Logo Passei Direto
Buscar

Economia

Engenharias

Diferença entre PIB pm e PIB cf

Não consigo entender a diferença entre Produto Interno Bruto a preços de mercado e Produto Interno Bruto a custos de fatores são tantos ternos novos nessa disciplina. 

User badge image
Tassia Camila Santos

há 11 anos

Respostas

User badge image

Rosa Marques

há 10 anos

Oii Tassia!! Gostaria de ter respondido qndo vc enviou a pergunta, porem sou nova no aplicativo, talvez ja nem seja relevante a minha participacao... mas vamos la! Primeiramente o PIB (Produto Interno Bruto) eh a contabilizacao de toda producao do país. Ele eh bruto pq nao ha deducao da depreciacao, se houvesse seria PIL (produto interno liquido). Quando falamos de preco de mercado, estamos falando dos produtos nos precos em que pagamos, e quando falamos a custo de fatores, estamos tratando do custo real do produto, por exemplo: uma bolacha custa 2 reais, ou seja, vc paga dois reais nesse produto, isso eh preco de mercado. quando vc olha a sua nota fiscal, vem escrito que $ 0,20 foi pra imposto federal e $0,80 foi para imposto estadual, ou seja, vc pagou $2,00 na bolacha e dentro desse valor veio embutido os impostos, que no total deu $1,00. o preco de mercado da bolacha foi dois reais, o preco de custo dela foi $1,00.

Essa resposta te ajudou?

7
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Marcus Sampaio

há 6 anos

A diferença e que o PIB a preços de mercado (PIBpm) inclui o valor dos impostos indiretos e subsídios enquanto que o PIB a custos de fatores (PIBcf) não os inclui. Assim, o PIBcf mede a produção como a soma dos custos dos fatores de produção necessários a essa mesma produção enquanto o PIBpm se refere à produção ao custo a que é disponibilizada no mercado aos consumidores.

Essa resposta te ajudou?

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

há 7 anos

PIBcf é a medida do valor total de todos os bens e serviços produzidos dentro dos recursos domésticos do país (não inclui recebimentos ou pagamentos no exterior, isso é, o Produto Interno Bruto). Nesse PIB estão incluidos impostos e subsídios que permitem converter-se livremente entre preços de mercado e custos reais de fatores de produção e mostra o efeito e o grau de envolvimento do governo.

o PIBpm é igual à soma dos valores acrescentados brutos dos diferentes setores institucionais ou ramos de atividade, aumentada dos impostos menos os subsídios aos produtos (que não sejam afetados aos setores e ramos de atividade). É igualmente o saldo da conta de produção total da economia. O PIBpm também é igual à soma dos empregos finais internos de bens e serviços (consumo final efetivo, formação bruta de capital), mais as exportações e menos as importações de bens e serviços

Há uma diferença importante que surge quando se calcula o nível do PIB do lado dos gastos da economia, em vez de somar os valores adicionados na produção. Essa diferença surge porque o preço pago pelos consumidores por muitos bens e serviços não é o mesmo que a receita de vendas recebida pelo produtor.

Há impostos que devem ser pagos, o que coloca uma barreira entre o que os consumidores pagam e os produtores recebem. Impostos associados às transações são conhecidos como impostos indiretos. Assim, se um consumidor paga 100 por uma refeição em um restaurante, o proprietário pode receber apenas 86, os 14 restantes irão para o governo na forma de imposto. O termo custo do fator ou preço básico é usado nas contas nacionais para se referir aos preços dos produtos recebidos pelos produtores. Preços de mercado são os preços pagos pelos consumidores.

fonte:http://observatorio-das-desigualdades.cies.iscte.pt/index.jsp?page=indicators&id=233&lang=pt

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike1

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina