Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

1. Um padrão é usado quando dados precisam ser transformados de uma representação para outra antes que possam ser processados. A transformação é implementada como uma sequência de etapas de processamento que podem ser realizadas concorrentemente. Isso permite o processamento de dados muito rapidamente, porque um núcleo separado ou um processador pode executar cada transformação.
 
 Resposta: Pipeline de processo
2. Inicialmente, um sistema embutido (também chamado de sistema embarcado) é um sistema microprocessado, ou seja, o computador é exclusivamente dedicado ao dispositivo ou sistema a que controla. Conforme explicado por Sommerville (2011, p. 223), “O software embutido é muito importante economicamente porque quase todos os dispositivos elétricos incluem software.”
 
SOMMERVILLE, I. Engenharia de software. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
 
Neste contexto, qual a característica do sistema embutido, se considerado os sistemas embutidos de tempo real? Resposta: Apresentação, lógica e de dados
Resposta: Os sistemas embutidos executam continuamente e não param.
3. Segundo vários pesquisadores da Arquitetura de software, somente se torna viável fabricar um produto de software se ele tiver um alto valor agregado aos negócios da empresa. Além disso, os riscos devem ser considerados como custo para identificar o valor agregado.
 
Nesse contexto, assinale com V (verdadeiras) ou F (falsas) as possibilidades para se decidir quando há a necessidade de uma solução de arquitetura de software.
 
I.  (   ) Construir.
II. (   ) Comprar.
III. (   ) Alugar.
IV. (   ) Entregar.
V.  (   ) Analisar.
Resposta: V, V, V, F, F
4. Segundo Sommerville (2011), os sistemas distribuídos precisam ser organizados para encontrar um equilíbrio entre as características de desempenho, confiança, proteção e capacidade de gerenciamento. Nesse contexto, há um padrão de arquitetura que geralmente é utilizado para sistemas em tempo real com processadores separados atrelados à obtenção de dados do ambiente do sistema.
 
SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. p.114.
 
Dessa forma, assinale a alternativa que corresponde à opção correta em termos de arquitetura que corresponde a um servidor principal e os demais secundários
Resposta: Arquitetura de mestre-escravo
5. Deve ser possível adicionar mais recursos a um sistema para lidar com um número crescente de usuários. Existe uma distinção entre escalamento vertical e escalamento horizontal. Escalamento vertical significa a substituição de recursos no sistema por recursos mais poderosos. Escalamento horizontal significa adicionar recursos ao sistema.
 
Nesse caso, como é conhecida a característica que representa a quantidade de recursos que podem ser adicionados vertical ou horizontalmente a uma arquitetura?
 
Resposta: Tamanho
6. A arquitetura cliente-servidor de duas camadas é considerada a forma mais simples de arquitetura. Neste contexto, a forma em que a camada de apresentação é implementada no cliente e todas as outras camadas (gerenciamento de dados, processamento de aplicação e banco de dados) são implementadas em um servidor.
 
Dessa forma, assinale a alternativa correta que corresponde à utilização para um tipo de cliente que possui pouco processamento:
 
Resposta: Modelo cliente-magro
7. A grande maioria dos sistemas de porte maior, atualmente, é distribuída. Um sistema distribuído permite o compartilhamento de recursos de hardware e software. Em um sistema distribuído, vários processos podem operar simultaneamente em computadores separados na rede.
 
Neste contexto, como é conhecido esse tipo de característica? 
Resposta: Concorrência 
8. A princípio, os sistemas distribuídos podem ser ajustados, assim, os recursos do sistema podem ser aumentados pela adição de novos recursos para fazer face às novas exigências do sistema. Além disso, novos recursos podem ser adicionados sem a necessidade de parada.
 
Neste contexto, como é conhecida essa característica?
 
Resposta: Escalabilidade 
9. Um padrão é utilizado quando um conjunto de sensores é monitorado e exibido rotineiramente, e quando os sensores mostram que ocorreu algum evento (por exemplo, uma chamada recebida em um telefone celular), o sistema reage, iniciando um processo para tratar esse evento.
 
Assinale a alternativa que corresponde ao nome dado a esse padrão:
Resposta: Observar e reagir
10. Grande parte do projeto de sistemas distribuídos pode envolver a decisão de quais recursos serão implantados no software e no hardware. O consumo de energia acaba sendo um fator crítico em sistemas embutidos. Acontece que eles são sistemas que reagem a eventos, e a abordagem geral de projeto de software embutido de tempo real é baseada em um modelo de estímulo-resposta. Segundo Sommerville (2011, p. 322), os estímulos são divididos em duas classes.
 
Assinale a afirmativa que corresponde às duas classes:
 
SOMMERVILLE, I. Engenharia de software. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
Resposta: Periódicos e Aperiódicos

Mais conteúdos dessa disciplina