Logo Passei Direto
Buscar
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) define pessoa com deficiência como aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade. Além disso, retrata da capacidade civil dessas pessoas.
Sobre a capacidade civil do PcD, analise as afirmativas a seguir:
I. A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para casar-se e constituir união estável.
II. Nos indivíduos 'relativamente incapazes', cabe ao perito determinar quais os atos da vida civil ficarão a cargo do curador e quais serão mantidos pelo avaliado.
III. a deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para exercer direitos sexuais e reprodutivos.
A. I, apenas.
B. II, apenas.
C. IIII, apenas.
D. I e III, apenas.
E. I e II, apenas.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada afirmativa: I. A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para casar-se e constituir união estável. Verdadeiro, a Lei Brasileira de Inclusão garante que a deficiência não limita a capacidade civil da pessoa, incluindo o direito de casar-se e constituir união estável. II. Nos indivíduos 'relativamente incapazes', cabe ao perito determinar quais os atos da vida civil ficarão a cargo do curador e quais serão mantidos pelo avaliado. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a avaliação pericial é necessária para definir a capacidade de cada indivíduo em relação aos atos da vida civil. III. A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para exercer direitos sexuais e reprodutivos. Verdadeiro, a Lei também assegura que a deficiência não limita o exercício dos direitos sexuais e reprodutivos. Agora, vamos verificar as alternativas: A. I, apenas. (Incorreta, pois II e III também são verdadeiros) B. II, apenas. (Incorreta, pois I e III também são verdadeiros) C. III, apenas. (Incorreta, pois I e II também são verdadeiros) D. I e III, apenas. (Incorreta, pois II também é verdadeiro) E. I e II, apenas. (Incorreta, pois III também é verdadeiro) Como todas as afirmativas I, II e III são verdadeiras, não há uma alternativa correta que contenha todas as afirmativas. Portanto, a resposta correta não está entre as opções apresentadas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com o Relatório Mundial sobre Deficiência de 2011, há mais de um bilhão de pessoas no mundo vivendo com alguma forma de deficiência, o que representa cerca de 15% da população mundial. Neste relatório, a Organização Mundial da Saúde (OMS) também aponta que a deficiência afeta principalmente as populações vulneráveis, sendo mais comum em mulheres, idosos, crianças e adultos pobres. De acordo com a OMS, pessoas com deficiência tendem a apresentar piores indicadores de saúde e educação do que pessoas sem deficiências. Além disso, elas apresentam menor participação econômica e maiores taxas de pobreza. Estes resultados são atribuídos às dificuldades de acesso a serviços básicos como saúde, educação, emprego, transporte e informação (dificuldades que são particularmente acentuadas em populações desfavorecidas).
No Brasil, o último censo do IBGE em 2010, aponta que 45,6 milhões de Brasileiros apresentavam um tipo de deficiência. Assim como no resto do mundo, as PcDs apresentam uma enorme desigualdade social, péssimos indicadores de saúde, educação e discriminação, mesmo com a lei n.º 13.146/2015, que entre outras coisas aborda a inclusão social desse grupo. No tocante da lei, analise as afirmativas a seguir:
I. É dever do Estado, da sociedade e da família assegurar à PcD, com prioridade, a efetivação dos direitos civis.
II. A pessoa com deficiência será obrigada a se submeter a intervenção clínica ou cirúrgica, a tratamento ou a institucionalização forçada para manter a sua integralidade física.
III. O consentimento prévio, livre e esclarecido da pessoa com deficiência é dispensável para a realização de tratamento, procedimento, hospitalização e pesquisa científica.
A. Apenas a afirmativa I está correta.
B. Apenas a afirmativa II está correta.
C. Apenas a afirmativa III está correta.
D. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
E. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina