Logo Passei Direto
Buscar
A asma se caracteriza, clinicamente, por aumento da responsividade das vias aéreas inferiores a diferentes estímulos, com consequente obstrução ao fluxo aéreo, de forma recorrente e, tipicamente, reversível. De uma maneira geral, o nível de controle da asma é baixo devido à baixa adesão aos tratamentos.
Assinale a alternativa correta sobre a terapêutica da asma.
A - Devido ao mecanismo de ação anti-inflamatório, a Beclometasona não requer a administração regular para o tratamento da asma.
B - Os medicamentos controladores, como os corticosteroides inalatórios (CI) e orais (CO), são a base do tratamento da asma persistente. Não são considerados medicamentos controladores os agonistas β2 de ação longa (LABA) e o imunobiológico anti-IgE.
C - A associação de LABA a um CI resulta em um efeito sinérgico desses dois medicamentos, que possibilita melhor controle da asma, com maior dose de CI e, consequentemente, com menos efeitos adversos.
D - A via inalatória é sempre a preferida para o tratamento de manutenção e de alívio, por utilizar uma dose menor de medicamento, com maior efeito local e menos efeitos adversos sistêmicos.
E - A monoterapia com LABA é indicada no tratamento da asma de adolescentes e adultos, devido aos baixos riscos associados ao uso isolado destes medicamentos.
User badge image
Questões para Estudantes

há 4 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 dias

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre a terapêutica da asma: A - Devido ao mecanismo de ação anti-inflamatório, a Beclometasona não requer a administração regular para o tratamento da asma. Incorreta. A Beclometasona, um corticosteroide inalatório, deve ser administrada regularmente para controlar a inflamação das vias aéreas. B - Os medicamentos controladores, como os corticosteroides inalatórios (CI) e orais (CO), são a base do tratamento da asma persistente. Não são considerados medicamentos controladores os agonistas β2 de ação longa (LABA) e o imunobiológico anti-IgE. Incorreta. Os LABA são considerados medicamentos controladores quando usados em combinação com corticosteroides. C - A associação de LABA a um CI resulta em um efeito sinérgico desses dois medicamentos, que possibilita melhor controle da asma, com maior dose de CI e, consequentemente, com menos efeitos adversos. Correta. A combinação de LABA com CI realmente proporciona um efeito sinérgico, permitindo um melhor controle da asma. D - A via inalatória é sempre a preferida para o tratamento de manutenção e de alívio, por utilizar uma dose menor de medicamento, com maior efeito local e menos efeitos adversos sistêmicos. Incorreta. Embora a via inalatória seja preferida, a afirmação "sempre" não é precisa, pois pode haver exceções dependendo do caso. E - A monoterapia com LABA é indicada no tratamento da asma de adolescentes e adultos, devido aos baixos riscos associados ao uso isolado destes medicamentos. Incorreta. A monoterapia com LABA não é recomendada para o tratamento da asma, pois pode aumentar o risco de exacerbações. Portanto, a alternativa correta é: C - A associação de LABA a um CI resulta em um efeito sinérgico desses dois medicamentos, que possibilita melhor controle da asma, com maior dose de CI e, consequentemente, com menos efeitos adversos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa que apresenta algumas vantagens da utilização de prescrição eletrônica.
A) Presença de alertas de interação medicamentosa, possibilidade de fazer alterações manuais nas prescrições e facilidade de leitura.
B) Facilidade de leitura, redução do número de erros na prescrição e possibilidade de repetir a prescrição de dias anteriores sem revisão.
C) Rapidez na disponibilidade da prescrição para a farmácia, presença de alertas de interação medicamentosa e dependência do sistema eletrônico.
D) Melhor identificação do prescritor, facilidade de leitura e possibilidade de erros de digitação.
E) Facilidade de leitura, redução do número de erros na prescrição e rapidez na disponibilidade da prescrição para a farmácia.

Mais conteúdos dessa disciplina