Logo Passei Direto
Buscar

Paciente com 24 anos de idade, sexo feminino, sofreu um acidente automobilístico ocorrido havia cerca de 40 minutos, que resultou na avulsão dos dentes 11 e 21. O exame clínico mostra a coroa do dente 22 posicionada em direção palatina e ao exame radiográco a imagem deste dente mostra-se encurtada e com maior radiopacidade. Apesar da realização dos procedimentos clínicos para tratar a avulsão dos dentes 11 e 21, o prognóstico desfavorável tem características de que tipo de reabsorção?



por adesão, com ausência de mobilidade e achados radiográcos indicando ausência de envolvimento ósseo.



profunda, com mobilidade dentária e achados radiográcos de irregularidade ao nível do ápice radicular.



supercial, com sensibilidade ao teste de percussão e achados radiográcos indicando ausência de envolvimento ósseo.



inamatória, com aspecto clínico de dente em infraoclusão e achados radiográcos de reabsorção radicular em forma de tigela.



por substituição, com som metálico ao teste de percussão e achados radiográcos indicando ausência do espaço do ligamento periodontal.

User badge image
Zé Noel

há 6 anos

User badge image
Zé Noel

há 6 anos

Respostas

User badge image

Andre Smaira

há 6 anos

Um pensamento é que a presença de bactérias desempenha um papel. A presença bacteriana leva à inflamação pulpar ou peri-periapical. Essas bactérias não são mediadoras da atividade dos osteoclastos, mas causam quimiotaxia de leucócitos.

Os leucócitos se diferenciam em osteoclastos na presença de antígenos lipopolissacarídeos encontrados nas espécies Porphyromonas, Prevotella e Treponema. Os osteoclastos são ativos durante a regulação óssea, há equilíbrio constante de reabsorção e deposição óssea. Danos ao PDL podem levar à liberação de RANKL, ativando os osteoclastos.

Os osteoclastos próximos à superfície radicular reabsorvem o cemento da superfície radicular e a dentina radicular subjacente. Isso pode variar em gravidade, desde evidências de fossas microscópicas na superfície da raiz até a devastação completa da superfície da raiz.

Quando há insulto que leva à inflamação (trauma, bactérias, clareamento dental, movimento ortodôntico, tratamento periodontal) no (s) canal (es) radicular (s) ou ao lado da superfície externa da raiz, são produzidas citocinas, o sistema RANKL é ativado e os osteoclastos são ativados. reabsorver a superfície da raiz.

Portanto, tem-se reabsorção profunda, com mobilidade dentária e achados radiográcos de irregularidade ao nível do ápice radicular.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina