Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
Na eletrônica digital, os componentes básicos dos sistemas lógicos sequenciais são chamados de "latches" e "flip-flops". Tais componentes são capazes de armazenar um bit de informação e podem integrar os circuitos registradores e contadores binários. Sabe-se que existem vários modelos de latches e flip-flops, dentre os quais podemos destacar "RS", "D", "JK" e "T". Para essa questão, vamos nos concentrar no tipo "JK" e analisar as seguintes combinações para os valores de "J" e de "K": (I) J=0; K=0. (II) J=1; K=0. (III) J=1; K=1. (IV) J=0; K=1. Qual é a sequência correta dos valores a serem obtidos na saída Q do flip-flop"JK"?
A. Qt; 0; ~Qt; 1.
B. Qt; 1; ~Qt; 0 Resposta correta
C. ~Qt; 1; Qt; 0.
D. Qt; 0; 1; ~Qt.
E. 0; ~Qt; 1; Qt.
User badge image
CuriosidadesGerais

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar as combinações para o flip-flop JK e como elas afetam a saída Q: 1. (I) J=0; K=0: Neste caso, a saída Q permanece inalterada, ou seja, Q = Qt. 2. (II) J=1; K=0: Aqui, a saída Q é definida como 1, ou seja, Q = 1. 3. (III) J=1; K=1: Neste caso, a saída Q alterna seu estado, ou seja, Q = ~Qt (se estava em 0, vai para 1 e vice-versa). 4. (IV) J=0; K=1: Aqui, a saída Q é definida como 0, ou seja, Q = 0. Agora, vamos compor a sequência de saídas Q para cada combinação: - Para (I) J=0; K=0: Q = Qt - Para (II) J=1; K=0: Q = 1 - Para (III) J=1; K=1: Q = ~Qt - Para (IV) J=0; K=1: Q = 0 Agora, vamos verificar as alternativas: A. Qt; 0; ~Qt; 1. (Incorreta) B. Qt; 1; ~Qt; 0. (Correta) C. ~Qt; 1; Qt; 0. (Incorreta) D. Qt; 0; 1; ~Qt. (Incorreta) E. 0; ~Qt; 1; Qt. (Incorreta) A sequência correta dos valores a serem obtidos na saída Q do flip-flop "JK" é: B. Qt; 1; ~Qt; 0.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em diversas situações, surge a necessidade de se alternar entre as contagens crescentes e as decrescentes. Um exemplo é a implementação de um gerador de ondas do tipo triangular. Em outras situações, por questão de economia (de custos e de espaço utilizado), um único circuito integrado já integra as duas funcionalidades, mas, para tanto, deve existir um pino cuja função é permitir ao usuário/desenvolvedor optar pela contagem crescente ou pela decrescente. Assim, por exemplo, quando esse pino (UP/DOWN) estiver no nível lógico " 0 ", a contagem será crescente; caso contrário (valor lógico "1"), a contagem será realizada de forma decrescente. Para essa questão, analise as afirmativas a seguir. I. Para permitir a troca da funcionalidade do contador, pode ser inserido um MUX na entrada do clock dos flip-flops, selecionando a saída Q ou a saída Q do flip-flop anterior. O bit de seleção do MUX será o próprio pino "UP/DOWN". II. Para permitir uma contagem crescente ou decrescente, basta conectar as saídas Q e Q às entradas de uma porta "OR". A saída da porta "OR" corresponderá a um bit da palavra de saída do contador. III. Para permitir a troca da funcionalidade do contador, pode ser inserido um MUX para a obtenção da saída da contagem. Esse MUX receberá como entradas a saída Q ou a saída Q do flip-flop. O bit de seleção do MUX será o próprio pino "UP/DOWN". IV. Para permitir a troca da funcionalidade, basta conectar as saídas Q e Q às entradas de uma porta "AND". A saída da porta "AND" corresponderá a um bit da palavra de saída do contador. Agora, assinale a alternativa que traz apenas a(s) afirmativa(s) correta(s).
A. I e III. Resposta correta
B. II e IV.
C. I e IV.
D. I e II.
E. II e III.

Imagine que há a necessidade de se implementar um circuito para informar ao usuário a quantidade de batidas de seu coração por minuto. Esse circuito deve atualizar o display somente após o final de cada minuto, ou seja, ao final de cada minuto, a contagem deverá ser reiniciada para que, após o próximo minuto, o valor do display possa ser atualizado com a nova marcação. Para a implementação do circuito, suponha que você possui os seguintes componentes: I. Transdutor pressão-elétrico: esse componente transforma uma variação de pressão em um sinal elétrico. No nosso caso, será acoplado junto ao corpo do usuário para que, a cada batimento do coração, ele forneça um pulso (sinal já condicionado), ou seja, os níveis de tensão e de corrente já se encontram calibrados para a pronta utilização no circuito a ser implementado. II. Oscilador com pulso a cada minuto: esse circuito emitirá um pulso a cada minuto. III. Registrador: esse componente é capaz de armazenar uma palavra de N bits. Suponha que a quantidade N de bits seja suficiente para a sua aplicação. IV. Contador assíncrono de N bits. Suponha que a quantidade N de bits seja suficiente para a sua aplicação. Esse contador apresenta um pino de "reset", quando referenciado com "1", o valor da contagem é reiniciado com "0". V. Decodificadores e display de 7 segmentos. A quantidade de decodificadores e displays disponíveis são suficientes para exibir um número de três dígitos. VI. Portas lógicas diversas. Agora, faça a relação entre os componentes de modo que as interconexões permitam a implementação do circuito de monitoramento de batimentos cardíacos.
A. I → clock de III; II → clock de III; II → reset de IV; III → V. As portas lógicas servem para sincronizar o momento da carga do registrador com o reset do contador.
B. I → clock de IV; II → clock de III; II → reset de IV; III → V; IV → III. As portas lógicas servem para sincronizar o momento da carga do registrador com o reset do contador. Resposta correta
C. I → clock de IV; II → clock de III; II → reset de IV; IV → V; IV → III. As portas lógicas servem para sincronizar o momento da carga do registrador com o reset do contador.
D. I → IV; II → clock de III; I → reset de IV; III → V; IV → III. As portas lógicas servem para sincronizar o momento da carga do registrador com o reset do contador.
E. I → IV; IV → clock de III; II → reset de IV; III → V; IV → III. As portas lógicas servem para sincronizar o momento da carga do registrador com o reset do contador.

Sabe-se que contadores são circuitos pertencentes ao grupo dos sistemas lógicos sequenciais. Os contadores podem, ainda, ser classificados como contadores assíncronos e síncronos. Especificamente sobre os contadores assíncronos, podemos mencionar que eles são formados por flip-flops, tipo "JK" ou tipo "T" cascateados, ou seja, o sinal de clock de um flip-flopé obtido a partir da saída "Q" do flip-flop vizinho, motivo esse de sua denominação "assíncrono". Por fim, sabe-se que um contador assíncrono pode realizar contagens lineares, ou seja, os termos contados devem ser subsequentes (de forma crescente ou decrescente). Imagine que há a necessidade de exibir apenas os valores pares de uma contagem crescente. Nesse caso, suponha que o início da contagem é garantido o valor " 0 ". Agora, analise as alternativas a seguir. I. A contagem de dois em dois (apenas os números pares) pode ser obtida introduzindo-se um flip-flop a mais no contador em relação à quantidade mínima necessária. Esse flipflop adicional seria um bit inferior ao bit menos significativo da contagem. Exibe-se no display todos os flip-flops, exceto o flip-flop adicional. II. Pode-se coletar o sinal do clock de um componente divisor de frequência, em que a frequência seria dividida por 2. Esse divisor de frequência pode ser construído com um flipflop tipo "JK" ou tipo "T". III. Para exibir apenas valores pares, basta deixar o display do bit menos significativo congelado no valor lógico " 0 ". A contagem nos demais bits ficaria normal. IV. Caso o display do bit menos significativo seja congelado no valor lógico " 0 ", fazendo a contagem apenas dos demais bits, deve-se limitar a contagem. Por exemplo, caso estejamos utilizando 3 flip-flops, a contagem deverá ser reiniciada no valor 5. O último valor válido seria "100" (valor 4 em decimal), pois acrescentando-se o display em 0, ficaria "1000" (valor 8 em decimal). Agora, assinale a alternativa que traz apenas a(s) afirmativa(s) correta(s).
A. I e II.
B. II e III.
C. III e IV. Resposta correta
D. I e III.
E. II e IV.

Um relógio digital pode ser implementado utilizando-se um conjunto de contadores assíncronos. Cada contador fica incumbido por um dígito do relógio, por exemplo, unidade e dezena dos segundos, unidade e dezena dos minutos e unidade e dezena das horas. Imagine que você tem a necessidade de implementar um relógio digital cujas horas variam de 00 até 23. Analise as proposições a seguir. I. O clock para as unidades das horas é proveniente do sinal de reset do módulo responsável pela contagem da dezena dos minutos. E o clock para as dezenas nas horas é proveniente do sinal de reset do contador relacionado à unidade das horas. II. O clock para as unidades das horas é proveniente do sinal de reset do módulo responsável pela contagem da dezena dos horas. E o clock para as dezenas nas horas é proveniente do sinal de reset do contador relacionado à dezena das horas. III. Para o sinal de reset do contador relativo à unidade das horas, deverão ser testadas duas situações: caso a dezena das horas tiver os valores 0 ou 1 , o reset da unidade deve ocorrer após o valor 9. Caso contrário, o reset da unidade das horas deverá ser acionado no momento 3. IV. Para o sinal de reset do contador relativo à unidade das horas, deverão ser testadas duas situações: caso a dezena das horas tiver os valores 0 ou 1 , o reset da unidade deve ocorrer após o valor 9. Caso contrário, o reset da unidade das horas deverá ser acionado no momento 4 Agora, assinale a alternativa que traz apenas a(s) afirmativa(s) correta(s).
A. I e II.
B. II e IV.
C. I e III.
D. I e IV. Resposta correta
E. II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina