Logo Passei Direto
Buscar

ACCOUNTABILITY E TRANSPARENCIA PUBLICAdocx

User badge image
keilasoier

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Na aula 4, foi possível observar que para que a comunicação seja franca e aberta por parte do gestor público, é preciso, antes de mais nada, que seus atos sejam aferidos. Por isso, deve-se ter em conta que a transparência não é somente falar sobre o que se faz, mas, sobretudo, mostrar o que se faz por meio de métodos confiáveis. O princípio, para ser efetivo, portanto, demanda ações, processos e atores.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Accountability e transparência pública, no processo de transparência são envolvidos dois atores, quais são eles?
A Mediador e mentor
B Observador e observado
C Assistente e analista
D Assessor e fiscalizador
E Promotor e gestor

A LAI abrange tanto a Administração Pública de todos os entes da federação (União, estados, Distrito Federal e municípios) quanto suas administrações indiretas. Abrange o Judiciário, o Legislativo, o Ministério Público e os Tribunais de Contas. As entidades privadas sem fins lucrativos, que recebam recursos públicos, também têm a obrigação de prestar informações relativas aos recursos públicos recebidos e à sua destinação.
Considerando o trecho citado acima e os conteúdos discutidos na disciplina de Accountability e Transparência Pública, assinale a alternativa que apresente, corretamente, a abrangência da LAI:
A Federal.
B Nacional e estadual
C Internacional e nacional.
D União, estados e Distrito Federal.
E União, estados, Distrito Federal e municípios.

Na aula 5, foi possível observar que existem alguns princípios que estão voltados à atuação do gestor público em respeito à verdade, ao que é correto, ao aperfeiçoamento das regras, à informação acerca dos gastos públicos e, em suma, à atuação séria e visível à população.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina e também de acordo com o IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, assinale a alternativa que indica, corretamente, os quatro princípios básicos da governança aplicável.
A Moralidade, equidade, prestação de contas e responsabilidade econômica.
B Transparência, equidade, prestação de contas e gestão por resultados.
C Transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.
D Transparência, eficiência, prestação de contas e responsabilidade ambiental.
E Legalidade, eficácia, prestação de contas e responsabilidade civil.

Na aula 5, foi possível observar que existem alguns princípios que estão voltados à atuação do gestor público em respeito à verdade, ao que é correto, ao aperfeiçoamento das regras, à informação acerca dos gastos públicos e, em suma, à atuação séria e visível à população.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Accountability e transparência pública, no âmbito da administração pública federal, quais são os princípios da governança pública? Analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta.
I - Capacidade de resposta
II - Integridade
III - Confiabilidade
IV - Melhoria regulatória
V - Prestação de contas e responsabilidade
VI - Transparência
A Apenas I e II estão corretas
B Apenas I II e III estão corretas
C Apenas I III e VI estão corretas
D Apenas I e IV estão corretas
E Todas as sentenças estão corretas.

Na aula 6, foi possível observar que o computador trouxe muitos benefícios ao mundo moderno, pois facilitou muitas tarefas. Além disso, a criação da internet, sem sombra de dúvida, revolucionou o mundo em termos de comunicação e de disseminação da informação.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Accountability e transparência pública, verificamos que o acesso a computadores e a internet para todos, em vista disso, tornou-se uma política pública denominada inclusão digital. Sendo assim, responda: de que forma foi considerada a inclusão digital?
A Foi considerada como colaboração para que a gestão pública seja mais eficiente, pode promover o aumento da participação social e do controle, pode colaborar no crescimento da confiança na gestão e no desenvolvimento ambiental.
B Foi considerada como direito social onde o Estado é obrigado a desenvolver políticas públicas que propiciem o acesso de todos à rede mundial de computadores, a fim de garantir as interações necessárias.
C Foi considerada forma de participação do usuário de forma digital.
D Foi considerada como colaboração para processos digitais com informações sigilosas, indispensável para a segurança da sociedade e do Estado.
E Foi considerada como responsável pela elaboração do portal digital com objetivo de receber informações dos cidadãos sendo possível desta forma colaborar com a operação e combate à corrupção.

Na aula 6, foi possível observar que a transparência é uma ferramenta poderosa no aperfeiçoamento da gestão pública e que há diversas ferramentas a serviço da transparência, as quais transformaram o cenário de comunicação e de informação no Brasil.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Accountability e transparência pública, sabemos que existe um instrumento de transparência, previsto na LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) conhecido como Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal). Sendo assim, responda: qual é a função do Siafi?
A O Siafi está encarregado pelo desenvolvimento de políticas públicas que propiciem o acesso de todos à rede mundial de computadores, a fim de garantir as interações.
B O Siafi promove o aumento da participação social e do controle, pode colaborar no crescimento da confiança na gestão patrimonial.
C O Siafi está encarregado do registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil no âmbito do governo federal. Trata-se de uma ferramenta hábil no fornecimento de informações gerenciais.
D O Siafi está encarregado pelo crescimento da confiança na gestão e no desenvolvimento sustentável.
E O Siafi está encarregado a disponibilizar a qualquer interessado, pessoa física ou jurídica, informações relativas apenas e exclusivamente das prefeituras.

Na aula 4 foi possível observar que o gestor público é regido pelo princípio da legalidade. As atividades da gestão, via de regra, estão prescritas em leis e regulamentos. Assim, o gestor público está limitado a atender ao princípio da legalidade, que é capital, ou seja, de suma importância, para configurar o regime jurídico-administrativo.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Accountability e transparência pública, sabemos que o princípio da legalidade pode ser conhecido de outras formas, portando analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta.
I - O princípio da legalidade pode ser conhecido como princípio da juridicidade.
II - O princípio da legalidade pode ser conhecido como princípio da constitucionalidade.
III - O princípio da legalidade pode ser conhecido como princípio da legitimidade.
IV - O princípio da legalidade pode ser conhecido como princípio da moralidade.
A Apenas I e II estão corretas
B Apenas I, II e III estão corretas
C Apenas I e III estão corretas
D Apenas I e IV estão corretas
E Apenas IV está correta

Na aula 4, foi possível observar que a moralidade foi erigida à categoria de princípio na Constituição da República de 1988, conforme pode ser verificado na leitura do art. 37, caput. Há quem afirme existir uma moralidade administrativa, isto é, um conjunto de regras de conduta tiradas da disciplina interior da Administração.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Accountability e transparência pública, assinale a alternativa que indica, corretamente, o princípio da moralidade.
A O princípio da moralidade busca traduzir a noção de que a administração pública deve tratar todos os cidadãos e cidadãs sem discriminações, divergências ou convergências políticas/ideológicas, porém a sociedade não pode interferir na atuação e tratamento por parte dos servidores públicos.
B O princípio da moralidade significa a disponibilização de informações por parte do poder público, pois é dever de todos os órgãos e instituições públicas apresentarem dados e informações a fim de honrar a prestação de contas para a sociedade.
C O princípio da moralidade deve sempre priorizar a execução de serviços com ótima qualidade, respeitando os princípios administrativos e fazendo uso correto do orçamento público, evitando desperdícios.
D O princípio da moralidade enaltece princípios éticos e não diz respeito a apenas um indivíduo, mas sim a uma coletividade, diz respeito à sociedade que compõe o estado de direito.
E O princípio da moralidade é o resultado de um negócio jurídico decorrente do encontro da vontade das partes, que produz efeitos jurídicos, criando, modificando ou extinguindo obrigações.

Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Accountability e transparência pública, sabemos que a governança pública é tema relativo ao desenvolvimento das competências estatais que se alinha com custos, qualidade dos serviços e impacto de políticas públicas.
Assinale a alternativa que indica, corretamente, o principio jurídico que orienta o gestor a sempre tomar a decisão acerca da atuação estatal considerando o binômio preço-qualidade.
A Princípio jurídico da dignidade humana
B Princípio jurídico da economicidade
C Princípio jurídico da razoabilidade
D Princípio jurídico da integridade
E Princípio jurídico da propriedade

Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Accountability e transparência pública, sabemos que existem direções da transparência conhecidas como vertical e horizontal.
Assinale a alternativa que indica, corretamente, o conceito de transparência vertical.
A Transparência para cima ocorre quando o subordinado consegue observar o que está acontecendo além da organização.
B A transparência lateral é útil tanto no plano interno quanto no internacional, pois dá suporte a estratégias políticas, econômicas e orçamentárias.
C Transparência para cima decorre do relacionamento entre os burocratas e o governo, quando os administrados podem observar a ação dos governantes, tem-se a transparência para baixo.
D Transparência para baixo ocorre quando quem está de fora da organização consegue observar o que acontece dentro dela.
E Transparência para baixo dá ensejo a legislações que direcionam o comportamento, como leis de acesso à informação. Tal tipo de transparência permite olhar para dentro da atividade da administração, desenvolvendo mecanismos de controle social.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Na aula 4, foi possível observar que para que a comunicação seja franca e aberta por parte do gestor público, é preciso, antes de mais nada, que seus atos sejam aferidos. Por isso, deve-se ter em conta que a transparência não é somente falar sobre o que se faz, mas, sobretudo, mostrar o que se faz por meio de métodos confiáveis. O princípio, para ser efetivo, portanto, demanda ações, processos e atores.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Accountability e transparência pública, no processo de transparência são envolvidos dois atores, quais são eles?
A Mediador e mentor
B Observador e observado
C Assistente e analista
D Assessor e fiscalizador
E Promotor e gestor

A LAI abrange tanto a Administração Pública de todos os entes da federação (União, estados, Distrito Federal e municípios) quanto suas administrações indiretas. Abrange o Judiciário, o Legislativo, o Ministério Público e os Tribunais de Contas. As entidades privadas sem fins lucrativos, que recebam recursos públicos, também têm a obrigação de prestar informações relativas aos recursos públicos recebidos e à sua destinação.
Considerando o trecho citado acima e os conteúdos discutidos na disciplina de Accountability e Transparência Pública, assinale a alternativa que apresente, corretamente, a abrangência da LAI:
A Federal.
B Nacional e estadual
C Internacional e nacional.
D União, estados e Distrito Federal.
E União, estados, Distrito Federal e municípios.

Na aula 5, foi possível observar que existem alguns princípios que estão voltados à atuação do gestor público em respeito à verdade, ao que é correto, ao aperfeiçoamento das regras, à informação acerca dos gastos públicos e, em suma, à atuação séria e visível à população.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina e também de acordo com o IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, assinale a alternativa que indica, corretamente, os quatro princípios básicos da governança aplicável.
A Moralidade, equidade, prestação de contas e responsabilidade econômica.
B Transparência, equidade, prestação de contas e gestão por resultados.
C Transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.
D Transparência, eficiência, prestação de contas e responsabilidade ambiental.
E Legalidade, eficácia, prestação de contas e responsabilidade civil.

Na aula 5, foi possível observar que existem alguns princípios que estão voltados à atuação do gestor público em respeito à verdade, ao que é correto, ao aperfeiçoamento das regras, à informação acerca dos gastos públicos e, em suma, à atuação séria e visível à população.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Accountability e transparência pública, no âmbito da administração pública federal, quais são os princípios da governança pública? Analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta.
I - Capacidade de resposta
II - Integridade
III - Confiabilidade
IV - Melhoria regulatória
V - Prestação de contas e responsabilidade
VI - Transparência
A Apenas I e II estão corretas
B Apenas I II e III estão corretas
C Apenas I III e VI estão corretas
D Apenas I e IV estão corretas
E Todas as sentenças estão corretas.

Na aula 6, foi possível observar que o computador trouxe muitos benefícios ao mundo moderno, pois facilitou muitas tarefas. Além disso, a criação da internet, sem sombra de dúvida, revolucionou o mundo em termos de comunicação e de disseminação da informação.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Accountability e transparência pública, verificamos que o acesso a computadores e a internet para todos, em vista disso, tornou-se uma política pública denominada inclusão digital. Sendo assim, responda: de que forma foi considerada a inclusão digital?
A Foi considerada como colaboração para que a gestão pública seja mais eficiente, pode promover o aumento da participação social e do controle, pode colaborar no crescimento da confiança na gestão e no desenvolvimento ambiental.
B Foi considerada como direito social onde o Estado é obrigado a desenvolver políticas públicas que propiciem o acesso de todos à rede mundial de computadores, a fim de garantir as interações necessárias.
C Foi considerada forma de participação do usuário de forma digital.
D Foi considerada como colaboração para processos digitais com informações sigilosas, indispensável para a segurança da sociedade e do Estado.
E Foi considerada como responsável pela elaboração do portal digital com objetivo de receber informações dos cidadãos sendo possível desta forma colaborar com a operação e combate à corrupção.

Na aula 6, foi possível observar que a transparência é uma ferramenta poderosa no aperfeiçoamento da gestão pública e que há diversas ferramentas a serviço da transparência, as quais transformaram o cenário de comunicação e de informação no Brasil.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Accountability e transparência pública, sabemos que existe um instrumento de transparência, previsto na LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) conhecido como Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal). Sendo assim, responda: qual é a função do Siafi?
A O Siafi está encarregado pelo desenvolvimento de políticas públicas que propiciem o acesso de todos à rede mundial de computadores, a fim de garantir as interações.
B O Siafi promove o aumento da participação social e do controle, pode colaborar no crescimento da confiança na gestão patrimonial.
C O Siafi está encarregado do registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil no âmbito do governo federal. Trata-se de uma ferramenta hábil no fornecimento de informações gerenciais.
D O Siafi está encarregado pelo crescimento da confiança na gestão e no desenvolvimento sustentável.
E O Siafi está encarregado a disponibilizar a qualquer interessado, pessoa física ou jurídica, informações relativas apenas e exclusivamente das prefeituras.

Na aula 4 foi possível observar que o gestor público é regido pelo princípio da legalidade. As atividades da gestão, via de regra, estão prescritas em leis e regulamentos. Assim, o gestor público está limitado a atender ao princípio da legalidade, que é capital, ou seja, de suma importância, para configurar o regime jurídico-administrativo.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Accountability e transparência pública, sabemos que o princípio da legalidade pode ser conhecido de outras formas, portando analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta.
I - O princípio da legalidade pode ser conhecido como princípio da juridicidade.
II - O princípio da legalidade pode ser conhecido como princípio da constitucionalidade.
III - O princípio da legalidade pode ser conhecido como princípio da legitimidade.
IV - O princípio da legalidade pode ser conhecido como princípio da moralidade.
A Apenas I e II estão corretas
B Apenas I, II e III estão corretas
C Apenas I e III estão corretas
D Apenas I e IV estão corretas
E Apenas IV está correta

Na aula 4, foi possível observar que a moralidade foi erigida à categoria de princípio na Constituição da República de 1988, conforme pode ser verificado na leitura do art. 37, caput. Há quem afirme existir uma moralidade administrativa, isto é, um conjunto de regras de conduta tiradas da disciplina interior da Administração.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Accountability e transparência pública, assinale a alternativa que indica, corretamente, o princípio da moralidade.
A O princípio da moralidade busca traduzir a noção de que a administração pública deve tratar todos os cidadãos e cidadãs sem discriminações, divergências ou convergências políticas/ideológicas, porém a sociedade não pode interferir na atuação e tratamento por parte dos servidores públicos.
B O princípio da moralidade significa a disponibilização de informações por parte do poder público, pois é dever de todos os órgãos e instituições públicas apresentarem dados e informações a fim de honrar a prestação de contas para a sociedade.
C O princípio da moralidade deve sempre priorizar a execução de serviços com ótima qualidade, respeitando os princípios administrativos e fazendo uso correto do orçamento público, evitando desperdícios.
D O princípio da moralidade enaltece princípios éticos e não diz respeito a apenas um indivíduo, mas sim a uma coletividade, diz respeito à sociedade que compõe o estado de direito.
E O princípio da moralidade é o resultado de um negócio jurídico decorrente do encontro da vontade das partes, que produz efeitos jurídicos, criando, modificando ou extinguindo obrigações.

Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Accountability e transparência pública, sabemos que a governança pública é tema relativo ao desenvolvimento das competências estatais que se alinha com custos, qualidade dos serviços e impacto de políticas públicas.
Assinale a alternativa que indica, corretamente, o principio jurídico que orienta o gestor a sempre tomar a decisão acerca da atuação estatal considerando o binômio preço-qualidade.
A Princípio jurídico da dignidade humana
B Princípio jurídico da economicidade
C Princípio jurídico da razoabilidade
D Princípio jurídico da integridade
E Princípio jurídico da propriedade

Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Accountability e transparência pública, sabemos que existem direções da transparência conhecidas como vertical e horizontal.
Assinale a alternativa que indica, corretamente, o conceito de transparência vertical.
A Transparência para cima ocorre quando o subordinado consegue observar o que está acontecendo além da organização.
B A transparência lateral é útil tanto no plano interno quanto no internacional, pois dá suporte a estratégias políticas, econômicas e orçamentárias.
C Transparência para cima decorre do relacionamento entre os burocratas e o governo, quando os administrados podem observar a ação dos governantes, tem-se a transparência para baixo.
D Transparência para baixo ocorre quando quem está de fora da organização consegue observar o que acontece dentro dela.
E Transparência para baixo dá ensejo a legislações que direcionam o comportamento, como leis de acesso à informação. Tal tipo de transparência permite olhar para dentro da atividade da administração, desenvolvendo mecanismos de controle social.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Accountability e Transparência Pública
Leia o trecho a seguir:
 
Na aula 4, foi possível observar que para que a comunicação seja franca e aberta por parte do gestor público, é preciso, antes de mais nada, que seus atos sejam aferidos. Por isso, deve-se ter em conta que a transparência não é somente falar sobre o que se faz, mas, sobretudo, mostrar o que se faz por meio de métodos confiáveis. O princípio, para ser efetivo, portanto, demanda ações, processos e atores.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 4. Accountability e transparência pública. Tema 1: Aspectos históricos acerca da transparência pública.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Accountability e transparência pública, no processo de transparência são envolvidos dois atores, quais são eles?
Assinale a alternativa correta.
Nota: 0.0
	
	A
	Mediador e mentor
	
	B
	Observador e observado
Na aula 4, foi possível observar que a transparência envolve atores (observador e observado) e um método de observá-los. O termo também envolve a abertura e a vigilância. Enclausurá-lo num único conceito não é tarefa fácil, de modo que conceder os parâmetros para identificá-lo tem sido o caminho recomendado pela teoria (Zuccolotto; Teixeira, 2019).
 
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 4. Accountability e transparência pública. Tema 1: Aspectos históricos acerca da transparência pública.
	
	C
	Assistente e analista
	
	D
	Assessor e fiscalizador
	
	E
	Promotor e gestor
Questão 2/10 - Accountability e Transparência Pública
-Leia o trecho a seguir:
“A LAI (Lei de Acesso à informação), Lei Federal n. 12.527, de 2011, é uma lei de procedimentos, que busca viabilizar a garantia de acesso à informação, presente nos art. 5º, XXXIII, 37, parágrafo 3º, II e 216, parágrafo 2º, todos da Constituição da República.”
Fonte: Material para impressão da Aula 6, Tema 2.2, “Lei de acesso à informação”.
Considerando o trecho citado acima e os conteúdos discutidos na disciplina de Accountability e Transparência Pública, assinale a alternativa que apresente, corretamente, a abrangência da LAI:
Nota: 0.0
	
	A
	Federal.
	
	B
	Nacional e estadual
	
	C
	Internacional e nacional.
	
	D
	União, estados e Distrito Federal.
	
	E
	União, estados, Distrito Federal e municípios.
A LAI abrange tanto a Administração Pública de todos os entes da federação (União, estados, Distrito Federal e municípios) quanto suas administrações indiretas. Abrange o Judiciário, o Legislativo, o Ministério Público e os Tribunais de Contas. As entidades privadas sem fins lucrativos, que recebam recursos públicos, também têm a obrigação de prestar informações relativas aos recursos públicos recebidos e à sua destinação.
Referência: Material para impressão de Accountability e Transparência Pública. Aula 6. Tema 2 “Lei de acesso à informação”.
Questão 3/10 - Accountability e Transparência Pública
Leia o trecho a seguir:
 
Na aula 5, foi possível observar que existem alguns princípios que estão voltados à atuação do gestor público em respeito à verdade, ao que é correto, ao aperfeiçoamento das regras, à informação acerca dos gastos públicos e, em suma, à atuação séria e visível à população.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 5. Accountability e transparência pública. Tema 2: Transparência e governança (adaptado pela elaborada da questão).
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina e também de acordo com o IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, assinale a alternativa que indica, corretamente, os quatro princípios básicos da governança aplicável.
Nota: 10.0
	
	A
	Moralidade, equidade, prestação de contas e responsabilidade econômica.
	
	B
	Transparência, equidade, prestação de contas e gestão por resultados.
	
	C
	Transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.
Você acertou!
Na aula 5, foi possível observar que segundo o IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, são quatro os princípios básicos da governança aplicáveis: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.
 
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 5. Accountability e transparência pública. Tema 2: Transparência e governança.
	
	D
	Transparência, eficiência, prestação de contas e responsabilidade ambiental.
	
	E
	Legalidade, eficácia, prestação de contas e responsabilidade civil.
Questão 4/10 - Accountability e Transparência Pública
Leia o trecho a seguir:
 
Na aula 5, foi possível observar que existem alguns princípios que estão voltados à atuação do gestor público em respeito à verdade, ao que é correto, ao aperfeiçoamento das regras, à informação acerca dos gastos públicos e, em suma, à atuação séria e visível à população.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 5. Accountability e transparência pública. Tema 2: Transparência e governança (adaptado pela elaborada da questão).
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Accountability e transparência pública, no âmbito da administração pública federal, quais são os princípios da governança pública? Analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta.  
 
I -  Capacidade de resposta
II - Integridade
III - Confiabilidade
IV - Melhoria regulatória
V - Prestação de contas e responsabilidade
VI - Transparência
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas I e II estão corretas
	
	B
	Apenas I II e III estão corretas
	
	C
	Apenas I III e VI estão corretas
	
	D
	Apenas I e IV estão corretas
	
	E
	Todas as sentenças estão corretas.
Você acertou!
Na aula 5, foi possível observar que no âmbito da administração pública federal, o Decreto n. 9.203, de 2017, elencou seis princípios da governança pública, isto é: 1. a capacidade de resposta; 2. a integridade; 3. a confiabilidade; 4. a melhoria regulatória; 5. a prestação de contas e responsabilidade; e 6. a transparência.
 
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 5. Accountability e transparência pública. Tema 2: Transparência e governança.
Questão 5/10 - Accountability e Transparência Pública
Leia o trecho a seguir:
 
Na aula 6, foi possível observar que o computador trouxe muitos benefícios ao mundo moderno, pois facilitou muitas tarefas. Além disso, a criação da internet, sem sombra de dúvida, revolucionou o mundo em termos de comunicação e de disseminação da informação.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 6. Accountability e transparência pública. Tema 1: Internet e tecnologia das coisas.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Accountability e transparência pública, verificamos que o acesso a computadores e a internet para todos, em vista disso, tornou-se uma política pública denominada inclusão digital.
Sendo assim, responda: de que forma foi considerada a inclusão digital?
Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Foi considerada como colaboração para que a gestão pública seja mais eficiente, pode promover o aumento da participação social e do controle, pode colaborar no crescimento da confiança na gestão e no desenvolvimento ambiental.
	
	B
	Foi considerada como direito social onde o Estado é obrigado a desenvolver políticas públicas que propiciem o acesso de todos à rede mundial de computadores, a fim de garantir as interações necessárias.
Você acertou!
Na aula 6, foi possível observar que a transparência pública tem muito a contribuir na transformação estatal: ela pode colaborar para que a gestão pública seja mais eficiente, pode promover o aumento da participação social e do controle, pode colaborar no crescimento da confiança na gestão e no desenvolvimento estatal.
 
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 6. Accountability e transparência pública. Tema 1: Internet e tecnologia das coisas.
	
	C
	Foi considerada como colaboração com a quantidade de acesso de usuários a registros administrativos com informações sobre atos de governo que é considerado forma de participação do usuário de forma digital.
	
	D
	Foi considerada como colaboração para processos digitais com informações sigilosa, indispensável para a segurança da sociedade e do Estado.
	
	E
	Foi considerada como responsável pelaelaboração do portal digital com objetivo de receber informações dos cidadãos sendo possível desta forma colaborar com a operação e combate à corrupção.
Questão 6/10 - Accountability e Transparência Pública
Leia o trecho a seguir:
 
Na aula 6, foi possível observar que a transparência é uma ferramenta poderosa no aperfeiçoamento da gestão pública e que há diversas ferramentas a serviço da transparência, as quais transformaram o cenário de comunicação e de informação no Brasil.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 6. Accountability e transparência pública. Tema 1: Internet e tecnologia das coisas.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Accountability e transparência pública, sabemos que existe um instrumento de transparência, previsto na LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) conhecido como Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal). Sendo assim, responda: qual é a função do Siafi?
 
Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	O Siafi está encarregado pelo desenvolvimento de políticas públicas que propiciem o acesso de todos à rede mundial de computadores, a fim de garantir as interações
	
	B
	O Siafi promove o aumento da participação social e do controle, pode colaborar no crescimento da confiança na gestão patrimonial.
	
	C
	O Siafi está encarregado do registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil no âmbito do governo federal. Trata-se de uma ferramenta hábil no fornecimento de informações gerenciais.
Você acertou!
Na aula 6, foi possível observar que o Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal). Trata-se de um sistema que foi criado nos idos de 1987, junto com a Secretaria do Tesouro Nacional. O desenvolvedor do Siafi foi o Serpro (a empresa pública encarregada do processamento de dados no âmbito do governo federal). O Siafi está encarregado do registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil no âmbito do governo federal. Trata-se de uma ferramenta hábil no fornecimento de informações gerenciais. O Siafi está encarregado de municiar o gestor de informações necessárias à tomada de decisão, além de permitir o controle (Ferreira, 2018).
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 6. Accountability e transparência pública. Tema 1: Internet e tecnologia das coisas.
	
	D
	O Siafi está encarregado pelo crescimento da confiança na gestão e no desenvolvimento sustentável.
	
	E
	O Siafi está encarregado a disponibilizar a qualquer interessado, pessoa física ou jurídica, informações relativas apenas e exclusivamente das prefeituras.
Questão 7/10 - Accountability e Transparência Pública
Leia o trecho a seguir:
 
Na aula 4 foi possível observar que o gestor público é regido pelo princípio da legalidade. As atividades da gestão, via de regra, estão prescritas em leis e regulamentos. Assim, o gestor público está limitado a atender ao princípio da legalidade, que é capital, ou seja, de suma importância, para configurar o regime jurídico-administrativo. Esse princípio – da legalidade – é inerente ao estado de direito (Bandeira-de-Mello, 2012).
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 4. Accountability e transparência pública. Tema 2: Transparência e legalidade.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Accountability e transparência pública, sabemos que o princípio da legalidade pode ser conhecido de outras formas, portando analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta.  
 
I - O princípio da legalidade pode ser conhecido como princípio da juridicidade.
II - O princípio da legalidade pode ser conhecido como princípio da constitucionalidade.
III - O princípio da legalidade pode ser conhecido como princípio da legitimidade.
IV - O princípio da legalidade pode ser conhecido como princípio da moralidade.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas I e II estão corretas
	
	B
	Apenas I, II e III estão corretas
 
Na aula 4, foi possível observar que o princípio da legalidade, atualmente também conhecido como princípio da juridicidade, ou princípio da constitucionalidade, ou ainda como princípio da legitimidade, transmite a compreensão de que a fonte da atuação do gestor público não é somente a lei, mas também o direito.
 
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 4. Accountability e transparência pública. Tema 2: Transparência e legalidade.
	
	C
	Apenas I e III estão corretas
	
	D
	Apenas I e IV estão corretas
	
	E
	Apenas IV está correta
Questão 8/10 - Accountability e Transparência Pública
Leia o trecho a seguir:
 
Na aula 4, foi possível observar que a moralidade foi erigida à categoria de princípio na Constituição da República de 1988, conforme pode ser verificado na leitura do art. 37, caput. Há quem afirme existir uma moralidade administrativa, isto é, um conjunto de regras de conduta tiradas da disciplina interior da Administração.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 4. Accountability e transparência pública. Tema: Transparência e moralidade.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Accountability e transparência pública, assinale a alternativa que indica, corretamente, o princípio da moralidade.
Nota: 10.0
	
	A
	O princípio da moralidade busca traduzir a noção de que a administração pública deve tratar todos os cidadãos e cidadãs sem discriminações, divergências ou convergências políticas/ideológicas, porém a sociedade não pode interferir na atuação e tratamento por parte dos servidores públicos.
	
	B
	O princípio da moralidade significa a disponibilização de informações por parte do poder público, pois é dever de todos os órgãos e instituições públicas apresentarem dados e informações a fim de honrar a prestação de contas para a sociedade.
	
	C
	O princípio da moralidade deve sempre priorizar a execução de serviços com ótima qualidade, respeitando os princípios administrativos e fazendo uso correto do orçamento público, evitando desperdícios.
	
	D
	O princípio da moralidade enaltece princípios éticos e não diz respeito a apenas um indivíduo, mas sim a uma coletividade, diz respeito à sociedade que compõe o estado de direito.
Você acertou!
Na aula 4, foi possível observar que o princípio da moralidade enaltece, portanto, princípios éticos. Esse princípio – da moralidade – não diz respeito a apenas um indivíduo, mas a uma coletividade. Diz respeito à sociedade que compõe o estado de direito. Relaciona-se, segundo Bandeira-de-Mello (2012), com os princípios da lealdade e da boa-fé.
 
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 4. Accountability e transparência pública. Tema: Transparência e moralidade.
	
	E
	O princípio da moralidade é o resultado de um negócio jurídico decorrente do encontro da vontade das partes, que produz efeitos jurídicos, criando, modificando ou extinguindo obrigações.
Questão 9/10 - Accountability e Transparência Pública
Leia o trecho a seguir:
 
Na aula 5, foi possível observar que a governança pública aborda tanto aspectos de conformidade (adequação) quanto de performance (desempenho) e estrutura (setorização, dentro da estrutura da administração pública). (Goddard, 2005).
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 5. Accountability e transparência pública. Tema 2: Transparência e governança.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Accountability e transparência pública, sabemos que a governança pública é tema relativo ao desenvolvimento das competências estatais que se alinha com custos, qualidade dos serviços e impacto de políticas públicas. Sendo assim, assinale a alternativa que indica, corretamente, o principio jurídico que orienta o gestor a sempre tomar a decisão acerca da atuação estatal considerando o binômio preço-qualidade.
Nota: 10.0
	
	A
	Princípio jurídico da dignidade humana
	
	B
	Princípio jurídico da economicidade
Você acertou!
Na aula 5, foi possível observar que o princípio jurídico da economicidade, presente no art. 70 da Constituição da República de 1988 (Brasil, 1988), por exemplo, orienta o gestor a sempre tomar a decisão acerca da atuação estatal considerandoo binômio preço-qualidade
 
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 5. Accountability e transparência pública. Tema 2: Transparência e governança.
	
	C
	Princípio jurídico da razoabilidade
	
	D
	Princípio jurídico da integridade
	
	E
	Princípio jurídico da propriedade
Questão 10/10 - Accountability e Transparência Pública
Leia o trecho a seguir:
 
Na aula 4, foi possível observar que a transparência pública tem sido muito associada às informações ligadas à contabilidade, de modo a propiciar auditorias. A Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n. 101/2000), entre outros instrumentos, trouxe inovações no sentido de propiciar a transparência dessa seara à gestão pública brasileira.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 4. Accountability e transparência pública. Tema 5: Como conceitua a transparência.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Accountability e transparência pública, sabemos que existem direções da transparência conhecidas como vertical e horizontal. Sendo assim, assinale a alternativa que indica, corretamente, o conceito de transparência vertical.  
Nota: 0.0
	
	A
	Transparência para cima ocorre quando o subordinado consegue observar o que está acontecendo além da organização.
	
	B
	A transparência lateral é útil tanto no plano interno quanto no internacional, pois dá suporte a estratégias políticas, econômicas e orçamentárias.
	
	C
	Transparência para cima decorre do relacionamento entre os burocratas e o governo, quando os administrados podem observar a ação dos governantes, tem-se a transparência para baixo.
Na aula 4, foi possível observar que a transparência vertical decorre do relacionamento entre os burocratas e o governo – transparência para cima; quando os administrados podem observar a ação dos governantes, tem-se a transparência para baixo.
 
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 4. Accountability e transparência pública. Tema 5: Como conceitua a transparência.
	
	D
	Transparência para baixo ocorre quando quem está de fora da organização consegue observar o que acontece dentro dela.
	
	E
	Transparência para baixo dá ensejo a legislações que direcionam o comportamento, como leis de acesso à informação. Tal tipo de transparência permite olhar para dentro da atividade da administração, desenvolvendo mecanismos de controle social

Mais conteúdos dessa disciplina