Logo Passei Direto
Buscar
Os espiroplasmas são semelhantes aos fitoplasmas, pertencem à classe Mollicutes e diferem dos fitoplasmas pelos filamentos helicoidais que possuem. O termo espiroplasma foi designado devido à morfologia espiralada e ausência de parede celular. Esses organismos foram identificados nos anos 70, em plantas de milho com sintomas de enfezamento e em plantas de citros com a doença conhecida por 'sub-born'.
Em relação aos espiroplasmas, analise as afirmativas a seguir.
I. Os espiroplasmas quando observados na seiva de um hospedeiro, são vistos na forma de filamentos helicoidais (semelhantes a uma corda).
II. A disseminação dos espiroplasmas ocorre por insetos sugadores que sugam seiva do floema de seus hospedeiros.
III. As cigarrinhas são hospedeiras de espiroplasmas, mas não atuam como vetores.
IV. Atualmente um grande problema no milho é a ocorrência da cigarrinha Dalbulus maidis, vetor do Spiroplasma kunkelii, o qual causa o enfezamento pálido do milho.
a. Apenas a I está correta.
b. Apenas II, III e IV estão corretas.
c. Apenas III e IV estão corretas.
d. Apenas I e IV estão corretas.
e. Apenas I e III estão corretas.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada afirmativa sobre os espiroplasmas: I. Os espiroplasmas quando observados na seiva de um hospedeiro, são vistos na forma de filamentos helicoidais (semelhantes a uma corda). Verdadeiro, essa descrição está correta, pois os espiroplasmas têm uma morfologia helicoidal. II. A disseminação dos espiroplasmas ocorre por insetos sugadores que sugam seiva do floema de seus hospedeiros. Verdadeiro, os espiroplasmas são transmitidos por insetos que se alimentam da seiva do floema. III. As cigarrinhas são hospedeiras de espiroplasmas, mas não atuam como vetores. Falso, as cigarrinhas não apenas são hospedeiras, mas também atuam como vetores na transmissão dos espiroplasmas. IV. Atualmente um grande problema no milho é a ocorrência da cigarrinha Dalbulus maidis, vetor do Spiroplasma kunkelii, o qual causa o enfezamento pálido do milho. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a cigarrinha Dalbulus maidis é um vetor conhecido do Spiroplasma kunkelii. Com base nas análises: - I é verdadeira. - II é verdadeira. - III é falsa. - IV é verdadeira. Portanto, as afirmativas corretas são I, II e IV. A alternativa que contém todas as afirmativas verdadeiras é: b) Apenas II, III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As doenças em plantas são de fundamental importância devido à sua correlação com a produção de alimentos. As doenças causam danos às plantas e seus produtos, podendo influenciar direta ou indiretamente na rentabilidade do produtor rural. Os danos ocorrem devido à limitação de tipo ou variedades de espécies que podem se desenvolver em determinada área geográfica, redução da quantidade e qualidade dos produtos vegetais e liberação de toxinas, gerando perdas econômicas. Dessa forma, os danos são classificados em danos diretos e danos indiretos.
Com base nesta informação analise as asserções abaixo:
I. Definir os danos causados por doenças envolve o dano potencial que pode ocorrer na ausência de medidas de controle e o dano real, dividido em dano indireto e dano direto.
II. Danos indiretos ocorrem a nível de produtor, da comunidade rural, do consumidor, do Estado e do ambiente.
III. Danos diretos incidem diretamente na qualidade e quantidade do produto.
IV. Avaliar danos primários causados por doenças na pré e pós-colheita dos produtos agrícolas e danos secundários referentes à capacidade futura de produção são de responsabilidade dos engenheiros agrônomos, ambos incluídos na classificação de danos diretos.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções III e IV são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. As asserções III e IV são proposições verdadeiras e a I é uma justificativa correta da II.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Mais conteúdos dessa disciplina