Logo Passei Direto
Buscar

INTRODUÇÃO ÀS NR'S DE 13 A 24 - Exercício de fixação 01

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

INTRODUÇÃO ÀS NR'S DE 13 A 24
Segundo o disposto na NR13, a inspeção de segurança inicial deve ser feita:
a. Em vasos novos, no estabelecimento onde foi fabricado, antes do envio ao cliente final.
b. Em vasos seminovos, antes de sua entrada em funcionamento, no estabelecimento onde irá operar.
c. Em vasos novos, antes de sua entrada em funcionamento, no estabelecimento onde irá operar.
d. Em vasos novos ou seminovos, em até 24 horas após sua entrada em funcionamento, no estabelecimento onde irá operar.

Para efeito da NR13, aquele que tem competência legal para o exercício da profissão de engenheiro nas atividades referentes a projeto de construção, acompanhamento operação e manutenção, inspeção e supervisão de inspeção de caldeiras, vasos de pressão e tubulações, em conformidade com a regulamentação profissional vigente no País, é considerado:
a. Profissional habilitado.
b. Empregado autorizado.
c. Empregado requalificado.
d. Empregado qualificado.

Quanto à inspeção de segurança de vasos de pressão e caldeiras, assinale a opção correta.
a. Para as caldeiras, constitui risco grave e iminente a utilização de válvula de segurança com pressão de abertura ajustada em valor igual ou inferior à pressão máxima de trabalho admissível ou, ainda, que não atenda às especificações definidas pelo INMETRO.
b. Os vasos de pressão devem ser submetidos a inspeções de segurança inicial e periódica: a inicial, que deve ser feita em vasos novos, antes de sua entrada em funcionamento, no local definitivo de instalação, inclui exame externo e interno; a periódica, também constituída por exame externo e interno, obedece aos prazos normatizados. Os vasos também devem ser submetidos a testes hidrostáticos na fase de fabricação.
c. Toda caldeira deve possuir, no estabelecimento onde estiver instalada, a seguinte documentação, devidamente atualizada: prontuário da caldeira; registro de segurança; projeto de instalação; projetos de alteração ou reparo; relatórios de inspeção; afixação de quadro com responsáveis e telefones de emergência e alvarás de funcionamento.
d. A documentação obrigatória para a instalação de caldeira deve estar sempre à disposição para consulta dos operadores, do pessoal de manutenção e de inspeção e das autoridades certificadoras de qualidade, devendo o proprietário assegurar pleno acesso a essa documentação.

O operador da caldeira deverá cumprir um estágio prático de habilitação na operação da caldeira que irá operar, com uma duração mínima de 80 horas.
Verdadeiro
Falso

Com fulcro na CLT e NR13, assinale a opção correta.
a. Equipamentos e recipientes em geral que operam sob pressão deverão dispor de válvulas de segurança capazes de suportar o triplo da pressão interna de trabalho especificada.
b. As caldeiras são classificadas em 3 (três) categorias – A, B e C – em função, apenas, do volume interno e da pressão de operação.
c. Em nenhuma hipótese é permitido instalar uma caldeira em ambiente confinado.
d. A Placa Monitora de Temperatura e Pressão – PMTP deve ser afixada às caldeiras em local de fácil acesso, indelével e bem visível com os dados do projeto, operacionais, de segurança, entre outros.

De acordo com a Norma Regulamentadora NR 13 − Caldeiras e Vasos de Pressão − toda caldeira deve possuir, no estabelecimento onde estiver instalada, a seguinte documentação, devidamente atualizada:
Verdadeiro
Falso

As caldeiras são classificadas em três categorias, conforme estabelece a NR13. Para ser enquadrada na categoria A, a caldeira deve ter pressão de operação igual ou superior a:
a. 588 kPa.
b. 2960 kPa.
c. 500 kPa.
d. 1960 kPa.

Das afirmacoes abaixo: - A presença de incrustações nas paredes, embora reduza a eficiência térmica, não oferece maior risco à operação das caldeiras. - Ao completarem 25 anos de operação, as caldeiras devem ser submetidas à avaliação de integridade e da sua vida remanescente. Marque (verdadeiro ou falso)
Verdadeiro
Falso

De acordo com a NR 13, é correto afirmar:
a. A especificação dos materiais constituintes da caldeira deve constar do Registro de Segurança.
b. A área da superfície de aquecimento é uma das informações que deve constar na placa de identificação.
c. Quando a caldeira for vendida ou transferida, o novo proprietário deve elaborar novo Prontuário da Caldeira.
d. As caldeiras a vapor podem ser substituídas por vasos de pressão somente em situações de emergência específicas.

Todo profissional com “Treinamento de Segurança na Operação de Unidade de Processo” deve cumprir estágio prático, supervisionado, na operação de vasos de pressão com duração mínima de 300 (trezentas) horas para vasos de categorias I ou II.
a. A inspeção de segurança extraordinária deve ser feita antes do vaso de pressão ser recolocado em funcionamento, quando permanecer inativo por mais de 6 (seis) meses.
b. Vasos de pressão com enchimento interno ou com catalisador podem ter a periodicidade de exame interno ampliada.
c. É prevista a possibilidade de neutralização provisória nos instrumentos e controles.

Vasos de pressão são:
a. Sistemas de geração de calor, equivalentes às caldeiras, categoria C.
b. Equipamentos que geram fluidos sob pressão interna ou externa.
c. Equipamentos que contêm fluidos sob pressão interna ou externa, diferente da pressão atmosférica.
d. Equipamentos que geram vapor a partir de qualquer fluido.

A NR13 determina os prazos mínimos de inspeção periódica. Das Afirmativas abaixo: - Os prazos de inspeção periódica de vasos de pressão são os mesmos para os estabelecimentos que possuem Serviço Próprio de Inspeção e Equipamentos e os que não possuem este serviço. - A inspeção de segurança periódica é constituída por exame externo, interno e teste hidrostático. - A periodicidade dos exames internos coincide com a periodicidade dos exames externos. - Vasos categoria I possuem prazos de inspeção periódica maiores que vasos categoria V. Marque (verdadeiro ou falso)
Verdadeiro
Falso

Todo vaso de pressão da categoria I e II deve possuir em seu “Manual de Operação” informações sobre:
a. Procedimentos de partidas e paradas, procedimentos e parâmetros operacionais de rotina, procedimentos para situações de emergência, procedimentos gerais de segurança saúde e de preservação do meio ambiente.
b. Procedimentos de partidas e paradas, procedimentos e parâmetros operacionais especiais e procedimentos de situações de emergência.
c. Procedimentos de partidas e paradas, procedimentos para situações de emergência e procedimentos gerais de segurança, saúde e de preservação do meio ambiente.
d. Procedimentos de partidas e paradas, procedimentos operacionais especiais e procedimentos para situações de emergência.

A placa de identificação de uma caldeira deve ser fabricada de material resistente às intempéries e possuir caracteres gravados de forma indelével. As informações a seguir devem constar, obrigatoriamente, na placa de identificação, exceto:
a. A pressão máxima de trabalho admissível.
b. A área de superfície de aquecimento.
c. A pressão de teste pneumático.
d. O código de projeto e o ano de edição.

Com base nas afirmações abaixo: - Quando o vaso de pressão armazenar uma mistura de fluidos deverá ser considerado para fins de classificação aquele que apresentar maior risco. - A NR13 se aplica a vasos que armazenem fluido da classe “A”, independente das dimensões e do produto “P x V”. - Quando houver alteração do local de instalação do vaso de pressão, deverá ser realizada inspeção de segurança extraordinária. Marque verdadeiro ou falso
Verdadeiro
Falso

Das Afirmativas Abaixo: - Toda caldeira deve possuir instrumento que indique o volume do vapor acumulado. - Constitui risco grave e iminente de acidente na operação com caldeiras a falta de sistema de indicação para controle do nível de água, evitando o superaquecimento. Marque (verdadeiro ou falso)
Verdadeiro
Falso

De acordo com o disposto na NR13, os vasos de pressão são classificados em categorias segundo o tipo de fluido e o grupo potencial de risco, sendo que este último tem como parâmetros:
a. Espessura da parede do reservatório de ar [mm] e pressão máxima de operação [MPa].
b. Pressão máxima de operação [MPa] e volume geométrico interno [m3].
c. Temperatura [ºC] e volume geométrico interno [m3].
d. Temperatura média de operação [ºC] e volume geométrico interno [m3].

Conforme afirmações abaixo: - As caldeiras de qualquer estabelecimento devem ser instaladas em local específico para este fim, denominado área de caldeiras, o qual deve ser sempre um espaço aberto. - Após ações de manutenção que envolvam a soldagem de partes que operem sob pressão, é obrigatória a realização de teste hidrostático. - Ao completar vinte e cinco anos de uso, as caldeiras devem ser obrigatoriamente desativadas e substituídas. Assinale verdadeiro ou falso
Verdadeiro
Falso

A categoria da caldeira e seu respectivo código de identificação devem estar inscritos na placa de identificação da caldeira.
Verdadeiro
Falso

Com base nas disposições da NR13 (Caldeiras e Vasos de Pressão), assinale o item correto.
a. Um extintor de incêndio cujo produto “P x V” resulta 16 (dezesseis) kPa x m³ é considerado um vaso de pressão pelo fato de representar o dobro do limite previsto na NR13.
b. Refervedores de água, bem como demais equipamentos similares utilizados em unidades de processo industrial, são equipamentos destinados a produzir vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, considerados como caldeiras a vapor.
c. A NR13 classifica os vasos de pressão em categorias segundo o tipo de fluido e o potencial de risco, assim considerados aqueles equipamentos que contêm fluidos sob pressão interna ou externa, sendo obrigatório, no estabelecimento onde estiver instalado, entre outros, o “Prontuário do Vaso de Pressão” a ser fornecido pelo fabricante; “Registro de Segurança”; “Projeto de Instalação”; “Projeto de Alteração ou Reparo”, bem como “Relatórios de Inspeção” e “Certificados de Calibração”.
d. Um gasoduto da Petrobras que interliga as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo é considerado um vaso de pressão de tal ordem importante, em termos de risco, que a norma obriga a designação pela empresa de um “Profissional Habilitado”, assim entendido, aquele que tem competência legal para o exercício da profissão de engenheiro nas atividades de acompanhamento, operação, manutenção e inspeção.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

INTRODUÇÃO ÀS NR'S DE 13 A 24
Segundo o disposto na NR13, a inspeção de segurança inicial deve ser feita:
a. Em vasos novos, no estabelecimento onde foi fabricado, antes do envio ao cliente final.
b. Em vasos seminovos, antes de sua entrada em funcionamento, no estabelecimento onde irá operar.
c. Em vasos novos, antes de sua entrada em funcionamento, no estabelecimento onde irá operar.
d. Em vasos novos ou seminovos, em até 24 horas após sua entrada em funcionamento, no estabelecimento onde irá operar.

Para efeito da NR13, aquele que tem competência legal para o exercício da profissão de engenheiro nas atividades referentes a projeto de construção, acompanhamento operação e manutenção, inspeção e supervisão de inspeção de caldeiras, vasos de pressão e tubulações, em conformidade com a regulamentação profissional vigente no País, é considerado:
a. Profissional habilitado.
b. Empregado autorizado.
c. Empregado requalificado.
d. Empregado qualificado.

Quanto à inspeção de segurança de vasos de pressão e caldeiras, assinale a opção correta.
a. Para as caldeiras, constitui risco grave e iminente a utilização de válvula de segurança com pressão de abertura ajustada em valor igual ou inferior à pressão máxima de trabalho admissível ou, ainda, que não atenda às especificações definidas pelo INMETRO.
b. Os vasos de pressão devem ser submetidos a inspeções de segurança inicial e periódica: a inicial, que deve ser feita em vasos novos, antes de sua entrada em funcionamento, no local definitivo de instalação, inclui exame externo e interno; a periódica, também constituída por exame externo e interno, obedece aos prazos normatizados. Os vasos também devem ser submetidos a testes hidrostáticos na fase de fabricação.
c. Toda caldeira deve possuir, no estabelecimento onde estiver instalada, a seguinte documentação, devidamente atualizada: prontuário da caldeira; registro de segurança; projeto de instalação; projetos de alteração ou reparo; relatórios de inspeção; afixação de quadro com responsáveis e telefones de emergência e alvarás de funcionamento.
d. A documentação obrigatória para a instalação de caldeira deve estar sempre à disposição para consulta dos operadores, do pessoal de manutenção e de inspeção e das autoridades certificadoras de qualidade, devendo o proprietário assegurar pleno acesso a essa documentação.

O operador da caldeira deverá cumprir um estágio prático de habilitação na operação da caldeira que irá operar, com uma duração mínima de 80 horas.
Verdadeiro
Falso

Com fulcro na CLT e NR13, assinale a opção correta.
a. Equipamentos e recipientes em geral que operam sob pressão deverão dispor de válvulas de segurança capazes de suportar o triplo da pressão interna de trabalho especificada.
b. As caldeiras são classificadas em 3 (três) categorias – A, B e C – em função, apenas, do volume interno e da pressão de operação.
c. Em nenhuma hipótese é permitido instalar uma caldeira em ambiente confinado.
d. A Placa Monitora de Temperatura e Pressão – PMTP deve ser afixada às caldeiras em local de fácil acesso, indelével e bem visível com os dados do projeto, operacionais, de segurança, entre outros.

De acordo com a Norma Regulamentadora NR 13 − Caldeiras e Vasos de Pressão − toda caldeira deve possuir, no estabelecimento onde estiver instalada, a seguinte documentação, devidamente atualizada:
Verdadeiro
Falso

As caldeiras são classificadas em três categorias, conforme estabelece a NR13. Para ser enquadrada na categoria A, a caldeira deve ter pressão de operação igual ou superior a:
a. 588 kPa.
b. 2960 kPa.
c. 500 kPa.
d. 1960 kPa.

Das afirmacoes abaixo: - A presença de incrustações nas paredes, embora reduza a eficiência térmica, não oferece maior risco à operação das caldeiras. - Ao completarem 25 anos de operação, as caldeiras devem ser submetidas à avaliação de integridade e da sua vida remanescente. Marque (verdadeiro ou falso)
Verdadeiro
Falso

De acordo com a NR 13, é correto afirmar:
a. A especificação dos materiais constituintes da caldeira deve constar do Registro de Segurança.
b. A área da superfície de aquecimento é uma das informações que deve constar na placa de identificação.
c. Quando a caldeira for vendida ou transferida, o novo proprietário deve elaborar novo Prontuário da Caldeira.
d. As caldeiras a vapor podem ser substituídas por vasos de pressão somente em situações de emergência específicas.

Todo profissional com “Treinamento de Segurança na Operação de Unidade de Processo” deve cumprir estágio prático, supervisionado, na operação de vasos de pressão com duração mínima de 300 (trezentas) horas para vasos de categorias I ou II.
a. A inspeção de segurança extraordinária deve ser feita antes do vaso de pressão ser recolocado em funcionamento, quando permanecer inativo por mais de 6 (seis) meses.
b. Vasos de pressão com enchimento interno ou com catalisador podem ter a periodicidade de exame interno ampliada.
c. É prevista a possibilidade de neutralização provisória nos instrumentos e controles.

Vasos de pressão são:
a. Sistemas de geração de calor, equivalentes às caldeiras, categoria C.
b. Equipamentos que geram fluidos sob pressão interna ou externa.
c. Equipamentos que contêm fluidos sob pressão interna ou externa, diferente da pressão atmosférica.
d. Equipamentos que geram vapor a partir de qualquer fluido.

A NR13 determina os prazos mínimos de inspeção periódica. Das Afirmativas abaixo: - Os prazos de inspeção periódica de vasos de pressão são os mesmos para os estabelecimentos que possuem Serviço Próprio de Inspeção e Equipamentos e os que não possuem este serviço. - A inspeção de segurança periódica é constituída por exame externo, interno e teste hidrostático. - A periodicidade dos exames internos coincide com a periodicidade dos exames externos. - Vasos categoria I possuem prazos de inspeção periódica maiores que vasos categoria V. Marque (verdadeiro ou falso)
Verdadeiro
Falso

Todo vaso de pressão da categoria I e II deve possuir em seu “Manual de Operação” informações sobre:
a. Procedimentos de partidas e paradas, procedimentos e parâmetros operacionais de rotina, procedimentos para situações de emergência, procedimentos gerais de segurança saúde e de preservação do meio ambiente.
b. Procedimentos de partidas e paradas, procedimentos e parâmetros operacionais especiais e procedimentos de situações de emergência.
c. Procedimentos de partidas e paradas, procedimentos para situações de emergência e procedimentos gerais de segurança, saúde e de preservação do meio ambiente.
d. Procedimentos de partidas e paradas, procedimentos operacionais especiais e procedimentos para situações de emergência.

A placa de identificação de uma caldeira deve ser fabricada de material resistente às intempéries e possuir caracteres gravados de forma indelével. As informações a seguir devem constar, obrigatoriamente, na placa de identificação, exceto:
a. A pressão máxima de trabalho admissível.
b. A área de superfície de aquecimento.
c. A pressão de teste pneumático.
d. O código de projeto e o ano de edição.

Com base nas afirmações abaixo: - Quando o vaso de pressão armazenar uma mistura de fluidos deverá ser considerado para fins de classificação aquele que apresentar maior risco. - A NR13 se aplica a vasos que armazenem fluido da classe “A”, independente das dimensões e do produto “P x V”. - Quando houver alteração do local de instalação do vaso de pressão, deverá ser realizada inspeção de segurança extraordinária. Marque verdadeiro ou falso
Verdadeiro
Falso

Das Afirmativas Abaixo: - Toda caldeira deve possuir instrumento que indique o volume do vapor acumulado. - Constitui risco grave e iminente de acidente na operação com caldeiras a falta de sistema de indicação para controle do nível de água, evitando o superaquecimento. Marque (verdadeiro ou falso)
Verdadeiro
Falso

De acordo com o disposto na NR13, os vasos de pressão são classificados em categorias segundo o tipo de fluido e o grupo potencial de risco, sendo que este último tem como parâmetros:
a. Espessura da parede do reservatório de ar [mm] e pressão máxima de operação [MPa].
b. Pressão máxima de operação [MPa] e volume geométrico interno [m3].
c. Temperatura [ºC] e volume geométrico interno [m3].
d. Temperatura média de operação [ºC] e volume geométrico interno [m3].

Conforme afirmações abaixo: - As caldeiras de qualquer estabelecimento devem ser instaladas em local específico para este fim, denominado área de caldeiras, o qual deve ser sempre um espaço aberto. - Após ações de manutenção que envolvam a soldagem de partes que operem sob pressão, é obrigatória a realização de teste hidrostático. - Ao completar vinte e cinco anos de uso, as caldeiras devem ser obrigatoriamente desativadas e substituídas. Assinale verdadeiro ou falso
Verdadeiro
Falso

A categoria da caldeira e seu respectivo código de identificação devem estar inscritos na placa de identificação da caldeira.
Verdadeiro
Falso

Com base nas disposições da NR13 (Caldeiras e Vasos de Pressão), assinale o item correto.
a. Um extintor de incêndio cujo produto “P x V” resulta 16 (dezesseis) kPa x m³ é considerado um vaso de pressão pelo fato de representar o dobro do limite previsto na NR13.
b. Refervedores de água, bem como demais equipamentos similares utilizados em unidades de processo industrial, são equipamentos destinados a produzir vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, considerados como caldeiras a vapor.
c. A NR13 classifica os vasos de pressão em categorias segundo o tipo de fluido e o potencial de risco, assim considerados aqueles equipamentos que contêm fluidos sob pressão interna ou externa, sendo obrigatório, no estabelecimento onde estiver instalado, entre outros, o “Prontuário do Vaso de Pressão” a ser fornecido pelo fabricante; “Registro de Segurança”; “Projeto de Instalação”; “Projeto de Alteração ou Reparo”, bem como “Relatórios de Inspeção” e “Certificados de Calibração”.
d. Um gasoduto da Petrobras que interliga as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo é considerado um vaso de pressão de tal ordem importante, em termos de risco, que a norma obriga a designação pela empresa de um “Profissional Habilitado”, assim entendido, aquele que tem competência legal para o exercício da profissão de engenheiro nas atividades de acompanhamento, operação, manutenção e inspeção.

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO ÀS NR'S DE 13 A 24
Página Inicial / Meus Cu… / Introduç… / Aula 01: … / Exercício…
Iniciado em
segunda, 25 Abr 2022, 12:54
Estado
Finalizada
Concluída em
segunda, 25 Abr 2022, 12:59
Tempo
empregado
5 minutos 10 segundos
Notas
21,0/21,0
Avaliar
10,0 de um máximo de 10,0(100%)
QUESTÃO 
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
Mostrar uma página por vez
Terminar revisão
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21
1
Segundo o disposto na NR13, a inspeção de segurança inicial deve ser feita:
Escolha uma opção:
a. Em vasos novos, no estabelecimento onde foi fabricado, antes do envio ao cliente �nal.
b. Em vasos seminovos, antes de sua entrada em funcionamento, no estabelecimento onde irá operar.
c. Em vasos novos, antes de sua entrada em funcionamento, no estabelecimento onde irá operar. 
d. Em vasos novos ou seminovos, em até 24 horas após sua entrada em funcionamento, no estabelecimento onde irá
operar.
A resposta correta é: Em vasos novos, antes de sua entrada em funcionamento, no estabelecimento onde irá operar.


https://cpetead.com.br/
https://cpetead.com.br/course/view.php?id=1335
https://cpetead.com.br/mod/quiz/view.php?id=27664
https://cpetead.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=2203013&cmid=27664&showall=0
https://cpetead.com.br/mod/quiz/view.php?id=27664
https://cpetead.com.br/
QUESTÃO 
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
QUESTÃO 
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
2
Para efeito da NR13, aquele que tem competência legal para o exercício da pro�ssão de engenheiro nas
atividades referentes a projeto de construção, acompanhamento operação e manutenção, inspeção e
supervisão de inspeção de caldeiras, vasos de pressão e tubulações, em conformidade com a regulamentação
pro�ssional vigente no País, é considerado:
Escolha uma opção:
a. Pro�ssional habilitado. 
b. Empregado autorizado.
c. Empregado requali�cado.
d. Empregado quali�cado.
A resposta correta é: Pro�ssional habilitado.
3
Quanto à inspeção de segurança de vasos de pressão e caldeiras, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a. Para as caldeiras, constitui risco grave e iminente a utilização de válvula de segurança com pressão de abertura ajustada
em valor igual ou inferior à pressão máxima de trabalho admissível ou, ainda, que não atenda às especi�cações de�nidas
pelo INMETRO.
b. Os vasos de pressão devem ser submetidos a inspeções de segurança inicial e periódica: a inicial, que deve ser feita em
vasos novos, antes de sua entrada em funcionamento, no local de�nitivo de instalação, inclui exame externo e interno; a
periódica, também constituída por exame externo e interno, obedece aos prazos normatizados. Os vasos também devem
ser submetidos a testes hidrostáticos na fase de fabricação. 
c. Toda caldeira deve possuir, no estabelecimento onde estiver instalada, a seguinte documentação, devidamente
atualizada: prontuário da caldeira; registro de segurança; projeto de instalação; projetos de alteração ou reparo; relatórios
de inspeção; a�xação de quadro com responsáveis e telefones de emergência e alvarás de funcionamento.
d. A documentação obrigatória para a instalação de caldeira deve estar sempre à disposição para consulta dos operadores,
do pessoal de manutenção e de inspeção e das autoridades certi�cadoras de qualidade, devendo o proprietário assegurar
pleno acesso a essa documentação.
A resposta correta é: Os vasos de pressão devem ser submetidos a inspeções de segurança inicial e periódica: a inicial, que deve ser
feita em vasos novos, antes de sua entrada em funcionamento, no local de�nitivo de instalação, inclui exame externo e interno; a
periódica, também constituída por exame externo e interno, obedece aos prazos normatizados. Os vasos também devem ser
submetidos a testes hidrostáticos na fase de fabricação.

QUESTÃO 
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
QUESTÃO 
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
4
O operador da caldeira deverá cumprir um estágio prático de habilitação na operação da caldeira que irá
operar, com uma duração mínima de 80 horas.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
A resposta correta é 'Falso'.
5
Com fulcro na CLT e NR13, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a. Equipamentos e recipientes em geral que operam sob pressão deverão dispor de válvulas de segurança capazes de
suportar o triplo da pressão interna de trabalho especi�cada.
b. As caldeiras são classi�cadas em 3 (três) categorias – A, B e C – em função, apenas, do volume interno e da pressão de
operação.
c. Em nenhuma hipótese é permitido instalar uma caldeira em ambiente con�nado. 
d. A Placa Monitora de Temperatura e Pressão – PMTP deve ser a�xada às caldeiras em local de fácil acesso, indelével e
bem visível com os dados do projeto, operacionais, de segurança, entre outros.
As respostas corretas são: As caldeiras são classi�cadas em 3 (três) categorias – A, B e C – em função, apenas, do volume interno e
da pressão de operação., Em nenhuma hipótese é permitido instalar uma caldeira em ambiente con�nado.

QUESTÃO 
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
QUESTÃO 
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
6
De acordo com a Norma Regulamentadora NR 13 − Caldeiras e Vasos de Pressão − toda caldeira deve possuir, no
estabelecimento onde estiver instalada, a seguinte documentação, devidamente atualizada:
 Registro de Segurança; Relatórios de Inspeção; Prontuário da Caldeira; Projetos de Alteração ou Reparo; Projeto de
Instalação e Certificados de calibração.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
A resposta correta é 'Verdadeiro'.
7
As caldeiras são classi�cadas em três categorias, conforme estabelece a NR13. Para ser enquadrada na
categoria A, a caldeira deve ter pressão de operação igual ou superior a:
Escolha uma opção:
a. 588 kPa.
b. 2960 kPa.
c. 500 kPa.
d. 1960 kPa. 
A resposta correta é: 1960 kPa.

QUESTÃO 
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
QUESTÃO 
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
8
Das a�rmações abaixo:
 - A presença de incrustações nas paredes, embora reduza a e�ciência térmica, não oferece maior risco à
operação das caldeiras. 
- Ao completarem 25 anos de operação, as caldeiras devem ser submetidas à avaliação de integridade e da
sua vida remanescente.
Marque (verdadeiro ou falso)
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
A resposta correta é 'Falso'.
9
De acordo com a NR 13, é correto a�rmar:
Escolha uma opção:
a. A especi�cação dos materiais constituintes da caldeira deve constar do Registro de Segurança.
b. A área da superfície de aquecimento é uma das informações que deve constar na placa de identi�cação. 
c. Quando a caldeira for vendida ou transferida, o novo proprietário deve elaborar novo Prontuário da Caldeira.
d. As caldeiras a vapor podem ser substituídas por vasos de pressão somente em situações de emergência especí�cas.
A resposta correta é: A área da superfície de aquecimento é uma das informações que deve constar na placa de identi�cação.

QUESTÃO 
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
QUESTÃO 
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
10
Quando os vasos de pressão forem instalados em ambientes fechados, a instalação deve satisfazer todos os
seguintes requisitos, exceto:
Escolha uma opção:
a. Dispor de ventilação permanente com entradas de ar que não possam ser bloqueadas.
b. Dispor de, pelo menos, 2 (duas) saídas amplas, permanentemente desobstruídas e dispostas em direções distintas.
c. Dispor de “Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos” em caráter permanente. 
d. Dispor de acesso fácil e seguro para as atividades de manutenção, operação e inspeção, sendo que, para guarda-corpos
vazados, os vãos devem ter dimensões que impeçam a queda de pessoas.
A resposta correta é: Dispor de “Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos” em caráter permanente.
11
A operação de vasos de pressão categorias “I” ou “II” deve ser realizada por pro�ssional que tenha participado
do “Treinamento de Segurança na Operação de Unidades de Processos”.
Escolha uma opção:
a. Todo pro�ssional com “Treinamento de Segurança na Operação de Unidade de Processo” deve cumprir estágioprático,
supervisionado, na operação de vasos de pressão com duração mínima de 300 (trezentas) horas para vasos de categorias I
ou II. 
b. A inspeção de segurança extraordinária deve ser feita antes do vaso de pressão ser recolocado em funcionamento,
quando permanecer inativo por mais de 6 (seis) meses.
c. Vasos de pressão com enchimento interno ou com catalisador podem ter a periodicidade de exame interno ampliada.
d. É prevista a possibilidade de neutralização provisória nos instrumentos e controles.
A resposta correta é: Todo pro�ssional com “Treinamento de Segurança na Operação de Unidade de Processo” deve cumprir
estágio prático, supervisionado, na operação de vasos de pressão com duração mínima de 300 (trezentas) horas para vasos de
categorias I ou II.

QUESTÃO 
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
QUESTÃO 
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
12
Vasos de pressão são:
Escolha uma opção:
a. Sistemas de geração de calor, equivalentes às caldeiras, categoria C.
b. Equipamentos que geram �uidos sob pressão interna ou externa.
c. Equipamentos que contêm �uidos sob pressão interna ou externa, diferente da pressão atmosférica. 
d. Equipamentos que geram vapor a partir de qualquer �uido.
A resposta correta é: Equipamentos que contêm �uidos sob pressão interna ou externa, diferente da pressão atmosférica.
13
A NR13 determina os prazos mínimos de inspeção periódica. Das A�rmações abaixo:
- Os prazos de inspeção periódica de vasos de pressão são os mesmos para os estabelecimentos que possuem
Serviço Próprio de Inspeção e Equipamentos e os que não possuem este serviço.
- A inspeção de segurança periódica é constituída por exame externo, interno e teste hidrostático.
-  A periodicidade dos exames internos coincide com a periodicidade dos exames externos.
- Vasos categoria I possuem prazos de inspeção periódica maiores que vasos categoria V.
Marque (verdadeiro ou falso)
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
A resposta correta é 'Falso'.

QUESTÃO 
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
QUESTÃO 
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
14
Todo vaso de pressão da categoria I e II deve possuir em seu “Manual de Operação” informações sobre:
Escolha uma opção:
a. Procedimentos de partidas e paradas, procedimentos e parâmetros operacionais de rotina, procedimentos para
situações de emergência, procedimentos gerais de segurança saúde e de preservação do meio ambiente. 
b. Procedimentos de partidas e paradas, procedimentos e parâmetros operacionais especiais e procedimentos de
situações de emergência.
c. Procedimentos de partidas e paradas, procedimentos para situações de emergência e procedimentos gerais de
segurança, saúde e de preservação do meio ambiente.
d. Procedimentos de partidas e paradas, procedimentos operacionais especiais e procedimentos para situações de
emergência.
A resposta correta é: Procedimentos de partidas e paradas, procedimentos e parâmetros operacionais de rotina, procedimentos
para situações de emergência, procedimentos gerais de segurança saúde e de preservação do meio ambiente.
15
A placa de identi�cação de uma caldeira deve ser fabricada de material resistente às intempéries e possuir
caracteres gravados de forma indelével. As informações a seguir devem constar, obrigatoriamente, na placa de
identi�cação, exceto:
Escolha uma opção:
a. A pressão máxima de trabalho admissível.
b. A área de superfície de aquecimento.
c. A pressão de teste pneumático. 
d. O código de projeto e o ano de edição.
A resposta correta é: A pressão de teste pneumático.

QUESTÃO 
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
QUESTÃO 
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
16
Com base nas a�rmações abaixo:
- Quando o vaso de pressão armazenar uma mistura de fluidos deverá ser considerado para fins de classificação aquele que
apresentar maior risco. 
- A NR13 se aplica a vasos que armazenem fluido da classe “A”, independente das dimensões e do produto “P x V”.
- Quando houver alteração do local de instalação do vaso de pressão, deverá ser realizada inspeção de segurança
extraordinária.
Marque verdadeiro ou falso
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
A resposta correta é 'Verdadeiro'.
17
Das A�rmações Abaixo:
- Toda caldeira deve possuir instrumento que indique o volume do vapor acumulado. 
- Constitui risco grave e iminente de acidente na operação com caldeiras a falta de sistema de indicação para
controle do nível de água, evitando o superaquecimento.
Marque (verdadeiro ou falso)
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
A resposta correta é 'Verdadeiro'.

QUESTÃO 
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
QUESTÃO 
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
18
De acordo com o disposto na NR13, os vasos de pressão são classi�cados em categorias segundo o tipo de
�uido e o grupo potencial de risco, sendo que este último tem como parâmetros:
Escolha uma opção:
a. Espessura da parede do reservatório de ar [mm] e pressão máxima de operação [MPa].
b. Pressão máxima de operação [MPa] e volume geométrico interno [m3]. 
c. Temperatura [ºC] e volume geométrico interno [m3].
d. Temperatura média de operação [ºC] e volume geométrico interno [m3].
A resposta correta é: Pressão máxima de operação [MPa] e volume geométrico interno [m3].
19
Conforme a�rmações abaixo:
- As caldeiras de qualquer estabelecimento devem ser instaladas em local especí�co para este �m,
denominado área de caldeiras, o qual deve ser sempre um espaço aberto. 
- Após ações de manutenção que envolvam a soldagem de partes que operem sob pressão, é obrigatória a
realização de teste hidrostático.
- Ao completar vinte e cinco anos de uso, as caldeiras devem ser obrigatoriamente desativadas e substituídas.
Assinale verdadeiro ou falso
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
A resposta correta é 'Falso'.

QUESTÃO 
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
QUESTÃO 
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
20
A categoria da caldeira e seu respectivo código de identi�cação devem estar inscritos na placa de identi�cação
da caldeira.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
A resposta correta é 'Falso'.
21
Com base nas disposições da NR13 (Caldeiras e Vasos de Pressão), assinale o item correto.
Escolha uma opção:
a. Um extintor de incêndio cujo produto “P x V” resulta 16 (dezesseis) kPa x m³ é considerado um vaso de pressão pelo fato
de representar o dobro do limite previsto na NR13.
b. Refervedores de água, bem como demais equipamentos similares utilizados em unidades de processo industrial, são
equipamentos destinados a produzir vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia,
considerados como caldeiras a vapor.
c. A NR13 classi�ca os vasos de pressão em categorias segundo o tipo de �uido e o potencial de risco, assim considerados
aqueles equipamentos que contêm �uidos sob pressão interna ou externa, sendo obrigatório, no estabelecimento onde
estiver instalado, entre outros, o “Prontuário do Vaso de Pressão” a ser fornecido pelo fabricante; “Registro de Segurança”;
“Projeto de Instalação”; “Projeto de Alteração ou Reparo”, bem como “Relatórios de Inspeção” e “Certi�cados de Calibração”. 

d. Um gasoduto da Petrobras que interliga as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo é considerado um vaso de pressão de
tal ordem importante, em termos de risco, que a norma obriga a designação pela empresa de um “Pro�ssional Habilitado”,
assim entendido, aquele que tem competência legal para o exercício da pro�ssão de engenheiro nas atividades de
acompanhamento, operação, manutenção e inspeção.
A resposta correta é: A NR13 classi�ca os vasos de pressão em categorias segundo o tipo de �uido e o potencial de risco, assim
considerados aqueles equipamentos que contêm �uidos sob pressão interna ou externa, sendo obrigatório, no estabelecimento
onde estiver instalado, entre outros, o “Prontuário do Vaso de Pressão” a ser fornecido pelo fabricante; “Registro de Segurança”;
“Projeto de Instalação”; “Projeto de Alteração ou Reparo”, bem como “Relatórios de Inspeção” e “Certi�cados de Calibração”.
◄ Leitura Complementar - NR-13 - 
Caldeiras,Vasos de pressão e 
Tubulação
Seguir para... Vídeo Obrigatório - Aula 02: NR-14 - Fornos ►

https://cpetead.com.br/mod/resource/view.php?id=35502&forceview=1
https://cpetead.com.br/mod/url/view.php?id=26982&forceview=1
Quem somos Cursos Certi�cação Unidades
Contato
  
Copyright © 2021 CPET - Centro de Pro�ssionalização e Educação Técnica

https://www.cpet.com.br/quem-somos-cpet-cursos-tecnicos-a-distancia-ead/
https://www.cpet.com.br/course-cat/cursos/cursos-online/
https://www.cpet.com.br/certificacao-cpet/
https://www.cpet.com.br/unidades-cpet/
https://www.cpet.com.br/contato/
https://www.facebook.com/CPET-Centro-de-Profissionaliza%C3%A7%C3%A3o-e-Educa%C3%A7%C3%A3o-T%C3%A9cnica-1039179026236475/
https://twitter.com/soucpet/
https://www.instagram.com/soucpet/

Mais conteúdos dessa disciplina