“São Paulo é hoje uma cidade de muros. Os moradores da cidade não se arriscariam a ter uma casa sem grades ou barras nas janelas. Barreiras físicas cercam espaços públicos e privados: casas, prédios, parques, praças, complexos empresariais, áreas de comércio e escolas. À medida que as elites se retiram para seus enclaves e abandonam os espaços públicos para os sem-teto e os pobres, o número de espaços para encontro público de pessoas de diferentes grupos sociais diminui consideravelmente” (CALDEIRA, T. P. R. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo: Editora 34: EDUSP, 2000).
Com base no texto acima, é correto afirmar:
a.
A segregação socioespacial em cidades fragmentadas por enclaves fortificados representa uma mudança profunda no caráter dos espaços públicos e na qualidade de vida urbana, onde as estratégias de segurança rompem com os princípios de acessibilidade e livre circulação.
b.
As rotinas diárias daqueles que habitam espaços segregados, protegidos por muros, sistemas de vigilância e acesso restrito, são bem diferentes das rotinas anteriores em ambientes mais abertos e heterogêneos, a experiência de andar nas ruas é comprometida numa cidade de muros.
c.
Todas as afirmativas estão corretas.
d.
Os efeitos das estratégias de segurança transformam a paisagem urbana, afetando os padrões de circulação, os trajetos diários, hábitos e gestos relacionados ao uso dos espaços. Os encontros no espaço público se tornam cada dia mais tensos, porque tem como referência os estereótipos e o medo das pessoas.
e.
O espaço urbano reflete os impactos da privatização, dos cercamentos, controles espaciais, policiamento, vigilância e da priorização do carro na qualidade de vida urbana e nas relações sociais, em um processo urbano influenciado por interesses de classe dos capitalistas.
Ed
há 5 dias
Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando o contexto do texto sobre a segregação socioespacial e a cidade de muros em São Paulo. a) A segregação socioespacial em cidades fragmentadas por enclaves fortificados representa uma mudança profunda no caráter dos espaços públicos e na qualidade de vida urbana, onde as estratégias de segurança rompem com os princípios de acessibilidade e livre circulação. - Esta afirmação está correta, pois reflete a ideia de que a segurança e a segregação afetam a acessibilidade. b) As rotinas diárias daqueles que habitam espaços segregados, protegidos por muros, sistemas de vigilância e acesso restrito, são bem diferentes das rotinas anteriores em ambientes mais abertos e heterogêneos, a experiência de andar nas ruas é comprometida numa cidade de muros. - Esta afirmação também está correta, pois destaca como a experiência urbana muda em ambientes segregados. c) Todas as afirmativas estão corretas. - Se as alternativas a) e b) estão corretas, essa opção pode ser verdadeira, mas precisamos verificar as demais. d) Os efeitos das estratégias de segurança transformam a paisagem urbana, afetando os padrões de circulação, os trajetos diários, hábitos e gestos relacionados ao uso dos espaços. Os encontros no espaço público se tornam cada dia mais tensos, porque têm como referência os estereótipos e o medo das pessoas. - Esta afirmação é verdadeira e está alinhada com o texto. e) O espaço urbano reflete os impactos da privatização, dos cercamentos, controles espaciais, policiamento, vigilância e da priorização do carro na qualidade de vida urbana e nas relações sociais, em um processo urbano influenciado por interesses de classe dos capitalistas. - Esta afirmação também é correta, pois aborda a privatização e seus efeitos na vida urbana. Como todas as alternativas a), b), d) e e) estão corretas, a opção que abrange todas as afirmativas é a c) Todas as afirmativas estão corretas. Portanto, a resposta correta é: c).
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade