Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
Curso de Ciências Biológicas – Santos – Campus Rangel
	Nome do aluno: 
	RA: 
	Turma:
	Disciplina: 
	Data:
	Prof(a): 
	Título da aula: Meio de cultura para protozoários
Relatório de aula prática:
Protozoários são seres eucariontes, unicelulares e heterotróficos. Alguns podem ser patogênicos, como os causadores da doença de Chagas e da toxoplasmose. Entretanto, há várias espécies de vida livre que podemos, inclusive, cultivar, a fim de trabalharmos em aula prática de laboratório. Vamos nos organizar para fazermos juntos, uma cultura de protozoários. Desse modo, essa aula será composta de 2 etapas: etapa 1 – montagem do experimento (cultivo) e etapa 2 – observação dos organismos presentes.
Procedimento:
Etapa 1 - Para o cultivo, colocar 500 ml de água de chuva, lago, lagoa ou rio num recipiente. Além da água raspe o fundo ou as laterais do local onde você coletará a água, pois os protozoários estarão no substrato.. Em casa, divida essa água em 2 recipientes e coloque um pedacinho de folha de alface, ou couve crua e em outro recipiente no máximo 3 grãos de arroz. Cubra-os com a gaze e prenda com elástico ou linha para evitar a proliferação de insetos. Estes deverão ficar expostos ao ar, mas longe da luz solar direta por, aproximadamente, uma semana. Após este período, já poderão observar alguns microrganismos na água. 
Etapa 2 - Na aula seguinte (19/03), vamos observar o que vocês cultivaram. Com auxílio de pipeta, colocar uma gota da infusão na lâmina e cobri-la com lamínula. Os protozoários já poderão ser visualizados ao microscópio. Identifique o protozoário de acordo com a organela de locomoção (ciliado, flagelado, pseudopodes). Desenhem as formas encontradas. 
Ao final da atividade, limpe seu local e coloquem os materiais utilizados no becker com água e sabão. O relatório deverá ser entregue na semana seguinte contendo: introdução, os procedimentos da aula, protozoários encontrados (com desenho), seus sistemas de locomoção e classificação (ciliados, amebóides, flagelados ou esporozoários), de acordo com as características observadas. 
BOA SORTE !

Mais conteúdos dessa disciplina