Logo Passei Direto
Buscar

VESTIBULAR QUESTÕES

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Marque a opção que explica, pela lógica do texto, o fato de a menina loura, menina 1, submeter-se ao que ela chama de “tortura chinesa” (linhas 23-24), promovida pela colega, menina 2.
A) A menina 2 ser filha do dono de uma livraria que vendia livros infantis, e a menina 1 não ser.
B) A menina 2 ter o livro Reinações de Narizinho, e a menina 1 desejar lê-lo, mas não poder comprá-lo.
C) A menina 2 ser má, rica, egoísta e invejosa, e a menina 1 ser humilde, boa e pobre.
D) A menina 2 ter o livro Reinações de Narizinho, vendido na livraria de seu pai, e a menina 1 não querer comprá-lo.

Ao longo do texto, distribuem-se expressões que, reunidas, apontam para o título. Marque a opção que mostra uma ou mais dessas expressões.
A) “Mas que talento tinha para a crueldade. Ela toda era pura vingança, chupando balas com barulho” (linhas 11-13).
B) “Sei que segurava o livro grosso com as duas mãos, comprimindo-o contra o peito. [...] Meu peito estava quente. Meu coração pensativo” (linhas 92-97).
C) “Voltou-se para a filha e com enorme surpresa exclamou: mas este livro nunca saiu daqui de casa e você nem quis ler!” (linhas 69-72).
D) “E o pior para essa mulher não era a descoberta do que acontecia. Devia ser a descoberta horrorizada da filha que tinha” (linhas 73-75).

Considere o trecho entre as linhas 106 e 109, quando o narrador retoma o título: “Felicidade clandestina”: “Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade. A felicidade sempre iria ser clandestina para mim”. Em seguida determine o(s) item(ns) que oferece(m) um comentário coerente em relação ao título, tomando o texto como um todo.
I - O clandestino relaciona-se com o proibido, algo que tem poder desestruturador. E esse poder a leitura consegue ter, quando realizada com intensidade.
II - A erotização da leitura – o erótico é sempre visto como ilegal e/ou ilegítimo – que a personagem-narradora promove pode justificar a clandestinidade.
III - O prazer intenso provocado pela leitura envolve não só o cérebro, o intelecto, mas os sentidos, o corpo, a libido, daí a clandestinidade.
A) somente em I.
B) em I, II e III.
C) somente em II e III.
D) somente em III.

Atente para o que é dito sobre a frase inicial do sexto parágrafo: “Mas não ficou simplesmente nisso” (linha 39).
I - A partícula “mas” tem, no texto, a propriedade de atuar sobre o receptor e tentar levá-lo a aceitar o ponto de vista do locutor.
II - O “mas” sugere que o locutor se antecipa a uma possível conclusão apressada do interlocutor sobre o que vinha sendo informado.
III - O vocábulo “nisso” retoma um elemento único do parágrafo anterior – “dia seguinte” (linha 33).
A) somente em II.
B) somente em II e III.
C) somente em I e II.
D) somente em III.

Observe o que se diz sobre o seguinte enunciado: “Era um livro grosso, meu Deus, era um livro para se ficar vivendo com ele, comendo-o, dormindo-o.” (linhas 27-29).
I - Em “comendo-o, dormindo-o”, observam-se duas extensões de sentido e o uso de uma regência não convencional.
II - Em “dormindo-o”, a narradora toma como transitivo direto um verbo intransitivo, forçando o paralelismo sintático com “comendo-o”.
III - O emprego de “comendo-o, dormindo-o” intensifica a relação quase erótica da personagem-narradora com os livros.
A) apenas em I.
B) apenas em I e II.
C) apenas em II e III.
D) em I, II e III.

Indique a opção que traz um comentário INCORRETO sobre o trecho “E o pior para essa mulher não era a descoberta do que acontecia. Devia ser a descoberta horrorizada da filha que tinha.” (linhas 73-75).
A) Os dois períodos indicam, respectivamente, uma certeza e uma probabilidade sobre os sentimentos da mãe.
B) A expressão referencial “essa mulher” tem como antecedente imediato explícito “A senhora” (linha 66).
C) Em “a descoberta horrorizada”, horrorizada relaciona-se sintaticamente com “descoberta”, mas semanticamente com “essa mulher”.
D) O texto se tornaria menos expressivo se a negação viesse em segundo lugar: “E o pior para essa mulher devia ser a descoberta horrorizada da filha que tinha, não era a descoberta do que acontecia.”

Considere o emprego do pronome “este”, na seguinte passagem do texto: “Voltou-se para a filha e com enorme surpresa exclamou: mas este livro nunca saiu daqui de casa e você nem quis ler!” (linhas 69-72).
I - O pronome “este”, que compõe a expressão referencial “este livro”, indica que o objeto, como ensina a gramática normativa, está, no texto, próximo do sujeito que fala.
II - O pronome “este”, na expressão referencial “este livro”, indica um referente que, de forma repentina, se torna claro para o falante.
III - O emprego do pronome “este”, na expressão em destaque, tem a função textual de pôr em relevo o referente.
A) apenas em I.
B) apenas em I e II.
C) apenas em II e III.
D) em I, II e III.

Considere o que é dito sobre a partícula quê empregada várias vezes no texto.
I - É morfologicamente igual nas duas ocorrências seguintes: “Disse-me que eu passasse pela sua casa no dia seguinte e que ela o emprestaria.” (linhas 30-32).
II - Tem função anafórica e catafórica ao mesmo tempo e serve de complemento verbal na frase a seguir: “Mas possuía o que qualquer criança devoradora de histórias gostaria de ter: um pai dono de livraria.” (linhas 6-9).
III - É diferente nos dois enunciados que seguem: “Mas que talento tinha para a crueldade.” (linha 11); “o livro ainda não estava em seu poder, que eu voltasse no dia seguinte.” (linhas 44-46).
A) I e II somente.
B) II e III somente.
C) I e III somente.
D) I, II e III.

Em três ocasiões, a autora emprega a expressão “Até que” (linhas 22, 58 e 68). Marque a opção em que se explica o uso dessa expressão.
A) Nas três ocorrências, indica uma relação temporal, além de marcar a realização de algo que estava demorando muito.
B) Nas três ocorrências, indica um limite temporal para a ação subsequente.
C) Nas duas primeiras ocorrências, indica inclusão; na terceira, a realização de algo que estava demorando muito.
D) Em cada ocorrência indica uma relação diferente: na primeira, uma relação temporal; na segunda, uma relação espacial; na terceira, uma relação de finalidade.

Das várias características da obra de Clarice Lispector, assinale a única que NÃO se identifica no conto “Felicidade Clandestina”.
A) Ruptura com a linearidade da narrativa (começo, meio e fim invertidos).
B) Análise das angústias e dos dramas existenciais das personagens.
C) Aproveitamento de um assunto corriqueiro, o qual é aprofundado pela autora.
D) Quase nenhuma ocorrência do diálogo, substituído pela fala solitária da personagem.

Alguma ou algumas das teses abaixo pode(m) ser depreendida(s) do texto, a partir da caracterização que a personagem-narradora faz de si e da outra menina, e das atitudes que ela atribui a si e à outra. Assinale com V ou F conforme sejam falsas ou verdadeiras, em relação ao texto, as seguintes teses.
( ) Os aspectos físicos condicionam os aspectos morais.
( ) Os aspectos ambientais determinam os aspectos biológicos.
( ) Os aspectos étnicos motivam os aspectos psicológicos.
( ) Os aspectos ambientais regulam os aspectos comportamentais.
A) V, V, F, F.
B) F, V, F, V.
C) F, F, V, F.
D) V, F, V, F.

Em relação às teses apresentadas na questão anterior, escreva V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso o que se diz nas opções abaixo.
( ) O texto, defendendo uma ou algumas das teses destacadas na questão anterior, apresenta uma visão de mundo determinista.
( ) Por expor, no texto, uma ou mais das teses em questão, a escritora Clarice Lispector deve ser acusada de preconceituosa.
( ) A(s) tese(s) defendida(s) no texto, que é uma obra de ficção, representa(m) a visão de mundo da narradora, não da autora.
( ) A(s) tese(s) apontada(s) na questão anterior, alguma(s) das quais pode(m) ser identificada(s) no texto, é(são) própria(s) da narrativa de tendência naturalista.
A) V, F, F, V.
B) F, V, V, V.
C) V, V, F, F.
D) V, F, V, V.

Assinale a opção em que o que se diz NÃO está relacionado corretamente com o mito da representação do ser humano em forma de esfera.
A) Um ser humano pode completar outro ser humano.
B) A estrutura da esfera corresponde a dois seres humanos completos.
C) A união de duas metades formam uma unidade.
D) O egoísmo impossibilita o amor e a completude.

Indique a opção que expressa a ideia que poderia constituir o sujeito do verbo tratar no enunciado “Trata-se de um mito originário da Grécia que se perpetua no nosso imaginário”. (linhas 120-122)
A) A concepção do ser humano como uma esfera.
B) A ideia de o amor se originar da divisão de uma esfera.
C) A crença na possibilidade da completude.
D) A ilusão de o amor fazer de dois seres um só ser.

Marque a opção que indica o antecedente do pronome “isso” (linha 147).
A) Todo o segundo parágrafo (linhas 133-146).
B) A expressão “(d)a crença na liberdade do amado” (linha 141).
C) O que vai da linha 136 (“Noutras”) até a linha 146.
D) O que vai da linha 139 (“A”) até a linha 146.

Considere o enunciado “Num de seus seminários, Lacan retomou esse mito para ensinar que, na verdade, o amor é „o desejo impossível de ser um quando há dois‟” (linhas 133-136). Nos itens a seguir, a expressão “na verdade” aparece deslocada em relação ao texto original.
I - Num de seus seminários, Lacan retomou esse mito para ensinar que o amor é, na verdade, “o desejo impossível de ser um quando há dois”.
II - Num de seus seminários, Lacan retomou esse mito para ensinar que o amor, na verdade, é “o desejo impossível de ser um quando há dois”.
III - Num de seus seminários, Lacan, na verdade, retomou esse mito para ensinar que o amor é “o desejo impossível de ser um quando há dois”.
A) Apenas em I.
B) Apenas em I e III.
C) Apenas em I e II.
D) Apenas em II e III.

A dor de cabeça, queixa frequente nos dias atuais, ocorre quando
A) crianças em fase de desenvolvimento apresentam dificuldade de respiração, seguida de diminuição da pressão arterial.
B) há o depósito de gordura nas artérias, como resultado de uma alimentação inadequada.
C) um desequilíbrio metabólico produz substâncias tóxicas que se depositam na corrente sanguínea e provocam o aumento da pressão arterial.
D) os vasos sanguíneos cerebrais ficam dilatados e pressionam os nervos.

Com relação à biodiversidade, coloque V, para as afirmacoes verdadeiras, e F, para as falsas.
( ) Atualmente, em virtude da conscientização ecológica, a diversidade biológica se constitui como base das atividades agrícolas no Brasil.
( ) Quanto maior o número de espécies menor a estabilidade dos ecossistemas devido às tensões resultantes da competição nesses ambientes.
( ) A diversidade biológica é mais elevada em áreas quentes e úmidas como acontece em regiões tropicais.
( ) Apesar de ser tipicamente brasileira, a caatinga é um ecossistema pobre em diversidade e, por isso, um dos menos degradados do país.
( ) A introdução de espécies exóticas em um ambiente pode levar à extinção de outras espécies que nele ocorrem naturalmente.
A) V, V, F, F, V
B) F, F, V, F, V
C) V, V, V, F, F
D) F, F, F, V, V

O sistema atual de classificação utiliza o Sistema Binomial de Nomenclatura, proposto por Lineu e, segundo essa proposta, o cão doméstico (Canis familiaris), o lobo (Canis lupus) e o coiote (Canis latrans) pertencem a uma mesma categoria taxonômica. Esses animais fazem parte de um(a) mesmo(a)
A) gênero.
B) espécie.
C) raça.
D) família.

A resposta que completaria corretamente a tabela, de cima para baixo, é
A) Crustácea, Annelida, Mollusca, Cephalopoda, Insecta.
B) Arthropoda, Annelida, Mollusca, Mollusca, Insecta.
C) Arthropoda, Annelida, Mollusca, Mollusca, Arthropoda.
D) Crustácea, Annelida, Gastropoda, Cephalopoda, Insecta.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Marque a opção que explica, pela lógica do texto, o fato de a menina loura, menina 1, submeter-se ao que ela chama de “tortura chinesa” (linhas 23-24), promovida pela colega, menina 2.
A) A menina 2 ser filha do dono de uma livraria que vendia livros infantis, e a menina 1 não ser.
B) A menina 2 ter o livro Reinações de Narizinho, e a menina 1 desejar lê-lo, mas não poder comprá-lo.
C) A menina 2 ser má, rica, egoísta e invejosa, e a menina 1 ser humilde, boa e pobre.
D) A menina 2 ter o livro Reinações de Narizinho, vendido na livraria de seu pai, e a menina 1 não querer comprá-lo.

Ao longo do texto, distribuem-se expressões que, reunidas, apontam para o título. Marque a opção que mostra uma ou mais dessas expressões.
A) “Mas que talento tinha para a crueldade. Ela toda era pura vingança, chupando balas com barulho” (linhas 11-13).
B) “Sei que segurava o livro grosso com as duas mãos, comprimindo-o contra o peito. [...] Meu peito estava quente. Meu coração pensativo” (linhas 92-97).
C) “Voltou-se para a filha e com enorme surpresa exclamou: mas este livro nunca saiu daqui de casa e você nem quis ler!” (linhas 69-72).
D) “E o pior para essa mulher não era a descoberta do que acontecia. Devia ser a descoberta horrorizada da filha que tinha” (linhas 73-75).

Considere o trecho entre as linhas 106 e 109, quando o narrador retoma o título: “Felicidade clandestina”: “Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade. A felicidade sempre iria ser clandestina para mim”. Em seguida determine o(s) item(ns) que oferece(m) um comentário coerente em relação ao título, tomando o texto como um todo.
I - O clandestino relaciona-se com o proibido, algo que tem poder desestruturador. E esse poder a leitura consegue ter, quando realizada com intensidade.
II - A erotização da leitura – o erótico é sempre visto como ilegal e/ou ilegítimo – que a personagem-narradora promove pode justificar a clandestinidade.
III - O prazer intenso provocado pela leitura envolve não só o cérebro, o intelecto, mas os sentidos, o corpo, a libido, daí a clandestinidade.
A) somente em I.
B) em I, II e III.
C) somente em II e III.
D) somente em III.

Atente para o que é dito sobre a frase inicial do sexto parágrafo: “Mas não ficou simplesmente nisso” (linha 39).
I - A partícula “mas” tem, no texto, a propriedade de atuar sobre o receptor e tentar levá-lo a aceitar o ponto de vista do locutor.
II - O “mas” sugere que o locutor se antecipa a uma possível conclusão apressada do interlocutor sobre o que vinha sendo informado.
III - O vocábulo “nisso” retoma um elemento único do parágrafo anterior – “dia seguinte” (linha 33).
A) somente em II.
B) somente em II e III.
C) somente em I e II.
D) somente em III.

Observe o que se diz sobre o seguinte enunciado: “Era um livro grosso, meu Deus, era um livro para se ficar vivendo com ele, comendo-o, dormindo-o.” (linhas 27-29).
I - Em “comendo-o, dormindo-o”, observam-se duas extensões de sentido e o uso de uma regência não convencional.
II - Em “dormindo-o”, a narradora toma como transitivo direto um verbo intransitivo, forçando o paralelismo sintático com “comendo-o”.
III - O emprego de “comendo-o, dormindo-o” intensifica a relação quase erótica da personagem-narradora com os livros.
A) apenas em I.
B) apenas em I e II.
C) apenas em II e III.
D) em I, II e III.

Indique a opção que traz um comentário INCORRETO sobre o trecho “E o pior para essa mulher não era a descoberta do que acontecia. Devia ser a descoberta horrorizada da filha que tinha.” (linhas 73-75).
A) Os dois períodos indicam, respectivamente, uma certeza e uma probabilidade sobre os sentimentos da mãe.
B) A expressão referencial “essa mulher” tem como antecedente imediato explícito “A senhora” (linha 66).
C) Em “a descoberta horrorizada”, horrorizada relaciona-se sintaticamente com “descoberta”, mas semanticamente com “essa mulher”.
D) O texto se tornaria menos expressivo se a negação viesse em segundo lugar: “E o pior para essa mulher devia ser a descoberta horrorizada da filha que tinha, não era a descoberta do que acontecia.”

Considere o emprego do pronome “este”, na seguinte passagem do texto: “Voltou-se para a filha e com enorme surpresa exclamou: mas este livro nunca saiu daqui de casa e você nem quis ler!” (linhas 69-72).
I - O pronome “este”, que compõe a expressão referencial “este livro”, indica que o objeto, como ensina a gramática normativa, está, no texto, próximo do sujeito que fala.
II - O pronome “este”, na expressão referencial “este livro”, indica um referente que, de forma repentina, se torna claro para o falante.
III - O emprego do pronome “este”, na expressão em destaque, tem a função textual de pôr em relevo o referente.
A) apenas em I.
B) apenas em I e II.
C) apenas em II e III.
D) em I, II e III.

Considere o que é dito sobre a partícula quê empregada várias vezes no texto.
I - É morfologicamente igual nas duas ocorrências seguintes: “Disse-me que eu passasse pela sua casa no dia seguinte e que ela o emprestaria.” (linhas 30-32).
II - Tem função anafórica e catafórica ao mesmo tempo e serve de complemento verbal na frase a seguir: “Mas possuía o que qualquer criança devoradora de histórias gostaria de ter: um pai dono de livraria.” (linhas 6-9).
III - É diferente nos dois enunciados que seguem: “Mas que talento tinha para a crueldade.” (linha 11); “o livro ainda não estava em seu poder, que eu voltasse no dia seguinte.” (linhas 44-46).
A) I e II somente.
B) II e III somente.
C) I e III somente.
D) I, II e III.

Em três ocasiões, a autora emprega a expressão “Até que” (linhas 22, 58 e 68). Marque a opção em que se explica o uso dessa expressão.
A) Nas três ocorrências, indica uma relação temporal, além de marcar a realização de algo que estava demorando muito.
B) Nas três ocorrências, indica um limite temporal para a ação subsequente.
C) Nas duas primeiras ocorrências, indica inclusão; na terceira, a realização de algo que estava demorando muito.
D) Em cada ocorrência indica uma relação diferente: na primeira, uma relação temporal; na segunda, uma relação espacial; na terceira, uma relação de finalidade.

Das várias características da obra de Clarice Lispector, assinale a única que NÃO se identifica no conto “Felicidade Clandestina”.
A) Ruptura com a linearidade da narrativa (começo, meio e fim invertidos).
B) Análise das angústias e dos dramas existenciais das personagens.
C) Aproveitamento de um assunto corriqueiro, o qual é aprofundado pela autora.
D) Quase nenhuma ocorrência do diálogo, substituído pela fala solitária da personagem.

Alguma ou algumas das teses abaixo pode(m) ser depreendida(s) do texto, a partir da caracterização que a personagem-narradora faz de si e da outra menina, e das atitudes que ela atribui a si e à outra. Assinale com V ou F conforme sejam falsas ou verdadeiras, em relação ao texto, as seguintes teses.
( ) Os aspectos físicos condicionam os aspectos morais.
( ) Os aspectos ambientais determinam os aspectos biológicos.
( ) Os aspectos étnicos motivam os aspectos psicológicos.
( ) Os aspectos ambientais regulam os aspectos comportamentais.
A) V, V, F, F.
B) F, V, F, V.
C) F, F, V, F.
D) V, F, V, F.

Em relação às teses apresentadas na questão anterior, escreva V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso o que se diz nas opções abaixo.
( ) O texto, defendendo uma ou algumas das teses destacadas na questão anterior, apresenta uma visão de mundo determinista.
( ) Por expor, no texto, uma ou mais das teses em questão, a escritora Clarice Lispector deve ser acusada de preconceituosa.
( ) A(s) tese(s) defendida(s) no texto, que é uma obra de ficção, representa(m) a visão de mundo da narradora, não da autora.
( ) A(s) tese(s) apontada(s) na questão anterior, alguma(s) das quais pode(m) ser identificada(s) no texto, é(são) própria(s) da narrativa de tendência naturalista.
A) V, F, F, V.
B) F, V, V, V.
C) V, V, F, F.
D) V, F, V, V.

Assinale a opção em que o que se diz NÃO está relacionado corretamente com o mito da representação do ser humano em forma de esfera.
A) Um ser humano pode completar outro ser humano.
B) A estrutura da esfera corresponde a dois seres humanos completos.
C) A união de duas metades formam uma unidade.
D) O egoísmo impossibilita o amor e a completude.

Indique a opção que expressa a ideia que poderia constituir o sujeito do verbo tratar no enunciado “Trata-se de um mito originário da Grécia que se perpetua no nosso imaginário”. (linhas 120-122)
A) A concepção do ser humano como uma esfera.
B) A ideia de o amor se originar da divisão de uma esfera.
C) A crença na possibilidade da completude.
D) A ilusão de o amor fazer de dois seres um só ser.

Marque a opção que indica o antecedente do pronome “isso” (linha 147).
A) Todo o segundo parágrafo (linhas 133-146).
B) A expressão “(d)a crença na liberdade do amado” (linha 141).
C) O que vai da linha 136 (“Noutras”) até a linha 146.
D) O que vai da linha 139 (“A”) até a linha 146.

Considere o enunciado “Num de seus seminários, Lacan retomou esse mito para ensinar que, na verdade, o amor é „o desejo impossível de ser um quando há dois‟” (linhas 133-136). Nos itens a seguir, a expressão “na verdade” aparece deslocada em relação ao texto original.
I - Num de seus seminários, Lacan retomou esse mito para ensinar que o amor é, na verdade, “o desejo impossível de ser um quando há dois”.
II - Num de seus seminários, Lacan retomou esse mito para ensinar que o amor, na verdade, é “o desejo impossível de ser um quando há dois”.
III - Num de seus seminários, Lacan, na verdade, retomou esse mito para ensinar que o amor é “o desejo impossível de ser um quando há dois”.
A) Apenas em I.
B) Apenas em I e III.
C) Apenas em I e II.
D) Apenas em II e III.

A dor de cabeça, queixa frequente nos dias atuais, ocorre quando
A) crianças em fase de desenvolvimento apresentam dificuldade de respiração, seguida de diminuição da pressão arterial.
B) há o depósito de gordura nas artérias, como resultado de uma alimentação inadequada.
C) um desequilíbrio metabólico produz substâncias tóxicas que se depositam na corrente sanguínea e provocam o aumento da pressão arterial.
D) os vasos sanguíneos cerebrais ficam dilatados e pressionam os nervos.

Com relação à biodiversidade, coloque V, para as afirmacoes verdadeiras, e F, para as falsas.
( ) Atualmente, em virtude da conscientização ecológica, a diversidade biológica se constitui como base das atividades agrícolas no Brasil.
( ) Quanto maior o número de espécies menor a estabilidade dos ecossistemas devido às tensões resultantes da competição nesses ambientes.
( ) A diversidade biológica é mais elevada em áreas quentes e úmidas como acontece em regiões tropicais.
( ) Apesar de ser tipicamente brasileira, a caatinga é um ecossistema pobre em diversidade e, por isso, um dos menos degradados do país.
( ) A introdução de espécies exóticas em um ambiente pode levar à extinção de outras espécies que nele ocorrem naturalmente.
A) V, V, F, F, V
B) F, F, V, F, V
C) V, V, V, F, F
D) F, F, F, V, V

O sistema atual de classificação utiliza o Sistema Binomial de Nomenclatura, proposto por Lineu e, segundo essa proposta, o cão doméstico (Canis familiaris), o lobo (Canis lupus) e o coiote (Canis latrans) pertencem a uma mesma categoria taxonômica. Esses animais fazem parte de um(a) mesmo(a)
A) gênero.
B) espécie.
C) raça.
D) família.

A resposta que completaria corretamente a tabela, de cima para baixo, é
A) Crustácea, Annelida, Mollusca, Cephalopoda, Insecta.
B) Arthropoda, Annelida, Mollusca, Mollusca, Insecta.
C) Arthropoda, Annelida, Mollusca, Mollusca, Arthropoda.
D) Crustácea, Annelida, Gastropoda, Cephalopoda, Insecta.

Prévia do material em texto

COPIE NO CARTÃO-RESPOSTA 
Após receber o seu CARTÃO-RESPOSTA e assim que autorizado pelo fiscal de sala, copie no 
local apropriado, em letra CURSIVA, a seguinte frase: 
Com o amor não tentes ser forte. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
GABARITO 01 
JULHO/2010 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE 
Comissão Executiva do Vestibular – CEV 
No de inscrição do candidato 
 
 
 
No da identidade do candidato 
Nome do candidato 
 
Assinatura do candidato 
AGENDA 
 
 O gabarito preliminar oficial e as questões desta 
prova estarão disponíveis na página da CEV 
(www.uece.br), a partir das 16 horas do dia 18 de 
julho de 2010. 
 
 Sua grade de respostas estará disponível na página 
da CEV/UECE (www.uece.br), a partir das 17 horas 
do dia 23/07/2010. 
 
 O prazo de recursos se inicia no dia 20/07/2010, 
às 08 horas, e finda às 17 horas do dia 
21/07/2010. O candidato poderá interpor recurso 
administrativo contra o gabarito oficial preliminar, a 
formulação ou o conteúdo de questão da prova. 
 
 Os recursos deverão ser dirigidos ao Presidente da 
CEV/UECE e entregues no Protocolo Geral da UECE, 
no Campus do Itaperi ou nas sedes das Unidades da 
UECE no interior do Estado. 
 
VESTIBULAR 2010.2 
 
2a FASE - 1o DIA 
18 de JULHO de 2010 
REDAÇÃO/LÍNGUA PORTUGUESA 
 
CAMPUS DO ITAPERI 
 
 DURAÇÃO: 04 HORAS 
INÍCIO: 09h00min TÉRMINO: 13h00min 
 
 
ATENÇÃO 
 
Não esqueça de marcar no 
cartão-resposta o número do 
seu gabarito que está 
indicado no interior do 
caderno de provas. 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 18 de JULHO de 2010 – GABARITO 1 
 
 
 2 
 
LEIA COM ATENÇÃO 
 
 
1. Após receber o seu cartão-resposta e antes de dar 
início à marcação do gabarito, pinte no cartão o 
quadrinho de número 1 que é o NÚMERO DO 
GABARITO de sua prova. 
 
MARQUE O NÚMERO DO 
GABARITO NO CARTÃO-
RESPOSTA. 
 
 
2. Marque suas respostas pintando completamente o 
interior do círculo correspondente à alternativa de 
sua opção com caneta de tinta azul ou preta. É 
vedado o uso de qualquer outro material para 
marcação das respostas. 
MARQUE SUAS OPÇÕES NO CARTÃO-
RESPOSTA ASSIM: 
 
 
3. Ao sair definitivamente da sala, o candidato deverá entregar: (1) o cartão-resposta 
preenchido e assinado; (2) o caderno de prova assinado; (3) a folha para a redação 
(DEFINITIVA). Deverá, ainda, assinar a folha de presença. Será atribuída nota zero, na 
prova correspondente, ao candidato que não entregar seu cartão-resposta ou sua folha 
definitiva de redação. 
4. É proibido copiar suas respostas em papel, em qualquer outro material, na sua roupa ou em 
qualquer parte de seu corpo. 
 
 
PROVA I 
REDAÇÃO 
PROVA II 
LÍNGUA PORTUGUESA 
20 QUESTÕES 
 
PROVA II 
LÍNGUA PORTUGUESA 
20 QUESTÕES 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 A B C D 
     
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 18 de JULHO de 2010 – GABARITO 1 
 
 
 3 
PROVA I: REDAÇÃO 
 
Prezado (a) vestibulando (a), 
 
A prova de redação, além de ter caráter avaliativo, constitui uma oportunidade de você expressar suas ideias e 
sentimentos, atuando como sujeito do discurso. 
 
Como ponto de partida para isso, leia a letra da canção Imagine, do conhecido músico britânico John Lennon, 
que, em 1971, protesta contra a guerra, convidando as pessoas a sonhar com um mundo diferente, sem 
fronteiras de qualquer natureza. 
 
Imagine 
John Lennon 
Imagine there's no heaven 
It's easy if you try 
No hell below us 
Above us only sky 
Imagine all the people 
Living for today 
Imagine there's no countries 
It isn't hard to do 
Nothing to kill or die for 
And no religion too 
Imagine all the people 
Living life in peace 
You may say 
I'm a dreamer 
But I'm not the only one 
I hope some day 
You'll join us 
And the world will be as one 
Imagine no possessions 
I wonder if you can 
No need for greed or hunger 
A brotherhood of man 
Imagine all the people 
Sharing all the world 
You may say, 
I'm a dreamer 
But I'm not the only one 
I hope some day 
You'll join us 
And the world will be as one 
 
Imagine 
John Lennon 
Imagine que não há paraíso 
É fácil se você tentar 
Nenhum inferno abaixo de nós 
Acima de nós, apenas o firmamento 
Imagine todas as pessoas 
Vivendo para o hoje 
Imagine que não existem países 
Não é difícil fazê-lo 
Nada pelo que matar ou morrer 
E nenhuma religião também 
Imagine todas as pessoas 
Vivendo a vida em paz 
Você pode dizer que 
eu sou um sonhador 
Mas não sou o único 
Desejo que um dia 
você se junte a nós 
E o mundo será como um só 
Imagine que não existem posses 
Fico pensando se você conseguiria 
Nenhuma necessidade movida por 
ganância ou fome 
Uma irmandade humana 
Imagine todas as pessoas 
Compartilhando o mundo todo 
Você pode dizer 
Que eu sou um sonhador 
Mas não sou o único 
Desejo que um dia 
Você se junte a nós 
E o mundo será como um só 
 
 
 
SUGESTÃO 1 
Assumindo o papel de repórter de um jornal, escreva uma notícia sobre um fato que poderia ocorrer nesse 
mundo imaginado por Lennon. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 18 de JULHO de 2010 – GABARITO 1 
 
 
 4 
 
SUGESTÃO 2 
Como leitor de jornais, revistas e blogs, você tem contato diário com informações como as que são veiculadas 
nos trechos a seguir. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Aproveitando as informações lidas acima e/ou outras informações, escreva uma mensagem dirigida a John 
Lennon. Discuta, apresentando argumentos convincentes, a possibilidade ou a impossibilidade de realização do 
sonho que ele expressa na música Imagine. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
TRECHO 01 
Atualizado em 9 de fevereiro, 
2010 - 18:37 (Brasília) 20:37 GMT 
IRÃ 
Sanções contra Irã não terão 
resultado, diz Amorim 
Amorim disse que o Brasil está disposto 
a ajudar no diálogo com Irã 
O ministro das Relações Exteriores, 
Celso Amorim, afirmou nesta terça-
feira que novas sanções contra o Irã 
– que vêm sendo cogitadas por 
vários países, depois que Teerã 
anunciou que iria aumentar o 
porcentual de enriquecimento de 
seu urânio – não irão fazer o país 
asiático mudar de posição. 
“É preciso que haja um diálogo direto. O 
Brasil está pronto a ajudar nesse 
diálogo, mas evidentemente tem de 
haver uma disposição das partes 
principais. Agora, nós não acreditamos 
que sanções vão ter resultados”, disse o 
chanceler em Brasília. 
O ministro destacou que o Irã é um país 
“importante, tem uma diversidade 
econômica grande” e que o prejuízo 
“como sempre é para os mais pobres, 
mais fracos”. 
 
TRECHO 02 
Atualizado em 9 de junho, 2010 
- 18:27 (Brasília) 21:27 GMT 
ORIENTE MÉDIO 
O presidente dos Estados Unidos, 
Barack Obama, afirmou que a 
situação na Faixa de Gaza é 
"insustentável" e prometeu um 
pacote de ajuda de US$ 400 milhões 
para os palestinos. 
Obama fez observações durante uma 
reunião, em Washington, com o 
presidente da Autoridade Palestina, 
Mahmoud Abbas. 
"Não apenas o estado atual das coisas, 
no que diz respeito à Gaza, é 
insustentável, mas o estado atual das 
coisas em relação ao Oriente Médio é 
insustentável", disse Obama. 
"É hora de irmos em frente, avançar 
para uma solução (que compreenda a 
existência) de dois Estados", 
acrescentou. 
A visita de Mahmoud Abbas a 
Washington já estava agendada antes 
dos ataques de Israel contra uma frota 
de barcos que levava centenas de 
ativistas pró-Palestina, que deixou nove 
ativistas mortos na semana passada. 
 
 
UNIVERSIDADEESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 18 de JULHO de 2010 – GABARITO 1 
 
 
 5 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
T F 
 01 
 02 
 03 
 04 
 05 
 06 
 07 
 08 
 09 
 10 
 11 
 12 
 13 
 14 
 15 
 16 
 17 
 18 
 19 
 20 
 21 
 22 
 23 
 24 
 25 
TOTAL 
 
RASCUNHO DA REDAÇÃO 
Se desejar, utilize esta página para o rascunho de sua redação. Não se esqueça de 
transcrever o seu trabalho para a folha específica da Prova de Redação. 
Esta página não será objeto de correção. 
 
NÃO ESCREVA 
NAS COLUNAS 
T e F 
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 18 de JULHO de 2010 – GABARITO 1 
 
 
 6 
PROVA II - LÍNGUA PORTUGUESA 
 
Texto 1 
 
Felicidade clandestina 
 
 
1 
2 
3 
4 
5 
6 
7 
8 
9 
10 
11 
12 
13 
14 
15 
16 
17 
18 
19 
20 
21 
22 
23 
24 
25 
26 
27 
28 
29 
30 
31 
32 
33 
34 
35 
36 
37 
38 
39 
40 
41 
42 
43 
44 
45 
46 
47 
48 
49 
50 
51 
52 
53 
54 
55 
56 
57 
58 
Ela era gorda, baixa, sardenta e de 
cabelos crespos, meio arruivados. Tinha 
um busto enorme, enquanto nós todas 
ainda éramos achatadas. Como se não 
bastasse, enchia os dois bolsos da blusa, 
por cima do busto, com balas. Mas possuía 
o que qualquer criança devoradora de 
histórias gostaria de ter: um pai dono de 
livraria. 
Pouco aproveitava. E nós menos ainda. 
Mas que talento tinha para a crueldade. 
Ela toda era pura vingança, chupando 
balas com barulho. Como essa menina 
devia nos odiar, nós que éramos 
imperdoavelmente bonitinhas, esguias, 
altinhas, de cabelos livres. Comigo 
exerceu com calma ferocidade o seu 
sadismo. Na minha ânsia de ler, eu nem 
notava as humilhações a que ela me 
submetia: continuava a implorar-lhe 
emprestados os livros que ela não lia. 
Até que veio para ela o magno dia de 
começar a exercer sobre mim uma tortura 
chinesa. Como casualmente, informou-me 
que possuía As reinações de Narizinho, de 
Monteiro Lobato. 
Era um livro grosso, meu Deus, era um 
livro para se ficar vivendo com ele, 
comendo-o, dormindo-o. E completamente 
acima de minhas posses. Disse-me que eu 
passasse pela sua casa no dia seguinte e 
que ela o emprestaria. 
No dia seguinte, fui à sua casa 
literalmente correndo. Não me mandou 
entrar. Olhando bem para meus olhos, 
disse-me que havia emprestado o livro a 
outra menina, e que eu voltasse no outro 
dia para buscá-lo. 
Mas não ficou simplesmente nisso. O 
plano secreto da filha do dono da livraria 
era tranquilo e diabólico. No dia seguinte 
lá estava eu à porta de sua casa, com um 
sorriso e o coração batendo. Para ouvir a 
resposta calma: o livro ainda não estava 
em seu poder, que eu voltasse no dia 
seguinte. 
E assim continuou. Quanto tempo? Não 
sei. Ela sabia que era tempo indefinido, 
enquanto o fel não escorresse todo de seu 
corpo grosso. Eu já começara a adivinhar 
que ela me escolhera para eu sofrer, às 
vezes adivinho. Mas, adivinhando mesmo, 
às vezes aceito: como se quem quer me 
fazer sofrer esteja precisando 
danadamente que eu sofra. 
Quanto tempo? Eu ia diariamente à sua 
casa, sem faltar um dia sequer. 
Até que um dia, quando eu estava à 
59 
60 
61 
62 
63 
64 
65 
66 
67 
68 
69 
70 
71 
72 
73 
74 
75 
76 
77 
78 
79 
80 
81 
82 
83 
84 
85 
86 
87 
88 
89 
90 
91 
92 
93 
94 
95 
96 
97 
98 
99 
100 
101 
102 
103 
104 
105 
106 
107 
108 
109 
110 
111 
112 
113 
114 
115 
116 
117 
porta de sua casa, ouvindo humilde e 
silenciosa a sua recusa, apareceu sua 
mãe. Ela devia estar estranhando a 
aparição muda e diária daquela menina à 
porta de sua casa. Pediu explicações a nós 
duas. Houve uma confusão silenciosa, 
entrecortada de palavras pouco 
elucidativas. A senhora achava cada vez 
mais estranho o fato de não estar 
entendendo. Até que essa mãe boa 
entendeu. Voltou-se para a filha e com 
enorme surpresa exclamou: mas este livro 
nunca saiu daqui de casa e você nem quis 
ler! 
E o pior para essa mulher não era a 
descoberta do que acontecia. Devia ser a 
descoberta horrorizada da filha que tinha. 
Ela nos espiava em silêncio: a potência de 
perversidade de sua filha desconhecida e a 
menina loura em pé à porta, exausta, ao 
vento das ruas de Recife. Foi então que, 
finalmente se refazendo, disse firme e 
calma para a filha: você vai emprestar o 
livro agora mesmo. E para mim: “E você 
fica com o livro por quanto tempo quiser”. 
Entendem? Valia mais do que me dar o 
livro: “pelo tempo que eu quisesse” é tudo 
o que uma pessoa, grande ou pequena, 
pode ter a ousadia de querer. 
Como contar o que se seguiu? Eu 
estava estonteada, e assim recebi o livro 
na mão. Acho que eu não disse nada. 
Peguei o livro. Não, não saí pulando como 
sempre. Saí andando bem devagar. Sei 
que segurava o livro grosso com as duas 
mãos, comprimindo-o contra o peito. 
Quanto tempo levei até chegar em casa, 
também pouco importa. Meu peito estava 
quente. Meu coração pensativo. 
Chegando em casa, não comecei a ler. 
Fingia que não o tinha, só para depois ter 
o susto de o ter. Horas depois abri-o, li 
algumas linhas maravilhosas, fechei-o de 
novo, fui passear pela casa, adiei ainda 
mais indo comer pão com manteiga, fingi 
que não sabia onde guardara o livro, 
achava-o, abria-o por alguns instantes. 
Criava as mais falsas dificuldades para 
aquela coisa clandestina que era a 
felicidade. A felicidade sempre iria ser 
clandestina para mim. Parece que eu já 
pressentia. Como demorei! Eu vivia no 
ar... Havia orgulho e pudor em mim. Eu 
era uma rainha delicada. 
Às vezes sentava-me na rede, 
balançando-me com o livro aberto no colo, 
sem tocá-lo, em êxtase puríssimo. 
Não era mais uma menina com um 
livro: era uma mulher com o seu amante. 
(Clarice Lispector. Clarice na cabeceira. p. 185-188. 
Adaptação.) 
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 18 de JULHO de 2010 – GABARITO 1 
 
 
 7 
01. 
Considere o que se diz sobre a estrutura do texto. 
I - O texto tem três momentos bem 
delimitados: a apresentação de uma das 
personagens, com predominância de 
elementos descritivos; o núcleo dos 
acontecimentos, com predominância 
narrativa; o desfecho, com elementos 
narrativos e descritivos. 
II - O texto é escrito em 1a pessoa, por uma 
personagem-narradora que opta pela 
focalização onisciente dos fatos e dos 
sentimentos das outras personagens. 
III - O tempo da história se desenrola 
linearmente, assinalado no discurso por 
marcadores temporais explícitos. 
Está correto o que se diz em 
A) I, II e III. 
B) I e II apenas. 
C) II e III apenas. 
D) I e III apenas. 
 
 
02. 
Assinale a opção cuja assertiva NÃO está de 
acordo com a lógica da narrativa. 
A) A narrativa inicia-se com um sujeito em 
carência, ou seja, separado do seu objeto de 
desejo. 
B) O sujeito adota uma atitude passiva diante 
das dificuldades para alcançar o seu objeto de 
desejo. 
C) O sujeito encontra quem dificulte e quem 
facilite sua aproximação do seu objeto de 
desejo. 
D) No final da narrativa, o sujeito entra em 
conjunção com o seu objeto de desejo, isto é, 
consegue conquistá-lo. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
03. 
Considere as assertivas abaixo. 
I - O adjetivo “crespos” (linha 2) tem como 
antônimo, no texto, o adjetivo “livres” 
(linha 16). 
II - Dizer Informou-me casualmente que 
possuía As reinações de Narizinho, de 
Monteiro Lobato é o mesmo que dizer 
“Como casualmente, informou-me que 
possuía As reinações de Narizinho, de 
Monteiro Lobato” (linhas 24-26). 
III - O complemento do verbo aproveitar 
(“aproveitava”, linha 10) poderia ser 
explicitado pela expressão ter um pai 
dono de livraria. 
Está correto o que se afirma 
A) somente em II e III.B) somente em I e II. 
C) em I, II e III. 
D) somente em I e III. 
 
 
04. 
Marque a opção que explica, pela lógica do texto, 
o fato de a menina loura, menina 1, submeter-se 
ao que ela chama de “tortura chinesa” (linhas 23-
24), promovida pela colega, menina 2. 
A) A menina 2 ser filha do dono de uma livraria 
que vendia livros infantis, e a menina 1 não 
ser. 
B) A menina 2 ter o livro Reinações de Narizinho, 
e a menina 1 desejar lê-lo, mas não poder 
comprá-lo. 
C) A menina 2 ser má, rica, egoísta e invejosa, e 
a menina 1 ser humilde, boa e pobre. 
D) A menina 2 ter o livro Reinações de Narizinho, 
vendido na livraria de seu pai, e a menina 1 
não querer comprá-lo. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 18 de JULHO de 2010 – GABARITO 1 
 
 
 8 
05. 
Ao longo do texto, distribuem-se expressões que, 
reunidas, apontam para o título. 
Marque a opção que mostra uma ou mais dessas 
expressões. 
A) “Mas que talento tinha para a crueldade. Ela 
toda era pura vingança, chupando balas com 
barulho” (linhas 11-13). 
B) “Sei que segurava o livro grosso com as duas 
mãos, comprimindo-o contra o peito. [...] Meu 
peito estava quente. Meu coração pensativo” 
(linhas 92-97). 
C) “Voltou-se para a filha e com enorme 
surpresa exclamou: mas este livro nunca saiu 
daqui de casa e você nem quis ler!” (linhas 
69-72). 
D) “E o pior para essa mulher não era a 
descoberta do que acontecia. Devia ser a 
descoberta horrorizada da filha que tinha” 
(linhas 73-75). 
 
 
06. 
Considere o trecho entre as linhas 106 e 109, 
quando o narrador retoma o título: “Felicidade 
clandestina”: “Criava as mais falsas dificuldades 
para aquela coisa clandestina que era a felicidade. 
A felicidade sempre iria ser clandestina para 
mim”. Em seguida determine o(s) item(ns) que 
oferece(m) um comentário coerente em relação 
ao título, tomando o texto como um todo. 
I - O clandestino relaciona-se com o proibido, 
algo que tem poder desestruturador. E 
esse poder a leitura consegue ter, quando 
realizada com intensidade. 
II - A erotização da leitura – o erótico é 
sempre visto como ilegal e/ou ilegítimo – 
que a personagem-narradora promove 
pode justificar a clandestinidade. 
III - O prazer intenso provocado pela leitura 
envolve não só o cérebro, o intelecto, mas 
os sentidos, o corpo, a libido, daí a 
clandestinidade. 
São coerentes os comentários feitos 
A) somente em I. 
B) em I, II e III. 
C) somente em II e III. 
D) somente em III. 
 
 
 
 
 
07. 
Atente para o que é dito sobre a frase inicial do 
sexto parágrafo: “Mas não ficou simplesmente 
nisso” (linha 39). 
I - A partícula “mas” tem, no texto, a 
propriedade de atuar sobre o receptor e 
tentar levá-lo a aceitar o ponto de vista do 
locutor. 
II - O “mas” sugere que o locutor se antecipa 
a uma possível conclusão apressada do 
interlocutor sobre o que vinha sendo 
informado. 
III - O vocábulo “nisso” retoma um elemento 
único do parágrafo anterior – “dia 
seguinte” (linha 33). 
Está correto o que é dito 
A) somente em II. 
B) somente em II e III. 
C) somente em I e II. 
D) somente em III. 
 
 
08. 
Observe o que se diz sobre o seguinte enunciado: 
“Era um livro grosso, meu Deus, era um livro para 
se ficar vivendo com ele, comendo-o, dormindo-o.” 
(linhas 27-29). 
I - Em “comendo-o, dormindo-o”, observam-
se duas extensões de sentido e o uso de 
uma regência não convencional. 
II - Em “dormindo-o”, a narradora toma como 
transitivo direto um verbo intransitivo, 
forçando o paralelismo sintático com 
“comendo-o”. 
III - O emprego de “comendo-o, dormindo-o” 
intensifica a relação quase erótica da 
personagem-narradora com os livros. 
Está correto o que se diz 
A) apenas em I. 
B) apenas em I e II. 
C) apenas em II e III. 
D) em I, II e III. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 18 de JULHO de 2010 – GABARITO 1 
 
 
 9 
09. 
Indique a opção que traz um comentário 
INCORRETO sobre o trecho “E o pior para essa 
mulher não era a descoberta do que acontecia. 
Devia ser a descoberta horrorizada da filha que 
tinha.” (linhas 73-75). 
A) Os dois períodos indicam, respectivamente, 
uma certeza e uma probabilidade sobre os 
sentimentos da mãe. 
B) A expressão referencial “essa mulher” tem 
como antecedente imediato explícito “A 
senhora” (linha 66). 
C) Em “a descoberta horrorizada”, horrorizada 
relaciona-se sintaticamente com “descoberta”, 
mas semanticamente com “essa mulher”. 
D) O texto se tornaria menos expressivo se a 
negação viesse em segundo lugar: “E o pior 
para essa mulher devia ser a descoberta 
horrorizada da filha que tinha, não era a 
descoberta do que acontecia”. 
 
 
10. 
O verbo ter é empregado várias vezes no texto, 
com acepções diferentes. Relacione as colunas 
tendo em vistas essas acepções. 
Coluna 1 
1. “Tinha um busto enorme” (linhas 2-3). 
2. “gostaria de ter: um pai dono de livraria” 
(linhas 8-9). 
3. “Mas que talento tinha para a crueldade” 
(linhas 11). 
4. “Fingia que não o tinha, só para depois ter 
o susto de o ter” (linhas 99-100). 
5. “Fingia que não o tinha, só para depois ter o 
susto de o ter” (linhas 99-100). 
Coluna 2 
( ) possuir algo para uso 
( ) demonstrar capacidade 
( ) sofrer, experimentar 
( ) manter relação de parentesco 
( ) ostentar, caracterizar-se 
Está correta, de cima para baixo, a seguinte 
sequência: 
A) 4, 3, 5, 2, 1. 
B) 4, 3, 1, 5, 2. 
C) 2, 1, 3, 5, 4. 
D) 5, 4, 1, 2, 3. 
 
11. 
Considere o emprego do pronome “este”, na 
seguinte passagem do texto: “Voltou-se para a 
filha e com enorme surpresa exclamou: mas este 
livro nunca saiu daqui de casa e você nem quis 
ler!” (linhas 69-72). 
I - O pronome “este”, que compõe a 
expressão referencial “este livro”, indica 
que o objeto, como ensina a gramática 
normativa, está, no texto, próximo do 
sujeito que fala. 
II - O pronome “este”, na expressão 
referencial “este livro”, indica um 
referente que, de forma repentina, se 
torna claro para o falante. 
III - O emprego do pronome “este”, na 
expressão em destaque, tem a função 
textual de pôr em relevo o referente. 
Está correto o que se diz 
A) apenas em I. 
B) apenas em I e II. 
C) apenas em II e III. 
D) em I, II e III. 
 
 
12. 
Considere o que é dito sobre a partícula quê 
empregada várias vezes no texto. 
I - É morfologicamente igual nas duas 
ocorrências seguintes: “Disse-me que eu 
passasse pela sua casa no dia seguinte e 
que ela o emprestaria.” (linhas 30-32). 
II - Tem função anafórica e catafórica ao 
mesmo tempo e serve de complemento 
verbal na frase a seguir: “Mas possuía o 
que qualquer criança devoradora de 
histórias gostaria de ter: um pai dono de 
livraria.” (linhas 6-9). 
III - É diferente nos dois enunciados que 
seguem: “Mas que talento tinha para a 
crueldade.” (linha 11); “o livro ainda não 
estava em seu poder, que eu voltasse no 
dia seguinte.” (linhas 44-46). 
Está correto o que se afirma em 
A) I e II somente. 
B) II e III somente. 
C) I e III somente. 
D) I, II e III. 
 
 
UNIVERSIDADEESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 18 de JULHO de 2010 – GABARITO 1 
 
 
 10 
13. 
Em três ocasiões, a autora emprega a expressão 
“Até que” (linhas 22, 58 e 68). Marque a opção 
em que se explica o uso dessa expressão. 
A) Nas três ocorrências, indica uma relação 
temporal, além de marcar a realização de algo 
que estava demorando muito. 
B) Nas três ocorrências, indica um limite 
temporal para a ação subsequente. 
C) Nas duas primeiras ocorrências, indica 
inclusão; na terceira, a realização de algo que 
estava demorando muito. 
D) Em cada ocorrência indica uma relação 
diferente: na primeira, uma relação temporal; 
na segunda, uma relação espacial; na 
terceira, uma relação de finalidade. 
 
14. 
Das várias características da obra de Clarice 
Lispector, assinale a única que NÃO se identifica 
no conto “Felicidade Clandestina”. 
A) Ruptura com a linearidade da narrativa 
(começo, meio e fim invertidos). 
B) Análise das angústias e dos dramas 
existenciais das personagens. 
C) Aproveitamento de um assunto corriqueiro, o 
qual é aprofundado pela autora. 
D) Quase nenhuma ocorrência do diálogo, 
substituído pela fala solitária da personagem. 
 
15. 
Alguma ou algumas das teses abaixo pode(m) ser 
depreendida(s) do texto, a partir da 
caracterização que a personagem-narradora faz 
de si e da outra menina, e das atitudes que ela 
atribui a si e à outra. Assinale com V ou F 
conforme sejam falsas ou verdadeiras, em relação 
ao texto, as seguintes teses. 
( ) Os aspectos físicos condicionam os 
aspectos morais. 
( ) Os aspectos ambientais determinam os 
aspectos biológicos. 
( ) Os aspectos étnicos motivam os 
aspectos psicológicos. 
( ) Os aspectos ambientais regulam os 
aspectos comportamentais. 
Está correta, de cima para baixo, a seguinte 
sequência: 
A) V, V, F, F. 
B) F, V, F, V. 
C) F, F, V, F. 
D) V, F, V, F. 
16. 
Em relação às teses apresentadas na questão 
anterior, escreva V ou F, conforme seja 
verdadeiro ou falso o que se diz nas opções 
abaixo. 
( ) O texto, defendendo uma ou algumas 
das teses destacadas na questão 
anterior, apresenta uma visão de 
mundo determinista. 
( ) Por expor, no texto, uma ou mais das 
teses em questão, a escritora Clarice 
Lispector deve ser acusada de 
preconceituosa. 
( ) A(s) tese(s) defendida(s) no texto, que 
é uma obra de ficção, representa(m) a 
visão de mundo da narradora, não da 
autora. 
( ) A(s) tese(s) apontada(s) na questão 
anterior, alguma(s) das quais pode(m) 
ser identificada(s) no texto, é(são) 
própria(s) da narrativa de tendência 
naturalista. 
Está correta, de cima para baixo, a seguinte 
sequência: 
A) V, F, F, V. 
B) F, V, V, V. 
C) V, V, F, F. 
D) V, F, V, V. 
 
 
Texto 2 
 
A completude não existe 
 
118 
119 
120 
121 
122 
123 
124 
125 
126 
127 
128 
129 
130 
131 
132 
133 
134 
135 
136 
137 
138 
139 
140 
141 
Vira e mexe ouço alguém dizer: 
“Fulano não me completa”. Como se a 
completude existisse. Trata-se de um mito 
originário da Grécia que se perpetua no 
nosso imaginário. Segundo o mito, nos 
primórdios, a forma humana era uma 
esfera com quatro mãos, quatro pernas, 
duas cabeças e dois sexos. Os seres 
humanos se deslocavam para a frente e 
para trás e, ao correr, giravam sobre os 
oito membros. Seu orgulho e sua força 
eram tamanhos que, para enfraquecê-los, 
Zeus os cortou pela metade. Para os 
gregos, o corte deu origem ao amor, que 
junta as metades e de dois seres faz um. 
Num de seus seminários, Lacan 
retomou esse mito para ensinar que, na 
verdade, o amor é “o desejo impossível de 
ser um quando há dois”. Noutras palavras, 
é o desejo impossível da completude já 
que o desejo de um sujeito nunca coincide 
inteiramente com o do outro. A 
coincidência que o amante pode celebrar é 
a da crença na liberdade do amado. Uma 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 18 de JULHO de 2010 – GABARITO 1 
 
 
 11 
142 
143 
144 
145 
146 
147 
148 
149 
150 
151 
152 
153 
154 
155 
crença que se expressa assim: “Faça o 
que você deseja porque o seu desejo é o 
meu”. Com ela, a relação se renova 
continuamente e se perpetua, torna-se 
possível. 
Isso significa que o egoísmo é 
incompatível com o amor e este requer 
uma educação especial. Que o próprio 
amor, aliás, oferece, porque ele torna os 
amantes inteligentes. A paixão cega, mas 
o sentimento amoroso ilumina. O amante 
não precisa perguntar ao amado o que 
este quer, pois quem ama sabe a 
resposta. […] 
(Betty Milan. Veja. 1/04/2010. 
Edição 2161, ano 43, no 16.) 
 
17. 
Assinale a opção em que o que se diz NÃO está 
relacionado corretamente com o mito da 
representação do ser humano em forma de 
esfera. 
A) Um ser humano pode completar outro ser 
humano. 
B) A estrutura da esfera corresponde a dois seres 
humanos completos. 
C) A união de duas metades formam uma 
unidade. 
D) O egoísmo impossibilita o amor e a 
completude. 
 
 
18. 
Indique a opção que expressa a ideia que poderia 
constituir o sujeito do verbo tratar no enunciado 
“Trata-se de um mito originário da Grécia que se 
perpetua no nosso imaginário”. (linhas 120-122) 
A) A concepção do ser humano como uma 
esfera. 
B) A ideia de o amor se originar da divisão de 
uma esfera. 
C) A crença na possibilidade da completude. 
D) A ilusão de o amor fazer de dois seres um só 
ser. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
19. 
Marque a opção que indica o antecedente do 
pronome “isso” (linha 147). 
A) Todo o segundo parágrafo (linhas 133-146). 
B) A expressão “(d)a crença na liberdade do 
amado” (linha 141). 
C) O que vai da linha 136 (“Noutras”) até a linha 
146. 
D) O que vai da linha 139 (“A”) até a linha 146. 
 
 
 
20. 
Considere o enunciado “Num de seus 
seminários, Lacan retomou esse mito para 
ensinar que, na verdade, o amor é „o desejo 
impossível de ser um quando há dois‟” (linhas 
133-136). 
Nos itens a seguir, a expressão “na verdade” 
aparece deslocada em relação ao texto original. 
 
I - Num de seus seminários, Lacan 
retomou esse mito para ensinar que o 
amor é, na verdade, “o desejo 
impossível de ser um quando há dois”. 
II - Num de seus seminários, Lacan 
retomou esse mito para ensinar que o 
amor, na verdade, é “o desejo 
impossível de ser um quando há dois”. 
III - Num de seus seminários, Lacan, na 
verdade, retomou esse mito para 
ensinar que o amor é “o desejo 
impossível de ser um quando há dois”. 
Em qual(is) dos itens o sentido original se 
mantém? 
A) Apenas em I. 
B) Apenas em I e III. 
C) Apenas em I e II. 
D) Apenas em II e III. 
 
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 18 de JULHO de 2010 – GABARITO 1 
 
 
 6 
PROVA II - BIOLOGIA 
01. 
Com relação aos vírus, assinale a alternativa 
correta. 
A) São seres que possuem membrana plasmática, 
envoltório fundamental à proteção do seu 
material genético interno. 
B) São auto-suficientes, uma vez que sintetizam 
ácidos nucléicos e proteínas indispensáveis à sua 
reprodução. 
C) Por apresentarem metabolismo próprio, são 
microrganismos bastante patogênicos, capazes 
de causar epidemias que afetam diretamente à 
espécie humana. 
D) Apresentam apenas um tipo de ácido nucléico 
que, dependendo do vírus, pode ser o DNA ou o 
RNA. 
 
02. 
Muitos animais passam por um processo conhecido 
como ecdise. Assinale a alternativa que contém 
somente animais que substituem periodicamente 
seus exoesqueletos durante o seu crescimento. 
A) cobras, ostras e caranguejos 
B) aranhas, baratas e caranguejos 
C) caranguejos, corais e aranhas 
D) baratas, cobras e aranhas 
 
03. 
“Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina 
de Ribeirão Preto (FMRP) da USP constatou que 
crianças que sofrem dores de cabeça comfreqüência 
apresentam mais problemas de comportamento, 
como retraimento, reação emocional e 
agressividade, quando comparadas a um grupo de 
crianças sem essas queixas. De acordo com a 
pesquisa, estas crianças também apresentam reação 
de desconforto em relação à intensidade de som, luz 
e movimento, que podem aparecer nos primeiros 
meses de vida, sendo um importante potencial 
indicador de dor de cabeça em fases posteriores do 
desenvolvimento.” 
(Disponível em: 
http://www.diariodopara.com.br/ 
N-87478- DOR+DE+CABECA+PODE+AFETAR+ 
COMPORTAMENTO+DA+CRIANCA.html). 
A dor de cabeça, queixa frequente nos dias atuais, 
ocorre quando 
 
 
A) crianças em fase de desenvolvimento 
apresentam dificuldade de respiração, seguida 
de diminuição da pressão arterial. 
B) há o depósito de gordura nas artérias, como 
resultado de uma alimentação inadequada. 
C) um desequilíbrio metabólico produz 
substâncias tóxicas que se depositam na 
corrente sanguínea e provocam o aumento da 
pressão arterial. 
D) os vasos sanguíneos cerebrais ficam dilatados 
e pressionam os nervos. 
 
04. 
A variedade de biomas existentes no Brasil reflete 
a riqueza de espécies vegetais e animais e, por 
este motivo, o nosso país é o principal dentre os 
chamados países megadiversos. Muitas das 
espécies encontradas aqui são endêmicas e muitas 
plantas, economicamente importantes, são 
brasileiras. Com relação à biodiversidade, coloque 
V, para as afirmações verdadeiras, e F, para as 
falsas. 
( ) Atualmente, em virtude da conscientização 
ecológica, a diversidade biológica se 
constitui como base das atividades 
agrícolas no Brasil. 
( ) Quanto maior o número de espécies 
menor a estabilidade dos ecossistemas 
devido às tensões resultantes da 
competição nesses ambientes. 
( ) A diversidade biológica é mais elevada em 
áreas quentes e úmidas como acontece 
em regiões tropicais. 
( ) Apesar de ser tipicamente brasileira, a 
caatinga é um ecossistema pobre em 
diversidade e, por isso, um dos menos 
degradados do país. 
( ) A introdução de espécies exóticas em um 
ambiente pode levar à extinção de outras 
espécies que nele ocorrem naturalmente. 
 
Assinale a alternativa que contém a sequência 
correta, de cima pra baixo. 
A) V, V, F, F, V 
B) F, F, V, F, V 
C) V, V, V, F, F 
D) F, F, F, V, V 
 
 
 
 
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 18 de JULHO de 2010 – GABARITO 1 
 
 
 7 
05. 
Ao longo da história, muitos sistemas para a 
classificação dos seres vivos foram propostos, mas 
até hoje essa questão continua controversa e muitos 
organismos ainda não se encontram colocados nos 
grupos mais adequados. O sistema atual de 
classificação utiliza o Sistema Binomial de 
Nomenclatura, proposto por Lineu e, segundo essa 
proposta, o cão doméstico (Canis familiaris), o lobo 
(Canis lupus) e o coiote (Canis latrans) pertencem a 
uma mesma categoria taxonômica. Esses animais 
fazem parte de um(a) mesmo(a) 
A) gênero. 
B) espécie. 
C) raça. 
D) família. 
 
06. 
Um monitor da disciplina de zoologia do curso de 
Ciências Biológicas recebeu do seu professor, para 
utilizar em uma aula prática, uma tabela contendo 
animais que deveriam ser colocados em seus 
respectivos filos. 
 
Animal Filo 
Caranguejo 
Minhoca 
Caracol 
Polvo 
Barata 
A resposta que completaria corretamente a tabela, 
de cima para baixo, é 
A) Crustácea, Annelida, Mollusca, Cephalopoda, 
Insecta. 
B) Arthropoda, Annelida, Mollusca, Mollusca, 
Insecta. 
C) Arthropoda, Annelida, Mollusca, Mollusca, 
Arthropoda. 
D) Crustácea, Annelida, Gastropoda, Cephalopoda, 
Insecta. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
07. 
Durante muito tempo, os fungos foram 
considerados vegetais, mas hoje são considerados 
um Reino à parte, pois apresentam um conjunto 
de características próprias: não sintetizam 
clorofila, em sua grande maioria não possuem 
celulose e não armazenam amido como substância 
de reserva. Com relação aos fungos considere as 
afirmações abaixo. 
I - As leveduras são capazes de fermentar 
carboidratos e, portanto, são 
indispensáveis à indústria de bebidas 
alcoólicas na produção de cerveja, vinho e 
vodka. 
II - Fungos patogênicos são os principais 
causadores de doenças de pele em 
pacientes imunodeprimidos, como, por 
exemplo, portadores do vírus HIV. 
III - Aflatoxinas são metabólitos secundários 
produzidos por alguns fungos relacionados 
ao desenvolvimento de câncer hepático 
em pessoas. 
É correto o que se afirma em 
A) I e II, apenas. 
B) II e III, apenas. 
C) I e III, apenas. 
D) I, II e III. 
 
08. 
Analise o texto abaixo: 
Um tecido é formado por células que apresentam 
unidade funcional. Nos vegetais, a função do 
periciclo é ____________, do câmbio é 
______________________ e dos meristemas 
apicais é __________________. 
Assinale a alternativa que contém as funções que 
completam corretamente e na ordem o texto 
anterior. 
A) formar raízes laterais; formar vasos liberianos 
para fora e lenhosos para dentro; formar o 
corpo primário das plantas 
B) formar a endoderme; promover o crescimento 
primário do caule e da raiz; formar o corpo 
secundário em plantas herbáceas 
C) formar a epiderme na raiz; formar a casca do 
caule e da raiz; formar o corpo primário das 
plantas lenhosas 
D) formar a casca do caule; permitir o 
crescimento secundário do caule; formar o 
corpo secundário das plantas lenhosas 
 
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 18 de JULHO de 2010 – GABARITO 1 
 
 
 8 
09. 
Vazamento de petróleo desafia a tecnologia no Golfo do 
México - Robôs, drenos e dispersantes são usados para 
tentar evitar desastre. Quase um milhão de litros de 
óleo se espalha no mar por dia nos EUA. 
(Disponível em: 
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/05/vazamento-de-
petroleo-desafia-tecnologia-no-golfo-do-mexico.html) 
A manchete acima relata um dos maiores acidentes 
ecológicos da história, que irá desencadear sérios 
problemas ambientais. Como consequências de uma 
catástrofe dessa natureza são apontadas: 
I - A diminuição da quantidade de oxigênio na 
água o que leva à morte por asfixia de 
animais como as baleias. 
II - A diminuição da taxa fotossintética e 
consequentemente alterações no equilíbrio 
das cadeias alimentares, assim como a 
diminuição da concentração de O2 na 
água. 
III - A proliferação de bactérias oportunistas e 
o aumento de doenças próprias do sistema 
nervoso central de aves que perdem o 
sentido migratório. 
IV - A morte de muitas aves por hipotermia 
devido ao óleo que fica impregnado no 
corpo e as impede de voar. 
Realmente, são consequências as apontadas em 
A) I e II, apenas. 
B) II e IV, apenas. 
C) I, II, III e IV. 
D) I e IV, apenas. 
 
10. 
“Sorvete, abanador, ar-condicionado no volume 
máximo. Ainda assim, parece que nada diminui a 
sensação de desconforto provocada pela onda de 
calor em Fortaleza. O ano de 2010 começou quente 
e deverá permanecer assim por algum tempo. A 
temperatura média dos primeiros 26 dias do ano 
chegou 28,6 graus. O resultado é 1,3º maior que a 
média histórica de janeiro (27,3º). Há cinco anos, a 
cidade não registrava um calor tão intenso. A 
afirmação é do doutor em Ciências Atmosféricas e 
professor da Universidade Estadual do Ceará 
(UECE), Alexandre Costa.” 
(Disponível em: 
http://opovo.uol.com.br/opovo/fortaleza/948944.html.) 
O texto retrata uma realidade bastante conhecida 
por nós: temperaturas ambientais muito elevadas 
responsáveis pelo aumento da temperatura corporal. 
Animais homeotérmicos mantém a temperatura 
corporal constante independentemente da variação 
de temperatura ambiental. 
Marque a alternativa que contém somente reações 
termorreguladoras em humanos. 
A) Constrição de veias e aumento da sudorese. 
B) Constriçãodas arteríolas da pele e surgimento 
de tremores. 
C) Aumento do fluxo sanguíneo para a pele, 
tornando-a aquecida, e aumento da sudorese. 
D) Aumento da produção de urina e insônia, o que 
leva a impaciência nos dias mais quentes. 
 
11. 
Recentemente, pesquisadores dissolveram em 
água material orgânico extraído dos meteoritos e 
obtiveram coacervados, reforçando a teoria da 
pangênese sobre a origem da vida. Coacervados 
são 
A) bolsas delimitadas por membranas 
lipoprotéicas. 
B) estruturas precursoras das bactérias, 
apresentando membrana, material genético, 
porém, sem parede celular. 
C) estruturas semelhantes a arqueobactérias, que 
não dependem da fotossíntese para 
sobreviver. 
D) aglomerados de proteínas que se formam 
espontaneamente em soluções aquosas com 
certo grau de acidez e de salinidade, 
envolvidos por uma película d‟água. 
 
12. 
Sabe-se que a hipótese heterotrófica é a mais 
aceita para explicar a origem da vida. Essa 
hipótese foi proposta com base na suposição de 
que tenha se formado uma sopa orgânica na terra 
primitiva. Dentre as condições abaixo, podemos 
afirmar corretamente que uma das condições 
presentes na atmosfera primitiva, sem a qual não 
haveria abundância de nutrientes nos oceanos 
primitivos era 
A) a presença do CO2, numa atmosfera similar à 
dos planetas Vênus e Marte, os quais estariam 
nos estágios iniciais de evolução da vida. 
B) a presença de uma atmosfera redutora, onde 
Metano, Amônia e Vapor d‟água estariam entre 
os principais componentes. 
C) o ambiente estável, onde a energia na 
atmosfera se manifestava como no ambiente 
contemporâneo. 
D) a presença abundante de oxigênio para 
proporcionar reações químicas mais eficazes 
na produção de matéria orgânica. 
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 18 de JULHO de 2010 – GABARITO 1 
 
 
 9 
13. 
O conceito de sarcômero engloba o de estruturas 
como sarcolema e retículo sarcoplasmático e está 
associado a um determinado tipo de tecido. Nessa 
estrutura temos a abundante presença de 
A) plastos e íons de magnésio. 
B) plastos e íons de cálcio. 
C) mitocôndrias e íons de magnésio. 
D) mitocôndrias e íons de cálcio. 
 
14. 
Ingressão é o nome dado à migração de células da 
camada celular na superfície do embrião para sua 
parte interna. Esse tipo de movimento na 
gastrulação acontece na formação das células 
nervosas de drosófila. Sabe-se que nos insetos e na 
maioria dos artrópodes, o zigoto é classificado como 
uma célula-ovo do tipo 
A) centrolécito. 
B) telolécito. 
C) heterolécito. 
D) isolécito. 
 
15. 
Certo paciente ao medir sua pressão encontrou 130 
mm Hg por 110 mm Hg. Relatou o ocorrido para o 
médico que sugeriu que ele colocasse um aparelho 
para registrar as medidas ao longo de 24 horas. 
Associando este resultado aos dados de outros 
exames, o médico julgou importante este 
acompanhamento. 
Sobre a pressão do paciente, assinale o correto. 
A) A pressão diastólica estava fora da faixa de 
normalidade. 
B) A pressão sistólica estava fora da faixa de 
normalidade. 
C) Ambas as pressões, sistólica e diastólica, 
estavam fora da faixa de normalidade. 
D) Não havia anormalidade. Ambas as pressões, 
sistólica e diastólica, estavam dentro da faixa de 
normalidade. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
16. 
Visitando a coleção de fósseis da UECE, Paulinha 
identificou os seguintes: 
Ictiólitos Peixes conservados em 
pedra 
Troncos silicificados Troncos de araucárias 
petrificados 
Impressão de folhas Impressão de folhas 
conservadas em calcário 
Insetos 
carbonizados 
Estrutura morfológica de 
insetos conservadas em 
pedras do cariri. 
Conchas de bivalves Moldes internos de 
conchas 
Carapaça de 
gliptodonte 
Carapaça de um tatu 
gigante 
Pseudomorfos de 
ouriço 
Esqueletos de ouriço 
substituídos por minerais 
de sílica. 
Conchas de 
gastrópodes 
Moldes internos de 
conchas 
Dente de tubarão A própria estrutura 
conservada 
Escamas de peixe A própria estrutura 
conservada 
Chegando em casa resolveu brincar com Pedrinho 
e montou um quadro pedindo-lhe para identificar, 
pelo algarismo romano correspondente, a única 
linha que relacionava corretamente os fósseis a 
organismos animais que possuíam esqueletos 
internos e externos. 
Algarismos Esqueleto 
interno 
Esqueleto 
externo 
I Ictiólitos, folhas 
e insetos 
Troncos, ouriço e 
bivalves 
II Bivalves, ouriço 
e dente 
Escama, 
gastrópode, 
carapaça 
III Ictiólitos, 
carapaça e 
ouriço 
Insetos, bivalve e 
gastrópodes 
IV Carapaça, 
ouriço e 
gastrópode 
Insetos, dente e 
escamas 
 
A associação correta é a do algarismo 
A) I. 
B) II. 
C) III. 
D) IV. 
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 18 de JULHO de 2010 – GABARITO 1 
 
 
 10 
17. 
Analise o texto: 
“Eita! que cervejinha incômoda! Exclamou Justina 
que comentou com Juliana: – Veja quantas vezes o 
Juca foi ao banheiro, quando assistia à contenda 
final entre o „Brasil e Irã‟ (imaginação criativa). 
Também, o Brasil é o campeão da diplomacia! Ainda 
bem que a gente vai bem menos ao banheiro, 
porque só bebemos um bom suco”. 
Podemos afirmar corretamente que o fato de Juca 
ter ido inúmeras vezes ao banheiro se deve a uma 
disfunção hormonal provocada pelo álcool da cerveja 
sobre o hormônio 
A) ACTH. 
B) Somatotrofina. 
C) TSH. 
D) ADH. 
 
18. 
Analise as assertivas abaixo. 
I - Em camundongos, quando se cruza um 
indivíduo preto de genótipo AApp com um 
branco de genótipo aaPP obtém-se um 
indivíduo aguti de genótipo AaPp. Cruzando-
se os indivíduos heterozigotos de F-1, 
obtém-se uma progênie de 9/16 aguti; 3/16 
preto; e 4/16 brancos. Como a proporção 
fenotípica do diibridismo está alterada, 
estamos diante de um caso de epistasia 
dominante. 
II - A proporção fenotípica 9/16 preta-curta; 
3/16 preta-longa; 3/16 marrom-curta; e 
1/16 marrom longa acontece em porquinhos 
da índia para a cor da pelagem e o tamanho 
do pêlos. Daí, podemos afirmar 
corretamente que se trata de um caso de 
segregação independente do tipo 
diibridismo. 
III - Quando se cruza periquitos de plumagem 
amarela com periquitos de plumagem azul, 
ambos puros, obtém-se periquitos de 
plumagem verde. Quando se cruza os 
periquitos de F-1 entre si obtém-se uma F-2 
com a seguinte proporção fenotípica: 9/16 
verdes; 3/16 azuis; 3/16 amarelos; 1/16 
brancos. Observa-se que essa proporção é a 
mesma do diibridismo, porém com classes 
fenotípicas alteradas para a manifestação, 
apenas da cor. Portanto, estamos diante de 
um caso de interação gênica. 
 
São verdadeiras as assertivas 
A) I e II apenas. 
B) I e III apenas. 
C) II e III apenas. 
D) I, II e III. 
19. 
Numere a coluna B de acordo com a coluna A 
associando cada tipo de organismo ao seu sistema 
de determinação do sexo. 
 
COLUNA A COLUNA B 
1. Aves ( ) X0 
2. Abelhas Melíferas ( ) XY 
3. Gafanhoto ( ) ZW 
4. Homem ( ) HAPLODIPLÓIDE 
 
Assinale a alternativa que contém a sequência 
correta, de cima para baixo. 
A) 1; 2; 3; 4 
B) 2; 3; 4; 1 
C) 4; 1; 3; 2 
D) 3; 4; 1; 2 
 
20. 
Ao mesmo tempo em que o genoma de uma 
bactéria estava sendo alterado artificialmente, 
produzindo uma nova bactéria geneticamente 
modificada, o biólogo cearense, Dr. Francisco 
Linhares Ferreira Gomes, professor de Genética e 
Evolução da Universidade Estadual do Ceará, 
divulgava o seu feito entre os colegas da UECE: o 
trabalho científico “Computational prediction of 
neural progenitor cell fates”, do qual GOMES é um 
dos primeiros co-autores, que foi publicado na 
prestigiosa revista Nature Methods (fator de 
impacto > 15), no mês de março de 2010. 
Veja como Gomes se expressou na sua 
comunicação: 
“esta pesquisa surgiu da observação do movimento que 
células-tronco retinianas fazem quando são cultivadas in 
vitro. Como as células-tronco da retina dão origem à 7 
tiposde neurônios nos olhos de mamíferos quando elas 
se dividem e como eu percebi que as células-tronco 
realizavam “danças” diferentes antes de se dividirem, eu 
tive o insight de que provavelmente nós poderíamos 
prever que tipo de divisão a célula-tronco realizaria 
baseado em nuances particulares de cada “coreografia” 
celular. Meu orientador Dr. Michel Cayouette acreditou na 
minha intuição e engendrou uma colaboração com dois 
especialistas em análise de imagem por computador, os 
Dr. Badrinath Roysan e Dr. Andrew Cohen dos USA” 
(GOMES, 2010). 
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente 
e nesta ordem, o tipo de divisão ao qual as células 
tronco retinianas são submetidas e o tipo de tecido 
do qual as células diferenciadas farão parte. 
A) mitótica e tecido nervoso 
B) meiótica e plasma germinativo 
C) mitótica e plasma germinativo 
D) meiótica e tecido nervoso 
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 18 de JULHO de 2010 – GABARITO ÚNICO 
 
 
 6 
 
PROVA II 
LÍNGUA ESPANHOLA 
 
TEXTO 
 
1 
2 
3 
4 
5 
6 
7 
8 
9 
10 
11 
12 
13 
14 
15 
16 
17 
18 
19 
20 
21 
22 
23 
24 
25 
26 
27 
28 
29 
30 
31 
32 
33 
34 
35 
36 
37 
38 
39 
40 
41 
42 
43 
44 
45 
46 
47 
48 
49 
50 
51 
52 
53 
54 
55 
56 
Hace más de 150 años, Charles Darwin 
propuso una teoría que entonces pareció 
descabellada: todos los seres vivos 
comparten la herencia genética de un único 
y remoto antepasado común (UCA, por sus 
siglas en inglés). Una idea que constituye 
uno de los pilares sobre los que el genial 
científico edificó su teoría de la evolución. 
A partir de ese único organismo 
ancestral, la vida se diversificó después 
en la multitud de formas que hoy 
pueblan nuestro mundo. Ahora, un 
bioquímico de la Universidad de 
Brandeis en Boston, Massachusetts, ha 
publicado en Nature el primer estudio 
estadístico a gran escala que se realiza para 
poner a prueba la verosimilitud de la teoría. 
Y los resultados del estudio confirman que 
Darwin tenía razón. En su «Origen de las 
especies», el naturalista británico proponía 
que «todos los seres orgánicos que alguna 
vez han vivido en la Tierra han descendido 
de una forma primordial». Desde entonces, 
las evidencias que confirman la teoría se han 
multiplicado, bajo la forma de un número 
creciente de criaturas «de transición» 
entre unas y otras especies en el registro 
fósil, pero también de una abrumadora 
cantidad de similitudes biológicas a 
nivel molecular. Por medio de potentes 
ordenadores y aplicando rigurosas fórmulas 
estadísticas, Douglas Theobald estudió los 
varios modelos diferentes de ancestros que 
existen. Y sus resultados inclinan 
abrumadoramente la balanza en favor de la 
hipótesis de UCA, un único antepasado 
común. De hecho, UCA es por lo menos 
102.860 veces más probable que tener 
múltiples ancestros. Para realizar su 
análisis, Theobald seleccionó 23 proteínas 
comunes a todo el espectro taxonómico, 
pero cuyas estructuras difieren de unas 
especies a otras. Buscó esas proteínas en 
doce especies diferentes, cuatro por cada 
uno de los tres diferentes dominios de la 
vida (Bacteria Archaea y Eucaryota). El paso 
siguiente fue preparar simulaciones 
informáticas para valorar las probabilidades 
de los diferentes escenarios evolutivos para 
producir ese rango de proteínas. Y fue ahí 
donde Theobald se dio cuenta de que los 
escenarios evolutivos que partían de un 
único antepasado común superaban con 
mucho a los que se basaban en ancestros 
múltiples. «Simplemente -explica el 
científico- los modelos con un único 
57 
58 
59 
60 
61 
62 
63 
64 
65 
66 
67 
68 
69 
70 
71 
antepasado común explicaban mejor los 
datos, y además eran los más simples, por 
lo que ganaban en todos los recuentos». 
Ahora bien, ¿qué aspecto debe tener ese 
antepasado común y dónde vivió? El estudio 
de Theobald no puede responder a esas 
preguntas, aunque el científico sí que se 
permite especular: «para nosotros, debió 
parecerse a una especie de espuma, 
viviendo quizá en los bordes del 
océano, o quizá en las profundidades, al 
abrigo de chimeneas geotermales. Aunque a 
nivel molecular, estoy seguro de que debió 
tener un aspecto tan complejo y bello como 
el de la vida moderna». 
 
 José Manuel Nieves 
Periódico: ABC - España 13/05/2010 (Adaptado) 
 
 
C U E S T I O N E S 
 
01. 
Cuando Charles Darwin, hace 150 años, divulgó su 
teoría, la misma pareció a todos 
A) muy acertada. 
B) fuera de razón. 
C) digna de acreditación. 
D) sumamente empírica. 
 
 
02. 
La sigla UCA se refiere a la 
A) Universidad de Brandeis, en el Estado de 
Massachusetts. 
B) denominación despectiva dada a la teoría de 
Charles Darwin. 
C) diversidad de las formas vivas que hoy 
pueblan la tierra. 
D) herencia genética de que la vida procede de un 
sólo ancestro. 
 
 
03. 
Un bioquímico de la Universidad de Brandeis, en 
Boston, publicó un estudio sobre la teoría de 
Charles Darwin, 
A) intentando comprobarla. 
B) rechazándola completamente. 
C) denegando su verosimilitud. 
D) rehaciendo sus puntos dudosos. 
http://es.wikipedia.org/wiki/%C3%9Altimo_antepasado_com%C3%BAn_universal
http://www.nature.com/
http://es.wikipedia.org/wiki/Charles_Darwin
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 18 de JULHO de 2010 – GABARITO ÚNICO 
 
 
 7 
04. 
El naturalista británico propuso en su obra “Origen 
de las especies” que la vida en la tierra 
A) dependía del número de criaturas “de 
transición”. 
B) comenzó a evolucionar a partir de elementos 
fósiles. 
C) tuvo una herencia genética única. 
D) procedía directamente de elementos 
moleculares. 
 
 
05. 
Los estudios del científico Douglas Theobald, de la 
universidad de Brandeis, 
A) fueron basados en datos publicados en revistas 
especializadas. 
B) utilizaron únicamente los elementos de la teoría 
de Charles Darwin. 
C) concluyeron que existen varios modelos de 
diferentes ancestros. 
D) comprobaron la verosimilitud de la UCA. 
 
 
06. 
El análisis realizado por Douglas Theobald 
A) se valió de simulaciones dispuestas en 
ordenadores. 
B) fue repetido por lo menos 102.860 veces. 
C) se realizó a partir de la selección de doce 
proteínas. 
D) utilizó 23 diferentes espectros taxonômicos. 
 
07. 
Al final del texto, uno puede concluir que 
A) Charles Darwin se equivocó al pensar en un 
ancestro único. 
B) chimeneas geotermales ocultan dicho ancestral 
común. 
C) el único antepasado común debe ser buscado 
por los científicos. 
D) las espumas que bordean los océanos traen las 
respuestas, según Theobald. 
 
 
 
 
 
08. 
La forma “propuso” (línea 02) pertenece al verbo 
PROPONER y está en el Pretérito Indefinido. EL 
verbo ANDAR en el mismo tiempo y persona es 
A) ando. 
B) anduvo. 
C) anduso. 
D) anduó. 
 
09. 
La expresión “por sus siglas” (líneas 05 y 06) 
contiene la forma posesiva SUS. Otra forma 
posesiva también correcta está en: 
A) Mía hermana es enfermera. 
B) Estos libros son tus. 
C) La nuestra familia vive en Francia. 
D) Aquí está su mejor trabajo. 
 
10. 
La forma apocopadaMUY completa correctamente 
la siguiente frase: 
A) En la sierra hace ……….. frío. 
B) El té está …………… caliente. 
C) Te lo recomiendo …………… 
D) Hemos recibido …………….. más. 
 
11. 
De los sustantivos femeninos abajo, uno de ellos 
se usa obligatoriamente con el artículo definido 
masculino. Apúntalo. 
A) amapola 
B) Ángela 
C) hada 
D) harina 
 
 
12. 
En “a nivel molecular” (líneas 29 y 30) hay un 
heterotónico. Apunta la opción que trae la misma 
divergencia léxica. 
A) exquisito 
B) proyectil 
C) homenaje 
D) pararrayos 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 18 de JULHO de 2010 – GABARITO ÚNICO 
 
 
 8 
13. 
El numeral escrito correctamente es 
A) 23 – veintitrés. 
B) 201 – doscientos y uno. 
C) 480 – cuatrocientos y ochenta. 
D) 700 – sietecientos. 
 
 
14. 
La palabra que cambia la significación al cambiar de 
género es 
A) espada. 
B) agua. 
C) garaje. 
D) paradoja. 
 
 
15. 
En la frase “Me pidió que cuidara el jardín” la 
partícula QUE tiene función de 
A) pronombre relativo sujeto. 
B) adverbio de cantidad. 
C) pronombre relativo objeto directo. 
D) conjunción. 
 
 
16. 
Según el monosílabo acentuado, la frase correcta 
es: 
A) Pedro no sabe sí va a nevar. 
B) Té quiero una barbaridad. 
C) Quiero tú contestación. 
D) Ya no hay más remedio. 
 
 
17. 
La partícula LO con función de pronombre 
complemento está en: 
A) Me encanta lo verde de tus ojos. 
B) Hace mucho no lo veo. 
C) Lo mío no te interesa. 
D) Eso es lo que buscaba yo. 
 
 
18. 
El uso correcto de la preposición está en: 
A) Viajaremos de tren. 
B) Pagó con efectivo. 
C) Vamos a pasear. 
D) Se comunican en teléfono. 
 
 
19. 
Apunta la forma plural correcta. 
A) cicatriz – cicatrices 
B) lord – lordes 
C) cualquiera – cualquieras 
D) rajá – rajás 
 
 
20. 
En “Rosario y Ernández se cartean hace 5 años” el 
verbo CARTEARSE indica una acción de 
A) cordialidad. 
B) reciprocidad. 
C) intensidad. 
D) duplicidad. 
 
 
 
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 19 de JULHO de 2010 – GABARITO 1 
 
 
 2 
 
LEIA COM ATENÇÃO 
 
 
1. Após receber o seu cartão-resposta e antes de dar início 
à marcação do gabarito, pinte no cartão o quadrinho de 
número 1 que é o NÚMERO DO GABARITO de sua prova. 
 
MARQUE O NÚMERO DO 
GABARITO NO CARTÃO-
RESPOSTA. 
 
 
2. Marque suas respostas pintando completamente o 
interior do círculo correspondente à alternativa de sua 
opção com caneta de tinta azul ou preta. É vedado o uso 
de qualquer outro material para marcação das respostas. 
MARQUE SUAS OPÇÕES NO CARTÃO-
RESPOSTA ASSIM: 
 
 
3. Ao sair definitivamente da sala, o candidato deverá entregar: (1) o cartão-resposta preenchido e 
assinado; (2) o caderno de prova assinado. Deverá, ainda, assinar a folha de presença. 
4. É proibido copiar suas respostas em papel, em qualquer outro material, na sua roupa ou em qualquer 
parte de seu corpo. 
 
PROVA III 
FÍSICA 
20 QUESTÕES 
PROVA IV 
QUÍMICA 
20 QUESTÕES 
 
 
PROVA III 
FÍSICA 
 
01. 
O odômetro de um carro marcou 38 692,4 km no 
início de uma prova de corrida de automóveis em 
uma pista oval de 3,0 km de comprimento por 
volta. O carro terminou a prova em 
2h38min55seg e no final da prova o odômetro 
marcou 38 986,4 km. A velocidade escalar média 
do carro nessa prova foi 
A) Zero. 
B) 110,0 km/h. 
C) 30,8 m/s. 
D) 399,6 m/s. 
 
 
02. 
Uma única força agindo sobre uma massa de 
2,0 kg fornece a esta uma aceleração de 
3,0 m/s2. A aceleração, em m/s2, produzida pela 
mesma força agindo sobre uma massa de 1 kg é 
A) Zero. 
B) 1,5. 
C) 3,0. 
D) 6,0. 
 
 
 
03. 
Em um corredor horizontal, um estudante puxa 
uma mochila de rodinhas de 6 kg pela haste, que 
faz 60o com o chão. A força aplicada pelo 
estudante é a mesma necessária para levantar 
um peso de 1,5 kg, com velocidade constante. 
Considerando a aceleração da gravidade igual a 
10 m/s2, o trabalho, em Joule, realizado para 
puxar a mochila por uma distância de 30 m é 
A) Zero. 
B) 225,0. 
C) 389,7. 
D) 900,0. 
 
 
04. 
Fornos de microondas usam ondas de rádio de 
comprimento de onda aproximadamente 12 cm 
para aquecer os alimentos. Considerando a 
velocidade da luz igual a 300 000 km/s a 
frequência das ondas utilizadas é 
A) 360 Hz. 
B) 250 kHz. 
C) 3,6 MHz. 
D) 2,5 GHz. 
 
 
 
 A B C D 
     
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 19 de JULHO de 2010 – GABARITO 1
3 
05. 
No diagrama P-V a seguir, quatro processos 
termodinâmicos cíclicos executados por um gás, 
com seus respectivos estados iniciais, estão 
representados. O processo no qual o trabalho 
resultante, realizado pelo gás é menor é o 
A) I.
B) J.
C) K.
D) L.
06. 
A figura abaixo mostra quatro trajetórias de uma 
bola de futebol lançada no espaço. 
Desconsiderando o atrito viscoso com o ar, 
assinale o correto. 
A) A trajetória que exigiu a maior energia foi a I.
B) A trajetória que exigiu a maior energia foi a
II.
C) A trajetória que exigiu a maior energia foi a
III.
D) A energia exigida é a mesma para todas as
trajetórias.
I 
J 
K 
L 
07. 
Duas massas diferentes estão penduradas por 
uma polia sem atrito dentro de um elevador, 
permanecendo equilibradas uma em relação à 
outra, conforme mostrado na figura a seguir. 
Podemos afirmar corretamente que nessa 
situação o elevador está 
A) descendo com velocidade constante.
B) subindo aceleradamente.
C) subindo com velocidade constante.
D) descendo aceleradamente.
08. 
Pode-se afirmar corretamente que a energia 
interna de um sistema constituído por um gás 
ideal 
A) diminui em uma expansão isotérmica.
B) aumenta em uma expansão adiabática.
C) diminui em uma expansão livre.
D) aumenta em uma expansão isobárica.
09. 
Um barco pode viajar a uma velocidade de 
11 km/h em um lago em que a água está parada. 
Em um rio, o barco pode manter a mesma 
velocidade com relação à água. Se esse barco 
viaja no Rio São Francisco, cuja velocidade da 
água, em relação à margem, assume-se 
0,83 m/s, qual é sua velocidade aproximada em 
relação a uma árvore plantada na beira do rio 
quando seu movimento é no sentido da 
correnteza e contra a correnteza, 
respectivamente? 
A) 14 km/h e 8 km/h.
B) 10,2 m/s e 11,8 m/s.
C) 8 km/h e 14 km/h.
D) 11,8 m/s e 10,2 m/s.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 19 de JULHO de 2010 – GABARITO 1
4 
10. 
Uma massa A de 4 kg puxa horizontalmente uma 
massa B de 5 kg por meio de uma mola 
levemente esticada, conforme ilustrado na figura 
abaixo. Desconsidere qualquer tipo de atrito. Em 
um dado instante a massa B tem uma aceleração 
de 1,6 m/s2. Nesse instante, a força resultante na 
massa A e sua aceleração são, respectivamente, 
A) 6,4 N e 1,3 m/s2.
B) 8,0 N e 2,0 m/s2.
C) 0,0 N e 1,6 m/s2.
D) 8,0 N e 1,6 m/s2.
11. 
Um elevador parte do repouso com uma 
aceleração constante para cima com relação ao 
solo. Esse elevador sobe 2,0 m no primeiro 
segundo. Um morador que se encontra no 
elevador está segurando um pacote de 3 kg por 
meio de uma corda vertical. Considerando a 
aceleração da gravidade igual a 10m/s2, a tensão, 
em Newton, na corda é 
A) 0.
B) 12.
C) 42.
D) 88.
12. 
Um carrinho de montanha russa tem velocidade 
igual a zero na posição 1, indicada na figura 
abaixo, e desliza no trilho, sem atrito, 
completando o círculo até a posição 3. 
A menor altura h, em metros, para o carro iniciar 
o movimento sem que venha a sair do trilho na
posição 2 é
A) 36.
B) 48.
C) 60.
D) 72.
13. 
No elevador mostrado na figura abaixo, o carro no 
cilindro à esquerda, na posição E, tem uma massa 
de 900 kg, e a área dasecção transversal do 
cilindro é 2500 cm2. Considere a massa do pistão 
desprezível e a aceleração da gravidade igual a 
10 m/s2. A área da secção transversal do cilindro, 
na posição D, é 25 cm2, e o pistão tem massa 
desprezível. 
Se o elevador for preenchido com óleo de 
densidade 900 kg/m3, a força mínima F, em 
Newton, necessária para manter o sistema em 
equilíbrio será 
A) 0.
B) 10.
C) 800.
D) 900.
14. 
Considerando que o leite tem densidade 1030 g/L 
e calor específico 50 cal/g C, e que o café tem as 
mesmas propriedades da água, ou seja, 
densidade 1000 g/L e calor específico 1 cal/g C, 
se adicionarmos 60 mL de leite, a 20 C, a 200 
mL de café, a 80 C, a temperatura final da 
mistura, em C, será 
A) 28.
B) 42.
C) 46.
D) 72.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 19 de JULHO de 2010 – GABARITO 1
5 
15. 
Considere a figura a seguir. 
Sabendo que na figura anterior a diferença de 
potencial sobre o resistor de 8  é de 24 V, as 
diferenças de potencial, em V, sobre os resistores 
de 14 , 9  e entre os pontos a e b são, 
respectivamente, 
A) 45, 9 e 78.
B) 45, 45 e 114.
C) 35, 45 e 104.
D) 35, 70 e 129.
a
b
i 
16. 
A figura abaixo mostra um prisma feito de um 
material, cujo índice de refração é 1,5, localizado 
na frente de um espelho plano vertical, em um 
meio onde o índice de refração é igual a 1. Um 
raio de luz horizontal incide no prisma. 
Sabendo que sen(6)  0,104 e sen(9) = 0,157, o 
ângulo de reflexão no espelho é de 
A) 2o.
B) 3o.
C) 4o.
D) 6o.
17. 
Na figura abaixo, o peso P1 é de 500 N e a corda 
RS é horizontal. 
Os valores das tensões T1, T2 e T3 e o peso P2, em 
Newton, são, respectivamente, 
A) 2 3 3500 , 500, 1000 / e 500 / .
B) 2 3 3500 / , 1000, 1000 e 500 .
C) 2 3 3500 , 1000, 1000 / e 500 / .
D) 2 3 3500 / , 500, 1000 e 500 .
R S 
18. 
Uma bolha de ar, com o comportamento de gás 
ideal, foi solta do fundo do mar por um 
mergulhador e se expandiu 4 vezes até chegar à 
superfície. Assumindo a pressão atmosférica igual 
a 100 kPa, a densidade da água do mar constante 
e igual a 1000 kg/m3 e desconsiderando variações 
de temperatura, a profundidade, em metros, do 
mergulhador ao soltar a bolha é 
aproximadamente 
A) 2,5.
B) 4.
C) 25.
D) 40.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 19 de JULHO de 2010 – GABARITO 1
6 
19. 
Os termos abaixo estão relacionados às ondas 
sonoras. 
I - 
II - 
Volume se refere à intensidade da 
sensação auditiva produzida por um som e 
depende da intensidade e da frequência da 
onda. 
Altura se refere a uma qualidade da onda 
que depende somente da sua frequência: 
quanto menor a frequência maior a altura. 
III - Batimento se refere às flutuações na 
IV - 
intensidade do som quando há 
interferência de duas ondas sonoras de 
mesma frequência. 
Timbre é uma característica que depende 
da frequência e da intensidade dos tons 
harmônicos que se superpõem para 
formar a onda sonora. 
Está correto o que se afirma em 
A) I e II, apenas.
B) II e III, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I e IV, apenas.
20. 
A declinação do Campo Magnético Terrestre em 
Fortaleza, CE, é de aproximadamente 21 para o 
oeste, e a sua componente horizontal é de 
aproximadamente 0,25 G. Se um elétron é atirado 
com velocidade 106 m/s, verticalmente para cima, 
a magnitude, a direção e o sentido da força 
magnética atuando sobre ele são dados por 
DADOS: 
1 G = 10-4 T, cos(21) = 0,93, sen(21) = 0,36, 
e = 1,6×10-19 C 
A) 4,05 10-18 N na direção a 21 para o Norte da
direção Leste-Oeste, sentido Leste.
B) 3,78 10-18 N na direção a 21 para o Sul da
direção Leste-Oeste, sentido Leste.
C) 1,45 10-18 N na direção a 21 para o Leste da
direção Norte-Sul, sentido Norte.
D) 4,05 10-18 N na direção a 21 para o Leste da
direção Norte-Sul, sentido Sul.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 19 de JULHO de 2010 – GABARITO 1
9 
PROVA IV 
QUÍMICA 
DADOS QUE PODERÃO SER UTILIZADOS 
NA PROVA DE QUÍMICA 
ELEMENTO No ATÔMICO 
MASSA 
ATÔMICA 
H 01 001,0 
C 06 012,0 
N 07 014,0 
O 08 016,0 
Na 11 023,0 
Al 13 027,0 
S 16 032,0 
Cl 17 035,5 
K 19 039,0 
Cr 24 052,0 
Fe 26 056,0 
Ba 56 137,0 
Constante Universal dos Gases 
Perfeitos: 0,082 atm.L/mol.K 
21. 
Para produzir determinado fertilizante, 
necessita-se de uma solução de ácido sulfúrico de 
concentração, em quantidade de matéria, 
3,0 g/mol, e se dispõe para isso de 6 L do referido 
ácido com a concentração, em quantidade de 
matéria, de 4,0 g/mol. O procedimento mais 
comumente adotado para obter a tal solução é 
A) adicionar 2 L de água destilada.
B) adicionar 2 L de ácido sulfúrico de mesma
concentração.
C) retirar por desidratação 2 mols de ácido
sulfúrico.
D) neutralizar parcialmente o ácido com base.
22. 
A osmose é muito importante para os seres vivos. 
Ela é responsável, por exemplo, pelas trocas de 
líquidos entre as células e seu meio. Nas células 
humanas, o excesso de água pode provocar uma 
citólise, originando um acidente vascular cerebral 
(AVC). A pressão osmótica de uma solução 
molecular que apresenta 0,15 mol/L a 27 ºC 
considerada, neste caso, isotônica com a da célula 
humana é, em termos aproximados 
A) 1,85 atm.
B) 3,70 atm.
C) 5,55 atm.
D) 7,40 atm.
23. 
Ao entrar na sua sala de aula, um aluno de 
química foi surpreendido pelo teor de algumas 
frases sobre variados temas da química. 
I - O metano, um gás estufa, é gerado por 
queima de biomassa, pecuária, depósito 
de lixo, etc. 
II - Os metais alcalino-terrosos são também 
conhecidos como terras raras. 
III - Os produtos naturais não causam danos à 
saúde. 
IV - Misturas e substâncias diferem entre si 
porque as primeiras não obedecem à lei 
de Proust. 
V - As leis de Faraday tratam apenas de 
aspectos qualitativos da eletrólise. 
São verdadeiras as afirmações 
A) I e II apenas.
B) I e IV apenas.
C) II e III apenas.
D) II e IV apenas.
24. 
Apesar das restrições feitas pelos ecologistas 
temendo a conversão do cromo III em cromo VI, 
que é tóxico e carcinogênico, o sulfato de cromo 
III é o principal composto usado no curtimento de 
couros. Uma solução do citado material foi 
eletrolisada para produzir cromo metálico usando-
se uma corrente de 4 A durante 40 minutos. 
A massa de cromo produzida e depositada no 
cátodo corresponde, aproximadamente, a 
A) 0,86 g.
B) 1,72 g.
C) 2,44 g.
D) 3,44 g.
25. 
A massa específica ou densidade absoluta de um 
gás nas CNTP é 1,25 g/L. Sua massa molecular é, 
aproximadamente, igual à do 
A) monóxido de mononitrogênio.
B) etano.
C) monóxido de carbono.
D) sulfeto de hidrogênio.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 19 de JULHO de 2010 – GABARITO 1 
 
 
 10 
26. 
O termo pH foi utilizado pela primeira vez em 
1909, pelo bioquímico dinamarquês Sören Peter 
Lauritz Sörensen (1868-1939) que, à época, 
pesquisava para uma cervejaria sobre a qualidade 
das cervejas. Ao seu conceito está ligado o de 
pOH. Considerando que o pOH de um ácido 
monoprótico é 13 e que ele se encontra 40% 
ionizado, a concentração, em quantidade de 
matéria, do referido ácido é 
A) 0,5 mol/L. 
B) 0,25 mol/L. 
C) 0,005 mol/L. 
D) 0,025 mol/L. 
 
27. 
O pão nosso de cada dia surgiu na Mesopotâmia 
há cerca de seis mil anos. Na sua composição 
atual ele contém farinha de trigo e fermento que 
garantem a presença de carboidratos, proteínas, 
minerais diversos, ferro etc. Considerando os seus 
conhecimentos de química, marque a afirmação 
verdadeira. 
A) Pentoses são carboidratos polissacarídeos, de 
5 carbonos, que entram na composição 
química dos ácidos nucléicos. 
B) As proteínas sofrem desnaturação ocorrendo o 
rompimento de ligações da cadeia 
polipeptídica, perdendo-sea sequência de 
aminoácidos que a caracterizam. 
C) Os carboidratos formam uma classe de 
compostos orgânicos que incluem açúcares, 
amido e celulose. 
D) A desnaturação é um processo, geralmente 
irreversível, que consiste na transformação de 
uma proteína em lipídios e gliceróis. 
 
28. 
A química da atmosfera é afetada por ações 
antropogênicas que aumentam a concentração de 
poluentes, produzem chuva ácida, destroem a 
camada de ozônio e causam o aquecimento 
global. Sobre os ciclos globais e as reações 
químicas da atmosfera, assinale a afirmação 
FALSA. 
A) A reação genérica, não balanceada, que 
corresponde à respiração é 
(CH2O)n + O2  CO2 + H2O + Energia. 
B) A fixação do CO2 pelos oceanos se dá através 
da dissolução do gás na água e por 
fotossíntese. 
 
C) O nitrogênio é essencial à vida, sendo 
necessário, por exemplo, na constituição das 
proteínas e do DNA que contém as 
informações genéticas. 
D) As principais fontes naturais de emissão do 
gás dióxido são a queima de combustíveis 
fósseis e as atividades industriais. 
 
29. 
O jornal Folha de São Paulo de 22/07/2003 
noticiou que o Celobar, produto usado em 
contrastes radiológicos e ressonância magnética, 
“teria feito dez vítimas fatais em Goiás”. 
O laboratório Enila tentou transformar o 
carbonato de bário, uma substância utilizada em 
veneno para ratos, em sulfato de bário usando 
ácido sulfúrico. Equacione a reação acima 
mencionada e, após seu balanceamento, marque 
a afirmação verdadeira. 
A) Podemos afirmar, com absoluta certeza, que 
ao final da reação não há a possibilidade de 
impurezas no sistema. 
B) A reação tem como um dos produtos o gás 
carbônico que é letal quando em contato com 
o organismo. 
C) Trata-se de uma reação de deslocamento ou 
substituição. 
D) A reação que produz 3,6 g de água utiliza 
39,4 g de carbonato de bário. 
 
30. 
Os extintores de incêndio à base de espuma 
contêm soluções aquosas de sulfato de alumínio e 
bicarbonato de sódio. Sobre a chama ocorre a 
reação cuja equação não balanceada é: 
NaHCO3+Al2(SO4)3Al(OH)3+H2O+CO2+Na2SO4. 
Com relação a reação anterior e seus efeitos 
sobre a chama, assinale a afirmação FALSA. 
A) A ação redutora do bicarbonato de sódio 
sobre o sulfato de alumínio produz o gás 
carbônico que ajuda a cortar o suprimento de 
oxigênio. 
B) A introdução de CO2 na atmosfera 
comburente diminui rapidamente a 
concentração de oxigênio. 
C) A água resfria o local, diminuindo a velocidade 
da reação de combustão no foco do incêndio. 
D) A espuma, formada do hidróxido de alumínio 
e a água, isola o incêndio do ar, 
interrompendo o suprimento de oxigênio para 
a combustão. 
 
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 19 de JULHO de 2010 – GABARITO 1 
 
 
 11 
31. 
Normalmente as substâncias puras são obtidas a 
partir de misturas. Para a obtenção dessas 
substâncias existem processos de separação. 
Assinale a alternativa que associa corretamente o 
processo de separação, o tipo de mistura, a 
natureza da mistura e aparelhos utilizados nesse 
processo. 
A) Separação por meio do Funil de bromo; 
Heterogênea; Líquido-sólido; Béquer, Suporte 
metálico e Garras metálicas 
B) Dissolução fracionada; Heterogênea; Sólido-
sólido; Funil de Buchner e Erlenmeyer 
C) Destilação fracionada; Homogênea; Líquido-
líquido; Balão, Coluna de fracionamento e 
Condensador 
D) Decantação; Heterogênea; Sólido-líquido; 
Trompa d’água 
 
32. 
A nomenclatura IUPAC (International Union of 
Pure an Applied Chemistry) é formada por 
inúmeras regras, com o objetivo de dar nomes 
lógicos aos compostos orgânicos, de modo que 
cada composto tenha um nome diferente que o 
distinga de todos os demais. Com isso, pretende-
se que, ao ser dada a fórmula estrutural de um 
composto, seja possível elaborar seu nome e vice-
versa. Considere o composto representado pela 
seguinte fórmula estrutural: 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O seu nome pela nomenclatura atual da IUPAC é 
A) 1-cloro-4-pentil-ciclohexan-2-ol. 
B) 3-pentil-6-cloro-ciclohexan-1-ol. 
C) 3-pentil-6-cloro-1-ciclohexanol. 
D) 2-cloro-5-pentil-ciclohexan-1-ol. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
33. 
A garrafa de cerveja está no freezer, com 
temperatura abaixo de zero, perfeita para saciar a 
sede. Mas quando você a tira do freezer, 
segurando no meio da garrafa, a cerveja passa de 
líquido para sólido, congelando. Isso acontece por 
que 
A) o gás carbônico presente na cerveja se 
prende mais firmemente nas paredes da 
garrafa, reduzindo a agitação interna. 
B) ao serem estimuladas, por fatores como calor 
ou movimento, as moléculas das substâncias 
que compõem a cerveja permanecem inertes. 
C) antes de segurar a garrafa, as moléculas das 
substâncias que compõem a cerveja já 
estavam agitadas. 
D) quando você encosta na garrafa, sua mão 
esquenta o vidro aumentando o movimento 
das moléculas das substâncias que compõem 
a cerveja. 
 
 
34. 
Por causa de soluções tampões, também 
chamadas de tamponantes, vacas dão mais leite e 
nós respiramos melhor. O tamponante representa 
uma categoria de compostos químicos. Um deles 
aparece no nosso corpo. É uma mistura derivada 
de gás carbônico e bicarbonato que facilita o fluxo 
de oxigênio no organismo. Assinale a alternativa 
em que o par de substâncias produz esta solução 
tampão. 
A) NaHCO3; Na2CO3 
B) H2CO3; Na2CO3 
C) H2CO3; NaHCO3 
D) H2CO3; NaOH 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Cl 
C5H11 
OH 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 19 de JULHO de 2010 – GABARITO 1 
 
 
 12 
35. 
Com relação à solubilidade dos compostos 
orgânicos, verifica-se que a maioria (que é 
constituída de compostos apolares) não se 
dissolve em água (que é um líquido polar). Pelo 
contrário, os compostos orgânicos são, em geral, 
solúveis nos chamados solventes orgânicos, como 
os hidrocarbonetos e éteres. Um caso 
interessante a considerar é a solubilidade dos 
alcoóis. Os monoálcoois mais simples são 
totalmente miscíveis com a água e essa 
solubilidade é atribuída 
A) à parte apolar das moléculas dos monoálcoois 
mais simples. 
B) ao forte caráter iônico das ligações covalentes 
das moléculas do monoálcool e as da água. 
C) às ligações de hidrogênio formadas entre as 
moléculas do monoálcool e as da água. 
D) aos monoálcoois mais simples serem 
formados por grupos orgânicos R, polar, e 
pelo grupo OH, fracamente apolar. 
 
 
36. 
A Petrobras é a maior usuária mundial de dutos 
flexíveis, que levam o petróleo dos poços até as 
plataformas. A flexibilidade é fundamental para 
que os dutos suportem condições hostis, como 
profundidade e movimentação do mar. Os dutos 
flexíveis são constituídos de camadas poliméricas 
e metálicas intercaladas. Com relação aos 
polímeros assinale a alternativa correta. 
A) Polímeros de condensação são obtidos pela 
reação de dois monômeros, com eliminação 
de uma substância mais simples. Ex: reação 
de fenol e formaldeído com eliminação de 
água. 
B) Polímero de adição é a soma de monômeros 
pequenos todos diferentes entre si. 
Ex: adição de etileno e cloreto de vinila. 
C) Copolímeros são polímeros obtidos a partir de 
monômeros pequenos e todos iguais entre si. 
Ex: reação de moléculas de etileno para 
produzir o propileno. 
D) Nos polímeros lineares, as macromoléculas 
não são encadeadas. Ex: polietileno. 
 
 
 
 
 
 
37. 
O aspartame é um adoçante bastante utilizado na 
substituição ao açúcar comum. Este composto é 
cerca de 200 vezes mais doce que a sacarose. É 
consumido por mais de 200 milhões de pessoas 
em todo o mundo e está presente em mais de 
6000 produtos. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Aspartame 
 
Assinale a alternativa que apresenta corretamente 
a porcentagem aproximada de carbono em um 
mol deste composto e o número de hidrogênio emuma molécula deste composto, respectivamente. 
A) 55,71%; 16 
B) 55,32%; 18 
C) 57,53%; 16 
D) 57,14%; 18 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
HO
N
H
OCH3
O
NH2
O
O
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 19 de JULHO de 2010 – GABARITO 1 
 
 
 13 
 
 O 
 // 
 CH – C 
 \ 
 OH 
 OH 
 / 
 CH – C 
 \\ 
 O 
 O 
 // 
 O CH – C 
 \\ ll \ 
 C – CH OH 
 / 
 HO 
 
 O 
 // 
CH3 – CH2 – C 
 \ 
 H 
 
 OH 
 / 
CH3 – CH = C 
 \ 
 H 
 O 
 // 
CH3 – CH2 – C 
 \ 
 H 
38. 
Na Coluna X a seguir temos três pares de 
substâncias, indicados pelos números 1, 2 e 3, e 
na Coluna Y temos tipos de isômeros, 
identificados pelos algarismos romanos I, II, III, 
IV, V e VI. 
 
COLUNA X COLUNA Y 
1. 
 
 
 1. 
 
 
I. Isômeros 
ópticos 
II. Tautômeros 
III. Isômeros de 
posição 
IV. Isômeros 
geométricos 
V. Isômeros de 
compensa-
ção 
VI. Isômeros de 
função 
2. 2. 
3. 
 
 
 
 
 
3. 
 
 
Ao associar corretamente o par de substâncias da 
Coluna X com o tipo de isômero da Coluna Y, 
obtemos o seguinte: 
A) 1-IV, 2-VI e 3-II. 
B) 1-V, 2-VI e 3-I. 
C) 1-III, 2-II e 3-V. 
D) 1-II, 2-III e 3-VI. 
 
39. 
Na tentativa de minimizar os males causados pelo 
cloro nas águas das piscinas, clubes e academias 
vêm optando pela salinização. Nesse caso, é 
adicionado sal grosso de cozinha à água, e por 
aplicação da reação de eletrólise, obtém-se cloro. 
Como esse processo forma uma quantidade 
menor da substância, é possível dar adeus aos 
problemas causados à pele, aos olhos e aos 
cabelos. Assinale a alternativa que mostra 
corretamente a equação química desta reação. 
A) NaCl + H2O → NaOH + HCl 
B) 2NaCl + 2H2O → 2NaOH + H2 + Cl2 
C) 2KCl + 2H2O → 2KOH + H2 + Cl2 
D) 2NaCl + H2O → Na2O + H2 + Cl2 
 
 
40. 
Sucos naturais de fruta são exemplos de 
alimentos que sofrem rápida oxidação a partir do 
momento em que são preparados. Por isso, é 
conveniente fazer o suco no momento em que ele 
vai ser consumido. Em uma reação de óxido-
redução que envolve compostos orgânicos, se um 
composto orgânico é transformado em outro, 
ocorre uma oxidação ou redução. 
Nos quadros a seguir, os itens I, II, III e IV 
indicam que o composto da Coluna X foi 
transformado no composto da Coluna Y por uma 
reação do tipo indicado na Coluna Z. 
 
Coluna X Coluna Y Coluna Z 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Coluna X Coluna Y Coluna Z 
 
 
 
 
 
Coluna X Coluna Y Coluna Z 
 
 
 
 
 
 
 
 
Coluna X Coluna Y Coluna Z 
 
 
 
 
 
 
 
 
Está correto o indicado 
A) no item I, apenas. 
B) nos itens I e III, apenas. 
C) no item III, apenas. 
D) nos itens II, III e IV, apenas. 
CH3 – C – CH3 
 ll 
 O 
 
 
 
H3C – OH 
 
 
 O 
 // 
H – C 
 \ 
 OH 
 
 
 
 
REDUÇÃO I - 
 
H3C – CH = NH 
 
 
H3C – CH2 – NH2 
 
 
OXIDAÇÃO 
 
II - 
 
 O 
 ll 
H3C – C – CH3 
 
 OH 
 l 
H3C – C – CH3 
 l 
 H 
 
III - 
 
 
REDUÇÃO 
 
 O 
 // 
CH3 – C 
 \ 
 OH 
 
 
IV - 
 
 O 
 // 
CH3 – C 
 \ 
 H 
 
 
 
 
OXIDAÇÃO 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 19 de JULHO de 2010 – GABARITO 1 
 
 
 2 
 
LEIA COM ATENÇÃO 
 
 
1. Após receber o seu cartão-resposta e antes de dar início 
à marcação do gabarito, pinte no cartão o quadrinho de 
número 1 que é o NÚMERO DO GABARITO de sua prova. 
 
MARQUE O NÚMERO DO 
GABARITO NO CARTÃO-
RESPOSTA. 
 
 
2. Marque suas respostas pintando completamente o 
interior do círculo correspondente à alternativa de sua 
opção com caneta de tinta azul ou preta. É vedado o uso 
de qualquer outro material para marcação das respostas. 
MARQUE SUAS OPÇÕES NO CARTÃO-
RESPOSTA ASSIM: 
 
 
3. Ao sair definitivamente da sala, o candidato deverá entregar: (1) o cartão-resposta preenchido e 
assinado; (2) o caderno de prova assinado. Deverá, ainda, assinar a folha de presença. 
4. É proibido copiar suas respostas em papel, em qualquer outro material, na sua roupa ou em qualquer 
parte de seu corpo. 
 
PROVA III 
GEOGRAFIA 
20 QUESTÕES 
PROVA IV 
HISTÓRIA 
20 QUESTÕES 
 
 
 
 
 
 
PROVA III 
GEOGRAFIA 
 
01. 
As recentes catástrofes naturais registradas no 
Rio de Janeiro, implicando dezenas de mortes, 
derivaram 
A) apenas de chuvas excessivas concentradas 
num curto período de tempo. 
B) da ocupação desordenada dos topos de 
morros e de vertentes íngremes que, em 
função das chuvas excessivas, provocaram os 
deslizamentos de terras e de blocos de 
rochas. 
C) apenas de chuvas excessivas concentradas 
nos fundos de vales e na planície litorânea. 
D) da saturação dos solos florestados da mata 
atlântica preservada. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
02. 
Em se tratando do bioma caatinga, analise as 
seguintes afirmações. 
I - A caatinga é um dos biomas brasileiros 
mais alterados pelas atividades humanas. 
II - É nessa área que estão localizados 
grandes espaços submetidos à 
desertificação. 
III - A caatinga tem características fisionômicas 
e florísticas muito homogêneas e com 
muito pouca diversidade de espécies. 
É correto o que se afirma 
A) em I, II e III. 
B) em I e II, apenas. 
C) em II, apenas. 
D) em I, apenas. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 A B C D 
     
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 19 de JULHO de 2010 – GABARITO 1 
 
 
 3 
03. 
No que tange à dinâmica interna do globo 
terrestre e quanto à ocorrência de desastres 
naturais, assinale a afirmação INCORRETA. 
A) A crosta terrestre é dividida em doze grandes 
placas tectônicas que se movem sobre o 
magma. 
B) Os terremotos ocorrem em função do contato 
entre duas placas tectônicas, provocando 
atrito entre as mesmas e liberando em forma 
de ondas sísmicas. 
C) Catástrofes naturais como as que ocorreram 
recentemente no Chile e no Haitidecorrem de 
atividades vulcânicas intensas seguidas de 
deslizamento de terra motivadas por erosão 
acelerada. 
D) A principal área de risco para a ocorrência de 
abalos sísmicos e vulcânicos é o chamado anel 
ou cinturão do fogo do Oceano Pacífico. 
 
 
04. 
Calcários e granitos são, respectivamente, rochas 
A) sedimentares e plutônicas. 
B) metamórficas e sedimentares. 
C) vulcânicas e plutônicas. 
D) cristalinas e sedimentares. 
 
 
05. 
As áreas de acumulação de sedimentos aluviais 
no Nordeste do Brasil que concentram melhores 
condições de solo e de recursos hídricos 
superficiais e subterrâneos correspondem a 
A) superfícies pediplanadas do sertão. 
B) serras úmidas cristalinas. 
C) planaltos sedimentares e chapadões. 
D) planícies fluviais. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
06. 
Em relação aos problemas ambientais e de 
conservação da natureza na Região Metropolitana 
de Fortaleza (RMF), pode-se afirmar corretamente 
que 
A) os ambientes flúvio-marinhos e as áreas 
estuarinas dos rios Cocó e Ceará são 
ecologicamente estáveis e não têm restrições 
naturais à ocupação humana. 
B) os sistemas ambientais naturais mais 
vulneráveis à ocupação e expansão urbana, 
correspondem aos tabuleiros que são 
topograficamente planos e têm solos 
espessos. 
C) as principais áreas de risco à ocupação urbana 
são aquelas contempladas pela Legislação 
Ambiental e que correspondem aos fundos de 
vales ribeirinhos, dunas, manguezais e faixas 
de praia. 
D) os ecossistemas da planície litorânea são 
ecologicamente estáveis e pouco vulneráveis 
à ocupação. 
 
 
07. 
Sobre os recursos hídricos do planeta, assinale o 
INCORRETO. 
A) As águas subterrâneas são mais abundantes 
em áreas do embasamento cristalino e são 
escassas nas bacias sedimentares. 
B) A maior parte da água é indisponível, 
ocorrendo nas geleiras, neves eternas e 
subsolos congelados. 
C) Da água doce disponível para utilização pelo 
homem, apenas uma porção muito pequena é 
encontrada nos rios, lagos, zonas úmidas e na 
umidade do solo. 
D) Grande parte da água que evapora dos 
oceanos precipita-se na terra, alimenta os 
rios, umidifica os vales e recarrega os 
aquíferos. 
 
 
08. 
Os grandes conjuntos geológico-estruturais que 
se movem lentamente sobre o magma são 
denominados de 
A) zonas sísmicas. 
B) bacias sedimentares. 
C) grandes cadeias de montanhas (cordilheiras). 
D) placas tectônicas. 
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 19 de JULHO de 2010 – GABARITO 1 
 
 
 4 
09. 
A cartografia é instrumento fundamental para 
representar o espaço geográfico. Sobre o tema, 
assinale o correto. 
A) As cartas geomorfológicas, as pedológicas e 
as fitogeográficas representam, 
respectivamente, as rochas, o relevo e a 
vegetação. 
B) O mapeamento temático moderno é feito 
através de imagens de sensoriamento remoto 
e das técnicas de geoprocessamento. 
C) As isoietas representam nos mapas 
plani-altimétricos as áreas que têm níveis 
hipsométricos similares. 
D) Mapas batimétricos representam as terras 
emersas através das curvas de nível. 
 
10. 
 
Considere a escala gráfica a seguir representada. 
 1 0km 1 2 3 4 5 
 
 
Nela, a distância de 1 para 0 é de 1cm, de 1 para 
2 é de 1cm, de 2 para 3 é de 1cm, e assim por 
diante. Essa escala é representada, 
numericamente, por 
A) 1 : 10 000. 
B) 1 : 100 000. 
C) 1 : 1 000. 
D) 1 : 1 000 000. 
 
11. 
―As possíveis formas de aproveitamento (...) dos 
recursos que podem ser adotadas no momento 
atual estão, sem dúvida, determinadas pelas 
condições de expansão da economia de mercado. 
Mas estas dependem, por sua vez, do grau de 
rigidez apresentado pelas estruturas tecnológicas 
e institucionais, bem como os princípios e os 
avanços científicos nos quais se apoia esta 
racionalidade econômica (...).‖ 
LEFF, Enrique. Epistemologia Ambiental. p. 61. 
4a ed. São Paulo: Cortez, 2006. 
Podemos afirmar corretamente que o excerto 
versa especificamente sobre o(a) 
A) aquecimento global. 
B) conservação dos recursos minerais. 
C) desenvolvimento sustentável. 
D) espaço urbano. 
 
12. 
Sobre a análise e a constituição do espaço 
urbano, são feitas as seguintes afirmações. 
I - O espaço urbano capitalista é 
fragmentado, articulado e campo das lutas 
sociais. 
II - O espaço urbano é um produto social, 
resultado das ações de acumulação de 
capital ao longo do tempo. 
III - Os proprietários dos meios de produção, 
os proprietários fundiários, o Estado e os 
grupos sociais são alguns dos agentes que 
constituem o espaço urbano. 
IV - O espaço urbano é o resultado da 
combinação dinâmica, portanto instável, 
de elementos físicos, biológicos e 
antrópicos que, reagindo dialeticamente 
uns sobre os outros, formam (...) um 
conjunto indissociável, em perpétua 
evolução. 
Está correto o que se afirma 
A) apenas em II e III. 
B) apenas em I, II e III. 
C) apenas em I, II e IV. 
D) apenas em III e IV. 
 
13. 
―Esta assume inteiramente um conteúdo político 
explícito, (...) a geografia é uma prática social em 
relação à superfície terrestre.‖ 
MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia 
pequena história crítica. p. 116. São Paulo: 
Hucitec, 1995. 
O autor refere-se neste trecho à visão da 
geografia embasada na 
A) Geografia Tradicional. 
B) Geografia Quantitativa. 
C) Geografia Regional. 
D) Geografia Crítica. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 19 de JULHO de 2010 – GABARITO 1 
 
 
 5 
14. 
―Um estudo histórico comparativo do processo de 
destruição ambiental ao longo dos séculos, (...) 
talvez revelasse pressupostos, percepções e 
motivações subjetivas que ainda persistem nas 
sociedades contemporâneas, a brasileira incluída. 
Uma delas seria a postura antropocêntrica, na 
qual o homem acredita que o resto da criação, 
(...), exista somente para servi-lo. Uma outra 
talvez fosse a percepção da inesgotabilidade dos 
recursos naturais, visão deformada constituída a 
partir da constatação de uma grande abundância 
dos mesmos.‖ 
CONFALONIERI, Ulisses. A crise ambiental e 
suas repercussões na saúde humana p. 51-52. 
apud. Saúde Ambiental Sustentável: 
estreitando nós. Minayo, Maria Cecília de. 
(org.). Rio de Janeiro: FIOCRUZ. 2002. 
Analisando o excerto anterior e refletindo sobre a 
degradação ambiental, assinale (V), para 
verdadeiro, e (F), para falso. 
( ) As várias formas de degradação do meio 
ambiente podem comprometer a saúde 
humana, aumentar a pobreza e dificultar 
o acesso a água potável. 
( ) A principal contribuição do estudo Nosso 
Futuro Comum, ―relatório Brundtland‖ 
realizado pela Comissão Mundial sobre 
Meio Ambiente e Desenvolvimento da 
ONU, foi a ideia de associar 
desenvolvimento à preservação do meio 
ambiente. 
( ) Segundo o Painel Intergovernamental 
sobre Mudança Climática (IPCC), para se 
evitar o aumento da temperatura 
superior a 2 ºC neste século, é 
necessário que os países industrializados 
diminuam progressivamente suas 
emissões de gases-estufa. 
( ) Os efeitos da degradação ambiental 
podem atingir de forma severa a parcela 
maispobre da população mundial que é 
a mais vulnerável aos problemas 
decorrentes da produção de alimentos. 
A sequência correta de cima para baixo é 
A) V, F, V, F. 
B) V, V, V, V. 
C) V, V, F, V. 
D) F, F, V, F. 
 
 
 
 
 
15. 
Analise as afirmações a seguir sobre as 
características da população brasileira. 
I - As pirâmides etárias no Brasil têm 
demonstrado, mais recentemente, uma 
base mais estreita e o ápice — onde está 
concentrada a maior parcela da população 
jovem — mais largo. 
II - As regiões brasileiras apresentam 
diferenças na distribuição da população 
em relação à cor da pele. Este fato pode 
ser explicado pelos diferentes processos 
de ocupação e povoamento. 
III - O aumento do percentual da população 
idosa no Brasil é consequência da melhoria 
da qualidade de vida e da redução, em 
média, da taxa de fecundidade. 
Está correto o que se afirma 
A) apenas em I e II. 
B) apenas em I e III. 
C) apenas em II e III. 
D) em I, II e III. 
 
16. 
O turismo é uma das atividades econômicas que 
mais tem crescido no mundo todo. No Ceará 
constitui uma das cadeias produtivas que 
reorganiza os espaços e se consolida fortemente, 
interagindo com as mais diversas atividades 
econômicas. Desta forma, esta atividade possui 
também um efeito multiplicador. Considerando 
estas informações sobre a atividade do turismo no 
Ceará, é correto afirmar que 
A) a maior parte da atividade do turismo no 
Ceará concentra-se quase que exclusivamente 
na região do Cariri em função da religiosidade 
e da cultura popular. 
B) o clima atua como um elemento desfavorável 
ao desenvolvimento desta atividade, em 
virtude da constância pluviométrica durante 
todo ano. 
C) o Estado não priorizou, formulou ou fomentou 
políticas com ações e investimentos para o 
desenvolvimento do turismo, deixando este 
setor a cargo, exclusivamente, da iniciativa 
privada. 
D) o Ceará possui uma série de atrativos 
naturais, em grande parte no seu litoral, uma 
boa malha viária que permite acesso ao litoral 
e um setor de serviços bem desenvolvido, 
principalmente em Fortaleza. 
 
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 19 de JULHO de 2010 – GABARITO 1 
 
 
 6 
17. 
A ocupação do território brasileiro com o 
desenvolvimento de atividades econômicas 
ligadas ao uso da terra e à exploração dos 
recursos naturais historicamente tem provocado 
impactos adversos, com duração e intensidade 
diferentes. Analisando as afirmações a seguir que 
se relacionam com a problemática da exploração 
dos recursos naturais e o uso da terra nos biomas 
brasileiros, identifique o bioma que está sendo 
caracterizado. 
I - A ocupação inicial deste bioma teve como 
principais atividades econômicas a 
pecuária e a cana-de-açúcar. Porém, 
mesmo sendo uma das atividades 
responsáveis pelo povoamento, a pecuária 
extensiva, desenvolvida no mesmo, pode 
ser apontada como uma das causas da 
degradação do solo e da vegetação. 
II - O crescimento demográfico e a construção 
de usinas hidrelétricas são atividades 
responsáveis por alguns dos impactos 
presentes neste bioma. O aumento da 
população em virtude das migrações 
internas tem gerado uma demanda cada 
vez maior por alimentos, acarretando 
aumento da área agrícola, desmatamento 
e desequilíbrio ambiental. 
III - A degradação deste bioma está associada 
inicialmente com o cultivo da 
cana-de-açúcar e do café. Atualmente, 
grandes extensões deste bioma são 
ocupadas pelas cidades, suas regiões 
metropolitanas e grandes áreas de 
complexos industriais. 
Assinale a alternativa que apresenta a associação 
correta entre as afirmações anteriores e os 
biomas aos quais elas correspondem. 
A) I-Caatinga; II-Mata Atlântica; III-Cerrado 
B) I-Cerrado; II-Mata Atlântica; III-Campos 
Sulinos 
C) I-Cerrado; II-Pantanal; III-Caatinga 
D) I-Caatinga; II-Amazônia; III-Mata Atlântica 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
18. 
O capitalismo tem sua origem em meados dos 
séculos XV e XVI. Desde então, suas formas e 
mecanismos têm se adaptado às condições 
políticas, históricas e sociais. Nas opções a seguir, 
marque a que contém informações FALSAS sobre 
o capitalismo e seus arranjos. 
A) No momento histórico atual predomina o 
capitalismo comercial solidário, modelo que 
gera riqueza e estimula o comércio entre os 
países pobres industrializados. 
B) O capitalismo industrial foi marcado pela 
primeira e segunda revoluções industriais, 
tornando a produção industrial uma das 
maiores fontes de lucro. 
C) O monopólio capitalista pode ser entendido 
como a concentração do capital por poucos 
grupos ou empresas. 
D) Entre os fundamentos do neoliberalismo 
econômico está a não-intervenção do Estado 
na economia, exceto em momentos de crise. 
 
 
19. 
Analise as afirmações a seguir sobre os espaços 
agrários. 
I - A atividade agroindustrial é uma das 
principais características da agricultura 
moderna, que compreende desde a 
produção até o processamento e a 
distribuição. 
II - Os produtos originados do agronegócio 
também são conhecidos no mercado 
mundial pela dominação de commodity. 
III - As geotecnologias e a biotecnologia geram 
mecanismos que permitem, entre outras 
atividades, mapear as áreas plantadas, 
determinar a melhor época do ano para se 
plantar um tipo de cultura, selecionar 
sementes e corrigir solos. 
É correto o que se afirma 
A) somente em I e II. 
B) somente em I e III. 
C) somente em II e III. 
D) em I, II e III. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 19 de JULHO de 2010 – GABARITO 1 
 
 
 7 
20. 
Este processo também se caracteriza pelo grau de 
interligação e por vezes interdependência entre as 
economias dos países, onde o mercado 
internacional se torna cada vez mais importante, 
superando em alguns momentos os próprios 
mercados nacionais. Como um dos reflexos deste 
processo, tem-se observado a multiplicação de 
empresas multinacionais que possuem unidades 
em outros países. Estas são algumas 
características da(s) 
A) áreas periféricas. 
B) globalização da economia. 
C) organização política mundial. 
D) balança comercial brasileira. 
 
 
PROVA IV 
HISTÓRIA 
 
21. 
Na História do Brasil Colonial, o termo 
PLANTATION refere-se às 
A) grandes lavouras plantadas pelos indígenas 
em grandes vales da região norte do Brasil. 
B) pequenas lavouras da economia de 
subsistência desenvolvidas no sul do Brasil. 
C) grandes lavouras de gêneros tropicais 
marcadas pelo latifúndio, monocultura e mão 
de obra escrava. 
D) experiências fracassadas do plantio da 
seringueira no norte do Brasil. 
 
22. 
O Período posterior à abdicação de Dom Pedro I é 
chamado de Regência. Em relação a este período 
da nossa história, assinale o correto. 
A) Neste período o país foi regido por figuras 
políticas em nome do Imperador, até que este 
atingisse a maioridade antecipada, em 1822. 
B) A princípio as Regências eram Unas, passando 
a existir três regentes a partir de 1824. 
C) O Período Regencial foi um dos mais 
tranquilos da História política do Brasil, posto 
que foram tomadas muitas medidas 
destinadas a garantir as liberdades 
individuais. 
D) Nos anos em que ocorreram as Regências, 
esteve em jogo a unidade territorial do país, a 
autonomia das províncias e a organização das 
forças armadas. 
23. 
―... Sim, a presença da Inquisição no Ceará não 
foi apenas esporádica e nem se resume à meia 
dúzia de processos ...‖ 
VIEIRA JUNIOR, Antonio Otaviano. A Inquisição 
e o Sertão. Fortaleza: Edições Demócrito 
Rocha, 2008, p. 50-53. 
O fragmento acima confirma a visita da Inquisição 
ao Ceará. Acerca da sua atuação em terras 
cearenses, são feitas as seguintes afirmações. 
I - A presença da Inquisição na capitania 
cearense cumpriu o papel a ela destinado: 
revirar cotidianos e esquadrinhar as vidasdas pessoas à procura de atos contra a fé. 
II - O Ceará foi, muitas vezes, alvo das visitas 
da ―Santa Inquisição‖, principalmente a 
partir da segunda metade do século XVIII. 
III - O Ceará foi um lócus para a instalação do 
aparelho da Inquisição, pois não faltaram 
interessados em ser ―os olhos‖ da 
Inquisição. 
São verdadeiras as afirmações 
A) I e II, apenas. 
B) I, II e III. 
C) II e III, apenas. 
D) I e II, apenas. 
 
 
24. 
A ocupação holandesa no nordeste do Brasil fez 
parte da ofensiva econômica deste país na 
América portuguesa, a partir do século XVII. Em 
relação às afirmações abaixo, marque a FALSA. 
A) Em maio de 1624, uma armada de 26 navios 
que partira da Holanda foi avistada da Baía de 
Todos os Santos. O objetivo maior da invasão 
era a conquista da próspera economia 
açucareira das capitanias do Nordeste. 
B) A expansão econômica holandesa baseava-se 
essencialmente no comércio, na usura e em 
outras atividades ligadas à circulação de 
riquezas. 
C) A posse do território cearense pelos 
holandeses ocorreu dois séculos antes 
(século XV) em virtude de os indígenas locais 
não se apresentarem hostis a estes invasores. 
D) O ataque ao Maranhão tinha mais significado 
geopolítico do que econômico. O objetivo dos 
holandeses era chegar a outras regiões da 
possessão portuguesa, através do Maranhão. 
 
 
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 19 de JULHO de 2010 – GABARITO 1 
 
 
 8 
25. 
Muitas eram as tarefas da polícia entre as últimas 
décadas do século XIX e primeiras do século XX 
na maioria das cidades. Em relação às suas 
funções, são feitas as seguintes afirmações. 
I - A polícia representava a instituição através 
da qual se dava o contato mais frequente 
do Estado com as camadas mais baixas da 
população. 
II - Tinha a incumbência de manter a ordem e 
a decência, coibindo, na medida do 
possível, os atos indecorosos em via 
pública. 
III - Além de manter a ordem no espaço 
urbano, ainda tinha que manter um 
combate pontual aos vadios e 
desocupados que nele circulavam. 
É verdadeiro o que se afirma em 
A) II e III, apenas. 
B) I e III, apenas. 
C) I, II e III. 
D) I, apenas. 
 
26. 
Sobre o papel dos ―Tenentes‖ após a ―Revolução 
de 1930‖, são feitas as seguintes afirmações. 
I - Após a vitória da ―Revolução de 1930‖, os 
Tenentes passaram a fazer parte do 
governo, embora, posteriormente, tenham 
se decepcionado com os rumos que o 
movimento tomou. 
II - Os Tenentes tiveram contra si a grande 
maioria da população de São Paulo que 
ideologicamente girava em torno das elites 
regionais que combatiam. 
III - O Nordeste foi um dos espaços de atuação 
dos Tenentes. Muitos deles eram oriundos 
dessa região onde o poder dominado por 
pequenos grupos era flagrante. 
Está correto o que se afirma 
A) em I, II e III. 
B) em II e III, apenas. 
C) em I, apenas. 
D) em I e III, apenas. 
 
 
 
 
 
 
27. 
―Pela primeira vez um presidente tomou posse em 
Brasília, encarnando as esperanças no futuro. Em 
menos de sete meses essas esperanças seriam 
desfeitas pela renúncia que atirou o país numa 
grave crise política.‖ 
FAUSTO, Boris. História Concisa do Brasil. São 
Paulo: EDUSP, 2009. p. 241. 
O fragmento acima trata do Presidente 
A) Juscelino Kubstichek. 
B) Jânio Quadros. 
C) João Goulart. 
D) Getúlio Vargas. 
 
28. 
O arrocho fiscal que intensificou as indisposições 
entre a Colônia Brasileira e a Metrópole 
Portuguesa nas Minas Gerais e que consistia na 
cobrança anual de uma cota de 100 arrobas de 
ouro por município foi denominado de 
A) Derrama. 
B) Quinto Real. 
C) Código Mineiro de 1603. 
D) Intendência das Minas. 
 
29. 
Acerca do chamado ―milagre brasileiro‖, período 
situado pela historiografia entre 1969 e 1973, são 
feitas as seguintes afirmações. 
I - Este período é caracterizado pelo 
crescimento dos empréstimos assim como 
do investimento de capital estrangeiro no 
Brasil. 
II - Este período combinou crescimento 
econômico com altíssimas taxas de 
inflação, o que inviabilizou o crescimento 
industrial e comercial. 
III - A revisão das normas de produção atraiu 
fortes investimentos estrangeiros, 
principalmente no setor da indústria 
automobilística. 
São verdadeiras as afirmações 
A) I e III, apenas. 
B) I e II, apenas. 
C) I, II e III. 
D) I, apenas. 
 
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 19 de JULHO de 2010 – GABARITO 1 
 
 
 9 
30. 
―Discutir a trajetória das esquerdas no Brasil 
requer uma reflexão em torno de como a 
sociedade civil se organizou, como se deu o 
processo de construção da cidadania e como as 
instituições do estado evoluíram ao longo desse 
percurso.‖ 
FONTE: FERREIRA, Jorge e REIS, Daniel Aarão. 
A Formação das Tradições (1889-1945). Rio de 
Janeiro: Civilização Brasileira, 2007, p. 23. 
Sobre os temas envolvidos na citação, são feitas 
as seguintes afirmações. 
I - Não há movimento de esquerda sem 
mobilização social assim como não há 
conquistas de esquerda sem ampliação da 
cidadania. 
II - A luta pela expansão da cidadania requer 
a formação e o acúmulo de cultura cívica, 
entendida como cultura política. 
III - Quando se fala em trajetória das 
esquerdas só é possível imaginá-las nas 
organizações partidárias. 
É correto o que se afirma 
A) em I, II e III. 
B) em II e III, apenas. 
C) em III, apenas. 
D) em I e II, apenas. 
 
31. 
No último dia 3 de julho, a Argélia comemorou 48 
anos de independência. Após um violento conflito, 
conhecido como um dos mais sangrentos do 
período contemporâneo e que praticamente 
devastou o país, contabilizando a morte de mais 
de um milhão de pessoas, a Argélia se torna 
independente. Uma vitória contra a tirania 
colonial e a consolidação de um governo 
autônomo. Sobre a independência argelina, 
assinale o correto. 
A) Ela representa a dissolução do colonialismo 
francês naquele país. 
B) Ela indica a quebra de relações imperialistas 
com a Inglaterra. 
C) Ela prenuncia o avanço da globalização no 
continente africano. 
D) Ela foi em vão, pois o país continuou 
dependente das nações europeias. 
 
 
 
32. 
Alexandre, o Grande, o célebre conquistador do 
mundo antigo, apesar de sua indiscutível 
liderança, teve que se defrontar com uma forte 
oposição dos seus próprios oficiais. Sobre as 
razões de seus oponentes, é correto afirmar que 
A) se colocaram contra a imposição de Alexandre 
em organizar uma nova expedição para 
conquistar a Índia. 
B) se rebelaram, pois ficaram completamente 
inconformados com a total destruição de 
Tebas. 
C) se inconformaram com o casamento de 
Alexandre com uma mulher estrangeira. 
D) se recusaram a aceitar a imposição do 
absolutismo monárquico e a divinização da 
figura real propostas por Alexandre. 
 
33. 
Entre os séculos VI e VIII, passaram a figurar no 
contexto histórico da Europa povos que até então 
estavam às margens, que eram conhecidos como 
―bárbaros‖: germanos, francos, godos, 
lombardos, hunos etc. Estes povos consolidaram 
seu poder e formaram reinos independentes, 
dando início a uma nova fase da história do 
mundo ocidental. Assinale a afirmação verdadeira. 
A) O termo ―bárbaro‖ era utilizado para 
reconhecer e glorificar aqueles povos que 
negociaram com os romanos e alternaram, 
com estes, a posição de poder. 
B) A palavra ―bárbaro‖ era empregada por 
gregos e romanos para delimitar o que para 
eles significava povos não civilizados. 
C) Os diferentes povos, oriundos de locais 
geograficamente distantes, se 
autodenominavam bárbaros. 
D) A denominação ―bárbaros‖ foi empregada 
especificamente pelos historiadores para 
contrapor a ―romanos‖. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 19 de JULHO de 2010 – GABARITO 1 
 
 
 10 
34.Nas primeiras décadas do século XX, a economia 
mundial sofreu um grande abalo econômico. A 
especulação financeira alucinada, combinada com 
a produção sem controle, culminou na Grande 
Depressão dos anos 30. Assinale a alternativa 
cujo evento contribuiu para o desenrolar desta 
crise. 
A) a quebra da Bolsa de valores de Nova York 
em 1929 
B) o incremento da economia da URSS 
C) a implantação de indústrias de ponta nos 
países beligerantes europeus 
D) a liderança dos EUA após a Primeira Guerra 
Mundial 
 
35. 
Os árabes deixaram traços permanentes na 
cultura europeia, seja nas artes, seja no campo 
linguístico. Há inúmeras palavras, em vários 
idiomas indo-europeus, que são de origem árabe. 
Por exemplo: álgebra, alquimia, álcool, cifra, zero 
etc. Sobre a presença dos povos árabes na 
Europa, assinale o correto. 
A) Os árabes não conseguiram consolidar seu 
poder político, criando apenas um 
relacionamento comercial e de trocas com 
alguns lugares da Europa. 
B) Os árabes fundaram um imenso império 
islâmico, foram tolerantes em relação às 
populações submetidas e contribuíram para o 
florescimento das artes. 
C) As trocas linguísticas entre árabes e europeus 
foram muito superficiais, dado o curto tempo 
de contato entre estes povos. 
D) Em nenhum momento da história humana 
houve o predomínio dos povos árabes em solo 
ocidental. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
36. 
―O século XVII, mais que qualquer outra época, 
sublinhou abertamente a natureza quase divina 
da monarquia e, até do rei (...)‖ 
(BLOCH, M. Os reis taumaturgos. O caráter 
sobrenatural do poder régio. Trad. Júlia 
Mainardi. São Paulo: Companhia das Letras, 
1993. p. 235.) 
Sobre a divinização da realeza é correto afirmar 
que 
A) foi utilizada como justificativa para o 
absolutismo monárquico. 
B) permanece ainda nos dias atuais a ideia de 
que monarcas são divinos. 
C) legitimou as explorações e conquistas do 
continente americano. 
D) o poder régio nunca esteve relacionado ao 
sobrenatural. 
 
37. 
A política da boa vizinhança, capitaneada pelos 
EUA entre 1933 e 1945, procurou desenvolver 
estratégias objetivando estreitar as relações 
comerciais, políticas e culturais com a América 
Latina. Recorrendo aos meios de comunicação de 
massa (cinema, revistas e jornais), procurou 
popularizar a ideia de união entre as Américas. 
Sobre o tema, assinale o correto. 
A) Personagens como Pato Donald, Zé Carioca e 
Panchito, criados por Walt Disney, 
representaram subliminarmente seus países 
de origem com suas características próprias. 
B) A indústria cultural americana, especialmente 
Hollywood, entre 1933 e 1945, negou-se a 
possíveis aproximações com outros países da 
América Latina. 
C) A política de boa vizinhança foi conduzida por 
meio das negociações políticas entre os 
dirigentes dos países do continente 
americano, sem a preocupação cultural. 
D) Os meios de comunicação de massa foram 
utilizados pelos americanos em sua busca de 
liderança nas três Américas somente após a 
Segunda Guerra Mundial. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 19 de JULHO de 2010 – GABARITO 1 
 
 
 11 
38. 
François Mitterrand, presidente da França de 1981 
a 1995, objetivando chamar a atenção do mundo 
para o problema da crise bósnia, em 1992, 
efetuou uma visita inesperada a Sarajevo, cidade 
que, naquele ano, seria palco da morte de 150 mil 
pessoas. Sobre a guerra da Bósnia e Herzegovina, 
assinale o correto. 
A) Foi um conflito sangrento, mas de curtíssima 
duração, resolvido com a intervenção da 
França. 
B) Foi um embate violento envolvendo diferentes 
etnias (bósnios, sérvios e croatas) e religiões. 
C) Não foi tão significativa e provocou pouco 
impacto na geopolítica do final do século XX. 
D) As tensões culturais e étnicas foram 
solucionadas com acordos pacíficos. 
 
 
39. 
A Somália foi substancialmente armada no 
decorrer da Guerra Fria. Com o fim da guerra e do 
auxílio econômico, tornou-se palco de conflitos 
sangrentos que se estenderam por longos anos, 
atingindo violentamente toda a população deste 
país. Sobre a Somália, assinale o correto. 
A) É um país localizado ao sul do Continente 
africano que na fase imperialista foi dividido 
entre a Itália e a Inglaterra, devido à sua 
localização geográfica estratégica. 
B) Mesmo com inúmeros conflitos internos, a 
Somália não enfrentou nenhum golpe militar. 
C) Desprovida de um governo central por mais 
de uma década, a restauração da Somália 
ainda representa um grande desafio. 
D) Apesar da crise em 2004, aconteceram na 
Somália eleições diretas, com a posse do 
Presidente Abdullahi Yusuf Ahmed. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
40. 
―(...) as forças históricas que moldaram o século 
continuam a operar. Vivemos num mundo 
conquistado, desenraizado e transformado pelo 
titânico processo econômico e tecnocientífico de 
desenvolvimento do capitalismo, que dominou os 
dois ou três últimos séculos (...).‖ 
(HOBSBAWM, E. Era dos extremos – O breve 
século XX 1914-1991. Trad. Marcos Santarrita. 
São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 
562.) 
De acordo com o texto, o capitalismo 
A) influenciou positivamente o século XX. 
B) permanece em ação. 
C) é desenraizado e conquistado. 
D) dominou apenas os últimos séculos. 
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 18 de JULHO de 2010 – GABARITO 1 
 
 
 6 
 
PROVA II 
LÍNGUA INGLESA 
 
Text 
 
 
 
1 
2 
3 
4 
5 
6 
7 
8 
9 
10 
11 
12 
13 
14 
15 
16 
17 
18 
19 
20 
21 
22 
23 
24 
25 
26 
27 
28 
29 
30 
31 
32 
33 
34 
35 
36 
37 
38 
39 
40 
41 
42 
43 
44 
45 
46 
47 
48 
49 
50 
51 
52 
53 
54 
55 
56 
Apart from being about murder, 
suicide, torture, fear and madness, horror 
stories are also concerned with ghosts, 
vampires, succubi, incubi, poltergeists, 
demonic pacts, diabolic possession and 
exorcism, witchcraft, spiritualism, voodoo, 
lycanthropy and the macabre, plus such 
occult or quasi occult practices as 
telekinesis and hylomancy. Some horror 
stories are serio-comic or comic- 
grotesque, but none the less alarming or 
frightening for that. 
From late in the 18th c. until the 
present day – in short, for some two 
hundred years – the horror story (which is 
perhaps a mode rather than an identifiable 
genre) in its many and various forms has 
been a diachronic feature of British and 
American literature and is of considerable 
importance in literary history, especially in 
the evolution of the short story. It is also 
important because of its connections with 
the Gothic novel and with a multitude of 
fiction associated with tales of mystery, 
suspense, terror and the supernatural, 
with the ghost story and the thriller and 
with numerous stories in the 19th and 
20th c. in which crime is a central theme. 
The horror story is part of a long 
process by which people have tried to 
come to terms with and find adequate 
descriptions and symbols for deeply 
rooted, primitive and powerful forces, 
energies and fears which are related to 
death, afterlife, punishment, darkness, 
evil, violence and destruction. 
Writers have long been aware of the 
magnetic attraction of the horrific and 
have seen how to exploit or appeal to 
particular inclinations and appetites. It 
was the poets and artists of the late 
medieval period who figured out and 
expressed some of the innermost fears 
and some of the ultimate horrors (real and 
imaginary) of human consciousness. Fear 
created horrors enough and the 
eschatological order was never far from 
people‟s minds. Poets dwelt on and 
amplified the ubi sunt motif and artists 
depicted the spectre of death in paint, 
through sculpture and by means of 
woodcut. The most potent and frightening 
image of all was that of hell:the abode of 
eternal loss, pain and damnation. There 
were numerous „visions‟ of hell in 
literature. 
57 
58 
59 
60 
61 
62 
63 
64 
65 
66 
67 
68 
69 
70 
71 
72 
73 
74 
75 
76 
77 
78 
79 
80 
81 
82 
83 
84 
85 
86 
87 
88 
89 
90 
91 
92 
93 
94 
95 
96 
97 
98 
99 
100 
101 
102 
103 
104 
105 
106 
107 
108 
109 
110 
111 
112 
113 
114 
115 
116 
117 
118 
119 
Gradually, imperceptibly, during the 
16th c. hell was „moved‟ from its 
traditional site in the center of the earth. 
It came to be located in the mind; it was a 
part of a state of consciousness. This was 
the beginning of the growth of the idea of 
a subjective, inner hell, a psychological 
hell; a personal and individual source of 
horror and terror, such as the chaos of a 
disturbed and tormented mind, the 
pandaemonium of psychopathic 
conditions, rather than the abode of lux 
atra and everlasting pain with its definite 
location in a measurable cosmological 
system. 
The horror stories of the late 16th 
and early 17th c. (like the ghost stories) 
are provided for us by the playwrights. 
The Elizabethan and Jacobean tragedians 
were deeply interested in evil, crime, 
murder, suicide and violence. They were 
also very interested in states of extreme 
suffering: pain, fear and madness. They 
found new modes, new metaphors and 
images, for presenting the horrific and in 
doing so they created simulacra of hell. 
One might cite perhaps a thousand or 
more instances from plays in the period c. 
1580 to c. 1642 in which hell is an all- 
purpose, variable and diachronic image of 
horror whether as a place of punishment 
or as a state of mind and spirit. Horrific 
action on stage was commonplace in the 
tragedy and revenge tragedy of the 
period. The satiety which Macbeth claimed 
to have experienced when he said: “I have 
supp‟d full of horrors;/ Direness, familiar 
to my slaughterous thoughts, /Cannot 
once start me…” was representative of it. 
During the 18th c. (as during the 
19th ), in orthodox doctrine taught by 
various „churches‟ and sects, hell remained 
a place of eternal fire and punishment and 
the abode of the Devil. For the most part 
writers of the Romantic period and 
thereafter did not re-create it as a 
visitable place. However, artists were 
drawn to “illustrate” earlier conceptions of 
hell. William Blake did 102 engravings for 
Dante‟s Inferno. John Martin illustrated 
Paradise Lost and Gustave Doré applied 
himself to Dante and Milton. The actual 
hells of the 18th and 19th c. were the 
gaols, the madhouses, the slums and 
bedlams and those lanes and alleys where 
vice, squalor, depravity and unspeakable 
misery created a social and moral chaos: 
terrestrial counterparts to the horrors of 
Dante‟s Circles. 
Gothic influence traveled to America 
and affected writers such as Edgar Allan 
Poe, whose tales are short, intense, 
sensational and have the power to inspire 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 18 de JULHO de 2010 – GABARITO 1 
 
 
 7 
120 
121 
122 
123 
124 
125 
126 
127 
128 
129 
130 
131 
132 
133 
134 
135 
136 
137 
138 
139 
140 
141 
142 
143 
144 
145 
146 
147 
148 
149 
150 
151 
152 
153 
154 
155 
156 
157 
158 
159 
160 
161 
horror and terror. He depicts extremes of 
fear and insanity and, through the 
operations of evil, gives us glimpses of 
hell. 
Poe‟s long-term influence was 
immeasurable (and in the case of some 
writers not altogether for their good), and 
one can detect it persisting through the 
19th c.; in, for example the French 
symbolistes (Baudelaire published 
translations of his tales in 1856 and 
1857), in such British writers as Rossetti, 
Swinburne, Dowson and R. L. Stevenson, 
and in such Americans as Ambrose Bierce, 
Hart Crane and H.P. Lovecraft. 
Towards the end of the 19th c. a 
number of British and American writers 
were experimenting with different modes 
of horror story, and this was at a time 
when there had been a steadily growing 
interest in the occult, in supernatural 
agencies, in psychic phenomena, in 
psychotherapy, in extreme psychological 
states and also in spiritualism. 
The enormous increase in science 
fiction since the 1950s has diversified 
horror fiction even more than might at 
first be supposed. New maps of hell have 
been drawn and are being drawn; new 
dimensions of the horrific exposed and 
explored; new simulacra and exempla 
created. Fear, pain, suffering, guilt and 
madness (what has already been touched 
on in miscellaneous „hells‟) remain 
powerful and emotive elements in horror 
stories. In a chaotic world, which many 
see to be on a disaster course, through 
the cracks, „the faults in reality‟, we and 
our writers catch other vertiginous 
glimpses of „chaos and old night‟, 
fissiparating images of death and 
destruction. 
From: 
CUDDON, J. A. The Penguin Dictionary of Literary 
Terms and Literary Theory. London: Penguin, 
1999. 
 
 
01. 
In the end of the 1500s and beginning of the 1600s 
horror was explored in literature mainly through 
A) novels. 
B) short stories. 
C) plays. 
D) operas. 
 
 
 
02. 
A fragment of a speech from Macbeth is mentioned 
in the text as an instance of the 
A) use of horror scenes in tragedies. 
B) constant use of horror in 15th c. novels. 
C) rare presence of horror in comedies. 
D) unusual use of horror by Marlowe. 
 
03. 
Among other reasons, the horror story has been 
quite important in its various forms because of 
A) its comic-grotesque aspect. 
B) the evolution of the short story and its 
connections with the gothic novel. 
C) diabolic possession and exorcism. 
D) the ultimate pain and damnation of hell. 
 
04. 
Many of the innermost fears and ultimate horrors 
of our awareness were revealed by 
A) British writers. 
B) writers of the Romantic period. 
C) illustrators of fairy tales. 
D) artists and poets of the middle ages. 
 
05. 
As to the French “symbolistes”, the text says that 
they were 
A) determined to discuss depravity and misery. 
B) experimenting with different kinds of poetry. 
C) translators of Baudelaire‟s tales. 
D) influenced by Edgar Poe‟s tales. 
 
06. 
In the sixteenth century, „hell‟ was 
A) the center of attention among European 
writers. 
B) turned into a diachronic feature of American 
literature. 
C) displaced from its traditional location to the 
mind itself. 
D) considered the spectre of death. 
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 18 de JULHO de 2010 – GABARITO 1 
 
 
 8 
07. 
The concept of an inner hell was then considered 
A) the abode of lux atra and eternal pain. 
B) a psychological kind of horror and terror. 
C) a horrible location in the cosmological system. 
D) a place for voodoo, succubi, incubi, and 
poltergeists. 
 
 
08. 
For some religious groups, in the eighteenth 
century, the idea of hell 
A) was re-created as a visitable place. 
B) had an enormous influence on readers. 
C) persisted as a site of lasting fire, punishment, 
and the devil‟s home. 
D) disappeared completely from literature.09. 
The true hells in the 18th and 19th centuries were, 
among other things 
A) illustrated in Paradise Lost. 
B) celestial counterparts to the horrors of 
psychopathic conditions. 
C) 102 engravings made by William Blake. 
D) slums, bedlams, gaols and asylums. 
 
 
10. 
Near the end of the nineteenth century 
A) Ambrose Bierce translated Poe‟s short stories 
into French. 
B) there was an increased interest in the 
supernatural, in psychic phenomena, in 
psychotherapy and in spiritualism. 
C) Gustave Doré applied himself to Dante and 
Milton. 
D) artists depicted the spectre of death in paint, 
through sculpture and woodcutting. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
11. 
Among the many writers influenced by Edgar Allan 
Poe, the text mentions 
A) Myers and Blake. 
B) John Martin and Milton. 
C) Bierce and Lovecraft. 
D) Gustave Doré and Milton. 
 
 
12. 
Among the many themes explored in horror 
stories, one can include 
A) witchcraft, lycanthropy, and occult practices. 
B) vampires, hylomancy, psychical research. 
C) occult practices, betrayal and madhouses. 
D) the slums, moral chaos and depravity. 
 
 
13. 
The sentences “Gradually, imperceptibly, during 
the 16th c. hell was „moved‟ from its traditional 
site in the center of the earth.” and “The horror 
stories of the late 16th and early 17th c. (like the 
ghost stories) are provided for us by the 
playwrights.” are respectively in the 
A) passive voice and active voice. 
B) active voice and passive voice. 
C) passive voice and passive voice. 
D) active voice and active voice. 
 
 
14. 
In the sentence “Gothic influence traveled to 
America and affected writers such as Edgar Allan 
Poe, whose tales are short, intense, sensational 
and have the power to inspire horror and terror.” 
one may find at least one 
A) noun clause. 
B) adjective clause. 
C) time clause. 
D) contrast clause. 
 
 
 
 
 
 
 
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 18 de JULHO de 2010 – GABARITO 1 
 
 
 9 
15. 
The sentences “He depicts extremes of fear and 
insanity and, through the operations of evil, gives us 
glimpses of hell.” “Fear created horrors enough and 
the eschatological order was never far from people‟s 
minds.” and “From late in the 18th c. until the 
present day – in short, for some two hundred years 
– the horror story in its many and various forms has 
been a diachronic feature of British and American 
literature…” should be classified respectively as 
A) complex, complex, compound. 
B) simple, compound, complex. 
C) compound, compound, simple. 
D) compound, compound, complex. 
 
 
16. 
The sentences “New maps of hell have been 
drawn…”, “John Martin illustrated Paradise Lost…” 
and “The enormous increase in science fiction since 
the 1950s has diversified horror fiction…” are 
respectively in the 
A) present perfect, present perfect, simple past. 
B) past perfect, simple past, present perfect. 
C) simple past, present perfect passive, past 
perfect. 
D) present perfect passive, simple past, present 
perfect. 
 
 
17. 
If the author knew then what he knows now, he 
A) will find another ending for his novel. 
B) would have found another ending for his novel. 
C) would found another ending for his novel. 
D) can have found another ending for his novel. 
 
 
18. 
According to their function in the text, the words 
frightening (line 52), beginning (line 62), everlasting 
(line 69), experimenting (line 137) and suffering 
(line 79) are classified as 
A) noun, adjective, verb, verb, noun. 
B) verb, verb, adjective, noun, verb. 
C) noun, adjective, noun, verb, noun. 
D) adjective, noun, adjective, verb, noun. 
 
 
19. 
In the sentences “In a chaotic world, which many 
see to be on a disaster course, through the cracks, 
„the faults in reality‟, we and our writers catch 
other vertiginous glimpses of „chaos and old 
night‟”, “The satiety which Macbeth claimed to 
have experienced (… ) was representative of it.” 
and “…people have tried to come to terms with and 
find adequate descriptions and symbols for deeply 
rooted, primitive and powerful forces, energies and 
fears which are related to death, afterlife, 
punishment, darkness, evil, violence and 
destruction.” one finds relative clauses classified 
respectively as 
A) defining, non-defining, defining. 
B) non-defining, defining, non-defining. 
C) defining, non-defining, defining. 
D) non-defining, defining, defining. 
 
 
20. 
The sentences “Fear created horrors enough and 
the eschatological order was never far from 
people‟s minds.”, “…artists depicted the spectre of 
death in paint, through sculpture and by means of 
woodcut.” and “we and our writers catch other 
vertiginous glimpses of „chaos and old night‟ ” 
contain respectively a/an 
A) direct object, an indirect object, an indirect 
object. 
B) indirect object, an indirect object, a direct 
object. 
C) indirect object, a direct object, a direct object. 
D) direct object, a direct object, a direct object. 
 
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 18 de JULHO de 2010 – GABARITO 1
6 
PROVA II - MATEMÁTICA 
01. 
Se os números m, p e q são as soluções da equação 
x3 – 7x2 + 14x – 8 = 0 então o valor da soma 
log2m + log2p + log2q é 
A) 1.
B) 2.
C) 3.
D) 4.
02. 
Se os dois primeiros termos de uma progressão 
geométrica são dados por x1 = p
2 – q2 e
x2 = (p – q)
2, com p > q > 0, então a expressão do
décimo primeiro termo desta progressão será 
A) 
11
9
q)(p
q)(p


. 
B) 
9
11
q)(p
q)(p


. 
C) 
11
9
q)(p
q)(p


. 
D) 
11
9
q)(p
q)(p


. 
03. 
Um fabricante de latas de alumínio com a forma de 
cilindro circular reto vai alterar as dimensões das 
latas fabricadas de forma que volume seja 
preservado. Se a medida do raio da base das novas 
latas é o dobro da medida do raio da base das 
antigas, então a medida da nova altura é 
A) a metade da medida da altura das latas antigas.
B) um terço da medida da altura das latas antigas.
C) um quarto da medida da altura das latas
antigas.
D) dois terços da medida da altura das latas
antigas.
04. 
Para valores reais de k, as equações 
(k – 4)x + 5y – 5k = 0 representam no plano 
cartesiano uma família de retas que passam pelo 
ponto fixo P(m, n). O valor de m + n é 
A) 9.
B) 11.
C) 13.
D) 14.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 18 de JULHO de 2010 – GABARITO 1
7 
05. 
Se E1 e E2 são duas circunferências concêntricas 
cujas medidas dos raios são respectivamente 3 m e 
5 m e se uma reta tangente a E1 intercepta E2 nos 
pontos X e Y, então a medida, em metros, do 
segmento de reta XY é 
A) 4.
B) 6.
C) 8.
D) 10.
06. 
Uma reta paralela a um dos lados de um triângulo 
equilátero intercepta os outros dois lados 
determinando um triângulo menor e um trapézio, os 
quais tem o mesmo perímetro. A razão entre a área 
do triângulo menor e a área do trapézio é 
A) 6/4.
B) 7/5.
C) 8/6.
D) 9/7.
07. 
Quatro amigos fundaram uma empresa com capital 
inicial K. Um deles participou com a terça parte, 
outro com a sexta parte, o terceiro com 20% e o 
último com R$ 1.029. 000,00. O valor de K situa-se 
entre 
A) R$ 3.000.000,00 e R$ 3.150.000,00.
B) R$ 3.100.000,00 e R$ 3.250.000,00.
C) R$ 3.200.000,00 e R$ 3.350.000,00.
D) R$ 3.300.000,00 e R$ 3.450.000,00.
08. 
Se f e g são as funções definidas por f(x) = senx e 
g(x) = cosx, podemos afirmar corretamente que a 
expressão log[(f(x) + g(x))2 – f(2x)] é igual a 
A) f(x).g(x).
B) 0.
C) 1.
D) log(f(x) + 2) +log(g(x) + 2).
09. 
O produto de todos os múltiplos positivos de 6 
menores do que 500 é múltiplo de 10k. O maior valor 
inteiro de k é 
A) 22.
B) 21.
C) 20.
D) 19.
10. 
No sistema usual de coordenadas ortogonais, as 
equações x + y = k e x – y = t representam famílias 
de retasperpendiculares. Existem quatro destas 
retas que limitam a superfície de um quadrado cujo 
centro é a origem do sistema e a área é 6 ua 
(unidades de área). O produto dos valores de k e de 
t, que determinam estas retas, é 
A) 9.
B) 8.
C) 6.
D) 4.
2 2
3
11. 
Os números -2, -1, 0, 1 e 2 são as soluções da 
equação polinomial p(x) = 0, as quais são todas 
simples. Se o polinômio p(x) é tal que p( ) = 2 , 
então o valor de p( ) é igual a 
A) 32 .
B) 23 .
C) 33 .
D) 26 .
12. 
No sistema usual de coordenadas cartesianas, a 
equação da circunferência inscrita no quadrado 
representado pela equação | x | +| y | = 1 é 
A) 2x2 + 2y2 + 1= 0.
B) x2 + y2 – 1= 0.
C) 2x2 + 2y2 – 1= 0.
D) x2 + y2 – 2 = 0.
13. 
No retângulo PQRS as medidas dos lados PQ e PS 
são, respectivamente, 15 m e 10 m. Pelo ponto 
médio, F, do lado PS traça-se o segmento FR 
dividindo o retângulo em duas partes. Se E é o 
ponto do lado PQ tal que a medida do segmento EQ 
é 5 m, traça-se por E uma perpendicular a FR 
determinando o ponto G em FR. Nestas condições, a 
medida da área, em metros quadrados, do 
quadrilátero PFGE é 
A) 50,25.
B) 53,25.
C) 56,25.
D) 59,25.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE - COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR - CEV 
VESTIBULAR 2010.2 – 2
a
 FASE – 18 de JULHO de 2010 – GABARITO 1
8 
14. 
A idade de Paulo, em anos, é um número inteiro par 
que satisfaz a desigualdade x2 - 32x + 252 < 0. O 
número que representa a idade de Paulo pertence ao 
conjunto 
A) {12, 13, 14}.
B) {15, 16, 17}.
C) {18, 19, 20}.
D) {21, 22, 23}.
15. 
A senha de um cartão eletrônico possui sete 
caracteres, todos distintos, sendo quatro algarismos 
e três letras maiúsculas, intercalando algarismos e 
letras, (por exemplo, 5C7X2P8). Sabendo que são 
disponibilizados 26 letras e 10 algarismos, o número 
de senhas distintas que podem ser confeccionadas é 
A) 66 888 000.
B) 72 624 000.
C) 78 624 000.
D) 84 888 000.
16. 
Três torneiras X, Y e Z, abertas simultaneamente, 
enchem um tanque em três horas. Cada uma das 
torneiras tem vazão constante e, sozinhas, 
encheriam o tanque em x horas, 8 horas e 6 horas, 
respectivamente. Nestas condições, o valor de x 
será 
A) 18.
B) 20.
C) 22.
D) 24.
17. 
Sejam P e Q polígonos regulares. Se P é um 
hexágono e se o número de diagonais do Q, partindo 
de um vértice, é igual ao número total de diagonais 
de P então a medida de cada um dos ângulos 
internos de Q é 
A) 144 graus.
B) 150 graus.
C) 156 graus.
D) 162 graus.
18. 
zO conjugado, , do número complexo z = x + iy, 
zcom x e y números reais, é definido por = x – iy. 
Identificando o número complexo z = x + iy com o 
ponto (x, y) no plano cartesiano, podemos afirmar 
corretamente que o conjunto dos números 
complexos z que satisfazem a relação 
z z  z  z  0 estão sobre 
A) uma reta.
B) uma circunferência.
C) uma parábola.
D) uma elipse.
19. 
A superfície lateral de um cone circular reto, quando 
planificada, torna-se um setor circular de 12 cm de 
raio com um ângulo central de 120 graus. A medida, 
em centímetros quadrados, da área da base deste 
cone é 
A) 144 .
B) 72 .
C) 36 .
D) 16 .
20. 
O ponto P é interior a um segmento de reta, cuja 
medida é x = 2m, e o divide em dois segmentos 
cujas medidas são y e z e satisfazem a relação 
y2=xz. A razão x/y (denominada de número de ouro 
ou razão áurea) é igual a 
A) 
2
31+
. 
B) 
2
51+
. 
C) 
2
- 1  3
. 
D) 
2
1  5-
.
 GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ 
Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior 
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ 
COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR 
VESTIBULAR 2010.2 – 2a FASE – PRIMEIRO DIA 
GABARITO OFICIAL DEFINITIVO 
(Divulgado na página da CEV/UECE, em 30 de julho de 2010, às 16 horas) 
Após a análise dos recursos administrativos impetrados, as bancas elaboradoras das questões e a 
CEV resolveram: 
 alterar o gabarito da questão 7 da Prova de Biologia, nos termos a seguir indicados:
Gabarito 1: Altera de: B Para: D 
 manter todos os demais gabaritos das Provas do 1o Dia da 2a Fase.
CEV 
BIOLOGIA – GABARITO 01 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
D B D B A C D A B C D B D A A C D C D A 
FÍSICA E QUÍMICA – GABARITO 01 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
C D B D C C D D A B C C A NULA C B A NULA D A 
GEOGRAFIA E HISTÓRIA – GABARITO 01 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
B B C A D C A D B B C B D B C D D A D B 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 
C D B C C A B A A D A D B A B A A B C B 
LÍNGUA INGLESA – GABARITO 01 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
C A B D D C B C D B C A C B C D B D D D 
MATEMÁTICA – GABARITO 01 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
C B C A C D D B D A A C C B C D B B D B 
LÍNGUA PORTUGUESA – GABARITO 01 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
A B D B B B C D B A C D A A D D D C D C

Mais conteúdos dessa disciplina