A chegada de africanos trazidos para o Brasil teve início em 1538, de acordo com GUEDES (2016), cuja maioria era proveniente grupos sudaneses, culturas islamizadas da costa ocidental africana e populações de línguas bantas do centro sul de África.
GUEDES, Aline Soares. Sociabilidade e Comensalidade de um Quilombo Remanescente em São Paulo: Cafundó (1999-2016). 2016. Dissertação (Mestrado em Hospitalidade) – Universidade Anhembi Morumbi. São Paulo.
A respeito da vinda desses povos africanos para o Brasil, leia e analise as afirmações a seguir:
I. A região de destino dessas populações era o nordeste.
II. No trajeto para cá muitos desses africanos morriam, devido as más condições em que eram transportados nos navios negreiros, apelidados por isso, de “tumbeiros”.
III. Esses africanos, de origens variadas, falando idiomas diversos, eram propositalmente misturados do transporte às senzalas, como uma tentativa de impedir que se unissem e organizassem mais facilmente motins e revoltas.
IV. Essas pessoas tiveram seus trabalhos utilizados desde as grandes fazendas, aos serviços domésticos, até a exploração aurífera.
Está correto o que se lê em:
Questão 6
Escolha uma opção:
a.
I, II, III e IV.
b.
I, III e IV.
c.
I, II e III.
d.
I e II.
e.
II, III e IV.
Ed
há 6 dias
Vamos analisar cada uma das afirmações: I. A região de destino dessas populações era o nordeste. Verdadeiro, a maioria dos africanos trazidos para o Brasil inicialmente se estabeleceu na região nordeste, onde as plantações de açúcar estavam localizadas. II. No trajeto para cá muitos desses africanos morriam, devido às más condições em que eram transportados nos navios negreiros, apelidados por isso, de “tumbeiros”. Verdadeiro, as condições de transporte eram extremamente precárias, resultando em altas taxas de mortalidade. III. Esses africanos, de origens variadas, falando idiomas diversos, eram propositalmente misturados do transporte às senzalas, como uma tentativa de impedir que se unissem e organizassem mais facilmente motins e revoltas. Verdadeiro, essa prática era comum para dificultar a comunicação e a organização entre os escravizados. IV. Essas pessoas tiveram seus trabalhos utilizados desde as grandes fazendas, aos serviços domésticos, até a exploração aurífera. Verdadeiro, os africanos escravizados foram utilizados em diversas atividades, incluindo agricultura, serviços domésticos e mineração. Com base na análise, todas as afirmações (I, II, III e IV) estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: a) I, II, III e IV.
Libere respostas sem pagar
Ajude estudantes
Cleusa Helena
há 6 dias
Entre os anos de 1880 e 1935 a África sofrerá os intensos efeitos da expansão imperialista:
Na verdade, as mudanças mais importantes, mais espetaculares – e também mais trágicas –, ocorreram num lapso de tempo bem mais curto, de 1880 a 1910, marcado pela conquista e ocupação de quase todo o continente africano pelas potências imperialistas e, depois, pela instauração do sistema colonial. A fase posterior a 1910 caracterizou -se essencialmente pela consolidação e exploração do sistema.
História geral da África, VII: África sob dominação colonial, 1880-1935 / editado por Albert Adu Boahen. – 2.ed. rev. – Brasília : UNESCO, 2010, p. 1.
Sobre os efeitos da expansão imperialista em África, leia e analise as asserções a seguir:
I. Se até o século XVIII os contatos e uma presença européia na África se faziam em alguns pontos, sobretudo, nas margens litorâneas do continente, isso mudou drasticamente ao longo do século XIX.
PORQUE
II. A busca por mão de obra escrava africana levou a uma roedura do continente pelas potências imperialistas européias.
A respeito das asserções, assinale a alternativa correta:
Questão 9
Escolha uma opção:
a.
As duas asserções são proposições falsas.
b.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
c.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
d.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
e.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.