Logo Passei Direto
Buscar

Administração

Anhanguera
O modelo clássico é caracterizado pelo formalismo, pela abstração e quantitativas. Considera o ambiente como algo por testes fechado e Irrigado por variáveis numéricas precisas (Lipshitz et al., 2001). A base das tomadas de decisão é homem econômico, datado de racionalidade objetiva. Deste modo, a decisão para a teoria clássica necessita de informações completas. O decisor consegue visualizar todas as opções de curso e todas as consequências futuras podem ser determinadas. Algumas teorias embasaram e definiram o conceito de tomada de decisão, onde dentre eles temos as teorias do Modelo Racional e do Modelo Comportamental que se distinguem quanto

1) a questão de que não há razão absoluta no que se refere à tomada de decisão, visto que a lógica não faz parte do ser humano e, neste sentido, não é possível fazer uma escolha individualmente sem o auxílio de ferramentas de apolo.

2) a racionalidade dos indivíduos, a qual possui limitações, tanto com relação aos vleses cognitivos que cada Indivíduo possul, seja por seus valores, crenças, experiências passadas, seja por conta de Incertezas como de tempo e custos.

3) aos vieses cognitivos que todo ser humano possui, que indica que todos possuimos razão e emoção, no entanto, toda tomada de decisão deverá estar fundamentada sob a ótica da lógica e da razão absoluta, especialmente nas organizações.

4) a questão do processo, o qual deve ser fragmentado em etapas de definição do problema, escolha da solução, comparação exaustiva das alternativas até chegar a melhor decisão, sendo esta uma sequência com foco nos vieses cognitivos.

5) ao ponto de vista do decisor, pois será ele quem irá escolher que tipo de modelo teórico irá embasar seu processo decisório, se totalmente focado na razão, sem qualquer limitação da racionalidade, ou se pautado pelo seu lado emocional.
User badge image
Andréia Silva

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Para responder à sua pergunta, precisamos analisar as alternativas apresentadas em relação às distinções entre o Modelo Racional e o Modelo Comportamental na tomada de decisão. 1) Esta alternativa fala sobre a ausência de razão absoluta e a necessidade de ferramentas de apoio, mas não aborda diretamente a distinção entre os modelos. 2) Esta alternativa menciona as limitações da racionalidade dos indivíduos, que é uma característica importante do Modelo Comportamental, que reconhece que as decisões são influenciadas por fatores como valores e incertezas. 3) Esta alternativa sugere que a tomada de decisão deve ser fundamentada na lógica e na razão absoluta, o que se alinha mais ao Modelo Racional, mas não aborda a distinção clara entre os dois modelos. 4) Esta alternativa descreve um processo de tomada de decisão que é mais linear e estruturado, o que se relaciona mais com o Modelo Racional, mas não menciona a influência dos vieses cognitivos. 5) Esta alternativa fala sobre o ponto de vista do decisor e a escolha entre um modelo focado na razão ou no lado emocional, o que é uma boa distinção entre os dois modelos. Analisando as opções, a que melhor destaca a distinção entre o Modelo Racional e o Modelo Comportamental, considerando as limitações da racionalidade e a influência de fatores emocionais e cognitivos, é a alternativa 2: "a racionalidade dos indivíduos, a qual possui limitações, tanto com relação aos vieses cognitivos que cada indivíduo possui, seja por seus valores, crenças, experiências passadas, seja por conta de incertezas como de tempo e custos." Portanto, a resposta correta é a alternativa 2.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina