As informações processadas pelo encéfalo são utilizadas para controlar a força contrátil de nossos músculos esqueléticos. Essa força gerada pelo músculo em contração e a alteração resultante de seu comprimento são dependentes de três fatores: comprimento inicial, velocidade com que ocorre a alteração do comprimento e as cargas externas atuando em oposição ao movimento. Vale destacar que essas informações proprioceptivas são provenientes dos receptores musculares. Os nossos soldados receptores sinalizadores das alterações musculares são denominados proprioceptores musculares e são divididos em dois tipos: os fusos musculares e os órgãos tendinosos de Golgi. Sobre os fusos musculares, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a.
Os fusos musculares são estruturas alongadas, encapsuladas, com o centro dilatado e as extremidades afiladas, com uma aparência fusiforme, medindo de 4 mm a 10 mm. Localizados em paralelo com as fibras musculares esqueléticas e sendo constituídos por fibras intrafusais, neurônios sensoriais (aferentes Ia e II) e motoneurônios denominados como “gama”, que inervam as fibras intrafusais e as ativam para a contração.
b.
Os fusos musculares são estruturas encurtadas, encapsuladas, com o centro dilatado e as extremidades estreitas, com uma aparência fusiforme, medindo de 4 mm a 10 mm. Localizados em paralelo com as fibras musculares esqueléticas, sendo constituídos por fibras intrafusais; neurônios sensoriais (aferentes Ia e Ib); e motoneurônios denominados como “gama”, que inervam as fibras intrafusais e as ativam para contração.
c.
Os fusos musculares são estruturas alongadas, encapsuladas, com o centro dilatado e as extremidades afiladas, com uma aparência arredondada, medindo de 6 mm a 10 mm. Localizados em transversal com as fibras musculares esqueléticas, sendo constituídos por fibras intrafusais; neurônios sensoriais (aferentes Ia e II); e motoneurônios denominados como “gama”, que inervam as fibras intrafusais e as ativam para a contração.
d.
Os fusos musculares são estruturas alongadas, encapsuladas, com o centro dilatado e as extremidades alongadas, com uma aparência fusiforme, medindo de 4 mm a 8 mm. Localizados em paralelo com as fibras musculares esqueléticas, sendo constituídos por fibras intrafusais, neurônios sensoriais (aferentes Ia e II) e motoneurônios denominados como “gama”, que inervam as fibras intrafusais e as ativam para a contração.
e.
Os fusos musculares são estruturas encurtadas, encapsuladas, com o centro estreito e as extremidades afiladas, com uma aparência fusiforme, medindo de 4 mm a 10 mm. Localizados em paralelo com as fibras musculares esqueléticas e sendo constituídos por fibras intrafusais, neurônios sensoriais (aferentes Ia e II) e motoneurônios denominados como “gama”, que inervam as fibras intrafusais e as ativam para a contração.
Ed
há 4 dias
Vamos analisar cada alternativa sobre os fusos musculares: a. Os fusos musculares são estruturas alongadas, encapsuladas, com o centro dilatado e as extremidades afiladas, com uma aparência fusiforme, medindo de 4 mm a 10 mm. Localizados em paralelo com as fibras musculares esqueléticas e sendo constituídos por fibras intrafusais, neurônios sensoriais (aferentes Ia e II) e motoneurônios denominados como “gama”, que inervam as fibras intrafusais e as ativam para a contração. (Correta) b. Os fusos musculares são estruturas encurtadas, encapsuladas, com o centro dilatado e as extremidades estreitas, com uma aparência fusiforme, medindo de 4 mm a 10 mm. Localizados em paralelo com as fibras musculares esqueléticas, sendo constituídos por fibras intrafusais; neurônios sensoriais (aferentes Ia e Ib); e motoneurônios denominados como “gama”, que inervam as fibras intrafusais e as ativam para contração. (Incorreta) - Os fusos musculares não são encurtados e os neurônios sensoriais são aferentes Ia e II, não Ib. c. Os fusos musculares são estruturas alongadas, encapsuladas, com o centro dilatado e as extremidades afiladas, com uma aparência arredondada, medindo de 6 mm a 10 mm. Localizados em transversal com as fibras musculares esqueléticas, sendo constituídos por fibras intrafusais; neurônios sensoriais (aferentes Ia e II); e motoneurônios denominados como “gama”, que inervam as fibras intrafusais e as ativam para a contração. (Incorreta) - A descrição da aparência e a localização em transversal estão erradas. d. Os fusos musculares são estruturas alongadas, encapsuladas, com o centro dilatado e as extremidades alongadas, com uma aparência fusiforme, medindo de 4 mm a 8 mm. Localizados em paralelo com as fibras musculares esqueléticas, sendo constituídos por fibras intrafusais, neurônios sensoriais (aferentes Ia e II) e motoneurônios denominados como “gama”, que inervam as fibras intrafusais e as ativam para a contração. (Incorreta) - A medida correta é de 4 mm a 10 mm, não 8 mm. e. Os fusos musculares são estruturas encurtadas, encapsuladas, com o centro estreito e as extremidades afiladas, com uma aparência fusiforme, medindo de 4 mm a 10 mm. Localizados em paralelo com as fibras musculares esqueléticas e sendo constituídos por fibras intrafusais, neurônios sensoriais (aferentes Ia e II) e motoneurônios denominados como “gama”, que inervam as fibras intrafusais e as ativam para a contração. (Incorreta) - Os fusos musculares não são encurtados e o centro não é estreito. A única alternativa correta é a a).