Prévia do material em texto
ATIVIDADE DE ESTUDO 02 Nome do acadêmico: RA: Disciplina: Estágio Supervisionado I Modalidade: ( ) Jump ( ) Step ( ) Ginástica Aeróbica ( ) Funcional ( X ) Circuito Link da sua aula: https://youtu.be/IDmroFRqGzo Orientações: - Leia com atenção todas as informações da atividade de estudo 1 e assista a aula conceitual 1. - Escolha a modalidade que desejar e busque por informações adicionais para conhecer melhor a modalidade escolhida. - Construa sua “aula”. Lembrando que que algumas modalidades exigem músicas, outras exigem que os movimentos sejam ritmados e outras exigem aparelhos/máquinas. Escolha com cuidado. - Apenas as modalidades listadas serão aceitas. - É uma atividade individual. Em caso de plágio as atividades receberão nota zero. - Após elaborar sua coreografia/aula, deverá gravar um vídeo de 2 minutos realizando sua aula. A sua apresentação com nome e RA não serão computados como tempo válido, ou seja, 2 minutos deve durar a sua prática. O tempo total do vídeo não deve ultrapassar os 2 minutos e 30 segundos. - Após gravar seu vídeo e disponibiliza-lo no Youtube com não listado, então insira o link neste documento do word e resposta as questões que estão na sequência. Musica: Alok ( It Feels Like) Aparelhos/Exercícios/Movimento Série Repetição Aquecimento/ polichinelo/calcanhar/sombra de box/toque na coxa 10 13 Caixa 10 10 Flexões 10 10 Abdominal 10 15 Corda 10 30 Prancha 10 5 Questionário: 1) Qual o perfil de aluno que sua aula é indicada? Justifique sua resposta. O perfil do aluno são todas as faixas etárias, respeitando o principio da individualidade biológica, com grupos homogêneos, procurando sempre adequar a intensidade conforme cada aluno, por alguma dificuldade de execução de movimento ou por falta de resistência cardiorrespiratória ou muscular, dosando a intensidade em cada estação prescrita. Indique as informações dos alunos: faixa etária, objetivos, restrições de alunos com alguma patologia. Não esqueça de justificar sua resposta. 2) As aulas normalmente seguem uma lógica de construção que preconiza iniciar com movimentos mais simples e ir gradualmente para movimentos ou exercícios mais complexos. Como se deu o processo de construção de sua aula? Como pretende proceder caso durante sua aula, alguns alunos não consigam acompanhar os movimentos? Explique. Saindo do aquecimento e se não conseguir fazer os movimentos que passei, darei outro exercício que ele consiga fazer. Escolhi a música. O aluno era eu mesmo, peguei exercícios que geralmente já faço, no dia a dia, então são muito complexos, mas tem um alto benefício se for feito corretamente, se o aluno não conseguir, darei outro exercício que ele consiga executar da melhor maneira possível. Desejamos saber como foram os passos para criação da aula, ou seja, primeiro escolheu a música? Os alunos? Os exercícios? Em seguida, nos conte como irá corrigir, adaptar ou proceder caso algum aluno não consiga realizar os movimentos que escolheu. 3) Seguindo as orientações da atividade, você, provavelmente, realizou a construção teórica de sua aula e depois gravou sua prática. Diante dessa cronologia, houve algum movimento ou exercício que inicialmente fazia parte de sua aula, mas no momento da prática necessitou ser retirado? Caso tenha, cite qual foi e o motivo da alteração. Não foi necessário retirar nenhum exercício. O bom é que o profissional tenha no mínimo dois treinos, um mais intenso e outro com menos intensidade para que todos os alunos consigam realizar. Quando realizamos um planejamento, por vezes, ele não se concretiza da forma como havíamos pensado. Sendo assim, é comum construirmos uma aula ou um treino, testarmos e percebermos que algum movimento ou exercícios precisa ser alterado ou adaptado. 4) Você acadêmico já concluiu grande parte do curso de graduação e está cada dia mais próximo de estar com seu diploma em mãos e atuando no mercado profissional. Sabemos que todos possuem um campo de atuação de sua preferência, no entanto, oportunidades aparecem e a depender do momento, aceitamos os desafios. Esses momentos podem surgir como uma oferta de trabalho ou na necessidade de suprir a ausência de outro profissional que, por algum motivo, não estava presente naquele momento. Gostaríamos de saber então, qual foi a dificuldade encontrada por você em construir essa aula, e como pretende superar essas dificuldades. A dificuldade foi que em meio a pandemia que vivemos os lugares de treinamentos estão fechados pelo decreto estadual, e como já vivo nesse meio de treinamentos não tive problemas em construir a aula. O bom é que o profissional, fique atento às aulas que acontecem por exemplo na academia e sempre que possível faça a aula do colega, para uma possível situação de precisar substituir o mesmo. Enquanto estamos nos capacitando, é normal escolhermos e planejarmos nossa atuação profissional, mas, o mercado de trabalho e a necessidade, por vezes, nos obriga a mudar ou adaptar nossos caminhos. Por exemplo, na academia, caso um(a) professor(a) de ginástica fique doente, os alunos não podem ficar sem aulas então, precisamos suprir essa carência momentânea. Dessa forma, precisamos sempre ter aquele famoso “plano B”. Portanto, ao reconhecer as dificuldades e refletir em modos de como supera-las, será importante para sua vida profissional. Então, nessa resposta esperamos que nos apresente os problemas e as formas de como resolver a situação.