Logo Passei Direto
Buscar
Para as atividades preventivas do câncer de colo de útero, o enfermeiro recorre aos conhecimentos da história natural desse agravo, que contribui para a identificação de determinantes, manifestações da doença e orientação de condutas. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
Qual das alternativas abaixo é correta?
A. O fumo é um determinante direto desse tipo de câncer, agindo com maior intensidade quanto maior for o consumo diário.
B. A infecção pelo HPV é um fator necessário, mas não suficiente para o desenvolvimento do câncer do colo do útero.
C. A infecção pelo HPV, um fator indireto, é prevenível por meio da vacinação. Em mulheres já infectadas, não é tratável, mas pode curar espontaneamente.
D. As lesões precursoras do câncer do colo do útero são sempre sintomáticas, tendo como principais sintomas sangramento vaginal, leucorreia e dor pélvica.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: A. O fumo é um determinante direto desse tipo de câncer, agindo com maior intensidade quanto maior for o consumo diário. - Embora o fumo seja um fator de risco para vários tipos de câncer, a relação direta com o câncer de colo de útero não é tão forte quanto a infecção por HPV. B. A infecção pelo HPV é um fator necessário, mas não suficiente para o desenvolvimento do câncer do colo do útero. - Esta afirmação é correta, pois a infecção pelo HPV é um fator necessário, mas outros fatores também contribuem para o desenvolvimento do câncer. C. A infecção pelo HPV, um fator indireto, é prevenível por meio da vacinação. Em mulheres já infectadas, não é tratável, mas pode curar espontaneamente. - A infecção pelo HPV é considerada um fator direto para o câncer de colo de útero, e a afirmação sobre cura espontânea não é precisa. D. As lesões precursoras do câncer do colo do útero são sempre sintomáticas, tendo como principais sintomas sangramento vaginal, leucorreia e dor pélvica. - Isso não é correto, pois muitas lesões precursoras podem ser assintomáticas. Após essa análise, a alternativa correta é: B. A infecção pelo HPV é um fator necessário, mas não suficiente para o desenvolvimento do câncer do colo do útero.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Programa Nacional de Prevenção do Câncer de Mama e Cérvico-Uterino promove ações para a detecção precoce do câncer de colo do útero. O método de rastreamento do câncer do colo do útero no Brasil é o exame citopatológico (exame de Papanicolau), que deve ser oferecido às mulheres ou qualquer pessoa com colo do útero. De acordo com as diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero, são recomendações para a realização do exame Papanicolau:
Qual das alternativas abaixo está correta?
A. Início aos 25 anos, com intervalos de três anos, após dois exames anuais negativos.
B. Início aos 21 anos, com intervalos de três anos, após dois exames anuais negativos.
C. Realização anual para todas as mulheres entre 21 e 64 anos.
D. Realização a cada dois anos para mulheres entre 30 e 64 anos.

Entre os serviços oferecidos pelo SUS, estão dois exames fundamentais para o cuidado da saúde da mulher: exame para detecção do câncer de mama e exame preventivo que rastreia o câncer do colo do útero. As medidas de prevenção citadas são respectivamente:
Qual das alternativas abaixo está correta?
A. Exame de toque e Miografia.
B. Mamografia e Papanicolau.
C. Ultrassom em ambos os casos.
D. Miografia e Papanicolau.

Mais conteúdos dessa disciplina