Ed
mês passado
Analisando a questão sobre a "vergonha do Cristo" relacionada à sua crucificação, é importante lembrar que, para os judeus e para a cultura da época, morrer na cruz era considerado um grande vexame, uma forma de execução humilhante reservada a criminosos e escravos. Portanto, a "vergonha" refere-se ao que os pagãos (e a sociedade em geral) julgavam como uma falha ou humilhação. Vamos analisar as alternativas: A) Refere-se ao perdão concedido aos seus malfeitores. – Não é o foco da "vergonha" mencionada. B) Tratava-se de ter salvo um ladrão na cruz. – Também não é o ponto central da vergonha. C) Era aquilo que os pagãos julgavam como sendo uma falha, ou seja, um vexame. – Esta alternativa está correta, pois a crucificação era vista como uma vergonha pública. D) Foi aquilo que Jesus orou no Getsêmani, quando orou para que Deus o livrasse da morte. – A oração no Getsêmani expressa angústia, mas não é a definição da "vergonha". E) Devido ao fato de apenas mulheres terem acompanhado Jesus até a crucificação. – Isso não define a vergonha do Cristo. Portanto, a alternativa correta é: C) Era aquilo que os pagãos julgavam como sendo uma falha, ou seja, um vexame.