semiótica, devem se apoiar, também, nos aspectos de criatividade, do lúdico, da cultura e do interesse dos alunos. Desse modo, será possível ao docente traçar um caminho para as aulas, partindo dos interesses dos estudantes, considerando as preferências pessoais, aliando, assim, os conteúdos escolares e as respectivas habilidades com os aspectos cotidianos. Sobre os benefícios que a leitura pode trazer em nossas vidas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as Falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Realizar pesquisas, para embasando de trabalhos escolares e acadêmicos.
( ) Sentir-se excluído na sociedade grafocêntrica na qual se vive.
( ) Participar ativamente como cidadão na sociedade e na manutenção da democracia.
( ) Discutir e debater temas socialmente relevantes.
A F - V - V - F.
B V - F - F - V.
C F - V - F - F.
D V - F - V - V.

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é uma lei instituída que pretende criar um nivelamento de abordagens de conteúdos, a fim de que todas as escolas ensinem a mesma base de conhecimento. No tange à Língua Portuguesa, alguns princípios foram definidos para as ações pedagógicas.
Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA:
A Os princípios estéticos dizem respeito ao cultivo da sensibilidade, da racionalidade; do enriquecimento das formas de expressão e do exercício da criatividade; da valorização das diferentes manifestações culturais, especialmente, a da cultura brasileira; da construção de identidades plurais e solidárias.
B Os princípios éticos, políticos e estéticos possuem relevância apenas no plano formativo da educação escolar, limitando a necessidade de aplicar tais princípios em outros contextos da vida social dos alunos.
C Acerca dos princípios éticos, prima-se pela justiça, solidariedade, liberdade e autonomia; de respeito à dignidade da pessoa humana e de compromisso com a promoção do bem de todos, resguardando opiniões pessoais em que os indivíduos podem proferir mesmo que atentem contra a origem, raça, sexo, cor das pessoas.
D Com relação aos princípios políticos, resguarda-se o reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania, de respeito ao bem comum e à preservação do regime democrático e dos recursos ambientais; da busca da equidade no acesso à educação, à saúde, ao trabalho, aos bens culturais e outros benefícios; da exigência de igualdade de tratamento para assegurar a igualdade de direitos entre os alunos mesmo que estes apresentem diferentes necessidades de cunho social ou intelectual.

A BNCC estabelece competências gerais a serem atingidas por todos os alunos, e competências específicas que devem fazer parte das ações de planejamento escolar por áreas de conhecimento com seus respectivos componentes curriculares. Sobre a organização das áreas de conhecimentos no Ensino Fundamental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) São áreas do conhecimento na etapa do Ensino Fundamental as áreas de: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso.
( ) Na área das Linguagens, o componente curricular da Língua Inglesa encontra-se incluído nos anos finais (6º - 9º anos).
( ) A área de conhecimento de Ensino Religioso é opcional na etapa do Ensino Fundamental.
A F - F - V.
B V - V - V.
C V - V - F.
D F - V - V.

Os campos de atuação partem do universo mais simples das experiências infantis do cotidiano e se complexificam, gradativamente, nos anos finais, abrangendo outras áreas de estudo e a devida atuação, além do posicionamento dos estudantes.
Sobre os campos de atuação, analise as sentenças a seguir: I- O campo da vida cotidiana está contemplado, também, para os anos finais. II- O campo de atuação jornalístico-midiático está contemplado somente para os anos iniciais. III- São fundamentais, pois tais práticas derivam de situações da vida social e precisam ser situadas em contextos significativos para os estudantes. IV- Podem ser optativos e o docente pode escolher se vai contextualizá-los para os estudantes. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença IV está correta.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) representam, na atualidade, importantes recursos para as aprendizagens. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas competências específicas da área de Linguagens, propõe que os professores favoreçam a presença das TDICS em seus planejamentos para o protagonismo dos estudantes. Assim, quando se fala no uso de softwares em sala de aula, é relevante refletir sobre o conceito de usabilidade. Sobre os componentes que definem o conceito de usabilidade, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Facilidade de aprendizado.
II- Eficiência de uso.
III- Facilidade de memorização.
IV- Baixa taxa de erros.
V- Satisfação subjetiva.
A V - II - I - IV - III.
B IV - II - III - I - V.
C II - III - I - IV - V.
D III - V - I - IV - II.

Os eixos de aprendizagem do componente curricular de Língua Portuguesa apontam caminhos e estratégias pedagógicas que podem ser utilizados pelos professores para que os estudantes consolidem a aprendizagem. São variadas as atividades que podem ser desenvolvidas em cada um dos eixos ou de forma simultânea entre eixos. Sobre as atividades referentes a esses quatro eixos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Eixo leitura.
II- Eixo produção de textos.
III- Eixo oralidade.
IV- Eixo análise linguística/semiótica.
A - IV - II - III - I.
B - III - I - II - IV.
C - IV - I - III - II.
D - II - III - I - IV.

Prévia do material em texto

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estipula dez competências específicas para o componente curricular de Língua Portuguesa para a etapa do Ensino Fundamental. Essas competências se articulam e complementam com as competências gerais da própria BNCC e as competências específicas da área de Linguagens. Sobre essas dez competências específicas do componente curricular de Língua Portuguesa, analise as sentenças a seguir:
 
I- É uma das dez competências específicas da Língua Portuguesa, reconhecer o texto como lugar de manifestação e negociação de sentidos.
II- Selecionar textos e livros para leitura integral, de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais é uma das competências específicas da Língua Portuguesa.
III- A língua não é um fenômeno cultural e histórico, por isso, compreendê-la torna-se dispensável para o componente curricular de Língua Portuguesa.
IV- Está entre as dez competências específicas da Língua Portuguesa, compreender o fenômeno da variação linguística, demonstrando atitude respeitosa diante de variedades linguísticas e rejeitando preconceitos linguísticos.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e IV estão corretas.
B
As sentenças I e III estão corretas.
C
Somente a sentença III está correta.
D
As sentenças I, II e IV estão corretas.
2No componente curricular de Língua Portuguesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe para o eixo da análise linguística/semiótica, atividades desenvolvidas em dois grupos: a alfabetização e a ortografização. De acordo com esse documento, a alfabetização compreende que o aluno se aproprie da ortografia do português do Brasil escrito. Já o período de ortografização ocorre posteriormente ao ciclo de alfabetização, ampliando as possibilidades de uso da escrita nos campos de atuação. A respeito o período de ortografização, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) considera que para o estudante se tornar plenamente capaz e proficiente no uso apropriado da norma culta da Língua Portuguesa, o percurso disso deve ocorrer exclusivamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. PORQUE II- É durante o ciclo de alfabetização que o aluno compreende a construção do sistema alfabético, quando consegue identificar a relação fonêmica/grafêmica, e percebe a existência das palavras e se relaciona com os diferentes tipos de manifestações textuais que se encontram na sociedade. Assinale a alternativa CORRETA:
A
A duas asserções são proposições falsas.
B
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, é uma justificativa correta da primeira.
D
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
3As práticas de produção textual exigem um planejamento coerente e precisam estabelecer componentes que validem e que possam fazer surgir um plano do texto possível de ser escutado. Assim, leia a citação que trata sobre essa questão: "o plano de texto, ao explicitar a estrutura global do texto, a forma como os parágrafos se organizam, a ordem em que as palavras se apresentam, pode fornecer os elementos necessários à compreensão e à produção, uma vez que, para a percepção/elaboração da estrutura global do texto, o leitor lança mão dos conhecimentos linguístico e textual (CABRAL, 2013, p. 244)". A respeito do planejamento da produção textual, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- O planejamento da produção textual envolve ações de análise, de reflexão e de previsão daquilo sobre o que vai ser escrito, podendo ser um esboço do texto final. PORQUE II- Os esforços de escrita, individuais ou coletivos, exigidos dos estudantes, por meio dessa reflexão, auxiliam na percepção da necessidade do planejamento para a construção do texto, evitando erros, perda do foco e distorções na atividade. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: CABRAL, A. L. T. O conceito de plano de texto: contribuições para o processo de planejamento da produção escrita. 2013. Disponível em: https://bit.ly/3t6Yhfm. Acesso em: 24 abr. 2021.
A
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
B
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
C
A primeira asserção e uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
4
As propostas das atividades pedagógicas planejadas no componente curricular de Língua Portuguesa, para os quatro eixos: leitura, produção de texto, oralidade e análise linguística/semiótica, devem se apoiar, também, nos aspectos de criatividade, do lúdico, da cultura e do interesse dos alunos. Desse modo, será possível ao docente traçar um caminho para as aulas, partindo dos interesses dos estudantes, considerando as preferências pessoais, aliando, assim, os conteúdos escolares e as respectivas habilidades com os aspectos cotidianos. Sobre os benefícios que a leitura pode trazer em nossas vidas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as Falsas:
(    ) Realizar pesquisas, para embasando de trabalhos escolares e acadêmicos.
(    ) Sentir-se excluído na sociedade grafocêntrica na qual se vive.
(    ) Participar ativamente como cidadão na sociedade e na manutenção da democracia.
(   ) Discutir e debater temas socialmente relevantes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - F.
B
V - F - F - V.
C
F - V - F - F.
D
V - F - V - V.
5
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é uma lei instituída que pretende criar um nivelamento de abordagens de conteúdos, a fim de que todas as escolas ensinem a mesma base de conhecimento. No tange à Língua Portuguesa, alguns princípios foram definidos para as ações pedagógicas.
Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA:
A
Acerca dos princípios éticos, prima-se pela justiça, solidariedade, liberdade e autonomia; de respeito à dignidade da pessoa humana e de compromisso com a promoção do bem de todos, resguardando opiniões pessoais em que os indivíduos podem proferir mesmo que atentem contra a origem, raça, sexo, cor das pessoas.
B
Os princípios éticos, políticos e estéticos possuem relevância apenas no plano formativo da educação escolar, limitando a necessidade de aplicar tais princípios em outros contextos da vida social dos alunos.
C
Com relação aos princípios políticos, resguarda-se o reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania, de respeito ao bem comum e à preservação do regime democrático e dos recursos ambientais; da busca da equidade no acesso à educação, à saúde, ao trabalho, aos bens culturais e outros benefícios; da exigência de igualdade de tratamento para assegurar a igualdade de direitos entre os alunos mesmo que estes apresentem diferentes necessidades de cunho social ou intelectual.
D
Os princípios estéticos dizem respeito ao cultivo da sensibilidade, da racionalidade; do enriquecimento das formas de expressão e do exercício da criatividade; da valorização das diferentes manifestações culturais, especialmente, a da cultura brasileira; da construção de identidades plurais e solidárias.
6
A BNCC estabelece competências gerais a serem atingidas por todos os alunos, e competências específicas que devem fazer parte das ações de planejamento escolar por áreas de conhecimento com seus respectivos componentes curriculares. Sobre a organização das áreas de conhecimentos no Ensino Fundamental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) São áreas do conhecimento na etapa do Ensino Fundamental as áreas de: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso.
(    ) Na área das Linguagens, o componente curricular da Língua Inglesa encontra-se incluído nos anos finais (6º - 9º anos).
(    ) A área de conhecimento de Ensino Religioso é opcional na etapa do EnsinoFundamental.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V.
B
V - V - F.
C
F - F - V.
D
V - V - V.
7Os campos de atuação partem do universo mais simples das experiências infantis do cotidiano e se complexificam, gradativamente, nos anos finais, abrangendo outras áreas de estudo e a devida atuação, além do posicionamento dos estudantes. Sobre os campos de atuação, analise as sentenças a seguir: I- O campo da vida cotidiana está contemplado, também, para os anos finais. II- O campo de atuação jornalístico-midiático está contemplado somente para os anos iniciais. III- São fundamentais, pois tais práticas derivam de situações da vida social e precisam ser situadas em contextos significativos para os estudantes. IV- Podem ser optativos e o docente pode escolher se vai contextualizá-los para os estudantes. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença IV está correta.
B
As sentenças II e IV estão corretas.
C
Somente a sentença III está correta.
D
As sentenças I, II e III estão corretas.
8
O Ensino Fundamental é o período de maior duração da educação básica. São nove anos e muitas mudanças físicas, cognitivas, afetivas, sociais e emocionais entre outras ocorrem nas crianças. Essa etapa requer um olhar e escuta atenta do professor em relação a essas mudanças. Para isso, alguns princípios devem nortear as ações pedagógicas. 
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esses princípios:
A
Princípios éticos e Princípios políticos.
B
Princípios dos deveres e Princípios democráticos.
C
Princípios sensíveis e Princípios dos direitos.
D
Princípios éticos, Princípios políticos e Princípios estéticos.
9As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) representam, na atualidade, importantes recursos para as aprendizagens. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas competências específicas da área de Linguagens, propõe que os professores favoreçam a presença das TDICS em seus planejamentos para o protagonismo dos estudantes. Assim, quando se fala no uso de softwares em sala de aula, é relevante refletir sobre o conceito de usabilidade. Sobre os componentes que definem o conceito de usabilidade, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Facilidade de aprendizado. II- Eficiência de uso. III- Facilidade de memorização. IV- Baixa taxa de erros. V- Satisfação subjetiva. ( ) O estudante, após saber interagir com o software, poderá ter altos níveis de produtividade. ( ) O estudante é capaz de retornar ao sistema e de realizar as tarefas, sem a necessidade de reaprender como interagir com ele. ( ) O sistema precisa ser fácil de aprender. ( ) O estudante é capaz de operar o sistema com baixa taxa de erros. ( ) A interação deve ser agradável, de forma que o estudante se sinta satisfeito ao utilizar o sistema. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
IV - II - III - I - V.
B
V - II - I - IV - III.
C
III - V - I - IV - II.
D
II - III - I - IV - V.
10Os eixos de aprendizagem do componente curricular de Língua Portuguesa apontam caminhos e estratégias pedagógicas que podem ser utilizados pelos professores para que os estudantes consolidem a aprendizagem. São variadas as atividades que podem ser desenvolvidas em cada um dos eixos ou de forma simultânea entre eixos. Sobre as atividades referentes a esses quatro eixos, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Eixo leitura. II- Eixo produção de textos. III- Eixo oralidade. IV- Eixo análise linguística/semiótica. ( ) As atividades envolvem dois importantes aspectos: forma de composição e estilos adotados nos textos. ( ) As atividades envolvem textos presentes em diferentes suportes. Esses textos podem ser escritos, orais e multissemióticos, unidos, também, à interpretação. ( ) Consideração e reflexão das condições de produção dos textos orais; compreensão de textos orais; produção de textos orais; compreensão dos efeitos de sentido provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos; relação entre fala e escrita. ( ) Construção de álbum de personagens; narração de fatos cotidianos de forma crítica ou bem-humorada; criação de playlists comentadas; sistematização de dados em um relatório; realização de relatos multimidiáticos; produção de poema entre outros. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
III - I - II - IV.
B
IV - I - III - II.
C
II - III - I - IV.
D
IV - II - III - I.

Mais conteúdos dessa disciplina