Logo Passei Direto
Buscar
115:59 Progresso:0/10 2 Horas AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO 1 A Educação Física nada mais é do que uma atividade (área de conhecimento), que por meios, processos e técnicas desperta, desenvolve e aprimora forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando, constituindo um dos fatores básicos da educação nacional. Sobre a educação física marque a alternativa INCORRETA: A Educação Física não deve receber o mesmo tratamento dos demais componentes curriculares como por exemplo, a mesma não precisa aparecer na grade curricular do turno e pode ser utilizada como “moeda de troca” na negociação para que os alunos se comportem durante as outras aulas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e os Conteúdos Básicos Comuns (CBC) também concebem a Educação Física como componente curricular responsável por introduzir os indivíduos no universo da cultura corporal que contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito do corpo e do movimento “com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções, e com possibilidades de promoção, recuperação e manutenção da saúde”. A Educação Física Escolar utiliza como meios principais os exercícios físicos (movimentos ginásticos, atividades naturais como danças, jogos, lutas e desportos), favorecendo a formação integral do indivíduo, assegurando seu normal crescimento nos campos físicos, sociais, emocional e intelectual. Uma forte aliada do Profissional de Educação Física é a Psicomotricidade, esta é uma ação educativa baseada e fundamentada no movimento consciente e espontâneo, que tem por finalidade complementar e aperfeiçoar a conduta global da criança.
User badge image
Jubiane Santana

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

A questão pede para identificar a alternativa INCORRETA sobre Educação Física. Analisando o texto, a alternativa incorreta é aquela que diz que a Educação Física: - "não deve receber o mesmo tratamento dos demais componentes curriculares, não precisa aparecer na grade curricular do turno e pode ser utilizada como 'moeda de troca' na negociação para que os alunos se comportem durante as outras aulas." Essa afirmação é incorreta porque a Educação Física é um componente curricular importante, deve estar presente na grade curricular e não deve ser tratada como algo secundário ou negociável. Portanto, a alternativa INCORRETA é essa que desvaloriza a Educação Física como componente curricular.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina