obre a Sessão do Descarrego podemos afirmar que: “A grande ironia desta cerimônia se dá justamente pela aproximação das suas duas grandes religiões “concorrentes”: primeiro a Católica, que é quem introduz o conceito de exorcismo largamente usado nestas sessões e a demonização das entidades da cultura afro-brasileira; e principalmente da maior representante no Brasil das religiões afro — a Umbanda — ao utilizar seus termos, ritos, vestes e até parafernálias a fim de criar um ambiente relativamente conhecido pelo imaginário popular. Mas além do uso indiscriminado de substantivos da Umbanda, os neopentecostais reaproximam de forma brutal a imagem das entidades como Exu com a imagem do demônio católico, ratificando assim a sua base para ataques diretos e indiretos a todas as religiões afro-brasileiras. Com isso, reforça-se o preconceito contra estas religiões, utilizando-as como “bode expiatório” das insatisfações humanas e, assim, angariando mais fiéis ao seu “rebanho””.
Sobre esse fenômeno, que demoniza as divindades afro-brasileiras, ocorrido nesse tipo de ritual neopentecostal, assinale a alternativa CORRETA.
Selecione uma alternativa:
a)
Mediações Mágicas.
b)
Sincretização Antagônica.
c)
Transe religioso.
d)
Sincretização Católica.
e)
Apelo Mágico.
Ed
há 2 semanas
A alternativa correta para o fenômeno que demoniza as divindades afro-brasileiras nos rituais neopentecostais, conforme descrito no texto, é: b) Sincretização Antagônica. Essa opção reflete a forma como as religiões neopentecostais se apropriam de elementos da Umbanda, ao mesmo tempo em que demonizam suas entidades, criando uma relação de antagonismo.