O Decreto-Lei n.º 200, de 25 de fevereiro de 1967, é um marco significativo na história administrativa do Brasil. Instituído durante o regime militar, esse decreto estabeleceu as diretrizes básicas para a organização da administração pública federal, consolidando princípios que buscavam modernizar e racionalizar a estrutura governamental. Considerado o primeiro contato da administração pública brasileira com o gerencialismo por meio do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE), conceitua autarquia em seu artigo 5º. Identifique essa conceituação.
Escolha uma opção:
a.
Entidade dotada de personalidade jurídica de Direito Privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam, em sua maioria, à União ou a uma entidade da administração indireta.
b.
Entidade dotada de personalidade jurídica de Direito Privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fontes.
c.
Serviço autônomo criado por lei com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da administração pública que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizadas.
d.
Setor do governo que goza de autonomia de gestão. Deve, obrigatoriamente, obediência aos princípios da administração pública; devem, também, seguir as leis, mas suas ações, seus processos e suas decisões são menos “engessados” e livres da burocracia administrativa instituída aos sistemas de gestão da máquina pública.
e.
Entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criada por lei para a exploração de atividade econômica cujas ações o governo é levado a exercer por força de contingência ou de conveniência administrativa, podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em Direito.
Ed
mês passado
Para identificar a conceituação de autarquia conforme o Decreto-Lei n.º 200, é importante entender que a autarquia é uma entidade da administração pública indireta, que possui personalidade jurídica própria e autonomia administrativa. Vamos analisar as alternativas: a) Esta opção descreve uma entidade com personalidade jurídica de Direito Privado, mas se refere a uma sociedade anônima, o que não se encaixa na definição de autarquia. b) Esta opção fala de uma entidade sem fins lucrativos, mas não menciona a característica de ser uma autarquia, que deve ter autonomia e ser criada por lei para atividades típicas da administração pública. c) Esta opção descreve uma entidade com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, e que executa atividades típicas da administração pública, o que se alinha com a definição de autarquia. d) Esta opção fala sobre um setor do governo com autonomia de gestão, mas não define claramente a autarquia como uma entidade com personalidade jurídica própria. e) Esta opção descreve uma entidade de direito privado, mas a autarquia é uma entidade pública, portanto, não se encaixa. A alternativa que melhor representa a conceituação de autarquia conforme o Decreto-Lei n.º 200 é: c) Serviço autônomo criado por lei com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da administração pública que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizadas.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade