Leia os textos a seguir:
Texto I:
No início da década de 90, o radiojornalismo passa por mudanças provocadas pela substituição dos meios técnicos analógicos pelos digitais. Um dos mais importantes foi o uso do celular pelos jornalistas para transmissão de notícias a partir do local do acontecimento. Com o celular, o repórter ganha agilidade para realizar entrevistas ou fazer participação ao vivo de qualquer lugar. Conquista mobilidade muito superior ao telefone sem fio utilizado nas unidades móveis de frequência modulada. Essa tecnologia contribuiu para alterar o conceito de velocidade e instantaneidade na divulgação da informação. Tornou o jornalismo de rádio diário “mais quente” em relação aos demais. A cultura do “ao vivo”, presente na era analógica, agora foi reforçada. Trouxe o caráter de antecipação da informação rivalizando com a cobertura do jornal e da TV. Por outro lado, fortaleceu o formato de radiojornalismo calcado nos gêneros notícia, reportagem e entrevista.
Texto II
O radiojornalismo acompanhou a evolução das mídias. Tido como uma opção irremediável para a manutenção do rádio; após o surgimento da TV, o radiojornalismo se desenvolveu e descobriu na evolução dos meios de comunicação, técnicas de aprimoramento e de obtenção de informações de forma mais rápida, prática e acima de tudo com a credibilidade devida ao jornalismo. [...] Há muito tempo, o radiojornalismo deixou de ser um mero programa de notícias locais para se torna um dispositivo de informação para a sociedade em geral. As rádios passaram a considerar o radiojornalismo como uma ferramenta que atrai a atenção da sociedade, e com esse poder, o radiojornalismo não poderia ficar de fora da evolução proposta pela rede mundial de computadores, a internet.
A partir da leitura dos textos, considerando as informações e reflexões propostas pelos autores, assinale a alternativa correta.
Grupo de escolhas da pergunta
No radiojornalismo digital, ocorre uma ampliação da noção de local, com a incorporação de informações e eventos globais com o conteúdo vindo da Internet, dando um toque mais abrangente, com outros pontos de vista que complementam a visão do repórter.
A integração das redes locais das emissoras à internet possibilita que os jornalistas de rádio tenham acesso a informações do mundo inteiro em tempo real através das agências de notícias e portais jornalísticos, para pesquisarem e elaborarem suas pautas e reportagens com maior qualidade.
As mudanças nos processos de produção da notícia radiofônica na era digital alteram as suas velhas formas de apresentação. Quando um noticiarista entra ao vivo lendo uma nota escrita a partir da Internet, fica evidente para o ouvinte a origem dessa informação.
O radiojornalismo na era digital busca competir com a Internet, apropriando-se dela na produção do seu noticiário e atribuindo valor de atualidade e importância ao que é destacado na rede, ampliando as modalidades próprias de produção do seu conteúdo radiojornalístico.
O ciclo da informação no radiojornalismo da era digital foi reduzido e encurtado, com uma maior aceleração em relação à que já existia na fase analógico, alterando o ritmo e a lógica do chamado tempo informativo, com uma sensação de uma nova era de imediatismo absoluto.
Ed
há 3 semanas
Vamos analisar cada uma das alternativas apresentadas: 1. No radiojornalismo digital, ocorre uma ampliação da noção de local, com a incorporação de informações e eventos globais com o conteúdo vindo da Internet, dando um toque mais abrangente, com outros pontos de vista que complementam a visão do repórter. Esta afirmativa está correta, pois o radiojornalismo digital realmente amplia a noção de local ao incorporar informações globais. 2. A integração das redes locais das emissoras à internet possibilita que os jornalistas de rádio tenham acesso a informações do mundo inteiro em tempo real através das agências de notícias e portais jornalísticos, para pesquisarem e elaborarem suas pautas e reportagens com maior qualidade. Esta afirmativa também está correta, pois a internet realmente proporciona acesso a informações em tempo real, melhorando a qualidade das pautas. 3. As mudanças nos processos de produção da notícia radiofônica na era digital alteram as suas velhas formas de apresentação. Quando um noticiarista entra ao vivo lendo uma nota escrita a partir da Internet, fica evidente para o ouvinte a origem dessa informação. Esta afirmativa é verdadeira, pois a origem da informação pode ser percebida pelo ouvinte, especialmente se for lida diretamente da internet. 4. O radiojornalismo na era digital busca competir com a Internet, apropriando-se dela na produção do seu noticiário e atribuindo valor de atualidade e importância ao que é destacado na rede, ampliando as modalidades próprias de produção do seu conteúdo radiojornalístico. Esta afirmativa é correta, pois o radiojornalismo realmente se apropria da internet para enriquecer seu conteúdo. 5. O ciclo da informação no radiojornalismo da era digital foi reduzido e encurtado, com uma maior aceleração em relação à que já existia na fase analógica, alterando o ritmo e a lógica do chamado tempo informativo, com uma sensação de uma nova era de imediatismo absoluto. Esta afirmativa também está correta, pois o ritmo da informação realmente se acelerou na era digital. Todas as alternativas apresentadas são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta é que todas as afirmativas estão corretas. Se você tiver que escolher uma única alternativa, escolha a que abrange todas as afirmativas verdadeiras.