Logo Passei Direto
Buscar

Teologia

Outros
O antropólogo britânico Edward Burnett Tylor influenciou consideravelmente a Ciência das Religiões, por ser o responsável pela criação da teoria animista. O intelectual utilizou-se de princípios próprios do evolucionismo de Darwin, para o estudo das culturas e das religiões. Analise as sentenças abaixo e identifique quais delas se relacionam aos estudos do pesquisador.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta de Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) Postulava que todos os seres humanos têm uma única origem, portanto assumia uma postura “monogenista.
( ) Defendia que o ser humano não tem uma única origem, portanto assumia uma postura plurigenista.
( ) Negou a perspectiva degradacionista, ou seja, não acreditava que o homem foi criado perfeito, e ao longo da história foi se encaminhando para a degradação.
( ) Corroborou a perspectiva degradacionista, a qual defendia que o homem foi criado perfeito, e ao longo da história foi se encaminhando para a degradação.
a. V-F-V-F;
b. V-V-V-F;
c. F-V-F-V.
d. F-F-V-V;
e. V-F-V-V;
User badge image
Questões para o Sucesso

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre os estudos de Edward Burnett Tylor: ( ) Postulava que todos os seres humanos têm uma única origem, portanto assumia uma postura “monogenista". É verdadeira (V). Tylor defendia a ideia de que todas as culturas humanas têm uma origem comum, o que se alinha à perspectiva monogenista. ( ) Defendia que o ser humano não tem uma única origem, portanto assumia uma postura plurigenista. É falsa (F). Essa afirmação contradiz a visão de Tylor, que era monogenista. ( ) Negou a perspectiva degradacionista, ou seja, não acreditava que o homem foi criado perfeito, e ao longo da história foi se encaminhando para a degradação. É verdadeira (V). Tylor não acreditava que a humanidade estava em um processo de degradação, mas sim que as culturas evoluíam de formas diferentes. ( ) Corroborou a perspectiva degradacionista, a qual defendia que o homem foi criado perfeito, e ao longo da história foi se encaminhando para a degradação. É falsa (F). Essa afirmação é contrária à visão de Tylor, que não apoiava a ideia de degradação. Portanto, a sequência correta é: V - F - V - F. A alternativa que apresenta essa sequência é a: a) V-F-V-F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Quando nos debruçamos sobre alguns debates teóricos acerca do fenômeno religioso, compreendemos que, para alguns autores, é importante considerar a dimensão do sentimento e da irracionalidade. Contudo, tal perspectiva se apresenta como um grande desafio para os estudiosos, já que a dimensão subjetiva, não é facilmente capturável em explicações racionais. Com relação ao estudo de Freud sobre o fenômeno religioso, analise as sentenças abaixo.
Assinale a alternativa correta:
I - Definiu a religião como um sistema de crenças verdadeiras e complexas.
II - Classificou a religião como um sistema de crenças falsas e infantilizadas.
III - Indicou que a ideia de um deus humanizado é consequência da neurose psíquica humana e do complexo paterno produzido pelo homem religioso.
IV - Postulou que o fenômeno religioso é constituído por uma ilusão.
a. Apenas II e IV estão corretas.
b. Apenas I e III estão corretas.
c. Apenas III e IV estão corretas.
d. Apenas II e III estão corretas.
e. Apenas II, III e IV estão corretas.

Leia a citação abaixo: Da mesma forma que antropólogos criminais, frenologistas e eugenistas quiseram provar as diferenças “raciais”, hierarquizando diversos grupos étnicos que se tornaram conhecidos pela empresa imperialista antropólogos e etnólogos como Müller, Tylor e James Frazer, partiram de premissas evolucionistas para hierarquizar os povos e suas crenças religiosas: comumente encontram-se nesses trabalhos classificações que atribuem aos povos “primitivos” o domínio da magia e aos povos “civilizados” a presença da religião institucionalizada. Povos que se atrasaram na escala evolutiva jamais poderiam alcançar o nível de organização religiosa dos povos ocidentais europeus, por estarem desprovidos de uma “verdadeira” e complexa cultura (BELLOTTI, 2011, p. 18)
Com relação a prática da alteridade nos estudos inaugurais das religiões, analise as afirmativas abaixo:
I - No século XIX, diversas nações europeias conheceram povos não europeus. Esses foram tidos como o “outro”, considerando que o homem branco olhava para si mesmo como a norma.
II - No século XIX, diversas nações europeias conheceram povos não europeus. Esses foram tidos como iguais, considerando que eram vistos pelo homem branco como humanos, detentores de uma cultura própria tão legítima quanto a europeia.
III - Não estavam em jogo as perspectivas relacionais ou de alteridade, e sim de classificação hierárquica em que a cultura europeia era superior às demais.
a. Apenas I está correta.
b. Apenas I e III estão corretas.
c. Apenas I e II estão corretas.
d. Apenas II e III estão corretas
e. Apenas III está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina