Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
A questão a seguir refere-se à 'Farsa do Velho da Horta', escrita em 1512 por Gil Vicente.
Sobre a ação de Branca Gil, alcoviteira a serviço do amor na peça em questão, indique o trecho que revela as verdadeiras consequências dos atos praticados por ela.
a) 'Vivereis, prazendo a Deus, E casar-vos-eis com ela.'
b) 'Já ela fica de bom jeito Mas, para isto andar direito, É razão que vo-lo diga: Eu já, senhor, não posso, Sem gastardes bem do vosso, Vencer ua moça ta.'
c) 'Está tão saudosa de vós Que se perde a coitadinha! Há mister uma saiazinha E três onças de retrós.'
d) 'Onde me quereis levar, Ou quem me manda prender? Nunca havedes de acabar De me prender e me soltar? Não há poder!'
e) 'Mas ela o noivo a leva Vai tão leda, tão contente, Uns cabelos como Eva; Por certo que não se lhe atreva Toda a gente!'
f) Não sei.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Para responder à sua pergunta sobre a "Farsa do Velho da Horta" de Gil Vicente, precisamos analisar as alternativas e identificar qual delas revela as verdadeiras consequências dos atos de Branca Gil, a alcoviteira. Vamos analisar as opções: a) "Vivereis, prazendo a Deus, E casar-vos-eis com ela." - Esta frase sugere um final feliz, mas não revela consequências diretas dos atos de Branca Gil. b) "Já ela fica de bom jeito Mas, para isto andar direito, É razão que vo-lo diga: Eu já, senhor, não posso, Sem gastardes bem do vosso, Vencer ua moça ta." - Aqui, Branca Gil menciona a necessidade de gastar para conquistar a moça, o que implica consequências financeiras e sociais. c) "Está tão saudosa de vós Que se perde a coitadinha! Há mister uma saiazinha E três onças de retrós." - Esta opção fala sobre a saudade da moça, mas não aborda diretamente as consequências dos atos de Branca Gil. d) "Onde me quereis levar, Ou quem me manda prender? Nunca havedes de acabar De me prender e me soltar? Não há poder!" - Esta fala parece mais sobre a liberdade de Branca Gil do que sobre as consequências de suas ações. e) "Mas ela o noivo a leva Vai tão leda, tão contente, Uns cabelos como Eva; Por certo que não se lhe atreva Toda a gente!" - Esta opção fala sobre a felicidade da moça, mas não revela as consequências diretas dos atos de Branca Gil. Analisando as opções, a alternativa que melhor revela as consequências dos atos de Branca Gil, especialmente em relação ao custo e à necessidade de gastar para conquistar a moça, é a b) "Já ela fica de bom jeito Mas, para isto andar direito, É razão que vo-lo diga: Eu já, senhor, não posso, Sem gastardes bem do vosso, Vencer ua moça ta." Portanto, a resposta correta é: b).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Aristóteles, ao admitir a arte como recriação da realidade, também sistematizou e organizou parâmetros, em seu livro Arte Poética, para distinguir os tipos de produção literária existentes na época. Hoje denominamos esses três diferentes tipos de texto de lírico (palavra cantada), épico (palavra narrada) e dramático (palavra representada). Partindo dos conceitos acima expressos, leia os três textos a seguir:
Analise as afirmativas a seguir e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
( ) Os três textos, consoante Aristóteles, pertencem aos gêneros dramático, lírico e épico, respectivamente.
( ) O texto 2 expressa uma visão do sentimento amoroso, traduzida por uma voz lírica emotiva, que corresponde ao eu poético criado pela autor.
( ) O texto 2 traz o relato do início da viagem de Vasco da Gama, recurso usado por Camões para narrar a história do povo lusitano, em Os Lusíadas, única epopeia em Língua Portuguesa.
( ) O texto 3 é um fragmento do Auto da Lusitânia, em que o autor Gil Vicente critica os vícios humanos com base nas ações de quatro personagens: Todo o Mundo, Ninguém, Dinato e Belzebu.
( ) O texto 3 retrata uma realidade social que perdura até os dias atuais, o que justifica o fato de as peças vicentinas serem consideradas atemporal e aespacial. É a atualidade dos temas utilizados pelo teatrólogo medieval, que torna suas peças aceitas por expectadores de diferentes épocas.
a) F - F - F - V - F
b) V - V - V - F - F
c) V - V - F - F - F
d) F - V - F - V - F
e) F - F - V - V - V
f) Não sei.

Mais conteúdos dessa disciplina